segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Bolo-rainha

Receita baseada nesta da STA e feita do mesmo modo que a receita de bolo-rei da revista Lusitana de Natal. Ou seja, levedou três vezes. Comecei a fazer a massa às 10 da manhã e o bolo-rainha foi o último a sair do forno, por volta das 5 da tarde!
Na altura de partir, ficou tudo desconfiado, será que está bom? Tem bom aspecto mas vamos lá ver se é como os de compra! E eu indignada: Será que está bom? Tem obrigação de estar maravilhoso depois de três levedações e tantas horas a preparar!
Depois de provarem disseram que estava delicioso e eu achei que me estavam a gozar! Mas não, ficou mesmo muito muito bom! A partir de agora não há cá bolos de compra cá em casa, nem sequer bolo-rainha. Tenho o orgulho de dizer que fiz todos os doces e todos terem ficado muito bons :)

Fiz algumas alterações no modo de fazer e juntei uns pedacinhos de chocolate negro e de leite que tinha e precisava de usar. Ficou ainda melhor assim!

Ingredientes:
raspa de casca de laranja e limão
100 g de açúcar
50 g de sumo de laranja e limão (na totalidade)
50 g de leite
50 g de manteiga
1 ovo
2 colheres (sopa) de vinho do porto
20 g de fermento de padeiro
1 pitada de sal
350 g de farinha
Frutos secos q.b . (usei nozes, amêndoas, pinhões, amendoins e avelãs. Reserve algumas para a decoração)

1 ovo batido
pedacinhos de chocolate q.b.
açúcar e canela q.b.
açúcar em pó
geleia de alperce para pincelar


Preparação:
Dissolva o fermento no leite morno e deite-o na cuba da MFP juntamente com o sumo e a raspa de laranja e limão, a manteiga, o ovo, o açúcar, a farinha e o sal. Programe o ciclo "massa" e deixe terminar.
Depois junte o vinho do porto (usei tinto por isso a massa ficou mais escura) e os frutos secos. Programe novamente o ciclo "massa" e deixe terminar o programa.
Estenda a massa com as mãos (é bastante maleável e não se pega aos dedos) e espalhe uma mistura de açúcar e canela por cima da massa (este pormenor deixa o recheio mais húmido) e os pedacinhos de chocolate. Enrole, dê a forma desejada (eu deixei assim mas podem dar a forma tradicional de bolo-rei com o buraco no meio), coloque-a no tabuleiro e deixe levedar mais uma vez até dobrar de volume. Pincele com o ovo batido, decore com os frutos secos que reservou, uns pedacinhos de chocolate e polvilhe com porções de açúcar em pó.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 30 a 35 minutos. Retire e pincele com geleia.

Lembram-se que os meus Brownies de mascarpone estavam a concurso no blog Bagunça na Cozinha? Pois bem, já estão publicados e podem passar por lá e deixar um comentário. Quem ganha é quem tem mais comentários. Portanto, se gostaram, comentem de vossa justiça :)

O Matias continua por cá, uns dias melhor, outros pior. Ainda tem perdas de força e fica estendido no chão como se estivesse desmaiado. Hoje ainda não teve nenhum badagaio mas, o dia ainda vai a meio. Ando num desassossego que não desejo a ninguém. Mas continuo com a fé inabalável de que um dia isto vai melhorar e ele vai ser um gato feliz com uma dona ainda mais feliz :)

Obrigada a todos pela força e pelo carinho!

63 comentários:

Noémia disse...

Admiro-te muito!
Bolo rainha e tudo...só tu!:)
Eu não sei o que andam a fazer os homens deste país, uma princesa gira e boa como tu, tão prendada para a cozinha e não só, deviam fazer fila à tua porta!
Que 2010 te traga tudo, tudo o que tu mereces e tem andado um pouco figido!:)

Noémia disse...

Não era "figido", era fugido, longe, arredio, a passar ao lado, percebeste não foi?:)

Margarida disse...

Desde que fiz o primeiro bolo rainha há dois anos que nunca mais voltei a comprar para o dia de Natal. Este ano fiz com a farinha preparada da Branca de neve e gostei bastante, ficou muito fofinho com as três levedações.
O teu ficou mesmo muito bonito! És uma habilidosa! (subscrevo as palavras da Noémia!)

Espero que o Matias recupere..

Um grande beijinho

Isabel disse...

Olá Linda Ameixinha!
Onde tu pões as mãos só pode sair coisa boa:) Está com um aspecto lindíssimo, claro que ficou maravilhoso!
Ameixinha, deixei um selinho para ti no meu cantinho. Deixo-te também um beijinho e um carícia muito fofinha para o Matias!

SoraiaSilva disse...

Ameixinha, o teu bolo fixou excelente, PARABÉNS!
Desejo-te um ano de 2010 muito feliz e que essas (más e tristes) entradas não sejam, nem por sombras, reflexo do bom ano que, por decerto aí vem :)
Beijinhos e ânimo*

argas disse...

O bolo tá o máximo...tou como tu, os de compra acabaram-se aqui em casa!! :) Já votei!

A continuação de melhoras para o fofinho...bjinhos

Abelha Maia disse...

O bolo ficou com um aspecto excelente, eu tb já há 3 anos que não compro.
Em relação ao Matias já sabes o que penso...tudo de bom para vocês.
bjsssss

Marquês de Sade disse...

A minha cadela tembém tem um problema nas patas (já é velhinha) por isso toma cortisona dia-sim dia-não. Ajuda-a bastante!
Vais ver que ainda serão os dois muito felizes :)
Bjinho

Autora do Blog disse...

O bolo ficou fantástico.
Muito apetecível.

Quanto ao Matias, rápidas melhoras.
Ele vai ultrapassar este mau bocado e ser um gato mto feliz.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

»¤Þ䵣䤫 disse...

Oi Ameixa! Quanto tempo não passo aqui, estava de férias! Voltei hoje! Fiz um bolo muito parecido com esse no natal! Todos amaram! Melhoras ao seu gatinho! Bjinhos

Abóbora Amarelinha disse...

Esse maravilhoso bolo até se pode chamar rainha, mas a verdadeira rainha aqui és tu.

Já estava na altura de fazeres uma postagem, sobre o que fazes mal, lol.

A Noémia tem razão no que diz.

Os homens de portugal, não sabem o que está escondido por trás desse mau feitio( o mau feitio és tu que dizes).

beijinhos para ti.

PS
Matias põe-te fino, antes que dê três coisas seguidinhas há tua dona.

Tati - Panelaterapia disse...

Adorei esse formato rústico do bolo! Ficou lindo!!!
Bjs

P.S: torcendo pelo Matias!!

Paladares da Isa disse...

Querida Ameixa

Bom Ano 2010!!!

Espero que o Matias recupere rápidamente para dar um pouco mais de alegria à sua linda dona :)

Quanto ao bolo Rainha, esse sim, ficou digno de Sua Magestade ;)

Bjos grandes

cucchiaiopieno.com.br disse...

Oi linda, imagino o teu desassossego, mas esta tua fé inabalavel é o mais importante neste momento!

Este bolo é incrivel, amo frutos secos, a aparencia é maravilhosa.

Um grande abraço
Léia

ameixa seca disse...

Noémia, sigo os conselhos da tua querida mãe. Não pode ser qualquer um, tem que ser um bom homem e um homem bom :) Entendi perfeitamente!
Margarida, não fiz com essa farinha, decidi experimentar com a farinha normal. Talvez experimente depois com essa :)
Isabel, obrigada. Daqui a pouco passo lá para ver :)
Soraia, espero mesmo que esta tristeza dos primeiros dias se desvaneça e dê lugar a alegrias :)
Argas, é que não entra mais nada que não seja feito pela minha MFP :) Obrigada pelo voto!
Abelha, sei e agradeço-te muito :)
Marquês, o que me chateia é que o meu gato nem 2 anos tem. Ele é muito novo e já tem estes problemas todos. Fico muito triste! Obrigada :)
Autora, assim espero. Obrigada :)
Paula, estes bolos são deliciosos. Ainda bem que todos gostaram. Obrigada :)
Bóbora, já fiz muitas postagens acerca de coisas que me correm mal. Inclusive na cozinha e até foram postagens bem divertidas he he O problema é que há homens aos pontapés mas não é qualquer um que serve. Para levarem uma rainha têm que ter sangue azul ;)
Tati, muito obrigada :)
Isa, eu que sou tão bem disposta, custa-me começar o ano com uma dor tão grande. Mas isto há-de passar :) Obrigada!
Léia, perdendo a fé perco tudo e já me basta aquilo que eu não tenho. Estou agarradinha à minha fé! Muito obrigada :)

Iliane disse...

que bolo lindo..amei essa sua receita..um começo de ano maravilhoso para você e familia..bjus

RUTE disse...

Tá lindissimo o teu. E caseirissimo!

Estou a fazer agora, outro que não é rei... nem rainha... é entre um e outro. Se calhar é bolo gay :)

Também vou colocar raspa de laranja e de limão. Tá a levedar mas esse teu demorou séculos! Bem, pelo menos ficou uma especialidade. É o que é preciso!

welze disse...

um espetáculo de receita. não tem como não ficar bom

Fátima disse...

Olá Ameixinha! teu bolo rainha ficou show, aliás eu prefiro rainha ao rei. Torço para que o teu gatinho tenha melhor sorte este ano. Beijos.

Janinha disse...

Está com óptimo aspecto e eu adoro bolo rainha! :) Por acaso n envias fatias por correio, n? bJOKA

Luisa Alexandra disse...

Que lindo ficou o teu bolo!

Bom Ano Novo!

Susana Gomes disse...

Ficou mesmo lindão!
Os deste ano tb fiz com 3 levedações, mas com a minha própria mistura de farinhas -acho que fica ainda melhor.
Juntei-lhe coco e farinha integral.
Agora imagina que mesmo antes de o levares ao forno, to devoravam... a minha Bulma foi toda afoita e ficou-me com o primeiro que fiz!
:)

Beijinhos e espero que o MAtias esteja melhor.

R.correia disse...

muito bem ameixinha está com aspecto delicioso...bj e boa semana

Carolina Macedo disse...

Ai rapariga!! Assim é que é!!! Acabaram-se os bolos de compra! Esse agora é o meu lema! Só falta mesmo fazer bolo rei ou bolo rainha!!!
Ficou com muito bom aspecto!!!!
Como está o Matias?
Beijocas

Salsa Verde disse...

Olá,amiga,
Com grane surpresa recebi hoje o teu miminhoo que, além de ter ADORADO muito agradeço. OBRIGADA!!!!
Tens feito uns petiscos deliciosos e vou experimentar os palmiers de limão e alecrim que me parecem soberbos!
Beijinhos e votos de um fantástico 2010 para ti e família,
Lia.

Drika disse...

Que arraso de bolo!!

Isabel Salvador disse...

ficou um espectáculo essas mãozinhas de ouro voltaram abrilhar,vou já votar amiga,jinhos grandes minah doce ameixinha

Manuela L. disse...

Eu tb ja fiz esta receita e gostei muito, hei-de experimentar com as tuas alterações!
Bjs

Marly disse...

Pois, é, fica assim provado e comprovado que na culinária, como na vida, tudo depende de tomar "a peito" os desafios, encarando-os com diligência e fé, que o prato acaba por sair (e melhor que os de compra!). Esses bolos reis e rainhas são mesmos muito ricos e saborosos. O seu ficou ainda mais convidativo por causa do tom 'mulato', devido à presença do chocolate.

Beijinho, boa semana e votos de melhoras ao Matias.

angela disse...

adorei o bolo!!
melhoras para o Matias.
quanto a linhaça nomalmente tenho as duas em casa, mas uso apenas uma sem problemas nenhum, o sabor fica o mesmo. espero que goste. bjs e que 2010 seja muito especial.

Isabel disse...

Bolas moça, tu atiras-te a tudo, ele é bolo-rainha, ele é tudo! Assim é que é!
Estou a torcer pelas melhoras do Matias, esse bichano vai melhorar!
Bjs

Isabelocas disse...

Que bonito bolo!
Já experimentei várias receitas de bolo rei, mas esta é a minha preferida ,desde que tenho a bimby faço todos os anos.
As melhoras do Matias.
Bjs

Claudia Lima disse...

Este bolinho ficou muito bom! Combina muito bem com o frio que está fazendo.
Espero que e o Matias se reequilibre o mais prontamente possível. Tão novinho e já sofrendo tanto. Não merece.
Bom animo minha amiga! :)

Romy Almeida disse...

O bolo ficou lindo :-D

Também fico muito chateada quando faço uma coisa com tanto carinho e satisfação e no fim há alguém que só sabe tirar conclusões precipitadas. O que vale é que depois se calam e dão o braço a torcer LOL

Bjokas doces***

ameixa seca disse...

Antes de mais, esqueci-me de dizer que também usei "minduins" no bolo-rainha!!! Já referi na receita :)

Iliane, Welze, Luísa, R. correia, Drika, Belinha, obrigada :)
Rute, há um que se chama princesa, se calhar é esse :) O facto de levedar três vezes deixa a massa bem mais fofa!
Fátima, eu não gosto de bolo rei. Prefiro as rainhas he he Obrigada :)
Janinha, acho que não ia chegar inteiro a esses lados :)
Gasparzinha, se a Bulma gostou... é sinal que é mesmo bom :) A sorte é que o meu cão não chega à mesa!
Cuca, põe mãos ou MFP à obra! O Matias hoje esteve bem, vamos lá ver amanha :)
Lia, até que enfim. Achei que se tinha perdido he he Ainda bem que gostaste :)
Manuela, é uma excelente receita :)
Marly, é bem verdade. É preciso fazer tudo com gosto que sai mesmo bem :)
Angela, obrigada! Vou usar a linhaça que tenho mesmo. Adorei o formato do teu pão. Não sei se conseguirei que fique igual porque o meu forno é manhoso he he
Isabel, se eu não me atirar... ninguém se atira a mim. Estou farta de desgraças, ao menos na cozinha corre bem :)
Isabelocas, eu é mesmo na Mfp e ajuda bastante. Fica espectacular :)
Claudinha, combina super bem com o frio. Os frutos secos dão a energia necessária para enfrentar o Inverno :) É mesmo, isso é que me deixa triste, ele ser tão novo e já tão sofrido!
Romy, é gente que não dá valor pahhh. Por isso temos que lhes mostrar que somos capazes :)

Anónimo disse...

Ai que bolo lindo, gosto muito de bolo rainha, mas nunca me atrevi a fazer
beijos :)

Cris disse...

Muito interessante a preparação deste bolo ameixinha. E o resultado wow, que lindo! Para você um 2010 recheado de coisas boas! Vem prá cá!!! Beijos!

Anónimo disse...

Querida Ameixinha,
Ainda bem que gostaste!
Ficou com um aspecto super delicioso... esssa fatia está demais...
Espero que o Matias recupere depressa... imagino o que tens passado... mas certamente melhores dias virão...
Bjs

Cininha disse...

Que lindo ficou esse bolo rainha, eu também experimentei bolo rei mas falho algo na tecnica da levedação penso eu hehe, esse ficou mesmo digno de rainha :-)

Sandra G disse...

Ameixinha, está bem bonito O teu bolo rainha.Com 3 levedações nunca experimentei.Estou curiosa.Mas deve ficar bem fofinho.

Espero que o Matias fique bom depressa e que possa andar a saltitar pela casa fora.

Beijinhos

ameixa seca disse...

Scaf, tens que experimentar no próximo Natal :)
Cris, muito obrigada. Olha que o mundo dá muitas voltas... nunca se sabe onde eu vou parar :)
STA, ficou bonitinho não ficou? Eu caprichei he he Obrigada, tem sido muito difícil mas tenho fé que isto vai melhorar :)
Alcina, o meu levedou duas vezes na MFP e a última perto do fogão e ficou bem :)
Sandra G, fica bem macio :) Obrigada!

Marina disse...

Este bolo está magnifico! Isto é mesmo de sangue azul! lol
A fatia que mostras dá cá uma vontade de dar uma trinca...!
Eu também já não compro bolo rei, nem rainha, nem gay (lol) como diz a Rute. Estes além de saborosos tem tudo a ver com a quadra e levam aquele ingrediente extra que apesar de não escreveres na receita, eu sei que está lá!
Muitos beijinhos.

PS - Força Matias!!!

Amelie disse...

como está o teu pequenino?o que era afinal?

ameixa seca disse...

Marina, o ingrediente extra não é pó branco he he Não vá alguém pensar que é alguma substância manhosa :)
Amelie, está igual. Ontem à noite voltou a perder as forças. Não sei o que é.

Natália Eleutério disse...

Estás a ficar uma mestra na arte de bem fotografar, as fotos estão lindas!!!!!!!!

Feliz 2010 para ti e familia, bjs.

Unknown disse...

Tenho a certeza que este bolinho fiocu uma tentção. Beijinhos

Mary disse...

Olá,ameixa,
Ficou lindo,tenho a revista e tb já fiz mas rei,e é muito bom essa massa tenho um fã de bolo rei em casa e aprecia muito esse bolo.Vou fazer para amanhã dia de Reis.

desejo-te um Bom Ano de 2010 repleto de sáude,amor e que realizes todos os teus sonhos.

Bjinhos,
Bom ano

ameixa seca disse...

Nani, quem me dera. Tenho que sair de dentro de casa para ter um bocado de luz :)
Sónia, ficou uma delícia :)
Mary, não fiz bolo rei porque não gosto de passas nem de frutas cristalizadas. Este é mais do meu agrado :) Obrigada!

conceicao disse...

Gosto muito de bolo rainha o teu ficou lindo.
Bjs

Su7i disse...

Lindíssimo! E tem ar de estar excelente! Tinha mesmo vontade de o provar! Mesmo, mesmo! Como eu pus no meu post o bolo rei que costumava fazer também levedava tantas vezes que demorava um dia inteiro! Que canseira! Mas desde há uns anos para cá que faço todos os doces de Natal - até a Lampreia de ovos (este ano não tive coragem...)! São todos tão caros e a qualidade caseira não tem comparação! Beijinhos

Amélia Batista disse...

Eu sei o quanto é dificil para nós termos um animal de que tanto gostamos a sofrer sem nada podermos fazer. Desejo sinceramente que tudo corra bem com ele.
Quanto ao bolo-rainha conhecia a receita, mas játenho feito o bolo e também este leva horas a levadar. Mas fica muito bom.Enooorme! Temos bolo para a semana inteira. Estava aqui a falar com a minha filha que manha talvez tente fazer teu. Afinal é dia de reis. ea as rainhas são sempre ben-vindas.
Beijinho amiga, as melhporas fdo matias e um bom ano para ti e par todos osteus.
BEijoca.

saltapocinhas disse...

já tinha olhado gulosa para o bolo rei da revista lusitana, e agora que vi este, vou mesmo ter de fazer!
achas que fica bem feito sem a máquina do pão?

não tenho cá vindo, não sabia do teu matias.
tenho muita pena, não sei que te diga, só que desejo as melhoras do bichinho.

Unknown disse...

Amiga, ficou fantastica esta rainha!!!
Mil beijoquinhas

ameixa seca disse...

Conceição e Micas, obrigada :)
Suzi, mas tanta levedação vale bem a pena :)
AB, está a ser complicado. Principalmente quando não sabemos ao certo o que é. Só me resta esperar que ele melhore. Obrigada :)
Saltaponcinhas, acho que sim. Antigamente não havia MFP e também se fazia bolos-rei :) Obrigada!

Spirit disse...

Ora, ora.. eu venho à procura de um café prometido.. mas uma fatia d ebolinho também vai bem.
E que bom aspecto que ele tem!!!!

Mais energias boas para o Matias!

Paulo RT disse...

Olha, se o sabor estiver metade de como ficou bonito, deve estar delicioso.
Receita perfeita, ótimos ingredientes (nítida a escolha exigente), capricho (nota-se o cuidado, nada de mais, nada de menos).
Parabéns, não sei como pode ficar em dúvida, mas creio que deve ser pelo cuidado e dedicação tão perceptíveis.

Anónimo disse...

Bolo-rei já tinha feito, mas nunca o bolo-rainha. Parece melhor ainda... tenho de o experimentar...

Natacha Rodrigues disse...

Está tao lindo!! Que original este formato!!!

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Como não gostaria de ameixa seca? Kkkkkk
Beijos
Patty Martins
www.aquinacozinha.com

ameixa seca disse...

Spirit, podes vir cá lanchar. Tenho outro bolo rainha na MFP, vai na segunda levedação. Café também se arranja :)
Paulo RT, tudo na vida precisa de equilíbrio e, para desequilibrada já basto eu he he Obrigada :)
De-chorar-por-mais, eu prefiro este :)
Verdinha, hoje vou fazê-lo no formato original, redondinho e de buraco no meio :)
Patty, óbvio, né? ;)

moranguita disse...

mais um ano passou e nao testei o bolo. preguiça irra
qualquer altura da-me e faço
esta uma maravilha
beijinhos

ameixa seca disse...

Moranguita, este é bom para comer durante todo o ano :)

Rosa disse...

Como faço sem MFP? Tem taao bom aspeto mas sou iniciante e nao tenho mfp :( muito obrigada!