quinta-feira, 11 de junho de 2009

Sopa de legumes e massa de arroz

POTENTE!!!
É uma sopa potente e não é para todos, só os mais corajosos, e quem gosta mesmo de picante, vão apreciar com gosto :)

Recebi alguns produtos orientais e, entre eles, uma pasta de caril vermelho. Comprei um livrinho há uns meses que se chama "Wok e salteados" da Parragon Books e vende-se no Modelo. No entanto, a maioria das receitas pedem ingredientes que não consigo encontrar por cá e ficaram em banho-maria, até a semana passada! Obrigada à H. por toda a gentileza que tem comigo. Espero que gostes da minha proposta com a pasta de caril! Sem saberes, permitiste que eu experimentasse algo que queria saborear há muito :)

Para primeira receita escolhi uma sopa. O tempo aqui, neste Norte, está chuvoso e pede refeições bem quentinhas. Boa oportunidade para testar esta sopa. Quem não gostar de picante mas gostar do agridoce, aconselho a omitir a pasta de caril ou a diminuir a quantidade. Fica muito bom :)

Diz que amanhã já vem calor, óptimo para os Santos Populares. Aqui também se festeja o Santo António, apareçam para comer uma sardinha ou para ver as marchas na sexta-feira à noite. Eu lá estarei na plateia a aplaudir e a desesperar para ir comer uma fartura quentinha he he

Ingredientes para 4:
2 colheres de sopa de óleo vegetal ou de amendoim
1 cebola, cortada
2 dentes de alho, finamente picado
1 cenoura grande, cortada em palitos finos
1 courgette, cortada em palitos finos
115 g de bróculos, cortados em florículos
1 l de caldo de vegetais
400 ml de leite de coco
3-4 colheres de sopa de molho de soja tailandês
2 colheres de sopa de pasta de caril vermelho
55 g de massa de arroz, grande
115 g de rebentos de feijão-mungo ou rebentos de soja (usei rebentos de soja)
4 colheres de sopa de coentros frescos, picados (não tinha, não usei)

Preparação:
1. Aqueça o óleo num wok ou numa frigideira e salteie a cebola e o alho durante 2-3 minutos.
2. Adicione a cenoura, a courgette e os bróculos e frite durante 3-4 minutos, até que fiquem tenros.
3. Coloque o caldo e o leite de coco e deixe ferver. Adicione o molho de soja, a pasta de caril e a massa e deixe ferver em lume brando durante 2-3 minutos, até que a massa aumente de volume.
4. Adicione os rebentos de feijão e os coentros e sirva de imediato.

Bom feriado, boa sexta-feira e bom fim de semana. Aproveitem muito e bem :)

61 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Será que dessa vez sou a primeira?
Essa sopinha deve ser muito saborosa ( e ardidinha).
Beijos.

Abelha Maia disse...

Quem ia gostar desta sopa era o Abelhão, tudo o que é picante é com ele, não sente nada...hehe, Ameixa, deliciosa experiencia esta sopa.
bjssss

Rosane Vargas disse...

Querida Ameixa, por aqui também faz muito e frio e preparei uma sopinha de legumes, mas não está digna de nota. Passa-me uma tigela da tua, para dar um toque exótico ao meu inverno.
Beijos

Mari disse...

Sopa perfeita para o friozinho das noites de outono.

Helena disse...

Ameixinha
A apresentação está um primor!
Quem me dera ser tua vizinha,para provar essa iguaria exótica!;)
Aqui no meu bairro o pessoal é muito festeiro, já há arraial desde a semana passada...
Bom arraial!

Gina disse...

Olhe, depois que tomei uma sopa tailandesa bem forte, não me impressiono mais. Que venham outras.
Ficou tão linda a composição da foto!!!
Bom feriado pra você também.
Bjs.

Nana disse...

Ameixa, sua foto ficou linda querida!
Eu adoro comida oriental e aqui é super fácil achar um pouco de tudo.
Bjss

Smsn-artes e ideias disse...

é mesmo nutritiva!!

bjs

K disse...

ESSA É DAS MINHAS
ADORO UMA SOPINHA E SEMPR ACRESCENTO ALGO PICANTE
ADOREI LINDA AMEIXINHA
BEIJO
BOM SANTO ANTONIO

Marly disse...

Eu apenas excluiria o leite de coco e me fartava do resto! Aqui está frio e uma sopinha dessas vinha mesmo a calhar!
Bom feriado e bom fim de semana!

Unknown disse...

Amiga linda, eu tomaria essa sopa agora mesmo!!! Adoro comidinhas orientais!!

Beijão e ótimo feriado!

Smas disse...

Ora estamos em sintonia :)
E aqui está uma sopa para eu experimentar em breve, muito em breve!!!!
Bjs

Andrea Dohashi disse...

Querida ameixinha, adoro pratos picantes, e essa sopinha cairia muito bem por aqui, com todo esse friozinho que vem fazendo!
Beijos

sushibaby disse...

Assim que me reabastecer de caril vermelho vou experimentar esta sopa, adoro comida picante, já não é novidade, e exótica.

Vânia Costa disse...

Ficou maravilhosa! Deve ser espectacular (eu gosto de picante).

Aqui por baixo, o único sitio onde se consegue encontrar com facilidade esses produtos orientais é no Martim Moniz, nos supermercados chineses e indianos.
Só lá fui uma vez e não me atrevi a comprar muita coisa... Acho que nem tinha noção do que comprar a sério... A melhor compra foi um pacote com 100 óstias de camarão a 1€. eheh. Aquilo é uma perdição... Depois algas e assim... Tenho de lá voltar um dia destes...

Beijinho*

Luisa Alexandra disse...

O aspecto está tentador, mas se dizes que é picante, então desculpa mas não vou provar... não te ofendes, pois não???

argas disse...

Bela sopinha...sendo picante ainda melhor :) bjinho

Cláudia Marques disse...

Mas que exótica que está a menina, sim senhora!

Potente? Super potente! É preciso ter um estômago forte! Ainda dizem que o cozido à portuguesa é enfarta-brutos! :))

Mas gostava de provar, lá isso gostava!
(Gostei dessa do "feijão-mungo" ?! nunca ouvi falar...) se fosse monga... bem, é melhor ir andando...

bjs

Su7i disse...

Ameixinha, sabores orientais vêm mesmo a calhar - gostosos e saudáveis! Aproveita o tempo para ires comer farturinhas que eu vou dar um pulinho na praia! Beijinhos

ameixa seca disse...

Heloísa, primeiríssima :)
Abelha, tu não me digas que o homem não se sente he he
Rosane, é tão bom comer uma sopa quentinha no frio :)
Mari, pois é. O problema é que aqui é Primavera, quase Verão e estamos com frio e chuva :)
Canela, vindo de ti é um grande elogio. As tuas fotos nem se comparam ! Obrigada :)
Gina, então vais gostar desta :)
Nana, eu sei que vocês aí têm uns bairros onde encontram de tudo. Infelizmente aqui não é assim :)
Smsn, quase uma refeição completa :)
Karoline, muito obrigada. Boas festas juninas para ti também :)
Marly, obrigada. Bom fim de semana :)
Ana, sopa é daquelas coisas que não cansam. Tem tantas possibilidades :)
Smas, e aí não te falta nada he he
Andrea, bom para aquecer a alma e o corpo :)
Sushibaby, se já comeste o mais picante que existia, esta sopa para ti é fantástica :)
Vânia, mas sempre tens onde comprar. Aqui as únicas lojas orientais são as dos chineses e não vendem destes produtos he he
Luísa, nadinha :)
Argas, estou surpreendida por tanta gente gostar de picantezinho :)
Cláudia M., potente mas sem pau he he Não é preciso ter estômago forte. A mim não me fez mal nenhum e nem estou habituada a comer picante :)
Suzi, aqui ainda está nublado com uns raios de sol. Farturas só amanhã :)

Akemi disse...

Essa sopinha cai muito bem com o tempo que tem feito aqui nos ultimos dias! Bom feriado para vc tbm querida!

Lourdes Sabioni disse...

Se é picante com certeza vou gostar, muito! Meu paladar adora os salgados, os picantes e os amargos...Bjs

Nani disse...

Embora eu ame cozinha oriental tenho que confessar que essa sopinha então não é pra mim, rs
Não aguento produtos picantes, rs
Porém ela está com uma carinha ótima, acho que vale a pena eu tirar um pouco da picancia e provar.
Beijos

Raspas de Laranja disse...

Pois tem toda a razao quanto ao tempo, e até sabe bem uma sopinha. Essa já dava um jantar. Agora ja está sol :)
bjs

Unknown disse...

Mas que bela sopinha...adoro sopinha. jinhos doces

cucchiaiopieno.com.br disse...

Confesso que picante nao é comigo, mais meu marido ama. Esta receita sera' para ele. Beijos.
Léia

Cinha disse...

Eu tirava-lhe o picante, mas às tantas estragava a tua soipinha!
Bom Santo António para ti come muitas farturas!
Não te esqueças de aparecer por aqui no São Pedro, estás convidada!!!
Beijinhos grandes.

Susana Gomes disse...

Ameixinha, que sopa tão hot!!!
Eu adoro sabores fortes e fico com a receita anotada para experimentar.

Bom bailarico!

:)

RUTE disse...

Sopa chinesa para a minha princesa.

Acho que ia gostar dessa sopa! Sou uma gaja rija, aguentava-a bem.

ameixa seca disse...

Akemi, hoje o tempo melhorou bastante. Vamos ver amanhã :)
Lourdes, eu também como sem problema :)
Naninha, algumas coisas não consigo comer muito picantes mas esta até comi bem :)
Zé, o sol veio um bocadito envergonhado :)
Sónia, já somos duas :)
Léia, então ele vai gostar :)
Cinha, amanhã lá vai uma fartura he he
Gasparzinha, espero que gostes :)
Rute, acredito que sim :)

Unknown disse...

Se eu apresentasse essa sopinha ao pessoal cá da Tasca reclamavam logo que lhes fazia arder o céu da boca eheheh
Eu, só de olhar para a foto parece que lhe sinto o gosto...

Beijocas e boas festanças***

Noémia disse...

Adoro estas sopas asiáticas de sabores exóticos para sair das rotina!
Além disso como bem disseste este tempo aguenta todas as sopas até as potentes de pasta de caril vermelho!
Bom fim de semana, bom Santo António e muuuuuitas farturas! :)

ameixa seca disse...

Cenourita, o céu da boca, a língua, as gengivas, o esófago e o estômago he he
Noémia, às vezes temos que apimentar as refeições. Há quem não goste mas eu acho o máximo sair da rotina e experimentar novos sabores :)

Flavinha disse...

Deve ter ficado mesmo uma delícia!

Por aqui também estamos precisando de comidas quentinha para espantar o frio... Picante melhor ainda!

Beijocas. (Estava com muitas saudades de passar por aqui!)

Isabelocas disse...

Com a chuva e o frio que tem estado aqui,
essa sopinha sabia mesmo bem, ficava logo quentinha...
Bjs

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha eu devia gostar da tua sopa pois eu gosto de tudo. Um beijinho...

Isabel disse...

Bem essa sopinha oriental está linda e super apetitosa, mas aqui por baixo está muito calor para sopas escaldantes! Vou guardar essa receitinha para o outono, vai saber muito bem.
Bjs

Isabel (pipoka) disse...

essa sopinha é mesmo, mesmo a minha cara. Nessa colecção da parragon há também um livro de cozinha thai bem porreiro.

beijocas

carmencita disse...

Uau, deve ficar bem picante! é bom que aquece o frio que tem feito por aqui, bela apresentação!.Bjss

Abóbora Amarelinha disse...

POTENTE!
Se tiver "pujança" suficiente para me projectar para um lugar mais fresco...estou tentada a provar!
Raça do calor parece que veio para ficar.
jinhos molarengos.

Vina disse...

Isso é que é uma sopa com substância, sim senhora! Tem um aspecto excelente, mas o picante e eu... eu e o picante... bem, não nos damos lá muito bem!! Beijocas e diverte-te.

Karla Maria disse...

Essa sopinha vai combinar com o frio que tá fazendo por aqui, mas fiquei louca pelo bolo de cenoura do post anterior.
Tb não gosto de bolos com óleo, então subtituo o óleo pela mesma quantidade de manteiga derretida.
Bjs

Mónica Teodoro disse...

Ameixinha, eu cá não gosto muito de picante, mas só pela apresentação que tem essa sopinha eu até era capaz de comer.
Beijinhos e bom fim de semana.

Tânia Saj disse...

Eu certamente iria amar, pois gosto demais de picantes.
Só de olhar este prato, já aquece!!(e olha que hoje aqui está frio, com muita chuva!)
Bjs

ameixa seca disse...

Flavinha, então esta é uma óptima sugestão para vocês :)
Isabelocas, foi o que aconteceu por aqui :) Até já veio calor e sol.
Natércia, uma boquinha santa :)
Isabel, aqui também já chegou o calor. Mas no Verão vamos ter dias que vão precisar de sopas. É o arrefecimento global :)
Pipoka, não podia ser mais a tua cara he he Eu tenho o de cozinha mediterrânica também e acho estes livros uma excelente compra :)
Carmencita, o corpo aquece num instantinho :)
Abóbora, aqui só esteve calor hoje e parece que só dura até Domingo :)
Vina, então para ti é um caldinho verde nos Santos Populares :)
Karla Maria, é uma boa opção :)
Mónica, obrigada e igualmente :)
Tânia, então esta sopa é para ti :)

Mónica Pinto disse...

Realmente o tempo cá pelo Norte esteve muito cinzento e apesar de hoje já estar melhor, uma sopa assim apetitosa não ía nada mal!
Bjs Ameixa!

turbolenta disse...

UI....
esta para mim não dá não ...então querias que a minha língua aqui em Lisboa se esticasse até à zona NOrte?
lol lol

POis bem! Achei-a bem original, própria para os grandes apreciadores de ...pica/pica. Acho que o meu marido ia adorar! Adora caril.
Por isso, só mesmo reduzindo as quantidades. Mas lá que ele ia adorar, ai isso tenho a certeza absoluta!
lol lol
bom fim de semana

PS
Por aqui (dia 12)está um calor infernal.Ontem na praia era do género: Ó vizinho, encolha a perna que eu quero passar!
EStive lá só 2 horas e na água é que foi o meu poiso a maior parte do tempo.DE noite.... ardia!
Gente branquinha é assim...
BOM FIM DE SEMANA

Mari disse...

Ameixinha, como boa adoradora dos picantes, eu me apaixonaria perdidamente por essa sopa.
Bjo grande,

Mari

Rose Oliveira disse...

Oi Ameixinha querida, então aqui também deu sopa? E picante é das que mais gosto, a foto ficou linda, com estilo, rss e ri muito do seu texto no bolo de cenouras, aqui também tenho que correr para fotografar os bolos, e nem sempre consigo, rss...beijinhos :)

Amanda Ramos disse...

Oieeee!!!Então o fermento na torta é de bolo mesmo, aquele em pó...rs
Bjo

"Manjares da Manu" disse...

HJ está um tempinho ótimo para uma sopinha!!!
Delícia!!!

Bom fim de semana!!!!

Bjs...

Mary disse...

Ameixa,
Que bela sopa,para mim pode ser com menos picante..mas de resto, venha dai uma tigela:)


bjs

bom f.d.s

ameixa seca disse...

Monica, o tempo anda mesmo manhoso. Está calor mas este cinzento do céu está a chamar chuva. Vou ter que alargar a época das sopas :)
Turbolenta, a mim não me apanham na praia e muito menos estendida na areia. Prefiro fazer anúncio à lixívia a vida toda :)
Mari, é uma sopa picante, própria para comer a dois. De sobremesa pode ser bolinho de banana he he
Rose e Amanda, obrigada :)
Manu, então toca a arregaçar as mangas e fazer sopinha :)
Mary, aguentas? he he

Smsn-artes e ideias disse...

olá

ja saiu a resposta ao desafio no meu cantinho, passa lá buscar o miminho!!!

bjsss
bom fim de semana

Delícias e Talentos disse...

Little Plum, eu provava um cadito, porque não consigo comer nada muito spicy, começo logo a tossir...sou muito frágil, sabias? :)
Mas com tanto ingrediente exótico e diferente, não me continha em experimentar!
Beijinhos, Miss Hot Soup! hehehe:)

ameixa seca disse...

Smsn, não ganhou ninguém né? he he
Mary, provavas só um bocadinho. Não quero abalar a tua fragilidade :)

Smsn-artes e ideias disse...

não mas quem participou gostava que levasse o mimo à mesma :))

bjkas

smsnartes

ameixa seca disse...

Smsn, ok :)

A arte em ser mulher disse...

Ameixa sou viciada em sopa.
Pena aqui onde moro não fazer tanto frio, se não eu só ia comer sopa rsrsrs.
Essa sua me parece deliciosa.

Natacha Rodrigues disse...

Estou fascinada com esta tua sopa!!!

Eu sou corajosa e adoro picante!!!!

Mas que bela refeiçao!!!

ameixa seca disse...

Camila, podes comer nos dias menos quentes :)
Verdinha, se gostas de picante eu aconselho a provar :)