segunda-feira, 2 de março de 2009

Mousse de quivi e chocolate


Como recebi um carregamento de quivis da minha vizinha virtual, decidi aproveitar os mais maduros para fazer uma sobremesa. Os quivis são presença assídua cá em casa, ainda por cima têm mais vitamina C que uma laranja :) Mais do que suficiente para serem consumidos!
Tentei fazer uma mousse de quivi que vi numa revista "Delícias da Culinária", mas correu muito mal. Dizia para bater todos os ingredientes no liquidificador, inclusive as natas e, depois, era só levar ao frigorífico. Eu não tenho liquidificador e usei a varinha, não sei se foi isso que fez a diferença. Acho que qualquer mousse precisa que as natas sejam batidas até ficar quase em chantily.
Por isso, desencantei outra receita que me pareceu que ia resultar melhor! A verdade é que resultou e ficou em mousse, mas não ficou como eu queria - há dias assim em que não me devia levantar da cama :)

Passo a explicar o que aconteceu na receita que retirei da Mulher Moderna na Cozinha nº65. Em abono da verdade, se me vissem na cozinha, diziam que eu era tudo menos uma mulher moderna... mas isso agora não interessa nada!

Ingredientes:
4 folhas de gelatina incolor
1dl de água
300 g de açúcar (usei 250)
250 g de quivis
1 clara
2 dl de natas
2 colheres de sopa de raspas de chocolate
raspas de chocolate q.b. (usei granulado)

Preparação:
1. Demolhe as folhas de gelatina, em água fria. Arranje os quivis, descasque-os e corte-os em pedaços.
2. Ferva a água com 200g de açúcar e junte os pedaços de quivi. Deixe ferver bem.
3. Depois de bem cozido, triture e dissolva em puré, as folhas de gelatina bem escorridas. Deixe arrefecer (e eu, como sou bem mandada, deixei arrefecer. Porém, contudo, mas, ao deixar arrefecer a gelatina vai solidificar e foi isso que aconteceu. Aconselho a deixarem arrefecer apenas um bocadinho mas juntar enquanto estiver líquido ao preparado das natas. Eu devia ter aquecido um bocadinho novamente, mas não me apeteceu e, isto de ser de apetites não dá com nada!).
4. Bata a clara em castelo, junte o restante açúcar e bata mais um pouco, até obter um creme espesso.
5. Bata igualmente as natas, envolva-lhes o preparado anterior, bem como o creme de quivi (o meu creme já ia em pedacinhos de gelatina de quivi!).
6. Junte as duas colheres de raspas de chocolate, misture bem e distribua por taças.
7. Leve ao frigorífico e na hora de servir, decore.



Ora, era suposto a mousse ficar verdinha, mas a minha ficou branquinha com pedacinhos verdes de gelatina de quivi! O sabor não ficou comprometido, mas vou repetir a receita com o cuidado de não deixar arrefecer nada. Porque "o amor (à cozinha) é como o vento, quem pára perde-lhe o jeito e morre a todo o momento" :)

70 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Se te contasse os meus desaires culinários...davam um novo blog! Hihihi!
Mas é preciso fazer para saber, né?
Ameixinha, que tal o sabor do kiwi com o xiclate? Nunca provei, e a tua mousse (apesar das peripécias) suscitou-me a curiosidade! Bj:)

Joanissima disse...

Melher... E quantos kiwis leva a receita?

: )

Maria L Filipe disse...

Oiiiiiiiii :)

Esta tb quero experimentar lolol
Mas os Kiwis é a gosto?!?!?! ;)

Jinhuxxxx

Margarida disse...

Não gosto nada de quivi. arghhh. Deixa um sabor tão estranho na lingua.. brrrrr
Mas acho que provava esta mousse por causa do chocolate. : )
Falta a quantidade dos ditos na receita. ; )
beijinhos e boa semana!

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Kiwi com chocolate deve mesmo ser uma ótima união, se chegasse até aqui experimentaria com muito prazer.
Tenha uma linda semana
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Martuxa disse...

O kiwi é uma das minhas frutas preferidas para usar no fondue de chocolate, juntos em mousse nunca experimentei, mas é uma combinação deliciosa de certeza.
Já fiz mousse de kiwi e a minha também não ficou verde, fica uma tonalidade de branco mais para o cinzento. Pensei que era mesmo assim, mas pelos vistos também me deve ter faltado alguma coisa!

Nela disse...

Quando queremos que algo saía bem, é quando se dá o contrário, a mim está sempre a acontecer, mas o que importa é mesmo o sabor, será que estavam bem madurinhos? beijitos boa semana.

ameixa seca disse...

Mary, eu gostei muito, mas não se nota grande coisa, a não ser que aumentes a quantidade de chocolate!
Joanissima, dasse, que ando mesmo vesga! Já rectifiquei a receita. São 250g dos ditos cujos :)
Maluxa, passei à frente o mais importante he he São 250g ;)
Margarida, acho que deve depender das linguas hi hi Eu nao sinto isso. Gosto muito :) Acho que dá para fazer com outras frutas!
Fernanda, ficou muito bom. É para repetir :)
Martuxa, cinzento é estranho. Esta ficou branca com bocaditos de verde. Mas na revista aparece verdinha, acho que dá para fazer, eu vou tentar :)
Nela, não, acho que tem mesmo que se bater as natas e não deixar arrefecer totalmente a gelatina :)

Sabrina disse...

Olá, nunca comi essa combinação de kiwi com chocolate, deve combinar bem, gostei da idéia.
Beijos

Gina disse...

Ainda agorinha comi um kiwi, mas não pensaria numa mousse dessa fruta, interessante.
Bjs.

Natália Eleutério disse...

Ai.ai.ai que peripécias com a gelatina, eu mandava em recado para a revista, porque se deixarmos arrefecer a dita ela solidifica, mas o que interessa é que ficou boa na mesma, bjs.

Lete´s do it! disse...

Viva o kivi!
O teu franguinho amarelo tbém não parecia estar nada mau!
Os meus ´"aéreos" voam, voam,... mas o meu estômago não "arreda" pé!! E fdsemana em casa acaba sempre em festim para a "casca de laranja!!".
Boa semana!

Isabel disse...

Mesmo não ficando verdinha como tu querias, ficou apetitosa, e é sem dúvida uma mistura interessante!
Bjs

Raspas de Laranja disse...

Que boa maneira de gastar o kiwis. Eu só os consigo comer em salada de fruta, mas o meu marido come-os à colher. Com raspas de chocolate, ficou delicioso! Tem um aspecto leve. Manda uma para mim. lol bj

Isabel Salvador disse...

maravilhosa princesa, e ficou bem diferente querida,jinhos grandesssssssssss

Abóbora Amarelinha disse...

Lindinha da minha vida! eu ODESTO
kiwis, fico com a lingua dormente, e as papilas gostativas todas desorganizadas, mas quem sabe assim disfarçado no meio das natas e do chocolate...
o meu gajo descasca-os e come-os á dentada, xiça!!!
jinhos

CSS disse...

Apesar de não ter corrido bem, o aspecto final é delicioso.

Infelizmente, há muitas receitas que vêem com erros e que só experimentando é que damos conta.

Beijinhos!

Amélia Batista disse...

Deixa lá, naõ te culpes. Ainda assim ficou com um excelente aspecto e parece-me muito apetitosa. Para a próxima talvez corra melhor.
Beijinho e boa semana.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

ai ai ai de bom!

bjssssssssssssss

Adriana disse...

Outra delicia..hummmm...deliciosa!

Isabel Pisoeiro disse...

Que bela mousse, deve ser mesmo boa!! :P

Laurinha disse...

to demais de kiwis... nunca chegam a virar doce... só 'in natura' mesmo...

Beijinhos

ameixa seca disse...

Sabrina, nao sobrou nada :)
Gina, eu também não pensaria numa sobremesa com quivi, apenas o usaria para decorar. Mas ficou delicioso :)
Nani, por isso resolvi dizer o nome das revistas para que mais ninguém se engane :)
Lete, frango amarelo e sobremesa verde, bela combinação para a dentuça né? Nem me tinha lembrado da casca de laranja he he
Isabel, calhou bem, ficou boa... é o que se quer :)
Z+e, eu também os corto ao meio e como à colherada. Adoro. Mas nesta sobremesa não notas os quivis :)
Belinha, pois fica :)
Bóborazinha, eu não gosto de papas e por isso não levo um gajo, mas tu nao gostas de quivis e afinal arranjaste um que até gosta deles! Há esperança para mim não achas? :P
CSS, deviam ser todas testadas e aprovadas :)
AB, para a próxima já sei :)
Anita, por acaso foi :)
Adriana, é muito boa ;)
Isabel, pode não parecer mas é :)
Laurinha, eu também só como ao natural mas agora que descobri que dá para fazer mousse dele, há que aproveitar :)

Mónica Teodoro disse...

Ameixinha, a mousse não está verde mas olha que está com um aspesto delicioso e todas nós temos os nossos desaires cúlinários, da última vez que fiz doce de ábobora ao descasca-la cortei a cabeça de um dedo...ai...ai que dói tanto, mas a tua mousse está muito bonita.
Beijinhos.

Anónimo disse...

Ameixinha,
Essa combinação de Kiwi com chocolate parece-me bem...
Nunca me tinha lembrado de tal...
Hei-de experimentar.
Bjs

Inside me disse...

LOL... são os verdes que andam em baixa... já nem numa mousse ... suposta verde aparece...

Mas tem muito bom aspecto...mesmo...

... sobrou algum pedacinho para poder provar???

e adorava ver esse ar de mulher "moderna" ...LOL

beijocas modernaça...

Luís Pontes disse...

Oh! Como eu compreendo esses dias desgraçados à volta dos doces... é a verdadeira razão porque eu só publico um doce por mês,e a ferros!

Apesar de tudo e da (falta de) cor, até ficou com bom aspecto e com ar de estar boa na boca que é o que interessa.

Gostei principalmente da citação do tão esquecido Pedro Homem de Mello.

Mão na Massa disse...

é verdade ameixa... há dias em que nem nos devíamos levantar da nossa cama! Ou o bolo queima, ou a comida pega ao fundo do tacho! Mas acho que depois de todos esses "desastres" ficou com um aspectou óptimo!

Bjufas*

edinha disse...

Há dias em que corre tudo mal :)
Mas a mousse tem um óptimo aspecto.
Beijinho

Cininha disse...

Olá Ameixinha
Essa mousse não me parece nada mal, ainda que com tantos dissabores.
Mas se quiser fazer outra eu tenho uma receitinha deliciosa, me aguarde que eu faço um dia destes, se não tiver vontade para aguardar eu envio-lhe a receita.
bjinhos

Rico disse...

Vê-se que ficou uma sobremesa bem refrescante e deliciosa, embora eu não vá muito com gelatina isto e mais mousse que gelatina não é? :D xxx

Helena disse...

Ameixinha
Tambem adoro esse fruto e de certeza que o doce sabia bem,eu prefiro comer um creme branco a um verde,a minha imaginação começa logo a acelerar :)
Quanto ao deixar arrefecer,é relativo,imagina que essas mulheres modernas vivem nos tropicos....
Bj

Noémia disse...

Oh minha amiga, eu por necessidade,dada a produção exagerada, já experimentei fazer kiwis de quase todas as maneiras ( como o bacalhau)mas nunca me ocorreu fazer mousse dos ditos.
Tinhas que ser tu a dar-me esta dica!
A tua mousse tem um aspecto fantástico e isso de não ter ficado verde...já sabes que acho essa cor na comida meio radioactiva! Ahahahah!
Desculpa Cláudia ;)
Experimenta fazer compota vais ver como fica verdinha...
Boa semana!

ameixa seca disse...

Mónica, antes a mousse não ficar verde do que perder a ponta de um dedo :)
Sta, resulta muito bem :)
2dmim, resolvi poupar o Paulo Bento desta vez! Mas é isso mesmo, anda tudo muito pálido :) Foi tudo comido, não há nada para ninguém!
Luís, o sabor não ficou comprometido. Há coisas que só saem mesmo a ferros e até dói :)
Ana Maria, podia ter ficado muito pior :)
Edinha, dentro do azar tive sorte :)
Alcina, eu aguardo, não tenho pressa. Os quivis biológicos já estão a acabar mas há sempre dos outros. É fruta que não falta cá em casa :)
Ricardo, a gelatina é só para prender a mousse, também não gosto de gelatina :)
Canela, também deves achar que a cor é radioactiva he he Mas era um verdinho suave :) Realmente, eu vivo no trópico dos bananas, mas o clima está cada vez mais gelado!
Noémia, hehe, essa da radioactiva pegou :) Eu cozi o quivi com o açúcar e ficou tãooo docinho. Muito bom :)

Simone Izumi disse...

poxa, sempre sou a ultima a chegar...ou é impressao minha??hohohooo...
que idéia genial! nunca fiz nada parecido...parece do tipo pseudo light! tudo!
bjoos
si

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

amiga tambem ja tentei fazer musse de quivi e nao correu bem!!
na receita a musse tambem estava verdinha e a minha ficou branca e feia,o sabor entao nem se fala estava entragavel.
vou tentar outra vez mas com uma receita diferente!
pode ser que na proxima nos corra melhor

Karla disse...

Não me vou queixar de ser a ultima pq a culpa foi minha :P
Adoro quiwis e a tua mousse mesmo sem estar verde devia estar óptima, quanto a desastres na cozinha...ora bem...podemos passar à frente? Se tu soubesses heheheh

beijinhos

Gourmandisebrasil disse...

deixe esfriar apenas até a textura de clara de ovo crua. então incorpore o creme batido.

bjoca

ameixa seca disse...

Simone, como podes ver não és a última e és sempre bem vinda :)
Lili, acho que a culpa é mesmo das receitas que não sabem explicar bem os passos certos! POdes tentar esta já com a indicação que não pode arrefecer a gelatina :)
Karla, os desastres até podem ser divertidos. Este serviu de lição :)
Nina, aqui está tanto frio que tudo esfria rapidinho em poucos minutos :) Obrigada pela dica!

Tânia disse...

Também nunca usei kiwis em doces....deve ser muito boooommm!!
Bjs

Drika disse...

E amo kiwi. Mas não consumo com frequencia, até porque não é uma fruta barata...
Achei essa receita bem requintada.
Eu nunca tentei fazer nada que levasse gelatina, por medo mesmo de manusear, mais ainda vou tentar.

Neyma disse...

Ameixa amiga querida,
AI!! Que mistura maravilhosa!! Fiquei imaginando a mistura do azedinho da fruta com o doce do chocolate!! Delicia!!
Adorei!!
Muitos beijinhos

risonha disse...

olha, seja lá como for, eu gostei do aspecto da mousse.
pena que eu não tenha quem me ofereça kiwis e tenha que os comprar caríssimos.

fátima.carrapa disse...

O teu Blog est á como "o carro eléctrico...há sempre lugar para mais um!"
Tens muita razão, o Kiwié muito rico em vitamina C e para quem sofre de prisão de ventre é óptimo comer um todos os dias. Eu nunca experimentei fazer Mousse de Kiwi, mas acho que deve ser muito bom.Vou-te contar um segredo: aborrece-me fazer coisas com gelatina, porque tem de se pôr de molho e às vezes fica tudo aos bocados...aqueles azares a que te referes!!¨Mas ainda hei-de experimentar com a mesma receita da minha Mousse de Morango.Se ficar bem conto-te! Bjs. Bombom

Vina disse...

Bem, deixa lá, o aspecto ficou bonito na mesma e o sabor deve ter ficado bastante bom também!
Eu O-D-E-I-O quando vou para a cozinha com o intuito de preparar uma receita nova, com todo o cuidado, e depois me sai tudo ao contrário!! Grrrrr! Olha! Tenho tacinhas iguais às tuas!!! Eheheheh! Beijocas!

Sylvia disse...

Hahha , Ja deixei cair a sobremesa na hora de servir, ja coloquei pimenta no doce , distraida pensando que era um cravo estranho sem cabinho
Tanta coisa.....
Mas nunca pensei numa mousse de kiwi, gostei muito da ideia
Bjs

ameixa seca disse...

Tânia, há coisas que nem pensamos mas que ficam muito boas :)
Drika, aqui já foi mais caro. Agora está ao mesmo preço das maças. Pensando bem, as maças é que estão muito caras :)
Neyma, como o quivi vao a cozer com o açúcar ele fica docinho :)
Risonha, a fruta está toda cara! E os quivis até se dão bem aqui no nosso clima. Podiam estar mais baratos! Mas olha que ficou muito bom :)
Fátima, há sempre espaço... aqui não há limites :) Podes colocar as folhas de gelatina inteiras ou partidas só ao meio. Assim não ficam aos bocados :)
Vina, o meu entusiasmo vira confusão e depois irritação :) Mas tudo se resolve!
Sylvia, hi hi agora ri :) Tudo pode acontecer e nem sempre são coisas boas :)

Mari disse...

Hum, esta musse cairia muito bem hoje. Está um calor senegalesco por aqui e um docinho fresquinho assim seria tudo de bom!

Ana Powell disse...

Fiquei intrigada e terei que exprimentar esta combinação de sabores.
Ficou com muito bom aspecto x

cupido disse...

ás vezes corre menos bem...
cave e a minogue compensam.

Unknown disse...

Hummm amiga eu adoro tudo isso, come com morango para vc se apaixonar.
bjs

Catarina Santos disse...

Eu sinceramente nunca vi mousse de kiwi verde! Costuma ficar sempre com um tom esbranquiçado e com as sementes pretas, e a tua ficou precisamente isso! Mas no final, o que importa mesmo é o sabor, e de certeza que a combinação do kiwi com o chocolate é muito boa :)

Beijinhos e boa semana!!

ameixa seca disse...

Mari, aqui faz frio mas também gosto de sobremesas frias no Inverno :)
Ana, é bom sinal. Espero que gostes :)
Cupido, às vezes são demasiadas vezes :) Bela dupla. Há umas horas passou uma canção que eu nunca ouvi na minha vida e juro que não a escolhi para passar no meu blog :)
Nana, hei-de experimentar com morango :)
Catarina, era o que mostrava na revista, mas aquilo não é muito exacto, como se pode verificar :)

K disse...

ALGUMAS RECEITAS ME TIRAM DO SÉRIO, MAS A SUA FICOU COM UM ASPECTO MUITO BOM, DEVE TER FICADO REALMENTE SABOROSA... MAS AINDA SOU FÂ Nº 01 DE MOUSSE DE CHOCOLATE
BEIJOKAS NA AMEIXINHA E MUITAS ALEGRIAS NESSA SEMANA

Odete disse...

Bem interessante. Acho que nunca comi kiwi alem de in natura ou misturado numa batida de frutas.

Isabel Seabra disse...

Ficou com muito bom aspecto apesar das tuas peripécias.Nunca experimentei esta combinação de sabores (kiwi/chocolate).Se quisesses não tinhas dito nada e fazias um brilharete.
BJS

Marly disse...

Minha filha mais nova ama Kiwi e chocolate. Mas nunca me ocorreu juntar os dois dessa forma. É uma idéia a ser considerada.
Beijinho!

ameixa seca disse...

Karoline, é para variar da mousse de chocolate :)
Odete, eu também nunca tinha comido :)
Borboleta, combinam muito bem, eu gostei :)
Marly, então ela vai gostar desta mousse :)

Noah disse...

Oi Ameixa Seca,
Fui fazer uma visita à amiga Madalena Veiga e cheguei aqui.
Eu não cozinho mas inventei três dias atrás um blog sobre o assunto com livros antigos de minha mãe e outras coisinhas mais.
Achei o teu blog maravilhoso, um "planeta" legal e divertido no universo da culinária e vou lincá-lo no Álbum da Cozinha.
bjô.ô de tua nova seguidora

ameixa seca disse...

Olá Noah, bem vinda! Obrigada pelo comentário e pelas palavras dedicadas ao blog :) Terei muito prazer em receber-te sempre e irei fazer uma visita para conhecer a tua cozinha recém criada!

♥ mesa para 4 disse...

A mousse tem um aspecto mesmo delicioso...beijinho

ameixa seca disse...

Samma, com tanto contratempo até ficou uma delícia :)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!!! :)

Mas que aventura essa com a mousse de kiwi!Ehehe!

As claras e a a nata devem misturar-se quando a mistura estiver a 20ºC e não demasiado fria.(A gelatina endurece aos 15ºC)

Mesmo com os grumozinhos aposto não deve ter sobrado nem uma tacinha ! :)

ameixa seca disse...

Leonor, eu só tenho termómetro para medir a febre he he Não sobrou nadinha :)

Nani disse...

Que sobremesa maravilhosa, com este caor que anda a fazer por aqui seria ideal.
Beijos

ameixa seca disse...

Naninha, uma mousse geladinha deve ajudar nesse calor infernal :)

Emília disse...

Uma mousse diferente! Essa é uma fruta que não consumo muito, mas gostei dessa receita!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Emília, podes usar qualquer fruta, acho que vai ficar bom também :)

Martuxa disse...

Como sou teimosa e não desisto enquanto não consigo, à terceira mousse de kiwi lá consegui que a coisa ficasse verdinha! :D Eu que até sou benfiquista fiquei contentes por ver uma coisa verde hehe
Desta vez não deixei ferver muito os kiwis, cortei em pedaços muito muito pequenos e ferveu quase só um minuto. Resultado, não perderam tanto a cor e a mousse ficou com uma consistência diferente, mas até prefiro assim. Não usei kiwis muito maduros, o que pode ter ajudado.

Beijocas

ameixa seca disse...

Martuxa, isso é que é persistência :) Depois quero ver a mousse verdinha. Mas o sabor ficou sempre bom, não ficou? Espero que sim ;)