sábado, 28 de junho de 2008

Mais um bolo de banana!


Pois é... fiquei tão fã de doces com banana, que resolvi experimentar mais uma receitinha. As bananas que tinha cá em casa já estavam um bocadito desesperadas... Acho que quem espera para ser comido também desespera - sem segundos sentidos e sem misturar bananinhas ok? ;) - e aproveitei-as antes que entrassem em depressão por ninguém lhes ligar nenhuma. E finalmente comprei papel vegetal para forrar as formas e não ter que sujar as mãos de manteiga. Poupa-se em manteiga, àgua e em POC* ;) E gostei do resultado visual dos lados do bolo. Ficam as marcas do papel...
Retirei esta receita do livro "Boa mesa - Doces sabores"

Ingredientes:

3 bananas maduras

canela q.b.

150g de manteiga (usei óleo de soja)

1 chávena de açúcar (200g)

3 ovos

2 chávenas de farinha (350g de farinha + 50g de farelo)

1 colher (chá) de fermento em pó

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

3 colheres (sopa) de leite

Cobertura de Limão (não usei porque há quem não goste aqui em casa, mas eu acho que fica lindo e saboroso, podem ver aqui)

Açúcar em pó


Preparação:

Esmague as bananas e junte-lhes canela a gosto. Entretanto, derreta a manteiga no microondas, ou em banho-maria, e deite na taça da batedeira. Junte o açúcar, os ovos e o puré de banana. Bata à velocidade mais baixa, para ligar. Adicione a farinha e o fermento peneirados. Junte o farelo se usar. Dissolva o bicarbonato no leite e junte. Aumente para velocidade média e bata durante 2 minutos. Deite a massa numa forma sem buraco, forrada com papel vegetal. Leve ao forno a 180ºC até o bolo estar cozido. Desenforme e deixe arrefecer. Depois de frio barre com a cobertura de limão. Neste caso, usei açúcar em pó.

Realmente, para quem não gosta de comer bananas, estes bolinhos são uma boa forma de as ingerir.



POC - Perturbação Obsessivo-Compulsiva. Ahhh pois é, passo a vida a lavar as mãos :)

17 comentários:

Vivian disse...

Adore3i vc ter poupado as bananas do desespero kkkkk
O seu bolo ficou liiiiiiiiiiiindo !!
bjos

claudia disse...

Ahh que bolo tão bonito!!! Ficou mesmo muito giro, nem parece um simples bolo de banana (que por si só é mt bom), mas a tua decoração ficou tão gira...

Isabel Salvador disse...

k bolo maravilhoso ameixinha...beijinhos grandes amiga

anna disse...

Também sofro de POC, quando estou na cozinha...
Belo bolo!
Beijinhos.

Marcos disse...

Ameixa que bolinho maravilhoso! Devia estar 5 ***** Um beijo. Marcos:*))

Axly disse...

Olá Ameixinha
Aqui POC é TOC, eu tinha um... ficava andando nas linhas das calçadas. Não conseguia parar.
Agora tenho outro, acho que o único. Tenho mania de contar as coisas, é terriveeeeeeeeeel isso! Mas, não consigo parar e pior, nunca sei o que contei e quantos são.
Huahuahuahuahuahuahuahuahua...
Esse bolo ficou lindo... esses dias eu fiz muffins de banana, ficaram muito gostosos e perfumados.
Amo banana^^
Kisss!

Natália Eleutério disse...

Há cada mania por aí, enfim com que então tu sofres de POC deixa lá há manias piores, eh...eh-...eh

Mas que bolinho mais lindo e gostoso que a menina fez, vou ver se mando a receita do intercambio ainda hoje, é que tá um calor danado que eu não me consigo adaptar e depois só dá moleza, bjs

Noémia disse...

O bolinho tem um aspecto óptimo e se as bananas já estavam desesperadas não se nota nada... Afinal acabaram comidas de qualquer jeito!:)
É coisa que nunca me deu para fazer, bolos de bananas...e cá por casa ou se comem verdinhas ainda, acabadas de chegar, ou acabam mais que deprimidas de velhas! Tenho que experimentar este teu bolinho!

edinha disse...

Com este calor as bananas coitadas não aguentam muito tempo e este bolinho é óptimo para as aproveitar .além de que está com um aspecto delicioso.Também gostei do desenho do açúcar :)
Beijinho

O blog... disse...

Olá ameixa seca fiquei muito sensibilizada com o teu mimo.
É muito bom saber que algures neste mundo fantástico que nos liga através de uma rede também podemos fazer amizades e até sentirmos uma espécie de solidariedade, de partilha de interesses, comunhão de algo que para nós é importante.
Um grande beijo!

ameixa seca disse...

Vi, elas ficam com a pele feia... parece que a velhice é desespero para elas :)
Cláudia, acho que é como as pessoas: a simplicidade, na maioria das vezes, é uma qualidade ;)
Belinha, obrigada :)
Anna, cada tolo sua mania, não é? Se sofressemos mesmo a sério de POC não levavamos isto na brincadeira. Somos é limpinhas eh eh ;)
Marcos, não estava um bolo banana. Estava um bom bolo :)
Axly, aqui não dizemos transtorno... é perturbação. Não somos pessoas transtornadas, somos perturbadas ;) Eu passaria a vida a contar... dinheiro. Isso é que eu gostaria eh eh... se tivesse muito.
Nani, acho que a pior mania é ser-se maniento :) Eu não sou ;)
Noémia, não gosto de comer bananas. Esta foi uma forma de aproveitar as que já estão a passar pelo cabo das tormentas :)
Edinha, este tempo não nos poupa a nós.. que fará as bananas tão frágeis? Tem logo que ser aproveitadas.
Amélia, não tens que agradecer. Foi um prazer. Gosto do teu cantinho :)

Catarina Santos disse...

Ameixinha, este teu bolo de banana tem um aspecto simplesmente delicioso! Como já aqui disse um dia, adoro bananas mas não sou grande apreciadora de sobremesas com este fruto! Mas se continuas assim, estás quase a convencer-me a experimentar também :)

Essa do papel vegetal desconhecia, e também eu não gosto nada de besuntar as mãos com manteiga! Mas diz-me lá, é papel vegetal normal ou algum especial? E depois para desenformar é tarefa fácil? Mas só dá jeito em formas sem chaminé, certo? Agradeço-te se me puderes tirar estas dúvidas :)

Quanto ao Intercâmbio Culinário, eu depois falo contigo pelo MSN, ok? E desculpa nunca mais te ter dito nada acerca disso :(

Beijinhos e boa semana!!

Nela disse...

OlÁ qurida,e tal como tu eu na cozinha é um tormento,passo a vida a lavar as mãoso tudo me faz confusão,é rolo de cozinha é toalhitas turcas,é demais obrigado pelo teu carinho,estou melhor sim,o teu bolinho está uma maravilha,foi uma bela ideia teres feito o primeiro,depois do teu já ví vários,e além da bananinha também se pode fazer o mesmo com outras frutas,que ficam moles com o calor,e nós aproveitamo-las.Ficom grande o bolo hei-de o fazer tenho sempre bananas tal como disse da outra receita,e só eu as como,a família´está enjoada.Beijitos.

ameixa seca disse...

Nela, ainda bem que melhoraste :)
Realmente não gosto de deitar nada fora por estar a estragar-se. Assim é tudo reaproveitado e toda a gente come ;)

Luciana Macêdo disse...

Bolo e de banana, e ainda com canela...tudo de bom. Eu adoro.
Bjs!

Manuela © disse...

Também adoro bolinhos com banana :) O teu ficou muito giro, gostei da decoração.

ameixa seca disse...

Luciana, é mesmo bom. Adorooo canela ;)
Manuela, ainda bem que eu experimentei senão não saberia a delicia que são os doces com banana ;)