sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Douradas aromáticas



Eu adoro ervinhas - não, não é ganza embora às vezes pareça que sim - e nas minhas comidas tento sempre usar e abusar delas. Mas nunca abusei e tirei partido das aromáticas como nestas douradas. No meu pequeno canteiro tenho manjericão, hortelã, tomilho-limão, cidreira (roubada da beira da estrada) e alecrim. Faltam-me os oregãos e a sálvia que ainda não encontrei; a segurelha, a manjerona e o cebolinho que ainda não consegui que vingassem. Mas usa-se o que há e já não é mau ;)


Embora não tenha postado ainda receitas de peixe - bacalhau para mim não é peixe, é bacalhau! - não quer dizer que não coma peixe. Apenas quer dizer que só tenho feito coisitas básicas com peixe.
Infelizmente não há pescadores em casa, nem eu vivo perto de um rio - vivo mas o desgraçado já vai mais que morto - ou mar. Uma ida ao hipermercado já faz o jeito. Trouxe três douradinhas médias que, para três esfomeados não foi muito mas chegou. Tavam deliciosas e vamos repetir mais vezes!
Fiz uma recolha de várias receitas que vi na net, mas a fonte de inspiração veio mesmo daqui.

Ingredientes:
Douradas
Sumo de limão q.b.
Ervas aromáticas (usei alecrim, manjericão e tomilho-limão)
1 cebola
2 dentes de alho
Azeitonas pretas q.b.
Fohas de Louro q.b.
Azeite q.b.
Pimenta preta em grão q.b.
Paprika q.b.
Sal q.b.

Preparação:
Lave as douradas em água fria corrente e ponha o peixe num prato grande. Regue com o sumo de limão. Tempere com sal e pimenta por fora e por dentro e salpique com as ervas aromáticas. Descasque um dente de alho e a cebola e pique em pedaços pequenos.
Aqueça o forno a 200°C.
Disponha a cebola cortada e o alho numa travessa de ir ao forno e coloque por cima as douradas. Regue com azeite, acrescente as azeitonas pretas inteiras, a paprika e o alho, picado, e enfie a folha de louro, bem lavada, na cavidade da guelra do peixes.
Asse no forno por 20 minutos, retire do forno e sirva com arroz ou batatas fritas ou legumes cozidos ao vapor. Pode também juntar batatas que vão assar juntamente com o peixe.



Bom fim de semana ;)



Acho que o Luisínho vai viajar no fim de semana... já está numa de testar as asas e zarpar ;) O Matias está a arranjar maneira de ir com ele... só pode!

46 comentários:

Maggie disse...

Gostei muito deste peixeinho aromatizado...
Tens uns bichinhos muito queridos...mas não me parece que que te abandonem:)
Bom fim-de-semana também para ti e bjs

Ana Powell disse...

Olá bom dia
E como diz o velho ditado: "Deitar cedo e cedo erguer dá saúde e faz crescer".
Eu também sou malouquinha por "pózinhos mágicos e ervinhas" e tenho alguns plantados aqui em casa. Em Portugal, pelo menos no Sul eu tenho sempre uma grande dificuldade de encontar "ervinhas", por isso parte da minha bagagem para Portugal são "ervinhas" e especiarias que eu não consigo encontar. Intenta encontrar oregãos e a salvia em semente (pacotinhos) que vendem em centros de jardinagem. O teu peixinho está com uma aspecto muito apetitoso, esse era bom para o meu marido, eu sou uma desatinada com as espinhas de peixe.
Desejo-te um bom fim de semana

Natércia Ramalho disse...

Bom dia!Ameixinha esse peixe já me andava atormentando...dizia na receita peixe chegava lá tinhas outra coisa.Queres contratar o meu pescador já sabes tens que lhe pagar bem que aquele ali não vai por uns tostões...bem o teu peixinho está uma delicia...um beijinho Natércia...

Luisa Alexandra disse...

O teu peixe ficou com um aspecto fantástico.
Eu também gosto imenso das ervas aromáticas, temperos e afins, embora tenha de me conter porque cozinho para duas crianças pequenas... mas sempre que posso abuso um pouco!!!

Anónimo disse...

Olá xana, achei uma graça á tua frase "não, não é ganza" =P

E adorei a receita, gosto muito de dourada então assim tao aromatizada ainda devo gostar mais, hei-de exprimentar =)

Quanto ao Luisinho e ao Matias... estão bem grandes! e bonitos!

Bom fim de semana*

Helena disse...

Ervinhas e peixe=excelente combinação!
Bom fim de semana!

Margarida disse...

Olha pois eu no meu canteiro ainda só consegui que vingasse a hortelã, os coentros e a salsa, embora estas duas últimas tenham acabado comidas por uma lagarta horrorosa. Já tenho algumas sementinhas para semear mas com uma filhota de 10 meses o tempo não dá pra quase nada..
E nem sabes com eu adoro peixe no forno. Muitas vezes da própria pescaria.. E esse ainda sabe melhor! Bjs e bom fim-de-semana!

Leonor de Sousa Bastos disse...

Bom dia Ameixa!

Que coincidência... ontem dourada também foi o meu jantar! :)

A tua deve ter ficado maravilhosa e super aromática! Podias ter-me avisado e ontem também tinha experimentado... :P

Ainda pensei que tivesses publicado a versão do pão com canela, mas quando cheguei aqui não encontrei nada... ;)

Beijinho

Marizé disse...

Não é segredo para ninguém que sou apaixonada por ervas aromáticas e para mim a dourada é dos melhores peixes para grelhar com elas.
Gostei muito desta receita.

Bj e bom fim de semana

Glau disse...

Ameixinha, além das comidas maravilhosas, é muito bom ver o seu jeitinho bem humorado de encarar a vida!

Bjos e bom final de semana!
Glau

cupido disse...

Gostei bastante dessa dourada; ás vezes faço no sal, mas com essa mistura de ervas deve ficar fixe. Tens mais uma proposta para a academia.

Elvira disse...

Parecem deliciosas! :-)

E adorei a fóto dos bichinhos.

Beijinhos.

Mónica Pinto disse...

Ameixa,a dourada está com um especto fantástico, com essas ervas só pode ser uma delícia.
Beijinhos e bom fim de semana

claudia disse...

Eu gosto muito de peixe! Estas douradinhas estão com uma ar tão apetitoso que já as comia!!

ameixa seca disse...

Maggie, obrigada! Acho que o Luísinho não vai a lado nenhum. Está cá um temporal hoje :)
Ana, eu adoro aromáticas. A única que anda meio enfezada é a salsa. E há outras que ando a ver se encontro. Mas usei o que tenho e ficou delicioso ;) A dourada não tem quase espinhas nenhumas.
Natércia, pois é! É que já preparei este post há uns dias e, na altura, publiquei sem querer só as fotos. Tive que eliminar logo de seguida ;) Mas agora já cá está!
Luísa, eu também gosto muito. E se forem ervas plantadas aqui em casa ainda é melhor :)
João, tenho a sensação que aqui em casa só se vai comer dourada com ervinhas. Todos gostamos muito e nem imaginas os aromas na cozinha. Os dois malandros estão uns homemzinhos ;)
Canela, dissese tudo! Mai nada :)
Margarida, eu ando com o mesmo problema. Desde a semana passada que a minha hortelã, manjerição e cidreira estão a ser comidas por uma lagarta e eu não a consigo apanhar. Nao sei o que fazer! E fico tão triste, estavam tão bonitas. Será que esta chuva toda vai afogar a lagarta? Isso é que era porreiro ;)
Leonor, não adivinhei senão tinha-te dito. Mas acredito que a tua também estivesse deliciosa :) Quanto ao pão doce, a receita já está publicada aqui em baixo (1 Setembro) e tem na versão MFP e à mão. A canela é opcional mas eu ponho sempre e a foto que vês não faz juz nenhum ao pão. Só experimentando ;)
Marizé, nós sabemos! Mas tu já vais num patamar e categoria que eu nunca mais te apanho ;) És uma inspiração para muitas de nós :)
Glau, pois é! A vida sem humor não tem piada nenhuma ;) Obrigada!
Cupido, ao sal nunca fiz mas já tenho uma receita retirada para fazer ;) Obrigada!
Elvira, nem sei como a foto saiu tão bem. Acho que as douradas são super fotogénicas ;)
Monica, obrigada. As ervas dão-lhe o toque ;)
Claudia, eu também gosto muito de peixe. Não de todos, mas as douradas estão no meu top ;)
Bom fim de semana a todos!

Maggie disse...

Outra vez... olha que o tempo por aqui (matosinhos) não é melhor.
Parece mesmo um dia de inverno (só lhe falta a trovoada;) espero bem que não...

Os Olhos de Alice disse...

Ameixa
amo peixe assim com ervas
nesta semana fiz um salmão cor ervas que ficou muito bom...
ainda não postei
que fofo o Luisinho
bjs

Vodka Limão e Vodka Morango disse...

que bom, tenho mesmo de experimentar :)
[desculpa, gostei tanto do blog que não resisti em pô-lo nos links do meu ]

Mariana. disse...

[o comentário acima (das "Vodka Limão e Vodka Morango") é meu :$ esqueci-me que estava noutra conta]

bio_geo_esds@ disse...

As douradas são dos meus peixes preferidos, mesmo. Quando compro, peço para serem escaladas e aso no gril do forno, num tabuleiro, com a pele virada para baixo, só com sal grosso, até ficarem bem douradas (douradas douradas, lol), e crocantes,sem as virar.
Fica deliciosas.
Clarto que aromáticas como as tuas não ficam.

Espaço do João disse...

Eu também gosto dessas iguarias. Mas a semana passada fui comemorar outras iguarias...não! Foi a mesma de há 40 anos. Vamos a ver se ainda as posso provar nas bodas de ouro. Tenha um bom fim de semana e bons doces.

risonha disse...

gostei das douradas...
mas adorei a foto da bicharada.

edinha disse...

Eu também gosto muito de pôr ervinhas no peixe,mas tenho de comprar porque para muita pena minha não tenho um canteiro :)
Beijinho

Marula disse...

Ameixa querida,
Adorei a receita e os bichanos, quanta alegria!

Bom final de semana pra vc também!
Beijos!

Adriana disse...

Eu fico com a bicharada! lindos de morrer! Faltou o Tomás que é o máximo ( adoro cães).
Bom fim de semana!

Maria Vitamina disse...

Esta dourada está com muito bom aspecto, imagino o aroma... devia estar muito saborosa. Bom fsemana.

ameixa seca disse...

Maggie, o Norte é assim. Vivemos na mesma corrente de mau tempo ;)
Alice, acho que as ervas dão sempre um encanto às receitas :)
Olá Marianne, ainda bem que gostaste! E obrigada pelo link ;)
Renato, as douradas também são um dos meus peixes favoritos. Acho que ficam bem de qualquer forma :)
João, com certeza que hás-de comemorar umas bodas douradas :)
Risonha, a bicharada é sempre aquela coisa fofa, né?
Edinha, da maneira que as minhas estão a ser atacadas pela lagarta, parece-me que em breve também terei que comprar. Até lá aproveito :)
Marula, obrigada! Bom fim de semana para ti também ;)
Adriana, o Tomás faltou à sessão de fotografias. Vou convocado mas não apareceu :)
Moonlight, saborosa e com um aroma daqueles maravilhosos ;)

Noémia disse...

Ameixinha, até eu que não sou grande apreciadora de peixe ia nessas douradas, de tão apetitosas que parecem! Quanto às ervas aromáticas vou preparar umas "mudas" de salva, estragão, oregãos, segurelha e cebolinho. E vou magicar como é que tas faço chegar aí!

Vivian disse...

essa historia de plantar qqer coisa em casa, definitivamente nao eh pra mim. Impressionante como tenho pessima mao pra plantas, mais facil eh predir pros vizinhos.
bom fim de semana

Unknown disse...

Ameixinha, como vai???? Adorei essa sua receita, fiquei com água na boca. Temperos são tudo de bom pra vida (e pro paladar) da gente. E seus bichinhos, tão fofos assim como você. Adoro animais, principalmente gatos, calopsitas, hamsters e golfinhos. Mas me "derreto" por todos eles... Tenha um bom fim de semana, cheio de alegrias! Bjs, Larissa =)

Natural Naturalmente disse...

Querida.
Na proxima compra 4 peixinhos e eu vou almoçar com voces, esta dourada tem/tinha um aspecto delicioso e perfumado.
Se o Luisinho for viajar, volta com certeza.
bjs
Bom fim de semana
Márcia

ameixa seca disse...

Noémia, tu és uma querida! Eu ainda tenho sementes de segurelha e cebolinho. Vou tentar semear outra vez e ver no que dá. Já as outras interessam-me muito ;) Espero é que a lagarta se pisgue rápido!
Vi, há plantas que dão melhor que as outras. Quem não tem jardim ou quintal como eu... pode plantar num vaso ou num canteiro pequeno. É bom cozinhar com ervas frescas :)
Larissa, a vida sem tempero não tem sabor, não é? Quanto aos animais, acho que somos duas derretidas... sou apaixonada pelos bichinhos ;)
Márcia, prá próxima tá combinado ;)
Bom fim de semana a todos!

turbolenta disse...

As ervas aromáticas dão sempre um sabor muito bom, o que pode, em muitos casos substituir o sal.Eu trouxe quando estive em França um saco de Ervas da Provence, que comprei no aeroporto e que têm cá um perfume!
Também uso e abuso delas.
Nas douradas eu costumo pôr, nas barrigas, uma tira grossa de cebola, alho partido e coentros.Ficam deliciosas.
Por isso, a minha opinião sobre esta receita tem de ser boa.
bom fim de semana

Luciana B. disse...

Ameixa, que peixe lindo!! Eu adoro peixe e assim com ervas ficou demais.. deve ter ficado muito saboroso, e agora aqui no Brasil é sábado e hora do almoço (12:45 h) e fiquei "babando" por este seu prato! Um beijo,

anna disse...

Ameixinha, dourada é dos meus peixes preferidos e adorei a forma como as trataste...
Também gostava de ter um canteiro de aromáticas!
Beijinhos.

Valentina disse...

querida, es uma das mais queridas colegas da blogosfera. Esta receita está show. Achei ótimo o que dizes sobre bacalhau. Acho que a cozinha portuguesa é absolutamente fenomenal.

Dama do Lago disse...

Olha o Luisinho :)!!! Afinal de contas... as asas dele parecem em muito bom estado, não lhas tinhas cortado??

ameixa seca disse...

Turbolenta, eu uso muito menos sal quando a receita envolve ervas aromáticas. A tua forma de fazer também é óptima :)
Lu, pois é! Eu prefiro o peixe à carne. E ele fica super saboroso :)
Anna, como és a mulher dos peixes (salvo seja), um comentário bom da tua parte é sempre revigorante ;)
Valentina, muito obrigada pelo comentário super simpático :) Fico muito lisongeada! Para mim o bacalhau é mesmo bacalhau... não é peixe. É outra coisa à parte :)
Dama, as asas foram cortadas já há algum tempo... e, como tudo, voltaram a crescer. Não voltei a cortar porque me parece que ele não vai levantar voo... de vez em quando só estica as asas para se espreguiçar eh eh

janeca disse...

Ameixinha é pena não estares mais perto...Miga o meu pescador até não gosta de peixe assim deliciavas-te.
As tuas douradas não são fotogenicas...Tu és uma optima cozinheira e deste-lhe o brilho todo,estão divinais.

Bjinhos

Isabel disse...

Que inveja do teu canteiro de ervas aromáticas, eu tenho mesmo que ir ao supermercado. Mas deste-me uma boa ideia, vou tentar fazer um na minha varanda!

Os Olhos de Alice disse...

Ameixa
tem um mimo pra vc lá na minha cozinha
bjs

ameixa seca disse...

Janeca, que pena mesmo. Era peixinho com fartura ;)
Isabel, com vasos grandes dá perfeitamente para teres um canteiro de aromáticas na varanda :)
Alice, muito obrigada :)

Odete disse...

Essas douradas estao um arraso. Ameixita, so tu pra dar asas a imaginacao e ao gatinho...
Adorei todos os bichinhos e seus nomes.
beijos e uma super semana p/ti

ameixa seca disse...

Odete, obrigada :)

Edy disse...

quanta delicias hem!!!!
estarei sempre aqui para ver as novidades...
sou sua mais nova seguidora!
Bjosss EDNA

ameixa seca disse...

Edna, obrigada pela visita e pelo comentário :) Volta sempre que quiseres!