sexta-feira, 17 de abril de 2009

Bolo de chocolate com morangos


Fiz este bolo de chocolate para servir como uma das sobremesas de Páscoa! Também o fiz a pensar no desafio do Chá da Tarde, cujo tema era chocolate. Mas deixei passar a data. Já vi algumas receitas participantes e não tinha a mínima chance de ganhar em comparação com elas!

Porém, não desvalorizo o meu bolo que ficou muito bom!

Fiquei de olho nesta receita porque leva iogurte na massa e eu adoro bolos com iogurte, deixa-os mais húmidos e aguentam mais tempo sem ressecar :)
A receita foi retirada da revista "Delícias da Culinária nº 8", mas tive problemas com a massa que ficou muito grossa e vi que aquilo não ia ficar famoso. Juntei mais um iogurte e mais um ovo. O resultado ficou excelente. Infelizmente, não pude fazer o recheio porque algumas pessoas não apreciam fruta e achei melhor fazer de maneira a que todos comessem. Substituí por um creme de chocolate.
Foi muito apreciado, assim como a sobremesa que se vê atrás da fatia da segunda foto, e que será postada em breve também :)

Ingredientes:
200 g de chocolate meio amargo picado (usei de culinária pantagruel)
1 + 1/2 chávena (chá) de açúcar
2 chávenas (chá) de farinha de trigo
3 ovos
1 iogurte natural
1/2 chávena (chá) de óleo
1 colher (sopa) de fermento em pó
óleo e farinha q.b para untar

Recheio:
1 pacote de natas
2 colheres (sopa) de manteiga
300g de chocolate de leite picado
2 chávenas (chá) de morangos
raminho de hortelã para decorar (opcional)
Acrescentei mais um iogurte e mais um ovo

Preparação:
Derreta o chocolate e bata no liquidificador com o açúcar, a farinha peneirada, os ovos, o iogurte e o óleo até homogeneizar. Acrescente o fermento e misture.
Despeje numa forma untada e enfarinhada, e leve ao forno médio até que, ao enfiar um palito, ele saia limpo. Deixe arrefecer e desenforme.

Recheio (não fiz):
Aqueça as natas até começar a aparecer bolhas na lateral. Tire do lume e misture a manteiga e o chocolate de leite. Mexa até homogeneizar. Reserve alguns morangos inteiros para decorar e pique o restante. Misture-os em metade do creme de chocolate. Corte o bolo ao meio e espalhe o recheio de morango. Coloque a outra camada de bolo e espalhe o creme de chocolate. Decore com os morangos reservados e leve ao frigorífico.

Creme de manteiga e chocolate:
60g de manteiga sem sal (foi mesmo com sal que era o que havia)
1/2 chávena de açúcar de confeiteiro
2 colheres de sopa de cacau em pó
2 colheres de chá de leite

Levar ao lume até a manteiga e o açúcar derreterem. Espalhar por cima do bolo. Decorar com os morangos e o ramo de hortelã.

Estórinha:
Não passei o dia de Páscoa em casa e tive que levar as sobremesas de carro. Mas a meio do caminho, parei para cumprimentar uns tios e também passei pela casa da B. (afilhada da minha mãe). Beijinho aqui, conversa ali... e o bolo no carro. Quando cheguei a calda de chocolate que tinha ficado nas bordas do prato tinha escorrido para o assento! Eu tinha deixado o prato meio inclinado e fiz asneira... Lá andei eu com toalhetes a limpar o carro. Afinal, na Páscoa quer-se tudo limpinho, não é? he he

Mas salvou-se o bolo... com menos calda mas delicioso à mesma!



Foto horrível mas foi o que se arranjou. A máquina está de castigo outra vez :)

A Leiloka atribuíu-me este selinho. Eu bem que me sinto uma espécie de Abelha Maia de quando em quando... mas sem o Calimero he he

Obrigada pela simpatia Leiloka :)

Ofereço o selo às blogueiras que se reuniram no Porto a semana passada! Foi uma fantástica tarde de Primavera :)

77 comentários:

Nana disse...

OH Amiga, o seu doce é BBB bom, bonito e barato!
Bjss

Téia disse...

Ameixinha, que bolo mais lindo, com pouca ou muita calda, um pedação aqui ia me deixar muuuito feliz. Realmente, seu blog tem néctar, tenho que vir aqui todos os dias. Bj grande.

Cinha disse...

Que delicia,como eu adoro bolos de chocolate!!!
Até estou a babar...
Beijinhos e bom fim de semana.

Isabel disse...

Ameixa, o teu bolo está lindo. Não interessa se não ficou perfeito para o concurso. E é o máximo teres modificado a receita para agradares a todos. É esse o espírito!
Bjs

Marisa Reis disse...

Olá... que aspecto maravilhoso,posso comer uma fatia...lol... tem um selo para si no meu blog...

Tânia disse...

Concordo também que ficou lindo....eu aceitava um pedacinho, mesmo com pouca calda.
Beijinhosss

Catarina Santos disse...

Hoje nos blogs de culinária já é a segunda receita que vejo com chocolate e morangos! Nunca provei esta combinação de sabores, mas acredito que ambos juntos sejam uma dupla tentadora! E o teu bolinho está mesmo a pedir para ser experimentado, tem um óptimo aspecto :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Abóbora Amarelinha disse...

Tu sabes bem que é com mel que se apanham abelhas, agora, não precisas é de entornar mel no banco do carro, á espera que um zangão passa, e espete o ferrão no banco, he he he.
E o bolo! que queres que diga?
maravilhoso como sempre
colmeias de beijos

Noah disse...

Vou ficar salivando o resto do dia.
Bjô.ô

Mão na Massa disse...

Adoro a combinação de morangos e chocolate é deliciosa! E não te preocupes, lá um pequeno acidente ou outro, pelo caminho não faz mal... O qe interessa é que o bolo ficou com um aspecto maravilhoso, faço ideia o sabor! ummmmm

Unknown disse...

Q apetitoso.
Até apetece comer o monitor. :)

Bjs

Susana Gomes disse...

Bolo de chocolate é sempre bolo de chocolate. E eu gosto tanto!!
:)

Letrícia disse...

Ameixinha (ou Abelhinha?), seu bolo está lindão e deve ser delicioso - poucas combinações são tão felizes quanto chocolate e morango. Ai, ai...

Beijos!

Nela disse...

Ameixinha ficou lindo o teu bolo, e ainda por cima com iogurte que adoro e o chocolate!!!meu Deussssss, mas acho muito bonito sim, ficou enorme, beijito bom fim de semana.

Karla disse...

E pronto...já me fizeste ir à dispensa e atacar no chocolate!!!! Não se faz...vir para aqui mostrar uma coisa destas!!!! E a minha dieta hein????

beijocas

Noémia disse...

Aiiii, bolo de morangos com chocolate!
Tão bonito e apetitoso!
Tadinha da máquina, passa a vida de castigo! Não sabes acarinhá-la... e ela fica rebelde.
Quanto ao selinho está entregue.Obrigada!:)

Paula disse...

continuas uma fantastica contadora de estorias ! sabes definitivamente prender a nossa atencao e ficar a espera de outra e de outra receitinha claro esta ! hoje tambem fiz um bolinho chifon de chocolate esta na cozinha a espera de arrefecer para tambem lhe por uma cobertura de chocolate e uns moranguinhos! beijinhos e tem uma muito boa tarde

Lourdes Sabioni disse...

Ai ameixinha que bolo mais lindo...e deve ter ficado super delicioso...acho que vou me arriscar neste final de semana pois teremos feriado na segunda e vou poder aprontar mais na cozinha. Bjs

Marly disse...

Ameixinha,

Chocolate e morango é uma dupla imbatível. Há mais de dez anos
que não consigo fazer bolos de outros sabores para os aniversários
de minhas duas meninas, pois elas não deixam! Esse seu deve ter ficado igualmente saboroso!

Vera Ribeiro disse...

Adoro a combinação do chocolate com os morangos... ficou com um aspecto delicioso...
Já que estou na hora do lanche dá para enviares uma fatis??!!!

"Manjares da Manu" disse...

Lindo o bolo fica bem úmido!!!
Delícia!!!

BJs...

Unknown disse...

Amiguinha do meu coração, adoraria ter esse bolo aqui no meu aniversário,rsrsrs. Será que chega aqui inteiro,kkkkkkkkkkk.

Ficou um senhor bolo!!! Perfeito!

Beijão

Abelha Maia disse...

Abelhinha sou eu..hehhe
Ameixa que visão de chocolate deliciosa e com os morangos fica mesmo bonito.
bjs
Abelha Maia

Ezequiel Coelho disse...

À tua conta... e "como os olhos também comem"... estou farto de engordar!!!! LOL
Mas que bem que me tem sabido!!! Que delícia!!!
Beijinhos e Bom Fim-de-Semana!

Delícias e Talentos disse...

Se tivesses postado esta belezura de xiclate antes do encontro, eras instigada a partilhar! LOL :)
Estava tão saboroso que até o carro comeu! Hehehe Ficou lindíssimo! :)

Cristina Momentos Preciosos disse...

Carago miuda,há que tempos que não deixava comentários pq passagens fazia,mas hoje com este "bolinho" seria impossivel não dizer nada,miuda muitos parabéns está fantástico.

BEIJOCAS E BOM FIM DE SEMANA

K disse...

LINDO, LINDO E LINDO... O PRIMEIRO BOLO, É CLARO, MAS O SEGUNDO SÓ NÃO TEM MINHA FRUTA PREFERIDA A DECORAR

BEIJOKAS, MUITAS DELAS

ameixa seca disse...

Nana, tudo de bom :)
Téia, ficou uma maravilha. Algum creme entrou na massa do bolo e ficou mais molhadinho :)
Cinha, não são os meus favoritos mas de vez em quando sabem muito bem :)
Isabel, ficou bem mas eu é que deixei passar a data he he
Sweet, obrigada. Depois passo para ver :)
Tânia, a calda é que era muita. Ficou bom na mesma :)
Catarina, é das melhores combinações :)
Bóbora, diz que sim! Vamos lá ver se alguém me apanha he he
Noah, o jeito é fazer um :)
Ana Maria, acidentes é mesmo comigo :) Mas salvou-se o bolo!
Carlinha, cuidado! Olha que não sabe ao mesmo :)
Gasparzinha, nem é preciso dizer mais nada ;)
Letrícia, acho que é a segunda melhor combinação... seguido da canela-maçã :)
Nela, ficou um belo bolo, grande e húmido :)
Karla, hoje também assaltei chocolate... a culpa é de quem mo deu senão não comia he he
Noémia, passo a vida a fazer festinhas à máquina mas ela é do contra :)
Paula, obrigadinha! Enquanto continuar a ter umas aventuras, as estórias não terminam :) Ainda não fiz chiffon... quero ver o teu!
Lourdes, arrisca que fica uma delícia :)
Marly, e os teus bolos de morango e chocolate devem ficar fantásticos :)
Vera, obrigada pela visita! Infelizmente o bolo já acabou :)
Manu, fica mesmo :)
Ana, não chega não. Mas podes fazer aí em casa he he
Abelha Maia, foi uma coincidência he he O teu blog é que deve ter nectar e eu ainda não o visitei mas prometo que vou lá :)
Ezequiel, alimenta mas é a história qie eu quero cenas dos próximos capítulos he he
Mary, eu como um bolo de chocolate no comboio era mesmo uma aventura :)
Cristina, mais vale tarde que nunca :) E para a próxima tens que aparecer ao encontro de garinas boas!
Karoline, qual a tua fruta favorita? Morango? Se for o segundo também tem... mas não dá para ver :)

Anónimo disse...

Ameixinha,
Que lindo ficou esse bolinho...
Deve ser óptimo.
Bjs

Mónica Teodoro disse...

Ameixinha,miúda tu agora deixaste-me a salivar que já preciso de um lençol...hehehe...uma maravilha o teu bolo,eu adoro chocolate.
Beijinhos e bom fim de semana.

Paula disse...

Ameixinha,
ja pus no blog o " bilinho "
beijos e um muito bom fds para ti !aqui a temperatura subiu para os 19 graus !!!!!!!!!aleluia :)

Paladares da Isa disse...

Bolo de chocolate é sempre bolo de chocolate, mas sabe sempre bemmmmmmmmmmm.............e com morangos melhor ainda.
Bjos

ameixa seca disse...

Sta, é uma maravilha :)
Mónica, o chocolate provoca estas coisinhas em nós :)
Paula, já fui lá ver :) Está lindo! Aqui está mais frio que aí, impressionante!
Isa, concordo em absoluto :)

Carolina Andrade disse...

Ameixita, bolo de chocolate é sempre bem vindo!!! Grande beijo

Cininha disse...

Excelente esse recheio!!! ops quero dizer o bolo hehehe tem um aspecto delicioso assim com os moranguinhos em cima ;-)

Claudia Lima disse...

Ameixinha ficou lindo com os morangos em cima. Bolo de Chocolate é o meu favorito e na Páscoa não pode mesmo faltar algo com chocolate.
Bjs :)

Neyma disse...

Ameixa querida,
Que delicia!! Uma obra de arte!! Será que existe combinação mais perfeita do que chocolate com morango? No sabor e nas cores!! Combinação perfeita!!
Muitos beijinhos

Delírios Gourmet disse...

Amei essee bolo lindo!!! Hummm! Deu água na boca!!!! Bjs...

Tatiane (Delicias da Vida) disse...

Menina que loucura esse bolo adoro bolo de chocolate com morango

Helena disse...

Ameixinha
A 1ªfoto compensa tudo,a decoração está excelente,com os morangos da cor do prato,com castanho chocolate pelo meio......que visão!
Bom fim de semana!

Natália Eleutério disse...

Tem tudo para ser um bolinho delicioso, quanto ás peripécias tinham que acontecer ou não fosses a Ameixinha, certo???????Bom fim de semana, obrigado pelo selinho, bjs.

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, há pouco fiquei tão ceguinha com o teu boláço que nem te agradeci o selinho!
Bota primavera nisso! Para mim foi mais verão...hehehe:)

ameixa seca disse...

Carol, concordo :)
Alcina, acho que o recheio deve ser uma delícia mas terá que ficar para a próxima :)
Cláudia, não seria Páscoa sem chocolate :)
Neyma, é uma das excelentes combinações culinárias :)
Grazy, ficou mesmo muito bom :)
Tatiane, acho que não há ninguém que não goste :)
Canela, a máquina comportou-se nessa altura he he
Nani, não seria eu se assim não fosse :)
Mary, com o calor que estav e o frio que está agora... era mesmo Verão :)

Gina disse...

Quem nunca teve essa experiência de ter uma calda a escorrer por onde não devia? Cheguei a uma reunião de mulheres com a blusa manchada de chocolate e a dona da casa emprestou-me uma blusa... hehe!
Mas esse bolo é bom, com certeza!
bjs.

Smsn-artes e ideias disse...

Tem muito bom aspecto...deve estar delicioso!!! parabéns!

Smsn

argas disse...

Adorei o bolinho...parece muito fofinho! :) bom fim-de-semana!

ameixa seca disse...

Gina, he he nunca tal me aconteceu. Mas não estou livre dessa :)
Sms, e é mesmo :) Obrigada pela visita!
Argas, ficou húmido... dos meus preferidos :)

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha ficou 10 estrelas o teu bolo!Claro mesmo assim o teu Porto não foi lá. Um beijinho...

Beatriz Belliard disse...

Ameixa, que bolo declicioso, adoro chocolate com morango, uma perduçao mesmo ! E que pena que derramou calda no carro !! bjinhos

carmencita disse...

Adoro bolo de chocolate, e te garanto que ficou lindo.Combinação mais que deliciosa,chocolate e morango huummm!!!Bjss

Amélia Batista disse...

Ò minha querida, que se lixem os bancos do carro.;)))) O pior foi essa delicia que se perdeu.
Parece ter ficado o máximo, húmido como eu gosto e a decoração está excelente.
Beijoca para ti e bom fim de semana

Emília disse...

Eu preciso urgentemente fazer um bolo com iogurte,rss, o seu de chocolate parece que ficou divino!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Natércia, salvou-se o bolo já que o Porto ficou a meio caminho :)
Bia, é uma combinação deliciosa :)
Carmencita, obrigada :)
AB, o iogurte dá-lhe uma consitência bem húmida :)
Emília, são os meus favoritos :)

Lina Jehle disse...

Menina,
li algo q vc escreveu no blog da Karol !! Daí como sou curiosa pra raio vim te conhecer. Primeiro fica um tanto triste com o q vc diz no perfil, sincero pra caramba, mas triste. Daí q realmente achei q seus olhos são da cor da canela mas não me parecem moídos!! rsrsr E de onde vc tirou a ameixa seca ?!!?!? Já disse sou muito curiosa.
Daí fui vendo as fotos, das receitas nem vou falar ! Guria temos tanto em comum: cães, patos, gatos !! kakakakakaka
Acaso Braga é num serra ?!?!? Pq eu to no meio de uma serra !! rsrrsr

bjs, fica bem

Andrea Dohashi disse...

Morango e chocolate era tudoque eu precisava agora!
I love it, rs
Beijos

disse...

que bolo fantástico!!! lindo!!!!

akombi disse...

que receita tentadora.

Priscila Beneducci disse...

Quando li iogurte na massa, já de cara sei que ficou boa. Iogurte deixa qualquer receita fora de serie até pão-de-ló. Logo vou publicar um Pão-de-Ló de bolo batido com iorgurte. Beijão minha linda, da Pri (MG - Brasil)

Mari disse...

Nossa senhora...que bela tentação.

moranguita disse...

ameixinha mas que bolinho. e com o recheio de moranguitos para mim esta perfeito. estes bolos de chocolate eu adoro.
beijinhos

Ana Rita disse...

Engordei 2Kg só de ver esta foto do bolo! Ai que aspecto. Devia estar delicioso :)

Bjs grandes**

Flavinha disse...

Ameixinha,
eu também adoro bolos que levam iogurte! Aliás de uns tempos para cá só faço se tiver! Rsrsrs...
este parece delicioso e perfeito para páscoa! Mas fiquei de olho no recheio que você optou por não fazer... deve ser muito bom também! Vou anotar tudo!
E o carro, hein? Eu sou mestre em fazer estas bagunças...
Beijocas

ameixa seca disse...

Lina, obrigada pela visita. Não tem tristeza no meu perfil... tem realidade que eu encaro a sorrir :) Se és assim tãooo curiosa podes ler o meu blog desde o inicio. As explicações estão lá ;)
Andrea, é uma combinação apaixonante :)
Jú, obrigada :)
Kombi, é mesmo uma tentação e eu nao resisti :)
Priscila, és como eu. Quando vejo alguma receita com iogurte na massa eu já sei que fica bom :)
Mari, é super bom :)
Moranguita, hei-de tentar com o recheio só para ver se fica bom :)
Titó, és uma exagerada he he
Flavinha, eu também sou assim :) As minhas aventuras não terminam nunca!

JSP disse...

Olha, gostei do bolo (pronto, agora já sabes que gosto de vir cá, tb). Hasta.

Nani disse...

MOrango dá uma cor tão bela aos pratos não é?! Ficou bem lindo teu bolo.
Beijos

ameixa seca disse...

j..., o primeiro comentário foi apagado porque não era para mim, de certeza! Obrigada por teres avisado que foi engano! Ultimamente tenho recebido comentários desagradáveis de uma personagem manhosa. Achei que, também tu, estavas a fazer o mesmo!
Naninha, o morango dá o colorido todo :)

Unknown disse...

Com mais calda ou menos calda imagino o sabor espantástico... e afinal os bancos do carro também quiseram provar essa delícia, ora... satisfaziam-se só com o cheirinho???

beijocas***

ameixa seca disse...

Cenourita, pensava que os bancos do carro eram alimentados a gasolina... afinal também morfam calda he he

edinha disse...

O aspecto é de ter ficado muito bom,mesmo com um bocadinho de calda a menos :)
Beijinho

ameixa seca disse...

Edinha, ficou mesmo :)

Ana Powell disse...

Os meus parabéns pelo selinho.
Fiquei encantada com esse bolo que apresentas, para mim já é o vencedor.
Excelente x

fátima.carrapa disse...

Comprovadíssimo! ESTE BLOG TEM MEL ! Por alguma razão este é o 72° Comentário!!!
Este Bolo de Chocolate ficou com uma grande pinta! Aprovado! Não é por acaso que sou afim dos Bombons! Adoro Bolos de chocolate ! Infelizmente o marido não aprecia, os Filhos moram longe e os Netinhos também, e não tenho quem mos ajude a comer...(Estou de castigo!)
Mas vou comendo com os olhos e anotando as receitas para fazer quando eles vierem da Califórnia!
Bjs. Bombom

ameixa seca disse...

Ana Powell, eu não concorri ao desafio. Mas é um bolo que vence à mesa! Obrigada :)
Bombom, realmente já são uma cambada de comentários :) Pena que não tenhas com quem partilhar já que é um bolo grande. Tem mesmo que ser apreciado com a mesa cheia :)

Adriana disse...

Este cantinho é um dos meus favoritos aqui sempre aprendo e quase morro afogada salivando pelas suas delicias!
bjs

ameixa seca disse...

Adriana, muito obrigada :) Mas não te afogues!!!

Leila disse...

Ameixinha, ficou lindao. Vamos fazer o post com as participacoes esta semana.
beijinhos

ameixa seca disse...

Leila, obrigada :)