segunda-feira, 9 de março de 2009

Bolo bicolor com iogurte

Os bolos feitos com iogurte ficam com uma massa mais fofa, mais aberta, mais húmida... só boas razões para eu adorar fazer e comer o que disso resulta!
Este era para ser um bolo mármore mas, como não poderia deixar de ser, algo não correu como deveria :)
Digamos que, se eu fosse uma agente secreta seria do estilo Austin Powers, quando deveria ser Bond, James Bond - aqui cometi um acto falhado e escrevi James Bons ;) You Know what i mean?
Na cozinha, de quando em quando, também me dá para ser assim, uma miúda que tenta fazer tudo certinho mas que encontra uns percalços pelo caminho. No entanto, tudo acaba bem, mesmo que o resultado visual não seja o esperado. De mármore, passou a bicolor num instante e , nem por isso, escapou de ser saboreado! Ficou delicioso, num estilo atrapalhado de Seca, Ameixa Seca :)

Receita retirada daqui.

Medida da xícara/chávena é de 250 ml

Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 pote de iogurte natural (200 g)
- 1 e ½ xícaras (chá) de açúcar
- ½ xícara (chá) de óleo de canola (usei óleo de soja)
- 2 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) (bem cheia) de fermento em pó
- ½ xícara (chá) de chocolate em pó

Preparo:
Bater no liquidificador, os ovos, o iogurte, o açúcar e o óleo. Despejar o líquido obtido numa tigela. Incorporar a farinha aos poucos. Misturar o fermento.
Colocar metade da massa numa forma retangular de 40 cm x 26,5 cm untada e enfarinhada. Despejar a massa em zig-zag (eu não consegui fazer isto, acho que tinha que ter bebido uns copos antes de fazer o bolo), sem se importar em cobrir todo o fundo da forma.
Na metade restante da massa, incorporar o chocolate em pó. Despejar a massa de chocolate sobre a massa branca, cobrindo os espaços sem massa. Delicadamente, aplainar a superfície da massa com as costas de uma colher.
Assar por cerca de 35 minutos, em forno médio (180º) pré-aquecido.

Para ficar ainda mais molhadinho, furei a massa com um palito e reguei com a calda que fiz neste bolo.

Quero voltar a agradecer a quem me passou o selo do tigrão que diz que este blog faz rir :)

E à Argas que tem um blog novo, muito bonito e com receitas deliciosas, que me passou o selo de atitude e gratidão! Teria que passar este selo a 10 blogs que demonstram atitude e gratidão. Vou passá-lo a todas as pessoas que eu visito e que retribuem o gesto e voltam para ler o que escrevo e para deixarem uma palavra amiga! Sou grata por isso :)

64 comentários:

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, és uma verdadeira BondGirl na cozinha! Hahaha:)
E eu que sempre achei as BondGirls umas sortudas (sempre muito mal acompanhadas, tás a ver)...lol
Aumentei a imagem e apeteceu-me devorar esse teu bolo bicolor, digas o que disseres ficou um must! Porque é que tem de ficar igual ao outro? A originalidade é que é bonita(mesmo que inesperada)!

P.S. - Qual dos Bonds fez o bolinho contigo? Não me digas que foi o naco do Pierce!!! Hihihi:)

♥ mesa para 4 disse...

O aspecto pode não ser o que tu idealizaste , mas o sabor...aposto que está maravilhoso...

Abóbora Amarelinha disse...

Lindinha, se tivesses ido almoçar a casa da Cenourita, tinhas conseguido espalhar a massa em zig zag, como é que tu achas que ela conseguiu por a criança a comer peixe, no outro dia, lembras-te?
os copinhos de vinho tinto fazem milagres...
E o teu bolo bicolor que era para ser mármore ficou um espetáculo, com bond ou sem bond.
jinhos

Isabel disse...

Agente 008, licença para cozinhar todo o tipo de delícias culinárias!
Bjs

Paladares da Isa disse...

O bolinho ficou com aspecto delicioso.
Gostei muito dessa versão.
Bjos

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

esse bolinho ficou muito apetitoso!:)
bjs

Marly disse...

Eu que aprecio tanto os bolos mármores (tanto no aspecto quanto no sabor) achei o seu muito original e apetitoso! E, de quebra,
já dei umas risadas, por causa das analogias, digamos,
'espionísticas'.
Beijinho

Amélia Batista disse...

Já me parti a rir com essa do agente secreto. Acho que se nos conhecessemos pessoalmente iriamos dar-nos bem. Algo me diz que tens um lado meio amalucado tal como eu. E tal como tu, as minha aventuras na cozinha nem sempre correm bem. Mas o mais importante é que se come sempre tudo, principalmente se forem doces.
Beijinho e boa semana.

Angela Oeiras disse...

Ummm os bolos que levam iogurte tambem são os meus preferidos pela sua textura e sabor, são os que eu costumo utilizar para os bolos decorados com pasta Americana pela facilidade com que se cortam e moldam...

winnie disse...

Ficou muito bonito.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

hahahahahaha cada uma...esta do agente secreto foi boa!

Adorei o bolo!

bjsssssssssss

claudia disse...

Realmente o iogurte deixa uma textura e um aroma muito saboroso nos bolos! Este bolinho tem cara de bem guloso!"

Helena disse...

Olá Ameixinha
Esses bolinhos com iogurte ficam sempre com uma boa textura,gostei do padrão,mas não consegui perceber como o fizeste...:)

anna disse...

ármore ou bicolor, podes chamar-lhe o que quiseres que eu deixo...
Mas lá que combina divinamente com a cor dos teus olhos, lá isso...
Beijinhos.

Isabel Pisoeiro disse...

Apesar dos precalços ficou lindo e deve ser bem delicioso!! Também gosto muito de bolos de iourte, ficam sempre muito bons!! O teu não foi excepção!! Beijocas

Adriana disse...

Isto é um show de delicias!

amei

bjs

Luciana B. disse...

Também gosto dos bolos com iogurte :) Falando em bolos mármore e bicolor, você já viu o bolo "zebra"?? É bem interessante, eu vi no rainhas do Lar... Você vai colocando a massa às colheradas, bem no centro da forma, alternando a massa branca e a massa com chocolate. Fica bem legal!! :)
Beijinhos

Sabrina disse...

Apesar do incidente, ficou lindo o seu bolo, nunca fiz bolo com yogurte na massa, vou tentar fazê-lo um dia desses.Bjs

ameixa seca disse...

Mary, eu sou uma BondGirl autónoma, não há cá Bond nenhum na minha cozinha :) Os gajos também só lhes dá para o Martini he he
Samma, até ficou com bom aspecto :)
Bóborazinha, sem Bond mas com iogurte :)
Isabel, bela fase para colocar no placar de lançamento do filme he he
Isa e Lili, obrigada :)
Marly, temos que sorrir dos desaires culinários... é uma questão de manter a sanidade ;)
AB, acho que é bem provável que eu me desse bem com muitas das pessoas que por cá vão passando :) O bolo ficou delicioso! Nem durou um dia :)
Alegna, nunca fiz recheado mas tens razão... são óptimos :)
Winnie, obrigada :)
Anita, também achei :)
Claudia, é super guloso mesmo ;)
Canela, fiz como diz a receita, mas a minha massa espalhou-se toda e não ficou em ziguezague. Ficou a branca por baixo e a de chocolate por cima. Devia ter misturado com uma colher mas não o fiz. Ficou assim como se vê :)
Anna, nem tinha pensado nisso :)
Isabel, ando em busca de mais receitas com iogurte, ficam mesmo bons :)
Adriana, obrigada :)
Luciana, eu já vi em 3 ou 4 blogs, mas falta-me coragem para experimentar. No fundo, eu sei que aquilo não vai sair como eu quero he he
Sabrina, tens mesmo que experimentar. Para mim são os melhores bolos :)

edinha disse...

Sabes que grandes receitas apareceram de erros dos seus criadores,quem sabe se qualquer dia aparece uma receita famosa da Ameixa que fica mundialmente conhecida :)
A propósito o bolo ficou lindo :)
Beijinho

Baú da Conceição disse...

Eu gostei do bolo bicolor, ficou com aspecto bem saboroso.
Beijinhos

Laurinha disse...

Ameixinha, precisa ser muito boa agente secreta, para, seguindo pistas falsas, chegar à captura do malfeitor... entendeste, né não!

Lindo bolinho, adoraria um quadradinho! Pleeeeeeeeease!!!!!!!

Beijinhos

Cininha disse...

Nada como inovar e ser creativa :-)não tens que dizer que correu mal, foi de proposito, intenção fazer um bolo novo diferente hehe é assim que nascem as grandes receitas hehe
bjinhos

Isabelocas disse...

Aqui em casa adoram bolo de mármore e esse desaparecia num instante.
Bjos

Mari disse...

Hummmmm, manda um pedacinho pra mim?!?

Inside me disse...

LOL

És uma verdadeira Marble girl, até fazes a famosa receita secreta do bolo marmore, o bolo marmore bicolor de yogurte ;-P.

Acessivel só mesmo a uma verdadeira Brown eyes girl, és então dona do segredo da separação das cores do marmore...

hum... é um caso para Bom, James Bom ...investigar...LOL

beijocas

Karla disse...

Acreditas que nunca consegui fazer bolo mármore?! Fiz uma vez e parecia um tijolo...rijo que nem sei...Agora com a cloche, gloche ou patusca como lhe chama a abóborinha hei-de voltar a tentar...muitos anos depois da 1ª experiência.
Alinhas cmg? Tentamos de novo? ;)

beijocas

Noémia disse...

I know what you mean! ;)
Deixa lá, mono, bi ou tricolor o bolinho está um espectáculo!
Não é o que esperavas? Mas resultou numa surpresa boa e bonita.
Boa semana.

akombi disse...

tb gosto bastante de bolo de iogurte, além de delicioso é super fácil de fazer.

u dia destes exprimentei fazer com iogurte liquido de morango (yop) e coloquei aquelas pepeitas de chocolate na massa, bem nem te igo fiou uma delicia, o contraste do sabor nhham nham.

Tânia disse...

Adoro bolinhos que vão iogurte e são assim....fáceis de fazer!
Bjss

Mão na Massa disse...

um... Olha lá Ameixinha, apesar de todas essas aventuras (exactamente como James Bond 007) o bolo parace ter ficado óptimo e bem fofo! Adoro este género de bolo, bem fofos e húmidos, são os melhores!

Bjs*

ameixa seca disse...

Edinha, neste caso foi só no visual. A receita foi seguida à risca :)
Conceição, e é muito saboroso :)
Laurinha, entendi tudinho :)
Alcina, foi só no visual. O resto está igual :)
Isabelocas, bolo mármore feito com iogurte é garantido :)
Mari, não tenho! O bolo não durou nem um dia :)
2dmim, não deixei provas... o bolo foi até à ultima migalha :)
Karla, esta receita é garantida. Com o iogurte não há-de ficar duro! Alinho com certeza :)
Noémia, o sabor até é melhor do que eu esperava e o visual acabou por ficar bem também... acabo por me habituar :)
Kombi, já fiz com pedacinho de chocolate, mas prefiro assim :)
Tânia, é só misturar... super simples :)
Ana Maria, conmcordo em absoluto ;)

Sarita disse...

Hummm k delicia já marchava um quadradinho!

beijokitas.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Realmente bolo feito com yogurte fica bem fofinho. Sábado fiz um que ficou muito gostoso, sabor limão.
Beijo

Claudia Lima disse...

Eu faço constantemente Bolo de Iogurte aqui em casa, pois adoro o paladar e a umidade da massa.
Ainda não testei com chocolate.
Achei que o bicolor ficou bonito no final das contas e se ficou gostoso é o que mais importa.
Lima, Claudia Lima.
Bjs :)

Isabel Salvador disse...

ficou muito bem,original,né??jinhos princesaaa

Ana Powell disse...

Olá Ameixinha
Ficou uma delicia. Bem divertida as tuas histórias.
Se o bolo ficou tão bom como o último Bond, menina que perdição. Beijocas

Os Olhos de Alice disse...

Ameixinha tu me faz rir muito logo de manhã!!! obrigada
nunca experimentei iogurte no bolo!!! deve ficar uma delicia
bjs

Joana Flor disse...

Ameixinha o teu bolinho ficou maravilhoso.Um bjs.))

Raspas de Laranja disse...

Ontem passei por cá, mas não consegui deixar o comentário, por isso voltei. Tu já andavas a pedir chocolate, estavas ougada, e isso realmente não se faz. O bolo ficou muito bem, mesmo não estando como tu querias, e já ía uma fatia. Enfim! Quando vens ao Porto? Bjs

Natália Eleutério disse...

Apesar de não saberes o que se passou, ficou uma verdadeira maravilha, bjs.

ameixa seca disse...

Sarita, marchava mas não há nenhum :)
Heloísa, também gosto muito de limão :)
Cláudia, bolos com iogurte são imbatíveis :)
Belinha, pois é... muito bom :)
Ana, por acaso sou mais virada para os "Bons" morenaços he he
Alice, é para começar bem o dia :)
Joana, obrigada :)
Zé, continuo com vontade de comer um quadradito de chocolate mas isto passa :) Temos que combinar agora na Primavera ou no Verão! Era boa ideia :)
Nani, falta de jeito foi o que se passou :)

O blog... disse...

Mas quem não pode querer um Austin Power em vez de um James Bond (apesar de o Daniel Craig não ser nada de deitar fora). Mas o Austin...algo me diz que aquele é o verdadeiro herói. E se provassem este teu bolo de yogurte, tanto ele como o James Bond, não mais te largariam.
Bjos

Rosane Vargas disse...

Mais uma missão realizada com sucesso pela bondgirl, condinome Ameixa hahahaha.
Beijão

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Seca, Ameixa Seca!...Eheheh!

...estas tuas aventuras não podem parar... as risadas que me porporcionam acabam com o cansaço do meu dia!:)
Também gosto muito de bolo de iogurte e com o chocolate deve ficar muito bom!:)

beijo!

Talita disse...

Hummmmmmmmm, esse bolo está irresistível!! Essa calda de chocolate está tentadora!

Cristina Momentos Preciosos disse...

O aspecto final pode não ser o que gostarias,mas de sabor pelos vistos superou bastante,já deu para ver que até o PIERCE comia uma fatia,eheheh!!!
beijinhos grandes e obrigada carinho deixado nos comentários.

Unknown disse...

Ameixa querida!
Sabe que acho o sabor melhor quando é feito com iogurte, amo tudo isso hehe
bjs

ameixa seca disse...

Amélia, pelo menos o Austin é bem disposto :) Sombras assim era o que eu precisava he he
Rosane, vai virar sequela de filme :)
Leonor, faço o que posso :) Já basta a seriedade do dia a dia!
Talita, ficou mesmo irresistivel, principalmente já cortado aos quadradinhos :) Fácil de pegar e levar para comer!
Cristina, o Pierce tem autorização para comer tudinho he he
Nana, pois é! Já vi o teu pão feito com iogurte também :)

Vivian disse...

Oi bond ameixa rs
Seu bolo ficou lindo, nao importa se for mármore ou qualquer outra coisa, o importante é o fim (delicioso de se comer e ponto)

bjks

Tatiane (Delicias da Vida) disse...

Receita maravilhoso sem falar na aparencia divina.
de uma passadinha no meu cantinho tem um supresa pra vc
abraços

Isabel de Miranda disse...

Ameixinha o que importa é o sabor e acredito que esva lá!!!Delicioso claro:))beijinhos com muito carinho

ameixa seca disse...

Vivian, o importante é comer e não fazer mal... e não fez :)
Tatiane, obrigada! Vou lá passar :)
Isabel, estava mesmo ;)

Nani disse...

Concordo com você sobre o bolo feito com iogurte, agora ando querendo testar o pão pra ver se fica assim também.
Ótima receita de bolo!
Beijos

ameixa seca disse...

Naninha, também quero testar pão feito com iogurte. Deve ficar uma delícia :)

CSS disse...

Ameixa..

Apesar dos desaires que sofres nas receitas, o resultado final é sempre apetecível, por isso espero que os desaires continuem!

Beijinhos!

ameixa seca disse...

CSS, nem ficou feio nem nada... só não ficou mármore :) Mas bom ele estava!

moranguita disse...

bolos com iogurte soa mesmo muito bons eu tambem gosto muito.
ficou bom este.
beijocas

ameixa seca disse...

Moranguita, são os melhores :)

carmencita disse...

Que delicia, também gosto muito de iogurte no bolo, o teu está com uma cor maravilhosa.Bjss

Erva Doce e Canela disse...

Olá,

Só passei para te deixar um beijinho e dizer que tens um desafio no meu blog.

Bjcs

ameixa seca disse...

Carmencita, obrigada :)
Ana, já lá fui ver e já o trouxe comigo. Depois publico, obrigada :)

Emília disse...

Mas ficou bonito do mesmo jeito!!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Emília, obrigada :)