Tudo depende dos dias e das horas... Depende de todas as condicionantes da vida... E são muitas... Mas tem sempre uma pitada de canela moída...
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Bolachas sorrisos
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Farofa quebra bico
sexta-feira, 21 de novembro de 2008
Queques de iogurte
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Pão rápido de chouriço
O Renato é o meu guru do pão :) Ele deu-me dicas indispensáveis para que a minha MFP fizesse pães deliciosos e comestíveis. É ao blogue dele que eu vou quando quero experimentar um pão diferente e este ficou como um dos favoritos. É um pão rápido, fácil, deixa um cheiro a chouriço fantástico e comido morno... nem digo nada, adivinhem!!!
Ingredientes:
- Escrever uma lista com 8 coisas que sonhamos fazer;
domingo, 16 de novembro de 2008
Bolo Colchão de Noiva
1 colher (sopa) de farinha
1/2 l de leite
Bom Domingo a todos!!!
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
Pizza simpatia e o oceano dentro de um embrulho
Ragazze, estou aqui com minha pizza, ok? Não esqueci de participar :) Havia eu de me esquecer de participar com um tema tão apreciado aqui em casa? Nãoooooooo!!
pimento cortado às rodelas (era meio amarelado, alaranjado)
Até o Matias andou a cheirar o embrulho para ver se havia comidinha por ali. Não havia, mas tinha umas dezenas de cortadores fabulosos para fazer biscoitos e ele pode ter a sorte de apanhar alguns, se conseguir e se eu deixar!
Quero também agradecer à Nela os selos que ela fez questão de me oferecer. Já estão na barra do lado direito com os devidos créditos :)
Muito obrigada pelo carinho!
Abraços!!!
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Castanhas com erva doce
Ora, hoje é dia de São Martinho e eu, que adoro provérbios, tenho que dizer: vai à adega e prova o vinho!
Infelizmente há aqueles que acham que São Martinho é todos os dias e aparecem a casa com uma pinga a mais he he
Vi esta receita de castanhas cozidas no fórum da amizade e resolvi experimentar. Comer castanhas é viciante e, quentinhas com erva doce e açúcar ainda é pior! Cá em casa só descansamos quando já não havia mais :)
A receita é muito simples:
500-600 g de castanhas
1- 1, 5 colheres (sopa) de açúcar amarelo
1- 1,5 colheres (chá) de erva-doce
Preparação:
Dar um golpe nas castanhas e colocá-las a cozer em água com o açúcar e a erva-doce até estarem bem cozidas.
E já está... castanhas quentinhas, só falta a água pé ou a jeropiga!
Aproveito para avisar que a partir de agora as minhas fotos vai conter o nome do meu blog. Isto só acontece porque uma amiga avisou-me de um site que estava a usar as minhas fotos e as receitas sem dar qualquer referência. Depois de constatar que as fotos estavam lá e eram minhas, tão minhas que até a minha mão aparecia, eu deixei comentário a avisar que a senhora estava a praticar um crime e pedi que retirasse as minhas fotos ou que referisse de onde elas tinham sido copiadas. Ela optou por retirar as fotos, a receita continua lá sem referência :)
Mas eu acredito que muitas das fotos que ela lá tem, são copiadas de outros blogs culinários porque são muitos diferentes umas das outras, tanto na qualidade da foto como no serviço de mesa. Como se costuma dizer: não bate a bota com a perdigota!
Eu sempre achei que talvez pudesse acontecer, mas não tão rápido. Acho que gostaram do meu bolinho decorado com o saco de pasteleiro. Ganhavam mais se comprassem e experimentassem usá-lo, no fim até o poderiam provar ao invés de ficar a olhar para a foto como um burro olha para um palácio ;)
domingo, 9 de novembro de 2008
Fatia do bolo de aniversário
Aqui está o interior do bolo de aniversário de ontem. O sabor ficou característico do bolo floresta negra: sabor a chocolate 70% cacau a contrastar com o recheio doce de leite condensado e a cobertura.
Aproveito também para dizer que a partir de agora o aspecto do blog será este. Aderi à nova moda dos fundos diferentes e confesso que estava cansada do anterior. Como não queria mudar a foto dos meus olhos, já que acho que é algo que faz parte do blog, optei por mudar apenas o fundo. Espero que gostem e que não vos seja muito cansativo. É castanho, cor dos meus olhos e da canela moída ;)
Aproveito para agradecer o carinho de ontem e de sempre!
Abraços e bom Domingo :)
sábado, 8 de novembro de 2008
It's my party and i cry if i want
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
Quiche de queijo fresco e oregãos
A Rita Palita é um blog catita que vive de desejos. Tal como ela, acho que todos nós temos desejos ou vontades :)
O tempo aqui está frio e uma quiche salgada não é bem refeição de Outono/Inverno mas, se for comida saída do forno, constitui uma refeição muito agradável. E como o blog é centrado nas comidas saudáveis e pouco calóricas, eu procurei algo bem leve e que fosse fácil de fazer. Encontrei a receita perfeita no livro "Boas receitas para uma boa saúde".
O nome original da receita é "Quiche de queijo e manjericão", mas como o meu manjericão foi atacado por umas lagartas esfomeadas, eu tive que o cortar e semear de novo. Só tenho manjericão seco e preferi usar os oregãos nesta receita :)
Então para as Ritas continuarem "palitas" aí vai a receita com as alterações e as considerações merecidas :)
Total de gordura: 18 g
3 colheres de sopa de água
1. Num tacho pequeno tapado, coza as courgettes em 2 colheres de sopa de água (pus mais) a ferver até ficarem macias. Escorra e guarde.
2. Misture as farinhas, junte a margarina e trabalhe com a ponta dos dedos até a mistura ficar com o aspecto de pão ralado. Junte 1 gema e um pouco de água e trabalhe até obter a consistência da massa (juntei água morna aos bocadinhos e não sei quanto usei mas não foi muito). Levei-a alguns minutos ao frigorífico.
3. Estenda a massa num círculo de 25 cm de diâmetro (usei dois pedaços de papel vegetal para estender a massa, ela fica maleável e sem precisar de farinha para estender, adorei trabalhar esta massa). Coloque este círculo de massa numa forma antiaderente de 20 cm de diâmetro, comprimindo bem a toda a volta. Apare as pontas.
4. Misture o queijo com o manjerição (ou oregãos), a courgette, os cebolos, o milho (ou cogumelos) e a outra gema. Tempere de pimenta e sal (na receita não refere sal, mas sem sal é que não dá). Bata as claras em castelo pouco firme e envolva no preparado anterior.
5. Deite o recheio sobre a massa e leve ao forno aquecido durante 25 minutos ou até a massa ficar bem loura e o recheio firme. Antes de a servir, quente ou fria, enfeite com o manjericão ou salsa.
Notas:
- Uma boa salada verde liga muito bem com esta quiche;
- A massa pode levar um pouco de sal. Não senti necessidade. Vou usá-la sempre como base das quiches. É saudável, fácil e com pouca quantidade de ingredientes;
- A massa pode ser feita de véspera e guardada no frigorífico dentro de um saco plástico.
- O queijo fresco dá uma textura leve a esta quiche;
- Se a quiche começar a queimar por cima, cubra com uma folha de papel-manteiga, vegetal ou alumínio. Não diminua a temperatura, caso contrário a massa do fundo da quiche não vai ficar estaladiça.
A Carol desafiou-me a postar três livros para dar seguimento ao meme do Dia do Livro, que é 23 de Abril (como o dia do livro é todos os dias, faz sentido publicar sugestões de livros todos os dias).
Vou apenas referir-me a livros de culinária que são sempre consultados.
- Boas receitas para uma boa saúde
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
CAKE de maça e cardamomo "I Will Survive"
Depois de receber as sementinhas de cardamomo da minha amiguinha, andei à procura de uma receita em que pudesse utilizá-las para experimentar. Afinal, não podemos tomar tudo como delicioso sem provar... há que experimentar o produto e depois dar a opinião :)
¾ chávena de açúcar
½ chávena de manteiga
2 ovos
½ chávena de leite
1 ½ chávena de farinha de trigo (juntei algum farelo de trigo até completar a 1/2 chávena)
½ colher de chá de cardamomo em pó (usei 3 bagas de cardamomo, tirei o interior e moí no almofariz)
2 colheres de chá de fermento em pó
Correcto!!! Acho que pus pouco caramelo e na hora de desenformar o bolo... as maçãs ficaram coladas à forma. Bolo dum lado... maçãs do outro. Uma separação que me deixou arreliada, mas que resolvi, retirando as maçãs e tentei colocá-las direitinhas no bolo. Mas não ficou bonito de se ver... parecia a fronha da Lili Caneças antes de fazer o peeling he he (Queria encontrar uma foto dela antes do peeling mas não consigo!!! Acho que ela deve ter mandado retirar de circulação, fica a foto dela depois do peeling).
Então, virei o bolinho de fronha para baixo e ninguém deu por nada. Sobrevivi a mais um "desastre" culinário... e isto dá o mote para o vídeo que apresento de seguida. Uma versão dos Cake (uma das minhas bandas favoritas) da música originalmente cantada por Gloria Gaynor. É intemporal e serve para "legendar" as minhas aventuras culinárias às quais vou sobrevivendo dando a volta por cima, por baixo... por onde tiver que ser ;)
Nota: Gostei do aroma e sabor do cardamomo. Não sei explicar bem a que é que sabe mas, de certo modo, tem semelhanças com o limão... é fresquinho. Algumas descrições dizem que sabe vagamente a eucalipto mas mais doce e daí eu ligá-lo ao limão, é igualmente fresco. Se puderem experimentem que não se vão arrepender ;)
Boa semana a todos... I will survive :)