domingo, 28 de setembro de 2008

Bolo de cenoura e nozes pecãs


Eu quando digo que gosto... gosto mesmo!

Neste caso eu adoro bolos de cenoura e, se forem enriquecidos com outros ingredientes, ainda adoro mais.

Andei muitos meses à procura de nozes pecãs e há uns tempos atrás encontrei-as e agarrei a oportunidade.
É um bolo bastante fácil de fazer e verdadeiramente delicioso... melhor do que todos os outros que eu comi. As nozes pecãs são diferentes das nozes que nós conhecemos. Achei-as menos fortes em relação ao óleo que têm, parecem-me mais leves mas igualmente deliciosas. Só tenho pena que tenha que passar meses e meses sem ter acesso a estes produtos.

Mas vamos à receita que já se faz tarde e daqui a bocadinho é hora de lanche :)

Ingredientes:
2 ovos ligeiramente batidos

2 chávenas de cenoura ralada (uso sempre 3 cenouras grandes)

2 colheres de chá de casca de laranja ralada

2/3 chávena de nozes pecãs fatiadas (cerca de 180 gr)

1/2 colher de chá de canela em pó (eu ponho sempre mais)

1/3 chávena de sumo de laranja

1/2 chávena de óleo

2/3 chávena de açúcar refinado

1 1/3 chávenas de farinha de trigo com fermento (coloco 1/3 de farinha integral)

Preparação:
1. Aqueça previamente o forno a 180ºC. Unte uma forma de bolo rasa de 20 cm, com manteiga derretida ou óleo. Forre com papel vegetal. Unte o papel.

2. Coloque os ovos, a cenoura, a canela, a casca de laranja, as nozes, o sumo, o óleo e o açúcar numa tigela grande. Mexa todos os ingredientes com uma colher de pau.

3. Peneire a farinha para a tigela. Bata com a colher de pau durante 1 minuto ou até a mistura ficar espessa e os ingredientes bem misturados.

4. Com a ajuda de uma colher, deite uniformemente a mistura na forma preparada. Alise a superfície (coloquei algumas nozes na superfície para decorar e salpiquei açúcar com canela por cima). Coza durante 45 minutos ou até que um palito saia limpo quando inserido no meio do bolo. Vire sobre uma rede de arame para arrefecer. Servir morno ou frio.


Estão a ver bem o interior deste bolo? Até eu fico ceguinha de gula ao olhar para ele :)

Bom Domingo e boa semana a todos!

Receita retirada do livro de Anne Wilson "Bolos rápidos e saborosos"

61 comentários:

cupido disse...

Caramba, acabei de almoçar e já marchava uma fatia; está com um aspecto excelente.

Unknown disse...

Amiga fã de cenouras kkk
uma verdadeira coelhinha, ficou lindo o seu bolo, mas ainda prefico com mto mas mto chocolate hahaha
Sou tarada por chocolate kkk
Tem mimo no manga pra vc.
Bjs

Karla disse...

Que delíciaaaaaaaaa
adoro tudo o que leve cenoura e ao domingo é quase sempre dia de fazer bolinho. Eu fiz uns de canela =) mas o meu forno queima tudo por baixo =( eu depois ponho no meu blog, por cima até disfarçam...
beijinho

Glau disse...

Ameixinha, ficou com cara de molhadinho! Humm, deu vontade!

Bjos grande, Glau

PimientayChocolate disse...

adorei, adorei. adorei, y con frutos secos una delicia abslouta, un besote, daniela

Mónica Pinto disse...

Domingo á tarde, hora do lanche e euzinha a olhar para uma fatia de bolo de cenoura com nozes pecan, com este aspecto hùmido e delicioso, agora diz-me se isto é, ou não é, tortura?
Beijinhos

Helena disse...

Esse bolo ficou uma tentação!
Parabens.

Adriana disse...

óptimo aspecto!!!
Vou fazer qualquer día destos,eu também gosto dos bolos de cenoura mas também adoro tudo o que tenha nozes, assim que esta é uma combinação ideal para mim!

♥ mesa para 4 disse...

Eu tb adoooro bolos de cenoura...principalmente os de inspiração americana...o teu ficou bemmm...beijinho

Vitor disse...

Ameixa isso não é um bolo é um pecado!!!Maravilhoso...um beijinho Vitor:))--

risonha disse...

tem cenoura amiga?
então está aprovado!

Migas disse...

Bolo de cenoura é também o meu favorito! Já experimentei vários (inclusive o da marizé que também experimentaste). Este fica na lista! :o)

Neyma disse...

Ola Ameixa,
É minha primeira visita ao seu blog e estou adorando. Suas receitas são muito boas, mas senti uma tristeza em você, no seu perfil...Não se preocupe com o lado ruim das coisas e pessoas, todos temos lados bons. Então procure olhar para o lado certo, aquele que te faz bem, que te traz luz e felicidade.Você vai se sentir melhor!!!
Parabéns pelo bolo de cenoura, eu também adoro!!
Beijinho

Axly disse...

Eu não duvido de jeito nenhum que você é apaixonada por bolos de cenoura^^
E esse, ficou tão úmido né, fiquei com vontade^^
Kisss!

Carla disse...

Ainda não encontrei as nozes pecãs, é difícil por estes lados. O bolo é óptimo para acompanhar o meu chá =)

bjs

Espaço do João disse...

Muito embora não seja grande apreciador de bolos, vá lá,levo uma fatia.
No próximo dia 12 de Outubro, vou até essa terra, já tenho convite da Laurinha de "Résteas de Sol".Vou lá papar um almocinho juntamente com a outra metade da minha doce laranja. Quanto a contimuar desempregada, realmente deve ser um pesadelo mas, a crise agudiza-se. É preciso ter calma e paciência para aturar todos estes pançudos que não se lembram dos outro. Beijinhos e esperança.

bio_geo_esds@ disse...

Gosto de bolos de cenoura. Quanto às nozes, por cá só as acho nas promoções do lidl. Já comprei quando as vi, mas... desapareceram literalmente, nunca fiz nada com elas.

Manuela © disse...

Tem mesmo BOM aspecto! :)

Odete disse...

Gosto tanto de bolo de cenoura e esse eh bem diferente. Parece bom!

Beijos

ameixa seca disse...

Cupido, o sabor é bem melhor. Já fiz há algum tempo e também me apetecia uma fatiazinha.
Nana, acho que as coelhinhas verdadeiras são da playboy eh eh Ainda não cheguei lá! Eu prefiro as nozes. Obrigada pelo mimo ;)
Karla, obrigada pela visita. O meu forno já está velhinho mas ainda não queima os bolos :)
Glau, super molhadinho e muito bom!
Daniela, Canela e Vítor obrigada ;)
Monica, até é tortura para mim que já provei e agora não tenho fatia nenhuma à frente!
Adriana, se experimentares diz se gostaste, ok?
Samma, para quem acha que U.S.A. é só fast food... este bolo prova que há coisas deliciosas por lá :)
Risonha, pois claro que tem e bem boa ;)
Migas, eu também já experimentei alguns e garanto-te que este está no topo :)
Neyma, obrigada pela visita. Quanto ao perfil existe uma visão real dos factos e uma vontade imensa de vencer neste mundo que é uma selva. Claro que há coisas que me entristecem... acontece com todos nós... mas, na verdade, a minha alegria supera as tristezas do dia a dia e isso podes ler nos meus posts. Boa disposição e sorrisos sempre :)
Axly, nem dá para duvidar... já postei mais bolos de cenoura do que outras coisas ;)
Carla, só as encontrei este ano numa promoção do Lidl... são caras e não me parece que vá encontrar novamente em breve. Acho que as nozes normais também ficam muito bem :)
João, a fatia tem que ser virtual... é que já não há nadinha :) A crise vai-se superando com muita força e apoio ;) Faz boa viagem dia 12!
Renato, eu também comprei no lidl... guardei-as especialmente para fazer este bolo e ainda bem :)
Manuela, agora és c? Eh eh Ficou mesmo BOM ;)
Odete, este é mesmo diferente e para melhor :)

Ziza disse...

Está lindo e muito chic. Adoro nozes.

carmencita disse...

Nooossa que demaiss, eu já adoro bolo de cenoura e esse com uma surpresinha (pecãn) a mais, deve ser muito bom.Sabe que nunca coloquei canela no bolo de cenoura, tai duas coisas para adicionar da próxima vez.Bjss

Noémia disse...

Está visto que tenho que ir à procura das ditas pecãs!Vou ter que experimentar o bolinho porque tem um aspecto fantástico e deve saber melhor ainda!:)

Claudia Lima disse...

Ameixinha ficou lindo este bolo e deve ser delicioso. Receita anotada!
Aqui encontra-se nozes pecans facilmente em qq supermercado.
Eles fazem para as festas de final de ano a famosa "Pecan Pie". Eu particularmente não gosto, porque é muito doce. Eles usam glicose (corn syrup) e eu evito receitas com este ingrediente, pois sei que não é nada bom para a saúde.
Que bom que esta receita tem pouco açúcar. Vai bem com a política aqui de casa!
Bjs :)

Leo Paixão disse...

Pecãs me lembram a infância. Meu pai me levava em uma fazenda de amigos, onde eles produziam pecãs. Eu comia até passar mal, e depois comia mais. Que pena ninguém conhecia esse bolo.

Maggie disse...

Nunca provei pecans... mas se são dificeis de encontrar vou ter que experimentar com as "normais".
Esse bolinho húmida com a crocância das nozes parece-me bem.
Bjs e boa semana.

Leonor de Sousa Bastos disse...

Que bom!...mais um bolinho de cenoura!!!:) Já o estou a imaginar prontinho para o meu pequeno-almoço e com uma fatia de reserva para o lanche!! (Com este aspecto maravilhoso parece-me melhor ser prudente!)

P.S-Não acho nada bem que nos andes a tentar propositadamente com essas fatias...

Ficou lindo!

Ana Powell disse...

Olá bom dia.
Um excelente bolo.
Por aqui é bastante fácil encontrar nozes íncluindo as pecãs. Sim tens razão quanto á sua consistência e sabor, são menos oleosas mas são bem mais doces que as nozes normais.Fico com uma fatiazita do teu bolo senão te importas.
Uma verdadeira maravilha.
Beijinhos

moranguita disse...

Ameixinha que belo bolinho!!!! também nunca encontrei essas nozes por aqui tenho de dar um salto ao lidl para ver se há por la. mas não encontrando vou fazer com as outras nozes. Deve ser na mesma é que já estou com agua na boca.
boa semana
moranguita
http://docesdamoranguita.blogspot.com

Margarida disse...

Pois, realmente as pecãs por cá.. snif.. nada. Encontrei bastantes em NY nos supermercados mas achei-as tão caras que resisti e acabei por não as comprar.. Também comprei uma vez no Lidl e acabei por comê-las..
Quanto ao bolo.. ficou com a textura e consistência perfeita para comer duas fatias seguidas sem pensar duas vezes...
Beijinho e boa semana!

Cláudia Marques disse...

Ai ai ai, meu Deus! Se o outro ficou tão bom, já estou a imaginar o sabor deste! A textura parece muito para lá de boa... Vê lá se pensas em abrir uma Casa de Chá, eu depois abro uma sucursal aqui em Lisboa ou talvez em Alverca, que está lá mesmo a fazer falta. Uma vez que já somos sócias...
Bjs

Renata Barreto disse...

Ameixinha, que bolo lindo maravilhoso delicisoso super super... amo bolo de cenoura, esse me parece mais que incrível!

BJS

re

Vivian disse...

Adoro nozes e bolo de cenouras, só dispenso as pecas.
Boa semana querida
bj

MARIA disse...

Ameixa o teu bolo está fantástico!Um bjs

Angela Oeiras disse...

Eu não sou muito apreciadora de bolo de cenoura, mas agora lembrei-me que tenho um pacote de nozes de pecan para dar saida... talvez vaiam parar ao teu bolinho...

Ficou com um excelente aspecto...

Mari disse...

Ameixinha....que bolo mais molhadinho. Receitinha anotada!

Nela disse...

Olá Ameixinha,olha adoro bolo de cenoura e também o costumo fazer.O teu tem um aspecto delicioso.Vamos lá a ver se este pc. se vai portar bem!tenho anda C/azar amiga,um ficou sem remédio,o único é comprar outro,este apanhou vírus,venha o diabo e escolha...beijito fica bem.

edinha disse...

Até faz mal olhar para este bolo :)
Isto de só olhar e não comer uma delícia destas não está bem :)
Beijinho

Natália Eleutério disse...

Se tu dizes que é bom eu acredito e pelo aspecto deve ser bem guloso, também adoro nozes, bjs

bio_geo_esds@ disse...

Quanto às vagens de baunilha se estiveres interessada posso sempre arranjar uma nova remessa de contrabando, lol

Catarina Santos disse...

Eu também gosto muito de bolo de cenoura e o meu preferido é aquele que leva uma calda de chocolate por cima (bom, verdade seja dita foi o único que provei até agora, eheheh) :)

O teu tem muito bom aspecto, ficou tão douradinho que até parece que lhe puseste uma cobertura por cima! E nozes pecãs nunca tinha ouvido falar, sempre a aprender :)

Beijinhos e boa semana!!

ameixa seca disse...

Ziza, obrigada :)
Carmencita, eu nunca fiz bolo de cenoura sem canela... nem consigo imaginar ;)
Noémia, se conseguires encontrar diz... eu só vi no lidl e já não há!
Cláudia, que sorte! Aqui é muito dificil encontrar. Experimenta fazer porque deves gostar bastante :)
Leo, que medo ler o teu blog eh eh Tanta pecãn que poderia ser usada para fazer bolos e encheste a pança com elas ;) Obrigada pela visita!
Maggie, é dificil sim senhora mas com nozes normais também não deve ficar mal!
Leonor, qualquer dia vens cá e dizes: "Bolo de cenoura outra vez?" eh eh Olha lá, quem és tu para falares de tentações? Já viste o teu blogue com olhos de ver? Quem anda a tentar o pessoal és tu e não é com um simples bolo de cenoura e pecãs ;)
Ana, então entendes o que eu queria dizer. Fiquei fã das pecãs :)
Moranguita, quando encontrares compra. Nem que seja para comer uma a uma :)
Margarida, eu achei-as caras mas tive que comprar e experimentar. Valem o dinheiro :)
Cláudia, tivesse eu uns tostões e abríamos um café cultural... com livros e bolinhos. Isso é que era!
Renata, é dos melhores que fiz e comi até hoje ;)
Vi, podes fazer com nozes normais. Eu adorei as pecãs.
Manuela e Mari, obrigada!
Alegna, tenho uma receita para experimentar com pecãs mas não é no bolo de cenoura. Vou ver se faço!
Nela, isso por ai anda mesmo mal. Raios partam os computadores! Mas nós cá estamos à tua espera :)
Edinha, penso exactamente o mesmo quando passo no teu blogue ;)
Nani, podes acreditar... muito bom!
Renato, não me digas que andas metido em negócios obscuros? Se arranjares por esse preço... manda vir :)
Catarina, eu dispenso a calda de chocolate... prefiro mil vezes as nozes :)

Emília disse...

Que bolo lindo!!Adorei! Bjinhos

Anónimo disse...

Olá, tem prémio pra vc lá no blog, passa lá. Abraços

Smas disse...

Eu também adoro nozes pecãs e bolo de cenoura, as duas juntas então devem ser uma maravilha!
Obrigada por estares sempre presente.
Bjs grandes daqui até aí

Ju disse...

Eu amo bolo de cenoura tb,é td de bom,costumo fazer aquele q acrescenta aveia em flocos na massa e tb na calda....esse deve ser DIVINO!!!! Bjs

Nela disse...

Ameixinha, acho que regressei, será? tenho medo de falar alto querida, esta coisa pode ouvir...este é lentoooo, tenho que ter calma, que é o que me falta. O TEU BOLÄO está lindo e é de cenourinha, que eu adoro,nesta altura já näo há para eu provar näo será? beijitos fica bem.

Luciana Macêdo disse...

Doida por bolos como sou não posso deixar de experimentar este de cenoura com toque especial.
Bjs!

ameixa seca disse...

Emilia, obrigada pela visita e pelo comentário :)
Eli, muito obrigada pelo prémio!
Sandra, é uma óptima combinação e fiquei fã. Não precisas agradecer nada! :)
Ju, esse com flocos de aveia não conheço... acho que não vi no teu blog. É mais um a experimentar :)
Nela, é melhor não falar para não agoirar. A ver se agora esse bicho se aguenta :) Bolinho já não há e agora só quando o lidl voltar a ter pecãs ;)

Mari disse...

Ameixa, que lindo teu bolo! Imagino o qto deva ter ficado deliciosa a mistura de cenoura com as nozes pecãs... hummmm!!!
Fiquei com muita vontade de experimentar.... vou pegar a receita e testar, a qualquer momento.
Grande beijo

Mari

ameixa seca disse...

Lu, tenho certeza que vais adorar. Aí não faltam pecãs, né? eh eh
Mari, obrigada pela visita :) Este bolo ficou delicioso... é a palavra certa para o descrever. Um bolo bem outonal. Não deixes de testar :)

Dani Bros disse...

Queridona adorei a cara desse bolo!!!
Sabe que também adoro as pecãs e aqui sei que será impossivel encontra-las e nesse caso a substituição terá que ser a outra nozes. Esse bolo deve mesmo ter ficado fantástico!!
Bjks

ameixa seca disse...

Pois é donna dani... aqui também é super dificil encontrar. Com nozes comuns também fiac bom :)

Anónimo disse...

Tem um aspectooooooooooooooo!!! Eu não posso vir aqui... Se desato a (tentar) fazer o que aqui deixas, é a desgraça total!

ameixa seca disse...

Miguel, é nada uma desgraça :) Fazes só mais um bocadinho de exercício físico :)

Marisa disse...

Olá!
Assim que vi "pecãs" tive que comentar... onde é que as encontras-te? Eu só as consegui uma vez no Lidl =/
Obrigada!!

ameixa seca disse...

Olá Marisa :)
Eu também só encontrei pecãs no lidl. Infelizmente só devem aparecer uma ou duas vezes por ano!

Maria L Filipe disse...

Aiaiaiaiai
Ate me cresceu agua na boca ;)
....

ameixa seca disse...

Maluxa, obrigada pela visita :) Este bolo provoca esse efeito secundário he he

RUTE disse...

Olá Ameixa,

já nos temos cruzados pelos blogs :-))

Vim agradecer-te a resposta no blog da Mary: nunca vi nozes pecãs no LIDL mas vou procurar. Passaram-me ao lado.

Adorei a tua label BOLOS. Vou aproveitar e cuscuvilhar o Canela Moida todo.

Beijinhos.

ameixa seca disse...

Rute, eu sempre comprei as nozes pecãs lá. Não há sempre. Temos que estar atenta às promoções. Estás à vontade para pesquisar o Canela e agradeço a visita :)