sábado, 31 de maio de 2008

Bolo de mel e sementes de papoila


Mais um ingrediente que eu ainda não tinha experimentado. E as sementes de papoila estão tão "fashion" que tive que comprar e experimentar. Esta receita foi retirada do livro "Bolos" da colecção Cozinhar Melhor. É uma receita que, segundo a descrição no livro, é para as festas de anos das crianças. Portanto não devia ser muito mau :) O titulo original é Bolo-mármore com sementes de papoila, mas a minha massa ficou toda misturada por isso não se nota (as más fotografias também não ajudam). Não sei se é suposto sentir o sabor das sementes, eu apenas sinto o estaladiço e é muito agradável. Este bolo não leva açúcar pois é substituído pelo mel. É uma receita integral, logo não há desculpas para não comer não acham?

Ingredientes:
300g de farinha integral (usei 250g de farinha normal à qual juntei 50g de farelo de trigo)
2 colheres de chá de fermento
200g de manteiga (usei 180 de óleo de soja)
175g de mel
4 ovos
50g de limão cristalizado (não usei)
150g de sementes de papoila (usei 100g)
1 colher de sopa de água de rosas
2 colheres de chá de chocolate em pó
1 colher de sopa de rum (usei vinho do porto)
1 colher de sopa de sumo de limão
meia colher de chá de canela em pó


Preparação:
Misturar a farinha com o fermento. Bater o óleo (manteiga) com 150g de mel. Juntar os ovos um a um e a mistura de farinha e fermento. Juntar o limão cristalizado cortado miudinho. Aquecer o forno a 180º. Untar a forma com manteiga e deitar nela metade da massa. Misturar à outra metade as sementes de papoila, a água de rosas, a canela, o chocolate em pó e o resto do mel. Espalhar a massa escura sobre a massa clara e mexer ligeiramente. Meter no forno durante uma hora (o meu é a gás e não dá para regular, foram precisos apenas 30m) e deixar repousar durante 5 minutos dentro do forno desligado. Misturar o rum ao sumo de limão e deitar por cima. Dois dias depois, o bolo terá adquirido o seu excelente aroma (ainda não passaram dois dias, foi feito hoje de madrugada e duvido que passados dois dias ainda haja bolo).

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Courgettes em base


Pois é! Também nunca tinha experimentado courgettes. Quer dizer... experimentei fritas uma vez e, de facto, foi uma má experiência. Esta receita não foi retirada de lado nenhum. Fiz com o que tinha em casa e à medida que ia fazendo ia acrescentando certos pormenores. O resultado nas palavras de quem provou foi: "Isto é mesmo bom!" E era mesmo bom. A repetir.
Fiz para duas pessoas com uma courgette das grandes.

Ingredientes:
1 courgette
1 lata de atum
2 a 3 tomates maduros
2 fatias de pão de forma (usei fatias integrais)
sal q.b.
alho q.b.
cebola q.b.
pimenta preta q.b.
queijo q.b.

Preparação:
Cortar a courgette em 4 pedaços de 6 cm cada. Fazer um canelado na casca das courgettes e retirar o interior reservando as cascas. Numa frigideira colocar o alho picado com a cebola às rodelas finas e deixar refogar em azeite. Juntar o interior da courgette partido aos pedacinhos pequenos, os tomates aos pedacinhos e o atum. Tenperar com sal e pimenta. Deixar refogar por 10/15 minutos. Entretanto colocar as fatias de pão integral numa travessa com uma fatia de queijo em cima de cada uma. Depois colocar em cada fatia dois pedaços da courgette. No final, deita-se o conteúdo da frigideira dentro de cada cilindro de courgette, "rega-se" com queijo ralado e leva-se ao forno a gratinar. Esqueci-me de colocar oregãos mas ficaria ainda melhor.
Como os cilindros da courgette não tinham fundo, optei por colocar o pão para assimilar o "molhinho" que saísse do refogado.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Festival Nacional de Doçaria Conventual e Tradicional


Landim é uma freguesia de Vila Nova de Famalicão, que todos os anos em Maio recebe no largo do Mosteiro um festival de doçaria. São três dias de muitos doces e de alterações de colesterol em que a balança também oscila. Não deixo nunca de lá ir, mas este ano esteve um tempo horrível e só no último dia à última hora fui ver o que havia. Desta vez, trouxe uns docinhos da região de Braga e de Aveiro (não posso deixar os ovos moles de lado) para provar um bocadinho de cada. São compostos essencialmente por muitas gemas e açúcar... depois alguns levam gila, nozes, amêndoas, pinhões e etc. Torna-se muito complicado escolher o melhor porque são deliciosos. Hoje começa a dieta :-)
Deixo-vos alguns exemplares:



1ª foto: Barricas de ovos moles
2ª foto (da esquerda para a direita): pastel de ovos moles; pastel de feijão; queijada de gila.
3ª foto: sopa dourada
4ª foto (de cima para baixo): amendoado, ovo mole, castanhas de ovos.

domingo, 25 de maio de 2008

Bifinhos de peru com cogumelos

Ontem foi noite de Festival da Eurovisão e antes de começar fiz uma comidinha rápida. A versão que pus em prática é um pouco diferente das que tenho visto. Primeiro não são bifes de porco. Em honra de um peru que foi cantar à primeira semi-final e que, quando o vi e ouvi, apeteceu-me fatiá-lo e cozinhá-lo, fiz com bifes de peru. O país que representava era a Irlanda e o peru chama-se Dustin. O Festival já não é o que era e passou a ser um Festival de cromos. Alguns dos concorrentes estavam bem era numa companhia de circo ou numa companhia de teatro itinerante (sem querer ofender os circos e teatros itinerantes). Isto foi perus, piratas, anjos e demónios, mulheres barbudas e uma cambada de cromos. Foi dos poucos anos em que tivemos uma canção com grande potencial para chegar a um lugar cimeiro. Ganhar não, porque isto de cantar em Português não ajuda. Embora eu continue a defender que cada país deveria cantar na língua oficial. Não concordo com a votação do público porque não me pareceu que a Rússia tivesse uma grande canção para ganhar. Mas quanto a Portugal, foi bem melhor que a do ano que passou, com a falta de gosto musical que representou a menina que lá foi. O nosso país é mais "Senhora do Mar" do que "Dança comigo (vem ser feliz)".

Enfim... já divaguei... Vamos aos bifes:


Ingredientes:
4 bifes de peru
10 ou mais camarões cozidos
1 lata de cogumelos
1 pacote de natas
1 café expresso
2 cabeças de alho
pimenta q.b
sal q.b.
vinho branco q.b.


Preparação:
Como o bife de peru é mais seco optei por parti-lo às tirinhas. Reguei com o vinho branco, os alhos cortados em rodelas, sal e pimenta preta moída. Entretanto coloquei um fio de azeite numa frigideira e levei as tiras de peru e os camarões a alourar. Depois retirei e reservei. Escorri e pouca gordura da frigideira e levei os cogumelos ao lume, juntei o pacote de natas. Mexi até engrossar. Rectifiquei de sal e pimenta e no final juntei um café expresso curto para cortar o enjoativo das natas. Fácil e económico. Servi com batatas fritas.

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Clafoutis de maçã


Este é sem dúvida dos meus doces favoritos. Não só porque leva canela e maçã, mas porque pode e deve comer-se ainda quente. Logo, não preciso de estar à espera que arrefeça. Segundo li, são sobremesas originais de Limousin, embora também tenha lido que são originais da Provença - que eu adoraria conhecer - e só isso lhe dá um requinte especial. Mas o nome emproado é fantástico. Quem ouvir até pensa que exige grandes conhecimentos técnicos e tal... Ou então ficam pasmados a pensar "Clafou quê?"
Ora, o nome Clafoutis intrigou-me porque não sabia o seu significado. Afinal quer dizer "pôr por cima de". Neste caso é colocar fruta por cima de uma massa base. Parece-me bem :)
É só preparar a massa base e depois colocar a fruta que queremos por cima. Está feito...

Ingredientes para a massa base:
75g de farinha
5 colheres de sopa de açúcar
3 ovos
2 colheres de sopa de manteiga
2 dl de leite
Maçã q.b.
Açúcar mascavado q.b.
Canela q.b

Preparação:
Peneira-se a farinha, junta-se o açúcar e as gemas. Mexe-se bem. Adiciona-se a manteiga amolecida e o leite. Neste caso também pus um pouco de canela em pó. Envolve-se as claras em castelo. Com manteiga unta-se um tabuleiro de loiça, próprio para forno e polvilha-se com açúcar.
Verta o preparado no tabuleiro, coloque a maçã por cima. Polvilhe com o açúcar mascavado e a canela e leve ao forno por 50 minutos (ou menos). Sirva quente.



Receita retirada da revista "Mulher Moderna na Cozinha nº95"


quarta-feira, 21 de maio de 2008

Amizades


A Natércia e a Janeca presentearam-me com mais um mimo. Fico muito lisongeada com estas atitudes de alguém que ainda não me conheçe e que já me tem em tão boa consideração. Quando começei este blog não foi com o intuito de fazer amizades, não foi sequer com a ideia de publicar receitas e experiências culinárias. Tinha apenas a função de ser algo meu e que eu controlasse, algo para eu mais tarde recordar, com palavras mais ou menos profundas, com sentimentos mais ou menos inflamados, para descarregar o que me vai no pensamento. Óbvio que, quando temos algo na internet, sabemos que alguém poderá ter acesso ao nosso canto. Mas, estava longe de imaginar que se tornaria no que se está a tornar. E, às vezes, as melhores coisas são as que menos esperamos. De modo que não vou passar este prémio a mais ninguém, porque tenho por vocês uma grande estima e consideração. E devo dizer que os meus amigos não valem ouro - que para mim não tem grande valor - mas valem cada raio de sol desta tímida Primavera, e valem as gargalhadas que retiro de todos os blogs e que agitam a vida, são o doce e salgado de cada refeição e as flores deste imenso jardim que é a blogosfera. Para mim algumas já são amigas de tacho e outras tornar-se-ão ao longo do tempo. Porque a vida não pára e "As amizades querem ser antigas".

À querida Natércia, à Janeca e a todos que me visitam um sincero agradecimento!


terça-feira, 20 de maio de 2008

Doce de queijo e café




Para quem gosta de queijo e de café... pois claro!


Ingredientes:

3 ovos
100g de açúcar
300g de queijo-creme (usei 200g de Philadelphia light)
uma pitada de sal
uma embalagem de palitos La Reine (15 a 20, usei uns de baunilha e chocolate, que não sabiam nem a baunilha nem chocolate)
3 cafés expresso (ou de saqueta para diluir em àgua)
cacau em pó q.b.

Preparação:

Separe as gemas das claras e bata as últimas em castelo com a pitada de sal.
Bata as gemas com o açúcar, junte o queijo-creme e misture bem. Envolva as claras neste preparado.
No fundo de uma forma rectangular, coloque uma camada de palitos, mergulhados ligeiramente no café, e cubra com metade do creme.
Sobreponha os restantes palitos e verta o creme que sobrou. Coloque no frigorífico e na hora de servir, polvilhe com cacau em pó. Também pode ser adicionado ao café, algumas gotas de essência de baunilha.




O recipiente que utilizei não era rectangular, pelo que a fatia saiu ligeiramente escangalhada :-)
Receita retirada da revista "Mulher Moderna na Cozinha", Nº 65

domingo, 18 de maio de 2008

Rojões à moda do Minho



A receita é da minha mãe e varia um pouco dos tradicionais rojões minhotos. Usamos o saudável azeite para substituir a banha. Adicionamos algo que eu adoro e, sem o qual, para mim não há rojões. Mas passo a explicar de forma mais concreta. A quantidade de ingredientes depende daquilo que eu trago do talho. Peço um bocado disto e daquilo. Por isso, as quantidades não são certas. É uma questão de ver se chega ou não, ao comprar no talho.

Ingredientes:

Carne de porco (não sei a quantidade ao certo, mas cerca de 2 kg)

1,5 kg de redenho (ou redanho) que é o meu ingrediente favorito

300 g de tripas

sal q.b.

alho q.b

2 folhas de louro

whisky ou vinho do porto q.b (meio copo é suficiente)

oregãos q.b. (a minha mãe põe oregãos em tudo :-p)

polpa de tomate q.b

azeite q.b.

1 cerveja


Preparação:
Cá em casa faz-se tudo em tachos separados para não se misturarem as gorduras. Nós somos muito arrumadinhas, cada coisa no seu sítio :-)

Então começamos pelo redenho que, por si só, tem bastante gordura e, por isso mesmo, fica a cozinhar num tacho com um pouco de sal. Ao ínicio põe-se o tacho ao lume até que o redenho começe a estourar (cuidado ao retirar o testo para ver como está, podem queimar-se), depois coloca-se no minímo até que fiquem tostadinhos e durinhos.

Os rojões de cá de casa são extraídos da parte da pá do porco. Nem muito secos nem muito gordos. E ficam melhores se estiverem a marinar durante a noite, no alho, no louro, oregãos, polpa, vinho do porto/whisky e cerveja.

Depois é so colocar no tacho com azeite e o sal e deixar cozer em lume forte até estarem lourinhos. Destapa-se um pouco o testo e põe-se em lume brando. Quando o redenho já estiver pronto e sequinho junta-se aos rojões. Corta-se a tripa em pedacinhos pequenos e frita-se em óleo quente. Às batatas para acompanhar não cortei a pele porque são batatinhas novas. Só passei por àgua e raspei a pele com uma faca. Cozi-as ligeiramente em àgua e sal e depois foram alouradas no óleo. Também é servido com grelos cozidos e salteados em alho e azeite. Mas hoje não havia. Foi mesmo com uma rodela de ananás e sem arroz.
Para mim rojões sem redenho, não são rojões à moda do Minho.
E agora vou começar a torcer pelo meu clube :-)
Bom fim de semana a todos e obrigada pelas mensagens. Já estou muito melhor. Não digo pronta para outra, porque não me apetece outra "cena" assim.

sábado, 17 de maio de 2008

Massa de búzios com berinjela e afins



Este meu post tem coisas boas e coisas más.

A primeira coisa é que me sinto bastante doente e ontem fui fazer uma visita ao hospital. Contra as minhas expectativas fui muito bem atendida, tanto nas urgências como no bloco de especialidade. Mas continuo a sentir-me muito mal, apesar de estar medicada. Sinto-me pior a cada minuto que passa.

Outra coisa é que fiquei surpreendida quando o médico espanhol que me atendeu, perguntou se eu era psicóloga. Ao princípio não entendi. Pensei que se era médico também parecia bruxo. Eu não disse a ninguém no hospital qual era a minha "profissão". Quanto muito diria que sou desempregada, como sempre disse. Mas ao tirar a consulta deram-me um papel com toda a minha informação, inclusivé a profissão (que não tenho :-p). Realmente não entendi e a única explicação que tenho é que essa informação deve constar de alguma base de dados do maravilhoso programa simplex, porque o meu cartão do centro de saúde não diz a minha profissão. Adiante, fiquei a saber que, segundo o Doutor que me observou nas urgências, não havia psicólogo no hospital e não lhes faltavam loucos ali dentro :-) Foi uma consulta divertida, como eu tento sempre que seja, mesmo que estivesse torcida de dores. Lá fui enviada para o bloco de ginecologia/obstetrícia. Lá estavam dois médicos e uma assistente muito bem dispostos, (pudera, é mulheres nuas todo o dia), observaram-me e chegaram à conclusão que "deve" ser uma infecção urinária, já que o meu sistema reprodutor está porreiro. Não tenho sintomas de infecção urinária, apenas uma dor forte no baixo ventre que me dilacera. Nada mais! Mas disseram que se não melhorasse era melhor lá voltar. Estou à espera que o antibiótico faça efeito e tenho um medo incrível de me mexer (??). Tenho sensação que é provável que seja uma pedra na bexiga - sim, porque eu sou mesmo um calhau :) - e isto ainda me vá dar muito trabalho. Logo se vê.


E pronto, esta semana não foi muito agradável, mas poderia ser bem pior. Para hoje, uma massa de búzios integral com berinjela (não sei como se escreve correctamente, no dicionário é com "g", mas já li que o correcto é com "j") e afins, que fiz para mim e o meu irmão mais novo. Ele que a meio da noite veio ao meu quarto para saber como eu estava. Às vezes é muito querido e sensível :-)

No final todos comeram um bocadinho e o meu pai perguntou porque não fiz para todos :)

Levei duas horas a fazer esta receita porque tenho andado a passo de caracol, a dor não me permite aumentar a velocidade. Mas é muito rápida. Entretanto, a meio fui ver o meu pato Luísinho que já não via há quase dois dias. Está enorme e já tem muitas penas. A pinta preta no alto da pinha permanece. Um dia destes mostro-o mais crescido :).

Enfim, o post já vai longo e eu vou tomar o meu cházinho.

Ahhh... queria também agradecer à Kini pelo prémio da amizade. Obrigadíssima!


Ingredientes da Massa com berinjela e afins, para duas pessoas:

100g Massa de búzios integral (ou sem ser integral)

1 beringela grandinha

meio pimento

2 tomates (usei tomate em rama)

100 g de cogumelos laminados ou frescos

paio cortado em cubinhos (o meu paio não é picante)
alho e cebola q.b

uma malagueta seca (pequenina)

polpa de tomate q.b

sal q.b

vinho branco q.b

queijo q.b

oregãos q.b



Preparação:



Primeiro cortei a berinjela aos quadradinhos e deixei repousar com sal. Coloquei a massa a cozer coom sal e um fio de azeite. Entretanto, refoguei a cebola e o alho em pouco azeite e depois juntei a berinjela (escorrida), o paio, tomate cortado em cubos, os cogumelos, pimento e a malagueta. Deixei refogar bem até a beringela ficar mole, juntei um pouco de polpa de tomate e o vinho. Deixei refogar mais um pouco e retirei do lume.


Num refractário coloquei a massa escorrida na base e, por cima, o refogado de berinjela. Cobri com o queijo e os oregãos. Levei ao forno a gratinar. Foi só sevir e comer. Bem bom que estava... gosto do toque do vinho e o problema é que não consegui retirar a malagueta, mas pelos vistos alguém a comeu sem dar por isso.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Prémio




Mais uma vez a querida Natércia lembrou-se de mim :) Obrigada mestra! Continuo fiel ao teu tacho :-)


O prémio foi criado pelo blog "artes em oficio" para fazer homenagem a blogues que se destaquem. A regra é publicar aqui e passar a cinco blogues. As minhas cinco escolhas vão para:


O Nuno da Mente Insana e Retorcida (obrigada pela música que me vens dando e pelas fotos fantásticas);


A Axly da Cozinha Temperada (adoro a tua boa disposição quando escreves algo e a alegria com que confeccionas a comidinha);

A Cacau do Chocolate e Companhia (tenho muitas receitas retiradas do blog para testar);


A Kini do Delícias da Kini (tenho algumas delícias anotadas);


A Nana do Manga com Pimenta (pela simpatia, pelas palavras simpáticas e pelos sabores que apresentas no blog).

Têm sido todos muito gentis comigo e com a Canela Moída. Agradeço muito e espero continuar a aprender convosco. Um abraço :-)




terça-feira, 13 de maio de 2008

Muffins de massa básica



Isto há dias em que parece que está tudo contra nós. Esta minha mania de cozinhar à noite às vezes torna-se complicada. O meu forno é a gás e o dito acabou a meio da fornada sem eu dar por isso. Não conseguia mudar a botija do gás, começou a chover (aqui está a chover), chamei a minha mãe que já estava deitada, a minha mãe também não conseguia inserir o mecanismo na botija nova, já estavamos a praguejar quando a manhosa resolveu dar tréguas. Resultado: os muffins não cresceram o que deveriam ter crescido. Mas comem-se :-)


É uma receita de massa básica para muffins à qual juntei outros ingredientes. A metade da massa básica juntei àgua de rosas e à outra juntei canela. Depois, quando as massas já estavam nas formas coloquei maçã ralada por cima e uma mistura de açúcar mascavado com canela. Ficaram atarracados mas saborosos. Devo dizer que leva pouquissímo açúcar, quem quiser mais doce tem que juntar e ir provando até estar do agrado.



Ingredientes para a massa básica:


3 chávenas de farinha (usei normal e juntei um pouco de farelo de trigo também)


5 colheres (sopa) de fermento em pó (só pus uma, mas não foi por isso que não creceram muito, acho eu)


1 colher (chá) de sal fino


1 colher (sopa) de manteiga


3 ovos


1+ 1/2 chávena de leite



À receita base juntei:


1 colher (chá) de àgua de rosas (comprei na farmácia mas fiquei com receio de usar. Aquilo só diz que é para a pele, nao refere uso culinário, mas não notei nada quando provei)


Na outra metade da massa base juntei canela em pó a gosto.



Preparação:


Peneire a farinha, o fermento e o sal para uma tigela. Junte o açúcar. Abra um buraco no centro dos ingredientes secos. Derreta a manteiga. Bata levemente os ovos juntamente com o leite. Deite a manteiga e a mistura dos ovos no centro dos ingredientes secos. Misture até humedecer a massa. Encha até 3/4 das forminhas untadas. Por cima coloque a maçã ralada (eu piquei 2 maçãs) e cubra com a mistura de açúcar mascavado e canela. Leve ao forno a 200ºC durante 15 minutos ou até os muffins estarem cozidos. Polvilhe com açúcar em pó. Deu massa para 24 muffins.


A foto mostra de onde eu retirei a receita base. As maçãs, a àgua de rosas e a cobertura foi o que me apeteceu colocar. Na foto de conjunto ainda não tinham açúcar em pó... mas com o açúcar ficam menos feios :-)








domingo, 11 de maio de 2008

Campanha da Amizade


A minha querida Natércia do tacho que é fiel deu-me este lindo miminho, docinho como o mel :-)

Agora compete-me passar a 10 pessoas e visitar cada um deles avisando da nomeação. O que cada um tem que fazer é vir cá e copiar o selo aqui do blog. Quem for nomeado tem que fazer o mesmo procedimento. O importante é vir, copiar o selo e avisar os amigos.

Desde já, quero dizer que os meus 10 blogs são escolhidos pela afinidade que sinto por eles e pelos sítios que gosto de visitar. Claro que há muitos que eu gostaria de nomear, mas já foram nomeados por outras colegas blogueiras e só é possível nomear 10. Despeço-me desejando a todos os que me visitam um feliz Domingo.
Passo este selo a:
Crassula
Cris
João Crisóstomo
Dama do Lago
Arte Aromática
JMRM
Saltapocinhas
Doces Temperos
Espaço do João
Gulodices e outros
Um bem haja a todos :-)

Feijoada de Marisco


Passei muitos anos sem comer feijoada de carnes. Tudo devido a um erro de quantidade com a polpa de tomate. Fiquei tão mal disposta que nunca mais comi feijoada. Até ontem ter experimentado fazer com marisco. É um prato mais leve e, para quem gosta de marisco, eu acho que é mais saboroso.

Cá em casa nunca se tinha feito. Todos aprovaram.


Ingredientes:

cebola, alho e azeite q.b.
1 cenoura

2 colheres de sopa de polpa de tomate

1dl de vinho branco

300 g de mexilhão congelado

400g de camarão congelado

1 lata das grandes de feijão manteiga

1 raminho de salsa

sal, pimenta e cominhos q.b.


Pique o alho e a cebola e refogue-os no azeite. Adicione a polpa de tomate, a cenoura cortada às rodelas, deite o vinho branco e envolva. Junte o miolo dos mariscos ao refogado e deixe estufar. Tempere com sal, pimenta, cominhos e misture. Acrescente o feijão e a calda do mesmo, ao refugado. Envolva tudo e aguarde que ferva. Deixe apurar e retire do lume. Eu acrescentei a salsa antes de retirar do lume mas se tiver salsa fresca ou coentros junte só quando servir.

Receita baseada na revista "Mulher Moderna na cozinha" nº90

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Bolos de laranja dizigóticos

Ora cá está a receita e as fotos dos bolinhos. O de buraco foi o que fiz na forma de pudim e que toda a gente gostou. Acabou por ficar muito bom com a massa mais húmida. O outro foi o que a minha prima levou para vender no infantário. Não sei como ficou, mas não deve ter ficado muito mal senão já saberia.

Os dois da mesma massa em forma diferente...

Não sei se dá para ver, mas a consistência ficou meio húmida... muito bom!

Cobertura de laranja

Ingredientes:

125g de manteiga (usei óleo de soja)

1 chávena de açúcar

2 ovos (usei 4)

3/4 chávena de sumo de laranja

2 chávenas de farinha

1 colher de fermento em pó

Cobertura:

3 colheres de sopa de açúcar (usei açúcar em pó)

4 colheres de chá de raspa de laranja

Preparação:

Coloque a manteiga e o açúcar numa caçarola e aqueça até a manteiga derreter (como usei óleo não fiz isto). Bata os ovos com o sumo de laranja. Deite na caçarola com a farinha e fermento peneirados (eu pus tudo na mesma bacia onde já estava o açúcar e o óleo). Misture com uma colher de pau até estarem ligados (usei batedeira). Deite a massa numa forma untada e leve ao forno até estar cozido. Deixe na forma dez minutos antes de desenformar para uma rede, para arrefecer. Para a cobertura, misture o açúcar e a raspa de laranja (eu fiz isto logo no início para o açúcar ir envolvendo na raspa) e espalhe por cima do bolo.

Receita retirada da edição especial da Caras "Boa Mesa, Doces Sabores"

Formas e bolinhos

Hoje era para fazer um bolo encharcado/emborrachado/bêbedo/entornado/ com a pinga... podem escolher :-) Mas, a minha prima apareceu-me cá a casa depois do jantar e pediu para lhe fazer um bolinho de laranja para levar para o infantário. Acho que uma vez por mês as funcionárias habilitam-se a ter que levar um bolo para vender e angariar dinheirinho para os miúdos. Ora, comprei umas formas novas. Era uma boa oportunidade para experimentar uma das formas. Tratei de tudo e enfiei o bolo no forno. No final, já se sentia o cheiro a "querer queimar" e lá lhe espetei o palito a modos de ver se estava no ponto. Estava meio mole, com aspecto pesado, mas não dava para continuar a esturricar ali. Retirei e, pensando que estava arruinado ou como dizemos por aqui: com "pito", tratei de fazer outro igualzinho e mudei apenas a forma. Isto porque a forma nova é muito bonita, mas é muito pesada, parece ferro fundido e acho que influenciou em muito o aspecto e a cozedura do bolo. Quando a comprei passou na caixa de supermercado como "forma de pudim" mas achei-a tão bonita que pensei que podia experimentar com bolos. O bolo acabou por ficar com bom aspecto por dentro (porque entretanto abri para ver como estava) mas em comparação com o outro feito numa forma das ditas "normais" não tem semelhança nenhuma. Acham que será melhor não utilizar este tipo de formas para bolos?
Bem... fica a foto da forma e amanhã tiro aos dois bolos e posto a receita, que isto já não são horas de andar por aqui :-)

terça-feira, 6 de maio de 2008

Beringela recheada e gratinada


Pois é, como muitas das blogueiras culinárias já disseram, eu também nunca tinha experimentado beringela. Cá em casa nunca se comeu beringela e talvez seja uma questão de geração, mas também não me lembro de as ver à venda como as vejo hoje.

Não estava planeado fazer beringela. Não planeei a compra antecipadamente e não retirei nenhuma receita para experimentar fazer. Sabem quando vemos algo numa prateleira e dizemos: "É agora ou nunca!".

Hoje de manhã também não era para ir ao supermercado, mas fui. Adoro a cor da beringela mas há sempre o receio de provar e todas sabemos que, às vezes, nem tudo que é bonito é bom, não é verdade?

Mas hoje foi o tal dia. Comprei uma (só mesmo uma porque podia correr mal) e vim a pensar como a poderia cozinhar. Seria o que encontrasse no frigorífico quando chegasse a casa. A minha mãe nestas coisas é uma aliada perfeita e não teve qualquer receio de provar.

Basicamente fiz como já tinha lido e como muita cozinheira fez. Lavei a beringela, retirei o pé e cortei ao meio no sentido vertical. Retirei a polpa interior e parti aos bocadinhos. Coloquei em àgua durante 10 minutos. Entretanto pus meia cebola e um dente de alho a refogar num pouco de azeite. Escorri a beringela, juntei ao refogado com um pouco de polpa de tomate, 100 g de bacon cortado aos bocados, piripiri seco e sal.

Deixei refogar e coloquei dentro das bases de beringela. Ralei meia cenoura em palitos por cima, cobri com fatias de queijo limiano (era o que tinha) e espalhei oregãos secos. Levei ao forno a gratinar por 10/15 minutos. Acompanhei com alface dada pela vizinha :-)

A minha mãe foi a primeira a provar e adorei. Aliás, tudo que tem queijo ela adora. Eu fiquei fã apesar de não notar o sabor da beringela, não sei se é suposto ser assim?! Achei que fica neutro.

Mas vou fazer muitas mais vezes e com courgettes também deve ficar bom. Ficou uma refeição baratíssima (a beringela só custou 0,45€) e muito saborosa.

Devo dizer que a minha mãe não comeu mais nada para além da beringela, mas eu acho que sou de mais alimento apesar de não parecer e, comi um pouco de bacalhau também.

É um legume que vai ser incluído na dieta e que só experimentei porque li muitos dos blogs e nunca ninguém disse que não gostou.



domingo, 4 de maio de 2008

Tarte de limão merengada


Ela gosta muito de rir e fala pelos cotovelos. Gargalha que nem uma louca e raramente a vejo zangada.

A vida não lhe proporcionou, nem proporciona tudo o que merecia. Trabalhou muito e é fanática das limpezas domésticas. Ficou doente e todos os dias vai buscar força e coragem para superar o que está a passar.

Gosta de ter a família sempre de volta dela, mas sabe que nem sempre é possível. Queria ser cabeleireira quando era jovem e esteve um ano a aprender. A vida trocou-lhe as voltas mas, ainda hoje, corta o cabelo às crianças e aos vizinhos da aldeia. É um coração de manteiga e chora por tudo e por nada. Tem o maior orgulho dos filhos, embora eles não estejam como ela sonhou e desejou. É uma mulher do Norte e, como tal, diz muitas asneiras pela boca fora :-)

Adora cozinhar, principalmente quando tem muita gente em casa. Mas doces não é com ela. Por isso, neste dia, fiz uma tarte de limão merengada para a minha mãe Amélia.


Ingredientes:

1 pacote de bolacha Maria

200g de manteiga (só tinha cerca de 30/40 g e foi o que usei mas convém usar a quantidade pedida ou um pouco menos)

1 lata de leite condensado

4 ovos (separar as gemas das claras)

1 limão grande (raspa e sumo)

4 colheres de sopa de açúcar


Preparação:

Desfaça as bolachas e junte a manteiga amolecida até formar uma bola consistente. Barre a tarteira com manteiga e forre-a com a massa de bolacha. Junte ao leite condensado as 4 gemas, o sumo e a raspa de limão. Mexa bem esta mistura e coloque sobre a base de bolacha. Tape com papel prata e leve ao forno durante 45 minutos a 180ºc. Bata as 4 claras em castelo com as colheres de açúcar. Barre a tarte e deixe alourar no forno durante 5 minutos.


Mais uma vez foi feita de madrugada e hoje de manhã já lhe faltavam umas fatias. Acho que teve visitas durante a noite :-)


*Receita retirada da revista "boa mesa" nº19

sábado, 3 de maio de 2008

Bolo de iogurte com glacé de limão


Bem... mais uma vez uma receita elaborada ao ínicio da madrugada. Tudo é calmo e mais pacífico. Ninguém chateia e se sair mal ninguém vê :-)

A receita original tem o nome de "Bolo de iogurte com creme de manga" mas eu não tinha manga a não ser a do casaco :-)

Como tinha um iogurte natural quase a expirar e a falecer resolvi experimentar este bolinho. Fica um bolo pequenino porque era suposto ir ao forno numa forma rectangular e depois partir em fatias, mas não me apeteceu.

Vou dar-vos a receita original que retirei da revista "boa mesa" nº 21, e vou colocando as alterações que fiz. Quando tiver manga experimento a receita original.


Ingredientes:

3 ovos

3 colheres de sopa de manteiga

1 colher chá de açucar (coloquei mais porque achei que era pouco açúcar)

2 iogurtes naturais (alguém comeu um e eu fiquei com um para gastar)

1,5 chávenas (chá) de farinha de trigo (coloquei 1/4 de farinha integral)

1 colher (sopa) fermento em pó

1 colher (chá) casca de limão ralada

1 colher (chá de casca de laranja ralada (também pus o sumo embora não pedisse)


Creme de manga (que substituí pelo glacé):

160g de puré de manga

1 iogurte natural

2 colheres (sopa) de açúcar


Glacé de limão:

1 chávena de açúcar em pó (fiz o meu na hora)

1 colher de chá de casca de limão ralada

10 g de manteiga sem sal (não usei)

1-2 colheres de sopa de sumo de limão


Preparação:

Bata bem os ovos com o açúcar e a manteiga. Acrescente alternadamente o iogurte, a farinha misturada com o fermento e a casca ralada de laranja e limão.

Leve ao forno pré-aquecido, em forma rectangular untada de manteiga. Desenforme e corte em fatias.

Para fazer o creme de manga, misture todos os ingredientes na trituradora até obter um creme. Sirva sobre as fatias.

Para o glacé misture o açúcar, a raspa e o sumo de limão numa tigela e leve ao calor em banho maria até formar uma pasta firme. Espalhe sobre o bolo.

quinta-feira, 1 de maio de 2008

A todos, para todos


Primeiro de Maio, Dia do Trabalhador.

A todos que trabalham e que não trabalham. Para todos os que querem trabalhar e para os que já não podem trabalhar. Para todos que um dia vão trabalhar e a todos que já trabalharam muito. A todos os que precisam de trabalhar e são impedidos por razões desconhecidas. A todos que arriscam a vida, que perdem horas de lazer, que são obrigados a deixar a família e amigos para trabalhar. Para todos que têm esperança de vir a trabalhar um dia. A todos os que mendigam trabalho e a todos os que trabalham em condições desumanas. Para todos os que são explorados e maltratados, a todos que sofrem diariamente para alimentar a família e lutam contra a fome e a miséria. A todos os trabalhadores que saíram do seu país em busca de trabalho e de melhor qualidade de vida. A todos que lêem este blog e que descansam (ou não) num dia simbólico. A quem busca trabalho e ainda não conseguiu o lugar ao sol. Porque todos temos direito ao trabalho e a Constituição Portuguesa deixou este artigo esquecido. A todos e para todos a minha palavra de solidariedade, companheirismo e esperança é atribuída numa flor, em algumas palavras e num abraço de coragem... Bom feriado!