sábado, 13 de agosto de 2011

Coelho com mostarda


Decidi que vou intercalar as receitas de courgette, só porque me apetece e já vejo courgette em todo o lado. Parece-me que o facto de não conseguir que os meus olhos foquem direito há quase dois meses, deve ser de ver tanta courgette no blog.
Comemos coelho cerca de duas vezes por semana, a carne branca tem sempre lugar de destaque. Dizem que é mais saudável, embora mais cara, e eu acho que se não morrermos da doença, vamos morrer da cura :)
Para acompanhar, uns cogumelos salteados, cuja receita aparecerá em breve por aqui. Merece um lugar de destaque até porque pode ser acompanhamento para os mais variados pratos.


Ingredientes:
700 g de coelho
1 colher (chá) sal
pimenta de espelta q.b.
2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
1 colher (sopa) de farinha de trigo
2 cebolas (300 g)
6 dentes de alho
1 colher (sopa) de azeite
2 hastes de alecrim
2 dl de vinho branco

Preparação:
Corte o coelho em pedaços e tempere com o sal, a pimenta e a mostarda. Coloque num saco plástico ou numa tigela, junte a farinha e agite bem. Descasque as cebolas e corte-as em gomos finos. Esborrache os dentes de alho e tire-lhes a pele. Aqueça o azeite num tacho, junte o alho e a cebola até que fiquem amolecidos. Introduza o coelho e deixe alourar. Junte o alecrim e o vinho. Tape e deixe cozinhar em lume brando até estar tenro. Se necessário, adicione água a ferver.

Notas:
Receita inspirada num folheto Pingo Doce.
A pimenta de espelta pode ser substituída por pimenta preta.

Bom fim de semana a todos!

31 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Cá em casa gostamos imenso de coelho, também faço imensas vezes e gosto muito de novas receitas para o confeccionar.
Obrigado pela sugestão, a tua refeição tem um aspecto muito bom.

Inês Ginja disse...

Tem bom aspecto, embora eu tenha deixado de comer coelho depois dumas cenas que vi na faculdade...enfim. Mas também dou preferência à carne branca e aos legumes! Aconselho-te a nao ires ao meu blog, porque a receita é com courgette!! hehehe. Tens que dar descanso aos olhos :)
Um beijinho e as tuas melhoras.

Josy disse...

Ameixa também gosto muito da carne branca, seu prato ficou apetitoso e com lindo aspecto...bjocas um ótimo final de semana

Anónimo disse...

Ameixinha, não sou grande fã de "conelho", mas a receitinha é adaptável a qualquer outra carnita branca e olha que me cheira muito bem! :)
Bom Domingo e bom feriado***

Gina disse...

Gosto muito, mas tem anos que não como. Costumava fazer com vinho.
Bom domingo!

Raspas de Laranja disse...

Adoro coelho, mas faço pouco porque o meu marido não 'aprecia'. Diz que é uma animal muito bonito, para se comer...
Gostei muito desta tua versão, e vou experimentar. Também gostei da ideia de intercalares as receitas Bjs

linksdistodaquilo disse...

Olá:

Receita com aspecto delicioso, gostei

Um beijo.

Nita

Unknown disse...

Olá Ameixinha! Esta receita deixou-me com água na boca! Confesso que nunca cozinhei coelho! Mas, para tudo na vida existe uma primeira vez!
Beijinho e bom domingo!
http://osdiasdanossavida.blogspot.com/

Helena disse...

Olá Ameixinha
Adorei o prato pois eu estou para os cogumelos como tu para as curgetes.
Beijos e abraços:))

Andréa Santana disse...

AMEIXINHA, SE EU FOSSE SUA VIZINHA ME CONVIDARIA PRA COMER EM SUA CASA, BELO PRATO!
BEIJOS.........

Anónimo disse...

Nunca comi coelho, mas essa foto está apetitosa, fiquei curiosa em provar.
bjus, boa semana*--*

conceicao disse...

Eu tb gosto de coelho, adorei a sugestão.
Bjs

Cidália disse...

Eu gosto muito de coelho e faço com alguma frequência, com mostarda nunca experiemntei, mas deve ser delicioso.
Beijinhos

Unknown disse...

Eu não tenho sorte de encontrar coelho por aqui para comprar. Acho que só comi coelho uma vez na minha vida, rsrrs. Sei que é uma carne muito gostosa, mas do jeito que você fez deve ter ficada ainda mais apetitosa.

Bjs

Sofia.Lopez disse...

Olá Ameixinha,
Gostei muito desta receitinha de coelho, está bastante apetitosa. Sou apreciadora, mas não costumo fazer. Já anotei esta para experimentar:)
Os cogumelos estão com um óptimo aspecto...aguardo receita :)
Beijinho e espero que as coisas andem melhorzinhas :)

Fla disse...

Querida, nunca comi coelho, tenho um pouco de dó do bichinho...tão bunitinho...hehehehe.
Mas o prato parece delicioso!
Beijos

Meu Canto Na Cozinha disse...

Nossa faz tempo que nao como... Comi uma vez na churrscaria! Acho que nao tenho coragem de fazer em casa rsss
Bjs
Paty

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Ameixa,
Gostei da receita.Raramente faço coelho, aqui no Brasil é muito caro.
Bj e boa quarta pra vc,
Lylia

Lourdes Sabioni disse...

Ameixinha, que saudades! Estou melhor e já voltando viu?
Mas o coelhinho que fui obrigada a fazer no intercâmbio culinário, ninguém aqui em casa me deixa fazer de novo, não!
Beijos e saudades!

moranguita disse...

e mais caro nisso tens razao ams o coleho faz umas refeiçoes bem deliciosas
esta bem apetitoso
beijinhos

ameixa seca disse...

Obrigada meninas. Realmente é um bichinho lindo. Se eu fosse a olhar à beleza dos bichos, não comeria nenhum :) Infelizmente a carne faz-me falta e não posso pensar no bichinho peludinho e fofinho he he

Anónimo disse...

Adoro comida com mostarda. Acho que fica sempre bom!
Beijinhos

Marly disse...

Olá, Ameixa,

Serei sincera: tenho pena do bichinho, inclusive tenho uma estória hilária de um dia em que fui levada a comer coelho sem o saber, quando eu era criança, rsrs. Mas conheço muita gente que ama a carne de coelho e admito que o meu sentimento é contraditório, rsrs.

Beijoca e bom fim de semana!

Suzana disse...

Ameixinha querida,

Da próxima vez que fizeres esta receita é favor avisares. É que se o meu rapaz souber faz-se convidado para o almoço! Coelho é uma daquelas carnes que para além de não comer, não consigo cozinhar, de maneira que o pobre só come coelho em casa alheia. ;)

beijoca e bom fim de semana*

ameixa seca disse...

Tixa, também acho que a mostarda dá um sabor excelente à comida :)
Marly, eu não posso pensar que estou a comer o bichinho :)
Suzana, não sabia disso, coitado do rapaz :)

argas disse...

Ai que coisa boa!!!

Gisela disse...

Gosto imenso de coelho, esta será a próxima receita que vou fazer.
Um beijinho e as melhoras

ameixa seca disse...

Argas, fica mesmo muito bom :)
Gisela, espero que gostes. Depois diz alguma coisa :)

Filha+Mae na cozinha disse...

Adoro condimetar a comida com mostarda acho o seu sabor muito maravilhoso tenho de experimentar essa receita de coelho mt obrigada
Mariana R

ameixa seca disse...

Mariana, espero que gostes :)

Unknown disse...

Que rico coelhinho, se nao fosse sexta-feira santa bem que ele despareci daqui:)
bjus
Cila