domingo, 16 de novembro de 2008

Bolo Colchão de Noiva



Ontem foi o aniversário da minha mãe e resolvi fazer um bolo que todas as pessoas que experimentaram, adoraram! Tive que testar e não desiludiu!

Não sei porque se chama Colchão de Noiva, mas cheguei à conclusão que se a noiva se deitar neste colchão na noite de núpcias, ela vai deixar o noivo pendurado e vai lambuzar-se com este bolo!!!

É verdadeiramente delicioso e vai passar a ser feito em todos os aniversários!!!

Adorava ter uma foto do interior para mostrar, mas não tenho porque não sobrou nenhuma migalhinha :)

Pelos ingredientes acho que podem perceber o quanto ele fica fofo e leve, uma espécie de pão-de-ló suave.

Ingredientes:
6 ovos
250g de açúcar (usei apenas 200)
100gr de fécula de batata
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (chá) de fermento
sumo de meio limão

Batem-se as claras em castelo. Depois, sem bater, mistura-se o açúcar e a farinha. Depois de bem mexido juntam-se as gemas, o fermento, a fécula e o sumo de limão.

Vai ao forno em forma bem untada e polvilhada. Deixei em forno brando.


Creme:
3 gemas (usei 2 e aproveitei as claras para fazer um pudim henriquecido para hoje, podem ver foto abaixo)
150g de açúcar (usei 120g)
3 colheres (sopa) de maizena
1 pacote de açúcar baunilhado
1/2 l de leite


Coloca-se o leite ao lume com a farinha maisena e deita-se o açúcar. Mexe-se bem e quando o creme começar a ficar espesso, deitam-se as gemas e o açúcar baunilhado, mexendo sempre.
Depois do bolo estar pronto, corta-se ao meio e recheia-se a parte de cima e os lados deste. Por fim decora-se com coco ralado. Eu decorei com umas bolachinhas que fiz com os meus cortadores novos :) Depois passei-as por chocolate.



O bolo ficou em cima da MFP, sítio onde o meu animalzinho Matias gosta de apreciar a paisagem, pois fica em frente a uma janela. Ora... todo filado lá foi ele tentar subir para a MFP e não fosse eu apanhá-lo a meio do voo, não havia bolinho para ninguém! Estava coberto com um guardanapo, mas a patita do Matias ainda conseguiu arrancar a florzita do meio :)

Óbvio que me deixou fula e levou umas palmadas no rabiosque. Como tinha mais biscoitos, lá consegui compor o bolinho, que todos comeram e apreciaram :)

Em breve repito este bolo e tiro foto do interior!

Agora fica a foto do Pudim Henriquecido cuja receita está aqui. Fiz tudo igual, apenas mudei a decoração. Usei amêndoa palitada que levei a torrar 5 minutos no forno!



Bom Domingo a todos!!!

70 comentários:

Vânia Costa disse...

Quero uma fatia pra mim!! Adoro esse bolo... é tão delicioso!

E o teu pudimzinho continuo a axar fantástico =)

Beijinhos e bom domingo*

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Que óptimo aspecto (para ambos os doces!)
Beijinhos

Téia disse...

Amexinha,muitos parabéns para sua mãezinha, saúde e vida longa a ela.Este bolo, realmente, podemos ver na foto é fofíssimo e adorei a cobertura e esta florezinhas e folhas, são feitas de massa? Amiga, suas fotos estão cada vez melhores, e a decoração também. Bj grande.

Helena disse...

Ameixinha
Muitos parabens à mãe pelo aniversário,mas a ti tambem pela obra bonita!A fecula torna esse bolo muito fôfo.Gostei imenso da decoração das bolachinhas com chocolate e como se não bastasse ainda apresentas aquele pudim especial.
Fiquei aqui a pensar(e a rir)como conseguiste apanhar um felino em movimento e evitar o desastre..
Bom domingo!

Xana Bértolo disse...

Ameixa, esse bolo tá mesmo q delícia :).. Parabéns à mãe..
bjinhus

Catarina Santos disse...

O Bolo Colchão de Noiva é realmente delicioso e fofinho (deve-se à fécula de batata! Mas eu dispenso a cobertura de gemas e prefiro um chantilly ou mesmo chocolate derretido :)

As bolachinhas ficaram um mimo! Aproveito para desejar os Parabéns à tua mãe, que com certeza foi muito mimada pela filha prendada :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Isabel Salvador disse...

parabéns á tua mãe querida,jinhos grandes como sempre coisinhas fantásticas,jinhos kida

Unknown disse...

Um bolo como esse deixa qualquer aniversário mais delicioso. Huummmm, apetitoso!

Beijinhos e parabéns para sua mãe.

Axly disse...

Morri de rir da arte do Matias, gatos são sempre danados!
Lindo bolo, deve mesmo ficar bem gostoso^^
Parabéns a tua mãe, mil felicidades, muita luz, paz e amor.
Kisss^^

Claudia Lima disse...

Ameixinha o bolo ficou muito bonito. Usar os biscoitos como decoração deu um toque especial que combinou perfeitamente.
Eu nunca utilizei fécula de batata, mas suponho que seja levinha como vc falou.
Parabéns a sua mãe! Ontem foi o aniversário do meu marido tb!
Só que a linda torta que fiz não ficou perfeita por dentro, pois a receita parece que estava errada, de acordo com a opinião de várias pessoas que já a fizeram.
Mas eu só descobri este detalhe depois, embora achasse que não parecia 100% certo. Menos mal que o sabor ficou bom.
Aproveite o pudim hoje!
Bjs :)

Luciana B. disse...

Nossa, ficou linda a decoração do bolo com biscoitos passados no chocolate, que idéia ótima!
O pudim eu já era fã... :)
Bjs

Karla disse...

Ameixinha...eu adorava ter metade do eu talento para bolos...para além do meu forno não colaborar, acho que não tenho jeito para a decoração... Esse bolo está um espanto, muito mais bonito 100vezes do que os de pastelaria.
E o teu miau é um malandreco...queria o bolinho só para ele :) hehehe
beijinhos enormes...ah e parabéns à tua mãe...

Martuxa disse...

O bolo ficou lindo e a mãe babada com o talento da filha ;) O Matias só queria um docinho, deve ser um guloso ! Teve azar e foi "caçado" ehehehe

Beijinhos

Reflexos disse...

Tens mão de fada.
E como gosto do teu blogue, resolvi passar-te o prémio que recebi.
Pasa no meu blogue.
(Incrível como uma coisa tão simples como um jogo nos deixam a pensar e levam a concluir que nem sempre temos presente na nossa memória do que andamos atrás!
Experimente e digam-me se vos aconteceu o mesmo.)

Cláudia Marques disse...

Parabéns para a Mãe e para a Filha! É só festas, não é? Numa semana a filha, logo a seguir a mamã; comigo e com a Carol acontece o mesmo.
O bolo está LINDO!!! Que original, a decoração.
Já experimentei as sementinhas, amanhã dou notícias, mas posso já dizer que fiquei fã.
Beijocas.

Vivian disse...

Feliz aniver'sario pra sua mae!!!! O bolo ficou lindamente enfeitado, adorei a idéia das flores de biscoito.

bjks

Leonor de Sousa Bastos disse...

Mas que amorosa a fazer um bolo tão querido para o aniversário da mamã!! :)

Gosto imenso de colchão de noiva, lembro-me da minha avó fazer imensas vezes para aniversários... o bolo hiper fofo, o creme e o coco por cima...:)
Consigo bem imaginar como estaria maravilhoso!!;)

As bolachinhas ficaram super engraçadas!:)

Coitadinho do Matias!Ehehe... com um bolo tão bom, como poderia resistir?!
O meu gato também têm a mania de pôr a patita em tudo!:)

Espero que a festa tenha sido maravilhosa!!!

saltapocinhas disse...

que lindo bolo!!
e que menina prendada que tu és!!

se fosse há uns anos atrás, serias a nora perfeita para qualquer sogra!

edinha disse...

Que belo colchão a noiva tem.Eu tenho uma receita que é travesseiro de noiva.Podemos juntar os dois :)
Beijinho

Cininha disse...

Que lindo ficou o bolo, com as florinhas:-)delicioso eu sei que é, porque faço um se não é igual é muito parecido, só não lhe chamo assim.
Bjinhos e muitos parabens para a maezinha:-)

ameixa seca disse...

Vânia, dois doces que fiquei a adorar :)
Lu, obrigada!
Téia, obrigada :) As flores e folhas são biscoitos que eu fiz!
Canela, o felino subiu a bancada e eu fui logo atrás dele, quando cheguei mais perto ele tentou saltar e eu apanhei-o pela pança ;)
Xana, muito obrigada :)
Catarina, eu não gosto de chantily e adoramos leite-creme. Daí termos gostado muito deste bolo :)
Belinha, obrigada... esqueci-me de dizer que vi esta receita no fórum. Ando abananada também :)
Ana, deixa mesmo! Muito obrigada :)
Axly, estes gatos são uns atrevidos :) Muito obrigada pelos bons desejos ;)
Claudia, a fécula deixa o bolo super leve, muito bom! Parabéns para o teu marido tambem :) Tudo escorpião he he
Luciana, o pudim foi para hoje e toda a gente repetiu... é um sucesso!
Karla, obrigada :) Eu limito-me a seguir as receitas. Os biscoitos tambem foi uma receita que segui e vou publicar em breve. Combinou bem mas podia ter ficado mal :)
Martuxa, ele não foi para apanhar o bolo. Nao foi gulodice tadinho :) Ele só queria ir para cima do sítio do costume, a MFP :)
Reflexos, fada eu? Gata borralheira he he Obrigada pelo prémio. Depois vou ver e dar seguimento :)
Cláudia, eu faço 8 dias antes da minha mãe, é sempre a andar ;) Ainda bem que gostaste!
Vivian, obrigada, esqueci de dizer que as flores de biscoito ficaram molinhas com o chocolate e deu para cortar as flores ao meio :)
Leonor, obrigada :) Eu desconhecia este bolo e tenho pena, porque é uma verdadeira delícia!
Saltapocinhas, isso quer dizer que agora não sou perfeita para as sogras? Porra... lá se vai a minha esperança :) É por isso que ninguém me leva he he
Edinha, tenho que ir ver esse travesseiro, é que colchao sem travesseiro~fica incompleto :)
Alcina, podem ter nomes diferentes e serem bem parecidos. Muito obrigada :)

Neyma disse...

Ameixa querida,
Parabéns a sua mãe, que deve ser bem feliz pela filha linda e dedicada que tem!!
Este bolo esta maravilhoso!! Fiquei imaginando a massa bem fofinha, com este creme de recheio...hummm...delicia!!
A decoração ficou maravilhosa com estes biscoitinhos com chocolate, ficou profissional!!
Parabéns querida
Beijinhos

Noémia disse...

Tiveste um fim de semana muito doce, ameixinha. O nome desse bolo trouxe-me logo à memória o poema em que depois de várias coisas termina:« ...E eis que senão de dentro do toucado saiu o colchão!». As bolachinhas estão lindas e deram um ar bem giro ao bolo.
Coitadito do Matias, com uma tentação dessas no local preferido dele querias que fizesse o quê? Pensou que era um presente para ele...!
Parabéns atrasados para a tua mãe! :)

Inside me disse...

Hum...Hum...Pa...Hum...ra...hum..bens...hum...ás duas...

Hummm...Hummm ..não posso....humm...escrever...mais.....hummm.....o aspecto...hum ..é tão...humm...bom...humm...que.....
..........me lambuzo só com as imagens.....hummmm....hummmm uma verdadeira obra prima....hummmm...hummmm.hummm.....quero mais...

Mari disse...

Ameixinha querida, parabéns para sua mamãe, muita saúde, paz, amor e prosperidade para ela! E parabéns também para você, por tantas delícias preparadas, com tanto carinho!
Tanto o bolo como o pudim, ficaram lindos... amei as decorações, quanto capricho e beleza!!!
Nunca comi este bolo, mas fiquei curiosa... e mais curiosa ainda por ser um colchão de noiva, mas o bolo não ser de banana, rsrsrs
Beijos minha flor.

Luna disse...

Também já o fiz.. e mais do que uma vez!

Gostei muito da tua decoração! =)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Ameixa, que lindo, parabéns pra sua mãe...

Certamente como vc mesma disse deve ter ficado muito leve, pois os ingredientes são ótimos...

Faz tempo que não uso fécula, lembrarei de comprar da próxima que for ao super... ja copiei a receita, assim q comprar farei...

Ótima dica!

bjssssssssssssssss

Maggie disse...

Adorei a decoração do bolo... criatividade não te falta.
Sempre resisti à ideia de fazer bolos com fécula de batata... não sei parece-me estranho... mas se tu aprovas.
Bjs

Carla disse...

k lindo k ficou o teu bolinho hummmmmmmmmmmmm

Angela Oeiras disse...

Que engraçado, eu tambem sempre ouvi falar desse bolo e nunca percebi porque é que se chama assim... tambem acho que se a noiva apanha esse bolo na noite de nupcias é um lambuzanso total... hahaha

Achei a decoração linda!

Dani Bros disse...

Esse bolo além de lindo está uma tentação!
Esse noivo só pode mesmo ter ficado chupando o dedo! Hahahaha
Bjks

ameixa seca disse...

Neyma, muito obrigada :) A decoração ficou melhor do que eu tinha imaginado!
Noémia, um fim de semana docinho e delicioso :) O Matias não provou nem um bocadinho do colchão, deitou-se a dormir no meu colo :)
Inside me, esses barulhinhos todos são dignos de noiva em cima de colchão he he Obrigada pelo comentário!
Mari, muito obrigada! Este bolo pode muito bem tornar-se em bolo de banana he he Delicioso :)
Luna21, obrigada pela visita e pelo comentario. Eu vou fazê-lo mais vezes sem dúvida alguma :)
Anita, muito obrigada! Eu nunca tinha usado fécula, comprei propositadamente para fazer este bolo :) Super levezinho!
Maggie, eu também nunca tinha usado a fécula mas já li tanta maravilha acerca deste bolo que decidi experimentar. É tudo verdadeiro, dos melhores bolos que provei :)
Carla, obrigada :)
Alegna, vou ter que estudar o caso :) É um nome curioso!
Donna dani, os noivos que se cuidem he he

Emília disse...

Oi Ameixinha! Parabéns para sua mãe, ela deve ter ficado super feliz, o bolo ficou lindo! Também nunca fiz esse bolo, olhando as fotos fiquei com as orelhinhas de pé! rss Menina, o Matias é danado e gosta mesmo de doce! Eu tinha uma cachorrinha que quando eu dava um pedaço de bolo ela enterrava, não comia rss.
Ameixinha, aquela função da MFP demora 2horas e 15 minutos, os 15 são para cobrir o pão!
Beijinhos

Amélia Batista disse...

MInha querida, passei para te desejar uma boa semana e fiquei de água na boca. Esse bolo tem um aspecto delicioso, e para gulosas como eu, é um verdadeiro atentado.
Acho que vou experimentar em breve.
Beijoca.

sweety disse...

aiii este bolo deve ser uma tentaçao um pouco dificil para eu fazer tambem ja que cozinho ha pouco mais de um ano

beijoss

Isabel (pipoka) disse...

O Matias queria dormir uma soneca no colchão e tu apanhaste-o...coitadinho. Já um gato não pode descansar em paz.

A decoração está 5 estrelas!

bjs

Carla disse...

Ameixinha, parabéns à mamã pelo aniversário e a ti pelo bolo!! Está lindíssimo e o sabor deve ser... nham nham!

bjs

Ameixinha disse...

Emília, obrigada :) Eu fiz o bolo na sexta à noite, já era de madrugada quando o terminei. A minha mãe viu-o só de manhã já pronto e achou-o lindo ;)
ab, boa semana também para ti! Aconselho a experimentares este bolinho. É uma maravilha :)
sweety, difícil? É dos mais fáceis e deliciosos que já fiz ;) Experimenta!
Pipoka, ele queria mesmo um colchão fofinho mas eu sou uma desmancha prazeres ;)
Carla, obrigada!

Natália Eleutério disse...

Um beijinho grande de parabéns á tua querida mamã.
O bolo esse que delícia, a fécula dá-lhe a leveza da massa, bjs

Inside me disse...

Ameixinha....Ameixinha....és uma danadinha.....tens cá uma mãozinha (vê-se pela imagem)....e os docinhos devem ser afrodisiacos...ai..ai..ai.... não comas muitos....se não não há quem aguente...hehehe

Deves ter aprendido com o filme chocolate... recomendo....ou petiscando...hehehe

http://en.wikipedia.org/wiki/Chocolat_(film)

anna disse...

Que bolo mais lindo, desde o nome até ao visual! Parabéns para a tua mãe.
O pudim também não está nada mal...
Foi 1 fim de semana perfeito para gulosos...
Beijinhos.

Adriana disse...

Eu se fosse a noiva não me deitava deleitava-me!!!

Manuela © disse...

Já vi a receita muitas vezes, deve ser mesmo muito fofinho. E se o gato lá foi é porque está aprovado :P

Gina disse...

Ameixa, adorei esse bolinho, os biscoitos enfeitando, a cobertura e a história do Matias!!! Ele não é nada bobo.
Bjs.

janeca disse...

Ameixinha Querida estás a ficar uma Pasteleira de Ouro..já sei vou contratar-te para as minhas decorações de Natal(risos)...Está lindo o teu bolinho,tb fiquei com o olho nesse bolinho,vou ter que experimentar:)))assim como o teu Pudim Adorei!!!
Acredito que o Matias tenha ficado a salivar só de olhar e não poder dar uma trinca,i..i..i...
Parabéns para a tua Mãe,e para ti miga.

Bjinhos Carinhosos

Nysa disse...

já anotei a receita desse bolo há imenso tempo, mas ainda sem tempo e ocasiao certa para o fazer. ficou lindo e adorei a decoracao ;-) beijocas

Unknown disse...

Ameixa, parabéns à tua mãe pelo aniversário!! E que belo bolo tu fizeste para comemorar a ocasião. O bolo colchão de noiva é de facto muito especial, de um sabor leve e com uma textura fofa e húmida. cá em casa adoramos!

beijinhos

Filipa disse...

O comentário anterior é meu... Isto de ter vários e-mails tem que se lhe diga... :)

beijinhos

Aline Neme disse...

Menina... mas vc é doceira com as duas mãos cheias!!!!
Estão lindos!!!! Arte pura!!!

Bjundas

Andrea Dohashi disse...

Ameixinha, parabéns á sua mãe!
E que presentão você deu a ela menina, que delícia de bolo! E que danado seu Matias.
E para completar esse pudim, meu Deus que domingão foi esse heim?
Beijos

Isabel disse...

Tão lindo!!! Que ideia genial para decorar o bolo. Parabéns à mamã.

Paula disse...

ola ola desta terra distante onde hoje esta um frio improprio para humanos! estao menos 11 brrrrrrrr mesmo :))
o teu bolinho ficou com um ar delicioso saboroso que me pos para aqui a escorrer baba :))) realmente ja o conhecia de nome, mas nunca provei, masa tal da fecula realmente deve ajudar a ficar com a leveza a que te referes! quanto ao nome...heheeh...tou a ver tou :))as noivas todas lambuzadas a comer tal delicia e a deixarem os noivos apeados ehehehe
o pudinzinho tb deve ser aquela delicia
agora.........
muitos parabens apesar de atrazados ah tua maezinha, tudo de bom para ela e sobretudo muita saude e felicidades.
muitos beijinhos grandes para ti linda Ameixinha

ps :
precisava de te pedir um favorzinho: tens por acaso uma receita de lombo recheado com ameixas ? ando com vontade de fazer um para as festas! sera que me podes ajudar?desde ja mil obrigadoes a ti ou a uma das lindas meninas que por aqui te visita
e o teu blog esta bonito com a nova apresentacao e adoro escutar a musica dai, que bom escutar portugues!
muito Sol para ti minha linda

Eli disse...

Que lindo ficou seu bolo e o doce abaixo está mesmo tentador!!

www.saboresdalica.blogspot.com

Luciana Macêdo disse...

Parabéns para a mamãe. A filhota não deixou por menos e arrasou como um bolo delicioso.
Bjs!

Mónica Pinto disse...

Espero que a tua mãe tenha tido um aniversário bem divertido! Coisas boas para comer, não faltaram, já deu para ver.
Quanto ao Matias, ele pode ser um gato mas burro está provado que não é! Tanto o bolo como o pudim estão de dar água na boca.
O novo look do blogue está muito bonito Ameixa!
Beijinhos

Nela disse...

Ameixa parabéns á tua mãe, que faça muitos e bons anos com saúde.Os teus bolos estão muito bonitos e também não percebo o dito nome de colchão de noiva...não tem nada mas está bem,boa semana beijito.

Flavinha disse...

Achei tudo maravilhoso neste bolo, inclusive a cobertura! Ainda bem que você chegou a tempo de pegar o Matias em pleno vôo!

Beijocas

carmencita disse...

Muitas felicidades para sua mãezinha, muita saude e prosperidade. Esse bolo é realmente delicioso, parabéns pela criatividade das florzinhas, sabes que me destes uma boa sugestão!!
Agora esse pudim é realmente divino!!!Bjss

ameixa seca disse...

Nani, muito obrigada, está entregue ;)
Inside me, pela imagem tenho uma mão com 4 dedos he he O único alimento que é afrodisíaco é o amor ;)
Anna, foi um fim de semana bem docinho e divertido ;) Obrigada!
Adriana, acho que é esse o intuito do bolo ;)
Manuela, esta aprovadíssimo por gato e por pessoas :)
Gina, obrigada, ele de bobo não tem nada :)
Janeca, muito obrigada! Isso é um exagero. Quem me dera ter arte para tanto ;)
Nysa, nós gostamos tanto que vai ser repetido muitas vezes :) Quando puderes faz!
Filipa, muito obrigada! Acho que este bolo é um sucesso em todas as casas :)
Aline, sou doceira com as duas mãos mesmo... uma mão segura a outrra senão ficaria tudo tremido he he
Andrea, não foi tudo no Domingo. Se reparares o prato do bolo e do pudim é o mesmo (a saga de um só prato continua he he) O bolo foi no sábado e no Domingo foi o pudim :)
Isabel, muito obrigada :)
Paula, muito obrigada :) Tens que provar o bolo... é uma delícia! Quanto ao lombo depois envio-te mail, ok?
Eliana, obrigada ;)
Luciana, obrigada! A minha mãe merece um belo bolinho :)
Monica, foi um aniversário super divertido. Obrigada!
Nela, muito obrigada!
Flavinha, a cobertura é uma delícia. Eu comi às colheres o creme da cobertura ;)

ameixa seca disse...

Carmencita, muito obrigada! Ainda bem que as florzitas correram super bem e que podem servir de inspiração a alguém. Vou postar a receita delas em breve :)

Odete disse...

Mesmo atrasada quero dar os parabens a sua mamae e desejar a ela muitas felicidades. As coisas andaram bem doces por ai com esse blo parece mesmo muito bom e ainda o pudim. Quanta delicia.

Beijos

Ana Powell disse...

Bom dia
Os meus parabéns á tua mãe, espero que tenham celebrado bem.
E tenho bem a certeza que sim, pelo bolinho maravilhoso que lhe fizeste.
Tenho que exprimentar esta esta maravilha.
Eu acho que o bolo é chamado de colchão de noiva, pela maciez e
pela sua cor, branca.
Antigamente, o bolo era feito no formato retangular e ficava parecido com um pequeno colchão.
Beijocas

Ameixinha disse...

Odete, muito obrigada :) Nós tentamos tornar a vida mais docinha!!
Ana, obrigada :) O nome é curioso e a textura é mesmo essa!

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Parabéns pela obra, um arraso!!!!
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

ameixa seca disse...

Fernanda, obrigada ;)

Mari disse...

Menina, amei as receitas. E esta forminha de biscoito..lindas.

ameixa seca disse...

Mari, obrigada :)

Ju disse...

Meu Deus, eu amo bolos e esse ai ta irresistivel...bjs

Laurinha disse...

Conheço colchão de noiva um bolo branco, com recheio e coberto com chantily e polvilhado com coco ralado...

Adorei conhecer a outra versão!

Afinal, há diversos tipos de noivas, né não!

Beijinhos

ameixa seca disse...

Ju, este é mesmo irresístivel. É o bolo ;)
Laurinha, a cobertura deste também seria o coco por cima do creme. Mas chantilly não tem. Depende mesmo das noivas ;)