sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Arroz doce com romã

Esta receita é de 2009 e foi escrita em 2009 também! Ainda não voltei à cozinha. A única coisa que tenho feito é pão, sempre a mesma receita, mas espero que isso mude este fim de semana :)

...........................................................

No mínimo, merecia uma tareia. Andei meia vida a dizer que não gostava de arroz doce. De facto, há arroz doce que é uma mistela tão desenxabida, sem vida e pálida que me dá um certo arrepio.
Enquanto estudei em Coimbra, tinha que passar pelas prateleiras de disposição de comida quando ia às cantinas, e tinham sempre um arroz doce nojento nuns pratos minúsculos à disposição de quem quisesse. O mais incrível é que havia quem comesse aquilo. Mas já vi comerem de tudo. Digamos que partilhei casa com pessoas um bocadinho manhosas :)
O arroz à moda de Coimbra é mesmo assim, uma coisa sem cor e sem graça e, muito naturalmente, é-o porque não leva ovos!

No entanto, uma amiga que vivia comigo fez uma vez um arroz doce, naquele nosso fogão do século passado, que exigia um certo tempo de volta dele. Mas, tinha um aspecto tão bom, e os grãos não andavam a nadar no leite, que eu tive que lhe pedir para provar. Transformou uma coisa que eu achava horrível, num creme delicioso e delicado. Depois, terminei a faculdade e vim-me embora. O arroz doce continuou a não fazer parte da minha vida. Para branca e desgraçada já basto eu ;)

Até que, há uns tempos atrás fui encontrar a TitiSu de volta de uma panela, como se de um caldeirão se tratasse e mexia, voltava e mexer, remexia e eu intrigada. Achava que aquilo era leite creme de tão amarelinho e cremoso que estava. Mas não, era mesmo arroz doce que ela fez com um merengue por cima, e que eu não posso fazer porque o meu forno não tem grill e não ia ficar a mesma coisa.

Adiante, a TitiSu fez um arroz doce 5 estrelas!
Blá, blá, blá (é um atalho senão nunca mais saio daqui) e encontrei esta receita de arroz doce com romã e decidi que era desta que eu me atrevia a fazer arroz doce.
Pronto, fiz porque a romã é linda e eu adoro comer os baguinhos à colherada :)
Além do mais, o rosadinho do arroz era tão apelativo e em italiano tudo fica tão mais romântico, que me deixei levar!

Ingredientes:
250 gr de arroz arbório (usei carolino)
500 ml de leite
750 ml água (500 + 250)
100 gr de açúcar
1 romã
zest de limão (usei casca)
1 pitada de sal
corante cor de rosa (opcional)

Numa panela ferva o leite com 500 ml de água e o sal.
Junte o arroz e cozinhe-o por cerca de 20 minutos, mexendo ocasionalmente. Noutra panela aqueça os 250 ml de água com o zest de limão e o açúcar e mexa até que o açúcar se dissolva.
Retire o zest de limão (por isso usei casca, é mais fácil de retirar) e insira os bagos de romã (reserve alguns para decoração) e ferva por 5 minutos, filtre o sumo. Insira-o no arroz e continue a cozinhar até todo o líquido ter sido absorvido (junte o corante e misture).
Deixe repousar por alguns minutos. Divida o arroz por taça, polvilhe com bagos de romã e sirva.


Usei duas gotinhas de corante para ajudar a ficar mais rosadinho. O segredo para o arroz ficar cozido é não misturar o açúcar logo no início, porque há uma enzima que não permite que o arroz coza em contacto com o açúcar.

Este arroz não fica tão doce quanto o original. O sumo de romã dá-lhe um sabor bem diferente. Fica muito bom e eu comi com muito prazer. Finalmente fiz as pazes com o arroz doce :) Agora tenho que experimentar mais receitinhas, desde que não sejam pálidas! A minha vida precisa de cor ;)

..................................................

Se em 2009 eu achava que a minha vida precisava de cor, imaginem agora? Mas isto um dia passa e esse dia tem que estar para breve :) Se não ficar cor-de-rosa ao menos que fique lilás he he
Ainda não consegui agradecer pessoalmente a todos que ajudaram o Matias mas em breve vou fazê-lo!
Há notícias do possuído, aqui!

51 comentários:

Marly disse...

Ameixinha,
Muito interessante esse arroz doce!
E as sementes de romã também dão um colorido especial ao prato! Eu sempre gostei de arroz doce e a minha receita também é simples (não leva ovo, nem leite de coco...)

Beijinho e bom fim de semana

Marina disse...

Lá romântico ele é! Com o aroma da romã não consigo imaginar... mas a cor convence!
Aqui há tempos experimentei com cenoura ralada. Foi só uma primeira tentativa que tenho que aperfeiçoar... Mas lá chegarei! E também fica com uma cor gira!
Beijinho.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Errrgh, comer arroz branco com "cara" de comida de hospital nao da'!? Meu estomago também é fraco pra certas coisas amiga!
Amo arroz doce (nao o "cara palida" - hehehe) e ja' anotei a receita pois tenho uma bela romã em casa. Adorei a cor, pois ja' tinha visto amarelinho, marrom, mas rosinha focou d+.
Bjim
Léia

Abelha Maia disse...

Quem ia gostar muito era o Abelhão gosta das duas coisas,eu nem tanto, mas está colorido, bem bonito.
bjssss

Carolina Macedo disse...

Era bem fixe que a tua vida ficasse rosa ou lilás ou qualquer cor! Desde que tivesse cor... =)

Não digas mal do arroz doce de coimbra (que é a minha cidadezinha)... O mau arroz doce é da cantina!! Que aquilo até mete dó, mas enfim...

Arroz doce com romã!! O que tu inventas!! Mas ficou engraçado...
Beijocas*

Isabel disse...

Olá Ameixinha, o arroz doce das cantinas nunca me convenceu e nunca cheguei a provar, optando sempre por outra sobremesa, mas às vezes nem o arroz salgado me convencia! Talvez a tua aversão tenha derivado mesmo daí!! Este convence!!! Nada de palidez: transborda saúde he he!! Dá mesmo vontade de papar!
beijinho grande.

Inês Ginja disse...

Very nice esse arroz...tenho aqui umas romãs mesmo a pedi-las. e eu adoro arroz doce, cremoso e com toneladas de canela por cima...hum...morninho. k bem k sabe. ui, das cantinas nem arroz doce nem arroz salgado! k ou vinha cru ou vinha empapado!(ate rimou,hehe). bj.

Lucie disse...

ate que enfim alguem me percebe!nunca comi arroz doce...mas digo sempre que nao gosto!o aspecto dos que tenho visto...a textura...ui!arrepios!exactamente o que descreves!e também estudo em Coimbra, sei do que falas...:)
axo original arroz doce com romã, alem de que gosto muito de romas...qualquer dia experimento, a ver se me passam os arrepios!hihi
cumprimentos!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Eu gosto bastante de arroz doce e, quando não coloco gemas, polvilho canela para que ele fique com uma "corzinha".
Arroz rosadinho, é o primeiro que vejo. Mas ficou lindo com esses bagos de romã.
Beijo.

Isabel disse...

Eu adoro arroz doce, é uma das sobremesas da minha infância. E fiquei com muita vontade de comer essa versão com romã. Deve ser maravilhoso!

Sandra G disse...

Esse doce é muito apreciado pela maior parte das pessoas, mas eu não me incluo nela, :) ficava só com as romãs, eh!eh!

ameixa seca disse...

Marly, com ovos fica ainda melhor mas de vez em quando tem que se mudar. Esta versão com romã é qualquer coisa :)
Marina, às vezes temos que arriscar :)
Léia, e esta receita veio daí de Itália. Mais romântico não dá :)
Abelha, o impacto visual convenceu-me, tive mesmo que experimentar :)
Cuca, não quero dizer que a minha vida não tenha cor, mas precisa que a cor seja ainda mais forte :) Eu disse mal do arroz doce de Coimbra das cantinas, mas é certo que tudo que é pálido me transtorna um bocadinho he he
Isabel, tens razão. Nem o doce nem salgado. Eu gosto muito das cantinas amarelas/vegetarianas. Sim, porque a comida vegetariana tem muita cor, e esta sobremesa também é vegetariana he he
Ginja, adoro canela como todos sabem mas não combina com esta arroz doce de romã. Este já tem a sua própria essência :)
Lucie, eu só provei aqueles que eram bem amarelinhos e cujos grãos de arroz não aparecem a boiar he he Esses são muito bons :)
Heloísa, mesmo com a canela por cima... não dá. Eram assim os da cantina! Tem que ter cor senão não vai :)
Isabel, e eu sei que gostas muito de romã :)
Sandra G, e ficas muito bem porque as romãs são deliciosas :)

Nani disse...

Que diferente! Nunca fiz com romã, uma excelente variação!
Beijos

Gina disse...

Há pouco tempo fiz as pazes com o arroz doce também, mas daqueles bem simples mesmo.
As romazeiras estão carregadas nas calçadas da vizinhança, estou de olho para ver se consigo encontrar alguma que valha a pena. Acho tão sem graça as romãs daqui!
bjs.

Unknown disse...

Que lindo arroz doce com os toques de roma que lhe dao um ar tao romantico. Linda sugestao, ideal para o dia dos namorados, que em breve esta ai.

Beijinhos e bom fds

Iliane disse...

eu sou louca pr arroz doce!!!o seu..com romã..ficou incrivel..bjus

Marisa Reis disse...

Parece delicioso, aliás como todas as receitas que costumas colocar no blog... é verdade e como vai a tua busca por um emprego decente? Com o ano novo tiveste alguma sorte?

M. disse...

Só fiz uma vez, mas fiquei tão desanimada por ter ficado insípido que nunca mais tentei!!!
O teu está soberbo!!!
Bjs,
M.

Cláudia Marques disse...

Agora assustei-me: arroz doce por aqui??????????
Eu adoro arroz doce, mais do que romã, tenho um conflito com os baguinhos... mas era bem capaz de provar esta versão tão original.

bjs

Bombom disse...

Achei imensa graça aos teus comentários àcerca do Arroz Doce. Pensava exactamente como tu, e nunca me interessei por tal sobremesa.Entretanto casei-me e não é que o meu Maridinho me diz que adorava o Arroz Doce que a Mãe dele fazia? O meu problema é que ela tinha falecido há muito e eu não sabia a receita. Ele bem me dizia que ela fazia só com leite, não usava água e levava ovos! Mas para mim era chinês...Falei à minha Mãe e um dia isso veio à conversa entre as colegas dela e havia uma que era da Beira Alta (Cardigos)e lhe deu a receita.
Quando no fim de semana fiz o Arroz Doce à Moda da Beira Alta para sobremesa, subi na escala de Doceira afamada!!!Como já abri o meu Estaminé, para a semana passa lá e se gostares da receita diz.Bjs. Bombom

Manuela L. disse...

Que arroz tão colorido! eu adoro romã!
bjs

"Manjares da Manu" disse...

Muito diferente esta receita!!!Mas deve ser bem saborosa!!!

Bjs... Bom final de semana!!!!

ameixa seca disse...

Naninha, adoro a cor que a romã confere às coisas :)
Gina, as daí são mais pálidas né? Estas são bem vermelhas e docinhas :)
Cacahuete, eu não comemoro esse dia mas sim, bela sugestão romântica he he
Iliane, Manuela L., obrigada :)
Sweet, era doce mas não, continuo na cepa torta :) O ano novo só me trouxe problemas!
M., tens que lhe dar uma segunda oportunidade :)
Cláudia M., é verdade e afinal até gosto mas só daqueles que são bem feitos :)
Bombom, com ovos também é delicioso e um dia destes experimento :) Finalmente abriste estaminé he he
Manu, eu adorei :)

Natália Eleutério disse...

Uma receita bastante inovadora, os baguinhos dão-lhe toda a graça, bjs.

argas disse...

Esse arroz doce está bem diferente!!! Todo romântico, rosinha e tudo! :P bjinhos

ameixa seca disse...

Nani e Argas, obrigada :)

Emília disse...

Que arroz lindo, acho os gominhos de romã uma graça, parecem pequenas pedrinhas de cristais. Mas arroz doce aqui em casa é só o branquinho mesmo, o maridão nem quer saber de outra coisa senão leite e açúcar, nem um pouquinho de canela pode!!rs
Beijinhos e muita muita muita luz pra você.

Mary disse...

Olá, Ameixinha,
Esse arroz doce ficou lindo,tem uma cor fantástica.



bjinhos
bom fim de semana

moranguita disse...

arraoz doce com roma e uma novidade para mim
mas eu ja adoro este prato ainda vou gostar mais agora
beijinhos e bom fim de semana

conceicao disse...

Uma receita bem diferente, adorei.
Bjs

ameixa seca disse...

Emília, essas romãs são mesmo fotogénicas! Ahh, esse arroz branquela e sem graça não é para mim :)
Mary, muito obrigada :)
Moranguita, para mim também foi novidade mas foi uma novidade boa :)
Conceição, obrigada :)

AndreaDomingas disse...

Esta sobremesa parece mais uma jóia, ameixa! :) também não ligo muito para arroz doce, mas este seu ficou lindíssimo!
Olha, a máquina para waffles você encontra muitas vezes baratinha nas ofertas do Lidl... só uma dica!

Bjs,

fimere disse...

quelle jolie présentation et la touche de grenade me plait beaucoup
bonne soirée

RUTE disse...

Ameixa, essas são as melhores fotos que já publicaste até hoje! (que eu malembre!).

Perto dessas só mesmo as dos brownies com romã. Os bagos que nos apresentas parecem rubis. Ainda dizem que os diamantes são os melhores amigos das mulheres!! Qui nada! Para bagos de romã servem!

ameixa seca disse...

Andrea, eu sei. Esta semana tem lá uma até barata mas o dinheiro agora está todo canalizado no Matias. Eu não sei o que ele ainda vai precisar :)
Aux délices des gourmets, merci :)
Rute, as romãs são mesmo muito fotogénicas, daí as fotos terem ficado boas :) Diamantes eu dispenso, romãs não!

Marinex disse...

arroz doce cor de rosa... uauuu... eu adoro arroz doce, mas tal como tu não de qualquer um... eheheh... mas comia este!! bjinhos

Anónimo disse...

Bem que arroz doce apetitoso miga, eu sempre gostei de arroz doce, mas não feito de qualquer maneira, á arroz doce feito por pessoas que não gosto pois ou esta muito cozido ou deslambido hehehehe
adiante de roma nunca comia mas parece otimo, um dia postarei o meu, e quero que exprimentes a ver se gostas, ele fica cremoso e com cor :)
beijocas espero que o Matias esteja melhor

Anónimo disse...

Ha já me ia esquecendo quanto á pergunta o queijo é á escolha, rijo, creme, ralado, fica á tua escolha.
Faço de varias maneiras, fica a ideia
beijocas

ameixa seca disse...

Marinex, cor de rosa é super fashion, né? he he
Scaf, publica lá o teu arroz doce, não pode é levar uma catrefada de ovos, senão não faço :)

Ana Maria disse...

Arroz doce nunca fiz, que não há igual ao da minha mãe. Sempre que há festa cá em casa é ela que o faz. Sem receita, diz ela que "é a olho". Tenho uma foto dele no meu blog. http://criandocoresdavida.blogspot.com/2009/12/foi-so-pra-engorda.html
Parece branquinho mas leva ovos e é cremoso. Morninho então é de babar.
Obrigada por passares no meu canto. E não precisas de agradecer a minha ajudita (pouco mas os tempos não estão faceis)desejo que o Matias fique melhor.
Beijinhos

Ana Powell disse...

Que delicia de arroz.
Adorei a ideia de o teres servido com os baguinhos de romã x

Rosane Vargas disse...

Ameixa, que sucesso esse arroz! Parece muito cremoso. Aqui no Brasil, pelo menos no sul, romã é coisa caríssima. Então, teu arroz é muito chique.
Beijos

Unknown disse...

PARABÉNS! VOCÊ GANHOU A PROMOÇÃO! Por favor me mande seu endereço, aí a gente combina direitinho por e-mail, ok? Bjão querida!

ameixa seca disse...

Ana Maria, mas sem receita não dá para experimentar. Não me digas que tenho que ir aí a casa? he he
Ana, eu cá ponho bagos de romã em tudo. Acho-as lindas e saborosas ;)
Rosane, aqui também não são baratas mas estas foram apanhadas de uma romãzeira abandonada :)
Larissa, muito obrigada :)

Susana Antunes disse...

Para quem é arrozodependente ;) como eu .... esta receita é uma óptima sugestão...
Obrigado pela partilha...
Beijinhos e boa semana....

anabenfica disse...

Ameixa,

Eu tinha esse trauma com o leite creme mas um dia deu-me para fazer...e não é que gosto? Quer dizer...gosto do meu, pq é bem "temperado" e cremoso, continuo a nao gostar da maioria que me dão.

Quanto ao arroz doce...eu gostava tanto do arroz da cantina da minha faculdade...não é normal eu sei.
Logo se me der na cabeça vou tentar fazer! Nunca me atrevi :)

Beijinhos para ti e para o Matias...para o matias podes dar o dobro.

Vina disse...

Pois eu cá adoro arroz doce... desde que esteja bem docinho! E que bem marchava agorinha mesmo essa tua tacinha com a romã!! Beijinhos, amiga, e um miminho especial para o teu lindo Matias, com votos de rápidas melhoras!

Tati - Panelaterapia disse...

Adoro arroz doce mas nunca provei com romã. Não sei se é bom, mas é lindo!!!
Bjs

Isabelocas disse...

Eu gosto do arroz bem cremoso pode ou não ter ovos.
Nunca me lembraria de colocar romã, mas fica muito colorido.
Bjs

Sónia Meirinho disse...

eheheh!! adorei a historia do teu passado e do arroz doce!! que piadao!! pois eu adoro mas tem der ser amarelinho e cremoso. essa versao mais branca e mais seca nao me puxa nada...mas já estou como tu!! se provar provavelmente apaixono-me por ele!! beijao grande

ameixa seca disse...

Familia Antunes, eu já não sou mas gosto de algumas receitinhas com arroz :)
Anabenfica, há muitas maneiras de se fazerem as coisas e nem todas agradam :)
Vina, não gosto de nada muito doce e o ácido da romã veio dar mais encanto a esta receita :)
Tatiana, é bom e lindo, não dava para ser melhor :)
Isabelocas, eu só não gosto de o ver a nadar numa água esbranquiçada :)
Sónia, eu gosto dele bem cremoso mas sem andar a boiar :)