domingo, 28 de junho de 2009

Chocolate quente


É impressão minha ou o frio e a chuva voltaram? :)
É tão bom ficar em casa e ouvir a chuva a cair, principalmente ao Domingo! Podem discordar de mim que eu deixo! Não tenho culpa de ter nascido no Outono e adorar este tempinho mais ameno, nem de ser bichinho do mato e gostar de ficar em casa a ler um livro ou ver um filme!
Contudo, ontem à noite saí porque os bichinhos também gostam de sair do ninho de vez em quando mas, essa aventura fica para contar noutro post he he
Para agora e como o tempo pede, chocolate quente, parece-vos bem?

Ingredientes para 1 chávena:
100 ml de leite
100 ml de natas/ creme de leite
1/2 fava de baunilha aberta e com as sementinhas raspadas*
2 bagos de cardamomo
50 g de chocolate branco ralado (tive que usar negro)

Preparação:
Numa tigela, coloque o leite, as natas, a fava de baunilha e as sementinhas e o cardamomo. Leve ao microondas, na potência alta por 3 minutos - misture a meio do tempo. Deixe arrefecer e descansar por 30 minutos.
Retire a fava e os bagos de cardamomo, adicione as raspas de chocolate e volte ao microondas na potência média por 1 minuto e 30 segundos. Misture vigorosamente com um fouet até o chocolate derreter.
Sirva a gosto, quentinho, morno ou frio.

Nota: peguei num pouco do chocolate quente e levei à máquina expresso para fazer uma espuminha. No final raspei um pouco de chocolate em tablete por cima.


Não sei se sabem mas a Simone do Chocolatria promoveu um Concurso da Sorte e do Merecimento. Como eu não tenho sorte nenhuma, ganhei o merecimento que até sabe melhor, não é? :)
Quem quisesse participar e ganhar pela sorte teria que ser um dos seguidores do Chocolatria, depois seria sorteado aleatoriamente um número. Para participar pelo merecimento teve que responder a esta pergunta: "Por que eu MEREÇO ganhar esse prémio?"
O prémio pela sorte era um avental Divas e pelo merecimento, um avental Divas mais um kit surpresa.
Para saberem porque é que eu ganhei, vejam aqui.

Si, como podes ver já comecei a usar os presentes maravilhosos que enviaste e tratei logo de fazer uma sugestão tua :) Foi uma pena não ter chocolate branco em casa, mas nem esperei para ir comprar. Mal vi este teu post e corri para fazer :) Prometo que, na próxima faço tudo como a mestre manda he he
Obrigada por tudo, mais uma vez! Abraço da Seca, Ameixa Seca ;)



Bom Domingo e bom início de semana a todos :)

* Depois de usada a vagem, lavem-na e limpem-na, colocando-a dentro de um frasco com açúcar. Em pouco tempo terão açúcar baunilhado.

71 comentários:

Carlota e a Turmalina disse...

Amiga de merecimento...adorei a sugestão do chocolate quente.Pena que por aqui eu não encontre natas nem favas de baunilha.Vou tentar uma adaptação :o)
Bjossse um excelente final de semana

ameixa seca disse...

Turmalina, natas é creme de leite. Acho que não deve faltar creme de leite por aí, né? Quanto à fava de baunilha já é mais difícil, a solução é fazer sem :)

Nana disse...

Chique esse presente hein?!
Aqui é tempo de frio mesmo hehehe ai que está ao contrário.
Bjs

Belinha disse...

ai k maravilha! amo adoro aiaiaiai ja ia uma chávena beeeeeeeeemmm grd ihihihihi bjoka!

sushibaby disse...

Adoro o Verão mas á falta de melhor tempo, um domingo a ver um bom filme e um chocolate quente sabe mesmo bem.
Bom fim de semana beijinhos

Fátima disse...

Aqui, o friozinho continua dando o ar da gra;a, vou aproveitar e fazer esse chocolate quente que eu adoro!

Abelha Maia disse...

Adoro chocolate quente e concordo contigo, gosto muito de ouvir a chuva a cair, e o cheiro a terra molhada.
Belo presente.
bjss

Pimenta disse...

ficou lindo o teu chocolate e com o cardamomo deve ter ficado uma optima combinação

Paulo Francisco disse...

Amiga ficou um espectáculo:)um beijo.++))

Smsn-artes e ideias disse...

excelente!!!

bjs

smsnartes

Téia disse...

Querida ameixinha, parabéns pela vitória muito merecida, você é uma poeta. Este chocolate é delicioso e os prêmios lindos demais. A foto ficou nota 10, parabéns. Bj grande.

Cristina disse...

Não está com new look o blog? Desculpa, mas sou mt distraida, acho que está diferente...:) Está adequado a este dia cinzento, que me está a dar cabo dos nervos! Ia bem o chocolate quente.

Lourdes Sabioni disse...

Ameixinha fiquei com água na boca de vontade de tomar uma xícara desta...aqui choveu bastante ontem e um chocolate desses não seria nada mal...Bjs

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha manda ai uma chávena para mim ou a tropa já limpou tudo!Um beijinho...

ameixa seca disse...

Nana, aqui é o arrefecimento em Portugal :)
Belinha, é bem fácil de fazer :)
Sushibaby, temos que estar sempre preparados para estas mudanças súbitas de temperaturas :)
Fátima, este chocolate aquece os dias mais frios :)
Abelha, para mim tem muito mais encanto :)
Pimenta rosa, obrigada pela visita. O cardamomo dá sempre um toque delicioso :)
Paulo e Smsn, obrigada :)
Téia, eu tento. Obrigada :)
Cristina, não. Está igual ao que estava já desde 2008 :)
Lourdes, então mãos à obra. Nem que seja só leite e chocolate :)
Natércia, a tropa era só eu. Só dá uma chávena e já marchou tudo he he

Natacha Rodrigues disse...

frio e chuva??

Ora estive na praia ontem todo o dia :)

E so nao fui hoje porque deixei-me dormir hehehe

Sinceramente agora chocolate quente não ia, mas sou muito gulosa e no inverno não há nada melhor!!

ameixa seca disse...

Verdinha, aqui choveu muito ontem e hoje está bem fresquinho. Não sei se viste no telejornal mas Lisboa andou meio afogada com tanta chuva. O país é pequeno mas os micro-climas são imensos :)

Mari disse...

Hoje está um friozinho nas bandas de cá....ótima sugestão este chocolate bem quentinho.

Susana Gomes disse...

Eu assino em baixo: livros, filmes, aconchego do lar e um belo chocolate quente!
Fui espreitar a versão chocolate branco e tb me deixar tentar!
:)

Beijinhos.

Delícias e Talentos disse...

Para mim pode ser uma chávena de xoclate bem quentinho, pois está frio e a chuva não nos larga! Será que teremos verão em Dezembro? Sacré!
Little Plum, gostei da dica do açúcar baunilhado, hei-de experimentar com o mascavado, parece-me uma óptima alternativa ao de compra! Dá cá mais 5! hehehe:)

Mari disse...

Ameixinha, um chocolate quentinho é a melhor pedida do mundo para esse frio todo que está fazendo por aqui!!
O avental da Si é chique demais da conta... e você mereceu ganhá-lo, com toda certeza...
Super beijo

Mari

conceicao disse...

Concordo com este tempo sabe bem um chocolate quentinho.
Bjs.

RUTE disse...

Que apetitoso! Leite com chocolate branco, baunilha e cardamomo é simplesmente apaixonante!

Só retirava as natas para torná-lo menos calórico. Beijokas.

anabenfica disse...

Oh faz favor, é uma chavena bem cheia para mim...

Bjitos

Anónimo disse...

Uhm...chocolate quente!!! Não me lembraria de o fazer no verão, mas também é verdae que este verão anda com muitas caras de inverno. Agora bebia um. :D

Unknown disse...

Nossa... amei seu blog!
vc é uma arte na cozinha....
já to seguindo!
parabéns

Vânia Costa disse...

Ameixa ficou divinal! Que bem que tinha ido hoje com o dia frio e chuvoso! Já me estava a imaginar, no sofázinho, com o chocolate nas mãos, a ler um livrinho, huuum!
Delicioso!

Beijinho*

Cininha disse...

Eu por acaso também gosto de um domingo com chuva para ficar em casa a ler um livrinho :-) mas é no inverno:-(
O chocolate assim quentinho deve estar uma delicia, eu adoro mas nunca fiz em casa :-)

Claudia Lima disse...

Também estou louca para provar estas sugestões de Chocolate Quente da super Simone.
Devem ser maravilhosos com certeza, mas aqui o calor está muitoforte por enquanto.
Parabéns pelos lindos presentes!
Bjs :)

Unknown disse...

Pareceu-me tudo muitíssimo bem!
Sou fã de chocolate quente e o teu está de babar, também gosto dos dias assim e o meu também foi passado no aconchego do lar e... o prémio é lindo e muito bem merecido!
Ó Ameixinha! Vem-me cá dizer que não tens jeito que eu te digo... poesia e prosa é contigo ;)

Beijocas e boa semana

Noémia disse...

Minha querida, eu também sou do Outono, e é a minha estação preferida mas até para mim este tempo já enjoa!
Parece que vivemos num país tropical, quente e húmido e de vez em quando frio!
Já mereciamos um solzinho constante e umas banhocas para nos refrescarmos e divertirmos, não?
Até lá, acho que fizeste uma óptima escolha, "chicolate" quentinho e reconfortante, para nos consolar!:)

ameixa seca disse...

Mari, acho que está frio das duas bandas do oceano atlântico :)
Gasparzinha, na próxima também faço com o chocolate branco :)
Mary, o Verão vai sendo. O problema é não existir Primavera. Ou está frio ou muito calor :) Já tenho açúcar baunilhado há muito tempo e é óptimo para adoçar tudo :)
Mari, o avental é maravilhoso :) Obrigada!
Conceição, ó se sabe! :)
Rute, nesse caso só com leite também fica bom :)
Anabenfica, era bom não era? ;)
Susana B., eu ando conforme o tempo que está lá fora. Estando frio, é chá ou chocolate quente :)
Carina, obrigada pela visita e pelo comentário :)
Vânia, acho que o mau tempo vai continuar, pelo menos para estes lados. Não hão-de faltar oportunidades para fazer chocolate quente :)
Alcina, é muito fácil de fazer, o microondas dá uma grande ajuda :)
Cláudia, aqui também era suposto estar calor mas o São Pedro anda deprimido e dá nestas chuvadas manhosas :)
Cenourita, sabe tão bem um Domingo sossegado com chocolatinho quente :) Obrigadinha pelo incentivo he he
Noémia, já sei, já sei. Mas eu nem tenho piscina he he Merecíamos uma Primavera, pelo menos :)

Helena disse...

Olá Ameixinha
Ontem acordei atarantada com uma trovoada por cima da minha cama,este chocolate quente tinha sido bem apropriado!
Esta é uma das receitas que costumo fazer e gosto muito.
Parabens pela distinção,estaás feita uma poetisa!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida, e eu que pensei que so' aqui na Italia o frio e a chuva haviam retornado!
Que bom que postastes esta receita, irei fazer hoje mesmo - sabes que eu nunca fiz chocolate quente? Um grande abraço.
Léia

♥ mesa para 4 disse...

Está perfeito o teu chocolatinho, para mim tá sempre bom tempo para um chocolate desses ;-)

ameixa seca disse...

Canela, aqui não tivemos disso mas chuva não faltou. Eu vi nas notícias que aí esteve quase o fim do mundo :)
Léia, acho que a Europa está a padecer deste Verão Invernoso. Quando o sol nasce é para todos e, pelos vistos, a chuva também :) Tens que fazer chocolate quente. É super fácil!
Samma, lambareira he he

Unknown disse...

Olha, eu também estou a gostar muito deste tempinho para refrescar as ideias. E um chocolate quente vai sempre bem, também vi o da Simone e tb fiquei de olho nele.
Bjs

Cláudia Marques disse...

Ontem em Alverca, das 8 às 9 da manhã, caiu uma trovoada que até as paredes abanavam... nunca ouvi uns trovões tão "estrondosos" na minha vida! Os miaus até ficaram assarapantados :)
Mas eu tb estou a gostar deste tempo, principalmente os 20 e poucos graus.
E esse chocolate, definitivamente, está de beber e chorar por mais!
bjs

Vina disse...

Eta chocolatinho quente booommm! Yummi!!! Beijocas.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ameixinha,
Com este tempo eu também sou servida desse chocolate quente.
Bjs
Moira

Nani disse...

Aqui também chove e faz frio, eba!
Teu chocolate ficou lindo, digno das melhores cafeterias.
Parabéns pelo prêmio! Lindo!!!
Beijos

Unknown disse...

Gostei mto da sugestão...

argas disse...

Deve saber tão bem, assim caseirinho :) Eu também gosto muito do Outono, mas depois de um Inverno sabe sempre tão bem o verão, o calor, o sol...praia! :) bjinho

ameixa seca disse...

Isabel, sabe tão bem e temos que aproveitar o tempo que vai fazendo. Um dia coisas quentes, outro coisas geladas :)
Cláudia M, é Deus a dizer aos Mouros que algo anda mal para esses lados. Havia de ter caído um valente trovão na Assembleia he he
Vina, é mesmo :)
Moira, sabe muito bem :)
Naninha, obrigada :)
Carlinha, a Si tem sempre sugestões óptimas :)
Argas, tens razão. Mas temos que aproveitar da melhor forma este tempinho :)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Nem fala em chuva e frio... é o que tem por aqui!

bjsssssssssssssssssss

PS: quero chocolate! :DD

Isabelocas disse...

Que maravilha!
Muitos parabéns pelo o prémio, o poema está fantástico.
Bjs

Su7i disse...

Excelente! Adoro esse aconchego! E o chocolate quente faz toda a diferença! Beijinhos

Natália Eleutério disse...

Ando zangada com o tempo, ora faz um calor de rachar ora faz frio e chuva, fazer o quê?????????
Vem mesmo a calhar o teu chocolate quente para nos confortar a alma, bjs.

ameixa seca disse...

Anita, se tem então temos que beber chocolate para aquecer :)
Isabelocas, obrigada :)
Suzi, é óptimo nestes dias manhosos :)
Nani, o pior é que isto destabiliza o organismo mas fazer o quê? O melhor é beber algo quente :)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Que delícia esse chocolate.
Ah, parabéns pelo prêmio de merecimento.
Beijo.

Abóbora Amarelinha disse...

Parabens pelo prémio, eu sempre ouvi dizer que cada um tem o que merece, he he he.
Acho muito bem que te enchas desses chocolates maravilhosos,porque ouvi dizer que tu não tens nem um tiquinho da "faixa de gaija", nem queixo duplo, nem uma mini verruga...
Achas isso bem?
Beijitos achocolatados

ameixa seca disse...

Heloísa, muito obrigada :)
Abóbora, ainda bem que foi merecido! Pois, não sei quem te disse mas "ainda" não tenho nada disso, não sei é o dia de amanhã he he Não há bem que sempre dure e mal que nunca acabe :)

Isa disse...

Lancei-te um desafio, vai ver ao meu blog.
Beijos

Ana Powell disse...

Querida estou por chegar e espero que haja bastante calor no Algarve.
De certeza, uma excelente bebida para os dias de chuva x

Tânia disse...

Parabéns pelo prêmio! Merecidíssimo!
Ah, e esse chocolate quente...hoje vai muito bem...tá bem friozinho por aqui!
Bjs

Anna disse...

Eu tenho favas de baunilha, pois fiz extrato de baunilha com vodka, que utilizo para aromatizar; mas não tinha pensado em usar no chocolate, adorei a idéia da proxima vou experimentar.
Beijos

A arte em ser mulher disse...

Ameixinha também adoro ficar em casa lendo ou vendo um filminho assim como vc e acompanhada desse chocolate quente seria ótimo.
Bjos.

Clarissa disse...

Ai que delícia! Chocolate aqui e chocolate lá! hahaha Bjs

ameixa seca disse...

Silva, obrigada pela visita e comentário :) Vou lá passar para ver!
Ana, hoje está calor novamente e acho que no Algarve tem estado bom :)
Tânia, muito obrigada :)
Anna, também tenho extracto de baunilha feito com vodka :) A fava de baunilha é um encanto!
Camila, sabe super bem :)
Clarissa, chocolate em todo o lado. Bendita comercialização :)

Rose Oliveira disse...

Lindos presentes amiga e com merecimento mesmo. Quanto ao chocolate quente, é uma das minhas paixões também, ou diria tentação?
Tudo que engorda é bom demais, rss.
beijokas :)

Simone Izumi disse...

Mas é claaaaaaro que sou uma das últimas a chegar na festa!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....

Meu deus, que maravilha! Maya Shot, black version!! Yuhuhh!Certamente ficou maravilhoso, dear seca,ameixinha, seca.

Fiquei imensamente feliz com a sua participação no concurso. Admiro muito essa sua facilidade em criar repentes, versinhos e poeminhas...sou um zero a esquerda!!Que bom que você gostou dos mimos...fiquei com um medão da encomenda voltar por causa do matchá...rss
bjocas!!!
si

Amélia Batista disse...

Adoro chocolate quente e se estiver uma chuvinha a caír então é demais!
Parabéns pelo prémio.
Boa semana

ameixa seca disse...

Rose, é tentação e pode ser paixão :) Obrigada!
Si, chegaste no fim e não sobrou nadinha. Ficou super bom, ainda bem que partilhas estas delícias connosco. O teu amado matchá chegou e está à espera de ser muito bem utilizado. Obrigada mais uma vez :)
AB, obrigada :)

Pracinha do tempo disse...

Foi um prémio mais que merecido.

Já fui espreitar o teu poema e como sempre está um "Must". HEHE

Bjs.

ameixa seca disse...

Mónica, muito obrigada por achares que mereci :)

Odete disse...

Parabens!!! (atrasada eu)
Por aqui nem pensar em bebida quente agora...um calorao que so uns bons mergulhos para aliviar ;>)

ameixa seca disse...

Odete, aqui também era suposto estar calor mas hoje choveu a tarde toda! Ainda sabe bem algo quente :)

Flavinha disse...

Querida,
ficou de dar água na boca! E você realmente mereceu: poesia tão delicada!
Beijocas

ameixa seca disse...

Flavinha, vindo da Si só pode dar água na boca ou chocolate na boca, neste caso :) Obrigada!

Noah disse...

Aqui agora são 13:05 e está chovendo e friozinho.
Acho que daqui a pouco não vou nem tentar resistir em provar.
^_^

ameixa seca disse...

Noah, sabe tão bem :)