sábado, 9 de janeiro de 2010

Tarte de coco coberta

Uma tarte bastante húmida e leve. Muito básica e muito fácil de fazer. Até a massa é bastante rápida de fazer, nem precisa de ir ao frigorífico descansar, nem de ir ao forno cozer antes de levar com o recheio. Não se deixem enganar pelas indicações dadas pela revista, que diz que é de grau difícil e que o custo é médio. Não concordo nada!

É daquelas que cresce no forno mas depois não baixa e isso é bastante agradável, pelo menos para mim :)
Tinha esta receita marcada para fazer já há muitos meses, aproveitei que tinha coco ralado quase a terminar o prazo e fiz para a mesa de passagem de ano. Mantém-se húmida e fresca por bastantes dias, acho que em parte é devido à maçã que leva no recheio. Isto de fazer muitos doces só para 4 pessoas é óptimo para testar a frescura e validade das coisas :) Esta aguenta-se super bem. Aliás, todos os doces que fiz ficaram bastante bons e não perderam qualidade.
Esta receita foi retirada da Teleculinária nº 1218, Agosto do ano 2002. Vale a pena testar!


Ingredientes massa:
200 g de farinha
125 g de açúcar
150 g de manteiga
farinha para polvilhar
manteiga para untar
Gema de ovo para pincelar (não usei)
Açúcar para polvilhar (usei açúcar e canela)

Recheio:
300 g de maçãs golden ou starken
125 de açúcar
100 g de coco ralado
Sumo e raspa de 1 limão
3 ovos

Preparação:
Amasse a farinha com o açúcar e a manteiga, junte um pouco de água e envolva tudo até obter uma massa homogénea.
Estenda 2/3 da massa, polvilhando-a com farinha para não pegar, e forre com ela uma forma de tarte, previamente untada com manteiga.
Entretanto, prepare o recheio. Descasque as maçãs, retire-lhes as sementes e rale-as. Misture-as com o açúcar, o coco ralado, o sumo e a raspa da casca do limão e os ovos. Deite na forma sobre a massa.
Estenda a restante massa e cubra com ela o recheio da forma.
Pincele a superfície da massa com gema de ovo, pique-a aqui e ali com um garfo e polvilhe com açúcar.
Leve a cozer, cerca de 35 minutos, em forno a 160 ºC. Quando a tarte estiver cozida, retire-a do forno e desenforme-a (Não a desenformei).

.........................................................

Em relação ao Matias, ele foi ontem fazer análises. Ainda não sei os resultados. A veterinária diz que poderá ser Narcolepsia, mas só com uma ressonância poderá ter certeza disso. Não havendo dinheiro para uma ressonância, resta-nos esperar os resultados das análises e ver que outros exames poderão ser feitos.
Há mais de um ano criei um blog chamado "Só possuídos" dedicado aos meus bichinhos mas não está actualizado. Vou dar agora seguimento devido à condição do Matias. Preciso manter um diário e, como ainda não tenho agenda de 2010 porque a entidade que ma costuma enviar deve ter-se esquecido de mim, vou lá anotar tudo o que se passa com ele.
O blog é privado e, para já, vai continuar, porque é algo que me é muito íntimo e que envolve emoções que estão à flor da pele. Não é assunto que interesse toda a gente mas, os interessados (desde que eu já conheça há algum tempo e que saiba que gostam de animais) podem enviar-me mail se quiserem receber convite para o blog.
Mesmo assim, vou dando notícias através do Twitter e Facebook, que só os amigos têm acesso e assim vai continuar. Aproveito para dizer que não aceito ninguém que eu não conheça! Quando enviarem "pedido de amizade" digam quem são, porque muitos nem conheço pelo nome verdadeiro, ok? Desculpem mas temos que nos precaver nos tempos que correm e só me vê a fronha quem eu quero :) E acreditem que não é nada bonito de se ver he he

67 comentários:

Susana Gomes disse...

Minha querida, o Matias tem todas nós a torcer por ele!!! :)

Sabes que comigo coco nunca é demais.
Tarte de coco simples, abóbora e coco e agora esta de maça e coco tb não me vai escapar!
:)

Beijinhos.

Abelha Maia disse...

Esta tarte tem mesmo bom aspecto e cresceu bem, uma delicia.

Quanto ao Matias, vai-se arranjar soluções, tanta gente amiga que visita este blog....claro que vamos todos ajudar.
bjssssssssssssss

Marly disse...

Que aspecto convidativo! Tenho várias receitas de tarte de coco, mas creio que em nenhuma delas entrem maçãs!

Beijinho e bom fim de semana (repito! rs)

Carolina Macedo disse...

Quando estava a ler o post pensei exactamente o mesmo que a Abelhinha disse: somos tantos a ler o blog que alguma coisa se há-de arranjar!! Não há-de ser por isso... Porque o Matias já é um bocadinho de todas nós que o fomos acompanhando... Não desanimes!!!
Quanto à tarte está linda!! Mesmo com bom aspecto!!
Beijinhos grandes*

conceicao disse...

A tarte está com um aspecto delicioso.
As melhoras do Matias.
Se precisares de alguma coisa diz os amigos são para isso.
Bjs

sushibaby disse...

Mas que bela tarte já lhe dava uma bela dentada.
Quanto ao Matias são mais uma disposta em ajudar caso seja preciso.
Um beijo grande

ARVOREESTUDIO disse...

Essa torta cairia muito bem por aqui...
Melhoras para o matias, viu?
Beeeeijo

angela disse...

que torta divina!
quanto ao Matias, imagino com estas, minha mae tem 77 anos e é viuva, desde entao tem como companhia, vitorio, um lindo gato siames que foi adotado a 10 anos, que sumiu na 4f, ela adoceu, vagou pela madrugada debaixo de chuva, chorou muito, teve que ser medicada, esta noite meu irmão o encontrou no topo de uma arvore, assustado e hj os dois estao se acalmando. felizmente.espero que seu matias se recupere. bjs

argas disse...

A tarte está linda...levo a receita comigo, mas terá de ser para um dia especial, que o meu homem tem qualquer coisa contra côco :\

As melhoras para o Matias, tadinho...

bjinhos

Babette disse...

Com um cházinho e com este frio, sabia mesmo bem!
Pensamentos positivos para o Matias...
beijinhos

Isabel disse...

Ameixinha, a tua tarte ficou lindíssima, digna de uma mesa de festa! Essa fatia tem um aspecto delicioso.
Espero que se descubra verdadeiramente o que tem o teu lindo Matias para que ele possa receber o tratamento correcto.
Um grande beijinho.

Nani disse...

Ai que deliciaaaaaa!! Hum boa recepção pra mim que estou voltando, rs
Beijos, feliz 2010!

Lourdes Sabioni disse...

Querida Ameixa meu presente de coração para você é o pedido ao Papai do Céu que dê saúde para o seu Matias...
Outra torta? Eu ainda nem esqueci aquela de maçã deliciosa!
Bjos

Mari disse...

Ameixinha, que torta maravilhosa!! Adoro coco, deve ser deliciosa e tem aspecto excelenet!
Estou torcendo também pela recuperação do Matias!! Sei bem o quanto nos apegamos aos nossos animais de estimação, tão queridos!
Bjo grande

Mari

ameixa seca disse...

Gasparzinha, coco nunca é demais e saúde também não :) Muito obrigada!
Abelha, haverá mais possuídos por esta blogosfera fora? :)
Marly, nunca pensei que maçã e coco combinassem tão bem :)
Cuca, gostava muito que não fosse preciso recorrer à solidariedade mas é muito bom saber que há gente disposta a ajudar :)
Conceição, muito obrigada. Sabe muito bem ler estas palavras :)
Sushibaby, para já vou aguardar pelo resultado das análises. Depois logo vemos o próximo passo. Obrigada pela disponibilidade :)
zac'swindow, muito obrigada :)
Angela, eu ficaria na mesma aflição e também ia calcorrear caminho para o procurar. Ainda bem que essa história terminou bem. Um abraço meu para vocês :)
Argas, os homens também... às vezes só atrapalham he he Obrigada :)
Babette, ia mesmo bem. Até deu vontade de fazer outra vez e vou fazer brevemente :) Obrigada!
Isabel, oxalá eu consiga tratá-lo. Vou aguardar e ver :)
Naninha, já fazias falta né? Ainda bem que voltaste :)
Lourdes, muito obrigada. Mais uma tarte com maçã :)
Mari, pois é. Também sei que adoras animais e tiveste que deixar o teu para r de férias :) Obrigada!

Vivian disse...

oi querida. Que período difícil esse com o seu bichano. Espero q se resolva da melhor forma possível.
Quanto a essa torta de coco vc me deixou salivando, só pq estou precisando de um regiminho rs


bjks

Xana Bértolo disse...

Eu tenho alguém cá em casa k vai adorar esta tarte :)...
Melhoras do Matias Ameixa...

♥ mesa para 4 disse...

Hummm côco, maçã...tudo excelente...e o doce sabe bem qd estamos tristes, consola :*

Thais disse...

Uau Ameixinha, que Tarte linda!!!
Gostei muito da receita, parece ser bem saborosa mesmo. E de coco...hummm, adoro coco!
Beijocas!

ameixa seca disse...

Vivian, é complicado mas tenho fé que vai melhorar! É uma pena teres que fechar a boca mas eu aposto que estás bem bonita :)
Xana, oxalá goste mesmo :) Obrigada!
Samma, é verdade. Os chocolates que tinha cá por casa... já os morfei todos :)
Thais, também adoro e com a maçã combinou super bem :)

SoraiaSilva disse...

Ameixinha, adorei esta tarte... vou ter que experimentar ;p
Aproveito ainda para desejar as melhoras ao Matias e os Parabéns pelo 2º aniversário do fantástico blog :)
Beijinhos*

Pracinha do tempo disse...

Tarte com coco e maça deve ser divinal.

As melhoras para o teu matias, o meu pantera foi atropelado e já está do outro lado. snif.

E já agora, gostava de ver a tua fronha para me desviar se te visse na rua. hehehe. tou a brincar.

Beijinhos. Mónica

Sylvie Luzio disse...

para já desejo-te as melhoras do teu gatinho..porque já sabes que eu adoro animais..e principalmente gatos!

parabens pela tarte.está exelente!!

Unknown disse...

Minha querida...eu sou fã de cocô...e esta tua tarte parece ter ficado bem do meu agrado. Beijinhos

Drika disse...

Gostei desses pedacinhos de coco aparecendo. hehe

Spirit disse...

Olha.. eu vou carregando nos links da publicidade que tens aqui no blog na esperança que mais gente faça o mesmo e juntos ajudemos um bocadinho a pagar uma futura ressonância para o Matias!
------
Gosto do facto da tarte não baixar depois de sair do forno.. é sempre uma desilusão quando tiramos uma coisinha bonita e entufada e 2 minutos depois ela já se esvaziou como um balão furado. :)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Torta de coco com maçã?
Nossa, deve ser uma delícia.
Vai chegar o dia de poder experimentá-la.
Beijos.

Su7i disse...

Esta tarte é a minha cara! Que maravilha! Lá vou eu carregar esta receitinha para a minha lista de 'a fazer'! Excelente! Desejo as melhoras do Matias e um grande beijinho para ti!

® disse...

Amore,
Estou torcendo por seu miau...para que tenha saúde...tenho uma calopsita e é meu bebê...ficou com a asinha doente e quase adoeci tb...:/

Sua torta é para judiar de nós...vamos procurar casas para alugar na sua rua...:D
A maçã deixa a torta ou bolo bem úmido mesmo...fora que você colocou coco para melhorar a situação, né?
Melhoras para seu gatinho...
Bejim procê!!
da Vinni

akombi disse...

essa tarte está mesmo com um aspecto tentador.

melhoras para o teu bichano.

o palavrademae tb agora está privado, tem havido mtas confusões com pessoas reais que me acompanham tb via blog, se quisres convite manda mail, pois és bem vinda :D

ltr450@clix.pt

ameixa seca disse...

Soraia, espero que gostes :) Obrigada!
Mónica, se tiveres facebook envia o convite. Por agora só lá é que tenho a minha fronha he he Lamento o que aconteceu ao teu pantera. É sempre muito triste!
Vivie, eu sei :) Obrigada!
Sónia, então tens que experimentar :)
Drika, ficam bem bons :)
Spirit, agradeço-te imenso. Cêntimo a cêntimo vão-me ajudando bastante. O dinheiro que ganhasse ia ser usado para comprar a ração da Royal, agora tenho mesmo que juntar para a ressonância :) Já estava a contar que a tarte baixasse, normalmente baixam todas, mas esta não baixou nadinha. Deve ser por ser coberta com a massa :)
Heloísa, esse dia vai ser um dia bom ;)
Suzi, espero que te agrade como agradou a nós. Fica grande, dá para muita gente e mantém-se fresca por muitos dias :) Obrigada!
Vinni, eu fico doente mesmo. Agora já estou mais convencida que ele está novamente doente... é a vida! Vou tentar de tudo para salvá-lo :) A maçã faz com a tarte se mantenha fresca e húmida, o coco por si só é seco, a maçã dá-lhe um toque especial :)
Kombi, obrigada! É por essas e por outras que prefiro manter o meu blog no anonimato. Mais vale :)

Sandra G disse...

Ohhhh Ameixinha, não vou deixar de te ajudar para que não falte nada ao Matias.

Quanto á tarte, palavras para quê, está tudo dito, coco e maçã, maravilha.

Bjs

Fabiana disse...

Ameixa,
Que bela tarte!
a foto de ladinho, deu para matar a curiosidade e é claro, me deixar com agua na boca.
Pensamento positivo para o Matias!

bjs

cucchiaiopieno.com.br disse...

Estou tao preocupada com teu gatinho! Sera' que voce nao consegue este exame através de alguma associação de animais? Eles conhecem politicos, donos de clinicas!

Nao tenho facebook ou twitter, mas ficarei aqui rezando pelo Matias. Nao sei se acreditas em Santo, mas sou devota de Sao Francisco de Assis, protetor dos animais - para Deus nada é impossivel.
Um grande abraço
Léia

Claudia Lima disse...

Eu gostei muito desta torta, parece deliciosa. Fiquei com vontade de experimentar.
É ótimo saber que permanece fresca. Isto é uma grande qualidade, de fato.
Vamos aguardar as melhoras do nosso mascote!
Bjs :)

Gina disse...

Olá, Ameixa, tudo bem?
Não me lembro de ter misturado maçãs com coco, mas se gosto de ambos, não vejo porquê não fazê-lo.
Facebook, twitter e orkut não são a minha "praia", mas gostar desses bichinhos queridos, é comigo mesma.
Acabei de voltar de uma pequena viagem e os bichanos foram pela primeira vez. Estou relatando em 2 posts como foi essa aventura.
Desejo melhoras ao Matias.
Bjs.

Carolina Andrade disse...

Ui, doces com cocos são meus preferido. A torta está linda. Beijão

ameixa seca disse...

SandraG, muito obrigrada :)
Fabiana, gosto de tirar foto ao interior para que saibam como fica :)
Léia, já estou numa associação mas os exames só podem ser feitos nos hospitais veterinários. A associação não tem maneira de ajudar com isso. Mas nós vamos superar isto :)
Claudinha, é muito boa para quando há muitas visitas, chega para todos mas, quando somos poucos, também é óptimo pois fica fresca durante muitos dias e nem a massa fica rija :)
Gina, foi assim que eu pensei, por isso fiz a tarte. Já vi a postagem e as fotos dos teus bichinhos tão fofos :) Obrigada!
Carol, obrigada :)

Odete disse...

Achei essa torta super interessante, e ja que temos muitas macas, acho que esta facil fazer.
Melhores votos de melhoras ao Matias.

conceicao disse...

Deixei um selo para ti no meu blog.
Bjs

Abóbora Amarelinha disse...

Já não bastava essa tarte ser de maçã, como ainda por cima com coco, deve ser maravilhosa.
olha e vou-me candidatar a possuida...será que vou ser aceite!!!
beijinhos

Romy Almeida disse...

aiaiai... maçã e coco. Adoro os dois eheh

Bjokas

ameixa seca disse...

Odete, ela é muito simples de fazer :) Obrigada!
Conceição, obrigada :)
Bóbora, tens dúvidas que és possuída? Eu não he he
Romy, és como eu, por isso combina muito bem :)

www.culinariasaborecor.com disse...

Querida, adorei essa tarte, esta muito linda de dar água na boca beijinhos

Fla disse...

Adorei a torta, parece divina.
E estou torcendo pro seu bichinho melhorar!
Bjs

Raquel Alabaça disse...

Sem dúvida tenho que tentar, a combinação parece perfeita e adoro.

AS melhoras do teu Matias, muitas festinhas e miminhos, certamente não lhe faltarão.

Beijocas

Smas disse...

A tarte deve ser deliciosa!

As melhoras do Matias.

Eu até gostava de ver a fronha ao vivo e a cores um destes dias :)

Bjs

Unknown disse...

Parece-me ser algo divinal.
Adorei a receitinha...

Bjs

Natacha Rodrigues disse...

Será que li basica, facil?? Humida e Leve??

Coco??

Nhami....

Marcia disse...

APETITOSA! Com maiusculas sim senhora.
Porque está sumida?
Feliz 2010, bj

Tati - Panelaterapia disse...

Sua tarte está com um aspecto maravilhoso!!!

Quanto ao Matias, já lhe disse isso: acredito que Deus mande os bichinhos doentes para pessoas especiais que possam cuidar deles! Você está fazendo o melhor por ele, estou torcendo para que ele fique bem!!!
Bjs

Mary disse...

Olá; ameixinha,
Que aspecto óptimo,e muito guloso tem essa tarte e muitíssimo boa.

Bjinhos,
Boa Semana

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que torta belíssima! Super apetitosa! Vou levar a receita! Bjinhos e uma ótima semana :D

Isabelocas disse...

Que bela tarte, essa fatia está muito fantástica.
As melhoras do Matias.
Bjs

ameixa seca disse...

Suely, Fla, Carlita, Mary, Paula, Isabelocas, obrigada :)
Rachel, espero que gostes. Miminhos não faltam não senhora :)
Smas, um dia destes tratamos disso. Eu tenho a mesma curiosidade em relação a ti e à tua família :)
Verdinha, leste mesmo :)
Marcia, não estou sumida mas estive uns dias que não consegui comentar nos blogs amigos :)
Tatiana, será mesmo? Mas é um sofrimento muito grande para todos nós! Estou a ficar exausta :)

Isabel disse...

Olá,
passei para informar que o Gato da Maria mudou de casa, agora está em http://ogatodamaria.blogspot.com
conto com a tua visita.
Bjinhos.

Marina disse...

Ameixinha, a tarte está fabulosa! Se calhar ainda faço no aniversário do meu maninho...
Olha, já há mais novidades do Matias? O teu post já é de 9/01...
Estou a torcer para que ele melhore!
Beijinhos.

O Baú do Xekim disse...

Olá Ameixa.

Obrigado por ter passado na minha "casinha" e deixado os parabens.

Beijinhos e feliz semana.

ameixa seca disse...

Fernanda, obrigada!
Marina, o Matias está na mesma. Ainda estou à espera do resultado das análises. Obrigada :)
Xekim, de nada. Muitas felicidades :)

risonha disse...

Ameixa Maria, essa tarte deve ser fantástica, pelo menos o aspecto é excelente.

Quanto ao teu outro blog, como sabes eu adoro animais, por isso se me quiseres enviar um convite será bem recebido.
As melhoras ao Matias.

ameixa seca disse...

Risonha, é melhor do que imaginam. Assim na foto até parece que fica seca por causa do coco. É exactamente o contrário :) Já enviei o convite!

Marita disse...

Essa torta está tão atraente que...copiei, pretendendo fazê-la brevemente.
Obrigada
Abraços brasileiros

ameixa seca disse...

Marita, espero que gostes tanto quanto nós gostamos :)

disse...

Pecadooooo divinal!!!1

ameixa seca disse...

Jú, não sei se gostas de coco e maçã mas, se gostares, tens que experimentar :)

moranguita disse...

eu gosto muito dessa revista
agora nao a compro todas as semanas por questões financeiras mas de vez em quando la vem comigo para casa
esta um maravilha vou guardar a receita
beijocas

ameixa seca disse...

Moranguita, eu não a compro há alguns anos. As que tenho são antigas :) Mas gosto muito delas!