sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Brigadeiros

O meu cão está em todas he he Cheira-lhe a doce e lá vem ele ver o que se passa e ver se calha alguma coisa na rifa! Mas não, estes foram só para as gajas da casa! Estávamos descompensadas e nada melhor que chocolate para dar um outro ânimo.
Esta é mais uma de 2009 mas ontem comprei uma barra de chocolate a 0,50€ e metade já foi! Desperate times call for desperate measures :)

Ingredientes:
1 lata de leite condensado de chocolate
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de brande
missangas de chocolate q.b.

Preparação:
1. Num tachinho, leve ao lume o leite condensado de chocolate com a manteiga e o brande.
2. Cozinhe até obter ponto de estrada. Verta o preparado sobre um tabuleiro e leve-o ao frigorífico para solidificar.
3. Tenda pequenas bolinhas, passe-as pelas missangas de chocolate e sirva-as.

Receita retirada da revista Cozinhar sem Stress nº6.

É tudo muito bonito mas foi um stress para passar os brigadeiros pelas drageias. A certa altura, tinha drageias de chocolate espalhadas pela bancada toda... stress mais stressado não há! Mas valeu a pena! Também usei coco ralado em alguns e ficou muito bom. No entanto, já vi algumas pessoas a comerem brigadeiro da panela... vai dar ao mesmo e sempre fica mais fácil e bem menos stressante :) É que depois do stress de enrolar os brigadeiros, temos que fazer mais brigadeiros para compensar o stress de os ter enrolado!
E aí, caras colegas brasileiras, que tal me saí a fazer os famosos brigadeiros? Sei que esta receita não é a original mas para começar tinha que ser o mais fácil possível :)

Bom fim de semana!

89 comentários:

Abóbora Amarelinha disse...

ADORO BRIGADEIROS

Patrícia Nascimento disse...

Esses brigadeiros ficaram lindíssimos...uma verdadeira tentação! Adorooooooo...

Bjinhos e bom fim de semana!

conceicao disse...

São tão bons.
Bjs

SoraiaSilva disse...

Ficaram excelentes :)
Beijinhos*

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Ficaram lindos!!! E são tão bons...! Não conhecia com o brande, mas deve dar um gostinho especial.
Beijinhos

Abóbora Amarelinha disse...

se tivesse feito um comentário decente não tinha sido a primeira.
agora sim vamos ao comentário.

desde a passagem de ano fiquei a amar brigadeiros, mas os de eleição são os que levam noz por dentro, os de chocolate não gostei muito, e tambem não gostei com missangas , gostei com açucar em pó.
E tambem não gostei de saber o tempo que ficam ao lume, e para não ficarem elásticos, não podemos deixar de mexer, ora sendo eu a doçeira que sou, nem me atrevo a experimentar, ainda corro
o risco de conseguir fazer bolinhas quando os estiver a comer.
Olha! secalhar enganei-me! isto será um comentário ou uma postagem?!
beijinhos e bom fim de semana

Autora do Blog disse...

Adoro brigadeiros.
Esses ficaram muito tentadores.
Com côco melhores ainda!

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Carolina Macedo disse...

Ai rapariga, eu amo brigadeiros!!! Quem me dera comer alguns agora... Não queres mandar?? E tu pões-me isto agora à frente?? Já nem estudo bem! Lol!!!
Beijocas*

Anónimo disse...

Oi adoro brigadeiros mas reparei que não mensionas-te o chocolate na massa, esqueceste-te?
Beijinho
Estão mesmo com bom aspecto!

Anabela disse...

Ficaram bem enroladinhos,uma altura tambem fiz e aconteceu me o mesmo,era chocolate pela bancada fora e as minhas mãos pegajosas,que me fazem uma impressão,mas compensa depois...,bjs

Tuquinha disse...

que apetitosos...até a minha pituquinha andaria atrás de ti a ver se tb lhe tocava algum....
beijos

Marina disse...

Os brigadeiros são tão gulosos!
O que me vale é que estou a vê-los mas não os posso comer! É que não posso mesmo...
Que bom vê-los!
Beijinhos.

Bella disse...

Lindas bolinhas de doçura e chocolate... de qq modo dispenso o brandy :P

Bjs

Comsentido disse...

Eu por acaso hoje ia experimentar fazer. Diz uma coisa, quanto tempo +/- é que se tem de estar a mexer?

Pracinha do tempo disse...

O stress de enrolar os brigadeiros e espalhar as drageias pela mesa não é só teu, imagina em minha casa que uma pequena de quase 4 anos quer sempre participar nessa parte.

É um desatino, mas eu respiro fundo e no fim toca de limpar, a mesa, a cadeira, o chão e a miúda, porque ela vai comendo as drageias e fica com metade coladas pela cara.

Adorei o aspecto dos teus, podes fazer mais vezes para nós babarmos deste lado.

Beijinhos.

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi linda
Adoro brigadeiro, como a colheradas! Boa lembrança, adorei o uso do brande, irei fazer hoje mesmo para matar a vontade!
Um abraço
Léia

Blog da Nô disse...

Bem, pediu a opinião de uma brasileira e aqui vai!
Eles ficaram belíssimos, mas tenho de fazer algumas observações:
1-) Não use o leite condensado com chocolate. Ele 'mata' o sabor do brigadeiro. O ideal é usar chocolate em pó;
2-) Para que não grude nas mãos, quando os está a enrolar, basta untar as mãos com manteiga;
3-) No Brasil o brigadeiro é um doce muito caseiro. As adolescentes (e as mais velhas também!) gostam muito de fazer a massa, distribuir uma colher para cada amiga e 'atacar' na panela mesmo. Agora, a moda no Brasil é fazer o brigadeiro mais 'chic', para casamentos e festas, servindo a massa num ponto mais mole, em copinhos, para se comer de colher.
Espero ter ajudado em alguns pontos, mas tenho de lhe dar os parabéns pelos seus brigadeiros e pela excelente atitude de experimentar preparar receitas de outras culturas! Adoro isso!
Beijos!
:o)

Dani disse...

Só não sei oquue é Brande...rs

Mas os brigadeiros me parecem ótimo. Pena que a facilidade do leite condensado de chocolate aqui no Brasil durou pouco tempo. Seria tão mais prático.

Aqui só encontramos agora em versão reduzida embalado em sachês para comer direto da embalagem.

Vc se saiu bem com o quitute brazuca.

Bjs

Sandra G disse...

Eu no final do ano passado também fiz brigadeiros.Apetecia-me muito chocolate.Adoro esses docinhos.

Ficaram lindos.

Bjs

Diário de receitas disse...

Hummmm, eu adoro brigadeiros mas a última vez que fiz não correu bem pois colou-se tudo no tacho.Adoro iam já uns quantos, tb não me importo de comer à colherada.Os teus ficaram muito bonitos.
Bjs

Nani disse...

Saiu-se maravilhosamente bem, ficaram maravilhosos! Parabéns!
Bom final pra ti também!
Beijos

argas disse...

Imagino a trabalheira! mas estão lindos!! bjinhos

ameixa seca disse...

Bóbora, o que provaste eram brigadeiros ou trufas? he he A parte de estar a mexer é uma seca mas vale a pena :)
Patrícia, Conceição, Soraia, Autora do blog, Marina, Bella, Naninha, Argas, obrigada :)
Lu, não se nota muito mas eu gosto de um travo a bebida alcoólica. Ando nos copos he he
Cuca, ainda bem que eu só tive computador no último ano da faculdade. E só descobri os blogs um ano depois he he
Catarina, mencionei que o leite condensado é de chocolate :)
Anabela, dá um bocado de trabalho. Por isso é que digo que para a próxima como da panela :)
Tuquinha, e era capaz de ter sorte com as missangas que caíram da banca ;)
Fátima, não me lembro mas ainda é um tempinho. Cerca de 20 minutos :)
Mónica, mas com a companhia da tua filha ainda vai dando vontade de rir. Sozinha a ver missangas a voar por todo o lado... não tem piada nenhuma he he
Léia, queria provar feito por uma brasileira. Vocês sabem bem como fazer :)
Noémia, eu sei, por isso disse que sabia que esta não era a receita original mas era a mais simples :) Obrigada!
Dani, brande é brandy, a bebida alcoólica destilada :) Pena não haver aí. Aqui saiu há pouco tempo e é bem prático :)
Sandra G, para afogar as tristezas... não há nada melhor :)
Diário de receitas, tem que se ter cuidado e não deixar de vigiar o tacho :)

® disse...

Cê tá é mto chique, viu?! =)
Fazendo docin de seus patrícios...gostei purdimais!!=D
E óia só, amei a idéia do coco...moça prendada demaisdaconta...
Cozinha sem stress tô rindo até agora..rsrs...aqui o costume é fazer na panela e cada um pegar uma colher...q no final quase vira uma arma...rsrs...pois todos querem raspar o tacho...=D
Não sei o q é brande, adispôis vorto prá sabê, viu?!
Um bejim procê e pro seu 'Au-au'

® disse...

**eu já li no seu comentário acima q foi mais rápido q o meu...rsrs..Bjim!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Brigadeiro, por aqui, é algo ultra-tradicional. Não pode faltar nas festinhas das crianças de forma alguma.
Nossa receita tradicional é com leite condensado puro, chocolate em pó e manteiga. Depois de conseguido o ponto é só esperar esfriar para enrolar (não se leva à geladeira), passando manteiga nas mãos. O mais tradicional é passado em chcolate granulado.
Uma festa, também, é raspar a panela com colheres ( e comer sem parar).
Atualmente está na moda o brigadeiro de colher. É colocado em pequenos copinhos, e servido com uma colherzinha minúscula. É mais cremoso. Nunca fiz, mas me parece que vai um pouco de creme de leite.
Ô delícia!
Beijo.

Anónimo disse...

Eu adorooooooo esse coisa daí sim?????
Apetecia-me :S
Será q terei q fazer ou isto passa!?! ehehehehehhe
Está c um aspecto mesmo guloso e então de coco... uiiiiiiiii!
Tb queroooooo!
Beijinhos doces de um óptimo fim de semana**

Belinha disse...

k bonssssssssss devem ser!!! nham nham

♥ mesa para 4 disse...

Ficaram perfeitos :*

Abelha Maia disse...

Estão perfeitos, gosto muito de brigadeiros, até os faço às cores.
bjsss

Unknown disse...

São sempre uma tentação. beijinhos

Cinha disse...

Bem, agora fiquei eu com desejos!!!
O teu cão não perde uma!!!
Beijinhos grandes e bom fim de semana.

Carina disse...

Adorei seus brigadeiros, viu????
Estão fantásticos, e o côco deu-lhe o toque perfeito!!!!

Beijocas e bom fim de semana :)

Susana disse...

Eu tb já fiz para o aniversario do meu filhote =) mas é realmente um stress enrola-los lol beijinhos os teus ficarm giros =)
beijinhos

NUMEROLOGIA E PROSPERIDADE disse...

"FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER..." está dando uma volta nessa culinária impecável. Parabéns pelas delícias aqui expostas. Só de olhar já engordei "cadinho".
Certamente voltarei mais vezes, eu adoro cozinha.
Beijo grande.
Ochê, perdição !
Saudações Florestais !

Marinex disse...

eu gosto muito de brigadeiro, mas o ponto nunca me sai bem... é uma tristeza... os teus tão lindos lindos

Patrícia disse...

Que aspecto!!!
Acho que este final de dia vou ter que fazer!
Não tenho é leite condensado de chocolate, mas uso chocolate em pó...

Fla disse...

Eu achei que você foi muito bem com seus brigadeiros.
Aqui não costumamos usar bebida (acho que o Brande é bebida né?).
E quem disse que não acerta o ponto, é só deixar em fogo baixo, mexer sempre, até que ele desgrude do fundo da panela!
=)
Beijos

Noémia disse...

Tu andas muito produtiva, rapariga! E muito dada ao chocolate!Olha se eu apanhasse aqui esses brigadeiros acho que iam logo meia dúzia,não por causa do stress mas para compensar. Que se lixasse o estômago que não anda muito famoso por causa dos Brufenes para a laringite,tosse e dores de tola que tenho...Quem conseguiria resistir a essas coisas tão lindas!:)

Sandra Peres disse...

Fez muito bem, enrolar brigadeiros é mesmo estressante, dá um vontade de lamber os dedos toda hora, bom é fazer com crianças do lado, que ficam limpando o granulado com os dedinhos e lambendo!!!

De panela ou enroladinho, tradicional ou não, brigadeiro sempre compensa!

"Manjares da Manu" disse...

Também sou fã de brigadeiros!!!

Bjs... Bom fim de semana!!!!

Susana Antunes disse...

Gostei muuuuiiiito do que vi....
E parece fácil....ou mais ou menos...hehehhehe...
Tenho que ter coragem para experimentar um dia...
Obrigado pela partilha....
Beijinhos e bom fim de semana....

Unknown disse...

Os teus brigadeiras ficaram nota show! Ainda nunca fiz, mas vou ter mesmo de fazer. A parte de enrolar pelo que descreves e que deve de ser um filme. Nada como uma aventura culinaria de vez em quando, ne?

Beijinhos

Marly disse...

Ameixita,
Concordo com o "Desperate times call..." rs. Os brigadeiros aqui no Brasil estão ligados às memórias gustativas das crianças, já que são os docinhos típicos das festas infantis. Masss, por isso mesmo, há um monte de adultos que também os apreciam. Já fiz brigadeiros de muitos modos, mas ainda não tentei com leite condensado sabor chocolate, taí uma idéia para testar!
Os seus brigadeiros ficaram bem bonitos!
P.s: A criatura canina daqui de casa também gosta de brigadeiros, por causa do cheiro a chocolate. Mas não convém os dar aos cães!

Ana Maria disse...

Brigadeiros caem sempre tão bem , não é? Realmente é chato estar a enrolar e fazê-los bonitinhos. Já não faço hà muito tempo mas a ultima vez que fiz, coloquei o granulado de chocolate num saco de plástico e deitei as bolinhas lá dentro. Suja menos. Mas olha que a opção que aqui falam de comer da panela não é nada má ideia, não senhora.
Beijocas

Inês Ginja disse...

Ai, adoro chocolate e adoro brigadeiros...qd estou descompensada ou compensada tb! Ja fiquei com agua na boca! Realmente a pior parte é passar pelas missangas, mas a melhor parte vale bem a pena...comer muitos brigadeiros!!!o teu cao é fixe, sempre a aparecer na hora certa, local certo, dar um ar da sua graça. quer ficar famoso, diz k nao pode ser so o matias!beijinho.

Fátima disse...

Brigadeiro é bom demais, quem não gosta? gosto de comer com colher, é melhor ainda hehehe :))

ameixa seca disse...

Vinni, gosto muito da culinária brasileira. Passei anos a dizer que não gostava de brigadeiros porque comi uns que me souberam a água da torneira he he O jeito é fazer e ver como resulta. Ficaram bons :)
Heloísa, acho que brigadeiro nunca vai perder de moda :)
Marlene, às vezes tenho desejos que me passam se eu me aguentar e for bastante forte he he
Belinha, Samma, Bela, Abelha, Sónia, Carina, Eu, Sandra, Manu, Familia Antunes, obrigada :)
Cinha, cheira-lhe e ele aproxima-se :)
Silvana, bem vinda e obrigada :)
Marinex, é pena quando isso acontece mas dá sempre para comer à colher, não? :)
Patrícia, fazer a receita original que ainda deve ficar melhor :)
Fla, é bebida sim. Eu usei porque dizia na receita e resolvi experimentar :) Obrigada pela dica!
Noémia, não ando não. Isto foi tudo feito e comido em 2009! 2010 está muito fraquinho em termos produtivos :)
Cacahuete, eu até estava num dia bom senão tinha esbarrado os brigadeiros contra o chão ou tinha-os comido assim sem missangas :)
Marly, os adultos têm uma criança dentro deles he he Eu não dou ao meu cão, sei que lhes faz mal :)
Ana Maria, óptima ideia ;) Obrigada!
Ginja, tenho animais com a mania que são estrelas :) Hoje apetece-me brigadeiros, a metade da pasta de chocolate marchou toda agora!
Fátima, para a próxima vai mesmo de colher :)

Figos & Funghis disse...

Lindos os brigadeiros! E adorei a idéia de enrolá-los em côco, deve equilibrar bem o doce do brigadeiro. O seu cãozinho parece a minha gata, sempre que estou na cozinha fica no meu pé esperando que eu lhe dê qualquer coisa. Apesar de eu gostar de dar apenas ração pra ela, as vezes libero outras coisinhas tb. Macarrão, atum e pão são as "nossas comidas" que ela mais gosta.
Bjinhos

Hello disse...

hum.. parecem ser deliciosos...
ainda um dia destes tenho que fazer :)
beijo

Isabel disse...

Ameixinha, nunca fiz brigadeiros e sempre que via, pensava que estes se faziam num fechar de olhos! Ao ler o teu post, vi o quanto estava enganada e tiro-te o chapéu pelo bonito aspecto com que ficaram!
beijinho.

Simone Izumi disse...

Ohhh...missangas de chocolate?? Que graça...super cute.
Acho a palavra granulado e brigadeiro um tanto grotescos para este mimo de doce.
Super bjo,
Si

fimere disse...

tes brigadiers sont sublimes
bonne soirée

R.correia disse...

que delicia ameixinha....os de coco ficam mesmo muito bons...
bj e bom fim de semana

Carolina Andrade disse...

Acabei de fazer um post sobre brigadeiros...Não tem jeito, é paixão mundial...Beijos

ameixa seca disse...

Fabiana, gosto muito de coco e fica bastante bom :)
Eliana, R.correia, obrigada :)
Isabel, tem que se mexer mas fora isso é fácil :)
Simone, missangas sempre é mais poético :)
Aux délices, merci :)
Carol, acho que é mesmo :)

Anónimo disse...

Fizeram sucesso os brigadeiros!!!
Nunca vi tantos comentários...obrigado por responderes, não me tinha apercebido que o leite condensado era de chocolate!!!
Bom fim de semana

Cininha disse...

Alguém acredita que nunca fiz brigadeiros''!! pois é nunca!! Ah mas um dia destes vou fazer hehe esses ficaram com uma cara maravilhosa, adorei :-)

Claudia Lima disse...

Amo brigadeiros! Meu docinho favorito.
Mas na minha terra chamamos de "Negrinhos".
Bjs e bom findi! :)

Sónia Meirinho disse...

no dia de anos do bruno fiz mas de côco!! realmente é stressante e mais os meus nao foram ao lume!! borrei as maos todas de côco!!loool
mas os teus acabaram por ficar bem bonitinhos !!! beijao grande

ameixa seca disse...

Catarina, eu achava que já tinha muitos comentários, agora nem sei bem que dizer he he
Alcina, esta também foi a minha primeira vez a fazer brigadeiros :)
Claudinha, e são bem negrinhos mesmo :)
Sónia, sem ir ao lume não conhecia. Este foram e já não foi fácil enrolar. Imagino os que não vão ao lume :)

Carlota e a Turmalina disse...

Bom dia, querida Ameixinha...
Não sei se já disse, mas brigadeiros são meu ponto fraco...eu nunca resisto à eles!
E depois de ver esta foto fiquei com idéia fixa..r.ss.s..
Ah...deixei um desafio bem divertido lá no blog.
Bjossssss

Babette disse...

até me babei... no comments
Babette

Cláudia disse...

Olá Ameixa
os brigadeiros têm uma aspecto delicioso assim como tudo no teu blogue! Parabéns!
Já estou a seguir:)
Beijinhos

ameixa seca disse...

Turmalina, é mesmo impossível resistir a um brigadeiro :)
Babette, faz mesmo justiça ao teu nome he he
Cláudia, obrigada :)

Anónimo disse...

LP, sou perita em "desperate times", e não há nada melhor que uma bolinhas bem gostosas para apaziguar a "alma"...hehehe:)

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Uhu!!!
Viva. Seus brigadeiros ficarm lindos.
Beijos
Patty Martins

Anónimo disse...

Eu amo brigadeiros e esses estão com uma cara ótima.
Adorei seu blog,tem cada receita de dar água na boca.
Virei sua fã.
Bjs!

Bombom disse...

Tenho várias receitas de Brigadeiros mas nunca experimentei. Já fiz foi Trufas da Leonos do Flagrante Delícia. Os teus ficaram muito bonitos e dá vontade de te roubar uns quantos, he,he! Bjs.Bombom

saltapocinhas disse...

Também já fiz uma vez, mas ainda não publiquei a receita.
Já foi há muito, ainda não tinha o blog, mas tenho-os fotografados e tudo.
Também me vi aflita para fazer as bolinhas e para as cobrir...
deve ter sido por isso que nunca mais fiz, mas é boooom, mhammm.

Helena disse...

Ficaram um mimo!
Para inicio safaste-te muito bem,parabens!
Bom domingo!

Scrap disse...

humm que blog delicioso, vou tentar fazer o bolo de chocolate sem ovos para ver se da certo, o seu esta apetitoso.
beijinhos

ameixa seca disse...

Mary, eu começo a ser também :)
Patty, Sumie, obrigada :)
Bombom, já não há nenhuns para roubar :)
Saltapocinhas, da próxima que eu fizer vou mesmo comer directo do tacho :)
Canela, acho que foi sorte de principiante :)
Escargopotte, obrigada! Espero que gostes :)

Mão na Massa disse...

Ameixa, não sou brasileira, mas posso dizer que te saíste mui bien!
Adoro brigadeiros *.*

Beijinhos

Spirit disse...

Bem.. eu tenho aquela ideia de que quanto mais uma receita suja mais divertida é de fazer. Mas o preço.. ui!
Olha que (peço desculpa, mas é o termo que uso cá por casa..) "caganitas de chocolate" espalhadas pela cozinha toda dão com qualquer uma em louca!

Hortaliça disse...

Que bom aspecto! Nunca me tinha ocorrido enrolá-los em côco, mas deve ficar uma junção maravilhosa!!
A Pituxa do meu irmão é doidinha por iogurte, fatias douradas e chocolate! Gulosa a bichana!

ameixa seca disse...

Ana Maria, obrigada :)
Spirit, pois eu odeio as coisas sujas à minha volta e nem sequer gosto de sujar os dedos. Nem sei como gosto tanto de cozinhar :)
Hortaliça, para quem gota de coco, ficam maravilhosos :)

Unknown disse...

Q lindos brigadeiros.
Adoro e n como à tanto tempo...
Posso roubar 1 :) ?

ameixa seca disse...

Carlita, acabaram-se num instantinho :)

Spirit disse...

nâo gostas de sujar os dedos??? Uma cozinheira que não gosta de sujar os dedos? Estou pasma!

ameixa seca disse...

Spirit, é verdade, ando sempre a lavar as mãos. Há cozinheiras assim :)

Michelle Campos disse...

São simplesmente deliciosos :):):):

Beijinhos*

ameixa seca disse...

Mimi, obrigada :)

Marisa Duarte disse...

Quem me dera ser o teu cão, de certeza que ainda lhe calhou alguma coisa e a mim nada lolol. Que bem que me sabia agora um :)

ameixa seca disse...

Isa, o meu cão não teve direito a brigadeiro porque chocolate e doces não fazem nada bem aos bichinhos. É triste mas prefiro deixá-los a lamber os beiços de vontade :)

Amélia Batista disse...

Adoro brigadeiros. A propósito, a esta hora já marchavam dois ou três.
Jocas

ameixa seca disse...

AB, também gostava de um ou dois agora :)

Erva Doce e Canela disse...

Já não faço brigadeiros há algum tempo, estes teus têm um aspecto delicioso, a ver se faço em breve! Bjs grandes

ameixa seca disse...

Ana, sabem tão bem quando estamos pra baixo :)