sexta-feira, 8 de maio de 2009

Pão e Pizza "hot rolls"

Quem gostar da massa alta e fofa, tipo pizza hut, vai deliciar-se com esta receita que eu retirei daqui. Há muito tempo a Cris publicou a versão salgada e, posteriormente, a versão doce. Para já só experimentei a salgada e fiquei impressionada com o resultado. Uma massa que não precisa de amasso nem levedação. Simplesmente perfeita :)

Vem aí o fim de semana, pelos vistos vai ser bastante mais frio e até chuvoso, metam-se na cozinha, misturem os ingredientes, liguem o fogão e saboreiem a pizza ao som de uma bela melodia. No meu caso, vão ser as músicas para o casamento da semana que vem. Credo! Cá para mim, quando as "coironas" abrirem a goela... Cristo vai despregar-se da cruz e anunciar o fim dos tempos :) 
O que me vale é que os ensaios são divertidos com o pessoal a cantar cada um para seu lado he he Só visto, gravado ninguém acredita! Ainda vamos todas parar ao youtube, caso o senhor da câmara de vídeo se lembre de fazer isso.

Ingredientes:
1 envelope de fermento para pão ou 1 colher de sopa (usei uma colher de sopa de fermento de padeiro fresco)
1/2 chávena de água morna
1 colher (sopa) de açúcar
2 chávenas de buttermilk (adicionar 2 colheres de vinagre ao leite - deixar 10 minutos de repouso) ou iogurte (usei iogurte)
1/2 colher (chá) de bicarbonato
5 colheres (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de sal
1/2 chávena de óleo
5 chávenas de farinha de trigo (usei 4 de farinha tipo 65 e 1 de farinha de centeio)


Preparação:
1) Dissolva o fermento e o açúcar na água morna. Adicione os ingredientes restantes na ordem indicada (de preferência acrescente 1 chávena de farinha antes de juntar o óleo) e mexa bem. A massa fica macia e não é preciso sovar, apenas incorporar tudo.

2) Coloque a massa num recipiente untado com óleo, tampe e guarde no frigorífico por até 10 dias para usar aos poucos ou imediatamente.

Eu usei a massa para uma pizza do tamanho do tabuleiro do forno e para uma baguete e um pãozinho pequeno, tal como se vê na foto.

Para a pizza fiz assim:

Separe 1/4 da massa ou o suficiente para uma forma e abra numa superfície com muita farinha, deixe com 1 a 1,5 cm de altura.

Polvilhe sobre a massa um pouco de sal e alecrim. Asse em forno aquecido a 230°C por 15 a 20 minutos ou até começar a dourar. A massa fica alta. Enquanto a massa está no forno prepare a cobertura de sua preferência. Usei tomate ralado, oregãos, queijo limiano ralado, um pimento vermelho pequeno cortado em tiras e pedacinhos de bacon.

Para o pão é só agarrar no resto da massa e moldar, com ajuda de farinha para não colar aos dedos, a forma pretendida. Levar ao forno pré-aquecido até dourar.

Devo dizer que o pão fica ainda melhor no dia seguinte. Fiz o teste e durou três dias permanecendo macio. Não durou mais porque acabou. Acredito que dure mais uns dias sem ficar rijo. O iogurte na massa deixa-a bem macia e muito saborosa.
Fiz em forma de baguete para depois de ficar duro fazer umas fatias de pão de alho, mas foi impossível. O pão não ficou duro e fui comendo com compota de figo, dica da TitiSu :)

Quero também deixar um recadinho. A minha parceira Nana, fez o favor e a gracinha de compilar algumas receitas em e-books, para que todos possam fazer o download e tê-las mais à mão. Podem ver e fazer o download aqui de algumas das receitas já publicadas no Intercâmbio Culinário e outras aqui, são receitinhas feitas pela Nana desde que iniciou o blog dela e em forma de comemoração do primeiro aniversário do Manga com Pimenta.

Tenham um bom fim de semana :)

73 comentários:

Sylvie Luzio disse...

que maravavilha!

Nana disse...

Amiga, obrigada!!!
eeee
Eu preciso fazer essa receita da Cris, ela fala muito bem e sei que é uma cozinheira de mão cheia!
Não entendi a parte do casamento hehe
Depois me explica?!
Bjs

Kláudinha disse...

oiiii
miga q espectaculo....

nós adoramossssss pizzaaaaaaaa
sai uma familiar p o barco dos piratas por favor :D

ps: não tenho cá vindo e não sei se acontece com mais pessoas... pode ser algum script de algum ficheiro do blog... mas o meu pc fica maluco.... abre janelas e fecha me a ligação de internet... so consigo cá vir sem ser pelo internet explorer.... sei que andam virus nos blogs... não sei se é o caso mas de qq maneira.... bjinhos querida

Luisa Alexandra disse...

A pizza está fantástica!
Só lhe retirava os pimentos, porque não aprecio, mas de resto seguia logo!
Boa cantoria, e bom fim-de-semana!!!

Delírios Gourmet disse...

Nooossa! Babei!!! Bjs!

Vivian disse...

essa receita está parecida com uma focaccia. Adorei a aparencia da suia pizza e nem preciso dizer né? me deixou com agua na boca


bjks

Susana Gomes disse...

Rica pizza, rico pão e rica guela: dá-lhe gás e solta a Star que há em ti! :)
Depois manda o link do youtube, ok? :) :)

Beijinhos.

Bella disse...

Hum linda pizza. Então para fim de semana calha mesmo bem :)

Bjs

Cinha disse...

Linda pizza!!! Boa sorte:)) Beijos.

Gina disse...

Essa pizza é muito prática e que resiste?
Ontem teve pizza caseira aqui também, mas vou demorar a publicar.
Sair de casa para comer pizza, só se for Pizza Hut...(propaganda gratuita)... bom demais! A massa deles é um espetáculo.
Bjs.

Mari disse...

Ameixinha, sabe que também já fiz essa receita de pizza e pão doce em casa (por várias vezes)?? Realmente fica um espetáculo... os pãezinhos eu recheei com doce de leite e fiz rolinhos... tenho as fotos, e qquer dia publico! =D
A tua pizza e o teu pãozinho ficaram com um aspecto maravilhoso... adorei o recheio que vc usou (a minha, qdo fiz, fiz com cream cheese, peito de peru e orégano)!! Ahhh preciso fazer denovo com urgência!!
Bjo grande!!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Hummmm! Delícia.
E como rende, não?
Beijos

Letrícia disse...

Ai, essa receita da Cris parece ser tão boa! Estou louca para testar.

Beijos e bom final de semana!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que maravilha de receita, adorei! Parabéns! Um abraço. Léia

Mary disse...

Ameixa,
Que bela pizza,gostei.
ando com umas saudades de pizza.
E depois dever estas delicias ainda me abre mais o apetite:)


bjs

turbolenta disse...

Mau ...mau....
Será isto o mais aconselhado para a minha dieta?
Ficou-me a vontade de comer não 1 mas 2 fatias.
ai....ai....
bom fim de semana

ameixa seca disse...

Vivie, podes apostar que é mesmo :)
Nana, precisas fazer mesmo. É uma massa excelente! Quanto à parte do casamento... eu e alguns familiares vamos cantar algumas músicas no casamento. Mas a coisa está desafinada he he
Kláudinha, o meu também fica assim quando visito blogs. Não são sempre os mesmos mas acho que o problema é do blogger. Infelizmente, acho que isto está a ir de mal a pior :)
Luísa, o recheio é ao gosto de cada um :)
Grazy, isso é bom sinal :)
Vivian, se der vontade de pizza ao bebé... faz esta que ele vai gostar he he
Gasparzinha, 'inda vou ser famosa. Me aguardem he he
Bella, nada melhor que comer uma pizza num fim de semana descansado :)
Cinha, obrigadinha :)
Gina, eu não saio de casa para comer nada. Faço tudo aqui e esta massa é muito parecida com a da Pizza Hut :)
Mari, a massa doce ainda não fiz mas se for tão boa quanto a salgada acho que vou fazer vezes sem conta :)
Heloísa, rende bastante sim :)
Letrícia, merece se testada e apreciada :)
Léia, vinda da Cris só poderia ser maravilhosa :)
Mary, tens que matar as saudades :)
Turbolenta, ao fim de semana... não há dietas :)

Abelha Maia disse...

Espectacular...solta o artista que há em ti.
Bela sugestão.
Bom fim semana.
bjs

anabenfica disse...

Eu aqui cheia de fome e tu com fotos destas.

Ando há nao sei quanto tempo para fazer pizza em casa e depois nunca faço...
Tenho de ganhar coragem!

Bjitos

AndreaDomingas disse...

Humm... deu água na boca, esta pizza fofa e cheia de pimentos! Delícia!
Bjs

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, eu aqui com o estômago colado às costas e tu pões-me uma bela pizza à frente! Jasus, só essa fatia super fofa e amarelinha, deixava-me feliz por uns tempos (só até ao jantar, depois precisava de nova dose)! :)
Ficou fantástica e a massa ainda é aproveitável, e num pão que dura 3 dias! Tão prendada a piquena! hehehe:)
Sabes que sou mais uma ovelha em pele de loba...tenho uma capa bem dura, mas por dentro sou um cordeirinho!
Bom FDS, amiga! :)

Noémia disse...

Está visto que tenho que experimentar este pãozinho, sem amassar nem levedar, é o ideal para mim!
A pizza está cinco estrelas!
Bom fim de semana. :)

Baú da Conceição disse...

Ameixinha, queria ser mosquinha para ver esses ensaios, hihihi
Quanto á pizza talvez saia no sabado ca em casa.
Beijinhos.

Nani disse...

Nossa eu já fiz essa massa é perfeita!
Beijos

Amanda Ramos disse...

Uauuuu, parece deliciosoooo!!

Mónica Teodoro disse...

A tu apizza está cá com um aspecto que nem te digo nada, ficou uma maravilha.Boas cantorias no casório e bom fim de semana.Beijinhos.

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!

Essa massa de pizza parece mesmo boa e simples. Só o facto de dispensar levedações e grandes amassos torna-a uma tentação para os dias mais preguiçosos!:)

A pizza deve ter ficado óptima!...está com um aspecto delicioso!:)

O pão feito com as sobras da massa também me parece uma ideia óptima!...para fazer um pão de alho deve ser estupendo!:)

Beijinhos!

Lourdes Sabioni disse...

Esse final de semana promete!!! Eu jurei me meter na cozinha e fazer como a Nana...só besteiras e nada de comida!!!Sua massa tenho certeza que vou testar e...amar!!!Bjs

Vânia Costa disse...

Gostei dessa massa de pizza tão versátil, que até pão dá para fazer, sem ficar duro...

O aspecto da tua pizza matou-me... ate fiquei a babar pro ecrã.

Quanto as receitinhas, já tinha feito download... é só maravilhas deliciosas!

um beijinho* Bom fim de semana

MARIA disse...

Ameixa boa pizza!Belo pão. Um beijo:))

Marly disse...

Ameixinha,

Já dei cá minhas risadas com tuas pilhérias. Mas acho que esse coro vai é se sair muito bem, na cerimônia do casamento! Tiveste outra inspiração parecida com a que tive recentemente, pois estive a cogitar a execução de uma receita de pizza retangular (creio que não seja a mesma), que tem sido muito elogiada num forum de culinária! A tua está muito apetitosa!

Unknown disse...

Amiga adoro pizza, como quase toda a gente, certo????mas esta tem um aspecto de comer e chorar por mais, linda. Beijinhos e óptimo fim de semana.

"Manjares da Manu" disse...

Hummm realmente está de dar água na boca!!!!

Bjs...

Karla disse...

Olá olá...eis que estou de volta! Linda a pizza e os pães. Essa receita nunca fiz, mas ando a fazer na MFP um pão de iogurte que acho o melhor pão que já exprimentei até hoje! Cresce imenso, fica fofinho uma série de dias e depois dá para acrescentar tudo o que quisermos na massa...VIVA O IOGURTE heheheh

beijocas

Anónimo disse...

Ameixa,
esta massa é um espectáculo. É só misturar. Excelente para os dias em que estamos com pressa ou em que teho que fazer jantar para os amigos.
Vou guardar a recita.
Beijinhos.
Susana.

edinha disse...

Esta massa deve ficar muito boa .
Nunca usei iogurte na massa :)
Beijinho

Claudia Lima disse...

Aqui adoramos pizza. Eu vivo testando receitas diferentes.
Esta receita parece muito gostosa e é enorme! Eu teria que fazer a metade, pois aqui gostamos da massa bem fininha. No Pizza Hut eles já servem deste tipo tb.
O pão ficou lindo e é ótimo saber que não resseca, um detalhe super importante.
Se colocarem os vídeos no You Tube não esqueça de nos avisar, please!
Bjs :)

ameixa seca disse...

Abelha Maia, quase que caio para o lado, estou a ficar rouca com tanto esforço de voz :)
Anabenfica, não é precisa coragem. Fazer pizza em casa é super fácil e muito mais agradável :)
AndreaDomingas, eu adoroooo pimentos :)
Mary, as massas com iogurte ficam sempre mais macias e duram mais tempo. Tens que fazer e podes colocar uns nacos de carne em cima he he
Noémia, é só misturar. É bom para todas :)
Conceição, é bem giro. Hoje os vizinhos não gostaram do "barulho" e foram lá tirar fotografias he he
Naninha, massa testada e massa comprovada :)
Amanda, é mesmo! Obrigada pela visita :)
Mónica, qualquer pizza fica fixe com esta massa macia :)
Leonor, pão de alho só quando a massa estiver mais dura. Assim macia não sei se resultará... é uma questão de experimentar :)
Lourdes, besteira? Esta massa é tudo menos besteira he he
Vânia, tens que testar a massa. É mesmo muito boa :)
Manuela, obrigada :)
Marly, as minhas pizzas são, na maioria das vezes, rectangulares porque o tabuleiro do forno é rectangular. Fica mais fácil de fazer :)
Sónia, como a massa é alta... dá mais nas vistas :)
Manu, é mesmo apetitosa :)
Karla, ainda nao fiz pão de iogurte na MFP mas deve ser uma delícia. Adoro coisas feitas com iogurte, fica muito mais especial ;)
Susana, é boa para qualquer ocasião mas melhor quando o tempo é curto :)
Edinha, tens que experimentar :)
Cláudia, podes guardar a massa no frigorífico por 10 dias. Vais usando para pão todos os dias. É muito bom assim :)

Carlota e a Turmalina disse...

Hummm...eu adoro esse tipo de pizza!!! E lá vem o bacon outra vez para a minha alegria :o)
Ah...seus biscoitinhos de polenta ficaram lindos!
Bjos

Babalu disse...

Hummmm essa pizza está com um aspecto divinal!!!

Unknown disse...

Querida, preciso pegar essa receita de massa caseira para pizza, ando louca para comer uma boa pizza caseira :)


Amiga, fez um mês que nos encontramos e parece que já faz tanto tempo... Ando com saudades do nosso dia todas juntas.

Um grande beijo e um forte abraço!

argas disse...

Que bom aspecto!! :D Faz-me confusão não precisar de crescer :S

Natália Eleutério disse...

Por acaso também já fiz esta massa mas com recheio diferente pois não gosto de pimentos, ficou super fofa, bom fim de semana, bjs.

Rico disse...

Não há muito também fiz pizza ..mas essa aí esta super deliciosa, adorei mesmo parabéns a ti e á origem. :) xx Rico-Receitas

Ana Powell disse...

Caramba, que duo maravilhoso.
Essa pizza ficou o máximo, adorei a tua foto.
Terei que exprimentar essa massa, tens cá uma sorte, já procurei por fermento de padeiro por todo o lado e não encontro x

SusanaG disse...

Que delícia, e esta fatiazinha aqui sozinha está mesmo a apetecer!

Mão na Massa disse...

Bem, a pizza ficou com um aspecto, fabulástico!

E o bom das pizzas caseiras éque lhes podemos juntar aquilo que quisermos e bem nos apetecer...

Quanto à massa, só o facto de não a termos de amassar, já é bom, ou melhor, é optimo! Adorei!

Beijinhosº

Helena disse...

Olá outra x!
Já tinha ouvido falar,na proxima experimento!
Sim porque o aspecto e a descrição tornam-na irresistivel!
Bj

Amélia Batista disse...

Olha só tu para me fazeres rir com as "coironas do coro". Ò pá tens cada uma. Vais ver que ainda se vão tornar uns "coirões famosos" e a cerimónia vai ser um sucesso.
;)))
Beijinho grande e bom fim de semana, apesar da chuva.

Priscila Beneducci disse...

Oi minha linda, que delicia, eu vi essa receita lá também. Você fez que gostoso! Ficou com cara de otima! Boa semana para ti Beijos da Pri

Fátima disse...

Essa massa deve dar uma deliciosa foccacia, já experimentou?

Emília disse...

Eu viciei nessa massa,rss, já perdi as contas de quantas vezes fiz, é muito gostosa!!
Beijinhos

anna disse...

Eu gosto de pizza com massa alta e fofa!!!
Onde é que são as inscrições para ter uma fatia?
Beijinhos.

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Tenho que experimentar. Os meus homens são muito esquisitos com a massa da pizza... pode ser que gostem desta!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Turmalina, baco fica sempre bem na pizza :)
Babalu, obrigada pela visita e pelo comentário :)
Ana, esta massa de pizza é óptima! Vamos ter que começar a festejar aniversário de encontro :)
Argas, não é preciso levedar e a massa cresce que é um espectáculo :)
Nani, o recheio é ao gosto de cada um. Para mim a pizza tem mesmo que ter pimentos he he
Ricardo, fazer pizza em casa é uma maravilha. É ao gosto do freguês :)
Ana Powell, não me digas que aí não há fermento de padeiro? Como é que se faz pão para esses lados?! :)
SusanaG, já não há fatiazinha nenhuma para ninguém :)
Ana Maria, tudo nesta pizza é bom :)
Canela, tens mesmo que experimentar :)
AB, é que é só mesmo "coironas" he he Mais que um sucesso vai ser uma risota :)
Priscila, não podia deixar de fazer :)
Fátima, ainda não mas deve dar sim snehora :)
Emília, ela é mesmo viciante :)
Anna, esta massa é tão facil que não precisas de te increver! Mistura os ingredientes e faz aí umas fatias :)
Lu, se gostarem de massa alta e fofa, então vão gostar desta :)

Isabelocas disse...

Que bella Pizza!
Fiquei curiosa.., tenho de experimentar.
Bjos

Su7i disse...

Gosto muito de Pizza mas essa massa mais alta faz as minhas delícias. Ainda por cima com a ajuda da mfp... é fácil. Beijinhos

Carolina Andrade disse...

Ameixa, ui, que espetáculo!! Deve ter ficado bem bom heim!!!!! Obrigada pelos parabéns pro filhão!!! Um grande beijo

ameixa seca disse...

Isabelocas, tens que matar a curiosidade :)
Suzi, esta massa não é feita na MFP. É só misturar com uma colher de pau porque nem precisa de levedar. Deves ter confundido :)
Carol, muito boa esta massa :)

moranguita disse...

ma sque boa esta pizza ameixinha esta tao apetitosa. e gostei dessa massa diferente do comum e se dura assim taonto e optima.
beijinhos e boa semana

ameixa seca disse...

Moranguita, tens que fazer esta massa. É mesmo muito boa :)

Noah disse...

Ameixa,
Adoro vir aqui e não sei q gosto mais, se é das receitas, dos comentários ou de tuas respostas.
Ainda bem que desafinas a garganta mas jamais as maozinhas quituteiras.
Bjim e Baita Semana pra ti

ameixa seca disse...

Noah, as mãos de vez em quando também desafinam he he Não foi o caso nesta massa hot rolls :)

carmencita disse...

Sabe que eu gosto mais de pizza com a massa mais grossa, essa eu já tomei nota.Bjss

ameixa seca disse...

Carmencita, também gosto de massas mais grossas, esta é excelente :)

Raspas de Laranja disse...

Ai, ai que bela pizza, vou experimental já no week-end. Bjcas e Bibo Porto, carago.

ameixa seca disse...

Zé, aposto que vocês vão gostar. Biba :)

Adriana disse...

Oi que delícia seu blog, salvei a receita da pizza, beijinhos!

ameixa seca disse...

Adri, obrigada pela visita :) Espero que gostes desta massa de pão/pizza!

Adriana disse...

Obrigado pela visitinha, tu serás visitada frequêntemente, pq adoro culinária, fiz um bolo de nozes maravilhoso, postei no blog. Beijinhos!

ameixa seca disse...

Adri, já vi o bolinho :)

cristina vilela disse...

Oi amiga ...fiz essa receita e adorei..aqui em casa todos gostaram...faço sempre....obrigada por dividir essa maravilha de receita...abraços

ameixa seca disse...

Cristina, ainda bem que gostaste :)