sábado, 13 de junho de 2009

Um ano com bolo mármore

Faz hoje um ano que o Matias foi "raptado" para vir cá para casa :)
Não me lembrava que tinha sido no dia de Santo António, felizmente assinalo tudo numa agenda!
Para celebrar fiz um bolinho mármore com natas que estavam quase a passar do prazo. É uma receita que foi passada por um membro do fórum da amizade e aproveitei para testar.
Fica melhor do que parece. O interior tem um ar horrível, parece tudo menos comestível mas, foi este bolo que me salvou ontem, a mim e à B., enquanto as marchas desfilavam. Das 21 às 3 da madrugada, sem acesso às farturas porque estava gente que parecia o fim do mundo, tive a bela ideia de levar uma fatia de bolo para petiscar. Podia ter levado o bolo todo porque a fome apertou nas bancadas!
Pois, o típico português de marmita atrás, faltou-me o garrafão de tintol porque não me cabia na carteira, senão tinha ido :)
Embora não pareça - não julguem pelas aparências - é um bolo que fica muito fofinho e húmido. Era suposto ter saído matizado como o mármore, assim para imitar o pêlo do Matias, uma vez que foi feito em honra dele... mas a coisa misturou-se e saiu o que saiu :)
Viva o Matias, que fique por cá por muitos e longos anos. Que continue gordo, atrofiado, atolamado, desnorteado, esgrouviado, ensonado e acarinhado por todos nós!

Bolo mármore com natas:
6 ovos
2 pacotes de natas
2 colheres de sopa de manteiga
2 chávenas de açúcar (usei 1 chávena e meia)
2 chávenas de farinha (usei 1 de farinha normal e 1 de integral... o gato já está muito gordo!)
2 colheres de chá de fermento
6 colheres de sopa de chocolate

Misture as gemas com o açúcar. Acrescente as natas e a manteiga derretida. Mexa, se o fizer com a batedeira a massa deve ser pouco batida.
Adicionar a farinha, onde foi previamente nisturado o fermento, alternando com as claras batidas em castelo. Dividir a massa em duas partes e misturar o chocolate a uma delas. Colocar as duas massas alternadas na forma untada de manteiga e farinha ou use uma folha de papel vegetal como eu se não quiser untar e enfarinhar. Leve ao forno a 45 minutos, o meu forno esteve no máximo.

Continua o príncipe da casa, faz pose, ar altivo e desconfiado! Tem cá uma lata :)

Bom fim de semana a todos!

67 comentários:

Gina disse...

Que sorte do Matias ter parado tão perto de vocês! Mas nada acontece por acaso...
Qualquer dia vou contar a história da minha cadela, afinal o Yuki já mereceu um post e ela também merece.
Muito legal comemorar 1 ano do seu bichinho de estimação.
E o bolinho, sabemos que as aparências podem enganar. Se você diz que ficou gostoso, eu acredito.
Parabéns pro Matias e pra sua iniciativa em adotá-lo.
Bjs.

sushibaby disse...

Parabéns para o Matias e um bom fim de semana

Claudia Lima disse...

Eu adoro Bolo Mármore! Faz tempo que não faço. Um bolo simples,mas delicioso!
Parabéns ao Matias! Continua lindo!
Bjs :)

Vânia Costa disse...

ahah, que lindo está o teu Matias =)
E o bolinho, apesar de o aspecto não ser dos melhores, tem uma receita apetecivel!

Beijinhos querida! E muitos mais anos ao Matias!

Susana Gomes disse...

Eu nunca fiz bolo mármore!
Vai na volta quando fizer, ainda fica com pior cara!! :)

Não há nada como ter um peludinho para nos fazer companhia - nós cá em casa somos maias cães, mas o afecto é que é importante. :)

Beijinhos.

Pracinha do tempo disse...

O Matias é muito bonito.

Cá por casa existe um Pantera.

Beijinhos para o gato, ou melhor, lambidelas...

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, eu já tinha saudades deste felpudo!
Caramba, quem o vê pequenino, parece 5 testões de gato, e agora um pricipezinho lindo, bem nutrido e todo fotogénico! É um must! hehehe:)
O bolinho para mim está óptimo, com esses ingredientes não há que enganar! Just fab!:)

Unknown disse...

Aniversário do matias com direito a bolinho fofinho e tudo!!! Tão bommm!!!
O Matias está um "homem" todo bonzão... se a Lira o apanhasse... faço ideia a festança eheheh

Parabéns Matias e que fiques por muitos e longos anos a tomar conta da tua dona e familia.

Festinhas e ron ron´s

Nana disse...

Parabéns Mathias, olha ontem também errei uma receita e não sei aonde foi o erro...
Isso acontece, importante é não desistir.
Bjss

Natália Eleutério disse...

Rico bolinho, deve ser bem húmido por dentro, o Matias chegou a provar, já que ele é o rei da festa, boas festas de Stº. António, bjs.

ameixa seca disse...

Ana, muito obrigada :)
Gina, todos os nossos animaizinhos merecem :)
Sushibaby, obrigada, para ti também :)
Cláudia, nunca tinha feito com natas e fica bem diferente, menos seco :)
Vânia, obrigada :)
Gasparzinha, ao menos que fique tão bom de sabor como este ficou :) Aqui há amor para todos os animais!
Pracinha, obrigada :)
Mary, bem nutrido é favor he he
Cenourita, tem que se fazer a festa :) Se a Lira lhe deitasse a garra o Petit iria ficar muito triste e eu não quero estragar famílias ;)
Nana, eu não errei na receita. Ela está certa... a aparência do interior é que não é muito fotogénica :)
Nani, o Matias não provou mas comprei uma guloseima própria para ele comer hoje e deliciou-se :) Este bolo fica muito húmido por dentro. Uma delícia!

Abóbora Amarelinha disse...

Amiga, espero que tenhas assinalado na tua agenda, o dia que me conheçes-te, é que quando fizer um ano, tambem quero um bolo, lol. beijinhos

Helena disse...

Que fotogénico o Matias!Parabens ao gatinho fofinho!O bolo deve ser delicioso!
Compro um queque para os meus cães no aniversário...

Cinha disse...

Nós por aqui também é cães...dois!
Como eu lhes chamo a sorte grande e a terminação:))
Já o meu irmão mais novo é logo 4 gatos( num T2):))
Parabens ao teu amiguinho e companheiro de 4 patas e para ti também pelo bolo que está delicioso!

Manuela © disse...

Só faltou mesmo o mármore :P
Mas não duvido que tenha ficado bom.

Eu gosto muito de bolos marmoreados, já tentei fazer o bolo zebra e esse é que está difícil ficar perfeitinho...

Beijinhos

Abelha Maia disse...

Peço desculpa ao teu bolo que deve estar delicioso, mas o teu gato é lindoooo, parabens para ele, quando precisares ele pode cá vir passar férias, têm umas riscas espectaculares, tu é que tiveste sorte com ele...eheh.
Beijos especiais para ele.

moranguita disse...

que rico bolo deixa la que a aprencia nao e tudo. eu as vezes tenho cada desaatre e nunca foram para o lixo.
quanto ao matias esta um gatoa lindo de se ver. nao fosse eu doida por estes animais.
beijinhos e bom domingo

ameixa seca disse...

Bóbora, não assinalei mas festeja-se à mesma :)
Canela, comprei-lhe uma saqueta de comida para gato e ele lambuzou-se todo he he
Cinha, eu tenho um animal de cada espécie... gato, cão e pato, não é fácil :)
Manuela, o zebra é lindo mas eu ainda nem me atrevi a fazê-lo porque já sei que vai sair borrada :)
Abelha, as riscas do meu gato fazem-me lembrar os amendoins he he Eu já te disse que ele se dá mal com as abelhas ;)
Moranguita, pois é :)

Sylvie Luzio disse...

amei conhecer o teu gato!

amo gatos..sou louca mesmo.

o bolo ficou com um aspecto delicioso!

bjs

Unknown disse...

Nunca vi as marhas...mas é algo que adoraria. Adoro tudo quanto seja tradições. Jinhos doces

turbolenta disse...

Uma delícia este bolo.E mesmo que, eventualmente não tivesse saído tão bem como querias,(o que afinal não foi o caso) o certo é que foi bem apreciado e deu muito jeito na hora da fominha.
E o português claro que continua de marmita na mão. Ao preço a que as coisas estão.... Nos arraiais dos santos populares, nos bairros típicos desta linda LISBOA, cada sardinha custava, em muitos sítios 1.75 € casa. E com os belos ordenados que a maioria das pessoas têm, claro que a marmita acompanha as pessoas.
bom fim de semana

Isabel disse...

As aparências iludem muitas vezes, não é? Se ficou bom e ajudou a passar a noite de Santo António não interessa estar com boa cara!

Olha já agora, se fores ao Porto dia 22 (É claro que vais!)não queres levar o Matias? Adorava dar um apertão a esse bichano fofíssimo! É tão lindo. Parabéns ao miau e a ti por cuidades dele há um ano.
Bjs

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha parabéns pelos anos! Quanto ao bolo ficou muito bom mas devias ter mesmo levado o garrafão e não estejas para brincadeiras que com tanta tropa ia tudo. Um beijinho...

Mari disse...

Ameixinha, parabéns pelo aniversário do Matias!!! Ele é uma fofura... :)
Eu adoro bolo mármore... já fiz algumas vezes aqui em casa, e sempre é sucesso garantido... :)
Bjo grande,

Mari

ameixa seca disse...

Vivie, apesar do que dizem, são excelentes companheiros :)
Sónia, as de Lisboa só vi na Tv mas as daqui vejo sempre que possível :)
Turbolenta, tem que ser! Eu ando sempre com qualquer coisa para comer :)
Isabel, não desgraces o meu gato! A viagem é longa (45m) e não tenho como o levar. Ao colo é que não pode ser... tens que vir cá a casa e já os conheces a todos he he
Natércia, com a fome que o pessoal estava ainda era assaltada e lá se ia o garrafão :)
Mari, muito obrigada :)

Marly disse...

Ué, pensei já haver comentado sobre o belo Mathias e o bolo, cuja
aparência me lembrava o brownie (que tem a consistência interna densa e deliciosa!). Se porém, já estou tão senil que sequer me recordo dos meus atos, fica aqui
a minha manifestação de apreço ao bichano e a você, por havê-lo adotado!

Su7i disse...

Ameixinha, esse bolo tem mesmo um ar húmido por dentro, devia estar ainda melhor do que as farturas da roulotte! Parabéns ao Matias! Beijinhos

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!!

Sempre tive cães.
No Porto, tenho cinco cães rafeiros que vieram directamente da rua e só descobri a minha paixão por gatos depois de ter encontrado o meu "Pussy" apenas com 1 semana de vida perdido à beira de casa.
Nesse dia prometi que o meu gato sobreviveria e quase deixei de dormir para lhe dar o biberão de tantas em tantas horas e certificar-me que ele estava bem...
O meu gato ficou lindo e enorme mas infelizmente tive que o deixar em casa dos meus pais quando vim para cá.
Parece uma loucura, mas choro imensas vezes com saudades dele e vivo cheia de remorsos por o ter "abandonado".

O meu gato adora bolo-rei e verduras mas tenho a certeza que também gostaria de um belo bolo mármore para comemorar o seu aniversário!

Que sorte tem o Matias! Parabéns!

Beijos!

Leite da Terra disse...

Parabéns ao Matias, não é todos os dias que encontramos uma família disposta a adotarmos na integra.

O Duff (nossos Pastor Alemão) vai fazer amanhã um ano cá em casa, ele tem alma de pardal, é meigo, simpático e muito mimado.

Podíamos marcar uma reunião para o Duff e o Matias confraternizarem.
bjs
MBA

Anónimo disse...

Parabéns para o Matias...
Ao longo deste ano tornou-se num lindo "gatarrão"...
O meu Iupi, também encontrado na rua, já fez 17...
Mas continua em pleno... apenas com o "trem de aterragem um pouco enferrujado"...
Adoro gatos... pela sua independencia e atitude... pela sua forte personalidade...
Tudo de bom para o Matias!
Bjs

G' disse...

O teu gato é super fofinho, e faz casa pose para a câmara. O meu gato não gosta de fazer poses, é um preguiçoso :p
Adorei o teu bolo de mármore, é um bocado diferente do que eu costumo fazer. Parece'me bem delicioso.

Beijinhos*

Carolina Andrade disse...

O Matias se deu bem!! Beijos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que delicia de bolo! E este gatinho, que lindo! A musica da Elis Regina fechou com chave de ouro! Bjim
Léia

MARIA disse...

Ameixa o bolo ficou delicioso! O teu gatinho é muito lindo. Um beijo:))

Odete disse...

Lindo mesmo esse Matias. Que bom ele ter encobtrado a pessoa certa. Que viva feliz muitos anos.

Cláudia Marques disse...

Que lindo que está o Matias!
Lindo e convencido!! :) olha pró ar dele, armado em galã!

Parece que tb vou ter uma miau cá em casa, a "madrinha" Cenourita está a tratar disso.

Bjs

Cininha disse...

Há gatinhos com sorte, com direito a bolinho e tudo :-)
Há anos que não faço esse bolo, mas o meu não levava natas, esse deve ser bem melhor:-)

ameixa seca disse...

Marly, muito obrigado :)
Suzi, são coisas bem diferentes e uma fartura é uma fartura he he
Leonor, o amor surge a cada esquina e o que tenho pelos animaizinhos é infinito :)
Leite da Terra, não sei se seria boa ideia :)
STA, 17 anos? Oxalá o meu dure tantos anos :) Obrigada!!
G' o Matias é muito preguiçoso, é por isso que o apanho para as fotografias he he
Carol, acho que sim :)
Léia, Elis é sempre bom :)
Manuela, obrigada :)
Odete, espero que sim! Obrigada :)
Cláudia M., fazes bem. A Carol deve estar feliz com a ideia :)
Alcina, eu já fiz alguns bolos mármore mas acabam por ficar secos. Este não, fica bem melhor :)

Tânia disse...

Gosto de provar novas versões para os clássicos, como esta sua receita!
Quanto ao Matias, ô gatinho de sorte!!!
Se bem que já li que não são os donos que escolhem os gatos, mas sim eles que escolhem os donos....
Vai ver ele pressentiu que seria bem tratado e, principalmente, muito bem alimentado...
Beijinhosss

Amélia Batista disse...

Minha amiga, garanto-te que mesmo com esse aspecto assim, pouco atraiente, neste momento marchava uma fatia sim senhor. È que hoje o jantor foi fracote e está a dar-me um ratinho no estômago. Mas deixa lá, já vou atacar cazinha e ver o que é que se come por lá.
Sabes, já tenho feito o bolo marmoro mas a minha receita não leva natas. Esse talvez fique mais suculente porque o meu fica muito seco.
Deixo-te uma beijoca e o desejo de uma boa semana.

Noémia disse...

Fofinho...o Matias claro, não é o bolo.Com esse ar de malandreco de certeza que não me deixava fazer-lhe umas festinhas mas que dá vontade de "derreter" esse peludinho, dá!
Parabéns.:)

ameixa seca disse...

Tânia, bem tratado e alimentado ele é :)
AB, os outros que fazia também ficavam secos mas garanto que este não fica :)
Noémia, deixa sim senhora. Ele tem este ar altivo mas é muito meiguinho, só não gosta que lhe mexam na barriga he he

Ana Rita disse...

Bolo Mármore é taooooooo bommmmmm . . .

O teu matias é um espectáculo :)

Bjs e boa semana :)

Nela disse...

Que sorte o Matias teve! parabéns ao Matias por ter tido uma familia k gosta dele, e parabéns pelo ano, o bolo adorei adoro bolo ensopadinho e marmore, beijo boa semana.

anabenfica disse...

O teu Matias é quase tão giro como o meu Afonso ;)

Parabéns à familia e ao Matias!

E parabéns pelo bolo...adoro quando eles saem assim. Podem não ser a coisa mais fotogénica do mundo mas são tãaaaaaaao bons...

Bjitos

"Manjares da Manu" disse...

Eu simplesmente amo gato,mais não posso ter,pq o meu marido tem álguns pássaros,e não seria muito legal p/ eles ter um gato aqui!!!rsrs.Quem sabe um dia terei um!!!
E aceito um pedacinho!!!
Boa semana!!!!

Bjs...

ameixa seca disse...

Titó, pois é! Obrigadinha :)
Nela, obrigada :)
Anabenfica, são todos lindos! Obrigada :)
Manu, com pássaros pode ser complicado mesmo. Eu tenho o pato mas o Matias nem se atreve a chegar perto porque o pato bufa-lhe he he

naninha disse...

Ameixinha, obrigada pela visita. A receita de cupuaçu é deliciosa, vale testar. A sua cozinha também produz coisas deliciosas. Naninha

edinha disse...

Gosto imenso de bolo mármore :)
Parabéns atrasaditos ao Matias :)
O meu Cocas fez no dia 10, 11 anitos já :)
Beijinho

Isabel Seabra disse...

O Matias devia chamar-se António...é verdade... registaste na tua agenda a 1ª vez que foste cuscar o meu blog? É que eu, tal com a cenourita também quero um bolito...

Lourdes Sabioni disse...

Esse bolo é um dos meus preferidos...além é claro, de bichos de estimação. Cá em casa, por enquanto são 5, lindos e divertidos...Bjs

A arte em ser mulher disse...

Que gatinho mais fofo!!!
Minha filha ama animais...

Talita disse...

Que gostoso! Bolo mármore! Faz tempo que não o como!

Téia disse...

Ameixinha, o Matias é lindo e estar em sua companhia deve ser uma delícia, que gato mais sortudo. Parabéns por esta data linda. A Bebel, minha linda cadela, chegou lá em casa há quase um ano, no dia 18, vou fazer um post só para ela. Eles merecem, são verdadeiras jóias em nossa vida. O bolo está lindo,e a receita ótima. Bj grande, lindona.

Luciana B. disse...

Ai que delícia de bolo "Matias" :) Fiquei com vontade... :))

ameixa seca disse...

Naninha, obrigada eu :) Vou experimentar o teu doce de cupuaçu!
Edinha, muitos parabéns ao Cocas :)
Borboleta, não gosto do nome. Depois o diminutivo seria Tó ou Tóni... soa-me mal :) Lamento mas vocês não são os meus animais de estimação he he
Lourdes, se contar com o bicho homem também tenho 5 cá em casa he he
Camila, obrigada :)
Talita, este é bem diferente dos "normais" :)
Téia, muito obrigada :) Eles merecem mesmo!
Luciana, de comer o bolo mas não o gato, né? :)

Isabelocas disse...

Aqui em casa o bolo de mármore é muito apreciado, mas gostei muito do teu gato ele tem um ar mesmo fofo, é lindo.
Bjs

ameixa seca disse...

Isabelocas, então vão gostar desta versão do bolo :) Obrigada!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Passando pra deixar um oi!!
otimo começo de semana!

bjsss

Rico disse...

Nem sempre as coisas saem como a gente quer mas o que interessa e o sabor, quanto aos gatos que docuras. adorei ver ambos :) jinhos xx boa semana

carmencita disse...

Parabéns atrasado para esse bichano lindoooooo.
Gosto demais de bolo mármore.Bjss

ameixa seca disse...

Anita, obrigada. Pra ti também :)
Ricardo, é só um gato mas vale por dois he he
Carmencita, obrigada :)

Ana Powell disse...

O Matias é mesmo sortudo, e o gajo mesmo fotogénico.
Adorei esta tua receita, especialmente da parte de dentro dessa maravilha de bolo.
Viva á cozinheira, ao Matias e á familia completa.
Saúde para todos x

Cor de Chá disse...

Esse bolo tem muito bom aspecto. Mas o verdadeiro rei deste post é o teu Matias! Tão lindo :D

ameixa seca disse...

Ana Powell, um bolo nada fotogénico para um gato cheio de fotogenia :)
Cor de Chá, obrigada :)

Cinara disse...

Menina, como o Matias cresceu!!! Está muito fofo!! Nossa família também aumentou no final do ano passado: já tínhamos o Cookie e adotamos o Muffin, um gato adulto. Em breve coloco fotos deles no blog.
Afinal, aqui em casa quem manda são os gatos! ;o)
Beijos!

ameixa seca disse...

Cinara, adorei os nomes dos teus gatinhos he he Bem apropriado :)
Coloca as fotos que eu quero ver!