quarta-feira, 13 de maio de 2009

Salada de batata e atum

Este mau tempo que se faz sentir bateu-me na moleirinha e estou muito básica na cozinha. Enquanto o frio não chegou, com as sobras de umas batatas cozidas, fiz uma salada de atum que me encheu as medidas e que vou voltar a repetir com outros ingredientes mal o sol ponha os raiozinhos de fora outra vez.
Ora bem, o tomate devia ser mais vermelhinho mas... o Benfica também devia ser mais vermelhinho e, nem por isso, deixa de ter adeptos he he 
Noémia, esta piadola é especialmente dedicada a ti, espero que gostes porque foi o melhor que consegui arranjar :)

BIBA O PUORTO CARAGO!!! 

Se houvesse tomates azuis é que era... pensando bem, tomates azuis pode ser sinal de que não lhes dão uso e em breve vão cair!
Adiante, que a conversa já está a desencarreirar :)
Vou tentar dar-vos a receita direitinha para ninguém correr o risco de fazer algo errado he he

Ingredientes:
batatas cozidas
1 tomate médio
1 lata de atum
oregãos q.b.
azeite q.b.
sumo de limão q.b.
salsa para decorar

Preparação:
Corte as batatas e o tomate aos quadrados e disponha num prato. Deite o atum por cima e espalhe oregãos. Tempere com um fio de azeite e sumo de limão. Podem também usar sal, pimenta, vinagre e ervas aromáticas da vossa preferência. Um ovo cozido e partido também ficaria muito bem, assim como cenoura raspada.

É das receitas mais fáceis mas, nem por isso, menos saborosa. Soube-me pela vida!

Como a música diz:
"És um grãozinho de uma praia maior
E deves dar tudo o que tens de melhor,
Para avaliar a tua alma há leis,
Tu tens que dar um pouco mais do que tens."

Está dado! Melhor só mesmo cantado pelas "coironas" com pronúncia do Norte, mas é só Sábado!
Se o Benfica e etc e tal dessem um pouco mais do que têm... ganhavam e ainda sobrava dinheiro para me comprarem uma arca frigorífica. Era a maneira de eu esquecer o Tio Belmiro :)

Estou perdoada pela ausência de textos idiotas no post anterior? Este vale por dois, não acham? Não, este até vale por quatro... pró ano temos o Penta!
Biba!!!

Agora vou fazer análises... vou ver se o sangue sai vermelhinho ou se já virou azulzinho he he

*As leitoras brasileiras não vão entender nada deste post, por isso passo a explicar: O Futebol Clube do Porto ganhou este fim de semana o quarto título de campeão nacional consecutivo. É uma equipa do Norte, veste azul e eu sou adepta. Daí o meu palavreado alusivo à vitória. O Benfica é a equipa adversária, vestia vermelho mas agora também veste cor-de-rosa e é de Lisboa :)

69 comentários:

Unknown disse...

Ai que fresquinha....esta também quero um pouquinho. Ideal para o Verão quae nunca mais se vê. Beijinhossssssssss

winnie disse...

Também gosto muito desse pratinho simples e delicioso, detesto é o Porto! lol

Su7i disse...

Ameixinha, esse pratinho tão simples apenas serviu de pretexto para um post tão divertido! Beijinhos. Suzi

Mary disse...

Ameixinha,
Atum é sempre bem vindo.
Gosto muito de atum.Mas cá por casa o pessoal gosto,de salada de atum mas com feijão frade.



bjs

Margarida disse...

Só pela dos tomates azuis estás mais que perdoada!!! adorei! lollll
E essa salada.. Cá em casa por altura do Verão é prato que não cansa. ; )
bj

anabenfica disse...

recuso-me a comentar...;)

Susana Gomes disse...

Saladas de atum e batata à parte (mas deliciosa por sinal :)), vivó Benfica!!
De cor de rosa e tudo. :)

Luisa Alexandra disse...

A salada é uma óptima sugestão.
Além de deliciosa é super fácil de fazer.
Ficou mesmo com muito bom aspecto!

Quando ao Benfica... dá-nos tempo!!! Eh, eh, eh!!!

Unknown disse...

Ai ai... não fosse eu Benfiquista que este post seria ainda melhor loloollol
Pois é, mas quando não se merece ganhar... perde-se mesmo e vocês mereceram o título... sem a mínima sombra de dúvidas (isto cá para nós porque o JP é do FCP e eu a ele não lhe digo destas coisas para não ficar muito inchado hehehe)

Gostei do post, mas melhor ainda foi a receita que, da sua simplicidade ganha em sabor!

Jokas grandes

Bella disse...

Hum esta salada é perfeita para o verão!

Quanto ao futebol, a minha família é imune eh eh... passo a explicar: nem o meu pai, nem o meu marido, nem o meu cunhado gostam de futebol. O meu sogro só vê os jogos da selecção. Agora eu pergunto: aqui em Portugal qual é a probablidade de ter uma família assim? :)

edinha disse...

Gosto muito e sabe sempre bem uma saladinha de atum.
Beijinho

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!!

Muitas vezes as comidas simples sabem bem melhor do aquelas muito "produzidas"! Essa saladinha de atum com tomate e batata cozida além de ser super light, torna-se numa refeição baratinha e saudável!:)

Eu também estou completamente a leste dos jogos do Porto!...ainda não cheguei ao Brasil mas vai dar quase ao mesmo!...eheheh!

Beijos!

Mari disse...

Ameixinha,
Nada melhor do que uma comidinha sempre para aquecer nossos estômagos famintos!!! Aqui em casa, salada de batatas com atum é sempre muito, muito bem vinda!
A sua ficou maravilhosa... o aspecto está excelente!!
Parabéns pela vitória do seu time... o meu tbm ganhou um jogo ontem, nos pênaltis... mas nem sei que campeonato é, acredita? hahaha
Beijosssss

Mari

Eli disse...

Eu também acho que nada melhor que uma comidinha feita no capricho, essa sua salada está o máximo!!


www.saboresdalica.blogspot.com

Lourdes Sabioni disse...

Esta saladinha básica salva qualquer momento...quanto ao time, fico com o meu vermelhinho daqui...Bjs

Belinha disse...

bela saladinha!!!

Raspas de Laranja disse...

Esses pratos lá em casa são sempre bem vindos, práticos e uma delicia. Só faltas as azeitonas, pois com atum, não dispenso. :)

Abelha Maia disse...

Eu estou hoje vestida com uma camisola de cor vermelha...por isso vou passar a frente...hehhe e só comentar a tua bela salada que está apetitosa porque tem tomates encarnados...bjsssssssss

Marly disse...

A saladinha é do jeito que eu gosto: simples, econômica (pois pode-se usar o que tiver à mão, no seu preparo) e de um aspecto muito apetitoso! Ah, gostei também do trechinho da música, no qual há muita verdade! :)

ameixa seca disse...

Sónia Alexandra, o Inverno está aí... ando cheia de frio :)
Winnie, olha que tanto ódio não faz bem. Eu não detesto o Benfica, gosto é mais do Porto he he
Suzi, o post foi escrito depois de ser colocada a fotografia... à medida que vou escrevendo vai surgindo "inspiração" :)
Mary, mas temos que aproveitar as sobras e temos que inovar de vez em quando :)
Margarida, já tivemos Verão há alguns dias atrás... foi quando foi feita a salada :)
Anabenfica, não seria melhor mudar o nome? ;)
Gasparzinha, adepto que é adepto apoia nas vitórias e nas derrotas, mesmo de cor de rosinha :)
Luísa, para o Benfica é mais "Ó tempo volta pra trás..." he he
Psychic, tu conserva-me esse marido, olha que ele é de clube vencedor he he
Bella, aqui em casa o meu pai vê os jogos mas não é de nenhum clube, só o meu irmão mais novo e eu é que gostamos de futebol e do Fê Cê Pê :)
Edinha, no calor então ui ui :)
Leonor, o Porto cidade sei que tens no coração e no pensamento... quanto ao futebol eu também não sei muitas vezes a quantas andam :)
Mari, esta salada até serve para festejar as vitórias clubísticas... sejam elas de que campeonato forem :)
Eliana, obrigada :)
Lourdes, constitui uma óptima refeição :)
Belinha, obrigadinha :)
Zé, não havia azeitonas... eu também gosto :)
Abelha, eu prefiro vestir vermelho do que azul... hoje estou de cinzento, como o tempo :) Os tomates da salada não são encarnados he he
Marly, o bom da salada é usar os ingredientes que temos em casa :)

Neyma disse...

Ameixa querida,
Estou precisando URGENTEMENTE comer umas saladinhas!! Esta parece deliciosa! Adorei!
P.S. Meu time, o Flamengo também foi campeão estadual, aliás tricampeão pela quinta vez!!
Parabéns ao seu Porto e obrigada pelas explicações, ajudou bastante!!
Muitos beijinhos

moranguita disse...

hum ameixinha caia muito ebm agora poara o jantar. eu adoro saladas assim fresquinhas so falta o sol.
beijinhos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Salada gostosa para qualquer ocasião.
Beijos

Isabelocas disse...

Viva o Sporting,já vi que por aqui é só Portistas e Benfiquistas.
Gosto muito da saladinha, mas sem tomate.
Bjos

ameixa seca disse...

Neyma, acho que uma saladona desta não emagrece ninguém. Esta foto era o meu prato e eu comi tudo he he
Moranguita, aí não sei mas aqui está frio e a chover! Nem apetece comer salada :)
Heloísa, concordo! Bem rápida e simples :)
Isabelocas, não levem a peito o post... foi para ser mais engraçado, mas claro que tem mais piada para os portistas :)

Anna disse...

Achei muito legal, este prato é simples e delicioso.
Beijos

Téia disse...

Ameixinha, esta mistura eu adoro. Você me inspirou para o jantar de hoje. Obrigada pela idéia e um bj grande para você.

Delícias e Talentos disse...

Saladinhas marcham sempre bem, com atum ainda melhor!
Com a falta de tempito que me tem assediado, é este género de refeições que me salva! Às vezes nem p'rás sopas tenho disponibilidade e ainda fico adepta dos crús, qual amiga Rute!
Bem, não discuto cores, para mim tudo tem o seu encanto(ou não)... hehehe:)

Karla disse...

Bem e antes de mais nada....o Benfica é que é...apesar da fase (longa...mas uma fase) menos boa :P

Ah...a salada tá fixi!

beijinhos

saltapocinhas disse...

Experimenta acrescentar delícias do mar, cortadas em cubos... alé disso são quase vermelhas!
E também alface cortada em juliana, para os sportinguistas náo ficarem tristes!

(Lá por só publicar doces, eu sei cozinhar, que é que julgas?)

cupido disse...

31º comm...

essas saladas de atum com mistos de cozidos e crus são bem fisçes...

o sumo de limão nem fica mal na "estografia" :)

Noémia disse...

Olá, linda! Hoje depois de trabalhar toda a manhã, fui vadiar e só agora vejo a tua apetitosa salada a pedir sol e calor, a gritar « Então enganaram-me, e a semana passada? ». É que lá fora está um frio e chuva que só me apetece enroscar no sofá com uma mantinha.
Minha querida, adorei a piada, sim, já pareces mais tu! Também gostava de ouvir a versão da quadra, cantada pelas "coironas"!Depois do casamento de sábado vê se arranjas a gravação e passas isso para as amigas!:)
Estive a pensar e quanto aos tomates azuis, só tens a alternativa de serem reais ou geneticamente modificados!
Abraços frescos bbbrrrrr, do Norte!

Eduardo Luz disse...

Ameixa, eu como leitor vou reclamarpois também não estava entendendo muito bem apesar de gostar muito de futebol. De qualquer maneira, sou Porto aí em Portugal !!
E é verdade que o Benfica está usando camisa cor de rosa ??
Parbéns pela trilha sonora do blog. É muito boa !!
Abs

ameixa seca disse...

Anna, é mesmo :)
Téia, não te esqueças de expirar também senão vai dar para o torto he he
Mary, uma boa sopa demora muito mais tempo a fazer. A solução são os frios :)
Karla, o Benfica é... tanta coisa que nem me atrevo a dizer he he
Saltapocinhas, eu sei que tu sabes cozinhar! E segunda-feira publiquei a quiche doce de maça que me dedicaste, acho que não viste mas ficou uma delícia :)
Cupido, agora não estás habituado aos comentários, né? Eu cá acho muito injusto o senhor doutor vir para aqui escrevinhar e eu não conseguir escrevinhar no senhor doutor, salvo seja :)
Noémia, apetece hibernar outra vez e eu tenho casamento no sábado. Vou cantar a bater os dentes de frio he he
Edu, eu coloquei legenda por isso mesmo. Apesar do estádio do Benfica ser Estádio da Luz, tu só poderias ser do Porto, do Norte porque quem viu a luz da festa foram os portistas he he O equipamento alternativo do Benfica é mesmo cor-de-rosa :)

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Refrescnte e saboroso...

bjsssssssss

Carolina Andrade disse...

Fiz um quitute hoje com atum e batatas mas ao forno, a combinação é perfeita. Meu time também joga hoje, aliás, deixa eu ir lá ver!!! Grande beijo

Unknown disse...

BIBA O PUORTO CARAGO!!! Amo!!!!!!!!! kkkkkkkkkkk Se você não me explica antes eu jamais saberia o que significa "BIBA O PUORTO CARAGO". Ameixinha, comeria todo o restante da receita, menos o atum :(


Muitos beijos minha querida

Rico disse...

também digo biba o Puorto carago, com um pratinho desses tradicional clássico, já tenho saudades. jinhos :) xx

Natália Eleutério disse...

E Biba o Porto apesar de não ser adepta mas fico feliz á mesma, quanto á saladinha simples e deliciosa, bjs.

risonha disse...

Só cá faltava eu que sou portista ferrenha... FCP olé, FCP olé....
O FCP é o maior.. e a tua salada está deliciosa.

Vivian disse...

kkkk
ainda bem que explicou, mas mesmo sem entender, já estava adorando o post rs


bjks

ameixa seca disse...

Anita, é salada de Verão mas a nossa Primavera está mais para Inverno :)
Carol, ontem fiz uma massa gratinada com atum, fica delicioso :)
Ana, agora também és uma mulher do Norte de Portugal he he
Ricardo, sabe muito bem uma saladinha assim :)
Nani, e biba o Sporting de Braga também ;)
Risonha, só faltavas tu para festejar :)
Vivian, obrigada :)

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha só pode vir hoje visto os meus vermelhos terem borrado mais uma vez o campo fiquei tão triste que ainda não tinha saido de casa. Parabéns aos teus soldados e a ti pois os rapazes merecem e temos que ser justos. Um beijinho... ai a saladinha estava boa.

Mónica Teodoro disse...

Ameixinha, o nosso Porto é o melhor carago...
Tens razão se os tomates fossem azuis não estariam em bom estado de certeza...mas a tua salada ficou uma maravilha,deliciosa.Beijinhos.

anna disse...

Perdoam-se os disparates sobre o meu Benfica, com esta saladinha de atum, simples mas tão apetitosa...
Beijinhos minha marota.

SusanaG disse...

Simples, rápido e óptimo! Adoro! Tomates azuis seria estranho, e quem sabe o Benfica não ganha para o ano! :)

RUTE disse...

Tenho tantas saudades do atum...

Adoro! Mas não gosto daquele em azeite, só o em água.

Erva Doce e Canela disse...

É simples, económico, prático e muito bom! Só coisas boas a dizer deste prato! Bjs

ameixa seca disse...

Natércia, realmente o jogo com a Trofense foi um bocadinho mau! Deixalá... há coisas bem piores! Força nisso :)
Mónica, faltou o champagne, celebra-se com saladinha :)
Anna, disparates verdadeiros he he
SusanaG, do futuro ninguém sabe... só a Maya :)
Rute, eu como tudo :) Se virasse vegetariana também ia sentir muita falta de atum.
Ana, belo resumo do prato :)

Carlota e a Turmalina disse...

Aqui em casa o sangue sai verdinho...rs....
Sabe que hoje cedo, antes de sair para trabalhar, depois de ler este post, corri na cozinha e preparei uma salada de atum parecida.Ela levou batatas cozidas, atum em lata, ovos cozidos, azeite, sal e limão.Eu não costumo voltar para casa para almoçar, somente meu marido e meu filho, e eles adoraram a salada!!!
Muito obrigada pela inspiração:o)
Bjo

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Olá Ameixinha,
Eu com o atum sou um bocadinho como tu com a gelatina :(
Só como se for disfarçado com qualquer coisa.
Beijocas
Moira

Rose Oliveira disse...

Ameixa querida como sempre ri muito do seu texto e meu filho foi quem me esclareceu que Benfica é um time português, rss. Quanto a sua saladinha ficou com um aspecto lindo e com certeza também deliciosa, adora batatas com atum...bjos :)

ameixa seca disse...

Turmalina, fico contente por saber que o post serviu de inspiração e que eles gostaram :)
Moira, entendo perfeitamente. Eu e a gelatina nunca fomos amigas he he
Rose, o que não vale ter um filho ao lado he he

Sandra disse...

Bem ameixinha, saladas à parte e desta gosto especialmente, estão a esquecer-se de que existe outra cor no campeonato, O VERDE do Sporting que é bem mais do meu gosto :)
Bjs

carmencita disse...

Delícia de salada, sabe que eu até prefiro o tomate meio "verdolengo", na salada?.
Sabe que ainda não almocei e vou fazer essa agora, porque gostei da sugestão.Bjss

Cassia 's blog disse...

Não é brincadeira menina, adorei seublog, tudo gostoso, vou engordar desse jeito só com olhos.

parabens

bjos cassia

Pracinha do tempo disse...

KKKKKK
Já me fartei de rir sózinha...
Gostei do trocadilho dos tomates, realmente há sportinguistas e benfiquistas....
Vocês (portistas) podem ficar com as beringelas (foi o legume mais azul que me veio há cabeça)
Beijinhos. Mónica

"Manjares da Manu" disse...

Linda salada!!!
Bom fim de semana!!!

Bjs...

ameixa seca disse...

Sandraf, o Sporting está representado pela salsa :)
Carmencita, eu também se estiver muito maduro e mole eu já não como :)
Cassia, muito obrigada pela visita e por teres deixado comentário :)
Mónica, as beringelas são um bocado mais para a cor de vinho mas aceito... é um legume que adoro :)
Manu, obrigada e igualmente :)

argas disse...

Simples, mas uma delícia!!
E olha, o castigo fez bem à tua máquina :D

Emília disse...

Eu de futebol só entendo quando tem mundial, e olhe lá!rs
Essa saladinha vai muito bem nesses dias mais quentinhos!
Beijinhos

Smsn-artes e ideias disse...

Simples e com muito bom aspecto!!

Bjka

Bom fim de semana

Simone Izumi disse...

vc tirou as palavras de minha boca!!! eu nao tinha entendido patavinas!!!hahahahaha....
adorei a sua sugestao, deste jeito até eu como salada!E repito o prato!
bisous
si

Unknown disse...

Ameixinha vim te desejar um óptimo domingo, cheiiiinnhhooooooooo de coisas boas...pelo menos o sol já brilha. Beijinhos doces

ameixa seca disse...

Argas, ainda não peguei na máquina. Vamos lá ver se está em condições :)
Emília, pois é! Pena que os dias tenham ficado gelados por aqui :)
Smsn, obrigada pela visita e pelo comentário :)
Simone, saladas são deliciosas e podem ser super saudáveis :)
Sónia, muito obrigada, para ti também. O sol só deve brilhar para esses lados porque aqui... nem vê-lo. Está cinzento e de chuva :)

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Olá!!! Tudo bem por aí??? Esta salada é realmente uma bela pedida, aqui em casa adoramos.
Tenha im lindo domingo
Bjks
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

ameixa seca disse...

Fernada, está tudo bem obrigada :) Bom Domingo também para ti!

Nani disse...

Amo saladas, essa sua ficou excelente.
Beijos

ameixa seca disse...

Naninha, óptima pra quando não há vontade de estar de volta do fogão :)