terça-feira, 30 de junho de 2009

Pizza pepperoni e pomodori secchi - Pizza Party (BBD #21)

BreadBakingDay #21 - Pizza Party and giveaways for 2 years anniversary - last day of sumbission July 1st

Como é hábito dos portugueses, resolvi participar à última da hora neste evento que celebra o segundo ano do Bread Baking Day com uma Pizza Party lançada pela Zorra do Kochtopf. Há pizzas para todos gostos e a minha saiu assim meio para o Italiano :)
Retirei a ideia de uma colecção chamada "Alimentos com História" e ficou uma belíssima pizza! Quem quiser participar pode fazê-lo até ao final do dia 1 de Julho! Eu já tenho esta receita para postar há algum tempo e já sabia desta celebração mas, pensei que era preciso fazer inscrição.
Quem quiser saber mais é só clicar na imagem acima!

Massa:
1/2 chávena de água
1/2 colher de alho amassado
1 colher (chá) de queijo ralado
1 colher (sopa) de azeite
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 1/2 chávena de farinha (metade farinha 65 e metade farinha integral)
1 colher (chá) de fermento biológico seco

Coloque pela ordem indicada, todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer o pão e seleccione o programa "massa".
No fim do programa, abra a massa, pincele com azeite, pique a massa com um garfo e deixe repousar por 30 minutos. Leve depois ao forno pré-aquecido por 5 minutos, até dourar levemente.
Depois disponha o molho de tomate e os ingredientes do recheio pela ordem da sua preferência.

Molho de tomate:
1 cebola
2 colheres (sopa) de azeite
2 tomates
2 colheres (sopa) de polpa de tomate
0,5 dl de vinho branco

Pique a cebola e refogue-a no azeite. Junte o tomate picado limpo de peles e sementes, a polpa de tomate e o vinho. Tempere com pimenta a gosto, deixe apurar e reserve.

Recheio:
8 cogumelos frescos (usei tipo paris, cortados finamente)
1/2 pimento vermelho ou verde (cortado às rodelas)
1/2 chouriço (usei bacon )
queijo ralado q.b.
tomate seco q.b.

Depois de espalhado o molho de tomate pela base da pizza, vá colocando os ingredientes do recheio, termine com o queijo e os tomates secos. Se gostar, salpique oregãos secos e leve ao forno.

Usei a massa para fazer um disco só, porque gosto da massa altinha. Se preferirem a massa mais fina abram dois discos. Fica bom das duas maneiras :)
Também podem usar ingredientes da vossa preferência. No livro vem a sugestão de juntar ananás cortado em pedaços, mas a minha mãe não gosta de ananás quente e ela é a maior fã de pizzas cá em casa, portanto fiz-lhe a vontade!

Tenham um bom resto de semana, seja com chuva ou com sol. Agora está só a lua lá fora, amanhã logo se vê se é o sol ou as nuvens que nascem para todos :)

62 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Pizza sempre é um bom prato. E essa parece maravilhosa.
Beijo.

Claudia Lima disse...

Ficou linda a sua pizza! Me deu até fome, pois como pizza até fria!
Que bom que resolveu participar.
Não esqueça de preencher o formulário para concorrer ao cortador de pizza amiga!
Bjs e boa sorte! :)

Anónimo disse...

Ameixa,
esta pizza está com um aspecto maravilhoso. Adoro tomates secos, mas nunca os utilizei na piza. Vou registar a ideia. :D
Beijinhos.
Susana B.

Sérgio . disse...

olá, uma dúvida: fermento biológico seco é fermento royal ?

Axly disse...

Ameixinha, você sempre com suas idéias e invenções^^
Amei essa pizza, ainda sobrou um naco???
Huahuahuahuahua... kisss^^

Pracinha do tempo disse...

Que bom aspecto.

Nunca me deu a curiosidade de comprar tomate seco, da próxima vez que for às compras vou procurar.
Fiquei com vontade de experimentar.
Bjs. Mónica

Luisa Alexandra disse...

E que óptima participação!
A tua pizza tem uma aspecto fantástico, mas diz-me uma coisa... onde encontras à venda o tomate seco? Tenho imensa dificuldade em o encontrar por aqui. Se pudesses mostrar uma foto da embalagem fico muito agradecida!

Mary disse...

Ameixa,
Pizza tb é prato sempre bem vindo cá por casa.A tua está com um ar mesmo delicioso.



bjs

Cinha disse...

Amiga, parece que foram as nuvens a ganhar:)) pelo menos por aqui!

À ultima da hora ou não o certo é que a tua participação está magnifica!!!
Adoro pizza e apesar da hora já comia uma fatia:D
Beijinhos.

Abóbora Amarelinha disse...

Mesmo faltando muito para o almoço, eu comia umas fatias dessa fizza...era limpinho sem caroço!
Eu tambem gosto altas, e como a senhora tua mãe tambem não gosto de ananás quente.

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha eu adoro pizza nada como mandares uma fatia. Um beijinho...

anabenfica disse...

ainda so usei a MFP para fazer pão :p
Mas ando com vontade de experimentar outras massas. Acho que um dia destes te venho cá roubar a receita :)

Bjitos

Isabel disse...

Adoro Pizza, e essa tem todos os ingredientes para ser perfeita!
Bjs

argas disse...

Que bela pizza!! Tem tudo para ser uma delícia!! bjinhos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Ameixa, voce superou os melhores pizzaiolos italianos, heim?! Maravilha é pouco, parabéns! Bjim
Léia

Sylvia disse...

Sua pizza ficou ma-ra-vi-lho-sa!!!! Super colorida,amei.
Beijos

Cristina disse...

Essa massa deve ficar um espectáculo, com alho amassado e queijo ralado :) E estou a antever mais uma aplicação para os tomates secos que tenho lá (pelos quais ando perdidamente apaixonada ihihih).

Achei piada ao evento. Não fosse ter visto tão tarde ainda participava.

conceicao disse...

A pizza está linda!!! A esta hora sabia bem :)))

Delícias e Talentos disse...

Uma bela participação, ficou super apetitosa! Aquela fatia então, está divina e já seguia! hehehe:)

Abelha Maia disse...

Bela participação, cá em casa gostamos todos e muito de pizza, por isso marchava que era uma beleza.
bjss

ameixa seca disse...

Heloísa, concordo :)
Cláudia, não esqueci, preenchi logo que postei a pizza :)
SusanaB, eu adoro tomates secos na pizza mas o meu irmão não gosta, por isso pus poucos :)
Sergiorgiraldo, não é fermento royal, é um fermento diferente que se compra em caixinhas, que trazem saquetas e tem da marca Vahiné ou ramazzoti. Podes usar 20g de fermento fresco em vez do seco :)
Axly, não sobrou nadinha :)
Mónica, eu gosto de tomate seco para fazer pizzas, pães e massas :)
Luísa, comprei o meu no Pingo Doce porque é mais barato, mas também há no Modelo. Não tenho o frasco mas a marca é Saclá, podes ver a imagem no continente on-line :)
Mary, obrigada :)
Cinha, aqui tá cinzento mas de vez em quando surgem uns raios de sol. Está é muito abafado, não convém ligar o forno pra fazer pizza :)
Abóbora, eu gosto de pizza com ananás, frio ou quente mas até acho que nesta não combinaria muito bem :)
Natércia, não há fatias para enviar. A tropa comeu tudo :)
Anabenfica, não tenhas medo de usar todos os programas da Mfp. A massa da pizza fica um espectáculo feita nela :)
Isabel, perfeita não sei mas não sobrou nadinha. Marchou tudo :)
Argas, e foi mesmo uma delícia :)
Léia, quem me dera he he
Sylvia, obrigada :)
Cristina, é a massa que eu faço sempre para a pizza. Já não quero outra :)
Conceição, pois sabia :)
Mary, a máquina estava bem disposta e captou a essência da fatia :)
Abelha, e marcha tão bem :)

Nela disse...

Òptima Pizza amiga, tem um aspecto tentador! e eu adoro pizzas, mas ao contrário da tua mãe tanto gosto do ananás em frio, como em quente, ficou mto rica e linda mesmo, beijinhosss

Susana Gomes disse...

Que pizza deliciosa!
Eu quando vejo uma assim só me apetece ir buscar um guardanapo para me agarrar a uma super fatia!
:)

Flávia disse...

Caramba que pizza mais bonita!
Vou tentar fazer no fim de semana.
Entando so seu blog levei um susto! Seu gato é indentico ao meu, pensei na hora que meu gato tinha sido clonado, rsrsrs.

:)

Flavinha

Noémia disse...

Olha tens entregas porta a porta? Manda entregar duas onde tu sabes, porque com esse aspectozão, uma não chega. Até porque tanto eu como o filhote somos fãs incondicionais de pizzas boas! :)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ameixinha,
Com a fome que estou neste momento já dava uma trinca na tua pizza ;)
Bjs
Moira

Vânia Costa disse...

Bem Ameixa, que bela pizza! ficou deliciosamente apetitosa!

Beijinho*

Cláudia Marques disse...

Belíssima, "pra ninguém botar defeito" :)

Gostei da ideia da Noémia, entregas ao domicílio, se bem que no meu caso, qdo cá chegasse, não sei em que estado estaria... qdo expandires o negócio, abres aqui uma sucursal, ok?

bjs

Anónimo disse...

Canela, também me animei em participar, adoro esse tipo de web evento, e sempre há tantas coisas novas para aprender!
Sua pizza está linda, imagino que saborosa també!!!!
Nunca experimentei colocar alho nem queijo ralado na massa, deve ficar um espetáculo!
Um beijo!

Helena disse...

Acho que estou a reconhecer a massa....Gosto dos ingredientes e adoro pizza! Tal como a tua mãe nao gosto de ananas na pizza.

Karla disse...

Olá....vim matar saudades e vi essa pizza deliciosa...
Espero em breve poder estrear a minha cozinha e recomeçar a escrever no meu blog :)

beijinhos

ameixa seca disse...

Nela, é como eu, ananás marcha sempre :)
Gasparzinha, aqui as fatias são bem grandes :)
Flávia, obrigada pela visita :) Os gatos são lindos!
Noémia, não faço e não me parece que chegue a isso he he
Moira, quando a fome aperta é lixado :)
Vânia, obrigada :)
Cláudia M., chegava aí com a pizza já comida :)
Verena, o prazo termina hoje mas ainda dá tempo :)
Canela, porque será?! he he
Karla, espero que sim. Volta rápido :)

Vina disse...

Ora venha lá daí uma fatiazita dessa pizza que está com um aspecto simplesmente divinal e uma pessoa não é de ferro!! Beijocas!

Unknown disse...

Posso roubar 1 fatia... Só uma :)

risonha disse...

mas que chique Dona Ameixa!!!
ainda há uma fatia para esta desterrada na ponta do Algarve?

Natália Eleutério disse...

Tenho andado um pouco desligada da net, por isso desconhecia o concurso, no entanto achei a tua participação excelente,bjs.

ameixa seca disse...

Vina, é mesmo difícil resistir a pizza, pelo menos para mim :)
Carlinha, se conseguires :)
Risonha, é difícil chegar inteira aí :)
Nani, a vida é mais que a internet! Obrigada :)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixinha!!!

Este BreadBakingDay já cheira aqui em casa...:)

A tua massa de pizza com queijo e alho deve ser óptima!

...venha daí uma fatia!;)

Beijo!

G' disse...

Ai ai, essa pizza é uma verdadeira tentação. Ela está ali a chamar por mim, e aqueles cogumelos...
Pois é Ameixinha, para mim uma pizza que é pizza tem que levar bastante queijo e cogumelos :p

Beijinhos*

Unknown disse...

Esta pizza deixou-me cheia de inveja. Desculpa a falta aqui no teu blog, mas o meu tempo tem sido tão pouco. O menino tem estado adoentado, e a minha mãe tem andado com uma depresão e à noite aproveito para ir passear com ela, para ver se ela espairece. Jinhos doces

Tânia disse...

Ameixa...cá em casa somos todos "pizzófilos" e novas opções são sempre bem vindas....essa massa com queijo deve ficar boa demais!!
A cobertura dispensa comentários: deliciosa mesmo!
Bjs

Nana disse...

Ameixa, essa pizza ficou uma beleza mesmo amiga!
Bjss

ameixa seca disse...

Leonor, a massa veio do Sabores de Canela e é uma delícia :)
G', já pareces a minha mãe: "Põe muito queijo nisso", diz ela quando faço pizza e massas gratinadas :)
Sónia, ora essa, pedir desculpa porquê? Não precisas picar o ponto aqui :) És sempre bem vinda! As melhoras para o filhote :)
Tânia, o meu pai não come, senão faríamos mais vezes :)
Nana, obrigada :)

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

ameixinha tambem quero um bocadinho pode ser??!!!
ficou fantastica esta pizza.
bjs

zorra disse...

Your pizza looks fantastic. I'm glad you decided to participate. Thank you.

ameixa seca disse...

Lili, agora só fazendo outra :)
Zorra, it was my pleasure :)

Odete disse...

Gostei demais dessa ideia de recheio (cobertura!) Bom, soh mudaria o disco para massa fininha, prefiro.

Bjs e bfds

ameixa seca disse...

Odete, é só esticar mais a massa :)

Mari disse...

Ameixinha, que pizza mais linda!! Peperonni é uma perdição para mim.. =D
Ah.. a frase do msn era sobre mim sim, amiga... hehehehe, vc viu só? Estou dando mais detalhes hoje no meu blog.
Super beijo,

Mari

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Com o frio que faz aqui e com um belo vinhozinho esta pizza casaria muito bem.
Linda e com certeza deliciosa, parabéns.
Tenha um lindo final de semana
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

ameixa seca disse...

Mari, vou passar lá para ver esses detalhes :)
Fernanda, acho que pizza vai com frio e com calor. Hoje fiz outra e esteve bem calor aqui :)

Delícias e Talentos disse...

Little Plum, como te compreendo!
Se não fosse o FDS, o meu blog tinha que abrandar por uns tempos...
Sabes, acho-te piada quando dizes que gostas de pato, mas já não comes desde que tens o Luisinho...a chegada dele, deu outro sentido às coisas, e ainda por cima são aves tão lindas que dá mesmo pena!
Enfim, chega de lamechices, vai com calma, sem stress, o Domingo é muito longo! Beijókas*****

Ana Powell disse...

Olá
Fiquei com os olhos em bico a olhar para a foto. Parabéns pela participação do evento Bread Bakind Day.
Excelentes fotos.

P.S. Não digas nada ao Luísinho do que se está a passar no meu Blog.

ameixa seca disse...

Mary, o problema é ganhar amor aos bichinhos :) Já publiquei a receita do dia castanho!
Ana, não te preocupes que eu não lhe digo que os primos estão a ser muito bem cozinhados he he

"Manjares da Manu" disse...

Esta sua pizza está com um aspécto maravilhoso!!!Eu aceito um pedaço!!!
Bjs...

ameixa seca disse...

Manu, obrigada mas não sobrou pedaço nenhum :)

Nani disse...

Amo pizza, a tua ficou muito convidativa.
Beijos

ameixa seca disse...

Naninha, obrigada :)

Noah disse...

Aqui no dia 10, depois de amanhã, é o dia da Pizza, posso levar uma foto e teu link?
Posso posso pooossso?
^.^

ameixa seca disse...

Noah, sim podes :)

moranguita disse...

bem eu ja ando aos meses para fazer pizza. se nao for antes nas ferias entro na minha cozinha so saio quando fizer uma.
beijocas

ameixa seca disse...

Moranguita, é muito rápido. Se tiveres mfp ainda mais rápido é e fica muito boa :)