segunda-feira, 11 de maio de 2009

Quiche doce de maçã

O ano que passou a Saltapocinhas, publicou esta quiche e dedicou-a a mim. Como não poderia deixar de ser, eu tive que testar. Demorou alguns meses até me decidir e, finalmente, saiu a quiche do forno.
Sobremesas que tenham maçã e canela são, sem dúvida, as minhas favoritas e, por isso, gosto de ir experimentando novas sugestões.
É uma quiche que fica bastante molhada e aconselho mesmo a usar-se massa quebrada, porque a folhada fica bastante mais leve e as fatias rasgam mais facilmente. 
Como a Saltapocinhas, também não usei o queijo, quis ver primeiro o resultado e talvez tente com ele da próxima vez que repetir a quiche. 

Ingredientes:
1 rolo de massa quebrada (usei folhada)
2 maçãs
120 g de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga
4 ovos
3 dl de leite
100 g de queijo ralado (facultativo)
1 colher de chá de canela
açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

1. Descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire-lhes as pevides e corte-as em meias luas finas.

2. Leve ao lume uma frigideira com manteiga, deixe derreter, junte a maçã e deixe cozinhar durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Polvilhe com 2 colheres de sopa de açúcar e com a canela, mexa, retire do lume e deixe arrefecer.

3. Ligue o forno a 180º.
Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa quebrada e pique o fundo com um garfo.
Numa tigela misture os ovos com o resto do açúcar e adicione o leite em fio mexendo sempre.
Deite a maçã dentro da tarte, espalhe, polvilhe com o queijo ralado e junte a mistura dos ovos.

4. Leve ao forno durante 30 minutos.

Pode polvilhar-se com açúcar em pó (eu não coloquei).


Tem bom aspecto não tem? A foto está má e a máquina está de castigo outra vez!
Como fica bastante húmida é daquelas que se come num instantinho :)
Boa semana a todos!!

81 comentários:

Bella disse...

Nham, nham! Eu sou servida rsrsrs

Bjs

Mari disse...

Ameixinha, ficou linda sua quiche... sobremesas com maçã e canela são sempre maravilhosas... ahh, me deu vontade de comer uma fatia bem gordinha, morna com sorvete de creme.... adoreiii!!!
Beijo grande,

Mari

Unknown disse...

Q linda quiche...
Bjs

Lourdes Sabioni disse...

Pare de ser tão crítica assim com as fotos!!! Elas estão lindas!
Primeiro foi a Gasparzinha com aquele gelado acompanhado de uma tarte de maçãs, agora você com esta quiche de maçãs...minhas lombrigas estão saltando! Sou obrigada comprar maçãs e fazer depressinha!!! Bjs

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!!

Uma quiche dedicada a ti tinhas mesmo que experimentar!:)
Adoro doces feitos com maçã e a canela assenta-lhes sempre lindamente!
A quiche devia estar mesmo húmida com esse cremezinho e a maçã cozida!:)

Beijos!

Adriana disse...

Maravilhosa receita!!

Noémia disse...

Olha, antes que acabe, passa para cá uma fatia que,pelo aspecto, está de comer e chorar por mais!
Sinto falta dos teus textos a acompanhar as receitas." What's the problem?". :)

ameixa seca disse...

Bella, já não há :)
Mari, para mim é das melhores combinações que existem :)
Carlinha, obrigada :)
Lourdes, a última foto está desfocada, não gosto das fotos desfocadas. Parece que fico meia vesga, vejo tudo à roda he he
Leonor, não podia deixar de experimentar e ainda bem que fiz :)
Adriana, é mesmo :)
Noémia, foi só este post, não exijas demasiado de mim senão entro já em stress he he O que se passa é que no sábado tive uma despedida de solteira e ainda estou a recuperar da noitada :) Sabes que já não tenho idade para chegar a casa com o sol quase a raiar he he

anabenfica disse...

Tem optimo aspecto!
Também adoro sobremesas com maça.

Bjitos

Belinha disse...

ai mulher!!! agora é k me desgraçaste!!!:D
coisa mais boa que isto deve ser!!! la vou eu ter de fazer o "sacrificio" de experimentar;)
bjinho!!

Noah disse...

Ameixinha,
Guria de Deus,
o cheirinho atravessou o Atlântico.

Abelha Maia disse...

Delicia, devia ter um cheirinho especial.
bjs

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha ficou linda!Para esta mesa pode ser duas fatias esta tropa gosta muito. Um beijinho...

Marly disse...

Taí uma coisa que eu não conhecia: quiche doce! Falou que tem maçãs e canela? Pois eu tenho de provar!
beijinho e boa semana!

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

quiche doce nunca fiz mas essa tambem vou ter que testar pois adoro maça e canela!!
bjs

Vânia Costa disse...

Castiga a má da máquina que não nos deixa a nós babarmo-nos a olhar pro ecrã!

Mas apesar da máquina se ter portado mal, o mal que fez ainda deixa ver a óptima quiche que fizeste! Tem cá um aspecto...!

Beijinho**

Baú da Conceição disse...

Ameixinha, uma fatia para mim se faz favor. Sabes que adoro tudo que tenha maças.
Beijinhos

Margarida disse...

Tu havias de gostar do bolo de maçã que publiquei no figo e trouxe do blog da Moira. Tens que experimentar.. Essa quiche doce também me parece optima. Vou guardar para fazer mas sem o queijo. ; )
**

Luisa Alexandra disse...

Não admira que se tenha comido rapidamente, ficou com um aspecto mesmo delicioso!

Delírios Gourmet disse...

Olá Ameixa! Deve realmente ter ficado demais da conta pq a imagem é de dar água na boca!!!!
Parabéns. Bjs!

edinha disse...

O que esta tarte tem mais é bom aspecto :)
Deve ser mesmo muito boa.
Beijinho

Isabelocas disse...

O aspecto está excelente, imagino o sabor...

Isabel Pisoeiro disse...

Ficou bem linda essa quiche!! Deve ser mesmo muito gulosa, de acabar em três tempos! :P

Drika disse...

Parece bom! :)

Isabel Salvador disse...

já fiz uma quiche doce de ananás,masde maçã tb deve cair muito bem,jinhossssssssssssss

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Também gosto bastante de doces de maçã.
Como é essa tal de massa quebrada?
Beijos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ameixinha essa tarte não me sai da cabeça desde que a vi logo pela manhã. Acho que vou fazer uma versão miniatura, porque só dois a comer essa tarte dava para uma semana ;)claro que não somos gulosos, claro que somos os dois muito elegantes hehehe, é só para justificar a duração de uma tarte de tamanho normal em minha casa.
Eu acho que em vez do queijo ralado era capaz de ficar bem um pouco de requeijão ou queijo fresco com raspa de limão misturado com a maçã.
Beijocas e boa semana
Moira

Isabel disse...

Ai que eu sou tão "inguenerante"! Não sabia que as quiches também podiam ser doces! Parece-me bem. Sou capaz de experimentar.
Bjs

Gina disse...

Como eu prefiro mil vezes os doces aos salgados, fico logo encantada por uma tortinha, ainda mais assim tão linda.
Bjs.

Mary disse...

Ameixa,
Mas que bela quiche.Deve ser uma delicia.
A experimentar em breve.


bjs

Susana Gomes disse...

Isto não deve ser bom... Deve ser maravilhosa!!!
Que fatia é essa? Manda já cá para csa. :) :)

ameixa seca disse...

Anabenfica, são as minhas favoritas :)
Belinha, eu sou boazinha, partilho o que é bom :)
Noah, o aroma é uma maravilha :)
Abelha, tinha... agora já nem lhe sinto o cheiro :)
Natércia, não és pobre a pedir :)
Marly, até entrar no mundo dos blogs eu não sabia nada de nada :)
Lili, é fácil de fazer e o resultado é muito bom :)
Vânia, vou ter que me aguentar à bronca com esta máquina. É a única que tenho, mal ou bem vai ter que ser :)
Conceição, fica para a próxima. Agora não há nada para ninguém :)
Margarida, tenho esse bolo para fazer :) Nem me lembres disso!
Luísa, é uma quiche deliciosa :)
Grazy, obrigada :)
Edinha, bonita e boa :)
Isabelocas, o sabor é uma delícia :)
Isabel Pisoeiro, cá em casa todos gostam de tarte de maça. Tinha mesmo que acabar rápido :)
Drika, é bom :)
Belinhagulosinha, de ananás ainda não fiz mas deve ser bom :)
Heloísa, massa quebrada é massa brisé, não me lembro de como vocês chamam aí...
Moira, podes sempre fazer meia receita. Acho que é realmente um exagero para duas pessoas, apesar de não se estragar e manter-se húmida :)
Isabel, eu também era "inguenerante" mas agora ficamos menos um bocadinho he he
Gina, eu sou mais de salgados. É por isso que não tenho mais receitas doces para postar he he Conto fazer algo doce esta semana :)
Mary, vais gostar de certeza :)
Gasparzinha, querias batatas com enguias he he Estou parvinha! Era bom era... já não há ;)

Gi disse...

Ameixa, cheguei aqui vinda do blog do Ez, e fiquei cheia de gula. Ainda bem que não sei fazer nada disto, senão estava gordíssima, mas comer com os olhos não tem problema, não é? :-)

Claudia Lima disse...

Ficou realmente muito apetitosa!
Eu ainda não conhecia nenhuma receita de quiche doce, mas porque não, não é mesmo?
Bjs :)

MARIA disse...

Ameixa ficou com ótimo aspcto!!!Um beijo:))

anna disse...

Qual foto má, qual nada!!!!
Está uma deliciosa tentação... o cheirinho de maçã com canela até chega aqui...
Beijinhos.

Nana disse...

Amiga, ficou mto bonita essa torta.
Quer mandar para minha casa não?!
Bjs

Mari disse...

Parece um sonho...

Unknown disse...

Ameixinha esta receitinha parece uma delícia...e que aspecto . jinhos e uma semana repleta de coisas boas.

Karla disse...

Olá Ameixinha, como sabes...ou não sabes, mas pronto :P eu adoro maçã e canela e tal como tu vou exprimentando...a tua vai para a lista...mas sem o queijo :)

beijinhos

Noémia disse...

Antes em festarolas e noitadas...fico mais sossegada!
E olha, qual idade qual carapuça, em vez de demorares um dia a recuperares demoras dois ou três...sem stress.
Goza a vida! :)

Cláudia Marques disse...

Eu gosto mto de queijo, mas tb me parece que não encaixaria aqui mto bem: acho que assim está perfeitíssima!
É mesmo daquelas combinações perfeitas, maçã e canela!

Bjs

P.S.: Até aqui em Alverca os "gajos" do teu clube andaram a festejar! Gente desnaturada... :)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Doce, é pelo menos curioso...u sempre criativa amiga...

bjsssssss

Paladares da Isa disse...

Olha que eu gosto muito de quihes e está não sei porquê parece que está a chamar por mim ;)
Bos

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, para mim esta quiche é novidade...queijo e maçã nunca usei em conjunto, suscitaste-me a curiosidade!
E depois ficou tão amarelinha e essa fatia tão gostosa que nos vais por a comer quieche doce por uns dias...hehehe
Fabulástico! :)

ameixa seca disse...

Gi, bem vinda :) Comer com os olhos não engorda, mas não sabe tão bem he he
Cláudia, temos que inovar na cozinha :)
Manuela, obrigada :)
Anna, só de olhar até se sente o aroma :)
Nana, tenho a impressão que não chegaria inteira :)
Mari, se fizeres torna-se realidade :)
Sónia, é uma delícia. Boa semana também para ti :)
Karla, é impossível não gostarem desta combinação :)
Noémia, ora nem mais... a "ressaca" já está a passar :)
Cláudia M., também me parece que o queijo não encaixa aqui. Já comi doces feitos com queijo e são deliciosos mas acho que não combina com maça... se calhar estou errada! Tens bons gajos na vizinhança :)
Anita, quem inventou esta receita é mesmo alguém criativo :)
Isa, também gosto de quiches mas só conhecia as salgadas. Agora já sei que são boas nas duas versões :)
Mary, és tu que te vais atrever a experimentar com o queijo? Se fizeres depois diz qualquer coisa :)

Vivian disse...

nham nham nham
eu quero um pedacinho. Manda pra mim ? :)


boa semana


bjks

carmencita disse...

Muito bom aspecto, achei muito boa a idéia de uma quiche de maçãs, tai gostei muito.Bjsss

Unknown disse...

Querida amiga, essa quiche ficou bem como eu gosto, massa folhada é uma gostosura.

Muitos beijos minha querida.

Kláudinha disse...

que maravilha amiga.... apontadissima :)

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Também gosto muito da maçã com a canela... Esta ficou com um aspecto óptimo.
Beijinhos

Natália Eleutério disse...

Simples e deliciosa, tudo que leva maçã para mim é do melhor, bjs.

bio_geo_esds@ disse...

Lindona essa quiche! Também adoro maçã e tudo o que a leva.

* Atelier Ao Meu Gosto * disse...

Estas receitas são de perder a cabeça!
Os kilos que engordo a passear no teu blog, tudo tem um aspecto delicioso!

Beijinho,
Lena

moranguita disse...

ai eu adoro maçassssssss e voces so me fazem delicias como esta. ta um espectaculo ameixinha. aposto que comeram tudinho ja.
beijinhos

Nani disse...

Nunca fiz quicje doce, agora você me deixou muito curiosa por provar o sabor. Eu amo tudo que vai maçã e canela ou banana e canela, são combinações perfeitas.
Beijos

♥ mesa para 4 disse...

Hummm está perfeita mesmo como eu gosto :-)

Eli disse...

Estou aqui só pensando no cheirinho!!! Maçã e canela quando vão ao forno, perfumam toda a casa! Delícia!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Ezequiel Coelho disse...

Depois de 59 "dentadas".. presumo que não tenha sobrado nem uma migalha!...
Que magnífico e delicioso aspecto!
Bjsss

risonha disse...

Ameixa Maria, que coisa deliciosa.... vou tomar nota desta receita.

ameixa seca disse...

Vivian, não sobrou nada para enviar :)
Carmencita, é uma ideia docinha e muito agradável :)
Ana, a receita não pede mas eu adoro massa folhada :)
Kláudinha, espero que os piratas gostem :)
Lu, se gostas então vais adorar esta quiche :)
Nani, já somos duas :)
Renato, é uma quiche simples de fazer e isso ainda a faz ser mais bonita :)
Lena, obrigada pela visita e pelo comentário. Ver não engorda :)
Moranguita, não sobrou nadinha ;)
Naninha, com maçã fica bom, acho que com banana também deve ficar :)
Samma, ainda bem :)
Eliana, é mesmo assim, um aroma muito bom :)
Ezequiel, onde esta quiche já vai! :)
Risonha, seja bem aparecida :) Aposto que vais gostar desta receitinha :)

argas disse...

Que bom aspecto...e tendo sido dedicada a ti...deve ter outro gosto :D bjinho

Erva Doce e Canela disse...

ficou com um óptimo aspecto. A combinação de maçã e canela não podia ser melhor! E a Sidra sempre conseguiste achar? Bjcs

Helena disse...

Olá Ameixinha
Essa tarte ficou fantastica,quem me dera essa fatia agora...
Vou copiar,tambem gosto da nossa combinação com a maçã.

Manuela © disse...

Adoro tartes húmidas, essa fatia não me escapava... :)

RUTE disse...

Quiche doce nunca tinha ouvido falar mas que tem bom aspecto, tem!

A foto tá má? qual? onde?

Tira mas é a máquina do castigo e limpa os olhos. Ficaste ceguinha com a quiche de maçã, só pode!

ameixa seca disse...

Argas, claro que tem. E dá outro impulso para fazer :)
Ana, não consegui encontrar. No intermarché, no Modelo, no Pingo Doce e no Minipreço não há! Resta-me o E.Leclerc e o Jumbo. Vou ter que lá ir ver :)
Canela, nós combinamos com quase tudo :)
Manuela, também gosto muito :)
Rute, sou mesmo meia cegueta mas sei ver uma foto boa e uma desfocada, estou velha mas nem tanto he he

Amanda Ramos disse...

Nosssaaaa que tudooo!!!

Raspas de Laranja disse...

Que giro, nunca vi quiche doce, deve ficar uma verdadeira delicia. :)

ameixa seca disse...

Amanda, é bom :)
Zé, agora já viste :)

Cinha disse...

Que fácil e boa que deve ser!!!
Adorei a nova musica!!!
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Cinha, é sim senhora :)

Priscila Beneducci disse...

Ameixa minha linda, que receita boa, já anotei. Eu tenho tudo menos a massa folheada. Vou tentar fazer com outra massa comum. Ai te conto gostei muito.

Pri Brasil

ameixa seca disse...

Priscila, a receita pede massa quebrada, a chamada brisé. Eu é que usei massa folhada porque adoro :)

Emília disse...

Eu ainda nem fiz a minha primeira quiche salgada, e agora já estou pensando nessa doce!rs
Beijinhos

Simone Izumi disse...

perfumaaaddaaaa....
j'adore tortas de maças..
e eu gostei da foto sim! tira a sua máquina do castigo, coitada.
bisous

ameixa seca disse...

Emília, quando fizeres faz as duas ao mesmo tempo. Uma para refeição principal e outra para sobremesa :)
Simone, super perfumada :)

saltapocinhas disse...

Não tinha visto!
Imperdoável!
Mas o tempo não estica e há dias em que nem visito a bruxinha e por isso não vejo as novidades!
Ficou muito linda, a tua!!

ameixa seca disse...

Saltapocinhas, bem me parecia que não tinhas visto he he

Carla Soares disse...

O que é que se come num instantinho? A máquina? :D

http://ofeliazinha.weblog.com.pt

ameixa seca disse...

Carla, isso já depende do gosto de cada um. Há quem coma de tudo :)