segunda-feira, 16 de março de 2009

Frango com batata doce


Para quem gosta de batata doce, esta foi a forma que eu mais gostei de as comer, estufadas e misturadas com o molho do frango. O caril dá-lhe uma cor fantástica e todos comemos com os olhos!
Receita inspirada neste site, para variar :)

Para 4 pessoas
1 frango
60 g de margarina
2 cebolas
1 dente de alho
3 tomates maduros (usei tomate enlatado)
1 cravinho
gengibre fresco
500 g de batata doce
2 dl de água
1 pitada de caril
50 g de amendoins descascados e torrados (não usei)

Preparação
Corte o frango em bocados e aloure-os de todos os lados na margarina. Quando estiverem dourados, retire os pedaços de frango e deite no tacho, as cebolas, descascadas e cortadas em gomos e o alho esmagado. Deixe a cebola amolecer e junte o tomate, pelado e sem grainhas, cortado em bocados, e o cravinho. Deixe saltear 5 minutos e volte a introduzir os pedaços de frango e as batatas doces, descascadas e cortadas em rodelas. Tempere com sal, pimenta e uma pitada de gengibre, ralado na altura. Regue com a água quente, tape o tacho e deixe cozinhar sobre lume brando cerca de 40 minutos ou até o frango e as batatas estarem tenros. Junte os amendoins torrados e disponha no prato de serviço. Acompanhe com bróculos cozidos.




Há uma semanas a Academia foi contactada pela Editorial Presença para proceder a uma crítica literária. Uma surpresa inesperada mas, que vem enriquecer este fabuloso projecto que estamos a desenvolver. Contamos com a visita e o incentivo de todos os sócios e pessoas que se interessam por livros. Estamos a crescer! Para saberem mais cliquem aqui :)

76 comentários:

Abóbora Amarelinha disse...

Eu não disse!
beijinhos

ameixa seca disse...

He he, és mesmo possuída. És a prova de que, quando uma mulher quer... ela consegue tudo :) Nem tiveste tempo de ler nada. Foi pimba e já está ;)

gintoino disse...

A batata doce fica optima no caril. Costumo fazer caril de batata doce com grão (uma delicia) mas nunca fiz com frango (cada vez como menos carne). A experimentar um destes dias :-)

Nana disse...

Parabéns amiga, crescer é sempre bom!
O seu pratinho de frango me lembrou bacalhau... aff, já comecei a segunda feira bem kkk
bjs

Abóbora Amarelinha disse...

Eu não disse que era a primeira! agora já posso vir comentar descansada, e levar o tempo que for preciso, lol.
Eu sei que não tens prémio, para a primeira! já o disses-te á nossa raspas, mas eu não quero saber nada disso, queria ser a primeira, pelo menos uma vez, neste blog tão concorrido.
Esse frango deixou-me com agua na boca... só tem coisas que eu gosto, tambem utilizo muito o gengibre.
beijinhos na meta

Nela disse...

A receitinha está óptima claro, por acaso é raro utilizar batata doce em pratos, utilizo mais em doces, mas como é tão boa, receita a experimentar, beijito.

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

adoro batata doce mas só a comi assada no forno mas esse frango deixou-me com vontade de experimentar de outras maneiras!!
bjs e boa semana

Laurinha disse...

Ameixinha, gosto de frango, gosto de batata doce, mas não sou muito fã deles jutos, na mesma panela... manias, vai entender!:DD

Beijinhos

Delícias e Talentos disse...

Que excelente ideia para o almocinho!
Tenho o estômago a dar horas (o que resolvo já de seguida), pena essa pratadinha aromática estar só ao alcance dos olhos...e tão colorido! :)
Com se faz para aderir ao "Clube dos Bons Leitores"?

Isabelocas disse...

Que franguinho apetitoso, gostava de provar.
Bjos

RUTE disse...

Excelentes ideias se lêem aqui.

Nunca provei a batata doce com caril, nem com grãos... Mas tenho kilos e kilos de batata doce à espera de inovações. Perfeito!

Bjinhos.

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha que maravilha adoro batata doce!Pois segundo diz a história eu sou da terra da boa batata doce.Um beijinho...

Sabrina disse...

Que delicia, adoro batata doce. Parabéns
Bjs

Ziza disse...

Batata doce é o único ingrediente do mundo vegetal que tem tag própria no meu blog. Amo demais e, assim, ensopadinha, é realmente uma das melhores maneiras de prepará-la. Nunca a temperei com curry. Vou experimentar.

Bjs e parabéns pelo trabalho também!

Noémia disse...

As minhas batatas doces ainda estão na cozinha à espera de disposição da minha parte para fazer alguma coisa com elas!
Quanto à Academia, é "fixe" ser contactada assim!
Já me candidatei à leitura do livrinho, pago o transporte dos correios! Pensem nisso.:)

Raspas de Laranja disse...

Muito boa esta tua receita. Nunca comi batata doce, acho que é desta. Estou com problemas em aceder aos blogs :(
Bjs

Susana Gomes disse...

Ameixinha, isto é foi telepatia... :)

Acabei de colocar um post de caril de frango com batata doce!
Só que a minha receitaleva leite de coco e não leva tomate.
Entre a tua e a minnha, fico com as 2!! :)

Beijinhos.

Neyma disse...

Ameixa querida,
Fiquei aqui imaginando o sabor deste franguinho...esta mistura de sabores, batata doce, cravo, gengibre e amendoim...hhuummm...!! Parece delicioso!! Adoro batata doce, adorei esta receita!
Muitos beijinhos

Amélia Batista disse...

Minha querida, esta receita é o máximo. E como os olhos também comem devo dizer que parece maravilhosamente saborosa.
Beijinho e boa semana.

ameixa seca disse...

Gintoino, com grão de bico também deve ficar uma delícia. Aqui em casa há carnivoros, não posso deixar de fazer uma carninha :)
Nana, não sei se bacalhau combinaria. E frango sempre é mais fácil para tu fazeres ;)
Abóbora, não tenho prémio mas só pela tua atenção e persistência mereces um abraço e uma beijoca repenicada! Num próximo encontro eu entrego-te isso tudo :)
Nela, eu gostei tanto em pratos salgados que ainda nao experimentei fazer doces com ela :)
Lili, a batata-doce é tão versátil quanto a batata normal. Podes usar sem medos :)
Laurinha, sao gostos. Eu, por acaso, gostei muito desta junção... adorei o gostinho :)
Mary, ainda bem que só temos acesso às fotos, senão não sei como seria :) Para aderir à Academia é só dizer que queres ser sócia e publicar um livro com a tua opinião pelo menos uma vez. Não há tempo limite :) Se estiveres interessada, envia-me mail.
Isabelocas, é muito bom :)
Rute, ai se fosse eu já tinha aproveitado esses quilos para algumas experiências :)
Natércia, eu não sou dessa terra mas bem que podia ser :)
Sabrina, obrigada :)
Ziza, pois é... esta foi a forma que eu mais gostei (até agora) de comer batata doce. Fica deliciosa :)
Noémia, ainda se vão estragar he he O contacto imediato de terceiro grau foi uma surpresa deliciosa. Eu vou combinar com a Cláudia alguns pormenores porque enviaram outro exemplar mas pelos vistos perdeu-se :)
Zé, está na altura de provares e esta receita podia ser a primeira :)
Gasparzinha, tenho que ir ver isso he he
Neyma, esta receita é mesmo deliciosa. O aspecto diz quase tudo :)
AB, e é mesmo ;)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!!!

Esse prato deve ficar óptimo e com um paladar bem diferente daquele a que estamos habituados!:)
Ficou com uma cor e um aspecto óptimos!

Parabéns pela Academia dos Livros, muitos parabéns mesmo!:)
É bom que iniciativas como a tua recebam finalmente resposta!!:)

Mónica Teodoro disse...

A batata doce dispenso já provei e não gostei muito mas o frango está com muito bom aspecto.
Parabéns pela academia.
Beijinhos.

Inside me disse...

Não sou fâ de batata doce, mas tem muito bom aspecto mesmo...

Esqueci-me de dizer no post anterior que além do fundo do pc cheio de icons tenho uma imagem da lua... não sei o que quererá dizer mas... ;-P

Serei um lunático??? LOL

Beijocas

Catarina Santos disse...

Aí está a bela da batata doce, e eu cá continuo sem a provar, provavelmente estou a perder muito! Com o frango à mistura parece ficar uma refeição bem deliciosa, eu apenas dispensaria os amendoins :)

Beijinhos e boa semana!!

Andrea Dohashi disse...

Ameixinha, muito interessante a sua receita, como eu gosto muito de batata doce, sei que não comeria só um pouco dessa receita :)
Beijos

Sarah disse...

Ameixinha, tem presentinho pra vc lá no meu blog! Passa lá!
Bjos, Sarinha

Paladares da Isa disse...

Muito boa mesmo.....adoro batata doce.
bjos

Claudia Lima disse...

Ficou com uma carinha ótima!
Eu adoro batata doce. A daqui é cor-de-laranja, mas confesso que prefiro a do Brasil. As qualidades são bem diferentes.
Parabéns pelo sucesso do seu projeto!
Bjs :)

O blog... disse...

Eu não sou apreciadora de batata doce mas se calhar porque não provei ainda aquela receita, esta pode ser uma ideia.Boa semana, com este sol é impossivel não andar feliz.

cupido disse...

quanto ao pito, é bem. (podes sempre buscar inspiraçõe naquele site e óspois usar manteiga ou, melhor, azeite)

d'Academia, lembro-me daqui àtrasado ter pensado que aquilo andava muito morto-quase-mortificado e só posso dizer que é bem fixe o contacto dos cinhores, o post e, presumo, o book.

long life to the academy (posso ir buscar aos meus residuais neurónios books that inspired me e encher-te a caixa postal com postas?) lol.

ameixa seca disse...

Leonor, fica bastante diferente mas muito capaz de entrar na ementa de qualquer lar português :) A Academia não foi inciativa minha, mas posso dizer que é como se fosse!
Mónica, às vezes tem que se inistir e provar de maneiras diferentes :)
2dmim, não somos todos? ;)
Catarina, também não usei os amendoins mas só porque me esqueci he he
Andrea, eu repeti a dose :)
Princesa Urbana, obrigada... vou passar :)
Isa, bem vinda ao clube :)
Cláudia, aqui também há essa variedade mas ainda não encontrei! Esta é muito boa :)
Amélia, este sol mói-me um bocado o miolo... mas eu sou como os tolos, passo a vida a sorrir :)
Cupido, brutooooo!!! Já viste que falamos sempre na "Academia"? Até parece que estamos a falar dos Óscares he he Um dia chegamos lá!

K disse...

VOCÊ MERECE !
TENS UM TRABALHO MUITO BONITO A FRENTE DESSES BLOGS E A FRENTE DO FOGÃO, ESSE FRANGO É PERFEITO, SEM ACRESCENTAR NEM TIRAR
SUCESSO RAPARIGA!!!

cupido disse...

responding...

não percebi porque haveis adjectivado a minha pessoa, como sendo um bruto (ainda por cima com uma catrefada de ós)

ainda em relação à academia, parece um "porgeto" com patitas para se locomover...

P.S. - inda bou botar um Vian na cambra, lol

P.P.S - a manelita em fundo fica bem (nas teclas está o meu caro amigo Pedro)

bio_geo_esds@ disse...

Gosto da mistura toda.

PS. Quanto é a que a Vaqueiro te pagou? Deve ter sido em géneros, lol

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Adoro batata doce. Preciso experimentar sua receita.
Beijo

ameixa seca disse...

Karoline, obrigada pela força :)
Cupido, bruto porque disseste que me ias encher a caixa postal com postas :p
Renato, parece não é? Mas como os €€ não chegam para comprar revistas e livros eu tenho que me cingir muitas vezes à internet. E até agora nenhuma receita me desiludiu :)
Heloísa, eu garanto esta receita, fica uma delícia :)

Noah disse...

Nada disso.
Sou do tipo que presta atenção.
Já manifestaste várias vezes que não curtes chocolate.

carmencita disse...

Hum que delícia esse prato me conquistou, estava mesmo a procura de algo bem inovador para um franguinho, e esse caiu sob medida, quero experimentar.Bjss

Natural Naturalmente disse...

Minha querida Ameixinha, estou em Londres faz 2 semana :( tenho a minha filhotinha mais velha hospitalizada, mas ao ler a sua receita lembrei-me das minhas batatinhas doces, sozinhas em casa, copiei a receita e passei para a minha filhotinha mais nova, que agora esta de dona de casa, nao vamos ter fotos, mas depois conto o resultado. bjs
Marcia

ameixa seca disse...

Noah, não é verdade. Eu gosto muito de chocolate, mas não sou chocólatra! Fico contente quando alguém me oferece chocolates e até compro alguns de quando em quando. Só não sou pessoa de comer chocolate todo o dia ou semana :)
Carmencita, espero que te agrade tanto quanto agradou aqui em casa ;)
Márcia, isso é uma má noticia. Espero que não seja nada de grave e ela recupere muito depressa! Espero que a filhota mais nova goste da sugestão :)

argas disse...

De aspecto, está uma delícia!! :D

Sylvia disse...

Adoo batata doce,sempre misturo com batatas quando asso frango, nunca fiz assim , mas tenho certeza que é uma delicia
Beijos

Cris disse...

Ameixinha, a receita parece deliciosa, ainda mais ao som de música brasileira :-) Bjs!

risonha disse...

Batata doce na comida não aprecio muito mas o meu marido adora.
Achas que posso mandá-lo comer a tua casa? rsrsrs

edinha disse...

Gostei do franguinho ,é diferente e o caril também lhe deve dar um sabor especial.
Beijinho

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, não gostas de arroz doce?
Estou surpresa! Quer dizer, eu achava que todos tugas curtiam este doce...mas ainda hei-de inventar um arroz doce sem arroz para ti! (até porque já existe arroz doce sem ovos e sem leite)! Hahaha:)
Bjókas****

Nani disse...

Eu quase não uso batata doce em minha casa, mas começo a me animar, esse prato por exemplo é um bom começo.
Beijos

ameixa seca disse...

Argas, e de sabor também estava :)
Sylvia, elas são mesmo uma delícia ;)
Cris, é para combinar bem :)
Risonha, a viagem é longa mas tu é que sabes :)
Edinha, o caril dá-lhe um sabor e uma cor fantástica :)
Mary, não gosto. A primeira vez que provei foi em Coimbra. Aqui é praticamente desconhecido, no norte é mais leite-creme :)
Naninha, este é um belo prato para começar, é fácil e delicioso :)

Unknown disse...

Ameixinha
Já que não há prémio para o 1º comentário... será que há para o ultimo???
Este franguinho ficou-me ddebaixo d'olho... Já estive muita vez tentada a usar batata doce num prato salgado, mas na hora falta-me a coragem... para a próxima não desisto.
Quanto à Academia... muito bem, fico muito contente com o contacto e a oferta :) Não tenho contribuído porque o tempo para as leituras tem sido escasso, nem parece coisa minha... até há um ano atrás lia um livro por semana, agora perco-me nos blogues e os livros estão ao pó.

beijocas***

Marly disse...

Que coisa curiosa, acabei de lanchar mas essa foto despertou o meu apetite!

Tânia disse...

Gostei da combinação batata doce+ caril.....vou experimentar, pois a foto diz-me que está delicioso!!!
Beijinhosss

Vivian disse...

com batata doce desse jeito no molho eu nunca comi e nem imagino como fica. Mas vc está me deixando com vontade de provar

bjks

Mari disse...

Ameixinha, que delícia de franguinho. Tá anotada. Beijos!

Natália Eleutério disse...

Fico feliz por ti e pela academia estar a ser um sucesso, bem gostaria de participar, mas a falta de tempo para mim é m grande problema.
Quanto á receitinha é uma novidade para mim, deve ser maravilhosa, bjs.

Delícias e Talentos disse...

Então vou fazer um leite-creme especial para ti! (call me crazy, hihihi!)

Carolina Andrade disse...

Ameixa, franguinho delicioso!! Me encantei com a mousse de coco, sou fã de coco mas aqui em casa só eu e meu marido gostamos. Me passa a receitinha da língua estufada?? rsrs. Beijão

ameixa seca disse...

Cenourita, se houver para o último também não vai para ti he he Eu a julgar que eras uma cenoura corajosa, afinal... enganei-me :)
Marly, isso é bom sinal ;)
Tânia, espero que gostes! Ficou mesmo delicioso :)
Vivian, com o molho foi o jeito que eu mais gostei :)
Mari, podes confiar que é mesmo bom ;)
Nani, a Academia está aberta sempre que queiras! A receita também foi uma novidade mas resultou super bem :)
Mary, és uma doidivanas he he
Carol, vou passar a receita por e-mail amanhã ok? Se não chegar nada dá-me um toque pk eu posso esquecer he he

Talita disse...

Nunca experimentei frango com a batata doce. Diferente. Mas deve ficar bom.

Rivera disse...

Ficou com um aspecto óptimo! Nunca comi batata doce assim. Eu costumo fazê-la é frita, como se fossem batatas normais e é uma MARAVILHA!!!! Depois de se comer assim nem se percebe o porquê de se fritar batatas com batatas normais ;)

Lemniscata disse...

Mais uma apetitosa receita com batata doce :)! Para um vegetal que não saía do mesmo (pelo menos cá em casa) é uma enxurrada de novas ideias. Parabéns e obrigada :)! Bjs *****

Sandra disse...

Ai, ai, com tantas receitas de batata doce já estou a ficar nervosa por não encontrar batatas de jeito...Bjs

ameixa seca disse...

Talita, fica diferente mas fica super delicioso :)
Rivera, é porque a batata doce é mais cara que a normal :) Mas assim também gostei muito!
Lemniscata, este tubérculo presta-se a tantas variações como a outra batata normal :)
Sandraf, eu ainda vou encontrando mas tenho que escolher muito bem :)

"Manjares da Manu" disse...

Gostei da sua idéia!!!

Bjs...

ameixa seca disse...

Manu, obrigada :)

Lourdes Sabioni disse...

Adoro batata doce, estes dias atrás fiz uma quiche para um desafio. Já anotei teu frango e de agora em diante passo a te seguir. Beijinhos...

ameixa seca disse...

Lourdes, obrigada pela visita :) Se gostas de batata doce, este prato salgado é demais!

Anónimo disse...

Uhm...adoro estas misturas. Ainda ontem comi batata doce cozida como acompanhamento a um peixinho assado. Divino.
Beijocas
Susana.

ameixa seca disse...

Susana, a batata doce presta-se às mais variadas utilizações :)

Helena disse...

Este parece-me muito bom...
Estive noutra dimensão(sem net),por isso cheguei atrasada....

ameixa seca disse...

Canela, também faz bem tirar férias da net :)

Ana Powell disse...

Adorei, tudinho
E eu sou louca por batata doce, que cores.
Com a tua autorização levo a receita.
Uma autêntica maravilha.
Feliz fim de semana x

ameixa seca disse...

Ana, espero que gostes tanto como eu. É uma receita cujo resultado fica super fotogénico e delicioso :)

Rico disse...

super inspirado pelo teu blogue, esta refeição é cá das minhas .uma de comer e chorar por mais. :) xx
Rico-Receitas

ameixa seca disse...

Ricardo, é uma receita deliciosa :)

Ana Powell disse...

Olá bom dia.
Passei para agradecer a tua deliciosa receita, fiz e adorámos.
Coloquei hoje no Magic Flavours.
Votos de um feliz dia x

ameixa seca disse...

Ana, ainda bem que gostaram. É uma alegrai ver uma receita que sugeri num blog tão delicioso como o teu :)