sexta-feira, 5 de junho de 2009

Salada de batata/Pérolas a porcos

Tenho a sorte - ou azar, depende dos dias! - de viver rodeada de pessoas que se dedicam ao trabalho no campo. Pessoas que disponibilizam os produtos da época a preços mais simpáticos!
Como sou absolutamente batateira, é-me impossível resistir às batatinhas novas. Aqui, nesta terra onde nem Judas passou, as batatinhas novas mais pequeninas não são colocadas à venda. Há sempre quem despreze as coisinhas mais pequeninas, aquelas que não têm muita graça e, pasmem, estas batatinhas minúsculas são dadas aos porcos! Devo dizer que, os animais têm uma sorte do caraças porque são as batatas mais gostosas que eu comi e espero esta altura para me enfardar de batatinhas novas :)
Eu, que tenho uma porquinha de mim, vou em busca das batatinhas antes que os porcos tenham sorte! Se tiverem oportunidade de arranjar ou comprar... façam-no que não se arrependem! São boas de qualquer maneira, só ainda não as provei cruas mas deixo que as cruas fiquem para os porquinhos :)
Esta receita é do não menos porquinho (olhem, sem querer fiz um post que reúne os porcos e o cozinheiro que raramente lava as mãos he he), Jamie Oliver e foi retirada do único livro que tenho dele: "Na cozinha com Jamie Oliver".
Espero que vos agrade e... soltem lá os porquinhos que existem dentro de vós e comam estas pérolas deliciosas :)


Descasque ou raspe 455 g de batatas novas de tamanho semelhante (porquinho mas muito rigoroso, eu usei meio quilo e raspei a pele). Coza as batatas em água a ferver com sal.
Coza-as bem de forma a que escorreguem da lâmina da faca quando a espeta na batata (não devem estar cruas mas não devem estar muito cozidas). As minhas cozeram rapidamente... convém ir "sacrificando" uma batatatinha para ver o ponto. Assim que estiverem cozidas, escorra-as e ponha numa tigela. É importante que se junte o molho nesta fase, enquanto as batatas ainda estão quentes para que os sabores penetrem nelas.

Molho de azeite e sumo de limão:
2 colheres de sopa de sumo de limão
5 colheres de sopa de azeite
1 colher de chá mal cheia de sal
1 colher de chá mal cheia de pimenta-preta acabada de moer
salsa fresca picada a gosto

Misture bem todos os ingredientes e espalhe por cima das batatas.



Já fiz duas vezes, o pessoal ficou viciado na receita e não quer outra coisa. Podem comer-se quentes mas mornas ou frias são muito melhores. Desta vez foram servidas com alheiras (vegetariana no meu caso) e da outra vez não me lembro bem (mais um neurónio que foi à vida) mas acho que foi com frango assado com limão.


A Sushibaby  atribuíu-me este selinho cheio de glamour, obrigada!
As regras são:

1- Exibir o selo no seu blog;
2- Postar o link do blog que te indicou;
3- Listar cinco desejos de consumo que a deixariam mais glamourosa;
4- Indicar dez amigas glamourosas e avisá-las que foram escolhidas.

Não é que o que se compre nos deixe mais glamourosas mas deixar-me-iam bem melhor.

1- Desejo que os dois "cromos dos hipers" encontrem o caminho da minha casa e entreguem a arca frigorífica!
2- Uma casa mais espaçosa, luminosa, aconchegante e desparasitada (tenho a sensação que ontem estava quase a adormecer e passou-me uma aranhona nos lençóis. Imaginam o salto? Imaginem he he)
3- Quero um jardim para poder ter as minhas plantinhas e animaizinhos que não se deitem em cima delas :)
4- Ter dinheiro para comprar o que bem me apetecer e não ter que fazer contas à vida. Ter um emprego que me dê essa oportunidade ou ganhar o euromilhões!
5- Viajar muito, se possível para países que quero muito conhecer.

Isto de passar não é nada fácil, por isso vou deixar ao critério de quem comenta este blog. Levem porque há sempre um pouco de glamour em cada um de nós ;)

Tá feito!
Quero aproveitar para dizer que tenho vindo a reparar que a minha lista de seguidores está a crescer, ainda não fui ver se por lá anda algum gajo bom he he
Ainda não tive disponibilidade de ir ver e visitar mas espero que gostem do que seguem :)

Boa sexta-feira e bom fim de semana!

72 comentários:

Lourdes Sabioni disse...

Pois que eu sou batateira como tu e esta porção comeria sem dó e sem oferecer a quem tivesse perto!!!KKK...Bjs

Gina disse...

Que sacrifício ir experimentando para ver o ponto da batata!!!
Ainda bem que você chegou antes dos porquinhos, porque batatas fresquinhas assim não é qualquer freguesia que tem.
Vou fazer assim qualquer dia desses.
Bjs.

K disse...

MENINA, POR AQUI AS PEQUENAS SÃO CUSTAM OS OLHOS DA CARA, MAS A SALADA DEVE SER DIVINA, MAS, O QUE SÃO ALHEIRAS?
BEIJO BONITA, FINAL DE SEMANA SUPIMPA PRA VC!!!

Unknown disse...

Ameixinha, essas batatas são as mais saborosas. Aqui elas são vendidas e são mais caras que as outras batatas. Chamamos de "batatas para aperitivo".



Beijos

Su7i disse...

Também gosto muito dessas batatas, sabes, lá na quinta quando apanhamos as batatas há sempre muitas pequeninas... são deliciosas! óinc óinc

Sandra disse...

Hihihihi eu sou batateira, masseira, arrozeira o que vier.
Eu também tenho a sorte de ter uma "terra" como costumamos chamar simpaticamente para identificar a aldeia onde os meus pais herdaram a casa da minha avó (S. Pedro de Alva) e onde passei as melhores férias da minha vida. Infelizmente nem sempre tenho oportunidade em lá ir mas quando lá chegamos à sempre alguém simpático que nos oferece alguns produtos da época. Pessoalmente acho que é uma sorte poder disfrutar de todos estes momentos na companhia de pessoas tão simples mas ao mesmo tempo com tanto para nos ensinar.
Bjs e bom fim-de-semana

argas disse...

Que belas batatinhas...é como dizes, é dar pérolas a porcos :) bjinhos

Martuxa disse...

Que porquinhos sortudos esses :D
Apesar de batatas não serem dos meus acompanhamentos favoritos, até gosto de salada de batata. A tua ficou um mimo.
Bom fim de semana (molhado que São Pedro não dá tréguas este ano!)

sushibaby disse...

Sorte a tua azar dos porcos terem perdido estas batatinhas deliciosas.
Bom fim de semana

Luisa Alexandra disse...

Que aspecto excelente!
Assim qualquer um se torna batateiro!!!!!
Olha-se e fica-se imediatamente com fome.

Margarida disse...

Pérolas a porcos era o nome de um restaurante de ostras aqui nos meus lados, muito bom!!
Mas essas batatinhas novas são do melhor também! O meu avô dá-me uns saquinhos de vez em quando. Já levo a receita comigo!

Já vi que te entendeste com o pão do larousse.. eheheh
Ficou perfeito!

bjss

Cláudia Marques disse...

ahahahahahahah

és demais, tu!

Eu tb sou batateira, apesar de não ser porca..... :)

Adoro batatas, principalmente assadinhas no forno, mas tb de mil outras maneiras, é tipo bacalhau.

Essas estão maravilhosas, enxota "mazé" os porcos, antes que eles comam essas delícias.

Bjs

Isabel disse...

Ameixinha, eu adoro essa expressão das "pérolas a porcos" e uso-a bastante!! Realmente essas batatinhas novas são mal empregadas para os porquitos, fiquei com vontade de experimentar essa receita do badalhoquito, mas inspirado Jamie Oliver!
Beijocas

Vânia Costa disse...

Realmente... Batatinhas novas aos porcos? Mas que raio!! E nós que gostamos tanto delas, nao?!

Gostei muito da receita do molho... Parace ficar uma delicia!

Beijinhos Ameixinha... As nossas batatas não são pros porcos, de certeza!

Patyxa disse...

LOOOOOOOOOOOL..eu farto me de rir ctg...lol...Jamie oLiver e os porcos...ui ui..ahahhaha
Gajos bons onde? nos seguidores? era bom era...ahahha...mas vai espreitanto e depois conta aqui a gente...ahahahha ou entao se calhar é melhor nao contares...ahahahha (nao tenho mesmo vergonha)...lol..o tempo tb nao tem...lol..aqui por Coimbra chove e faz sol...chove e faz sol...e... chove e faz sol...andei eu a limpar as janelas...para isto..que vergonha...lol...Tanta conversa meu deus!
Bem adorei as batatinhas...lolol...
:p
Beijokas e desculpa a seca...ahahah

Nela disse...

Bela receitinha, belas batatinhas novas k tb tanto gosto, as tuas têm um aspecto delicioso, bom fim de semana beijinho.

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

bem que excelente acompanhamento!
até já fiquei com fome!
bjs

Abelha Maia disse...

Então é assim os "porquinhos" cá de casa é dessas batatas que gostam, e apesar de não viver onde judas perdeu as botas (infelizmente), tb tenho acesso a elas porque me trazem de uma aldeia santa ao pé de Estremoz.
A tua refeição está de parabens.
bjss

Mari disse...

Ameixinha, eu também sou uma porquinha assumida então!! Além de torcer para o Palmeiras (cujo mascote é o porco), sou apaixonada pelas batatinhas pequenas... heheheh... adorei o jeito q vc as fez!!!
Vou experimentar fazer assim também.
Super beijo

Mari

Manuela © disse...

Eu tenho batatas novas! Grandes, médias, pequenas e não tenho porcos, logo como-as todas hihi

Essa é uma receita bem simples, mas muito saborosa.

Quanto ao Jamie não lavar as mãos. Já viste que lavamos tanto as nossas que qualquer dia cai a pele? hihi Além disso, depois à mínima bactéria que aparece ficamos logo doentes. O rapaz pode ser porquinho mas é daqueles saudáveis lol

Beijinhos

Marly disse...

Cheguei aqui me ardendo de curiosidade de saber quem eram os porcos que te haviam atiçado a indignação, dessa vez (hahahaha).
Eu também sou batateira ("mandioqueira" e outros "eiras")e gosto das batatas de todos os jeitos. Essa tua está com um aspecto irresistível!

Paladares da Isa disse...

Então somos 2 batateiras.... e por isso levo a receita comigo ;)
Bjos

Amélia Batista disse...

Acabei de tirar a receita para mim pois nem mais tarde nem mais cedo quero experimentar amanhã mesmo. È que também eu sou amante dessas "pérolas" e ontem deram-me um balde cheiinho. Por isso, depois digo-te com ficaram as minhas pérolas.
Beijinho e bom fim de semana

Bella disse...

As batatinhas novas são muito saborosas. A minha sogra já tem algumas e comemos grandes e pequenas :)

Qaunto a comer batata crua já ouvi dizer que faz mal ao estomago dos humanos... por isso vou continuar a cozinhá-las rsrsrs

Bjs e bom fim de semana

Noémia disse...

As tuas pérolas estão tão sedutoras e apetitosas que até eu que sou arrozeira as comia de bom grado! :)
Na verdade porque é que os porquinhos comem o que é bom e nós ficamos com o resto? Eu gosto bem das batatas pequeninas! :)

Cinha disse...

Olha,então eu também sou porquinha, porque adoro essas batatinhas!
Adoro essas batatas de qualquer maneira, nem que sejam só cozidas com um belo peixinho.
Mas por aqui, cada vez que as compro dou um dinheirão, são tão caras!!!!
Beijinhos e bom fim de semana.

Baú da Conceição disse...

Que pena não estar por aí para trazer algumas dessas batatinhas para porcos, eu gosto muito e sempre que as vejo compro, o que é coisa dificil encontrar nesta cidade, mas batatinhas pequeninas assadas são o meu piteu favorito.
Vou experimentar com esta receita.
Beijinhos.

Nani disse...

Amiga é sorte, é sorte!
E assim como tu amo batatas!
Bem que poderia me dar um tico dessas já prontas pra eu provar, estão excelentes!
Beijos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Toda a semana como batata, é bom demais! Irei experimentar esta delicia que voce postou! Bjos
Léia

Drika disse...

Oi Ameixa, também sou batateira.
Sabe que quando comecei a cozinhar a turma tirava onda de mim porque eu só me interessava em aprender o que levava batatas?
Sempre que vou ao supermercado fico paquerando essas batatas pequenas, mas nunca comprei. Um dia as compro e quem sabe não faço essa salada?
Bjs!

ameixa seca disse...

Queridas, hoje vai um comentário geral :)
Quem nunca experimentou comer destas batatas minúsculas tem mesmo que experimentar, quem já experimentou e gosta tem que experimentar com este molho sugerido pelo Jamie. Aposto que todos vão gostar :)
Karoline, neste link tem a explicação do que é alheira: http://pt.wikipedia.org/wiki/Alheira

Vina disse...

Que batatinhas liiiiiiindas!! Que aspecto delicioso! Beijocas e bom fim de semana!

Olguinha disse...

Não sou muito batateira, mas estas estao com muito bom aspecto!!bjs

edinha disse...

Acho que estas batatinhas não deviam ir para os porcos porque são uma delícia :)
Costumo fazer assim mas junto um alho picadinho :)
Beijinho

Vivian disse...

Ameixinha, é sempre muito bom ler teus posts, vc é uma comediante rs
E sobre as batatas, eu sempre escoolho as menores !!



bjks

Sylvia disse...

ha entao somos duas batateiras, pois adoro batata de todo geito. Aqui vendem as batainhas , que adoro, e comprava no Brasil, mas aqui sao absurdamente caras. Assim vou ficar babando na sua receta maravilhosa
beijos e um otimo fim de semana

Carlota e a Turmalina disse...

Aqui essas batatinhas são dificéis de achar...mas uma vez ou outra é possível encontrá-las.Eu faço-as com casca e tempero assim mesmo, acrescento somente um pouco de alho cru picado e um pouco de pimenta calabreza do lugar da preta. Sirvo gelada.

Muito obrigada pelas mensagens de apoio....bjosssssss

"Manjares da Manu" disse...

Poi s eu tb amo batata!!!
Delícia!!!

Bjs...

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!!

Eu adoro batatinhas novas e aqui ando sempre à procura daqueles saquinhos só de batatas pequenininhas...são sempre as que uso para batatas a murro e cá em casa fazem-se imensas vezes! :)
Na "minha" aldeia também se dão aos porcos mas eu também não me importava nada de ficar com elas!
Com a alheira...nhami...só falta o ovo estrelado e os grelos para me fazer feliz!;)

Beijo!

ameixa seca disse...

Vina, obrigada. Bom fim de semana :)
Olguinha, mas de vez em quando umas batatas caem bem :)
Edinha, com alho também é boa ideia :)
Vivian, obrigada :)
Sylvia, que pena que sejam assim tão caras. São uma delícia :)
Turmalina, geladas são óptimas pois assimilam melhor o sabor do molho :)
Filipe, vai plantar batatas he he
Manu, bem vinda ao clube :)
Leonor, são mesmo boas para lhes dar um murro :) Eu adoro!

Unknown disse...

Mas que belas batatinhas...e eu que adoro batatas. Amiga a tua lista cresce a olhos vistos, porque és deveras interessante, o teu blog é um must. Gajos?????vamos a ver, se calhar bem espremidos são todos iguais, lool:-) Bom fim de semana e muitos beijinhos

Helena disse...

Ameixinha
Há quanto tempo!
Acreditas que entrei aqui há 2 horas e só agora consegui comentar?É que entretanto um vizinho meu,deitou fogo à casa com uma vela,foi um rodopio de ambulancias,bombeiros,bem mas todos foram salvos,até os 3 gatos....
Adoro estas batatinhas,aqui são bem caras,por sinal!E gostei dos temperos!

Abóbora Amarelinha disse...

Voltei, estive de férias, lá numa ilha qualquer... mas dei-me mal com o calor, e regressei mais cedo.
Eu tambem apanho as batatinhas minusculas para mim, e é verdade sim senhora que são dadas aos porcos, mas aqui na minha zona, algumas lojas tambem as vendem, mas muito mais caras que as grandes.
Assadas no forno são deliciosas.
beijos e bom fim de semana

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, antes "batateira" que "batoteira"! lol
Pois eu, por mais estranho que pareça (tinha de ter algum defeito), não sou muito de batatas, mas essas bébezinhas eu gosto e às vezes até as caço no hiper do Tio Belmiro, e são um ragalo! Claro que vindas directamente da horta não têm comparação...
Fiquei com vontade de ser suína e chafurdar nessa batatada fresca e deliciosa!
Bom FDS, Little Plum! :)

Adriana disse...

Isto é o maximo...que receita hummmm!!! que selinho ...

ameixa seca disse...

Sónia, obrigada! Os gajos bons já estão tomados he he
Cabela, tu não me digas que foste ver os homens de farda :) Que medo!!! Ainda bem que os gatos se salvaram ;)
Abóbora, bem vinda de volta :) É verdade que os porcos merecem mas nós não podemos deixar escapar estas pérolas!
Mary, todas temos uma porquinha dentro de nós. Só me falta ir às trufas he he
Adriana, obrigada :)

Claudia Lima disse...

Aqui em casa não pode faltar batata, eu adoro!
E são tantas as possibilidades que pode-se variar bastante o cardápio.
Assim tenrinhas e fresquinhas é tudo de bom!
Bjs :)

Ju disse...

Essas batatinhas, só delicias ameixinha
como sempre né
bjs e parabéns pela vitória no chocolatria

Natércia Ramalho disse...

Minha Porquinha tem que ser a comeres essas batatinhas! Deviam estar 10 estrelas só tu me fazes rir neste momomento. Um beijinho...

moranguita disse...

é o bomde viver numa aldeia. tambem ja tenmos batatinhas novas bem boas para fazer esta delicia. esta uma bela salad sem duvida. vou ter de experimentar.
beijinhos e bom fim de semana

Susana Gomes disse...

Ameixinha, depois de ver as batatas, já não vi mais nada!
Sou batateira e não há nada a fazer. :)

Beijinhos e vou ver se arranjo algum amigo jeitoso proprietário de uma bela e espaçosa arca para se tornar teu seguidor! :)

Beijinhos.

ameixa seca disse...

Cláudia, aqui é igual. Sem batata fico desnorteada :)
Ju, muito obrigada ;)
Natércia, rir é o melhor remédio :)
Moranguita, se experimentares, espero que gostes :)
Gasparzinha, por uma arca faço quase tudo he he

Odete disse...

Batatas sao boas todas, mas assim novinhas, sao divinas.
Acabei de chegar de uma viagem a Philadelphia numa regiao cheia de fazendas, mas la o forte agora eram os cogumelos.

Bjs e bfds

Karla disse...

Ena pá!!! Ao tempo que não vinha aqui...e gostei de ver que as tuas histórias andam sempre um espectáculo!!!

beijocas

Natália Eleutério disse...

Simples e deliciosas, bjs.

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Essas batatinhas são realmente uma delícia, assim pequeninas ainda melhores, e as suas além de gostosas ainda ficaram lindas!!!
Tenha um lindo final de semana
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

ameixa seca disse...

Odete, por mim cogumelos também está perfeito. Sou fã :)
Karla, tem dias he he
Nani, é mesmo isso :)
Fernanda, muito obrigada. Para ti também :)

Mary disse...

Ameixinha!
Que belas batatas,acompanhar com uma sardinha assada aiiii,que bom:)ainda este ano bão comi sardinha.


bjs
bom f.d.s

Dani Bros disse...

Oi Ameixinha, meu tempo agora é só do Pietro, mas consegui um tempinho para vir até aqui e adorei o que encontrei!
Bjks

RUTE disse...

Olha as minhas batatinhas da aldeia a pedirem esse tempero! Querem? querem? então a dona dá!

Vou já comprar uma alheira vegetariana para acompanhar :-)

ameixa seca disse...

Mary, está mau tempo para a sardinha assada mas é um belo acompanhamento :)
Donna Dani, agora o Pietro merece toda a atenção! Obrigada pela visita :)
Rute, tenho certeza que vais gostar delas. Hoje fiz outra vez para acompanhar um lombo recheado :)

anabenfica disse...

Não é só aí que as batatinhas que não cresceram são dadas aos porcos na minha terrinha também é assim (espera lá...mais km menos km somos da mesma terra...)

Eu já descobri pq é que o Oliver não lava as mãos, para garantir que os sabores não se perdem e que vai tudo para o tacho :p

As tuas batatas têm um aspecto mesmo mesmo bom!

Bjitos

Carolina Andrade disse...

Batatas são comigo mesmo!! adorei. Grande beijo !!

Cininha disse...

Eu também sou batateira :-) e essas tem optimo arzinho, até me fizeram lembrar umas deliciosas que comiamos no algarve num restaurante que só tinha isso e salada como acompanhamento, levavam alho e azeite sendo a variante nos oregãos, penso que o modo será parecido:-)

Os Olhos de Alice disse...

adorei as batatinhas!!!aqui são vendidas separadas e mais caras!!!
adoro comer com cascas, assadas!!!
bjs

Noah disse...

Ameixa,
Eu também sou doida por batata, mas por aimpim também. Adoro amido pronto.
E claro que teus seguidores te amam pelas receitas ótimas e pelo humor inteligente.
...
Tu nem imagina o q coloquei nos 5 itens do glamour...hehehehhe
Inté...

anna disse...

Pronto, acabei de descobrir que uma porquinha gulosa vive dentro de mim...
És o máximo!!!
Beijinhos.

Unknown disse...

Não sou muito batateira mas não resisto às batatinhas novas pequeninas, chamo-as de "berlindes"! Adoro adoro adoro!

bio_geo_esds@ disse...

Especialidade por aqui também. Ficam parecidas com as tuas, mas uso acho esmagado. Já ando para postar, mas o tempo... sabes onde se compra tempo?

ameixa seca disse...

Anabenfica, no Norte gostam de alimentar bem os porcos he he
Carol, bem vinda ao clube :)
Alcina, também me parece muito bem om oregãos :)
Noah, muito obrigada :)
Anna, oinc oinc :)
Cenourita, desde que as comas e não brinques com elas :)
Renato, acho que no Centro de Emprego não falta tempo. Pelo menos os desempregados é disso que se queixam... muito tempo livre :)

Bokwus disse...

Que ar apetitoso!

ameixa seca disse...

Bokwus, e o sabor também é :)