sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Bolo de abóbora e amêndoa

Tinha uma abóbora de 13 kg à espera de ser usada. Como vivo numa aldeia rodeada de agricultores, sempre tentei comprar as abóboras ao pé da porta, porque são de confiança e mais baratas. Mas nunca, nunca consegui encontrar nenhuma que tivesse aquele tom alaranjado que é própria para fazer docinhos. A abóbora que um vizinho deu à minha mãe era suposto ser laranjinha mas quando a abrimos ela tinha um tom mais amarelado, mais uma desilusão. Depois de partida, retiradas as sementes e a casca, não sobra grande coisa. Levei a cozer grande parte e lá foi ficando mais alaranjada. Com a abóbora fiz panquecas, compota, sopa e este bolinho. O sabor intenso da amêndoa com a abóbora fica excelente. Fui buscar a receita aqui.

Ingredientes:
500 g de abóbora limpa
250 g + 1 colher de sopa de açúcar amarelo (usei 150g + 1 colher)
1 laranja
50 g de manteiga
150 g de amêndoa ralada com a pele
4 ovos
100 g de farinha com fermento
amêndoa em lâminas (não usei)
canela em pó (usei uma mistura de canela com açúcar)

Preparação:

Corte a abóbora em cubos, deite-a num tacho e junte-lhe os 250 g de açúcar amarelo, a raspa da casca e o sumo da laranja. Leve ao lume e deixe cozer durante cerca de 20 minutos com o tacho destapado. Quando a abóbora estiver quase cozida, ligue o forno e regule-o para os 180 °C. Reduza a abóbora a puré com a varinha mágica e junte-lhe a manteiga, a amêndoa ralada com a pele e os ovos, previamente desfeitos. Adicione a farinha, misture bem e deite numa forma de mola, previamente untada. Coza no forno durante cerca de 50 minutos. Um pouco antes de terminar o tempo, polvilhe com o restante açúcar e amêndoa em lâminas.
Sugestão
Depois de fria, se gostar, polvilhe com canela em pó.

Fica um bolo pequenino, pelo menos o meu ficou e pela foto que vi também está pequenino, mas vale a pena, fica muito bom. Quem tiver abóbora para gastar que se atreva :) O aroma da abóbora a cozinhar é excelente.



A Vivian passou-me este selinho para que possa ganhar uma caricatura a P&B dela e eu resolvi pegar e passar para ajudar.
Pelas regras, devo indicar outros 10 blogs para presentear com o mesmo selinho e estes 10, da mesma forma, presenteiam outros 10, seguindo as orientações abaixo:

1 - Exibir a imagem do selo "Olha Que Blog Maneiro"
2 - Postar o link do blog que te indicou
3 - Indicar 10 blogs de sua preferência
4 - Avisar os indicados
5 - Publicar essas regras
6 - Conferir se os blogs indicados repassaram o selo junto às regras
7 -Enviar sua foto ou de um(a) amigo(a) para olhaqueblogmaneiro@gmail.com juntamente com os 10 links dos blogs indicados para verificação.
Caso os blogs indicados repassem o selinho "Olha Que Blog Maneiro" e suas regras, corretamente, dentro de alguns dias o blog que os indicou recebe 1 caricatura em P&B
8 - A caricatura só vale se as regras acima forem seguidas

As minhas indicações são:



A Luciana passou-me o selo dos Sete Pecados (esta imagem não pertencia a um genérico de uma novela brasileira?) porque diz que eu não dou desanso à gula. Euuuuuu? Que maldade! Bem, se esse for o meu único pecado, já não é mau :)
E tenho que passar a mais dois blogues e escolhi dois que me vão enaltecendo a gula:

Vó Mindoca
Fiel ao Tacho

O último mas talvez o mais importante, da Luciana, Vítor, Rosa Eliza e Sarita:



Que somos nós sem afecto? "No man is an island" e um blog sem visitas talvez seja apenas um pseudo-blog. Creio que o meu blog é recheado de afectos, algo que eu muito prezo e que faço os possíveis para retribuir. É na base do afecto que estabelecemos pontes, que nos sentimos próximos e que criamos amizades, mesmo que virtuais. Seria impossível passar este selo a uma pequena quantidade de blogueiras/os. Óbvio que tenho mais afinidade por umas/uns e menos por outras/os. Porque o afecto e a amizade requerem reciprocidade. A todos que sentem afecto pelo meu blog e por quem o constrói, eu só tenho que agradecer e fazer com que não vos desiluda. Não vai ser um selo que vai fortalecer o afecto ou criar mais amizade. São as palavras e as presenças... mesmo que não deixem comentário.

O afecto não se diz, não se passa de mão em mão... sente-se!

E a minha mãe sempre disse que "Quem não se sente não é filho de boa gente!" :) Ou isso ou têm os membros adormecidos de estarem parados em frente ao computador he he

Não podia terminar um post de uma forma tão séria, tinha que me dar para a galhofa ;)

Sejam felizes que eu vou fazer por isso!

Bom fim de semana.

61 comentários:

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Ameixa...quero um pedação deste bolo...hehehehehehe

Parabéns pelos mimos... tu merece amiga!

bjsssssssssssssss

Unknown disse...

Deve ser uma boa combinação, abóbora e amêndoa. Boa dica. Eu tb polvilharia canela e açúcar.

Beijinhos

Axly disse...

Ahahahahah, só você moça!
Adorei esse bolo, ficou lindo^^
Também fico triste se a abóbora não é laranja.
Kisss^^

Ezequiel Coelho disse...

As tuas receitas (ou delas, o produto) é que são verdadeiros poemas! :D
Bom Fim de Semana também para ti!
Beijo!

Claudia Lima disse...

Ameixinha o bolo ficou com uma cor linda!
Vc ia adorar as abóboras por aqui. São bem laranjas por dentro.
O que é Vaqueiro? Nunca ouvi falar.
Bjs :)

Luciana disse...

Nossa o bolo ficou lindo e bem fofinho!!!
Adorei, quarda um pedacinho para mim??
bj
LU

Isabel Salvador disse...

que bolo maravilhosa ameixinha querida,e parabéns pelos premios querida mereçes o melhor,jinhos querida

Maggie disse...

Isto sim já é mais a minha onda... bolinhos.
Deve ser uma delícia.
Parabéns pelo prémios... depois quero ver a tua caricatura...hehehe
Bjs e bom fim-de-semana

Raspas de Laranja disse...

Ora aqui está mais um bolinho para eu fazer. O teu ficou lindo, e é claro que vai ser polvilhado com canela, que para além de adorar essa especiaria, tenho de comer o bolo e lembrar-me donde veio a receita. Sorte que tens aboboras de oferta, nós aqui compramos, mas a verdade é que comprei uma bem laranjinha por dentro.
Outra coisa, já nem sei se espero ansiosa as tuas postagens, para ver as receitas, ou se para me consolar com as tuas divagações.
Tem um bom fim de semna.
Beijinhos
P.S. Os miminhos tu mereces.

Nela disse...

Querida, comigo as fotos desaparecidas já regressaram,deviam ter ido de férias para um sítio mais quentinho ;D não sei sinceramente o que se passou rsrs, e as tua mãozinha também já aparece rsrsrs e não aparecia, não entendi...mas já está ok!obrigada pelo mimo, claro que aceito com muito prazer de te teres lembrado da minha pessoa.Mas só logo ou amanhã o ponho no meu blog, está bem? e já agora aproveito pq, tb tenho um para ti e não sei se já o tens, mas se tiveres não há problema amiga, tb, conto pôr logo á noite, logo ou amanhã se poderes e quiseres passa lá pf.E tens razão com as palavras que dissese-te, é complicado se agradar a todos e se desagradamos a alguém, claro que é sem intenção alguma...tem que haver entendimento apenas.Quanto ao teu bolinho adoro tudo que leva abóbera, e então bolos nem se fala e com amêndoa deve ter dado um belo gostinho Ameixa beijito e fica bem, bom fim de semana tb, para ti.

Nela disse...

Voltei, tal como sempre escrevo a correr e depois dou erros, qualquer dia chamam-me Burra, escrevi abóbora e claro que não é assim , mas abóbera, rectifico a palavra, bjs.

Rosa Eliza disse...

Oi Ameixa,minha amiga gostei muito desse presente,fiquei muito feliz por seu carinho.Obrigada.
Um fim de semana maravilhoso para você.
Bjss no coração

Delícias e Talentos disse...

Esta receita a minha cara!
Abóboras ainda por cá andam, amêndoa moida também (mas acho que sem pele), e portanto, teremos um belo lanche um dia destes! Hihihi :)

ameixa seca disse...

Anita, podes pegar um pedação que eu deixo :)
Ana, é uma boa combinação sim, mas acho que com nozes também ficaria super bom :)
Axly, obrigada :)
Ezequiel, quem me dera que assim fosse :)
Cláudia, aqui também tem bem laranjinhas mas esta foi dada :) Desculpa, vou lá colocar na receita que vaqueiro é manteiga.
Luciana, está guardado ;)
Belinha, és uma querida, obrigada :)
Maggie, és uma castiça :) Não quero caricatura. Passei o desafio para ajudar a Vivian a ganhar ;)
Zé, sabes o que é bom neste bolinho? É comer um bocadinho da abóbora depois de ter ido ao lume com o açúcar e o sumo de laranja he he
Nela, eu continuo sem ver as fotos, nem a tua nem a minha nem a de outras blogueiras. Quando quiserem podem voltar :) Amanhã passo lá para ver mais um prémio!
Rosa, eu é que tenho que agradecer :) Abraços!
Mary, podes fazer perfeitamente sem pele, até acho que é capaz de ficar melhor :)

Emília disse...

Abóbora de 13 kg faz um tempão que não vejo, aqui só encontro de algumas "poucas" gramas!rss
Deve ter ficado muito gostoso!!
Beijinhos

moranguita disse...

ameixinha que bela receita que tu encontras-te. ta um maravilha. pena nao ter abobora la em casa em quantidade de o fazer porque parece magnifico.
bom fim de semana

Mari disse...

Ameixinha, sabe que tive quase o mesmo "problema" que você? Compramos uma abóbora enorme, e estava com medo que estragasse.... pedi à minha secretária que a cozinhasse e reduzisse a purê... e aí fiquei com aquele montão de purê, sem saber o que fazer.. hehehe, ja fiz um bolo e também uns muffins... mas ainda dá pra mais 2 ou 3 receitas, hoje vou fazer outros muffins (receita diferente da que fiz ontem) para não ter perigo de estragar... fico tão brava e triste qdo algo estraga!
Seu bolo ficou maravilhoso... lindo, lindo, e imagino que delicia, as amêndoas deixam a massa tão úmida e macia...
Beijo grande, e parabéns pelos selinhos... você merece MUITO!

Mari

Rose Oliveira disse...

Oi querida!
Sua abóbora rendeu várias delícias então...gostei da mistura de abóbora com amêndoa e muito obrigada pelo mimo, vou levar sim, amei!!
Beijinhos.

Abóbora Amarelinha disse...

Lindinha, obrigado por me teres reduzido a puré... e precisava de ser com a varinha mágica?
o passe-vite sempre é menos violento..né?!
beijinhos centrifugados

Luisa Alexandra disse...

Que bolo excelente, com uma cor mesmo apetitosa!

K disse...

AMEIXINHA QUERIDA MUITO OBRIGADINHA
FICO IMENSAMENTE FELIZ QUANDO SE LEMBRAM DE MIM, OBRIGADA PELO SELINHO, LOGO MAIS POSTAREI
E ESSE BOLO!!! O QUE É ISSO?
AQUI NO BRASIL FAZEMOS DOCE DE ABÓBORA EM PEDACOS, FICA MUITO BOM... E TEMOS ALGUMAS ESPÉCIES QUE SÃO VERMELHINHAS, SE QUISER SEMENTINHAS DAS MINHAS, ENVIE SEU ENDEREÇO PRO MEU E-MAIL karolinemanoel@gmail.com, QUE MANDO ELAS PRA VC PELO CORREIO
BEIJO GRANDE,E OBRIGADA DE NOVO
FICA MUITO BEM

Nani disse...

Uau menina, 13 kg e acha criatividade pra usar tanta abóbora e pelo visto você foi bem criativa.
A começar por este bolo maravilhoso!
Eu nunca provei bolo de abóbora, mas ainda quero fazer.
Beijos

susana disse...

Ameixinha,
Acabei de perguntar a minha mestra de cozinha alentejana a avó do marido, cá no alentejo a abobora para fazer doces é essa amarela, a laranja chama-se mogango, é para a sopa e outros fins culinarios.
Beijinhos
Bom fim de semana

P.s-A parceira já está escolhida, agora só falta, a receitinha!!!!

Catarina Santos disse...

Eu não gosto de abóbora, mas em contrapartida não dispenso a amêndoa em muitos docinhos! Vindo de ti, não me admirou nada que rematasses com uma pitada de canela moída :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Sarita disse...

Ficam muito bons os bolinhos de abobora!E a combinação com a amêndoa deve ficar muito boa!

Obrigado linda pelo prémio,fico contente por te lembrares em mim.

Beijinhos.

Mantovani disse...

Nossa Ameixa! Parece que dá para sentir o cheiro do bolo... hummmm... Qual a abóbora que você utilizou na preparação? Ah, qual o nome da aldeia que você vive? Tenho alguns amigos brasileiro morando por aí...
Obrigado também por visitar meu blog, espero que goste!
Beijos!

Karla disse...

Oh :( eu tenho montes de abóbora para gastar...mas o malvado do meu forno não me deixa fazer bolos o badalhoco!

beijinhos....

Téia disse...

Oi lindona, você sempre querida, olha estou sempre aqui, é que atualmente estou trabalhando muito e dodói,mas já estou a melhorar. Olha, nunca, jamais, deixaria de pegar um selo ou prêmio seu, eu sou sua fã e te acho muito especial. Fico imensamente feliz quando se lembra de mim, o que, felizmente, sempre acontece, muuuuito obrigada, já coloco lá no Banquetes. BJ grande amiga.

Helena disse...

Ameixinha
Esse bolinho laranja ficou muito bonito e saboroso concerteza.Gosto muito!
Parabens pelos premios/selinhos.
Bom fim de semana!

PS-Uma vez que não podemos escolher a ascendência,já mudei o proverbio para"Quem não se sente,não é boa gente!"

Noémia disse...

Sortuda, as minhas abóboras que estão a secar alinhadinhas num muro, tão lindinhas por fora, abrem-se e estão desfeitas em água. Dve ser de tanta chuva cá fora que querem rivalizar com o tempo!
Vamos ver as que faltam.:)
Quanto às tuas palavras sobre a pedagogia do afecto, são sábias palavras e concordo plenamente com elas e com as da tua mãezinha!

sweety disse...

que bolo maravilhoso deve ser mesmo bom e optimo para aproveitar alguns restos das festas de ano novo he he

beijos

Odete disse...

Receitas com aboboras, sempre bem-vindas!
Gostei tembem da "fala" sobre afeto...uma delicia sentir e retribuir carinho e afeicao.

Beijos e um feliz fim de semana

Ana Powell disse...

Gosto muito de abóbora.
Achei esta tua receita muito boa.
Que sorte tens viveres perto das hortinhas.
É o meu sonho, voltar para Portugal e têr um terrenozinho para poder plantar os meus legumes e vegetais, flores. Sonho com isso muitas vezes.
Feliz fim de semana x

Carolina Andrade disse...

Ameixita, que bolo diferente!!! Hummm, acho que vou testar. Tenho abóbora em casa, me faltam as amendoas!! Amiga, quando quiser te mando uns pequis!!!! E parabéns pelos mimos, você merece. Um mega beijo!!

Margarida disse...

Qualquer dia ainda semeio abobora aqui no meu quintal. A terra pelos visto é muito boa já que a salsa e os coentros crescem a uma velocidade alucinante.
E abóbora com amêndoa é das minhas combinações preferidas! Em doce é optimo.
Bom fim-de-semana pra ti!

Cininha disse...

Esse bolinho tem tudo para ser bom, abobora e amendoa uma excelente combinação, e a canela tb dá um toque especial, fica anotado para quando voltar a ter aboboras frescas :-) agora já só tenho congelada.
bjinhos

Isabelocas disse...

Gostei da receita do bolinho, gosto muito de abóbora e amêndoa.
Mas gostei muito de ler as palavras que escreveu sobre o afeto.
Beijinhos e bom fim de semana

ameixa seca disse...

Emília, é uma abóbora inteira com casca, sementes e tudo. Depois de limpa não ficamos com muita coisa :)
Moranguita, fica para quando tiveres ;)
Mari Azevedo, depois de cozida e escorrida eu fiquei quase sem abóbora nenhuma. Ela é constituída por muita água e, depois de cozer, sobra muito poouco :)
Rose, obrigada querida :)
Abóbora, é logo com muita violência. Eu nunca tive passe-vite em casa. Aqui tudo é mágico :)
Luísa, obrigada :)
Karoline, obrigada eu! Infelizmente não tenho onde semear abóboras. Nem jardim tenho! Mas agradeço muito a disponibilidade :)
Naninha, tudo feito com abóbora é super bom, desde uma sopa, um pudim ou um bolinho :)
Susana, fico feliz com a parceria e a informação. Achei que a mais laranja era própria para doces :)
Catarina, por acaso a sugestão da canela moída foi dada pela Vaqueiro, e eu aproveitei :)
Sarita, acho que a abóbora fica bem com qualquer fruto seco, noz, amêndoa e até avelã :)
Mantovani, eu não sei qual o nome da abóbora que utilizei e nem lembrei de tirar foto antes. O aroma é super bom quando ela está a cozer com o sumo de laranja :) E sabe bem também!
Karla, adorei essa do badalhoco he he Fantástico!
Téia, não precisas dar explicação, eu entendo perfeitamente :) Espero que fiques boa rapidinho!
Canela, tens razão, os pais não têm que responder pelos filhos manhosos he he
Noémia, a minha ficou guardada na garagem. Não a deixei ao relento :)
Sweety, se tiveres frutos secos de sobra, dá para aproveitar :)
Odete, abóbora é boa de qualquer maneira né? E afecto também :)
Ana Powell, eu vivo rodeada de agricultores mas nao tenho quintal :( Tenho é a sorte de conseguir algumas coisas boas de vez em quando!
Carol, se tiveres nozes acho que também deve ficar super bom :)
Margarida, se tiveres quintal eu acho uma boa opção! Quem me dera :)
Alcina, são ingredientes que casam muito bem :)
Isabelocas, escrevo o que sinto! Obrigada :)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!!

Gosto tanto de abóbora!

Imagino que tanto a sopa como as panquecas ou a compota estivessem óptimas!
...O bolo, esse, ficou com um aspecto tão bommmm que consegue fazer-me fome!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Adoro abóbora e também amêndoa. Assim, esse bolo deve ser tudo de bom.
Quanto ao afeto, você disse tudo.
Beijos

SusanaG disse...

O bolo está com um aspecto óptimo! Os selos são bem merecidos! Beijocas.

Cláudia Marques disse...

Adorei a ideia, abóbora com amêndoa deve ser mesmo bom!! Qdo formos para Barcelona, podes fazer um para merendarmos no quimboio, com um copito de licor.
Bjs

Priscila Beneducci disse...

Oi lindinha! Obrigada pelo presente, fiquei lisonjeada! Você voltou de férias só fazendo coisas gostosas, aqueles 2 queijos diferentes no forno eu amei. Panqueca de Abóbora até anotei uma outra receita das meninas dos blogue, mas a sua está melhor, lendo achei que ficaria + gostosa. Uma horinha vai acabar nascendo, estou numa onda de abobora mesmo... Aquele Bolo de Cenoura com Laranja eu não conhecia. Sabe o que eu realmente gostei, não deveria claro, é a seu Filhós (amo uma fritura), eu ja tinha ouvido falar e não sabia o que era. Eu não entendi uma coisa, aquela flor de metal é a fôrma de filhos, tem um gancho para segurar dentro do oleo, ou você tem quer ter algumas delas, jogar no oleo, retirar com escumadeira? Aproveitando a minha cara de pau, se eu te envia-se um dinheiro por deposito bancario, será que você comprava uma flor de Filhós e enviava para o Brasil (MG) para mim. Claro voce me diria quanto o meu desejo ia custar? Eu vou entrar no micro só amanha a noitinha. A gente se fala ... Beijao da Pri (Minas Gerais - Brasil)

ameixa seca disse...

Leonor, acho que consegui aproveitar muito bem a abóbora :)
Heloísa, obrigada :)
Cláudia, eu levo os comeres e tu levas os beberes he he
Priscila, eu não fui de férias he he Ainda não postei a panqueca de abóbora, deves ter confundido. A flor de metal é a forma da filhós e tem um gancho para segurar sim. Passo a forma no óleo, depois na massa e depois no óleo outra vez e retiro com a escumadeira. Eu não comprei essas formas, deram-me de presente. Mas pode ser que um dia destes eu encontre :)

Xana Bértolo disse...

Mais 1 bolo pra experimentar... Ui os bolos andam a perseguir-me.. LOL...
Parabéns pelos selos e mimos Ameixinha, o teu blog é mesmo 1 lufada de ar fresco... :)
bjinhus

Marly disse...

Ah, esse bolo "é dos meus" (tradução: do tipo que mais aprecio!). Mas o que vem a ser vaqueiro?
Você é mesmo muito querida.
Beijinho

Paladares da Isa disse...

Querida Ameixa,

Uma combinação perfeita!
Adorei.
Bjos

Unknown disse...

Querida Ameixa, não se preocupe com a cor e sim com o gosto!
Ficou maravilhoso viu.
bjs e boa semana.

AndreaDomingas disse...

Oi Ameixa!
Estou aqui para agradecer as visitas e dizer que voltarei com calma para ver os bolos que fizestes. Este está lindo e logo eu que amo abóbora...
Bjs,

Raspas de Laranja disse...

Este post não é de culinaria.
É só para fazer notar que as nossas natas estavam deliciosas. Nada como as da semana passada que fizeram azia a muita gente. Eu comi três. lol :)
Boa semana

ameixa seca disse...

Xana, o ar anda fesco anda :) Obrigada!
Marly, já rectifiquei. Vauqeiro é a marca de uma margarina :)
Isa, também achei :)
Nana, os olhos também comem he he
Andrea, quando quiseres eu estou por cá :) Obrigada!
Zé, tenho a mioleira carcomida com tanta água. Está tudo a cheirar a mofo, explica lá essa das natas ok?

ameixa seca disse...

Ahhhh, já entendi. Dahhhh! Bibó Porto carago ;)

Anónimo disse...

Deve ser muito bom... agora as abóboras de confiança por aqui é que já não é tão facil, mas dá para experimentar na mesma ;)

Tia Gio

Laurinha disse...

Ameixinha, tudo bem?
Estou voltando das férias.... já vim tomar um cafezinho.

Adorei o bolo, adoro abóbora!
Agora vou zanzar para ver as outras delícias, tá!

Beijinhos

Isabel Seabra disse...

Puxa!
Hoje não conseguia chegar ao fim da linha dos comentários...!
Também quero uma abóbora dessas...adoro comê-la em doces e salgados.
Sobrou alguam fatia para mim?
bjs

Raspas de Laranja disse...

É isso mesmo. Jinhos

ameixa seca disse...

Gio, agora já não tenho mais abóboras também ;)
Laurinha, bem vinda :) Podes zanzar à vontade!
Borboleta, já vens tarde, não há nadinha :)
Zé, biba!

Natália Eleutério disse...

Uma verdadeira tentação, bjs.

ameixa seca disse...

Nani, é mesmo :)

a Trofa tem cozinheira disse...

Aqui esta!!!! eu hoje coloquei este bolinho!!! nem tinha visto o teu!!! Esta bem bonito!!!! BEIJOKAS

Ameixinha disse...

Bombokita, o teu ficou muito mais lindo :) Obrigada!