terça-feira, 2 de junho de 2009

Pão de avelãs e maçã


Mais um saído do livro da Larousse "Aprender a fazer pão", que saiu um espectáculo.
A receita original é com nozes e passas mas, não tinha nozes e não gosto de passas. Substituí as nozes por avelãs e omiti as passas. Um pão que se comeu num abrir e fechar de olhos!
Tive que reduzir a quantidade de água e não usei farinha de trigo mourisco porque não tenho. As alterações estão entre parênteses.
Hoje não digo mais nada, enquanto o clima não se decidir em que fica... eu fico-me por aqui :)

Ingredientes para um pão de 750g:
440 g de farinha tipo 65
60 g de farinha de trigo mourisco (usei farinha integral)
310 ml de água (usei 230 ml)
2 colheres (café) de sal
1 colher (sopa) de açúcar (usei 2 de açúcar com canela)
1 colher (sopa) de azeite
1/2 iogurte natural
2 colheres (café) de fermento seco (usei o de padeiro mas não aconselho, acho que a massa abate porque é de usar fermento fresco)
50 g de nozes (usei avelãs)
1 maçã ralada
50 g de passas (não usei)

Preparação:
Deite a água na máquina e junte-lhe o sal, o açúcar, o azeite, o iogurte e as farinhas. Adicione o fermento, distribuindo-o sobre estas.
Seleccione o programa "pão integral", o tamanho e a cor do pão. Ligue a máquina.
Ao sinal sonoro, adicione as nozes, a maçã e as passas.

Sugestão: A maçã confere certa humidade a este pão macio. Para variar, pode substituí-la por uma pêra.


Obrigada à STA que me ofereceu um selo de agradecimento pelo suporte fornecido :)
Passo-o a todos os que deixam comentários sempre que eu publico alguma coisa, mesmo que não seja nada de especial. Acredito que as palavras são o princípio de grandes amizades.
Dedico-o, especialmente, à minha amiga real e agora virtual TitiSu e aos meninos dela que estão sempre prontos a receber-me lá em casa e a suportar as minhas patetices :)

68 comentários:

® disse...

Uai!!!
Que bão quí cê mi incontrô, sô!!rsrs (Tecla SAP: Que bom que você me encontrou!:)
O nome de sua mamis é Amélia e o seu Ameixa?!! °[O.o]°...rs
Amélia aqui no Braza, é aquela mulher de antigamente, que ficava só na lida da casa, com filhos e marido. Por isso há anos fizeram uma música em homenagem à "Amélia"...dizendo que ela que era mulher de verdade...
Como estamos em outros tempos, sou Amélia, mas tb sou digital, né?!:)
Quem diria que procuraríamos receitas em um computador??
V-o-l-t-e sempre!! Fiquei happy com sua visita, tá?!
Beijim procê!! Vinni

amehliadigital.blogspot.com

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

que delicia de pão :)
bjs

Cláudia Marques disse...

Ó faxavor, menina Ameixa, a como é o pão aí no seu estaminé?

Para mim pode guardar um desses, faxavor, que eu depois mando um vale pelo correio.

Que bom aspecto! nhami, nhami.

Bjs

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixinha!!

Pão com avelãs e maçã parece-me uma ideia deliciosa e a canela deve deixar o pão ainda mais perfumado!:) Adoro estes pães adocicados e o teu está digno de suspiros...:)

Beijinhos!

Flor de Sal disse...

Avelãs com maças!!! Que maravilha! Acho ke vou ter desejo! Beijinhos!

Abelha Maia disse...

o teu pão está divinal, já tenho tanto pão para copiar que só montando uma padaria.
O tempo aqui tb está, que não está.
Beijocas

Susana Gomes disse...

Eu como tb não gosto de passas, só sinto falta das nozes!
Este pão parece mesmo daqueles que desaparecem num passo de mágica!
:)
Beijinhos.

Smsn-artes e ideias disse...

esta mesmo apetitoso!!

bjsss

Noémia disse...

Minha querida, acho que o pãozinho saiu mesmo foi do Larousse da Ameixa. Se ficou um espectáculo os "louros" são teus porque afinal em vez de nozes levou avelãs e em vez de passas, maçãs e menos água e coisa e tal...Essse é o pão da Ameixa e não do Larousse!
Está dito!
Pena é que já não haja mais, porque até ia um bocadito.
Sorte é a da Titsu e dos meninos dela porque te têm por perto! :)
E hoje até sou das 1ªs a comentar estou espantada!

sushibaby disse...

Sou mais uma que não gosto de passas mas adoro nozes, avelãs e amêndoas sou completamente viciada, não só nos frutos secos como nos teus pães cada vez que venho aqui babo-me...

Mari disse...

Ameixinha, também nao gosto de passas.... esse pão para mim, seria um café da manhã, ou da tarde, perfeito!!
Ficou lindo demais.
Bjo grande

Mari

K disse...

HUMMMM
ESSE EU QUERIA
ANDO DESEJOSA DE BOAS COMIDAS
BEIJOS

anabenfica disse...

Tu e os pães...é só para meter raiva às desgraçadas que não têm uma MFP...

Maças e avelã tem tudo para ser maravilhoso.

Bjitos

P.S. eu sei que há muitas maquinas à venda nas lojas, mas esqueço-me quando lá vou. A idade nao perdoa

Anónimo disse...

Ameixa, que delícia de pão! Adorei a idéia das avelãs com maçãs!!!!
Um beijo!

PS: aqui em SP está um friiiiiio!!!

Vânia Costa disse...

Ameixinham

Que óptimo pão... Foram umas alterações e tanto, mas ficou perfeitissimo! =)

Gostei muito das maçãs com avelãs.

Beijinho*

Martuxa disse...

Humm que delícia de pão que deve ser. Esse teu livro está cheio de receitas deliciosas, estou tentada a comprar um!
Este vai ser um comentário dois em um :D Adorei a salada de beterraba, para além de ter uma cor linda e bastante apelativa, de certeza que é uma delícia de frescura. Parece que o calor vai fugir de novo...o Verão anda tímido :)

Beijocas

Gina disse...

Ameixa, só trocaria a avelã por amêndoas ou nozes. Quanto às modificações com canela e trigo integral, para mim estão perfeitas. Já anotei.
Bjs.

Isabelocas disse...

Que belo pãozinho, deve ter ficado bem fofo, li algures que massas que levem maças ficam mais fofas.
Bjs

Unknown disse...

Este pãozinho parece uma verdadeira delicia. E o selinho merecido. JINHOS DOCES, e óptima semana.

ameixa seca disse...

Vinni, não precisas fazer tradução, eu entendo tudinho he he A minha mãe é Amélia mas trabalhou muito toda a vida :) Eu sou Ameixa mas não é o nome verdadeiro :)
Lili, é mesmo :)
Cláudia M, a primeira fatia é de graça! Depois só por encomenda mas para ti faço um preço jeitoso :)
Leonor, é um pão energético super aromático :)
Flor de Sal, vindo o desejo só mesmo fazendo :)
Abelha, é mais um para a lista! O tempo está como os homens he he
Gasparzinha, faz com nozes. Eu só tinha avelãs em casa e foi muito bom :)
Smsn, estava mesmo :)
Noémia, visto desse ponto é meu até porque fui eu que o comi he he Nós até estamos perto, não nos encontramos é muitas vezes :)
Sushibaby, também não resisto a comer esses frutos secos :)
Mari, este pão é um pão energético. Ao pequeno-almoço e lanche vai super bem :)
Karoline, a tia ainda não devolveu a máquina? :)
Anabenfica, a idade não perdoa mas a fome e o desejo também não. Põe na listinha de compras :)
Verena, este pão fica delicioso! Aqui esteve muito calor e hoje começou a ficar frio e nublado. Faz-me mal ao sistema :)
Vânia, as alterações tiveram que ser feitas principalmente por causa da água. O resto foi por problemas logísticos he he
Martuxa, o livro é bom. Temos é que ter atenção e adaptar às nossas farinhas :) A salada é excelente para comer no calor. Infelizmente esta nossa Primavera é Maníaco-Depressiva :)
Gina, na receita pede mesmo nozes, eu é que não tinha em casa :)
Isabelocas, a maçã dá-lhe uma humidade característica muito boa :)
Sónia Alexandra, parece e é mesmo. Obrigada :)

Patyxa disse...

Bem linda este paozinho vai ja para a minha lista para fazer brevemente
Adorei...
Beijokas
:)

Delícias e Talentos disse...

Olha que o magano ficou bem giro com esses pedaços de avelã à espreita!
Nunca ouvi falar de trigo mourisco, mas vou investigar...
Little Plum, mais uma broa porreira para o meu breakfeast! hihihi:)

Marly disse...

Estou com minha caneca de chá à mão e aceitaria com prazer uma boa fatia desee pão!:)

Cininha disse...

Olha que engraçado, hoje fiz o pão saloio cá de casa e pensei meter-lhe nozes e passas, mas o marido diz que é um pão muito pesado para levar essas frescuras hehe, para a próxima experimento :-)
O teu apesar de ter baixado um bocadinho tem optimo aspecto:-)

ameixa seca disse...

Patyxa, espero que gostes :)
Mary, giro e bom! Trigo mourisco ou sarraceno é a mesma coisa mas nunca comprei :)
Marly, cairia muito bem :)
Alcina, depende da massa. Com o saloio é capaz de ficar pesado. Levando iogurte fica logo diferente :)

Lourdes Sabioni disse...

Já te disse que não tenho máquina...mas em breve vou ter e vou me gabar também...estes pães me deixam louca...bjs

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa, Ameixa,
Você ainda vai me fazer comprar uma MFP.
Beijo

Sylvia disse...

Se tem uma coisa que gosto e fazer pao,principalmente que agora por este hemisferio esta entrando o inverno. Vc me fez lembrar de tirar minha maquina do armario. Amei a receita , e com maca , que delicia
Bjs

Os Olhos de Alice disse...

adorei este pão e principalmente as alterações!!!tenho que comprar um livro de pães urgente!!!
bjão

Andrea Dohashi disse...

Ameixinha querida, que suavidade e fofinho está esse pão...
No friozinho que faz aqui, com um cházinho, eu não queria mais nada!
Beijos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Ameixa, que pao maravilhoso - que deliciosa a combinaçao dos ingredientes, hummmmmm! Bjim
Léia

Isabel disse...

Ai, Ameixa, sempre que fazes pão fico "augada" por uma MFP. Tenho que começar a fazer um mealheiro para comprar uma.
Essa ideia de produzir o nosso próprio pão é muito apelativa. Até com maçã se pode fazer! Que giro.
Bjs

argas disse...

Que bom aspecto tem esse pão! :) Gostei das alterações! bjinho

moranguita disse...

esta pao tem tudo para eu adora-lo. a mim podia ser mesmo com passas que adoro ja o meu moço gostva mais desta versao sem as ditas.
esta lindo assim como bom que devia estar.
tempo esquisito ne?
amanha ja dao chuva!!!

beijinhos

ameixa seca disse...

Lourdes, acho que vais fazer uma óptima aquisição :)
Heloísa, e isso não é bom? he he
Sylvia, aqui é ao contrário. Estamos na Primavera mas pão é para todo o ano :)
Alice, eu não tinha nenhum livro de pão até agora mas gosto muito deste apesar de ter que acertar a quantidade dos ingredientes das receitas :)
Andrea, cai super bem este pão :)
Léia, é dos melhores que já comi :)
Isabel, elas nem são muito caras... junta-se rápido os troquinhos :)
Argas, obrigada :)
Moranguita, tempo manhoso mesmo! A solução é fazeres um pão com passas e um sem :)

A arte em ser mulher disse...

Olá gostei muito da sua receita, parece um pão bem macio e suculento de se comer. Parabéns...

Rose Oliveira disse...

SEUS PÃES SÃO SEMPRE MARAVILHOSOS AMIGA, ME DEIXAM COM ÁGUA NA BOCA, BJOS :)

Nela disse...

Também já fiz este pão, mas na receita original, ainda o livro não estava cá fora já eu o tinha rsrsrs, mas o teu ficou tb com óptimo aspecto, beijitossss.

sushibaby disse...

Ola Ameixinha deixei uns selinhos pra ti no meu blog.
Beijinhos

Raspas de Laranja disse...

Pois olha que as passas ficam uma delicia no pão, mas gostos são gostos. Mas deve ficar uma maravilha, a maça com as nozes/avelãs. Jinhos

risonha disse...

também já comprei esse livro e é fantástico!!
o pão ficou lindo.

ameixa seca disse...

Camila, obrigada pela visita. É um pão muito bom. O iogurte na massa e a maçã faz com que fique bem fofinho :)
Rose, a máquina é que faz tudo. O mérito é dela :)
Nela, és muito à frente ;)
Sushibaby, obrigadinha. Vou já buscar :)
Zé, só como passas na passagem do ano, de resto não entram na minha dieta :)
Risonha, também gosto mas tenho que adaptar as quantidades :)

Mónica Teodoro disse...

Mais um pão maravilhoso e como sempre de fazer inveja aqui à menina q adora pão mas também não gosto de passas.
Beijinhos.

Carolina Andrade disse...

Amiga padeira, que delicia de pão!! Grande beijo

Vivian disse...

esse pao pode ser considerado a elite dos paes. Muito luxuoso !!

bjks

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Que belo pãozinho!
Não fazes entregas ao domicílio?
Ah! não pode ser estás muito longe...
Adorei o pão e já vou no 3º comentário cheia de fome, vou mas é para a cozinha ;)
Beijinho
Moira

ameixa seca disse...

Mónica, é só omitir as passas e fica delicioso :)
Carol, obrigada :)
Vivian, pois é, ele fica super bom :)
Moira, chegava ao teu domicilio já meio comido he he

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Gostei da sua criatividade!!

bjsssssss

Su7i disse...

Sim senhora! Belo pãozinho para um lanche... Ou para outra altura qualquer... por mim ia já uma fatia! Beijinhos

Natália Eleutério disse...

Adorava dar uma trinca e sentir as avelãs a estalar entre os dentes, humm que delícia, bjs.

edinha disse...

Um pãozinho com avelãs só pode ser uma delícia.
Beijinho

ameixa seca disse...

Anita, a criatividade é do livro. Eu só modifiquei os ingredientes :)
Suzi, é pão para toda a hora :)
Nani, é muito bom :)
Edinha, concordo ;)

RUTE disse...

Tãããão Bom! Vou copiar-te, toma toma. Vou fazer esse pão!

Abelha Maia disse...

Olá, deixei-te um desafio na minha Colmeia, tinha todo o gosto em que participasses.
beijocas

ameixa seca disse...

Rute, copiona ;)
Abelha, obrigadinha! Vou lá passar para ver o que é :)

Fátima disse...

Ameixinha, que pão! pena que eu não tenho MFP, mais eu tenho MPF, não conhece?é Máquina de Pão da Fatinha hahaha, minha máquina não é muito moderna mais dá pro gasto!Beijos.Ah, dá uma passadinha lá no meu blog que tem um selinho pra você.

G' disse...

Que pãozinho mais fofinho, adorei a combinação de avelãs com maçã : )

Beijinhos*

ameixa seca disse...

Fátima, e essa máquina é boa porque já lá vi belos pães feitos por ti :)
G', obrigada pela visita. Ainda bem que gostaste :)

Nani disse...

Que pão lindo!
Digno das melhores padarias.
Beijocas

ameixa seca disse...

Naninha, digno de ser comido nos melhores lares :)

Helena disse...

Penso que fizeste uma boas alterações,bem ao meu gosto!
O pão esse ficou um pããaõoo!

ameixa seca disse...

Canela, foram alterações obrigatórias, mas até resultaram muito bem :)

José Carrilho (Go Detail) disse...

Olá,

Já pensei em comprar uma máquina de fazer pão, mais pela razão de que assim sei o que como.
Mas não sei.....
Para dizer a verdade, gostava de ter era um forno a lenha :-)
Além disso, as máquinas são caras cá em Portugal, basta ver na net.
Nunca comi pão feito numa máquina destas, um dia gostava de experimentar.

Cumprimentos,

José

ameixa seca disse...

José, é exactamente por isso que comprei a minha e porque o pão feito na MFP dura muito tempo sem estragar e sem ficar rijo! O forno a lenha é o sonho de muitos de nós he he A minha MFP custou 49€ mas encontras a 39€. Não acho que sejam assim tão caras, é um óptimo investimento :)

Ana Powell disse...

Adorei esta tua sugestão.
Uma autêntica maravilha x

ameixa seca disse...

Ana, é um pão muito bom, eu garanto :)

Patyxa disse...

Ja fiz ja fiz, mas moldei em bolinhas e fiz com nozes.
Adorei obrigada pela partilha da receita
beijo grande

ameixa seca disse...

Patyxa, ainda bem que gostaste :)