quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Bolo de chocolate sem ovos


Lembram-se das bolachas sem ovos? Pois bem, nessa altura também fiz um bolo sem ovos. Este mesmo e não parece, pois não? Isso é que faz valer a pena esta receita.
Ainda achei que ia ficar meio raquítico mas ficou melhor do que eu imaginava. Fofinho e bonitinho :)
Encontrei a receita aqui. Mais um que foi feito e comido em 2009. Com sorte ainda chego à Páscoa com receitas do ano passado para publicar ;)

Ingredientes:
200 gr de farinha
50 gr de cacau em pó
2 colheres (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato
400 gr de leite condensado (usei uma lata que tem menos algumas gramas)
150 gr de manteiga derretida
2 colheres (chá) essência de baunilha
150 ml de água

Unte e enfarinhe uma forma de 23 cm de diâmetro e cubra o fundo com papel vegetal.
Numa tigela, misture a farinha, o cacau, fermento, bicarbonato e envolva com uma colher para que a mistura fique uniforme.
Pré-aqueça o forno a 120º.
Junte o leite condensado, manteiga derretida, essência de baunilha e a água. Bata com a batedeira até estar uma mistura homogénea, suave e sem grumos. Bata cerca de 1 minuto pois, se bater demasiado, o bolo tem tendência a ficar rijo.
Coloque a massa na forma e leve ao forno por cerca de 1 hora a 150º.

Este bolo leva cobertura, que eu não usei mas para quem quiser aqui fica:

225 gramas de chocolate para culinária
100 gramas de manteiga

Parta o chocolate em pedacinhos, leve a derreter em banho-maria e junte depois a manteiga. Mexa bem e deite sobre o bolo.

E pronto, havendo falta de ovos, ao menos que haja uma latinha de leite condensado em casa :)
O post curto é para compensar os demasiado compridos he he

85 comentários:

Anabela disse...

ficou com muito bom aspecto,chocolate adoro...,esse bolo iria desaparecer ca de casa num rapido,bjs

Sónia Meirinho disse...

chocolate?? terei lido chocolate????quero já um pouco!! isso nao e faz!!! e esses aspecto humido e fofo!! minha mae!!!! adorei!! beijos

Carolina Macedo disse...

Ora aqui está uma óptima opção para quando as galinhas estão em greve!!! E fica mesmo com bom aspecto!!! Gostaste da consistência do bolo? Deve ser muito bom com leite condensado!!!
Beijocas*

Autora do Blog disse...

Super apetitoso e mais saudável devido à ausência de ovos.
Gosto bastante de bolo de chocolate. Raramente resisto a uma fatia e agora que bem que sabia com um chazinho.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Susana Antunes disse...

Que aspecto magnifico...e tudo isso sem ovos.....
Quem diria...
E eu que adoro chocolate....se pudesse seria chocolate a todas as refeições... :)
Esta "vai" comigo... As cobaias lá de casa de certeza que agradecem ;)
Obrigado pela pertilha
Beijinhos

Margarida disse...

Já tentei fazer alguns doces sem ovos e gostei sempre do resultado. Não nego que gosto muito de ovos mas se os reduzir em algumas coisas melhor. E logo os das galinhas da sogra, daqueles bem amarelinhos..
Publica lá todas as receitas de 2009 antes que passem do prazo... eheheh (também tenho algumas)
beijoca

Abóbora Amarelinha disse...

Os teus posts nunca são demasiado compridos.
O teu bolo sem ovos ficou com um optimo aspecto, ainda por cima com leite condensado e chocolate, se quiseres que te "empreste" um ovo avisa lol.
beijos

sabor e saberes disse...

Uma boa opção quando nao tiver ovos, as vezes acontece, nao me apetece ir á capoeira buscá-los.
Ficou bonito o bolo.

risonha disse...

já postei um bolo sem ovos, mas o meu não levava chocolate.
o teu ficou muito mais bonito e muito mais apetitoso (não fosse eu uma "chocodependente"... rsrsrs)

Paula Pacheco disse...

Ameixinha, quantas vezes já me peguei sem ovos na hora em que estava para colocá-los na receita hahhahah cadê os ovos??? Saio correndo na minha vizinha para pegar emprestados, ótima pedida, gostei, um coringa esta receita.
bjs
Paula

Inês Ginja disse...

Adoro chocolate e bolinho de chocolate! Este fim de semana tb fiz um bolo de chocolate sem ovos (tb nao levava leite nem manteiga, era tipo vegetariano), isto pk as galinhas tao em greve!!hehe. vou apontar a tua receita pk parece delicioso (e me parece k vao continuar em greve!). Nao resisto às tuas receitas com chocolate, sao sempre boas. Tb pensei k ficava um bolo sem sabor e tal, mas nao, fica optimo. ai ai a engorda..hehe. beijinho.

Tati - Panelaterapia disse...

O bolo parece delicioso e a decoração ficou linda!!!
Bjs

Vânia Costa disse...

Receitas de 2009? Quem me dera... Onde é que elas já vão... eheh
Adoro este bolo... Até parece que leva ovos, olha-me para esse aspecto?!
E assim, sempre se reduz uns ovinhos...

Beijinho*

anna disse...

Omeletes sem ovos, não dá, mas parece que bolos sem os ditos cujos vale a pena tentar...
Beijinhos.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que beleza de bolinho, sem ovos ainda melhor ainda, adorei a receita, já estou anotando! Bjinhos

♥ mesa para 4 disse...

Tá aqui um rico bolinho e molhadinho yummy :*

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida, ja' anotei a receita, pois estou fazendo algumas receitas sem ovos para o Michele, pois ele esta' com o colesterol um pouco alto. Adoro o Divinetaste, acho a autora linda, suas receitas e fotos me fascinam!
Bjim com karim
Léia

ameixa seca disse...

Meninas, o problema é que nem tenho capoeira nem minimercado aqui perto de casa. Ou seja, de vez em quando tenho mesmo que ter receitas que não levam ovos :)

Paladares da Isa disse...

Mesmo sem ovos o resultado é do melhor!!!
Super fofinho :D

Bjocas

a dona do tacho disse...

Bolo de chocolate?!!! e sem ovos???
Para uma chocolatodependente como eu???? É mto tentador.
Obrigada por visitares a minha '
'cozinha'

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Ficou com um óptimo aspecto! Para mim tudo o que leve chocolate é bem-vindo!
Beijinhos

A União Faz a Vida disse...

O meu calo na cozinha são os bolos. Não aprendo a fazer, é impressionante. As vezes um até sai bonitinho, mas nunca fica um boooolo, sabe?

Beijo, queridona!

Abelha Maia disse...

Não leva ovos...mas leva aquele leite condensado que eu adorooo e que torna os bolos tão fofinhos.
Uma delicia, está lindo.
bjsss

Marly disse...

Que atire a primeira pedra aquela que não se pegou na situação de desejar fazer um bolo, e constatar não haver ovos! Só por isso a receitinha merece entrar no arquivo de receitas!


Beijinho e bom dia.

PratosdaBela disse...

Hummmmmmm
Onde está a minha parte?
Eu queo e sem demoras =D
Jinhos fofos

Sandra Peres disse...

Eu já fiz bolo sem farinha, sem ovos é a primeira vez, vou experimentar, ainda mais pq é de chocolate!

Tania disse...

Une vera delizia! Molto carina anche la decorazione!

Bella disse...

Adorei a receita!!! O bolo ficou óptimo!

Bjs

Carina disse...

Com este aspecto maravilhoso, só pode ser deliciosooooooo!!!!

Beijocas :)

Unknown disse...

E sempre lindo de se ler e ver receitas de bolos que nao levam ovos. Pois geralmente sempre que me apetece um bolo ou algo do genero nunca tenho ovos no frigorifico e quase todas as receitas pedem ovos. Adorei.

Beijinhos

Figos & Funghis disse...

Gosto de bolos sem ovos também. Ficam ótimos e são mais saudáveis.
Bjinhos

Raspas de Laranja disse...

É raro acontecer, mas às vezes lá calha de não haver ovos (mesmo para quem joga farmville), e para os casos de alergias ao ovo, é uma excelente opção. Gostei.
Bjs

Fla disse...

Menina esse bolo está de dar água na boca. Adorei.
Beijos

Unknown disse...

Q delicia de bolinho.
Ainda por cima é de chocolate... e sem ovos...
Tenho de experimentar esta maravilha...

Susana Gomes disse...

O bolo de chocolate sem ovos que faço é um que costuma circular muito nos blogs, gosto bastante.
Ao contrário deste, é perfeito para quem não tem ovos nem latas de leite condensado! :)

Beijinhos.

Vina disse...

Nham, nham!! Ora vira-te lá para o outro lado para eu roubar uma fatiazita sem tu dares por nada!!! Beijocas.

Lucie disse...

ja estou a experimentar a tua receita!parece tao bom!
o meu ainda esta no forno...espero que fique com esse aspecto!obrigada pela dica, um bolo sem ovos!que jeito da!:)

"Manjares da Manu" disse...

Adorei a receita, parece bem fofinho!!!Delícia!!!

Bjs...

disse...

bemm humido que bom!!
é sempre bom terreceitas sem ovos... porque nem sempre ha ovos lá em casa LOL

Anónimo disse...

Aperência é igualzinho aos outros todos q levam avos :D
Eu se calhar nem falta deles dava! ehehehehehe
Está mesmo lindo e parece-me mesmo fofinho!
Beijinhos doces**

ameixa seca disse...

Meninas, obrigada pelos vossos comentários. Este bolo sem ovos não foi feito com a intenção de ter menos calorias ou menos colesterol, até porque a latinha de leite condensado é tudo menos saudável he he Eu é que não tinha mesmo ovos em casa e o Luísinho insiste em ser pato... ovos nem vê-los :)

Sandra G disse...

Ainda não fiz nenhum bolo sem ovos, tenho curiosidade, tenho que experimentar.

Bjs

Unknown disse...

Ameixa, que delícia me parece esse bolo! Nunca usei leite condensado nos bolos...e nunca fiz sem ovos...está aí uma para testar, ainda mais sendo de chocolate, que agrada a todos aqui em casa.
Hummmmmm!
Beijinhos!

argas disse...

Que lindo e com bom aspecto! :D bjinhos

Pracinha do tempo disse...

Com ovos, sem ovos. Bolo de chocolate vai de qualquer maneira e esta teu está com um aspecto. huuuuummmmm.

Bjs

Manuela L. disse...

Ai q tentação!! Ficou lindo!!!
bjs

Isabel disse...

Deliciosamente útil quando as galinhas fazem greve ou quando o stock de ovinhos terminou e não há vontade nenhuma de sair para repô-lo! A decoração ficou muito gira! Beijinho Ameixinha.

Gina disse...

Acho que passo da Páscoa e não termino as receitas de 2009!
Bolo sem ovos ainda não fiz, mas se você está falando que ficou bom, eu acredito.
Bjs.

akombi disse...

parece me uma receita que vai ser aprovada cá em casa, chocolate é comnosco :D

Claudia Lima disse...

O aspecto ficou maravilhoso! Eu nunca resisto a um bom Bolo de Chocolate.
Eu tenho zilhões de receitas para publicar em arquivo. Estou tentando aproveitá-las.
Bjs :)

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Puxa, bolo sem ovos é bem diferente, hein? Mas parece que é bem bom, né?
Beijos
Patty Martins

Patrícia Nascimento disse...

Bem pelos vistos os ovos não faziam mesmo falta! O bolo ficou óptimo e com um aspecto muito guloso!

Su7i disse...

Bolo de chocolate... tocaste-me os sentimentos mais profundos... é que noutra vida devo ter sido uma tablete de chocolate muitoooo grande! Este bolo deve estar óptimo! E é uma boa alternativa nos dias frios em que descobrimos que não temos ovos em casa e não apetece nada ir à rua! Belíssimo!

Noémia disse...

Vou ter que experimentar este bolinho porque tem mesmo bom aspecto e claro, gosto muito de bolos de chocolate! :)

Raquel Alabaça disse...

Bem útil para aqueles dias em que não há ovos e apetece um bolo.

Já sei que me hei-de esquecer desta receita, mesmo que imprima...

Beijocas

Cininha disse...

Já vi muitas receitas por aí de bolos sem ovos, mas ainda não me atrevi, talvez por não ter problemas de colesteroL :-)
Mas esse tem optimo aspecto :-)

ameixa seca disse...

Para mim esta receita é para usar mesmo quando não há ovos, claro que não fica igual aos bolos que levam ovos mas fica muito fofinho, bem macio... embora o sabor seja diferente. Mas, acho que só eu sabia que ele não tinha levado ovos, o pessoal comeu e nem seu por nada :)

M. disse...

Hummmm, que bom!!! Ontem também não tinha ovos em casa e apetecia-me um bolo ;)
Bjs,
M.

Thais disse...

Que bolo lindo, Ameixinha! Ja vi algumas receitas que não levam ovos na massa, mas confesso que nunca me arrisquei a fazer. Mas amei o seu! Aliás, já anotei a receita e vou fazer. Deve ficar bem gostoso!
Lindo bolo, parabéns!
Beijos!

conceicao disse...

Ninguém diz que não leva ovos, ficou com um aspecto bem húmido como eu gosto.
Bjs

Lucie disse...

experimentem todos e todas! a serio! eu experimentei ontem (morta de curiosidade!) e ficou delicioso!nao parece nada que nao leva ovos...mt bigada pela receita Ameixa!:)

moranguita disse...

agora ja posso escolher receitas com ovos. as galinhas pararam com a greve hehe
esta muito bonito eu gostei e vou guardar a receita
beijinhos

Cláudia Marques disse...

O que mais me agradou não foi a ausência de ovos, mas sim a ideia de levar leite condensado no interior! :) Hei-de experimentar, parece ser muito bom!

bjs

Calma que estou com pressa! disse...

OI MINHA AMEIXINHA E MES OLHOS CANELA(CADÊ OS ZOIO COR CANELA QE FICAVA AÍ EM CIMA?) ADOREI ESTA RECEITA SEM OVOS - PQ OLHA SE EU TE CONTASSE QUANTAS VEZES DEIXEI DE FAZER BOLOS PQ NÃO TINHA UM OVINHO EM CASA- JÁ REGISTREI E FAREI
BJS

Isabelocas disse...

Também tenho receitas de 2009 para publicar, mas as minhas são por falta de organização.
O bolo tem muito bom aspecto.
Bjs

ameixa seca disse...

Meninas, segundo a Lucie parece que ficou bom. Já somos duas a dizer a mesma coisa. Acho que esta receita é mesmo daquelas para guardar.
Obrigada pela vossa visita e pelos comentários :)

Luna disse...

Bolo sem ovos? Isso é óptimo para quem anda a fazer dieta, fica muito menos calórico! mais uma receitinha para experimentar, agora todos os sábados faço um bolo, a vez deste vai chegar depressinha ;) beijinhos

RUTE disse...

Tem um aspecto tão magnifico!

Mas olha que entre ovos ou leite condensado...prefiro os ovos pois o leite condensado é só açúcar!!!!

Também há quem faça bolos sem ovos mas em vez de ovos, carregam na farinha e no açúcar. A Mary fez um desses certa vez, lembraste?
Beijinhos pra ti e pró Matias :)

Natália Eleutério disse...

A decoração de cima é muito sugestiva, maravilha para quando não temos ovos, bjs.

Natacha Rodrigues disse...

que bela alternativa.. para aqueles domingos em que apetece tanto um bolo mas não ha ovos em casa... e sair ta quieto hehe :)

Ainda por cima tem um aspecto delicioso!!!

ameixa seca disse...

É o que digo, esta receita não é para ser mais light porque a lata de leite condensado estraga qualquer dieta :) Mas fica muito bom!
Obrigada a todas!

Susana disse...

Bolo sem ovos....que bela ideia o leite condensado eu gostotanto de leite condensado deve ter ficado uma delicia

Beijos

Michelle Campos disse...

Ficou com um aspecto lindo :)

Rachel disse...

Bolinho sem ovos é...e ainda fica fofinho e húmido assim...vou ter que conferir. Mas me parece maravilhoso, meu filho adora chocolate e o aniversário dele está chegando, posso fazer esse com cobertura e tudo, né? Acho que vai ficar bom demais!
Bjuss!!!

ameixa seca disse...

Eu, ficou muito bom :)
Baú da Mimi, obrigada :)
Rachel, a receita tem mesmo cobertura, eu é que não usei :)

Nani disse...

Que bolo lindo!
Beijos

ameixa seca disse...

Naninha, obrigada :)

Helena disse...

Parece fofo na mesma e tem o chocolate que adoro....

ameixa seca disse...

Canela, fica bem fofinho :)

Adriana disse...

ups!!! eliminei o comentario que tinha feito porque pensava que era bom para mim porque tenho tendencia ao colesterol..mas depois vi que leva leite condensado e muita manteiga...so não tem ovos..mas ...

ameixa seca disse...

Adriana, pois... o leite condensado não ajuda nada o colesterol :)

Amélia Batista disse...

Não está nada raquitico, o que importa é o sabor e esse parece-me bem agradável.
Beijinho

ameixa seca disse...

AB, obrigada :)

AndreaDomingas disse...

Oi Canela!

Já copiei essa aqui também e farei em breve!

Bjs,

ameixa seca disse...

Andrea, espero que te agrade :)