sexta-feira, 20 de março de 2009

Pão de Tomate Seco



Aqui estou eu para com a participação no desafio da Páscoa Italiana do blog das Ragazze! Eu não faço nem ideia se este pão é tradição de Páscoa, mas não pode faltar pão em casa, nem dos Italianos!

Como encontrei tomates secos razoavelmente baratos (no Modelo custam 3.72€, no PD foi cerca de 1.80€ e a marca/quantidade é exactamente a mesma!) nem pestanejei e trouxe um frasquinho comigo.

Retirei a receita do livro "Tartes, tortas e biscoitos" mas as minhas bolinhas não ficaram nem parecidas com as que lá estão. Acho que foi a vingança do Belmiro por eu não ter lá comprado os tomatinhos. Mas ó amigo, é um "exógero" e eu não sou tua neta, né?

Que se lixe, o sabor estava excelente. Nunca tinha provado tomate seco e fiquei viciada!

Achei a massa muito maleável e acrescentei pouca farinha, acho que foi por isso que as minhas bolinhas de pão ficaram achatadas! Ou isso, ou então as fotos são enganadoras :) Diz para deixar o pão arrefecer, mas as bolas depois de arrefecer ficam duras - então não é ao contrário? :p - aconselho a comer ainda mornas (que perigo, bolas-duras-comer tudo na mesma frase!).

Adiante, em breve vou testar outra receita sem ovos e logo vejo se a culpa é da receita ou da pseudo-padeira ;)

Ingredientes:

100 g de manteiga, derretida, ligeiramente arrefecida, mais um pouco para untar

225 g de farinha branca para pão, mais um pouco para polvilhar

1/2 colher de chá de sal

1 saqueta de fermento seco (ou 15 g de fermento de padeiro diluído no leite)

3 colheres de sopa de leite, aquecido

2 ovos, batidos

50 g de tomates secos ao sol, escorridos e finamente picados

leite, para pincelar

Preparação:

1. Unte ligeiramente com manteiga um tabuleiro de ir ao forno.

2. Peneire para uma tigela grande a farinha e o sal. Mexendo, adicione o fermento e depois deite a manteiga, o leite e os ovos batidos. Com a ponta dos dedos, misture tudo muito bem até formar uma massa.

3. Coloque a massa numa superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada e amasse-a durante cerca de 5 minutos. Em alternativa, pode usar uma batedeira aplicando-lhe as pás para massa.

4. Coloque a massa numa tigela untada, cubra-a e deixe levedar num local quente durante cerca de 1h-1h30m, ou até ter dobrado de tamanho.

5. Amasse a massa durante 2-3 minutos para retomar a consistência e, continuando a amassar, acrescente-lhe os tomates secos ao sol, polvilhando a superfície com mais farinha, pois os tomates são oleosos (eu nem vou dizer nada acerca desta frase maravilhosa he he).

6. Divida a massa em 8 bolinhas do mesmo tamanho e coloque-as no tabuleiro previamente preparado. Cubra e deixe levedar durante cerca de 30 minutos ou até as bolinhas terem crescido.

7. Pincele as bolinhas com leite e leve ao forno previamente aquecido a 230ºC, durante cerca de 10-15 minutos ou até as bolinhas ficarem tostadas.

8. Coloque as bolinhas de tomate numa rede metálica e deixe-as arrefecer antes de servir.



Chateei-me com a minha máquina outra vez. Tive que tirar umas dezenas de fotos para tentar captar o interior dos pães, só uma foto se salvou. Já estava tão chateada com aquilo que nem me preocupei em captar os pedacinhos de tomate... eles estavam lá mas devem ter ficado tímidos com a minha fúria :)




E como algumas meninas andaram a tentar enfiar-me o barrete, aqui está ele! Aceito de bom grado embora eu seja como aquela série que via quando era miúda: Chefe, mas pouco!

Obrigada à Alcina, à Suzi, à Borboleta Africana, à Vivie e à Bella! Não me esqueci de ninguém pois não? Agora enfiem o barrete e siga toda a gente para a cozinha comigo :) Só enfia o barrete quem quiser!

Também recebi o selo Roxie mas fica para o próximo post! Obrigada a todos e bom fim de semana :)

66 comentários:

Martuxa disse...

O sabor do tomate seco é óptimo não é? :) Só usei ainda em quiches e pizzas, em pão nunca experimentei mas deve ser óptimo também.

Beijocas e bom fim de semana.

Isabel Salvador disse...

que bontios ficaram minha querida,o PD tem coisas muito mais baratas que o modelo tb concordo,especialmente marcas deles,jinhos querida,cuidado com os barretes :o)

Rose Oliveira disse...

Só experimentei o tomate seco em pizza...seus pãezinhos ficaram fofuxos, rs...
Obrigada pelo carinho de sempre amiga querida, estou me refazendo aos poucos, uns pãezinhos desses ia bem :)
Beijos!

Cininha disse...

Os pãezinhos ficaram optimos, tomate seco nunca provei, mas já estive para comprar já que gosto tanto de tomate de todas as maneiras :-)
Não gostei nada foi dessa inicial onde é tudo mais barato PD??!!:o( já que falaram do outro podiam também esclarecer este que pelos vistos merece mais publicidade :-)
Bjinhos

justme disse...

Eu tenho destas coisas: já comprei os tomates há algum tempo por causa, não sei de quê que era para fazer... e nunca fiz. Mas desta acho que vou experimentar, ainda por cima se dizes que são tão viciantes... Bjs.

Susana Gomes disse...

Ameixinha, eu tb adoro tomate seco.
Por acaso já me tinha apercebido da diferença de preço, mas comecei a fazer em casa e deixei de comprar.
E tu como tens espaço, podes mesmo secá-los ao sol!
Tens a receita no forumbimby.

Beijinhos. :)

Tânia disse...

Eu também amo tomates secos...mas é um vício danado de caro por aqui também....
Não sei se aí existem, mas cá tens uns tomates desidratados mais em conta, que hidrato com água fervente, escorro e depois tempero com alho, azeite e orégano....e o resultado é igualzinho aos secos....
Ah, aliás comprei para um evento no domingo (um certo aniversário)......e se sobrar vou experimentar seu pão.
Boa Sorte no desafio!!
Beijinhossss

Claudia Lima disse...

Ei ia participar com uma receita de Focaccia com Tomate Seco, mas ficou tão feia que desisti. Os tomates ficaram quase todos queimados.
Eu tento gostar deles, mas não cosigo achar muito bom.
Adorei a carinha dos pães. Imagino que possamos substituir o tomate seco por outros ingredientes para variar.
Boa sorte!
Bjs :)

♥ mesa para 4 disse...

Tomatae seco no PD onde , que eu nunca vi...jasus...que bonitos ficaram...atira aí um...

Marly disse...

Os tomates secos são caros porque exigem muitas horas de forno, para que sequem. Mas, para quem tem microondas (que seca os alimentos rapidamente) a coisa não é tão difícil e eles podem ser feito sem dificuldades em casa (e com vantagem, com relação aos de compra).
O pãozinho deve ter ficado muito bom, hummm!
Beijinho e bom fim de semana!

Delícias e Talentos disse...

Sabes que eu sempre achei o PD mais barato que o Continente!
Até nos produtos naturais e veggies, a diferença é estrondosa!
Não percebo o porquê da discrepância, talvez por causa do Cartão Continente, temos desconto, mas têm que compensá-lo de alguma forma, certo?
Os pãezinhos parecem-me muito fofinhos, eu comia-os toda lampeira, quentinhos, que é quando todos me sabem melhor! E os pedacinhos de tomate estão bem visiveis na 1ª foto! Bom FDS, Ameixinha! :)
(o Belmirinho deve ter as orelhas quentes...hihihi)

Delícias e Talentos disse...

E Alcina tem razão, o PD merece publicidade pelos preços baixos: O PINGO DOCE É MAIS BARATO!!!:)

ameixa seca disse...

Martuxa, já estou a pensar nas próximas receitas com ele :)
Belinha, há coisas que o PD não tem (pelo menos aqui na minha zona), daí a necessidade de ir a outros hipermercados :)
Rose, tambem quero experimentar na pizza, deve ficar uma delícia ;)
Alcina, não é por mal! Tens razão, o PINGO DOCE tem muito mérito! Há coisas que só compro mesmo lá :)
Justme, já vi receitas com tomate seco por esta blogosfera fora e todas me parecem deliciosas :) Atreve-te!
Gasparzinha, pois é! Mas não gosto da cara dos tomates nesta altura do ano. Talvez me atreva no Verão :)
Tânia, desidratado nunca vi aqui! Se puderes experimenta fazer um pão com ele :)
Cláudia, também não achei os meus pães muito bonitos mas o sabor é muito bom! São gostos, né? Eu adorei o sabor :)
Samma, aqui onde vivo o frasco estava junto dos enlatados, mostardas, ketchup e etc. O PD daqui é pequenino :)
Marly, não acredito que estes que comprei sejam secos no forno e que seja razão para uma discrepância tão grande de preços. A não ser que os fornos do Belmiro sejam dos mais caros que existem he he Todos os produtos integrais e naturebas eu só compro no PD, ainda não encontrei mais barato em lado nenhum :) Mas há coisas que no Modelo até são mais baratas que nos outros lados, sem falar que tem produtos que eu não encontro no PD! Temos que fazer compras em vários sítios para equilibrar as contas :)

cupido disse...

gli pommodory secci (pois, num sei quais são as consonantes que se repetem) num pão e mais aventuras na cozinha... ameixinha Blyton

(e ana moura fica sempre bem em fundo...)

Unknown disse...

Amiga querida, tenho certeza que seus pães ficaram super apetitosos. Amo tomate seco, principalmente na pizza com rúcula e queijo de búfala.
Experimente, vc vai amar!

Beijão e boa sorte no desafio.

Emília disse...

Me deu uma fominha!! O aroma deve ter ficado muito bom!!
Beijinhos

Sweet disse...

Parecem bem leves e gostosos ... me dá pedacinho

bjs

Mão na Massa disse...

Também tenho esse livro! É optimo estou sempre a ver o que hei-de fazer a seguir! Já vi a receita do pão de tomate seco, mas nunca fiz... os teus parecem optimos e deliciosos!

Bjufas*

Helena disse...

Vi há pouco uma receita parecida,tenho que experimentar.
Tens um desfio no Sabores.
Bom fim de semana!

Karla disse...

Nunca exprimentei tomate seco....mas deve ser bom assim misturadinho no ´pão...aliás desde que esteja metido no pão eu acho que gosto de tudo :P

beijocas

Natália Eleutério disse...

Confesso que tb nunca experimentei o tomate seco, mas achei os pãezinhos bonitos, bom FDS, bjs.

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

fiquei curiosa em relaçao ao tomate seco!! a proxima vez que for ao pd ja sei o que vou por a mais no carrinho das compras he..he..
bjs

Isabelocas disse...

Comecei a utilizar tomate seco há pouco tempo e adoro o sabor, no pão nunca experimentei, mas os pãezinhos parecem fofinhos.
Bjos

ameixa seca disse...

Cupido, isso é muito lisongeador :)
Ana, vou experimentar um dia desses :)
Emília, é tudo muito bom, o aroma e o sabor :)
Claregina, quentinhos são uma maravilha :)
Ana Maria, como podes ver não ficaram nada parecidos mas o sabor é bom :)
Canela, obrigada :) Se puderes faz porque é muito bom!
Karla, tenho certeza que ias gostar deste pãozinho ;)
Nani, tens que experimentar, é muito bom :)
Lili, aproveita que no PD não é nada caro :)
Isabelocas, acho que o tomate seco fica bem em todo o lado :)

"Manjares da Manu" disse...

O seu pão ficou lindo, parece tão fofinho!!!

Bjs...

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Esses pãezinhos ficaram com um aspecto divinal.
Beijinhos

Carla disse...

k delicia tem mt bom aspecto

Martuxa disse...

Se tiveres interesse ( e paciência) tens aqui um link onde explica como secar tomates e conserva-los. Uma amiga minha experimentou o método do forno (guardou-os depois em azeite com pedacinhos de alho) e gostou do resultado final. Eu nunca experimentei, nem provei os que ela secou, mas tentar tb não custa, e um dia destes com tempo vou tentar :)
http://homecooking.about.com/od/vegetablerecipes/r/blv55.htm

Beijocas

Manuela © disse...

Esse teu humor perverso... :P


Nunca usei tomate seco.
Mas olha que as tuas bolinhas mesmo achatadinhas dão vontade de lhes dar uma trinca hehe

receitas e vida disse...

Adoro pão, pãezinhos, e esses teus estão de comer e chorar por mais...Bjs.

Mónica Teodoro disse...

Que pãezinhos tão bonitos e devem ter um sabor delicioso.
E porque será que o Belmiro é dos mais ricos do país? Eles têm que ter lucros de algum lado...
Beijinhos.

Espaço do João disse...

Espera pouco. Logo,logo estarei aí para provar, depois direi de minha justiça. A mim não me enfias o barrete, pois sou de boa boca, tudo o que vem morre, não sou nada esquisito. Não gosto de quantidade, mas gosto de qualidade. Um beijo João.

ameixa seca disse...

Manu, ele é fofinho quando está quentinho :)
Lu, comidos quentes sao viciantes :)
Carla, obrigada :)
Martuxa, obrigada! Eu tenho duas ou três receitas diferentes de tomates secos mas nunca me atrevi a fazer. Decidi comprar para ver se gostava :)
Manuela, essa tua frase das bolinhas achatadinhas é tão perversa como a minha. E no fim ainda as comes :)
Receitas e vida, sem pão é impossível viver bem :)
Mónica, tá explicado. O homem aumenta nos tomates secos he he
João, qualidade acima de tudo :)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Pão caseiro sempre é uma delícia. E esse parece ótimo.
Beijo

Susana Gomes disse...

Ameixinha,deixei-te um desafio no meu blog. :)

Rosane Vargas disse...

Ameixa, redondo ou achatado, ficou com uma cor linda e o sabor, pelo que atestaste, maravilhoso. Então tá, já coloquei o barrete. Beijão!

Vitor disse...

Ameixa o teu pão ficou mesmo fixe!Um beijinho Vitor:))--

Paula disse...

Ameixinha querida,
como sempre esmeraste te e ta com um aspecto yammmyammmm!
Fiz as empadas de galinha entre uma receita que me enviaste e um pouco de carolice minha ! ficaram mesmo boas ! obrigadao ! es uma querida!da eh muito trabalho, mas o resultado compensa ! um grande bjo e td a brilhar pra ti

Talita disse...

Que maravilha de pãezinhos! Além de muito apresentáveis devem ter um sabor sensacional!

RUTE disse...

Olá ameixa,

este pão de tomate seco lembrou-me uma receita que inventei e que ficou mesmo boa, à qual dei o nome de Pão Pizza, porque o tomate seco no pão lembra-me pizza...

Aqui tens o link:

http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2008/08/pizza-bread-with-dehydrated-tomato-po.html

Beijinho.

Leonor de Sousa Bastos disse...

Adoro pão com sabor a tomate! Na escola fazemos imensas vezes e fica delicioso!
Os teus pãezinhos ficaram super engraçados!
:)

Beijinho!

ameixa seca disse...

Heloísa, quentinho e feito em casa é mesmo bom :)
Gasparzinha, obrigada! Depois eu vou publicar :)
Rosane, ficou bom :)
Vítor, obrigada ;)
Paula, ainda há pouquinho passei no teu estaminé para ver se tinhas dado notícias :) Ainda bem que as empadas ficaram boas! Depois quero ver :)
Talita, o sabor é bem melhor que a apresentação :)
Rute, vou ver, obrigada :)
Leonor, eu nunca tinha provado e fiquei fã. Tenho mais duas receitas para experimentar :)

Paula disse...

Ameixinha,
a receita ta no estamine :) a foto ta feiosa :( mas o sabor das ditas cujas uma delicia
bjinhos

Noémia disse...

Já estava com saudades de vir espreitar o teu cantinho!
O pãozinho tem bom aspecto, tenho que experimentar esse tomate seco!

ameixa seca disse...

Paula, já vi :)
Noémia, bem vinda! Se ainda não provaste tomate seco, tens mesmo que provar ;)

Vivian disse...

...se nao era tradicional de Páscoa, vai passar a ser a partir de agora, pq nada melhor do que tornar hábito algo de que gostamos muito

bjks

Anónimo disse...

Nunca comi tomate seco porque nunca vi à venda. Vou procurar. Os pães parecem muito saborosos.
Beijinhos.
Susana.

Abóbora Amarelinha disse...

Ameixita!
Acho que nunca comi nada com tomate seco, e esses pãezinhos hoje, tambem não me arregalaram os olhos, mas concerteza estão bons.
beijinhos PÁLIDOS!!!!!!!!!!!!!!!

Mary disse...

Gostei desse pão.

bjs

Maria Vitamina disse...

Pois é, eu também tenho andado a experimentar receitas de pão, mas nunca ficam como eu gosto.Sinceramente, acho que é mais difícil fazer pão que bolos.
Nunca vi tomate seco, se calhar porque nunca o procurei mesmo! Bjinhos

Joana Flor disse...

Adorei o teu pãozinho deve ter ficado muito bom.Um bjs:))

Nela disse...

Acho os teus pãezinhos uma maravilha, e por acaso esse dito tomate ainda não o comprei também, beijito boa semana.

Isabel (pipoka) disse...

Adoro tudo o que leva tomate seco e estes pãezinhos estão de babar. Obrigada pela dica de poupança, pois nunca me tinha apercebido dessa diferença brutal do preço do tomate seco nesses supermercados.

bjs

Raspas de Laranja disse...

Realmente as bolinhas estão um pouco achatadas, mas o sabor é que importa. Devem estar uma delicia, uma receita a copiar. Também comprei tomate seco no PD, e gostei muito. Tens de ter cuidado com as narrativas. Lol. Beijinhos

Cláudia Marques disse...

Ainda há pão? Eu agora ando um bocadito atrasada...
Olha, eu acho que está com mto bom aspecto. Tb nunca provei tomate seco, mas gostei da receita.
Bjs

Cinha disse...

Belo pão!!! Comigo acontece sempre o mesmo com as fotos:))
Beijinhos.

Isabel Seabra disse...

Primeiro estranha-se...depois entranha-se...é assim o tomate seco. Incontornável em inúmeras receitas.
Outro pão bom para se fazer o teu...
bjocas

ameixa seca disse...

Vivian, concordo em absoluto :)
Susana, no Modelo e Pingo Doce existe :)
Abóbora, tu não sabes o quanto estes tomates são bons he he
Sabores de aromas, também eu :) Obrigada pela visita!
Moonlight, também acho mais complicado fazer pão, mas sabe tãooo bem :)
Joana Flor, ficou mesmo :)
Nela, este tomate é uma delícia :)
Pipoka, é uma diferença de mais do dobro e são da mesma marca e mesma quantidade! Não achei normal mas a verdade é essa :)
Zé, as minhas narrativas são sempre muito perigosas, nunca sei bem onde vão parar :)
Cláudia M, deste já não há. Nem durou 24 h, tava muito bom :)
Cinha, dá-me nos nervos estas tecnologias manhosas :)
Borboletinha, eu nem sequer estranhei... entranhei logo o tomate (aiiii, salvo seja!) que foi um mimo :)

Mari disse...

Ui! Parecem super apetitosos.

Anna disse...

Adorei estes pães, vou fazer pois adoro tomate seco.
Beijos

ameixa seca disse...

Mari, são mesmo :)
Anna, espero que gostes :)

edinha disse...

Estive a ver esta receita no outro dia e não é que me esqueci de escrever o meu comentário :)
Tenho cá um frasquinho com tomates secos,acho que vou aproveitar esta tua sugestão :)
Beijinho

ameixa seca disse...

Edinha, são mesmo bons quentinhos. Faz e depois diz alguma coisa. Entretanto já tenho outras receitas para testar e depois publico :)

Anna disse...

Testei seu pão de tomate, ficou parecido pois o tomate seco coloquei antes do último sinal sonoro da máquina, aí triturou tudo.
Mas ficou ótimo
Beijos
Postei lá no blog

Anna disse...

Coloquei na máquina de pão só para crescer(ciclo massa).
Da próxima vou fazer as bolinhas e rechear com tomate seco .
Beijos

ameixa seca disse...

Anna, usar a MFP é uma ideia óptima. Para a próxima eu uso para amassar, sempre é mais prático :)