sábado, 23 de maio de 2009

Fusilli com cenoura e sésamo

Há dias em que ando numa onda completamente vegetariana e, normalmente, envolve sempre massa. 
Ultimamente não tenho postado receitas doces, ando muito pouco doceira e não sei bem porquê mas isto há-de passar. Aliás, vai passar já hoje à noite porque vou ao Mosteiro de Landim morfar uns doces conventuais, como fiz o ano passado. Ai que desgraça, aguenta colesterol que isto é só uma vez no ano :)
Por essas e por outras, deixo-vos mais uma receita saudável e muito fácil de fazer. Tenho que equilibrar as coisas he he
Tive que mudar um ingrediente porque nunca encontrei chalotas com folhas e substituí por espinafres. Não me parece que a receita tenha ficado pior que a original. Eu gostei bastante e é daquelas para repetir e inovar inserindo outras combinações de ingredientes. 
Retirei a receita do fantástico livro "Cozinha Vegetariana Saudável" da Janet Swarbrick. Ainda não fiz nada dele que não tivesse gostado :) Aconselho a compra!

Ingredientes para 4 pessoas:
3 1/2 chávenas de fusilli (usei integral)
1 fiozinho de azeite
3 colheres de sopa de óleo de sésamo
3 dentes de alho, esmagados
2 cenouras, descascadas e cortadas em pequenos pauzinhos
8 chalotas, sem pés e com as folhas picadas (substituí por espinafres em folha congelados)
5-6 colheres de sopa de molho de soja escuro
3 colheres de sopa de sementes de sésamo torradas

Preparação:
- Ponha um tacho grande com água ao lume e deixe levantar fervura. Junte os fusilli com um fio de azeite. Coza durante 10 minutos, mexando ocasionalmente, até a massa estar tenra. Escorra bem e reserve.
- Para cortar as cenouras em pauzinhos pequenos, descasque-as com um descascador e depois continue a cortá-las com ele.
- Aqueça o óleo de sésamo num wok ou frigideira grande, e junte o alho. Frite 30 segundos e depois junte a cenoura. Cozinhe mais 3-4 minutos e, em seguida, adicione as chalotas picadas (ou espinafres). Frite durante 2-3 minutos, mexendo continuamente.
- Junte o molho de soja, as sementes de sésamo e os fusilli. Cozinhe mais 2 minutos e sirva de imediato.

Excelente!
Bom fim de semana a todos :)


69 comentários:

turbolenta disse...

Cada vez temos de ter mais cuidado com o que comemos e a maneira como o fazemos.Faço muitas vezes este género de comida, aquilo a que chamo comida alternativa e que mais não é que uma boa maneira de reduzir a ingestão de carne.
Sinceramente, gosto muito deste género de comida. É saudável, é prática na confecção e faz bem à nossa saúde.
Quanto aos doces conventuais de Landim... um dia não é pecado.E....perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe...
lol lol lol

bom fim de semana

Patyxa disse...

Bem que maravilha de prato com coisas que eu adoro fusilli, molho de soja, espinafres e cenoura hummmmm promete...deve ser mesmo maravilhoso!
Obrigada pela visita ao meu blog :)
Bem sobre Coimbra que posso eu dizer...lol...agora acabou se a queima anda tdo mais calmo... :) mas esta tdo nos conformes eheheh
Beijo
Bom fim de semana

Delícias e Talentos disse...

Ai sinhori! Vais morfar docinhos conventuais e nem me convidaste! Mas perdouo-te, porque tenho que acautelar o peso...
Quando vos conheci eu já estava uma espécie de "Kate Winslet" em inícios de carreira...mas se não me ponho a pau, fico uma espécie "Queen Latifah" (e não me refiro à cor da pele)!LOL
Pronto, e como tens uma bolinha de cristal (lá se foi o segredo), adivinhaste que é só destas refeições que preciso...e o aspecto diz tudo! Devemos previligiar os verdes e oslaranjas em detrimentos dos vermelhos, já dizem os entendidos...
Um belo jantarinho, suave e tranquilo... Bom FDS, Little Plum! :)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Falou em macarrao, mexeu comigo! Ainda mais com esta receita saborosissima. Sera' meu almoço de amanha - ja' que tenho todos os ingredientes em casa! Um abraço.
Léia

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

bem uma massa muito aptitosa e saborosa com serteza!!beijinhos e bom, fim de semana

Smsn-artes e ideias disse...

excelente aspecto!!!!!!!

bom fim de semana

bjkas

Nana disse...

Ameixa, pensei em um brocolis ai!
ai ai
bjs

Lourdes Sabioni disse...

Eu comeria este prato inteirinho agora com a fome que estou! Nem me importaria se é vegetariano...ficou deveras apetitoso! Bjs

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!

Acho que já tinha dito, mas cada vez comemos menos carne cá em casa e os pratos de massa sabem-nos super bem sem que nos consigam cansar!
A massa deve ter ficado óptima com esse molho bem oriental!:)


Beijinhos!

sushibaby disse...

Alguém falou em doçaria conventual e tradicional, mesmo aqui ao perto, ja arranjei programa para amanha, estou lá batidinha...
Obrigada pela sugestão

"Manjares da Manu" disse...

Lindo e saboroso!!!
Bjs... Bom final de semana!!!

Mari disse...

Ameixinha, se eu estivesse aí em Portugal, iria com você comer esses doces conventuais maravilhosos, e me fartar um pouquinho...
Esse macarrão também ficou com excelente aspecto!!! Aqui, a apaixonada por massa sou eu, mas o Marcelo e a Isa também comem bem. Uma vez por semana eu sempre faço uma massinha, e a sua foi para a minha lista.
Bjo grande

Mari

Luciana B. disse...

Ameixinha, fiquei com água na boca deste Festival de Doçaria... que cooooisa... vou por na lista das coisas que eu tenho que fazer na vida :) O fusili ficou lindo, prato light mas com cara de coisa boa :)
Bjs!!

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Com doce ou sem doce...sempre uma excelente receita por aqui!

bjsssssssss

Anónimo disse...

Bela massinha. Excelente sugestão vegetariana. Não conheço esse livro, mas vou pesquisar. :D Bom fim-de-semana.
Beijinhos

Vivian disse...

eu tenho que confessar: nao vivo sem uma massinha. Aqui em casa é diária rs !!!

bom fds


bjks

Helena disse...

Que pratinho tão colorido!
Gosto deste tipo de refeição e esta junção de ingredientes deve resultar num pitéu!
Bom fim de semana!

edinha disse...

Os pratos de massa são óptimos.São bons e dão para imensas variações.Este teu está bem apetitoso.
Beijinho

Abelha Maia disse...

Doces conventuais? hum que bom.
Mas a tua massa tb está deliciosa, já que massa é comigo.
bjss

Marly disse...

Eis aí um programa ao qual eu me juntaria com prazer: comer uma massinha saudável e gostosa, como essa aí acima, e "mergulhar" nos doces conventuais. Mas eu provaria um pouquinho de cada um; ou me informaria antes, quanto a durabilidade dos mesmos,para poder armazená-los e ir comendo-os aos poucos(ah, sonhos!)

ameixa seca disse...

Turbolenta, não fiquei com mais fome por não comer carne ou peixe. Na verdade aguento mais tempo sem fome quando como vegetariano :)
Patyxa, um dia destes apareço por aí para ver o ambiente :)
Mary, eu acho a Queen Latifah bem bonita com aquele peso todo. Fosse eu lésbica e ainda me atirava a ela he he Nem me fales em doces conventuais... foi uma perdição :)
Léia, espero que gostes tanto quanto eu gostei :)
Lili, é sim senhora e não contém nenhum elemento estranho como a soja, seitan ou tofu. Qualquer um gosta disto :)
Smsn, obrigada e para ti também :)
Nana, pensaste bem, eu acho que qualquer coisa combina. Eu como adoro pimentão também acho que ficaria bem :)
Lourdes, é um prato vegetariano mas com ingredientes "normais" que qualquer um tem em casa! Muito bom :)
Leonor, já tinhas dito e comigo é igual. Há membros que ainda não dispensam a carne he he
Sushibaby, aconselho mesmo a lá ires. Cheguei agora a casa e este ano está melhor que os outros todos. Se me permites, recomendo um bolinho que se chama "Delícia do céu" que encontras na barraquinha da Confeitaria Landim. Foi o melhor que provei até hoje e não o vi por lá nos outros anos. É um bolo ao estilo dos Jesuítas mas redondinho, tem a base de massa folhada, uma massa fofa pelo meio, por cima a cobertura de merengue igual à do jesuíta e depois ainda leva um glacé branco a cobrir o bolo todo e no topo uma cerejinha cristalizada :) Estou apaixonada por ele he he
Manu, obrigada, para ti também :)
Mari, hoje já deu para enjoar de doces... são uma delícia! Às vezes faço massa mais que uma vez por semana :)
Luciana, é sempre muito difícil escolher entre tantos doces maravilhosos. Trouxe 8 para casa, já experimentei alguns e são uma delícia :)
Anita, muito obrigada. Faço por isso, pelo menos tento :)
Susana, acho que ias gostar deste livro. Foi o meu irmão que mo ofereceu e foi barato, acho que cerca de 6€ ou coisa assim :)
Vivian, também gosto muito mas ainda não é diária :)
Canela, por acaso resultou super bem :)
Edinha, muito versáteis e permitem que sejamos mais atrevidas na cozinha :)
Abelha, pois é. Vim agora de lá e estou de barriguinha cheia :)
Marly, eu faço sempre assim. Trago alguns para dividir em casa e todos provamos. Como são doces que levam muitos ovos e açúcar, se comer um inteiro já vou ficar meio enjoada. Então divide-se e todos provam um bocadinho :)

Drika disse...

Ameixa, fiquei curiosa sobre a as sementes de sésamo e fui pesquisar. Descobri que são as sementinhas que coloco sobre o sushi, quando vou num self-service japonês que tem aqui perto. Que coisa, sempre comi sem nem questionar o que era. heheh
Esse fusilli deve ter ficado uma delícia!!

Gina disse...

Ameixa, a massa é um prato perfeito, completo. Gosto da adição de espinafres às massas. Seu prato está colorido e atraente.
Bjs.

Susana Gomes disse...

Esta massa parece ter ficado uma delícia!
Bom fim de semana e alé colestrol!
:)

Claudia Lima disse...

Para o meu gosto está de ótimo tamanho. Adoro receitas de massa vegetarianas. É oq ue faço, quando canso de comer frango.
Ficou ótimo e colorido muito atrante.
Coma uns docinhos por mim no convento!
Bjs :)

Raspas de Laranja disse...

Destas receitas vegetarianas gosto e até em casa comem. Quanto aos doces, ao contrário de ti, ando numa de doces, dos bem pesados, com ovos, ovos e mais ovos, camadas de açucar, emfim... o meu colesterol está de fazer inveja, mas estou como a Mary, tenho de ter cuidado com peso. Bjcas.

Unknown disse...

Aiiiiiii, ma sque massinha mais apetitosa...e saudável. jinhos doces e óptimo domingo.

Unknown disse...

Óleo de Gergelin ou Sésamo é muito bom mesmo, da um sabor especial. Fiquei na dúvida do que seria chalotas e não descobri. Bom além de espinafre, deve ficar bom também com brocolis, o que acha?

ameixa seca disse...

Drika, sementes de sésamo é gergelim :)
Gina, também gosto e o sabor é muito bom :)
Gasparzinha, obrigada, para ti também :)
Cláudia, nem dá para sentir a falta do frango ou outra carne quando comemos estas massas :)
Zé, ando a injectar uns docinhos conventuias, vamos ver no que isto vai dar :)
Sónia, obrigada! Bom Domingo também para ti :)
Paulão, chalotas são um tipo de cebola mas mais pequenina e mais doce. Na wikipedia encontras a definição e a foto :)

Adriana disse...

Adoro fussili,amei a receita.

bom domingo

Bergamo disse...

Ameixa,
Estou quase bom já. Essa virose foi macabra mesmo.
Ah...e pra enrolar o rocambole com chantilly é preciso que a massa esteja fria. Pode quebrar um pouquinho sim, mas vai com cuidado.
Abraços,
Bergamo

anabenfica disse...

A tua massa com optimo aspecto!

Ando numa de tentar comer menos carne, tenho de ir aprendendo umas coisas ctg.

Bjitos

R.correia disse...

que receita mais original, parabens

sushibaby disse...

Fui a Landim e provei a Delicia do Céu e fui as nuvens é mesmo uma delicia, só foi pena estar a chover obrigada pela sugestão.
Gosto sempre de ir a estes eventos.
Beijinhos

Natacha Rodrigues disse...

Olha olha ja eu são so doces e docinhos... Podemos fazer um trato, fazes o jantarito que eu levo a sobremesa! :D hahahah

Isabelocas disse...

Gosto muio de massinhas com legumes, esta ficou perfeita.

Unknown disse...

Um petisco mesmo à minha medida :)
Adoro massas e a sua versatilidade.

Beijocas***

Carolina Andrade disse...

Ameixita, quando era criança o fuzilli era minha massa predileta. Hoje prefiro todas. rsrsrs. Adorei o quitute. Beijão

Os Olhos de Alice disse...

tenho que lembrar de fazer uma receita vegie!!!adorei esta massa
bjs

Cininha disse...

Eu adoro massinhas, mas nunca me passou pela mona come-la sem proteinazinha nenhuma, nem chicha nem peixito hehe tento comer mais ou menos coisas saudáveis mas ainda não radicalizei a coisa hehe
mas parabéns para quem consegue ficou com bom aspecto :-)

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Simples e reconfortante!
Deve ter fiado muito agradável, a foto não deixa margem para dúvidas.
Beijocas e boa semana
PS:Imagino os docinhos...
Moira

Carla disse...

Ameixinha, é uma delícia vir ao teu blogue e ver sempre coisas tão boas =D parabéns pelo bom trabalho que tens feito!

bjs e boa semana!

ameixa seca disse...

Adriana, se fizeres espero que gostes :)
Bergamo, obrigada :)
Anabenfica, podes começar por esta receita que é mesmo boa :)
R.correia, obrigada :)
Sushibaby, pode ser que para o ano nos encontremos lá as duas :) Ainda bem que gostaste!
Verdinha, combinado :)
Isabelocas, já somos duas :)
Cenourita, massa com cenourinha. É a tua cara he he
Carol, eu sempre gostei de todas :)
Alice, não é dificil. É só fazer uma receita que leve apenas legumes :)
Alcina, comes com queijinho. Pode ser uma mozzarella numa tosta ou então colocas por cima da massa :)
Moira, terminei há pouco de comer o último docinho. Era um "beijinho" :)
Carla, obrigada pela visita. Sei que tiraste um pouco do teu tempo para cá vir :)

Unknown disse...

Amiga querida, Comeria com certeza essa massa e iria gostar muito. Penso que colocando alho na massa, eu não sentiria falta de carne.

Muitos beijos

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha ficou muito bom eu gosto muito dessas comidas. Um beijinho...

Bella disse...

Gostei!!!!

Bjs

Maria L Filipe disse...

Ameixinhaaaaaaa :)

Que massa linda :)
Essa eu vou experimentar :)

Nina, tem selinho para ti nos Vasinhos ;)

Beijinhux
Maluxa :)

Su7i disse...

Esse pratinho veio mesmo ao meu encontro! Para mim pratinho vegetariano é com massas... E vá lá que te escapou o queijito! Beijinhos

Noémia disse...

Olha, eu não acredito que num pratinho tão bonito, tão colorido, tão saudável, tão pasta ...não deitaste um queijinho ralado!:)

ameixa seca disse...

Ana, acho que alho fica bem também :)
Natércia, fazem bem :)
Bella, ainda bem :)
Maluxa, obrigada, vou lá passar de seguida :)
Suzi, não dizia na receita e achei que as sementes iam ficar bem fotogénicas sem ser preciso queijo :)
Noémia, fiz o que a receita mandava mas não sei se me seguro numa próxima he he

Téia disse...

Querida ameixinha, eu também estou em uma fase veg também. As vezes me enjoa carnes. Será que é porque gostamos de animais??? Sempre digo que se tivesse de matá-los, nunca mais ia comê-los. O macarrão tá lindo e as sementes, realmente, foi um toque especial. Bj grande aqui do Brasil.

Neyma disse...

Ameixa querida,
Que delicia de massinha, hein!!
De uma passadinha no Vó Mindoca, tem um mimo para vc por lá!
Muitos beijinhos

Isabel Seabra disse...

Que engraçada a coincidência...sabes que as donas do Mosteiro de Landim são primas direitas do meu marido?

ameixa seca disse...

Téia, eu acho que em parte pode ser disso. Se eu tivesse que matar algo para comer eu não comeria nada :)
Neyma, obrigada. Vou passar :)
Borboleta, eu sabia que tu eras chique mas ainda és mais do que eu imaginava. Até és chique por afinidade he he

Isabel Seabra disse...

eh eh...as primas são do meu marido...sabes lá se eu não sou uma ximples mas xempre xorridente moxoila do campo hem?...
bjocas (agora vou dormir que faz tarde...)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Uma massa sempre cai bem, não?
Também tenho feito bastante.
Beijos

Odete disse...

Tenho um pezinho na Asia, e uma massa assim com esses ares sempre me apetece :>)

moranguita disse...

uma maravilha este pratinho vegetarian. enche as minhas medidas na perfeiçºao tambem.
bijinhos e uma boa semana

ameixa seca disse...

Borboleta, e quem disse que uma moçoila da aldeia ou do campo não pode ser chique? Super chic :)
Heloísa, é impossível resistir a um prato de massa :)
Odete, eu tenho uma costela lá também :)
Moranguita, ainda bem :)

Delírios Gourmet disse...

Oi Ameixinha! Adorei esse seu macarrãozinho, hein!? Ficou com uma cara super apetitosa! Bjs!

argas disse...

Gostei muito! Metade da minha semana é vegetariana! E recetinhas assim fazem sempre falta! :) bjinho

Mary disse...

Ameixa,
Que belo prato de massa, Está com uma cor e aspecto fántastico.
Cá em é um é um prato sempre muito bem vindo,os meus flhos adoram massa.


bjs

ameixa seca disse...

Grazy, ficou muito bom :)
Argas, já somos duas ;)
Mary, fica uma massa fotogénica e muito saborosa. Tudo coisas boas :)

Isabel Pisoeiro disse...

Adoro massas e sendo saudáveis como esta, ainda melhor!! Muito bom aspecto!! Bjs.

ameixa seca disse...

Isabel, és das minhas :)

Adriana disse...

Esse macarrão deve ser delicioso, beijinho!

ameixa seca disse...

Adri, é mesmo. Eu adorei :)

carmencita disse...

Humm o prato está bem apetitoso, amo uma massa.Bjss

ameixa seca disse...

Carmencita, acho que ninguém resiste a uma massa :)