quarta-feira, 18 de março de 2009

Pipoca Caramelizada


A B. festejou mais um aniversário no final de Fevereiro e decidimos dar uma de gajas boas e ir comprar uma roupa para ela. Deve padecer do mesmo mal que eu padeço, não gosto de experimentar roupa, fico chata, aborrecida, apetece-me vir logo sem nada para casa e perco vontade de ter roupa nova! Descobri que não gosta de vestidos mas adora saias, o problema é mesmo ter que vestir para ver se fica bem, somado a isso estava o factor de ser a uma hora em que é normal tirar uma soneca :) Resumindo, fiz cenas tristes na loja ao dizer que vestia uma roupa igual à dela para ver se assim ela experimentava. Não resultou, ela lá experimentou a saia porque adora mas, o casaco vesti-o eu (os que são para 12 anos servem-me) e escolhi um igual mas do tamanho dela.
Pelo caminho, prometi que quando chegasse a casa ia fazer-lhe pipocas coloridas e ela lá espalhou o sono! Quando as pipocas ficaram prontas ainda mais desperta ficou, foi com "demasiada sede ao pote" e ao pegar numa pipoca que ainda estava quente, ela colou-se a uma unha e queimou-a :) Um berreiro desgraçado e passou a meia hora seguinte agarrada ao dedo sem deixar tirar o açúcar queimado da unha he he

Aqui nota-se que está de goela aberta, mas já lhe serviu de aprendizagem e, para a próxima, sabe que tem que arrefecer primeiro! Só parou de chorar quando eu peguei nas pipocas com a mão e elas vieram todas agarradas umas às outras!
Acho uma ideia gira até para fazer nas festas dos miúdos, eles adoram e eu também :)


Ingredientes:
1 colher de chá de corante alimentício de cor desejada (usei vermelho e ficaram pipocas cor de rosa)
1 colher de sopa de água
1/2 chávena de açúcar cristal
5 colheres de sopa cheias de milho de pipoca
2 colheres de sopa de óleo

Preparação:

Dissolva o corante na água e misture com o açúcar. Numa panela, leve o milho e o óleo ao fogo por 1 minuto ou até quase começar a pular.
Adicione a mistura de açúcar, tampe a panela e deixe estourar, agitando sempre. Retire do fogo, coloque num recipiente de metal, deixe arrefecer (muito importante senão arriscam-se a ficar com queimaduras) e sirva.

Quero dedicar estas pipoquinhas aos meus meninos que estão na Casa da TitiSu, ao Tomás e ao Jonecas porque o Duarte ainda é muito pequenino! Mas só comem se se portarem bem, ok? Um dia destes fazemos uma rave de pipocas aí em casa que até vai fumegar tudo he he

Aproveito também para agradecer à Sarinha este selinho, não sei o que é ser mulher sarl mas espero que não seja nenhum insulto he he Passo-o a todas as mulheres que me visitam, o selinho e não o insulto, ok? :)

69 comentários:

Cininha disse...

Adoro pipocas, mas nunca consegui adorar as que se fazem em casa, porque nunca têm o doce caramelado das do cinema, mas agora já vi como se faz :-) tenho que experimentar.
Bjinhos

Cláudia Marques disse...

Olha, eu ainda vinha ao frango, mas afinal já só há pipocas...
também pode ser, obrigada, se bem que eu preferia o franguito...
por acaso gosto muito de milho, em saladas e outros pitéus, mas de pipocas não sou grande apreciadora: como 3 ou 4 e já me chega por uns meses. Mas normalmente os miúdos adoram, e essas estão giraças. Escusavas era de andar a fazer maldades às criancinhas, a queimar-lhe os deditos! Tadinha!
Bjs

Gina disse...

Quem não tem uma história de pipoca para contar?
Após almoço na faculdade, gostava de comprar pipocas carameladas de vez em quando. Elas tinham um sabor que nunca mais encontrei igual. Era um perigo, porque não dá pra comer pouca pipoca...
Beijos.

carmencita disse...

Parabéns atrasado.
Pobrezinha se queimou, também gosto de tudo muito quente e sempre me queimo a guela.Pipoca amo de qualquer jeito, salgada, doce colorida, e tem que estar quentinha, acho mais gostosas.
2 garotas que tomo conhecimento que não gostam de provar roupas, eu adoro pior é que sempre gosto e quero levar tudo que provar rsrs.

Neyma disse...

Ameixa querida,
Adoro pipoca doce, só não faço pq comeria tudo (rs)!!
De uma passadinha no Vó Mindoca, tem um MEME lindo para vc!!
beijinhos

Marula disse...

Ameixinha, eu tão naturebinha como sou, nunquinha resisti e esta pipoca! É deliciosa!
Beijos!

Paladares da Isa disse...

Essas pipocas estão mesmo a chamar por mim.
Bjos

Noémia disse...

Olha, eu também não gosto muito de experimentar roupa mas adoro ir ás compras!Acho que já te tinha dito que acho uma óptima terapia.
Não se faz isso, prometer pipocas e dar queimadelas! Adoro pipocas e nunca as fiz assim. Tenho que experimentar! :)

Delícias e Talentos disse...

Caramba, hoje quase que chego no fim!
Ameixinha, ao contrário da B. eu adoro fazer comprinhas e passar horas nos provadores das lojas! É uma excelente terapia anti-stress! Hihihi
Achei muito fixe a ideia do corante, já imaginaste fazer ás cores, umas verdes, amarelas, rosa, azuis, misturadas davam um arco-íris!
Os putos íam delirar!
Bateu-me a saudade das pipocas (caríssimas) do cinema...:)

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Ameixa eu como você, se pudesse, também não experimentaria roupas,detesto. E história de pipocas? Estas doces eu adorava-as mas a gula me fez deixá-las de lado, uma vez comi demais e passei muito mal a ponto de colocá-las de volta para fora e depois disso elas apavoram-me.
Bjks

Eduardo Luz disse...

Agora entendi porque você gosta de ser chamada de Ameixinha !! rs
Abs

Joanissima disse...

Adoro pipocas!!! Até comprei uma pipoqueira mas, sem óleo, não ficam boas... : (

Às vezes, por preguiça, compro daquelas de micro-ondas..
Receitas de pipocas salgadas nao tens, nao?? É que não gosto de pipocas doces... enjoam-me!!

Beijos!!

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Pipocas cor de rosa, que luxo!
Também quero para matar saudades de quando era pequenina e a minha mãe fazia dessas pipocas, só não eram cor de rosa.
Bjs
Moira

Cininha disse...

Estas pipocas ficaram-me mesmo na cabeça, nem sei como vou dormir hoje !!!!!
Brincadeirinha, voltei só para te oferecer um selinho que garante que este blog tem á frente um verdadeiro chef.
bjinhos

ameixa seca disse...

Alcina, estas ficam com aquela crocância fantástica e bem docinhas :) Obrigada pelo selinho, vou lá passar!
Cláudia M., a esta hora nem há frango nem pipocas he he E eu não queimo dedos a ninguém, sou boazinha. Ela é que é uma gulosa ;)
Gina, eu só comia quando ia ao cinema mas descobri como fazer em casa e nunca mais comprei :)
Carmencita, também prefiro as pipocas mornas, mas quentes não dá mesmo. Ela pensou que já saiam frias da panela :)
Neyma, também não descanso enquanto não terminar as pipocas :) Obrigada pelo meme, já fiz mas valeu!
Marula, e o cheirinho? Impossível resistir :)
Isa, já não há :)
Noémia, eu não sou muito de sair de casa de propósito para ver montras e ir às compras. Só se tiver dinheiro para gastar e, como deves imaginar, está muito mau ;)
Mary, comigo funciona ao contrário, fico stressada e mal disposta (resmungo com tudo!) se tiver que tirar e vestir roupa he he As pipocas do cinema custam os olhos da cara e estas ficam iguaizinhas :)
Fernanda, eu sei o que isso é. Aconteceu-me uma vez com feijoada e estive anos sem comer. Depois voltei :) Pode ser que aconteça o mesmo contigo!
Edu, é curioso mas foi o pessoal da blogosfera que me começou a chamar pelo diminutivo. Dá para entender que eu sou meio raquítica he he
Joanissima, uma vez experimentei dessas pipocas de microondas com manteiga. Achei nojento, deitei fora e nunca experimentei fazer salgadas. Adoro as doces :)
Moira, os corantes fazem milagres he he Sao deliciosas ;)

Unknown disse...

Sou fã de pipoca e nem vem com pouca pipoca para mim não, eu gosto é de uma bacia bem cheia tipo aquelas mega do cinema, kkkkkkk. Antigamente e fazia uma bacia das grandes cheia de pipoca para comer com as amigas, ainda hoje faço e como quase tudo sozinha, já que o marido não como nem a metade.

Amiga, sobre a minha viagem ainda não sei exatamente o dia que estarei em Porto, dia 26 próximo já terei o roteiro em mãos para lhe dizer algo.


Mil beijos para vc

Adriana disse...

Bem, començo pelo de experimentar roupa.:também detesto, fico de mau humor,.. ponha isto, tire , ponha o outro...desculpe ..tem um numero maior por favor????pfff!
Em quanto as pipocas,gosto muito, geralmente só como no cinema, fico "possuída", não consigo parar de comer ( atenção:não faço barulho !)..fico sempre com uma barrigada!!
Coitadinha a pequenita!espero as pipocas psicodélicas a tenham consolado.

Martuxa disse...

Cada vez que digo que não gosto de pipocas recebo olhares do estilo "não és normal" :D Mas é verdade, não gosto mesmo nada de pipocas. As tuas ficaram tão bonitinhas, que se calhar até experimentava uma ehehe
Quando vi a foto da menina com os totós lembrei-me sabes de que? Da Pipi das Meias Altas heheh

Beijinhos

p.s. e bibó Braga que logo vai ganhar :D

Isabel disse...

Pipocas coloridas, uma ideia gira para as crianças, sem dúvida.
Para as festinhas e tal!
Bjs

Carlota e a Turmalina disse...

Eu não sou muito de doces...mas ADORO essa pipoca...a minha sempre queima a panela no final.Vou experimentar fazer passo a passo como vc escreveu.
Só tem três doces aos quais não resisto:
Brigadeiro de chocolate
Pipoca doce
Figo em calda
Gosto muito de bolo, mas não é todo dia.
Bjo

Catarina Santos disse...

É incrível, porque será que todas as crianças gostam de pipocas? Bom, a verdade é que eu sou adulta e também gosto delas, mas as minhas favoritas são as salgadas :)

Nunca tinha pensado no corante, mas é uma excelente e colorida ideia! Tenho que experimentar para as minhas meninas que vão com certeza adorar! Já agora, o que é açúcar cristal? Explica-me lá, sff :)

Beijinhos e boa semana!!

Erva Doce e Canela disse...

É uma boa ideia para fazer pipocas!!
Tens um desafio/selo no meu blog.

Bjcs

Inside me disse...

Quase tão boas como as minhas... LOL...

... pronto ganhaste...pelo menos estão mais coloridas...

beijos

ameixa seca disse...

Ana, elas são viciantes e terminam num instante. O pote tem que ser mesmo grande :) Então depois falamos!
Adriana, já somos duas! Evito ao máximo comprar roupa... só quando é mesmo necessário! O problema é que ir ao cinema é caro e as pipocas são quase tão caras quanto o bilhete de cinema ;)
Martuxa, conheço muita gente que nem pode sentir o cheiro he he Eu adoro e a Pipi das meias altas gosta tanto que até queimou a unha :)
Isabel, eu também achei. E para quem gosta não há nada melhor :)
Turmalina, a pipoca caramelizada é mesmo viciante, docinha é impossível resistir :)
Catarina, acho que as tuas meninas vão adorar :) Açúcar cristal é o açúcar refinado normal que todos temos em casa :)
Ana, obrigada, vou lá passar ;)
2dmim, dá lá o braço a torcer, as minhas são fantásticas he he

disse...

Que lindas... adoro pipocas... então essa corzinha esta linda!!

Isabel Seabra disse...

Ameixita...só podiam ser as "tuas" pipocas...deves ser uma tia bem divertida.
Tens um selo para ti no meu estaminé toma e emnbrulha
bjs

Raspas de Laranja disse...

Olha a bela pipoca! Sai um pacotinho aqui para a je. Andas fugida do msg. Temos de combinar com a Ana do blog Eu Mulher, um encontro aqui na invicta, e assim já nos conhecemos todas, que dizes?
Bjs pipoqueiros

Natália Eleutério disse...

Cá em casa não faltam as pipocas quase todos os dias, mas adoramos mais as salgadas, as tuas estão bem coloridas, bjs.

Noah disse...

Mais uma para me lembrar da minha infância. Buááááá
Adorei, faz tempo que não como pipoca. Vou fazer.

PEPERMINT... disse...

AMIGA DEIXEI-TE UM MIMINHO NO MEU BLOG

K disse...

AS CRIANÇAS SÃO MESMO ASSIM, E AS PIPOCAS MARAVILHOSAS
UM BEIJO AMEIXINHA E UM BEIJINHO NA SUA SOBRINHA

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Ta ai uma coisa que ainda sou frustada por não acertar...estas pipocas...

As suas estão lindas...me deu ate vontade..

bjssssssssssssss

Sylvie Luzio disse...

muito bom pipocas.......

deixei um selo para ti no meu blog!
bjs

♥ mesa para 4 disse...

tadinha hehe...shiu...hehe as pipocas são mesmo giras...

Raspas de Laranja disse...

Ameixinha? Sabes onde posso comprar rapadura? jinhos

Bella disse...

Olá

Essas pipocas têm cá uma cor linda... e devem ser deliciosas.

Tenho selinho para ti no meu blog.

bjs

Abóbora Amarelinha disse...

Até as pipocas servem para fazer raves, odespois eu é que sou a possuida, lol
Bem a Zé quer saber onde compra rapadura, e eu gostava de saber o que é?
beijinhos rapados

edinha disse...

Também gosto de pipocas e já tenho feito em casa,mas nunca ficam tão estalidiças como as de compra :)
Beijinho

ameixa seca disse...

Ju, elas ficam super apelativas :)
Borboleta, esta vida não dá netos, nem filhos nem sobrinhos. Sou "tia emprestada", a B. não é minha sobrinha, é afilhada da minha mãe mas sem grau de parentesco :)
Zé, só estou à espera que a Ana me dê a data certa em que vai estar no Porto. Não quero começar a combinar nada sem ter os pormenores todos :) Rapadura é uma coisa brasileira, não faço ideia onde se compra cá!
Nani, eu só faço de longe a longe quando dá muita vontade, mas tenho sempre milho em casa :)
Noah, também me lembra a infÂncia e é tão bom :)
Pepermint, obrigada depois vou ver ;)
Karoline, obrigada. Ela não é minha sobrinha mas eu dou muitos beijinhos nela :)
Anita, eu acho muito fácil fazer e mais fácil de comer :)
Vivie, obrigada. Depois passo para ir buscar :)
Samma, ficam engraçadas :)
Bella, bem vinda e obrigada. Depois passo para conhecer o teu blog e ir buscar o selinho ;)
Abóbora, eu sempre admiti que era um bocadinho possuída he he Não te posso explicar o que é rapadura. Sei que é um doce tipicamente brasileiro mas não sei como se faz e onde se encontra :)
Edinha, as minhas ficam muito crocantes e toda a gente gosta :)

Ziza disse...

Hehehe. Deu até vontade....

Vou me meter no conversê das meninas para explicar que rapadura é um doce normalmente feito com amendoim (tem também de coco ralado) que é caramelado e endurecido, formando barrinhas ao esfriar. Delicioso.

Beijos!

Delírios Gourmet disse...

Pipoca é gostosa de qualquer jeito, ainda mais com uma corzinha bonita! Huuuummmmm! Deu água na boca! Bjs...

cupido disse...

just two things:

os meus pais teem um "espanta moscas" igual;

ulha:

http://www.magiadourada.com.br/quiromancia.html

eh eh eh, dont believe in these sheets, mas já deu para rir um pouco.

das pipocas nem falo (não gosto)

Tânia disse...

Tadinha da pequenaaaa....
Fiquei com peninha dela....açúcar quente no dedo dói demais!!!
Olha que faz muito tempo que não faço pipocas doces....combinam tão bem com um filminho de sábado.....
Beijinhosss

ameixa seca disse...

Ziza, obrigada pela super explicação. Eu acho que aqui não temos disso :)
Grazy. eu tambem acho :)
Cupido, estiveste a analisar a minha mão? Acho que é na direita onde de lê o Destino. Tive uma cigana que me disse que eu ia entrar na faculdade, casar com um gajo loiro de cabelo ondulado e ter filhos. Estou à espera do milagre he he
Tânia, serve sempre de aprendizagem :) Pipoca combina com tudo!

Unknown disse...

Como eu compreendo a B. detesto o despir e vestir para experimentar roupa nas lojas ;)
E... eu e as pipocas não somos do mesmo clube, de volta e meia a Titó e os meus filhotes fazem sessões de cinema cá na Tascas e claro que vai tudo para a cozinha fazer pipocas.

Beijocas***

Amélia Batista disse...

Bem, parece que ela é cá das minhas. Costo de comprar roupa mas se pudesse trazia tudo sem experimentar. Destesto o tira e veste e muitas vezes acabo pore não comprar nada só para não ter o trabalho de me despir. Manias!
Quanto ás pipocas, adoro aquelas que vão ao microondas e... já está. Dessas nunca fiz mas hei-de experimentar.
Beijinho.

Bimbygirl disse...

Adorei esta receita. Sobraram algumas??? Estão com um aspecto de babar!!! Bjinho

moranguita disse...

adoro pipocas. mas sinceramente eu faço sem o açuxar junto depois ca fora. tenho um medo terrivel de deixxar tudo colado ao fundo do tacho e nao me atrvo:-)
mbeijinhos

Laurinha disse...

Açúcar queimado - caramelo é um perigo mesmo....

adoro pipoca caramelada... vou fazer um muxoxo para ver se você as faz para mim, tá... :)))

Beijinhos

ameixa seca disse...

Cenourita, os filhotes vão gostar desta pipocada :)
AB, também sou dessas! Prefiro nem comprar só para não me chatear a despir e a vestir. Eu não gosto das pipocas de microondas, é dificil gostar depois de provar destas ;)
Bimbygirl, nadinha de nada :)
Moranguita, não cola nada. Pipocas com o açúcar no final nem se comparam a estas e às do cinema :)
Laurinha, aí vai um pote de pipoca virtual ;)

Letrícia disse...

Por um instante, eu voltei à infância :-)

Em casa, minha mãe não fazia pipocas carameladas porque eu viva mexendo nas panelas e ela tinha medo que eu me queimasse. Mas quando eu ia ao circo, fazia questão de comer um monte delas. Bons tempos!...

Beijos!

Marly disse...

Aqui o povo gosta de pipoca de tudo quanto é jeito! É o único produto que meu marido nunca esquece de trazer do supermercado (rs). Vou fazer dessas, para variar!

Angela Oeiras disse...

Belas pipocas sim senhor, as minhas são sempre com sal (que é como gosto dela) mas agora despertáste-me a vontade de fazer umas belas pipocas hipercoloridas... :)

Sabrina disse...

Que lindas as pipocas, sabe que eu adoro pipoca doce, mas não sabia como fazia,agora já aprendi :).Obrigada
Bjs

Mari disse...

Hummmmmm, me lembrou infância.

ameixa seca disse...

Letrícia, eu não deixo chegar perto do fogão. As pipocas já estavam na bacia quando a B. foi pegar uma :)
Marly, eu prefiro as doces :)
Alegna, estas são mesmo giras e sabem super bem :)
Sabrina, é super fácil. Se não tiveres corante, faz só com açúcar. Ficam iguais às do cinema :)
Mari, isso é bom ;)

Susana Gomes disse...

Que pipocas tão bonitas! Eu antes adorava, masdepois de tantas comer acho que enjoei.

Lindas. :)

ameixa seca disse...

Gasparzinha, é natural. Eu só faço de longe a longe, quando dá uma vontade muito grande :)

Emília disse...

Eu adoro, mas faz tempo que não como!!
Há Ameixa, você bem que poderia ter avisado ela né!?rss Coitadinha!
Beijinhos

Helena disse...

Desconhecia essa de juntar o açucar no inicio...sempre a aprender!

ameixa seca disse...

Emília, eu avisei ela mas criança não ouve he he
Canela, é o segredo para obter pipocas crocantes e docinhas :)

Manuela © disse...

Nunca fiz pipocas coloridas, as minhas sobrinhas vão adorar :D

ameixa seca disse...

Manuela, voltei a fazer hoje sem corante e com açúcar baunilhado :) Ficam tão giras com os pontinhos pretos da baunilha he he

raquel disse...

Eu também faço assim! =)
São boas demais! ;)

ameixa seca disse...

Raquel, obrigada pela visita :) Estas pipocas são uma perdição!

Isabel Pisoeiro disse...

Eu adoro pipocas!! Como até me fartar e não me farto assim tão cedo!! lol Essas ficaram mesmo bonitas e devem ficar doces como eu gosto!! :P

ameixa seca disse...

Isabel, já somos duas, uma grande bacia vai num ápice :) Ficam mesmo docinhas e crocantes!

Velhio disse...

Os agradecimentos de um vovô coruja aqui do Brasil que adora fazer delícias para a netinha mais linda do mundo.
Beijocas cara amiga.
Parabéns pelas músicas.

ameixa seca disse...

Velhio, que máximo ter um avô assim. A sua neta é uma sortuda :) Muito obrigada pela visita e pelo comentário. Depois conte se a netinha gostou das pipoquinhas, ok?