quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Muffins de bacon

Adoro comidinhas pequeninas... tudo que é pequenino é mais bonitinho! Eu só meço 1.57cm, nem preciso dizer mais nada, pois não? Eh eh

É a primeira vez que que participo do desafio do Chá da Tarde e, como comprei alguns livros da colecção Cordon Bleu (uma palavra para descrever: "Maravilhosa!"), e um deles é dedicado aos muffins, decidi fazer uma das receitas entre tantas outras que vou experimentar.


Se tiver uma festa com mesa de doces e salgados, encontram-me na mesa de salgados rodeada de queijos, azeitonas e enchidos... aiiii a gula!!!

Quando vi as receitas de muffins salgados decidi que tinha que fazer o mais rápido possível e a primeira a ser escolhida foram estes muffins de bacon.

Vou dar algumas informações que o livro apresenta.

Tempo de preparação: 25 minutos

Tempo de cozedura: 30 minutos

Para 12 muffins médios (deu-me para 16, mas depende das forminhas de cada um)

Ingredientes:

2 colheres de chá de óleo (usei azeite)

6 fatias de bacon finamente picadas

1 cebola grande finamente picada

300 g de farinha auto-levedante para bolos

75 g de farinha sem fermento (usei 55 g de farinha + 20 g de farelo de trigo)

1 pitada de sal

1 colher de sopa de salsa fresca finamente picada (como a minha salsa continua raquítica usei oregãos secos)

2 ovos

250 ml de leite

125 g de manteiga sem sal derretida (a minha foi com sal)

Preparação:

1. Pré- aqueça o forno a 210ºC (Gás 6-7). Unte formas para 12 muffins com manteiga derretida ou óleo (coloquei formas de papel).

2. Aqueça o óleo ou azeite numa frigideira e cozinhe o bacon até estar castanho e estaladiço. Retire da frigideira e escorra sobre papel absorvente de cozinha. Refogue a cebola na frigideira em que fritou o bacon até estar macia e ligeiramente dourada. Espere que arrefeça.

3. Peneire as farinhas e o sal para dentro de uma tigela grande. Misture com salsa e faça uma cova no centro. Bata os ovos com o leite e deite na cova que fez nos ingredientes secos. Adicione a manteiga, o bacon e a cebola e mexa com uma colher de metal até os ingredientes estarem combinados. Não mexa demasiado - a mistura deverá ficar com grumos.

4. Encha as forminhas até cerca de três quartos com a massa. Coza durante 20 minutos ou até que um palito introduzido no centro saia limpo. Deixe os muffins na forma durante 5 minutos, antes de os retirar e colocar sobre uma rede, para arrefecer.

Sugestão:

"Os muffins de bacon são perfeitos para um brunch de fim de semana, acompanhados de ovos escalfados ou mexidos ou, simplesmente, com manteiga."

Cá em casa marcharam mesmo assim, sem nada, ao lanche. Depois de estarem frios, gosto de os aquecer um bocadinho no microondas :)

40 comentários:

Helena disse...

Ameixinha
Já anotei esta receita para fazer,parece-me muito ao gosto do pessoal cá de casa.
Bj

Martuxa disse...

Somos duas, dispensava os doces, mas nos salgadinhos perco-me! A foto desse muffin tá a fazer-me fome :D

Os Olhos de Alice disse...

Eu sou da turma dos salgados também!!
Adorei, achei que muffins eram somente doces
bjs

Maggie disse...

Doces ou salgados... perco-me com muffins. A marido vai adorar.
Bjs

Leonor de Sousa Bastos disse...

Mas que belos muffins que eu aqui vim encontrar!...ficaram super bonitos e deviam estar uma maravilha!:)
Gostei das tuas alterações!...oregãos e azeite soam-me bem melhor!:)

risonha disse...

podes ser pequenina mas fazes uns cozinhados em grande!
adorei os muffins... uma bela participação para o desafio.

Baú da Conceição disse...

Bem mais uma receita para fazer, para o lanche da filhota.
Beijinhos

Noémia disse...

As mulheres não se medem aos palmos, minha querida!Os muffins parecem ser muito bons. Também prefiro os salgados.Boa alternativa para o lanche e quando se tem alguém de surpresa.

Cláudia Marques disse...

Ameixinha, que aspecto delicioso! Eu tb pensava que os muffins eram sempre doces. Estamos sempre a aprender! Fiquei fã! Quero experimentar.

Vivian disse...

sou fissurada por bacon!!!! com ctz, vou copiar e fazer
bj

Marizé disse...

Ficaram lindos e bem estufadinhos.
Eu sou perdida por bolinhos salgados.

Bj

MARIA disse...

Ameixa gostei muto da tua receita!Um bjs

Mónica Pinto disse...

Ameixa, olha que a mulher como a sardinha, quer-se pequenina!Além do mais as mulheres não se medem aos palmos, falei bem, ou falei bem?
Esses teus lindos muffins salgados íam mesmo bem ao lanche, é que a fome já aperta!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Canela, apoto que o pessoal vai gostar :)
Martuxa, saem dois muffins... uma para a mamã e outro para a bebé ;)
Alice, a mesa dos salgadas fica mais rica com uns belos muffins, não é? Eu adoro muffins salgados :)
Maggie, venha o diabo e escolha, não é? ;)
Leonor, soa a mediterrânico :) E ficam deliciosos!
Risonha, uma frase para a posteridade eh eh És o máximo! Obrigada :)
Conceição, espero que a tua filhota goste :)
Noémia, é bem verdade. É por isso que a minha auto-estima é bem maior que a minha altura ;)
Cláudia, experimenta que não te vais arrpender. São muito bons :)
Vi, já somos duas. Eu tenho sempre bacon em casa :)
Marizé, bem vinda ao clube. Aiii a tensão a subir por causa dos salgadinhos :)
Manuela, obrigada pela visita e pelo comentário :)
Monica, foi como eu disse... é como os muffins, pequeninos mas deliciosos ;) Falaste bem!

Odete disse...

Iamos ter que disputar os salgadinhos, hehehe! Sou louca por eles. Nunca fiz muffins salgados, tai essa receita a tentar.

Beijos

Glau disse...

Ameixinha, comprei este livro tbém e já tinha visto esta receita! Valeu a pena comprar este livro, ne? Lindas suas fotos! Comeria uns 3 agora

bjos querida, Glau
Ps: Menina, vc é doida! Adorei a história de vc raspar a cabeleira!

♥ mesa para 4 disse...

Uma delicia ...eu tb gosto muito de finger foodfoi a minha cunhada que traduziu esse livro hehe...beijinho

A União Faz a Vida disse...

Adorei, teus mufins arrasaram!
:)

Vitor disse...

Ameixa ficaram lindos!!!Um beijinho Vitor:))--

Ziza disse...

adoro tudo que vai bacon!!!

ameixa seca disse...

Odete, para quem gosta de salgadinhos, os muffins salgados são perfeitos :)
Glau, valeu muito a pena. Eu comprei-os super baratos... tenho 9 pois trouxe um exemplar de cada. Mas faltam-me imensos. A colecção é grande :)
Samma, então pergunta à Ana Sampaio ;) onde é que eu posso pedir os exemplares que me faltam para completar a minha colecção :) Queria completar e ainda me faltam muitos.
Talula, obrigada. Feitos com azeite português... o melhor que há :)
Vítor, obrigada ;)
Ziza, somos duas :)

claudia disse...

Deliciosos, porque já foi tudo dito!

Anónimo disse...

Uhmm...têm muito bom aspecto. Gostei da ideia do brunch.:)

Sylvia disse...

Que delicia de muffins, deu at´e vontade
Assim que vc é equeneninha, Entao de agora em diante so vou te chamar de ameixinha
Beijos

Mari Rezende disse...

Nhamnhamnhamnham!!! Eu quero uma mordidinha dessa delícia!!!
Nossa, Ameixinha... Essa foi de chorar, hehehehe!
Beijinhos

Isabel de Miranda disse...

Ámeixa és como a minha filha aquece sempre no micro-ondas até o arroz doce:).Filha os teus muffins estão lindos.Beijinhos carinhosos

Unknown disse...

Amiga querida,
adorei, esse vou ter que fazer, mas vai virar pãozinho, já que não tenho as formas...
Eu sou um pouquinho maior que vc hahahaha
Mas me acho uma anã de jardim.
Bjs

receitas e vida disse...

Ficaram optimos. Já tinha falado desse livro no meu blog que como outros da Dinalivro são lindos e cheios de coisas boas para fazer.Bjs.

Luciana Macêdo disse...

Esta não vou perder, adoro comidinhas para o final de semana. Ótima participação no Chá da Tarde.
Bjs!

cupido disse...

Bem porreiros. A experimentar.

edinha disse...

Que aspecto delicioso
Beijinho

Natália Eleutério disse...

Também eu sou fã das miniaturas, as tuas ficaram bem apetitosas, bjs

ameixa seca disse...

Claudia, são mesmo deliciosos :)
Susana, também gostei do brunch embora tenham sido comidos ao lunch ;)
Sylvia, obrigada. Podes chamar-me mesmo Ameixinha, eu adoro :)
Mari, eu prefiro rir ;) Obrigada!
Isabel, obrigada. O miscroondas é jeitoso para aquecer certas coisinhas :)
Nana, faz... acho que dá certo se for noutras formas. Anã? Não tenho o minimo complexo de inferioridade e nunca tive. A minha melhor amiga tem quase 1.80 ;)
Receitas e vida, já lá fui espreitar :) Tens lá um que eu não tenho e gostava de conseguir :) Obrigada pela visita!
Luciana, obrigada :) Faz que vais gostar!
Cupido, boa descrição. Porreiros :)
Edinha e Nani, obrigada :)

Ana Powell disse...

Ameixinha
Bom dia, espero e desejo que esteja tudo bem por ai.
Os teus muffins salgados são uma maravilha. Os Ingleses têm muito bons salgados.
Os meus parabéns pela postagem.
Beijinhos

ameixa seca disse...

Ana, está tudo bem obrigada :)
Obrigada pelo comentário!

Maria Vitamina disse...

Olá ameixa, também tenho esse livro de Muffins da Cordon Bleu, tem receitas muito boas e fotos lindíssimas. Os muffins salgados não são muito comuns por cá, mas garanto que são igualmente saborosos, basta ver esta receita que fizeste é optima. Bjs

ameixa seca disse...

Moonlight, os livros dessa colecção são muito porreiros. Eu aderi completamente aos muffins salgados. Prefiro-os do que aos doces :)

♥ mesa para 4 disse...

Desculpa só te responder agora ...mas ela só os traduz, não tem qq ligação com o distribuidor...mas na Fnac deves te safar, já foi aí há uns 5 anos sensivelmente que ela o traduziu...beijinho

ameixa seca disse...

Samma, obrigada pela dica :) Vou ver se encontro os que me faltam na Fnac!

Claudia Lima disse...

Ainda não fiz muffins salgados, mas fica a sugestão.
Não sei porque, sempre que penso em muffins, penso em receitas doces.
Numa mesa festiva devem fazer bonito tb.
Boa sorte!
Bjs :)