segunda-feira, 4 de maio de 2009

Peru com molho cremoso de coco

Lembram-se dos espinafres com queijo quadriculado que publiquei para o dia verde? Na altura, disse que foram o acompanhamento de um caril. Este é o tal caril :)
Uma refeição bastante diferente, exótica até, que deverá agradar a muitos de vós!
A receita veio do sítio do costume (a arca continua a não aparecer cá a casa he he) e eu limitei-me a fazer apenas umas pequenas alterações com o que tinha em casa.

Ingredientes:
500 g de peru
sal
pimenta
1 colher de sopa de farinha
1 colher de sopa de caril
50 g de margarina ou azeite
2 dl de leite de coco
1 pimento vermelho pequeno (não usei porque não tinha)
salsa (acrescentei eu)


Preparação:
Corte o peru em tiras e tempere com sal e pimenta. Misture a farinha com o caril, junte ao peru e mexa bem.
Derreta a margarina num tacho, junte o peru e deixe saltear, mexendo. Regue com o leite de coco, tape e deixe cozinhar sobre lume brando durante cerca de 20 minutos.
Adicione a salsa ao peru, rectifique o sal e deixe ferver mais 5 minutos. Sirva com os espinafres e uma rodela de abacaxi docinho!

Hoje, é uma receita simples, rápida e económica, assim como o meu post :)
Foi um fim de semana sossegadito, correu tudo bem na cozinha, não há aventuras para contar! Além do mais está novamente calor e eu sinto-me como aqueles animaizinhos chamados Preguiças. Tenho que meter requerimento para conseguir usar alguns neurónios ao mesmo tempo.

Tenham todos um bom início de semana :)

66 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Minha linda Ameixinha a receita está uma delicia...teres tido um fim de semana sem tropas foi muito bom. Um beijinho...

Os Olhos de Alice disse...

Ameixinha acho que caril aqui é curry...
adorei a receita, ainda mais com a rodela de abacaxi!!!
beijos e ótima semana

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

essa receita e uma verdadeira tentaçao!!
adorei como tudo o que fazes claro :)

Isabel Salvador disse...

ficou muito bem,uauuuu...jinhos princesa

Susana Gomes disse...

Eu tb estou com o mesmo animalzinho dentro de mim, mas apesar disso foi um fim de semana de muitos cozinhados!

Adoro caril, por isso, esta receita parece-me deliciosa!!
E que belos acompanhanetes: o ananás e os espinafres ficam aí muito bem. :)

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, no fundo somos todos Preguiças, para além dos neurónios, também pedimos licença a um pé para mexer o outro! lol
Bem, põe exotismo nessa refeição, espinafres enjaulados com perú das índias e abacaxi fresquinho!
Gostei das cores, acho que ía adorar os sabores! hehehe:)

Nana disse...

Hum, esse dia o almoço foi mto bom né amiga hehe
Bjs

Karla disse...

Olá Ameixa, gosto muito....
Mas o que mais gosto no prato é o ananás :P

beijinho

Paula disse...

ola lindinha :)
mais um caril :) hoje se calhar vou fazer um ja sabes q o meu eh muito diferente do teu ! um dia has de experimentar como eu faco ! beijocas enormes de grandes e a " tia martha stewart " vai po correio amanha ou 4 feira :)))))

Vânia Costa disse...

Gosto imenso de caril... Cá em casa ninguém aprecia e o meu irmão foge até do cheiro, pelo que raramente como.
O teu caril ficou com muito bom aspecto!

Beijinho e boa semana*

K disse...

GOSTEI MUITO DA RECEITA, ACOMPANHADA DO ESPINAFRE PRA MIM FICOU AINDA MAIS APETITOSA, QUANTO AO FINAL DE SEMANA O MEU TAMBÉM FOI CALMO, E FRIO, E POR CAUSA DOS PEQUENOS NÃO TIVE UM MINUTINHO DE FOLGA, MAS VALEU A PENA, ELES FAZEM MIL ESTRIPULIAS PRA EU FOTOGRAFAR
BEIJO AMEIXINHA
BOA SEMANA

Marly disse...

Peru ao caril, e ainda com leite de coco, deve ser bem reconfortante, ideal para o friozinho que está começando a despontar por aqui!

Adriana disse...

Amiga isto é uma delicia,adorei..e comerei...hummm!!!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Simples, mas muito bom.
Vou colocar na minha lista de espera.
Beijos

Edy disse...

Oi querida!!!
Sempre que venho visitar seu cantinho saio com água na boca com essas delicias!
bjo Edna

Paladares da Isa disse...

Levou caril........eu gosto!
Bjos

Abelha Maia disse...

Cá em casa adoramos todos caril por isso esta comidinha simples e saborosa como eu gosto marchava.
Tb estou com a preguiça do calor...hehe.
Boa semana
bjs

argas disse...

Bem exótico...gostei muito! bjinho

Raspas de Laranja disse...

Uma delicia, com o toque do ananás, divino. Eheheh! Estou mesmo e volta. Jinhos

♥ mesa para 4 disse...

Ameixinha esses bifinhos estão com uma cara ultra deliciosa e um molhinho tão cremoso como eu gosto :-)

Cinha disse...

Como sempre receitas lindas e fáceis!
Beijinhos e boa semana.

Helena disse...

Parece-me muito bem...Mas sou suspeita quando o assunto é CARIL!
bj

Amélia Batista disse...

Olha sabes, ainda agora eu estava aqui a comentar um post e dizia exactamente a mesma coisa. Eu estou com uma preguicite que nem imaginas. Nem consigo pensar parece que tenho os neurónios atroviados. Isto não é normal. E para ajudar isto a fazer uma hora do conto onde tive que me rebular pelo chão... minha amiga, nem imaginas a vontade que eu tive de fechar os olhos e deixar-me ficar por lá.
Isto só pode ser da mudança repentina de temperatura.
Beijinho e boa semana.

Abóbora Amarelinha disse...

Ai pá...o que eu gosto de caril e leite de coco!
Agora respondendo aquele assunto da janela, ficas a saber que é melhor nem saberes... os sitios eram vários, só tinha era que ajustar o "som" conforme o sitio, lol. E olha que inclui janelas sim senhora.
Bem! é melhor mandar beijitos

Lourdes Sabioni disse...

Adoro vir aqui e ouvir as músicas com este sotaque tão gostoso...amiga penso que já fui portuguesa em outras vidas...A refeição ficou completa e divina.Bjinhos

Unknown disse...

Sou a única a gostar de caril cá na Tasca (mas do que é que eu não gosto?... mau trato, só!) mas eu tenho que arranjar maneira de põr o resto do pessoal a gostar! Está um mimo esse perú e o acompanhamento... mnham mnham mnham...
A preguiça, cansaço, sono e derivados também pairfam por aqui... que raio de calor, já começo a pensar em hibernar!

Beijocas***

edinha disse...

Gostei dos bifinhos com o caril .
Beijinho

Gina disse...

Para mim está ótimo, comeria com satisfação esse peru com caril e leite de coco. Adoro isso.
Bjs.

Nani disse...

Aqui o inverno já começa a aparecer, graças!
Bem menina como sempre uma excelente receita que você nos apresenta.
Beijos

Raspas de Laranja disse...

Não acredito, fiz um comentário e ele não aparece. Já estou furiosa, porque não consigo comentar o Cozinhar com os Anjos, agora este desapareceu???
Bem acho que tinha dito qualquer coisa do genero: Que bom aspecto, gostei do toque do ananás, ficou mesmo apetecivel, delicioso.
Bjs e viva o FCP

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Olá Ameixinha,
Que delícia de refeição. Adoro caril, só que costumo servir com o ananás ligeiramente grelhado, hás-de experimentar que fica muito bom.
Beijocas
Moira

Delírios Gourmet disse...

Nossa, vc caprichou mesmo! A refeição ficou linda e completa, pois está cheio de nutrientes saborosos e saudáveis! Amei! Parabéns pelo blog... Bjs!

anna disse...

Está 1 mimo este teu caril e os espinafres com queijo...
Beijinhos.

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!

Eu adoro sabores orientais...e um bom caril é sempre bem-vindo!
O teu ficou com um molhinho super espesso e apetitoso...nunca acompanhei com espinafres com queijo mas deve ser uma alternativa interessante ao arroz branco do costume!!

Um beijinho!

ameixa seca disse...

Natércia, nem me digas nada. Não me apetecia passar por nova recruta :)
Alice, sim caril é o vosso curry :) Acho que o abacaxi é o toque perfeito para qualquer prato!
Lili, eu adoro caril e as receitas são sempre simples :)Belinha, obrigada :)
Gasparzinha, não me digas que isto é como a gripe A, passa de uns para outros hehe
Mary, já é uma preparação para o dia amarelo :)
Nana, pelo menos o almoço correu bem :)
Karla, já somos duas. Se for bem docinho como era este... não escapa nem uma rodela :)
Paula, as tuas influências são outras. Espero um dia provar o caril à tua maneira :) Não me digas que empacotaste a Tia Martha e vou ter que a desembrulhar? he he
Vânia, aqui em casa também ninguém aprecia como eu aprecio. Mas comem e não se queixam :)
Karoline, aqui o tempo aqueceu muito. Ontem tivemos 27º e já é bastante calor :)
Marly, um caril vai bem em qualquer altura :)
Adriana, se todos apreciassem eu faria caril todas as semanas :)
Heloísa, a simplicidade vence muitas vezes na cozinha :)
Edna, muito obrigada :)
Isa, estás que nem eu :)
Abelha, mas esta é a altura das abelhas andarem em busca do mel. Não devias ter preguiça he he
Argas, é uma maravilha :)
Zé, o teu comentário apareceu. Stressaste agora he he A Isabel retirou os comentários mas eu ainda não :)
Samma, não gosto do molho aguado, tem que ser mesmo cremoso :)
Cinha, a vida já é difícil, para quê complicar ainda mais? :)
Canela, suspeita mais suspeita não há :)
AB, foi mesmo a mudança repentina da temperatura, ando meia aparvalhada :)
Bóbora, à tua beira eu sou uma santinha he he
Lourdes, também tem música com sotaque brasileiro :) Eu sou eclética nas minhas escolhas!
Cenourita, quando descobrires partilha a informação ok? Os outros comem mas não adoram e eu gostava que eles gostassem tanto como eu :)
Edinha, ficam deliciosos :)
Gina, eu também adoro :)
Naninha, como sabes aqui é diferente. Está a chegar o Verão :)
Moira, obrigada pela dica. Já comi ananás grelhado mas nunca o juntei aos pratos salgados :)
Grazy, muito obrigada :)
Anna, obrigada :)
Leonor, eu gosto do molho cremoso. Este nem precisou de ser passado com a varinha. Ficou excelente :)

Isabelocas disse...

O teu caril está fantástico, o molho ficou mesmo cremoso e apetitoso.

Noémia disse...

Olá!
Ainda bem que vim a tempo deste teu caril tão apetitoso. E eu que adoro espinafres...
Os teus neurónios estão com preguiça, os meus com a viagem e agora com este calorzinho,entraram definitivamente de férias...:)

sushibaby disse...

Também já experimentei esta receita e adorei...

Unknown disse...

Adorei esta receitinha...simples e linda, afinal os olhos também comem, certo. Em relação à mousse de manga, experimenta que não te arrependes. jinhossssssssssssss

Odete disse...

Tenho um pe fincado no oriente. Parece ter ficado delicioso;>)

Manuela © disse...

Já comprei várias vezes leite de côco para fazer caril e acabo por gastá-lo sempre nos iogurtes de côco! Mas para a próxima esta receita não me escapa :D

ameixa seca disse...

Isabelocas, se não ficar cremoso, eu não gosto:)
Noémia, mas ainda agora voltaste de férias :)
Sushibaby, então já somos duas :)
Sónia Alexandra, às vezes o grande problema é mesmo comer com os olhos :)
Odete, eu acho que tenho uma costela lá :)
Manuela, eu só usei leite de coco para fazer caril e uma mousse de coco. Também fiz um pão mas a coisa não correu muito bem :)

Mari disse...

Pratinho bem diferente,parece ter um sabor divino

Andrea Dohashi disse...

Ameixa, eu não gosto muitoda carne de peru, mas acredito que com leite de coco e caril, tenha ficado um sabor muito bom!
beijos

Ana Powell disse...

Os teus pratos saíem sempre tão maravilhosos.
Adorei a cremosidade do teu caril.
Uma delicia x

Emília disse...

Nem precisa dizer que ficou bom, só de olhar para o prato já dá para saber!!
Beijinhos

anabenfica disse...

Está bonito. Para mim só tirava o caril (eu sei que perdia a piada toda...mas não gosto, só se for mesmo um bocadito).

Queres que faça uma petição on-line para a tua arca :p? Também acho que já é alturinha

Bjitos

turbolenta disse...

ASsim a receita fica verdadeiramente completa.
Uma refeição diferente e do agrado de muita gente. Pelo menos do meu.
boa semana

Belinha disse...

maravilha!!! aiaiai! tenho de experimentar! e agora k consegui a receita de como fazer o leite de coco em casa melhor ainda eheheh!!bjokas!

ameixa seca disse...

Mari, tem mesmo :)
Andrea, na receita original eram usados peitos de frango. Podes substituir :)
Ana Powell, infelizmente isso não acontece sempre :) Desta vez, escapou!
Emília, acho que todos os caris ficam com óptimo aspecto :)
Anabenfica, sem caril deixa de ser caril. Acho que se for usado um bom caril, fica um caril verdadeiro... de resto fica uma coisa mais ou menos :) Às vezes bem precisava de uma ajuda para manter esta arca he he
Turbulenta, pensando bem é entrada, prato principal e sobremesa no mesmo prato :)
Belinha, eu nunca fiz leite de coco assim... mas sei que dá resultado :)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Se tem coco...ja esta aprovado! Nota 10!

bjssssssssssssss

Natália Eleutério disse...

O caril deve dar-lhe um toque especial, bjs.

Cláudia Marques disse...

Cá em casa faz-se muitas vezes caril, mas sempre com frango! Com peru nunca experimentei.

Olha, no sábado comprei mandioca (em pau) e imagina de quem é que me lembrei?? :)

Bjs

Gio disse...

É bom demais.... eu adoro caril e agora não posso nem cheira-lo....

ameixa seca disse...

Anita, és das minhas :)
Nani, para mim, o caril é mesmo especial :)
Cláudia M., podes experimentar com frango, peru, lulas, fica bem de qualquer maneira. Se gostares de perú, vais gostar de caril feito com ele :) Só te lembras de mim por causa do pau? Que tremenda injustiça he he
Dário, não sei se reparaste (é provável que não) mas o meu blog não é brasileiro. É Português legítimo :)
Gio, mas tudo voltará ao normal um dia destes e ainda te vai saber melhor :)

Sylvia disse...

Asoro aril com leite de coco , faco algo assim com frango, adorei o abacaxi, muito bom
Bjs

Mari disse...

Ameixinha linda, olha só quem voltou... =D
Estava com muita saudade, amiga!! Agora estou de casinha nova..
Vim te avisar, e matar a saudade, e vendo esse peru.. ui, deu uma vontade de comer um pedacinho... parece delicioso!!
Super beijo,

Mari

ameixa seca disse...

Sylvia, combinou perfeitamente. Aliás, abacaxi vai com tudo :)
Mari, já lá passei para dar um "oi". Bem vinda! Já não era sem tempo :)

Bella disse...

Olá amiga

É, o arroz doce com leite de côco ficou diferente... eu e o meu marido adoramos e ele não gosta nada de arroz doce nem de leite creme. E como acrescentei amêndoa que ele adora ficou mesmo ao gosto dele :o)

Bjocas

ameixa seca disse...

Bella, eu adoro leite creme :) Arroz doce é que não vai mas tive más experiências. Acho que se ficar cremoso eu sou capaz de comer. O teu deve ficar diferente para melhor :)

Rico disse...

Delicioso e cremoso, não há comparação :) xx Rico-Receitas

ameixa seca disse...

Ricardo, caril tem mesmo que ser assim :)

Olguinha disse...

esta receta tem tudo que eu gosto: caril, ananás, espinafres e o bom do perú!! parabéns

ameixa seca disse...

Olguinha, obrigada pela visita :) Se esta receita tem tudo o que gostas, toca a fazê-la. Eu garanto que é muito boa :)

Rivera disse...

Se o sabor deste prato for igual as aspecto é uma delicia!!! Até tou a ficar com fome! :D

ameixa seca disse...

Rivera, se eu te disser que é melhor sem exagero) podes não acreditar, mas é verdade :)