quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Bolo de frutos secos, iogurte e limão

Massa:
6 ovos
1/2 chávena de açúcar
1 1/4 chávena de iogurte natural
1/4 chávena de azeite
1 1/2 chávena de farinha
1 colheres (chá) de fermento
2 chávenas de frutos secos e torrados como noz pecã, amêndoas e pistácios
1 colher (sopa) de raspa de limão

Cobertura:
1 chávena de frutos secos, torrados e picados
1/4 chávena de açúcar não refinado (usei mascavado)

Preparação:
Separe as gemas e as claras. Bata as gemas juntamente com metade do açúcar, até a mistura apresentar uma consistência clara e cremosa. Adicione o iogurte e o azeite. Bata as claras em castelo. Junte-lhe o açúcar restante e bata até que estas fiquem firmes e brilhantes. Junte a farinha, o fermento e os frutos. Envolva a mistura de claras com a mistura de gemas e a raspa de limão. Forre uma forma com 20 cm de diâmetro com papel vegetal untado com manteiga. Deite a mistura na forma e leve ao forno a 180 ºC durante 30 minutos. Retire do forno. Aplique a cobertura e volte a levar ao forno durante 25 a 30 minutos, ou até o bolo estar cozido. Sirva quente com natas batidas com açúcar.

Este bolo foi retirado da colecção da Activa "Os melhores doces do mundo - Bolos de festas". É um bolo de origem norte-americana, mais exactamente dos Estados Unidos.
Ficou extremamente fofo e húmido, típico dos bolos feitos com iogurte. Só achei a quantidade de frutos secos exagerada. Tive que substituir as nozes pecãs por nozes normais e também usei avelãs. Para a próxima não vou colocar pistácios porque não gostei. Depois do bolo arrefecer os pistácios ficaram moles e o sabor fica estranho. Acho que nozes, amêndoas e avelãs combinam muito melhor mas podem usar os frutos secos da vossa preferência. Todos gostaram, é um bolo que fica bastante bonito na mesa, embora a foto não ajude a perceber.
Aconselho a usar apenas 1 chávena de frutos secos na massa e 1 chávena para a cobertura. Não piquei os frutos da cobertura porque na foto do bolo eles apareciam inteiros.
Quer-me parecer que o açúcar não refinado usado na cobertura seria o demerara mas eu não tinha, então usei mascavado claro.
É um bolo simples de fazer que tanto resulta bem para uma festa como para um simples chá :)

Já que a minha vida está de pantanas... decidi trocar as voltas à postagem, comecei com a receita e terminei com a minha opinião acerca do bolo :) É só para variar!

Os meus Brownies continuam em votação, aqui! Obrigada a todos quantos já foram votar :)

56 comentários:

Amelie disse...

a menina gosta muito de bolinhos!!!que lindo que ficou.
bjs amelie

Carolina Macedo disse...

Ameixinha, o teu bolo ficou mesmo com uma cara bonita!!! Gostei muito!!!
Hoje postei um bolo mas é só de limão...
Beijocas*

Unknown disse...

Este bolinho parece ter ficado uma verdaeira delicia. BeIJINHOS DOCES

Abelha Maia disse...

Hum ficou com um excelente aspecto, gosto de bolos com frutos secos.
Espero que o Matias, esteja bem.
bjssss

Margarida disse...

De repente achei que te tinhas remetido ao silêncio e ainda voltei a subir ao inicio do post para ver se a net não estaria demasiado lenta e faltasse carregar algum conteúdo.. mas não..
Senti pelo teu post que o ânimo continua down.. Mas em compensação esse bolo está muito up! Gostei!
beijinho para ti cheio de luz para te animar e as melhoras do matias

welze disse...

sem dúvida, bolos com iogurte ficam ótimos. esse seu está maravilhoso

ameixa seca disse...

Amelie, por acaso gosto mais de comer salgadinhos mas prefiro fazer bolinhos :)
Cuca, se tem limão, já é bom :)
Sónia, e ficou, foi o primeiro a acabar :)
Abelha, o Matias deu-me descanso ontem e hoje, pelo menos até agora. Seria extraordinário se continuasse assim. Quero acreditar nisso :) Obrigada por tudo!
Margarida, ultimamente o silêncio é a minha companhia. Se tudo estiver quieto e silencioso é bom sinal. Sinto-me rasa como o chão mas espero erguer-me brevemente :)
Welze, obrigada :)

Carina disse...

Ficou lindo a epetitoso este bolinho!!!!
Concordo na substituição dos pistachios!!!!

As melhoras do Matias!!!!
Espero que fiques melhor!!!!

Beijinhos :)

Marly disse...

Ameixinha,

Acho que você está no caminho certo, compensando as agruras com o trabalho (pelo menos é a impressão que se tem, ao ver tanta coisa sair da sua cozinha)!
Amo bolos com frutas secas e também andei fazendo alguns recentemente. Esse com iogurte deve ficar especialmente bom, huumm!

Mari disse...

Ameixinha, feliz ano novo!!
Que bolo mais lindo... tem excelente aspecto!!
Bjo grande,

Mari

Abóbora Amarelinha disse...

por incrivel que pareça, fiz o mesmo que a margarida, só que tambem vim até ao fim, e só depois de ver que tinha escrito algo sem ser a receita, é que fui ler a receita, que por sinal me deixou aguada, ainda por cima para comer quente e com natas batidas

Eu quando estou triste tambem fico assim,surda e muda.
Beijinhos

Anónimo disse...

Que aspecto delicioso quero uma fatia, para o lanche :)
beijos

Tati - Panelaterapia disse...

Ameixinha seus bolos são sempre de arrasar!!! Parecem muuuuito fofos!
A combinação parece deliciosa!!!
Bjs

conceicao disse...

Que bom aspecto.
Bjs

argas disse...

O bolinho tem mesmo bom aspecto! E só pode ser bom! bjinhos

Luciana B. disse...

Dá para ver que ficou extremamente fofo e úmido mesmo, dá vontade de comer!! Adorei este e o Bolo Rainha que você fez no Ano Novo. Um beijo querida!

colher-de-pau disse...

Deve ter ficado muito bom, como é normal com os bolos que levam iogurte. Um bom dia de reis para ti, e que em 2010 se realizem os projectos que tens por concretizar!

Vânia Costa disse...

Mas que bolo delicioso! Tem muito bom aspecto :) E de frutos secos, deve ficar óptimo.

Olha, como está o teu Matias?
Espero que melhor...

Beijinho*

Vivian disse...

Mudar faz bem.

Feliz 2010

bjks

Sandra G disse...

Ameixinha, ´fiz o mesmo que a Margarida, achei que o blog não estava abrir todo.Voltei acima, mas depois vi que não!Pensei, ohhh o que se passa com ela, pois hoje não escreveu nada!!As tuas palavras são sempre tão boas de ler.Este blog representa a tua alma e hoje nota-se que ela está bem triste.Vamos lá arrebitar!!

Já vou longa na conversa.
O bolo parece-me muito bom, adoro frutos secos.

Bjs

Isabel disse...

Ameixinha, eu achei o bolo muito bonito. Quando o fizer, vou seguir o teu conselho e reduzir a quantidade dos frutos secos.
Desejo que o teu mundo dê rapidamente uma volta de 180ª para a tua vida voltar à normalidade!! Um grande beijinho.

"Manjares da Manu" disse...

Hummmm, que delícia!!!

BJs....

ameixa seca disse...

Bela, não há :)
Carina, está difícil. Para mim, o novo ano ainda não começou. Espero que falte pouco :)
Marly, estas coisinhas foram todas feitas ainda em 2009, antes do Matias ficar assim. Não tenho ido para a cozinha, só hoje fiz a primeira receita do ano que foi uma repetição: bolo-rainha :)
Mari, Conceição, Argas, Manu, obrigada :)
Bóbora, surda, muda e quieta. Ainda não pus o nariz fora da porta desde Sábado! Mais um bocado e viro freira :)
Scaf, quem me dera a mim também :)
Tati, modéstia à parte, este ficou muito bom :)
Luciana B, voltei a fazer o bolo rainha hoje. As receitas que fiz na passagem de ano ficaram todas excelentes :)
Colher-de-pau, obrigada. Bolos com iogurte são sempre sucesso garantido :)
Vânia, desde ontem que o Matias tem andado bem mas há dias assim e depois volta ao mesmo. Resta-me esperar e ver a evolução do caso. Obrigada :)
Vivian, preciso de mudar mesmo mas tá difícil. Obrigada :)
Sandra G, o meu estado de espírito reflecte-se em toda a minha vida, em tudo o que faço. É normal, resta-me esperar por melhores dias :)
Isabel, oxalá dê uma voltinha, estou a precisar mesmo de uma voltinha boa :)

Claudia Lima disse...

Bolo de Iogurte é sempre campeão! Muito bem-vindo!
Gostaria de votar na sua receita, mas não entendi direito qual o post que devemos ir no blog que está promovendo o concurso.
Bjs :)

bio_geo_esds@ disse...

Gostei muiro da combinação. Frutos secos ficam sempre bem em qualquer lado, principalmente na boca, lol
Muito apetitoso.

Xana Bértolo disse...

Essa mistura de sabores deve ter ficado uma delícia mesmo... :)

Fla disse...

Oi Ameixa, tudo bem com você?
Vi seu comentário no blog da argas agora e morri de dar risada, por isso resolvi vir aqui conhecer teu cantinho e adorei. Esse bolo está sensacional!
Beijos
Fla

Cristina Esteves disse...

Depois de tantos comentários o que posso dizer .... está com um aspecto divinal.

Bjos

Marina disse...

Ao ler a receita também fiquei curiosa em relação aos pistáchios... O bolo ficou muito bonito!

Desejo as melhoras do Matias.
Beijinhos.

akombi disse...

gostei bastante desta receita,

agora estou por aqui´

desabafosepiropos.blogspot.com

maria disse...

Ameixinha

Então, Guerreira, Mulher do Norte, vamos lá arrebitar o narizinho que depois da tempestade vem a bonança! Tudo passa demasiado depressa nesta vida para nos quedarmos pelos dias cinzentos! Vá lá, é tão bom virmos aqui e rirmos consigo! Relativize, filhota!

Um abraço carinhoso,

Maria Manuela

Noémia disse...

Tem muito boa pinta o bolinho americano, sim senhora! Vou experimentar porque bolos húmidos é que eu gosto!:)

M. disse...

Está mesmo giro o bolo!
Como vai o maroteco do Matias?
Bjs,
M.

ameixa seca disse...

Claudinha, para mim o iogurte já é meio caminho andado. Obrigada :)
Renato, ficou melhor do que eu estava à espera :)
Xana, posso garantir que ficou :)
Fla, obrigada pela visita :) O meu comentário foi meio esquisito né? he he
Cristina, obrigada :)
Marina, achei que iam ficar crocantes e enganei-me. Não apreciei muito :)
Kombi, obrigada. Tenho passado pelo blog de cozinha mas não dá para comentar :)
Maria, quem me dera ser guerreira... vou-me aguentando com muito esforço mas isto anda muito ruim! Esta tempestade dura há demasiado tempo, achei que já era tempo de bonança e saí enganada :)
Noémia, este é húmido e muito fofinho, não fica com a massa pesada. É bem leve, as frutas é que a tornam mais pesada, por isso aconselho a diminuir :)
M., o Matias esteve bem ontem e hoje. Vamos ver como ele vai passar os próximos dias :)

receitas e vida disse...

Ameixinha, um bom ano para ti com tudo aquilo que desejas e mereces.E continua a ser uma inspiração para todos os que visitam o teu blog.Bjs. Isabel

Téia disse...

Ameixinha, que espetáculo! Tão lindo, chic e saudável. Como sempre arrasa! Olha, tô torcendo pelo Matias. Nós que gostamos de animais, sofremos como se fosse nossos filhos.Viu como o novo pequeno lá de casa é fôfo? Bjka da Téia.

argas disse...

ahahahah :D tinha de cá vir responder!

Sabes que eu quando vi a foto nem a queria postar...porque parecia-me que tinha ali acontecido um assassinato! Acabei por postar pois todas as pessoas a quem mostrei a foto só diziam que estava lindo :P

Imaginação fértil...e macabra! :D

O blog... disse...

Este bolo está um espectáculo.
Tudo quanto tenha frutos secos é a meu gosto e agora que ainda tenho as sobras das festas vem a calhar.
bjos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi querida, espero que o Matias esteja melhor.
Imagino a delicia deste bolo, como disse no post anterior: amo frutos secos.
Um grande abraço
Léia

SoraiaSilva disse...

Este bolo está com um aspecto delicioso.. Nham nham :p
P.s - Já votei nos teus fantásticos brownies.. BOA SORTE!
Beijinhos*

Unknown disse...

Q delicia.
Este tenho de fazer...

Bjs

Vina disse...

Que belo bolinho!! É quase uma nova versão do Bolo Rainha, com todos esses frutos secos! Deve ser realmente muito bom!! Beijinhos.

Natália Eleutério disse...

Então como vai o Matias??????????
E estes ânimos têm que melhorar!!!!!!

O bolo é dos meus preferidos com frutos secos, bjs.

Leci Irene disse...

Boa tarde,menina!!!!!!! ora,ora... fiquei só 19 dias de férias e chego aqui e encontro tanta coisa boa! Como está o vosso gatinho???
beijos
http://lecirene.blospot.com

ameixa seca disse...

Isabel, obrigada! Vou tentar manter a inspiração :)
Téia, não sei como será quando eu tiver filhos e eles ficarem doentes. Acho que morro primeiro. O vosso novo amigo é um fofo :)
Argas, fossem todos os assassinatos tão docinhos he he
Amélia, há que aproveitar o que sobrou e fazer coisas novas :)
Léia, infelizmente o Matias piorou. Amanhã vai fazer análises. Também gosto muito de frutos secos :)
Soraia, muito obrigada :)
Carlita, espero que gostes :)
Vina, é quase bolo rainha, fica igualmente bom :)
Nani, está muito complicado e os ânimos muito em baixo! Obrigada pela força :)
Leci, em 19 dias acontece muita coisa boa e muita coisa má. O gatinho está aqui, à espera de melhorar :)

RUTE disse...

:) eu por acaso reparei e estranhei o post estar de pernas para o ar :) mas é bom variar de vez em quando. Trocar as voltas para quebrar a monotonia.

O bolinho também parece delicioso.

Figos & Funghis disse...

Querida, que delícia de bolo! Amo todos os ingredientes que você utilizou. Deve ter combinado muito!
Bjinhos

ameixa seca disse...

Rute, é como a minha vida... de pernas para o ar :)
Fabiana, combinaram muito bem, obrigada :)

Amélia Batista disse...

È sempre bom variar um pouquinho de vez em quando. Já deu para perceber que o MAtias não está melhor, pois não?
BEijinho

ameixa seca disse...

AB, não está nada melhor! Mas tenho fé que isto vai passar :)

R.correia disse...

que bom ameixinha...bj

ameixa seca disse...

R.correia, é mesmo! Obrigada :)

moranguita disse...

mais um bolo de iogurte do melhor. os americanos temn uams receitas fixes :-)

ameixa seca disse...

Moranguita, aquilo lá não é só fast food :)

T zero disse...

Desculpa a dúvida parva, mas o bolo leva mesmo só meia chávena de açúcar? Vou receber umas pessoas e estou a pensar fazê-lo, mas gostava de confirmar este aspecto. Claro que, se até lá, não tiveres vsto esta dúvida, faço como referes...
Para a despedida - o teu blog é fantástico, muitos parabéns!

ameixa seca disse...

T zero, leva mesmo só meia chávena de açúcar depois na cobertura leva mais 1/4 de chávena de açúcar. Se fizeres, gostava de saber se gostaram :) Obrigada pela visita e pelo comentário simpático!