quinta-feira, 28 de maio de 2009

Panna Cotta de laranja ou pá na cota?

Calma, não bati em ninguém, não acertei com uma pá numa cota qualquer que me apareceu pela frente! Não que falte vontade, porque algumas bem mereciam um empurraõzinho para ver se arrumavam para canto he he Mas não, não foi nada disso que eu até sou uma gaja pacífica e tal :) Foi meramente uma divagação de alguns do meus neurónios perturbados, mais um filme feito pela minha mioleira que, com tanto sol e calor que está, ainda ficou pior! Ainda por cima estou com o meu olho esquerdo "empandeirado" e não sei porquê. Aliás, todo o meu lado esquerdo está em manifesto, nem sei se será porque as eleições que se aproximam mas, tenho para mim que isto deve ser um sinal divino he he Ou isso, ou alguma velha me viu e deitou-me mau olhado! Mais uma razão para espetar a pá na cota* :)

Nunca tinha feito nem sequer provado panna cotta, sei que deriva da língua italiana e significa "nata cozida". Tenho várias receitas para experimentar mas, para primeira vez, escolhi esta que vi no blog da Fer. Apenas troquei a fruta e o sabor ficou excelente. Falhou na consistência, porque ficou mole e terei que aumentar a quantidade de gelatina, de resto ficou muito bom!

Ingredientes para 6 pessoas:

1 colher de sopa de água
1 colher de chá de gelatina em pó sem sabor
1 chávena de natas
1 chávena de iogurte natural
1/4 chávena de açúcar (usei açúcar baunilhado)
Raspas da casca de duas laranjas
3 laranjas cortadas em fatias finas (usei duas pequenas)

Dissolva a gelatina na água. Numa panela pequena coloque as natas, o açúcar e as raspinhas da casca das laranjas e leve a lume médio, mexendo com uma colher de pau, espátula ou batedor de arame até o açúcar dissolver. Não deixe ferver. Retire do lume e junte a gelatina dissolvida. Mexa bem até a gelatina se misturar completamente. Adicione o iogurte e misture. Distribua as fatias de laranja entre seis potinhos e coloque o creme por cima. Leve ao frigorífico por pelo menos 4 horas
.


Antes das quatro horas de frigorífico, reparei que já faltava uma tacinha, fui em busca da taça perdida para avisar a quem quer que a tivesse comido que ainda não estava pronta! A namorada do meu irmão já tinha "morfado" uma e disse que foi o namorado que lhe disse para comer. Perguntei-lhe se ela fazia tudo que ele mandava, se ele dissesse para se atirar ao rio se ela também se atirava, e se aquilo tivesse veneno? Ainda por cima ele "ingnorante" disse que eram iogurtes e ela acreditou! Que se passa com as miúdas hoje em dia? É tudo crente nos gajos? Até fiquei parvinha :)

Vemo-nos Domingo para uma comidinha cor de rosa!

*O termo cota é usado para descrever uma pessoa mais velha. Normalmente, é mais utilizado pelos jovens e gerações mais novas.

68 comentários:

Nani disse...

Gostei do trocadilho com as palavras, rs
Menina também nunca fiz nem nunca comi panna cotta mas parece-me ser realmente muito bom.
Beijos

Isabel disse...

Ameixinha, a verdadeira Panna Cota não leva qualquer fruta, é mesmo só nata cozida como o próprio nome indica:) Mas agora virou moda fazerPanna Cota de várias frutas, e eu acho bem, mas o que eu gosto mesmo é da verdadeira Panna Cota, só leite nata e açúcar, experimenta e vais ver que é a coisa melhor do mundo e tão simples de fazer. Podes servir com as frutas em separado ou com algum molho de fruta que queiras. Beijos.
Eu ainda estou com o cérebro em Itália e nas sobremesas italianas!!

Margarida disse...

Já me ri, claro. Coitadas das "cotas".. Olha que caminhamos para lá. Mas deixa, seremos cotas finas que comem doces com nomes chiques.. ou .. panna cottas. ; )
Vais ver na próxima já consegues uma panna cotta bem firme! Bj e até domingo ;)

Mari disse...

Ameixinha, vc me arrancou gargalhadas com tuas divagações... rsrsrs... coitadas das velhinhas! Fiz panacotta apenas uma vez, do jeito tradicional, e acompanhada de uma calda de tangerina... é um doce maravilhoso!
Amei a tua idéia de adicionar laranja a ela, o sabor deve ter ficado incrivel!
Bjo grande,

Mari

Nela disse...

Nunca fiz panacotta e tb nunca provei,mas tem bom aspecto e desde k seja de fruta adoro claro, o teu acho k ficou com bom aspecto, daí a ignorância e pensarem k era iogurte rsrs.Beijinhosss.

Letrícia disse...

Como a Nela, nunca comi panacotta, mas fiquei com muita vontade depois de ver a sua receita.

Beijos!

Isabel disse...

Ameixinha, voltei para meter a colher na tua Panna Cota!!! Algumas pessoas aconselham que para ficar bem firme deve "dormir" no frigorífico. Para a próxima vez que fizer vou deixá-la a dormir no friozinho para ela ficar mesmo cota!
Bjs

Delícias e Talentos disse...

Algumas cotas bem que mereciam umas pazádas! São cuscas, metediças, chatas, palradeiras e enfadonhas, mas felizmente representam um universo pouco extenso...
Essa Pázada Na Cota de Laranja tão cremosa sabia-me bué de bem agora...a colherzinha bem podia vir nesta direcção...Oh! Que pena drástica e avassaladora!:)

Raspas de Laranja disse...

É pá o calor só começou a espreitar e já te queixas?? Deixa lá vir o calorzinho, para eu arejar as t'shirts, as saias e os vestidos.
Gostei da Pá na Cota! Gostei da foto, e do espaço envolvente, que para quem mora da cidade, é uma miragem. Então até domingo. Bjs

Smsn-artes e ideias disse...

tem muito bom aspecto :)

bjs

smsnartes

Luisa Alexandra disse...

Que coincidência!
Este fim-de-semana também experimentei fazer Panna Cotta, e gostei imenso.
Fiz uma receita com chocolate branco, uma delícia!
A tua está fantástica!

Abelha Maia disse...

Pronto vou fazer de conta que não percebi essa das "cotas", sim porque é o nome que o meu filho me chama...hehe...mas adiante tb nunca fiz, e parece muito delicioso...tb ia tirar ao teu frigorifico...aqui tb esta calorrr.
bjsss

Axly disse...

Adoro suas divagações Ameixinha!
Hahaahahahaha...
Eu ainda não experimentei esse docinho, mas tenho vontade^^
Quanto a cunhadas... estou por aqui com elas!!!
Kisss^^

Natacha Rodrigues disse...

mmm tambem tenho panna cota na lista! :)

Mesmo com essa consistencia nao deve ter sobrado nada nao é... ja estou mesmo a ver :D

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha claro esta é a primeira das cotas que te vai comentar!Eu gostei muito pena não ter feito o mesmo que a namorada do teu irmão...um dos meus filhos já teve uma namorada que nem sabia estrelar um ovo. Um beijinho...

Odete disse...

Heheh, fechou bem a semana...e garantiu uma boa sobremesa.

Bom fim de semana.

Cininha disse...

Pois a rapariga é jovem e não pensa hehe mas a verdade é que parecem mesmo uns iogurtinhos a mim também me enganava a pana cota :-)

Carolina Andrade disse...

Nunca fiz panna cota em casa e ando vendo inúmeras combinações. Gostei com laranja. Grande beijo

Nana disse...

Que delicia flor!
Eu adoro, não tenho nem o que falar.
Bjs

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ameixinha,
O mano viu as cottas nos potes de iogurte e não raciocíonou, ou então quis impressionar a namorada hehehe Mas fazes bem em reciclar eu faço o mesmo lá em casa.
As tuas panna cottas, apesar de líquidas também ficaram de deixar o pessoal a babar, para a próxima tens que duplicar a gelatina a ver como corre.
Bjs e as melhoras do olhito, mas não faças como o Camões que se pôs a divagar com o calor e escreveu os Lusíadas hehehehe
Moira

Fátima disse...

Panna cota? nunca comi, vou experimentar!

Lourdes Sabioni disse...

Ameixinha sorte tua estar calor aí porque aqui já começou o frio, então vamos de sopinhas...Bjs

Isabelocas disse...

Nunca comi, mas tenho muita curiosidade em provar.
Bjos

ameixa seca disse...

Primeiro de tudo, desculpem pelo tamanho da letra. Estive em luta mas fui vencida e saiu assim para o "mais maior grande" :)

Naninha, tens que experimentar. Ainda por cima é bem fácil de fazer :)
Isabel, eu sei que sim mas são tantas versões para experimentar que experimentei a da fruta. Um dia destes vai ser a verdadeira e simplificada :) A minha dormiu e bem no frigorífico. Fi-la de tarde e só a comi depois do almoço do dia seguinte. Não ficou líquida mas ficou cremosa :)
Margarida, oxalá ninguém se lembre de me enfiar uma pázada e arrumar comigo he he
Mari, acho que sou capaz até de gostar mais da panna cotta com calda de fruta :)
Nela, digamos que é um iogurte bem enriquecido :)
Letrícia, ainda por cima é muito fácil de fazer :)
Mary, era mesmo isso que eu queria dizer. Entendes-me bem ;)
Zé, ontem veio o calor, ficou logo com dores na moleirinha e hoje acordei com o olho esquerdo a protestar e ainda não parou. É impossível eu gostar do calor :)
Smsn, obrigada :)
Luísa, publica que eu quero ver isso :)
Abelha, mas é um "cota" carinhoso. É que há cotas e cotas :)
Axly, a menina ainda não é minha cunhada e eu dou-me bem com ela :) Pelo menos gostou do que comeu!
Verdinha, pois é :)
Natércia, és uma cota mais melhor boa :) És cota do coração he he
Odete, há um tempão que não postava uma sobremesa e não comia também he he
Alcina, pus nuns frasquinhos de iogurtes e os homens é que não pensam muito... as namoradas estão apaixonadas e até comem tudo que eles dizem para comer :)
Carol, estou admirada. Uma sobremesa italiana e nunca fizeste em casa, tens que resolver isso :)
Nana, nem precisas dizer nada :)
Moira, não ficaram líquidas, ficaram ali no meio termo mas duras tinha sido mesmo muito melhor :) Espero não ir para a guerra nem perder o olho he he
Fátima, é muito bom :)
Lourdes, eu prefiro o friozinho. Ando a dormir muito mal e com muitas dores de cabeça por causa do sol :)
Isabelocas, experimenta. São ingredientes simples e muito fácil de fazer :)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Parece que a Itália andou fazendo uma exportação em massa, pois a Pana Cotta entrou mesmo na moda.
Experimentei fazer outro dia, e já repeti 3 vezes.
Na última vez, servi com um puré (coulis) de manga. Ficou muito gostosa.
Beijos

Adriana disse...

Virou poeta culinaria né? muito boa receita!

Marly disse...

Esse "pudinzinho" entrou mesmo na moda! Mas, sem dúvida, é uma boa alternativa para o pudim comum, por causa das variações possíveis.
(já dei minha risadinha com o trocadilho com as "cotas"!).

Noémia disse...

Olha,respeitinho pelas cotas,tá bem? Também têm direito às natas...:)
Quanto aos potinhos estão muito apetitosos e a verdade é que devem ser moda porque se vêm por todo o lado, Panna cotta disto e daquilo.
Tenho que experimentar porque nunca provei.
Deixa miúda do teu irmão em paz, então não havia de acreditar no namorado...é namorado,o amor é cego, não sabias? :):):)

Cinha disse...

A tua cota está mesmo com bom aspecto....e nem uma ruga !!!!
Adorei!!!
Beijos.

anabenfica disse...

Também nunca fiz pá na cota, ando tentada mas eu e as natas não somos muito amigas...

Quanto à tua "cunhada" se calhar estava com muita fome :p

RUTE disse...

Já me fartei de rir com o post. "até fiquei parvinha :-))"

Essa tua futura cunhada também deve ter uma boquinha santa, tudo o que pássa perto, morre lá dentro.

Mangia che te fa bene disse...

Ameixa,
nunca experimentei Panna Cotta, mas já li várias receitas e posts sobre o doce! Deve ser muito bom, adorei o texto!
Beijos!
Verena

http://mangiachetefabene.wordpress.com

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Nem me fale em bater em alguém... acho que é uma boa idéia!!!!

bjssssssssss

ameixa seca disse...

Heloísa, é mesmo para repetir :)
Adriana, poeta eu? Quem dera :)
Marly, é bom e super fresquinho. Adorei as raspas das laranjas :)
Noémia, há cotas que são a verdadeira nata da sociedade. Se te considerares cota então fazes parte dessas :)
Cinha, tomara a muitas cotas :)
Anabenfica, eu não sou nada fã de natas, chantillys e etc, por isso demorei muito para fazer este doce. Só o aspecto branquela já me fazia estar de pé atrás mas confesso que gostei muito :)
Rute, não posso falar do tudo que passa lá dentro porque eu não sei onde a miúda anda com a boca. Talvez o meu irmão saiba mais um bocadinho que eu he he Mas morrer lá dentro não há-de ser muito bom sinal para ele... se é que me entendes :)
Verena, vem da Itália... só pode ser bom :)
Anita, está assim tãooo mau? :)

Claudia Lima disse...

Ameixa eu só vim a provar Panna Cotta pela primeira vez no verão passado e achei uma delícia!
Tenho que repetir a dose! Gostei da idéia de colocar laranja.
Bjs :)

Claudia Rumi disse...

Ameixinha, entrei aqui pra dizer que vc foi fantástica no concurso!!! PARABÉNS!!!!!
bj
Claudia

Patyxa disse...

Gostei mto, por acaso tenho uma receitinha de pá na cota...lolol..mas ainda nao me decidi a fazer...pode ser que desta vez a faça ehehehhe!
Ficou mto bonito e deve ser mesmo delicioso!
:)
Beijokas

moranguita disse...

o que me ria goar ameixinha:-)
ai ai essa menina la foi a provadora oficial desta vez. esta uma maravilha este docinho u tambem nunca fiz tenho ali varias rcitas para experimentar a ver qual sera a primeira.
beijcas bom fim de semana

MARIA disse...

Ameixa ficou com muito bom aspcto.Um beijo:))

Su7i disse...

Eu nunca experimentei Panna Cotta porque acho que, apesar de ser um belo doce, deve ser mas é engorda cotta... Beijinhos

♥ mesa para 4 disse...

E pá na Cota e nalguns sem ser cotas tb não se perdia nada heheh ficou linda :-)

edinha disse...

Acho que fazeres uma coisa boa destas e depois ser comido como um simples iogurte é uma injustiça :)
Beijinho

Susana Gomes disse...

Eu gosto muito de panna cota e ainda não fiz em casa...
Essa namorada do teu irmão está a precisar é de umas lições de cozinha da cunhada...! :)

ameixa seca disse...

Cláudia, também achei delicioso :)
Claudia Rumi, muito obrigada, foi uma grande surpresa :)
Patyxa, com este calorzinho uma pá na cota fresquinha sabe pela vida :)
Moranguita, eu vou desatar a experimentar todas as receitas de panna cotta que tenho guardadas :)
Manuela, obrigada :)
Suzi, não é para comer todos os dias :)
Samma, concordo em absoluto :)
Edinha, também achei mas quem não sabe é como quem não vê :)
Gasparzinha, a miúda não tem tendência para a cozinha... que é que se há-de fazer?

argas disse...

Por cá também gostamos muito de Panna Cottas, sejam mais firmes ou mais cremosas, como essa.

Essa está linda, e deve ser uma delícia!

Quanto aos espargos, cá é 1 € o molinho de uns 10 espargos...em comparação, não é caro :|

bjinhos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Querida Ameixa
Panna cotta é um doce muito famoso por aqui. Esta tua receita com laranja parece ser bem melhor que a original.
Um abraço
Léia

Helena disse...

Olá
Essa receita deve ser boa,só experimentei a que leva natas apenas.Fiquei curiosa quanto ao sabor....
A composição dessa foto está um primor!Obrigada pela msg;)

ameixa seca disse...

Argas, ai não é caro! É muito mais caro do que aí :) 5€ por um molhinho que nem duas dúzias tem!
Léia, é originária daí. Deves comer algumas bem deliciosas :)
Canela, a foto ficou péssima, por isso tive que lhe dar umas voltas com fitinhas e tal para ver se compunha a coisa he he

Nereime disse...

Quanta delícia tem saído de sua cozinha...cada vez que passo por aqui fico mais encantada!!!
Esta sobremesa em especial está linda!!!
bjs

Ju disse...

ameixa, a diferença das línguas é grande, embora sejam potuguês, mas está uma delícia, pelo aspecto!!!
bons dias pra ti,
bjssss

Belinha disse...

ihihih o k eu me enchi de rir com o trocadilho! mas adorei a receitinha!kdo vi foto tb me parecia iogurtes lololol mas deve ser delicia!bjinhos!

Natália Eleutério disse...

Só tu mesmo para escreveres como escreves, rica pá na cota, sabe bem com o calor de rachar que está, bjs.

ameixa seca disse...

Nereime, muito obrigada :)
Ju, pois é, por isso tento explicar para todos entenderem :)
Belinha, o sabor é diferente dos iogurtes... para melhor :)
Nani, nem me fales no calor. Aí em Braga ainda deve estar pior que aqui :)

Espaço do João disse...

Qureida amiga.
Será que quyizeste dizer "Kota"? Gostaria de um dia provar as tuas iguarias. Pelas publicações julgo serem divinais. Não sou muito apreciador de doçaria, pois o meu "Castrol" anda semore um tanto ou quantoelevado, e como já fiz 4 by-passes ás coronárias devo evitar a doçaria e as culinárias que me regalam o estomago. Grato pela passagem no meu espaço. Quanto ás alfarrobas, são milhagrosas perante as diarreias. No entanto eu adoro alfarrobas. Experimenta uma vez e, não deixarás de voltar a experimentar. Até existem várias receitas culinárias aplicando a farinha de alfarroba. Beijo amigo e bom fim de semana.

Noah disse...

Oi Ameixinha,
Espero ainda estar em tempo, postei Brevidade para ti.
...
Tô sabendo do calor por aí e por aqui esfriou bastante e ainda chove pra dedéu, com isso começa a temporada do ficar em casa e engordar.
...
Beijinho e ótimo domingo

Rose Oliveira disse...

Que delicia amiga, nunca fiz e nem comi, mas se leva gelatina, iogurte e frutas sei que ia gostar, adoro a mistura de tudo isso e a consistência lembra mesmo iogurte, rss, coitada da sua cunhada, ri muito...bjos :)

ameixa seca disse...

João, são sobremesas simples e seria com agrado que te recebia para provares algumas delas :) A alfarroba está para breve, quero mesmo provar!
Noah, obrigada. Vou passar para ver. Acho que com o calor já estou a emagrecer... dá menos vontade de comer e mais de beber :)
Rose, eu nem gosto de gelatina mas fica bem disfarçada nestas misturas e eu passo a adorar :)

carmencita disse...

Tambem a faço substituindo o creme de leite por iogurte, acho que fica mais leve, adoro.Bjss

ameixa seca disse...

Carmencita, fica menos enjoativo e faz menos mal :)

Amélia Batista disse...

Minha amiga, não te conhecia esse teu talento para os trocadilhos de palavaras.Gostei. Do trocadilho, e da delicia de que nos apresentaste.
Beijinho e boa semana.

fátima.carrapa disse...

Mais uma "cota" que aqui vem fazer-te uma visita.Também nunca fiz nem provei Panna Cota, mas de tanto ver nas vossas "cozinhas", ando muito tentada a experimentar!A tua receita parece muito fresca e saborosa,por isso não admira que cause cobiça às namoradas dos irmãos(he,he).Não desanimes porque se ela tem "tão boa boca", podes dar-lhe umas lições de Culinária!!!Bjs. Bombom

ameixa seca disse...

AB, aqui o que falta são €€€... o resto vai-se arranjando, incluindo talento para a palhaçada :)
Bombom, eu própria já sou uma cota e ser cota é bom, docinho e tudo :)

Rico disse...

Adorei o jogo de palavras tanto como gostei desta sobremesa maravilhosa, pois eu sempre adorei "Pá na Cota" super sobremesa gostosa e bem apresentada por ti, nessa linda introdução. jinhos doces :) xx

ameixa seca disse...

Ricardo, obrigada :)

Olguinha disse...

Gostei do teu trocadilho!!
E a tua receita ficou super bem!! adorei

ameixa seca disse...

Olguinha, obrigada :)

Cassiana Lima disse...

Oi Ameixa, meu nome é Cassiana, sou do Brasil e vi sua receita...amei...as variações de panacota hoje são muitas, mas com laranja deve ficar muito bom, experimente com abacaxi em calda (feito em casa)...um beijo

ameixa seca disse...

Cassiana, obrigada pela visita e pela dica :)