segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Bolo cremoso de cenoura

Tenho muitas receitas que vou retirando dos blogues que visito. Afinal a minha saga de visitas diárias tem um objectivo :) Eu quero é fazer e provar as delícias que vou vendo por aí ;)


O sabor da minha infância é o bolo de cenoura. Não porque a minha mãe ou avó faziam. A minha mãe é uma excelente cozinheira mas não é doceira. Não sabe sequer fazer bolos :) A questão é que eu adoro bolo de cenoura com muita canela, claro!


E vou experimentando todas as versões que vejo.


Quando vi esta receita no Tachos de Ensaio, guardei-a e experimentei um dia destes. Fica um bolo delicioso, super húmido como eu tanto gosto!!! Como não sou chocólatra dispensei a calda de chocolate. Para mim o bolo de cenoura basta, mas coloquei uns bocadinhos de chocolate negro. A ser sincera, também dispenso o chocolate pelo meio do bolo. Acho que sou uma miúda com gostos simples no que toca a bolo de cenoura ;)


E a receita canta assim:


3 cenouras
3 ovos
½ chávena de óleo de girassol ou colza (usei óleo de soja)
1 iogurte natural
3 chávenas de açúcar amarelo
3 chávenas de farinha (usei 2 chávenas de farinha normal e 1 de farinha integral)
1 c chá de canela
1 c chá de fermento para bolos
1 embalagem de pepitas de chocolate amargo (opcional)
Chocolate meio amargo em barra fundido para cobrir (opcional)


Preparação:
Ralei as cenouras. Num recipiente alto coloquei a cenoura, os ovos, o óleo, e o iogurte. Triturei tudo com a varinha mágica até obter um preparado homogéneo.
Peneirei a farinha com o fermento e a canela para dentro de uma tigela e misturei o açúcar.
Deitei a mistura de cenoura e envolvi muito bem sem bater.
Misturei os bocadinhos de chocolate e deitei o preparado numa forma redonda de buraco, devidamente untada e polvilhada.
Levei ao forno pré aquecido a 180º durante +- 45 m ou até que o palito saia limpo.


Mais um bolinho de cenoura na minha lista para fazer sempre que me apeteça. Muito bom!


Boa semana para todos!!!

28 comentários:

Claudia Lima disse...

Ficou com uma cor linda!
Eu adoro Bolo de Cenoura, mas em casa fazíamos com cobertura de açúcar e canela apenas, bem simples.
Mas até que gosto com cobertura de chocolate. Dá um contraste interessante.
A mulher dos bolos sempre fui eu. A minha mãe nunca foi muito de fazer doces e sobremesas, a não ser que fosse uma ocasião especial.
Bjs :)

Mari Rezende disse...

Ameixinha, bolo de cenoura é bom demaaaais! Engraçado a sua mãe não conseguir fazer, é tão fácil, hehehehe!!

Querida, deixei uma brincadeira e um presentinho pra você lá no blog! Não deixe de conferir...

Beijinhos!

Axly disse...

Nossa!
Que bolo lindo, e se você que é tão maravilhada com bolos de cenoura diz que ficou bom, eu acredito!
Kisss^^

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha gulosa como sou ia todo para mim!Não pode ser tu também tens que comer...um bjo))

Maggie disse...

Também gosto muito de bolo de cenoura... gostei muito do teu.
A minha mãe também não é muito habilidosa para a doçaria... eu penso que são manias.
Bjs e boa semana.

Martuxa disse...

Bolo de cenoura para mim também tem de ser bem húmido, e como tu dispenso a calda de chocolate e outras coberturas. Gosto dele assim bem simples.

Unknown disse...

Eu tb amo bolo de cenoura, mas cobertura vai sim, acho que um não vive sem o outro.
Bjs

Florescer disse...

Hum, tem um óptimo aspecto!!!
Aposto que deve ter sido delicioso...
Acho que vou experimentar...
Beijinhos e bons cozinhados...

Helena disse...

Bonito o bolinho.
Tambem me lembra a infancia...
O meu é com cenoura cozida,tenho de publicar.

Angela Oeiras disse...

Ai eu também gostava muito de poder fazer todas a maravilhas que encontro por eses blogs fora... mas falta o tempo para as cozinhar e mais alguem para as comer que isto de cozinhar só para dois....

Apetitoso, o bolo ficou super apetitoso!

threefatladies disse...

Estou doida para fazer esse bolo da Marizé, mas agurado dias mais frescos (está quase...).

bjs

pipoka

Natália Eleutério disse...

A apresentação não deixa margem para dúvidas, super delicioso e húmido minhas palavras favoritas no que toca a doces, bjs

bio_geo_esds@ disse...

Aqui em casa gosta-se de bolo de cenoura, com pitada de canela. Os últimos usei essência de canela em vez do pó, não escurece tanto o bolo, que fica mais laranjinha e o sabor é mais activo (parece trident de canela, lol).
Gosto muito tb de torta de cenoura e laranja que fica muito húmida.

Sarita disse...

Bolo de cenoura e cremoso!Aiii deve ser uma deliciaaaaaaa!!

beijinhos.

Marizé disse...

Fico muito feliz por teres gostado do meu bolinho preferido de cenoura.
Gosto de bolos humidos, e para uma chocodependente como eu as pepitas e a cobertura é obrigatória.

Beijo

Leonor de Sousa Bastos disse...

Bolo de cenoura...que bom!!!:)
O teu ficou com um ar tão fofinho...!
Não há nada como estes sabores simples que nos remetem a um tempo passado!:)

ameixa seca disse...

Claudia, o meu vai mesmo sem nada ou só com um pouco de açúcar em pó :)
Mari, a minha mãe nem tenta. Deixa isso para mim ;)
Axly, ficou bom mesmo. Feito pela Marizé só podia não é?
Natércia, também dá para dividir. Comemos as duas :)
Maggie, eu acho que elas dizem que não sabem porque não lhes apetece fazer ;)
Martuxa, temos gostos simples e é tão bom :)
Nana, viver vivem, podem é ser mais pobres sozinhos ;)
Florescer, experimenta que não te vais arrepender, é muito bom!
Canela, também tenho receitas para experimentar com cenoura cozida. São os meus favoritos :)
Alegna, imagina quanta coisa boa já tenho anotada do teu blog :) Convida os vizinhos e os amigos para comer convosco :)
Pipoka, hoje o dia esteve bastante fresco. Ligar o forno só mesmo em dias fresquinhos :)
Nani, eu também adoro :)
Renato, para mim bolo de maça e bolo de cenoura tem sempre que ter canela ;)
Sara, é mesmo uma delícia :)
Marizé, é uma bela receita! Sou louquinha por bolos de cenoura e tive que fazer o teu. Não sou é tão dependente de chocolate :)
Leonor, é fofissimo e delicioso. São os sabores da infância ;)

Odete disse...

Gosto muito e tambem pode ser sem chocolate.

Obrigada Ameixita, pelas palavras carinhosas. Ainda nao falei tao abertamente sobre meu problema de saude no blog por algumas razoes familiares, mas o que terminei foi radioterapia depois de uma lumpectomy na mama esquerda. Agora felizmente esta td bem.

beijao

ameixa seca disse...

Odete, não precisas agradecer. O carinho é sincero. Envio-te ondas de boas energias para que tudo continue a correr super bem ;) Abraços!

Flavinha disse...

Hummm... Bolo de cenoura é uma delícia! Com iogurte então, deve ser demais! Vou experimentar também! Mas acho que não vou dispensar a cobertura não... Sou chocolatra!
Beijos

No Céu dos Bolos disse...

Adorei este bolo de cenoura. Tenho tido muito pouco tempo para visitar e comentar os blogs das amigas (e como sinto saudades....) mas este bolinho delicioso e com tão bom aspecto não podia passar sem deixar comentário.
Até breve ( assim espero)
Bjokas
Ana

ameixa seca disse...

Flavinha, o iogurte dá-lhe uma textura super cremosa. Experimenta com tudo mesmo :)
Ana, és sempre bem vinda, seja mais tarde ou mais cedo :) Até breve!

Ana Powell disse...

Esta receita está de mais. A cor e a textura do teu bolo é maravailhosa.
Gostei imenso.
Beijinhos

Maria Vitamina disse...

Adoro chocolate mas concordo contigo, podia ser só de cenoura que eu ía gostar muito na mesma. Bjs

Cláudia Marques disse...

Ameixinha, ontem fiz o "teu" bolo (com ligeiras alterações, é o meu vício...). Vou postar amanhã, ainda não passei as fotos para o computador. Obrigada pela dica. Ficou uma maravilha!
Bjs

ameixa seca disse...

Ana, obrigada :) A cor fica mesmo bonita!
Moonlight, às vezes menos é mais :)
Cláudia, mostra lá essas alterações que devem ser bem interessantes ;)

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Noooooossa!!!!! Que lindo bolo!!! Receita anotada, pois bolo de cenoura é o preferido da filhota. Depois conto se o meu ficou lindo assim tá!!!!
bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

ameixa seca disse...

Fer, experimenta... aposto que a tua filha vai adorar :)