sexta-feira, 27 de março de 2009

Tarte folhada de maçã


Até agora a base folhada que mais gostei de usar foi a que comprei no Modelo (Belmiro, estou à espera do patrocínio. Queres a minha morada ou vais fazer fitas? És só tu e o gajo da Vaqueiro que eu nem sei quem é, mas vem de lá esta receitinha!) na zona das massas frescas. Fica uma massa macia que parece derreter na boca. Não fica como as outras que tenho experimentado e que ficam duras!


Ingredientes:
4 maçãs
40 g de margarina/manteiga
4 colheres de sopa de açúcar
rum (usei whisky)
1 placa de massa folhada refrigerada
1 pitada de canela moída (acrescentei eu)

Preparação:
Ligue o forno e regule-o para os 250 °C. Descasque e corte as maçãs em fatias e salteie numa frigideira com a margarina. Polvilhe com o açúcar e depois deste estar derretido salpique com um pouco de rum. Desenrole a placa de massa folhada e coloque-a sobre uma forma de tarte. Mantenha entre a forma e a massa o papel vegetal em que vem enrolada, aparando apenas as pontas com uma tesoura. Pique com um garfo e espalhe as maçãs sobre o fundo, vire as bordas da massa sobre as maçãs de modo a fazer uma barra. Salpique com um pouco de canela moída. Coza no forno entre 10 a 15 minutos.
Sugestão: Fica óptima servida morna, simples ou com uma bola de gelado de nata ou de baunilha.


Não servi com gelado porque no meu congelador não cabe nada disso. Já agora, ó Belmiro que tal enviares uma arcazinha frigorífica? Telefona ao gajo da Vaqueiro e dividam a despesa. Eu sei que deves ser avarento comó raio e perdoo-te o defeito! Eu aceito uma pequenininha porque a cozinha não é grande. Também não me importo se quiseres vir remodelar o barraco, ok? Me liga vai e combinamos tudo direitinho :)

Ju, obrigada pelo selinho e pela amizade!

Aproveito também para dizer que já combinamos o dia do encontro com a Ana no Porto. Se alguém se quiser juntar a nós ainda vai a tempo :)

Bom fim de semana a todos!!!

67 comentários:

Baú da Conceição disse...

O Belmiro é que ainda não viu a publicidade gratuita que fazes, senão a arquinha já estava ai no seu barraquinho....hihi...
E se provasse esta tartezita ainda ia mais depressa.

Susana Gomes disse...

Tarte de maçã cáem casa pode ser com massa do belmiro, pode ser feita pelo belmiro, só não pode é ser comida pelo belmiro, porque nós queremos sempre comê-la toda! :)

Delícias e Talentos disse...

Também uso as do Continente, porque no Pindo Doce ainda só vi massa folhada em placas...que tb são úteis para folhados, por ex..
Um dia destes, tens aí um camião de electrodomésticos à porta e vês que até valeu a pena a publicidade! Hahaha:)
E cá está a tal tarte sem creme, que eu devorava só assim, não é preciso o gelado...Ficou perfeita! :)

Drika disse...

Nossa, eu amei essa receita de torta de maçã com massa folhada.
Vou anotar essa no meu caderninho, pra fazer qualquer dia desses. ;)

Paula disse...

Hummm... que coisa boa! :)

Abóbora Amarelinha disse...

AMOR! não sei se gostei mais da tarte se do texto, mas como o texto não é comestivel (e o belmiro muito menos)fico com a tarte, tu sabes que eu adoro folhados e ainda por cima com maçã e ainda por cima com canela, lol.
gelado não! que eu não ligo a gelados.
beijinhos folhados amaçanzados acanelados e aparvalhados lol
(hoje estou "possuida")

Cinha disse...

Valha-me Deus, que delicia de tarte!!! Eu troco a bola do gelado por duas fatias,pode ser????
Beijinhos grandes e bom fim de semana.

Vânia Costa disse...

Muito bom aspecto, sim sim sim!
Uma fatiazinha para mim, há?

Beijoca*

Talita disse...

Essa torta me deixou com água na boca! Um pedaço agora ia muito bem!

Mari disse...

Ameixinha minha querida, que saudade de você!!! Passando rapidinho para dar aquele abraço, e ver as novidades (que são muitas, e quantas delícias)... já me deliciei toda por aqui, e estou a babar com essa tarte, tão prática e de excelente aspecto!!
Um beijo grande, e muito carinho

Mari

Unknown disse...

Amiga, espero que as meninas possam comparecer ao nosso encontro, será um prazer enorme conhecer todas pessoalmente.

Se eu pego essa tarte agora logo depois do almoço faço um estrago, rsrsrs.


Beijos

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

he..he.. eu cá tenho mais sorte o meu maridinho faz e da-me massa folhada fresca e maravilhosa!!
não é por nada mas a massa folhada feita assim é melhor que essa que se compra cheia de conservantes!
essa tarte etá linda
bjs

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Olá Ameixinha,
Temos que pedir uma ajudinha ao Belmiro mas parece que tem que ser por escrito hehehe.
Também adoro tarte de maçã, dessa massa folhada ainda não experimentei, até agora a minha preferida é a do LIDL.
Bjs e bom fim de semana

edinha disse...

Seja lá qual fôr a massa folhada utilizada acho que esta tarte vai ficar semore muito boa :)
Beijinho

Paladares da Isa disse...

Bem a tarte está linda e tambem está a meio pela foto....não ficamos só pela 1ª fatia
Bjos

janeca disse...

Que tarte fantástica!

Querida deixei um mimo (Kit da felicidade)para ti passa lá..

Bjinhos Carinhosos

Natália Eleutério disse...

Bem apetitosa esta tarte, que bem uma fatiazita, bjs.

"Manjares da Manu" disse...

Hummmm, eu aceito um pedaço!!!!

Bjs...

winnie disse...

Adorei! Adorei! Adorei!

Lourdes Sabioni disse...

Se não colocase a canela moída, não ficaria tão boa! Bjs

Avental da Micas disse...

não dá para não rir qdo venho cá fazer-te uma visita!
1º adorei a receita; 2º a tarte ficou linda (adoro as bordas da massa assim dobradas); 3º o teu humor faz a festa!
bjs e continua (os teus desejos serão concedidos, concerteza). ;)

Tânia disse...

Ameixinha...O Belmiro pode mandar para cá a massa numa caixa refrigerada??
Posso fazer aqui com as massas industrializadas, mas certamente não ficará igual a sua, com a massa do Belmiro (já fiz propaganda demais dele também - não pode me cobrar o frete!!)
Beijinhos

ameixa seca disse...

Conceição, o Belmiro é um homem muito ocupado :)
Gasparzinha, eu não diria melhor ;)
Mary, não precisa de creme nem de levar aquela coisa por cima para brilhar. Esta tarte é perfeita :)
Drika, tenho certeza que vais gostar :)
Paula, e é mesmo :)
Abóbora, foi uma pena não ter nascido no tempo do Belmiro, senão ele até marchava e eu hoje tinha milhares de massa folhada à borlix he he Só estás possuída hoje? Pensava que era todos os dias ;)
Cinha, eu acho que simples é melhor que com o gelado a derreter ali ao lado :)
Vânia, se houvesse eu estaria a morfar uma fatiazinha agora mesmo :)
Talita, até eu comeria de novo :)
Mari, é uma óptima tarte para quem tem pouco tempo para andar de volta do fogao. Tal como tu neste momento :)
Ana, estamos a combinar tudo para ver se ninguém falta :)
Lili, pode ser que ainda me saia um pasteleiro na rifa he he
Moira, escrevo já ao Belmiro, pode ser que me dê um emprego e tudo! Já ouvi dizer muito bem da massa do Lidl e vou comprar para a semana que vem :)
Edinha, às vezes a massa faz a diferença :)
Isa, é impossível ficar pela primeira fatia :)
Janeca, obrigada! Vou lá passar para ir buscar o kit :)
Nani, o sabor é bem diferente das que eu costumava fazer :)
Manu, fica para a próxima :)
Winnie, toda a gente gostou ;)
Lourdes, eu acho que sim :)
Micas, isso é bom sinal. Fico sempre feliz com isso :) Volta sempre!
Tânia, vou falar com ele e depois digo-te a resposta, ok? he he

Noémia disse...

Bolas que este blog é mais movimentado do que a VCI em hora de ponta. A "gente" tem que estar sempre de olho no PC se quiser ser das primeiras a comentar!:)
Bem pode o Belmiro patrocinar-te a arca e o que te der na "veneta" que não faz favor nenhum. Olha só a publicidade que já teve!
Quanto à tarte aprendi uma coisa que se deve deixar o papel.Nunca me tinha ocorrido! Poupa-se a lavagem da forma e a trabalheira que dá, untá-la e lavá-la!
Tu és muito "fina" ! :)

ameixa seca disse...

Noémia, ter que estar "de olho" é perigoso. Já bastou a ofensa ao bichinho do post abaixo he he E eu sou tão fina, tão fina que até passo despercebida! Nem o Belmiro nem ninguém dá por mim... ninguém me leva :)

bio_geo_esds@ disse...

Tartes com maçã e canela é certo e sabido. Está linda e eu gosto dela morna.
Bom fds.

PS: Já não bastava o Jerónimo Martins (a Vaqueiro é da Unilever do JM) agora também andas metida com o Belmiro!

Isabelocas disse...

Adoro tarte de maça e esta está uma delícia.
Bjos

Noah disse...

Guria,
Esse "trem" tem jeito de ser muito bom mesmo.
Adoro maçã ainda mais com canela...
Lambi os beiços.
Bom Findi

moranguita disse...

mas hoje e io dia das tartes de maça??? ai que eu me perco, ja tenho o teclado cheio de baba. adoro estas tartes meninas. esta esta demais. beijinhos e bom fim de semana

Nana disse...

Ameixa, que torta linda.
Vc usa é papel de pão?
Não é tão branquinho que nem papel manteiga.
bjs

Marly disse...

Doce com massa folhada, maçã e canela é sempre saboroso. Receita a ser feita oportunamente, pois agora estou só beliscando, tentando
perder uns quilinhos. Por que será
que os seus apelos ao Belmiro me fez lembrar o programa (da TV) Extreme Makeover (rs)?

Carolina Andrade disse...

Ameixita, ficou muito linda, sou fã de massas folhadas. Bjs;)

Emília disse...

Ficou linda!! Perfeita para os dias frios que ainda fazem por aqui!
Beijinhos

Rivera disse...

Fartei-me de rir com as mensagens para o tio belmiro e pro tipo da vaqueiro LLOOOLL

Quanto à tarte ficou muito bonita!

Cininha disse...

Eu por acaso já fiz mais publicidade a esse senhor!!!desde que descobri que o fermento vahiné é quase o dobro do preço lá do que no jumbo, fui fazer uma pesquisa de outros preços na net e cheguei á conclusão de que é tudo mais caro lá!!!!!!!!!
Enfim barões á parte a tarte tem um optimo aspecto e quentinha com gelado deve ser um manjar :-)
bjinhos

argas disse...

Adorei a tarte...simples mas deliciosa...quanto à publicidade, vamos a ver se daqui a uns meses não apareces aqui com um contracto milionário :\

Avental da Micas disse...

Ameixa, passa lá no avental, para ver se aprovas!
A inspiração neste teu canto deu frutos!
Bjcas

Mónica Teodoro disse...

Essa tarte até me faz crescer água na boca e claro não podia faltar a pitada de canela.
Qualquer dia tens o Belmiro aí à porta para te contratar para gestora de marketing da Sonae...He...He...
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Renato, cuidado com as insinuações! Eu não ando metida com ninguém he he
Isabelocas, mesmo boa :)
Noah, é impossível resistir ao aroma ;)
Moranguita, ontem foram publicadas umas quantas e gostei de todas :)
Nana, o papel é o que vem com a massa. É papel vegetal, ele ficou escuro depois de ir ao forno porque ele é branquinho :)
Marly, nem conheço esse programa. Nao sei mas deves ter alguma razão para te parecer :)
Carol, são muito boas as massas folhadas :)
Emília, é uma tarte para todas as estações :)
Rivera, aiii se eles fossem mesmo meus tios he he
Alcina, há coisas mais caras, outras mais baratas e outras ao mesmo preço. Eu não compro lá tudo mas a massa folhada é mesmo muito boa e vale a pena :)
Argas, não digo milionário mas um contrato já era bom :)
Micas, vou já lá ver :)
Mónica, dava-lhe um cafézinho e uma fatia de tarte. Tenho certeza que me assinava logo o contrato he he

Neyma disse...

Amiga querida,
De uma passadinha no Vó Mindoca, tem 2 selinhos lindos para vc!
beijinhos

Simone Izumi disse...

Uow, Ameixinha!
Arrebatou o meu coração com essa torta de maças!!!
adoro o aspecto rústico!!
bisous,
si

Nela disse...

Bela tarte, adoro e faço muitas, até tenho uma para postar, mas receita diferente,. bom domomingo beijitossss

Xana Bértolo disse...

Então e a comissão do Belmiro? já chegou? ;)
Excelente aspecto...

Os Olhos de Alice disse...

Cade o Belmiro?? e o Vaqueiro??
Ameixa vc é uma figura!!! me faz rir em um momento trash!!!
Adorei
bjs

ameixa seca disse...

Neyma, obrigada :)
Simone, o que tem aspecto caseirinho também é muito bom :)
Luciana, dividir a arca é dificil mas pode ser que ele dispense duas :)
Nela, há tantas receitas e tão boas ;)
Xana, nadinha! Fui ignorada ;)
Alice, espero que depois de saíres daqui tenhas ficado melhor :)

carmencita disse...

Adorei a praticidade dessa tarte, que deve ser deliciosa.Me amarrei na pitade de canela moída, "acrescentei eu" rsrs, canela com maçã é divinal.Bjss

Helena disse...

Ameixinha
Essa tarte é uma delícia,gosto morna....
Acho melhor publicitares apenas a vaqueiro,ouvi dizer que o outro é um "unhas"...
Bom domingo!

Catarina Santos disse...

Esta tua Tarte já me deixou com água na boca! É engraçado porque atá há bem pouco atrás eu não ligava nada a sobremesas que levassem maçãs! E agora, tenho visto tantas coisas deliciosas com maçã, que me sinto tentada a experimentar o mais rápido possível :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Débora P. Costa disse...

olá!!!!! estou passando para divulgar meu blog, onde publico receitas sem glúten e sem lactose, além de algumas dicas e textos legais... desde já agradeço a visita! parabéns pelo seu blog!!!
obrigada!

www.semglutensemlactose.blogspot.com

Karla disse...

uau...que rica tarte...
Qt ao Belmiro...pois ele não liga a ninguém porque já tem o dele... :P
Olha em breve junto-me a ti na busca de trabalho...até podemos abrir uma sucursal :P

beijocas

Raspas de Laranja disse...

Como sabia bem agora uma tarte dessas. Ficou excelente! E faz-se rápido não? Bem parace que é desta que nos vamos conhecer, e dar boas gargalhadas. Traz a maquina fotografica, para mais tarde recordar... eheheh!

Cláudia Marques disse...

Queres trocar uma fatia de tarte de maçã por uma de frutos silvestres? Se não não te deixo brincar mais com as minhas bonecas...

Tb acho que a canela lhe deve ter dado aquele toque especial... mas tb pode ser uma bolita de gelado, faxavor. Obrigada.
Bjs

Nereime disse...

Olá chego hoje aqui em teu cantinho pela primeira vez, e me deparo com esta tarte que é sucesso com meus filhos, mas a adição de wisky me encantou.
parabéns pelo lindo blog!!!

ameixa seca disse...

Carmencita, sobremesas que levam maçã pedem sempre uma pitada de canela :)
Canela, pois é! Os que mais têm são os piores :)
Catarina, eu adoro sobremesas com maças. A minha favorita é maça assada, portanto esta tarte é divinal ;)
Débora, obrigada :)
Karla, ainda abrimos um negócio ;)
Zé, faz-se num abrir e fechar de olhos e ainda se come mais depressa :)
Cláudia M., ainda tens da tua tarte? É que da minha não há vestígios :)
Nereime, o whisky dá-lhe um toque surpreendente :) Obrigada pela visita!

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, obrigada, estou velhota!
Mas ainda não sinto o peso da idade...hehehe
Beijókas fofas:)

Bergamo disse...

Caqui=dióspiro...não sei qual palavra é mais estranha..rsrs
Bj,
Bergamo

K disse...

ESTA TARTE VAI MESMO MUITO BEM HOJE, POR AQUI O OUTONO JÁ ANDA DANDO AS CARAS
E JÁ IMAGINO UMA XICARA DE CHÁ QUENTINHO PARA ACOMPANHAR
FIQUEI FELIZ QUE GOSTOU DO MEU ULTIMO POST, TBEM ADOREI AS COLHERES, SÃO MARAVILHOSAS E A BARBA DO SEU ALVARO É CERTAMENTE A DE UM PAPAI NOEL
KKKKKKKKKKK
TÃO AMIGAVEL ELE É

BEIJO QUERIDA AMEIXINHA

Rosane Vargas disse...

Ficou muito linda. Eu não tenho acertado nas massas folhadas que compro e não temos muitas opções. O Belmiro já entrou em contato? heheheheh
Abraço e boa semana

Laurinha disse...

Adoro massa folhada, só não consumo muito pq a balança logo acusa!!!
E assim, com maçãs, aiai, deve ter ficado esplêndida!
Beijinhos

Ana Rita disse...

Não dá para enviar um fatiazinha por correio expresso...?

Bjs e boa semana **

Adriana disse...

Imagine com esta chuvinha que esta aqui ,uma delicia destas na boca!

ameixa seca disse...

Mary, estás boa comó milho :)
Bergamo, para falar a verdade acho caqui mais engraçado :)
Karoline, aqui é Primavera mas ainda está frio. Sabe muito bem um tarte morna :)
Rosane, o Belmiro escapou-se à minha investida :)
Laurinha, de vez em quando sabe tão bem. Claro que não é todos os dias :)
Titó, nem migalhas :)
Adriana, e o aroma no ar :)

Nani disse...

Estou com uma massa folhada no congelador e essa torta tão linda, vou ser obrigada a usar a minha, rs
Beijos

ameixa seca disse...

Naninha, é uma boa opção para te livrares da massa :)

fátima.carrapa disse...

Olá Ameixinha! Quando vi que já tinhas 64 mensagens, pensei que alguma seria seria de Mister B., mas enganei-me...Não vale a pena estares à espera que ele te mande a Arca. Faz mais umas Tartes dessas que o pessoal aqui leva-tas todas, e já dá para uma nova!
Mas fora de brincadeiras: ficou deliciosa e com um belo aspecto! Eu só fiz massa folhada em casa uma vez...estás a perceber? O meu marido até comeu mas não voltei a ousar: ficou horrível! Entretanto vieram as massas já prontas e eu uso-as muitas vezes. Gosto muito da congelada marca branca do Continente (que compro no Modelo). Não tem muita gordura e não me faz mal(aos fígados).Fiquei com curiosidade de experimentar a do Lidl, que deve ser mais barata.Obrigada pela tua boa disposição. Bjs. Bombom

Isabel Pisoeiro disse...

Adoro tartes de maçã, que aspecto tão apetecível!! :P
Manda vir uma fatia hihi ;)

ameixa seca disse...

Bombom, eu nem me atrevo a fazer. Nao gosto de meter a mão na massa e demora tanto tempo que eu ia desmotivar! Mas acredito que até fiquem melhores que as de compra (no teu caso correu mal) só que dá mais trabalho :) Eu gosto das refrigeradas... é so desenrolar para a tarteira!
Isabel, não sobrou nadinha :)