domingo, 17 de janeiro de 2010

O meu animal é fenomenal!

Humildemente dirijo-me a todos quantos cá aparecem e perguntam pelo Matias, a todos quantos se preocupam com ele, a todos que me dão força e incentivo. Não vos posso pedir nada pois já muito me têm dado, mas leiam com atenção este pedido "versado" :)
Porque o humor é a única maneira que tenho de ultrapassar os desatinos da vida. Espero que gostem.

Já agora, aproveito para dizer que o blog "Só Possuídos" tornou-se público para que, aqueles que realmente se importam, sigam os passos desta luta e saibam o que se vai passando!


O possuído Matias

Eu tenho um gato
Chamado Matias.
Encontrei-o no mato
Há já muitos dias.

Comigo ficou
Bem sossegadinho
Até que se passou
Andava tolinho.

Lá fomos os dois
Ao senhor doutor.
E logo depois,
Passou-lhe o estupor*.

Afinal o que era
O que acontecia?
Está doente, pudera
É epilepsia.

Somos possuídos,
Somos sim senhor!
Tomamos comprimidos
Para passar a dor :)

Passados uns meses
Não fazia xixi.
Mas vai ser sempre isto,
Doença aqui, doença ali?

Depois do internamento
E algaliação,
Viveu-se um momento
De consternação.

Só pode comer
Ração da Royal!
Lá terá que ser,
Pra bem do animal.

E agora, entretanto
Voltou a desfalecer.
Estou noutro pranto
A vê-lo sofrer.

Não sabemos o que é
Está sempre a cair.
Não se aguenta em pé
Só me apetece fugir.

O malvado exame
Custa muito tostão.
Esta vida é infame,
Mata-me do coração!

Para ajudar,
Alguém teve uma ideia.
Quem quiser participar
Que vá à Colmeia!

Obrigada à Abelha pela ideia e generosidade demonstrada. A todos quantos me têm ajudado, o meu humilde e sincero agradecimento!

*Estupor - aplicado no sentido de ser "entorpecimento patológico das faculdades intelectuais, acompanhado de estranha expressão fisionómica". Que eu cá não acho que o meu bichinho seja um estupor :)

63 comentários:

Abelha Maia disse...

O teu Poema é de deixar as lágrimas a correr, está lindo, não podias ter feito melhor, eu fui só um empurrão que ajudou, espero que consigamos ajudar o Matias.
Bjsssssssssss

Sandra G disse...

Ameixinha,
Fiquei sem palavras ao ler o teu poema, está lindo,
Vamos conseguir ajudar o matias.A esperança tem de ser a última coisa a morrer.

Bjs

Unknown disse...

Minha querida, espero que tudo seja resolvido e que tanto você como o Mathias fiquem bem.

Beijos e até mais!

Claudia Lima disse...

Com a ajuda de todos tudo tem mais chances de ficar resolvido.
Espero que muitos se interessem e colaborem.
Boa sorte! :)

Ezequiel Coelho disse...

o Matias é um Resistente e Tu também! É uma caminhada não a dois, mas a muitos! ;) Abraços!

Odete disse...

Apesar de triste nao te faltou inspiracao. Quando nossos bichinhos sofrem, sofremos tambem. Vou la ve se vou poder ajudar de alguma forma.
Fiquem bem!

bjs

Marly disse...

O poema realmente contou a estória toda, pobre Matias! Faço votos de que muitos se interessem pela causa do bichano e contribuam para que o sofrimento dele (e o da dona, pois não?) seja amenizado!

Beijinho, boa noite e boa semana!

ameixa seca disse...

Abelha, espero que sejam lágrimas de tanto rir :)
Sandra G, a esperança é o que resta :) Obrigada por ajudares a mantê-la viva!
Ana, obrigada :)
Claudinha, ainda há muita gente solidária neste mundo. Só me resta agradecer :)
Ezequiel, ambos fraquejamos mas temos que nos levantar para tentar resolver esta história. Obrigada pela tua ajuda :)
Odete, tenho que tentar ultrapassar a tristeza com sorrisos. É o único jeito :) Obrigada!
Marly, tentei fazer o apanhado todo. Muito obrigada :)

Vânia Costa disse...

Ameixinha,

Amiga (apesar de ser apenas virtual), vou contribuir com o que posso e lamento não te poder dar todo o dinheiro que tu precisas para ajudar o Matias. Lamento a sério! Eu espero que o Matias fique bem... Eu também sei o que é perder um animal que temos como família... E espero que não tenhas que passar por isso... Não vai ser quase nada, e lamento mesmo Ameixa, mesmo mesmo muito! Mas olha, é apenas o que tenho... :(
Se precisares de qualquer outra coisa diz-nos! Não tenhas receio do que as pessoas possam pensar... Ninguém te vai levar a mal o pedido de ajuda!
Boa sorte!
Um beijo e um miminho no Matias*

Gina disse...

É de cortar o coração ler tudo isso, mas ao mesmo tempo bom sentir o quanto o Matias é amado.
Quem gosta de animais, como nós aqui em casa, ficamos tristes por não conseguir restituir, por uma razão ou outra, a qualidade de vida que eles merecem ter.
Você sabe do caso do nosso Yuki, que não chega nem perto do problema do Matias, mas que está difícil de sanar.
Boa sorte, querida!
Bjs.

Natural Naturalmente disse...

E se nós olhassemos mais para o SEU adsense, tambem seria uma ajudinha!
um beijinho.

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Olá! Sei o que custa vermos o nosso "animal" sofrer e não podermos fazer nada. Também já passei por essa situação, embora o meu cão já fosse velhinho (tinha 16 anos). Espero que tudo se resolva da melhor maneira. E com tudo isto, a tua veia poética veio ao de cima, o que nos deu muito prazer.
Beijinhos e boa sorte!

esme disse...

Ameixinha,também me fizeste cair as lagrimas com o teu lindo poema... espero do fundo do coração que em breve possas escrever um novo poema que me faça rir com a recuperação e melhoras do querido Matias... beijinhos aos dois :)

argas disse...

Tadito, até teve direito a uns versos...:)

Não posso dar muito, mas não vou deixar de ajudar, mm com pouco, tal como disseste no email...se dividirmos todos o pouco que temos, seremos todos mais felizes...
e bem verdade! :( Que se descubra qq coisa, ao menos isso...bjinho

PratosdaBela disse...

Realemtne neste poema demonstrar o quanto amas o teu gatinho...
Jinhos fofos

Anónimo disse...

eu queria ajudar...
:(
não sei se existe forma...estou tão longe...
mas eu torço do fundo do meu coração pela recuperação do Matias!
Esses animaizinhos são fortes e sempre nos surpreendem!
Força!
:)
um beijo!

Ana Powell disse...

Olá
Tenho andado tão ocupada que practicamente não tenho visitado ninguém.
Pobrezinho do Matias,
Entendo perfeitamente o teu pedido de ajuda.
O teu poema é muito bonito e foi escrito com muito amor.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi linda, chorei ao ler teu poema. Com fé em Deus Matias ira' recuperar. A abelhinha também me emocionou muito com esta iniciativa, com certeza Deus lhe dara' em dobro.
Força Matias
Léia

Carina disse...

Minha linda, este poema é de arrepiar!!!!
O teu Matias vai ficar bom!!!!
A atitude da Abelhinha foi muito nobre!!!!

Beijocas :)

ameixa seca disse...

Vânia, já nos conhecemos pessoalmente :) Não lamentes minha querida, a vida é mesmo assim e temos que a saber levar da melhor maneira. Graças a Deus ainda há muita gente generosa e todas as contribuições estão a ser golfadas de ar fresco para mim. Muito obrigada :)
Gina, sinto a obrigação de dar o meu melhor pelos animais. Eles dão-me carinho e fazem-me rir. Nestas situações o choro é normal mas estou a tentar ultrapassar e convencer-me que faz parte... Desejo também as melhoras rápidas para o Yuki :)
Márcia, claro que sim. É uma maneira enorme de me ajudar. Ainda não recebi nada mas sei que tenho tido amigas que contribuem através dos cliques na publicidade :)
Lu, já perdi uns quantos mas, infelizmente, sempre muito jovens. No meu íntimo sei que o Matias não é gato para durar muitos anos mas queria dar-lhe a qualidade de vida que o bichinho merece. Obrigada :)
Esme, era suposto ser para rir he he Não sei se vou conseguir fazer um poema mais divertido que este ;) Obrigada!
Argas, eu acredito nisso. Da mesma forma ajudei as vítimas no Haiti, com muito pouco mas de muito boa vontade :) Obrigada!
Bela, incondicionalmente :)
Rafaela, tal como referiu uma amiga. Podes sempre clicar no AdSense :) Obrigada!
Ana, o tempo não chega para tudo. Obrigada pela visita e pelo carinho :)
Léia, não era para chorar :) A Abelha tem esta capacidades de colocar toda a colmeia em alerta e a trabalhar he he
Carina, e eu a pensar que ia fazer alguém sorrir :) Foi mesmo uma atitude fantástica. Obrigada :)

Isabel (pipoka) disse...

estou a tentar enviar-te mails desde manhã, mas vêm devolvidos... não tens outro endereço? Se tiveres, envia-me para um mail para o threefatladies...

bjs

Isabel (pipoka) disse...

já resolvi o problema (e era meu)

bjs

Unknown disse...

Bem... o teu poema, deixa qualquer um emocionado. Lamento imenso todas as dificuldades e problemas que tens passado. Tenho a certeza que muita gente ira ajudar-te, pois tu mereces. Tenho a certeza que tudo ira correr bem e o Matias voltara a ser um gato normal muito em breve.

Beijinhos e muita forca.

Comsentido disse...

Não pude deixar de ficar indiferente ao teu poema e ao apelo da Colmeia, irei contribuir de duas formas, uma foi colocar um post no meu blog e outro será efectuar uma transferência, será um valor simbólico, pois também tenho um cão que me dá bastante despesa, mas estou certa que vais conseguir o dinheiro para o exame e que o Matias via ficar bom. Força.

Rachel disse...

Só mesmo uma pessoa sensível como você para escrever tão bonito poema, uma linda demonstração do seu amor por ele.
Tenho certeza que vamos conseguir ajudar o Mathias e ele sairá dessa feliz e faceiro.
Bjuss!!!

Anónimo disse...

Cara amiga ao ler isto fartei-me de xorar lamento muito e lembrei-me dos meus gatos
amiga conta comigo quando precisares e se eu poder ajudar, tu e o matias valem ouro e sei o que È estar na tua situaçâo.
beijocas doces para os dois :)

Unknown disse...

Deixei mensagem no "Só Possuídos"
Beijo grande e que corra tudo bem com o Matias!

:***

Spirit disse...

O video do youtube é de partir o coração. Coitadinho... parece que está sempre com sono.
O meu Joca também é dos finos,desde que se lhe ... hum.. entupiu a pilinha e quase foi desta para melhor (é assim a explicação mais simples..lol) que só pode comer royal urinária... até costumo brincar que o gato come mais caro que as pessoas cá em casa. Só isso é um peso no orçamento que nem se fala.
Espero que haja muita gente a poder ajudar-te. EU vou passando por cá e clicando nos anuncios. Eu sei que não podes dizer às pessoas para fazerem o mesmo ... mas quem estiver a ler este comentário, não custa nada, é só um clique e já que aqui estão aproveitam e dão uma ajuda.
Vou meter o link do teu blog no meu facebook com um pedido especial, pode ser que ajude.
Olha, se calhar já te lembraste disto mas já telefonaste para a associação protectora dos animais a perguntar se não têm contracto com nenhum centro veterinário que faça o exame um bocadinho mais barato?

Tati - Panelaterapia disse...

É lindo de ver o seu amor pelo Matias...estou pensando em uma maneira de ajudar mas é bem complicado mandar dinheiro ao exterior. Meu banco não permite menos de 100 euros e infelizmente 100 euros no momento eu não tenho condições.
Se você pensar em alguma maneira que eu possa ajudar por favor me fale!!!
Faço votos de que muito em breve o Matias possa fazer a ressonância!
Bjs

Natacha Rodrigues disse...

Bem amiga nem te vou mentir, nunca tive grande relação com animais... proxiidade digamos assim. Tenh um peixinho que lá vai sobrevivendo.

Mas a tua história comeve qualquer um, sem duvida.

Desejo-te td de bom, para ti e para o Matias!!

anabenfica disse...

Sabes ameixa...o Matias teve muita sorte em vos ter encontrado, porque vocÊs não desistiram dele, lutam por ele e fazem de tudo para que ele melhore.

Nem todos os animais têm essa sorte... :(

Quanto à Abelha, ela é assim, nao consegue evitar :) Ela tem sido uma grande ajuda lá para a nossa associação, funciona como uma delegação Lisboeta e é incansável com os animais!

Boa sorte para ele...e vai-nos dando noticias. Se ele aguentar, esborracha-o e dá-lhe 3 beijos na barriga, diz-lhe que fui eu que mandei.

Fla disse...

Ameixinha, quem ama os animais está mais perto de Deus! Alguém uma vez me disse isso e eu concordo plenamente.
Estou como a Tatiana tentando arranjar uma forma de te ajudar... se souber me diga.
beijos
Fla

ameixa seca disse...

Pipoka, obrigadíssima :)
Cacahuete, felizmente está muita gente a ajudar-me. Só posso agradecer :)
Fátima, já lá fui ver e agradeço-te muito os dois gestos :)
Rachel, oxalá ele saia bem de todas estas doenças :)
Scaf, também não estás numa situação fácil. Oxalá tudo melhore para o nosso lado :)
Psychic, obrigada :)
Spirit, pois é. Por isso a veterinária até achou que era Narcolepsia mas só a ressonância/tac podem dizer :) É que a ração é mesmo mais cara que o que nós comemos. A quase 20€ o kg é dose! Infelizmente, este exame só é feito nos hospitais veterinários, não há desconto para ninguém. Os cliques na publicidade ajudam bastante :)
Tati, não te preocupes. A Abelha já te disse o que fazer. Ajuda-me na mesma :)
Verdinha, mas não lhes fazes mal e isso é que é importante. Obrigada :)
Anabenfica, ainda gostamos mais dele por ser doente :) Temos é pena de não ter o dinheiro que gostaríamos para o ajudar! Havendo animais, a Abelha está em todas he he
Fla, também concordo! Acho que a Abelha já te indicou como ajudar :)

akombi disse...

que consigas em breve fazer com que o teu Matias fique melhor e qu consigas o dinheiro para o exame.

beijocas

amobrincar disse...

as melhoras...
infelizmente nao posso ajudar...
beijinhos

Nana disse...

Ameixa, tu é uma graça, adorei o texto para o querido miau.
É uma pena não poder te ajudar, já que o euro aqui tem uma diferença enorme, mas ele esta na minha orações.
Te adoro amiga.
bjss

Susana Gomes disse...

Amiga, o tanto que os nossos animais nos dão, só o sente quem o vive.
consigo por isso compreender perfeitamente o que sentes.
Sou uma das muitas que torce pelo Matias!
Boa sorte. :)
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Kombi, Tuxa, obrigada :)
Nana, eu sei, obrigada na mesma :)
Gasparzinha, felizmente há muita gente que ainda gosta de animais. Muito obrigada pela torcida ;)

amigona avó e a neta princesa disse...

Deixo um abraço e as melhoras do Matias...beijos

Lucie disse...

ola Ameixa Seca! espero que estejas mais animadinha com estes donativos!eu fico contente por ver a solidariedade..nunca pensei!
será que posso ajudar de alguma forma (sem ser donativo...peço imensa desculpa, mas não posso)?
espero que tudo se resolva pelo melhor! beijinhos

O blog... disse...

Claro que o Matias vai ficar bom dentro daquilo que for possivel e temos de torcer todos para que isso aconteça. Podes contar com a minha ajuda.
Bjos

Isabel disse...

Ameixinha, olá :)
Este "nosso gatinho" (sim, porque já todos nós que te lemos, adoptámos virtualmente o Matias)vai fazer uma ressonância! Vão descobrir o que se passa com este bichaninho lindo e vão curá-lo! E tu vais sorrir de novo minha amiga!! Beijinho grande, vais ver que vai ser assim!

Isabel disse...

Ameixa, as tuas rimas estão uma perfeição. Tu tens mesmo jeito para a coisa.
Quanto ao Matias, espero sinceramente que ele melhore.
Bjs

justme disse...

Ameixinha, tu qe vais passando lá pela minha casa, meio fantasma, sabes o que tem acontecido aos meus bichinhos e como gosto deles, assim quando vi o que se passava com o Matias, 1º no blog da Abóborinha e depois na Colmeia, fiquei logo triste e de lágrima no olho, vou tentar ajudar-te no que puder,monetariamente assim que possa ir ao banco e oferecendo-te o ombrinho, o blog ou o mail se precisares de algo mais que eu possa fazer, esta semana anda complicada, a nível de horários pq eu e o grupo de dúvidas temo-nos encontrado todos os dias por causa dos exames que vamos fazer para a semana, mas entre amanhã e 5ª vou ter que "pausar" um bocado pois tenho imensas coisas em atraso, e 1 das primeiras vai ser o Matias.

Beijão

ameixa seca disse...

Avó e neta, muito obrigada :)
Lucie, obrigada. Também nunca pensei em tanta generosidade :) Quanto à maneira de ajudar, pergunta à Abelha ;)
Amélia, a onda positiva está a fazer-lhe bem. Há quase 4 dias que tem andado sem desequilíbrios. Muito obrigada :)
isabel, a ressonância não é garantia. Oxalá diga alguma coisa, é isso que eu espero. Muito obrigada :)
Isabel Marques, calhou bem no Domingo à tarde apanhei a onda e deixei-me levar nas rimas :) Obrigada!
Justme, eu sei, obrigada minha querida :)

Taina disse...

já lhe mediram o potássio?

ameixa seca disse...

Taina, fizeram-me umas análises gerais. Não sei se o potássio estava incluído, terei que perguntar. Tem conhecimento de algum caso ou assim ou alguma informação do que poderá ser?

Taina disse...

Conheço gatos que com hipocalémia desenvolveram quadros de convulsões ou de astenia, ou seja, mal se mexiam, não tinham forças...

O potássio está incluido no ionograma e não no hemograma ou bioquimicas séricas

é só uma hipótese, é mais barata e simples que a ressonância e a ter valores alterados não deverá ser dificil de os corrigir. Acho que talvez não se perdesse nada em confirmar.

Posso estar enganada claro... pela descrição ainda pensei em patologia cardiaca mas provavelmente essa área tb já foi examinada:)

Boa sorte.

Ameixinha disse...

Taina, graças a ti ontem (já era hoje) deitei-me tardíssimo. Andei a ler o teu blog :) Ora bem, o meu animal, mesmo quando tem estes desiquilibrios (não sei se já viste o video) continua a mexer-se bem. Há alturas em que até começa a correr, parece que quer dissipar esta soneira :) Obrigada pelas dicas!

Taina disse...

Vi o video e de facto ele não parece perder a consciência. Parece quase narcolepsia lol Com a perde de equilibrio que parece ter, pode ter a ver com o cerebelo ou zona vestibular.

Desculpa as perguntas mas ele já fez terapia com corticóides? ou um antibiótico indicado para alterações neurológicas.

Conheci um cachorro que após ter feito uma vacina começou a andar apenas junto às paredes, babava-se e quase parecia que não nos via, tentava vir connosco e depois falhava. Ele melhorou e no natal com a ansiedade ele voltou a ter um episódio que resolveu com a cortisona pq mtas vezes há inflamações cerebrais ou meningites que reagem bem à cortisona...

Concerteza que o vet que o está a acompanhar já pensou nisto tudo mas era só mais umas ideias.

Fátima disse...

Com esse bolo Ameixinha, tua sorte vai chegar, aliás já tens muita sorte de ter esse dom de escrever coisas maravilhosas não achas?:))

ameixa seca disse...

Taina, narcolepsia foi uma hipótese considerada. Mas só a ressonância pode dar a confirmação. Corticóides acho que ainda não tomou. A vet pensou dar-lhe mas depois achou que não era isso que se passava com ele. O meu gato não tem nenhum desses sintomas desse cão. Apenas tem estas perdas de consciência... de resto é um gato normal, come, dorme e brinca muito :) Todas as ajudas são bem vindas! Obrigada!
Fátima, continuo a achar que sou uma pessoa privilegiada, estou viva... isso é sempre o mais importante :) Obrigada!

Taina disse...

n estou a comparar sintomas com os do cão até pq tive outro que apenas tinha convulsões que com o AB e córtico passaram. Consoante a área afectada e o animal, irá haver apresentações diferentes.

boa sorte.

Amélia Batista disse...

Fiquei sem palavras ao ler o poema que fizeste ao teu menino. Ò minha querida eu sei o quanto te deve estar a custar mas a verdade é que nós por eles fazemos tudo.
As mais sinceras melhoras para o teu Matias e se eu puder ajudar nessa corrente de solidadariedade, podes crer que vou fazê-lo.
Beijinho e as melhoras sinceras.

ameixa seca disse...

Taina, estou que já nem sei. Como não tenho informação nesta área, não sei o que deve e não deve ser feito. Amanhã vou falar com a veterinária porque entretanto surgiram outras questões. Obrigada :)
AB, é sempre complicado vê-los doentes mas estou a tentar dar o melhor de mim. Pelo menos fico com a noção que fiz tudo o que pude :) Obrigada!

Taina disse...

alguma dúvida diz:)

ameixa seca disse...

Taina, obrigada :)

Patrícia disse...

Olá. Visitei o teu blog hoje pela 1ªvez, mas fiquei logo fã.
Li a história do Matias e desejo que melhore o mais rápido possível. Pelo que percebi no blog "Às vezes cozinheira" já conseguiram alcançar o objectivo para o ajudar.
Um beijinho grande e vai dando notícias do Matias.

ameixa seca disse...

Patricia, bem vinda! Conseguimos o dinheiro para a ressonância e mais um bocadinho que será usado para o Matias fazer os exames. Hoje fiquei a saber que ele vai ter que fazer novas análises e, muito provavelmente, alguns exames. Muito obrigada :)

a Trofa tem cozinheira disse...

amiga....em poucas palavras.... ANIMAIS sao melhores que muita GENTE!!! FORÇA PO MATIAS!!!

ameixa seca disse...

Bombokita, tens toda a razão :) Obrigada!

Tânia disse...

Ameixa...por ter estado "fora do ar" fico sabendo agora apenas do Matias.
Energias positivas para ele e para ti, pois sei o quanto é o sofrimento de quem ama e respeita os animais.
Beijinhos

ameixa seca disse...

Tânia, obrigada. Está a ser uma luta e tenho esperança que vamos vencer ;)