sexta-feira, 10 de abril de 2009

Folar de folha/ de Olhão


Ainda ando descompensada com o encontro de quarta-feira! Aquilo deixou-me de rastos mas feliz :) Lamento informar mas o relado do convívio não vai ser hoje. Esta época Pascal está a ser atribulada, não vou passar a Páscoa em casa e hoje andei a comprar o que vai ser preciso. Por isso, só consegui postar a esta hora e, para relatar o que aconteceu na quarta-feira, preciso de me concentrar e de escrever com mais tranquilidade :) Aguardem, até porque não tirei fotos nenhumas e estou à espera que algumas meninas enviem para mim. Só posso dizer que houve muito riso, uma mulher à beira de um ataque de nervos, muito passeio, cumplicidades, conversas, presentes e gente linda!

A Nóemia já fez o seu relato do encontro. Aconselho a ler porque é, sem dúvida alguma, um texto muito bonito e emocionante. Quem não foi, não sabe o que perdeu :)

Por agora, apresento mais uma receita de folar porque a Páscoa quer-se docinha!

Vi a receita no Figo Lampo, No Soup For You e, por último, no Manjar de Ideias Doces. Decidi que tinha mesmo que fazer, mas sem tempo é complicado. Só ao fim da tarde consegui pôr a mão na massa (desta vez teve mesmo que ser) e o folar ficou pronto mesmo agora. Acabo de lhe dar uma trinca e de sentir o cheirinho maravilhoso pela casa toda!


Como podem reparar o meu folar ficou uma espécie de ninho :) Tive uns problemas com a receita mas lá a adaptei e a meio da cozedura o folar cresceu bem e tocou na tampa da MFP. Depois, como tudo o que sobe, desce... ele desceu desalmadamente! A Nani fez o folar de Olhão integralmente na MFP e isto não lhe aconteceu, portanto não tenham receio de o fazer porque é mesmo muito bom. Quem já provou diz que é o melhor de todos :) Podem sempre aproveitar o afundanço da massa para decorar com amêndoas por cima he he

Aconselho mesmo a colocarem muito açúcar entre os discos de massa. O meu folar não ficou muito doce e nem se notam as camadas da massa, porque a camada de açúcar foi mesmo fininha! Como a massa não leva açúcar... abusem :)

Não sei se foi pela quantidade de manteiga mas acho esta massa parecida com a dos croissants folhados! Isso não é mau, pelo menos para mim!


Ainda vão a tempo de fazer um destes para Domingo :)

Ingredientes
20 grs de fermento padeiro fresco ou 1 saqueta do seco

2,5 dl de água tépida

2 colheres de sopa de aguardente

60 grs de banha

125 grs de margarina

sumo de 1 laranja

sal q.b.

açúcar e canela q.b. para polvilhar

500 grs de farinha de trigo

Preparação:
Colocar na cuba da máquina do pão pela ordem indicada (dissolver o fermento fresco na água), programar ciclo "sandes" tamanho I, deixar amassar, retirar a massa depois de estar amassada e em bola, retirar a pá e não desligar a máquina. Divida a massa em 7/8 bolas, estenda com as mãos ou rolo quase à medida da cuba e barrar cada uma depois de esticada com manteiga ou margarina dos dois lados, ir colocando na cuba, polvilhar com açúcar e canela. Repetir até esgotar a massa. Fechar a tampa para a massa levedar e cozer.



Feito na máquina do pão não fica com o mesmo aspecto daquele que é feito no forno. Mas acredito que o sabor fique bem parecido!

Aproveito para desejar boa Páscoa a todos aqueles que a festejam e um bom fim de semana!

56 comentários:

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Não é que consegui ser das primeiras a deixar um comentário? Sim, porque quando chego já são 40, 50, e agora está marcando 0 comentários.
Como já lhe falei em outro post, não conheço esse tipo de pão (folar). Juro que se tivesse uma MFP iria direto para a cozinha para fazer um.
beijo

Manuela © disse...

Desconhecia este tipo de folar. Essa cova no meio dá jeito para fazer um ninho hihi
Fico feliz por saber que o vosso encontro correu bem :)

Beijinhos e uma boa Páscoa.

Téia disse...

Ameixinha, que folar enorme, ficou lindão, ah, enche de ovinhos de chocolate, deve ficar melhor ainda, hehehe...Uma linda Páscoa e um bj grande.

Delícias e Talentos disse...

Puxa que folar grande!
Esse para a família toda, Ameixinha! Mulher prevenida...lol
Adoro esta receita pelas várias doses de canela que são aplicadas...tenho a certeza que é uma maravilha!
Eu cá resolvi fazer um bem diferente para destoar um bocadinho...hehehe
Desejo-te um Pascozinha muito feliz!:)

PS - Quando deres por falta de alguma coisa...vasculha bem o fundo da mala! hahaha :)

Marly disse...

Ameixinha,
Ando cheia de vontade de provar um
folar e aqui já me deparei com dois em menos de uma semana, ah maldade!
Receba os meus votos de que tenhas
(juntamente com tua família) uma Páscoa muito feliz e abençoada!

Catarina Santos disse...

Os folares podem ser muito bons, mas este além disso é também engraçado pela montagem que leva! Se tivesse aguardente cá em casa quem experimentava era eu :)

Quando olhei para a fotografia tive a mesma ideia que tu, colocar umas amêndoas naquele vazio em cima! E está resolvido! Fico então a aguardar [ansiosa] pelo relato do vosso encontro :)

Beijinhos e uma doce Páscoa!!

Claudia Lima disse...

Na época dos feriados a MFP deve ser uma ajuda e tanto.
Mesmo tendo afundado, se ficou gostoso é o que importa.
Feliz Páscoa! :)

Nana disse...

hehehe até que enfim colocou a mão na massa hein?!
Li o relato da Noemia e me apaixonei pelo encontro, gostaria de estar junto.
Mas quem sabe na próxima né?!
Bjss

Axly disse...

Que delícia não deve ter sido esse encontro!
Um dia ainda participo^^
Tem alguns pães que ficam assim na MPF, fico tão triste... ehehehehhe.
Não conhecia a tradição do folar, mas fiquei com vontade!
Kisss^^

argas disse...

Também ando para experimentar este...deve ser uma delícia! O teu ficou jeitoso para fazer decorações de Páscoa :) bjinho e uma Páscoa feliz!

Karla disse...

Olá Ameixa!
Boa Páscoa...
O teu folar ficou desmanchadito mas muito bonito hehehe
E eu para não ficar atrás vou mostrar um folar também :)

beijocas

Susana Gomes disse...

Ameixinha, só agora vi o folar da Nani tb cozido na MFP, tal como fizeste - acho uma excelente ideia!

O teu pode ter baixado, mas aposto que o sabor estava em alta na mesma!

Um grande beijinho e uma Páscoa Feliz. :)

Abóbora Amarelinha disse...

Ameixa, adorei o teu folar engelhadinho, aquela espécie de ninho, deu-lhe um charme... quem dera que o meu molotof, quando se começa a esvair, ficasse assim, mas não! esvai-se mesmo.
E não tenho nada que fazer, não senhora! amanhã é só chegar... abancar...morfar e trocar ovos de "coelho" serão caganitas???
Querida, Feliz Páscoa

[REB] Luís disse...

Eu sou de Olhão, logo, não há Páscoa sem ir à fábrica dos folares comprar um(dois ou três) folar quetinho. Na realidade o seu folar está bastante diferente do original mas valeu a tentativa. Conheço uma pessoa que já trabalhou na fábrica dos ditos folares e posso afirmar que a receita não leva banha, apenas manteiga ou margarina e o açúcar para as camadas é amarelo. E em vez de usar água tépida para amassar utilize chá feito com cascas de limão. Use um tacho e no fundo ponha manteiga derretida e açucar amarelo e depois uma folha de massa e assim sucessivamente até chegar a meio do tacho, acabando com uma folha de massa.Deixe levedar e vai ao forno. A massa fica riginha como bolacha.Está aqui a foto:http://www.olhao.web.pt/images/Gastronomia/Folar.jpg

ameixa seca disse...

Heloísa, é uma massa doce que sabe muito bem :) Tens que experimentar!
Manuela, acho que nada é por acaso. O meu folar decidiu abrir um ninho e eu lá deixei, que remédio! Ficou engraçado :)
Téia, ficou mesmo enorme e muito bom. Boa Páscoa :)
Mary, ficou mesmo grande mas cá em casa ele vai-se depressinha :)
Marly, tens que fazer :) Boa Páscoa para ti e para a tua família!
Catarina, podes usar brandy ou outra bebida branca, acho eu! O relato não sei quando vai ser... mas vai sair do forno um dia destes :)
Cláudia, é mesmo porque enquanto ela trabalha nós podemos fazer outras coisinhas :)
Nana, teve que ser! Acho que ias adorar o nosso encontro :)
Axly, quando vieres cá nós estamos prontas para te receber :)
Argas, mais jeitosinho não podia he he Só a mim :)
Karla, ele não desmanchou, ficou torto he he Mas muito gostoso :) Boa Páscoa!!!
Gasparzinho, o sabor está bom sim senhora :)
Abóbora, nem me fales em molotof, quem me dera que o meu ficasse assim também. Já era bom sinal :) Nada para fazer? Eu não vou comer em casa mas mesmo assim tenho que fazer os doces e o acompanhamento para amanhã. Estou sem tempo!
Luís, obrigada pelo comentário e informação acerca do folar. Eu limitei-me a fazer a receita que vi. Não tive tempo de pesquisar e, só comprei a banha para fazer este folar, para a próxima experimento não usar até porque não gosto nada de olhar para ela :)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!!

Realmente isto de ver folares espalhados por toda a blogosfera é mais do que uma tentação!
...até eu, que nunca tive o hábito de comer folar na Páscoa (só provei salgados e poucos) fiquei com uma vontade enorme de experimentar uma destas receitas!
A massa deve ser mesmo muito boa e para o próximo ano lá terei que me render a um folarzinho!:)

Apesar do "ninho" a massa deve ser muito boaaaa!!...se sabe a croissant folhado não há mesmo como resistir!:)

Mil beijinhos e uma boa Páscoa!

Emília disse...

Vi esse folar lá na Nani e adorei a idéia das camadas! Adorei sua dica de rechear o "ninho" que se formou no folar!rss
Beijinhos

Isabelocas disse...

Já experimentei e achei muito doce, gostava mesmo era de provar o original.
Desejo-te uma Páscoa Feliz.Beijinhos.

Cinha disse...

Pena não ter visto o teu antes,pois experimentei uma receita que está no forno e de folar nada tem.
Parecem uns ovos estrelados.
Um grande beijinho e uma Santa Páscoa.

Raspas de Laranja disse...

Os folares nunca me seduziram. Agora um com sabor a croissant folhado, já é outra coisa. Quanto ao post do encontro, também tenho de estar preparada para escrever, mas sobretudo ter tempo. Bjs

Margarida disse...

Apesar do afundanço (lol) acho que a tua experiência foi muito bem sucedida, pelo menos de aspecto. E na foto dá para ver bemm as camadas. Podes sempre não usar a banha no folar mas por cá sempre os vi fazerem-se assim. E eu também só a uso no folar.
Os folares de Olhão desde que começaram a ser comercializados em massa que têm viindo a perder muita qualidade na minha opinião porque acabas por comer mais melaço das camadas do que massa.. Um dia pode ser que os proves e compreendas o que digo. ; )
Fico à espera do relato do encontro.
beijinho e Boa Páscoa!

akombi disse...

fiquei curiosa com esse folar, a ver se o faço.

páscoa feliz

Su7i disse...

Também fiz e ficou espectacular! Adoro estes folares! Paarece a massa dos Coscorões, não é? Feliz Páscoa. Suzi Se7epecados

Ana Rita disse...

Boa Pásoa Ameixinha :)

Bjs grandes***

bio_geo_esds@ disse...

Gostei do "como tudo o que sobe, desce...". E da forma como resiolveste o "buraco" como o ninho de umas amêndoas.
Uma boa Páscoa, sempre com muito humor. Pois não vale de nada ser-se carrancudo.

Helena disse...

Olá Ameixinha
Pois eu andei num desencontro,quando a Ana esteve em Lisboa eu estive em Tras os Montes,quando se encontraram no Porto eu vim para Espanha(onde
estou agora).....
Esse folar está na minha lista,mas ainda não testei.
Uma bo Pascoa para todos aí em casa!

Anónimo disse...

Deve ser pouco bom esse folar...
Que bem que parece...
Feliz Páscoa

fátima.carrapa disse...

Só há uns dias é que ouvi falar neste Folar de Olhão e fiquei curiosa. Que bom teres dado a receita. Aproveito para te dizer que voltei a fazer o teu outro folar e já não me esqueci da aguardente. Ficou óptimo e todos os que provaram, aprovaram!
FELIZ PASCOA! Bjs. Bombom

Carlota e a Turmalina disse...

Inspirada única e exclusivamente por você, pq até semana passada eu nunca tinha ouvido falar a palavra Folar, fiz a sua receita hoje.Tá lá esfrinado...fiz na mão e adicionei uvas passas :o)
Depois posto as fotos lá no blog...
Feliz Páscoa e um grande beijo

Unknown disse...

Esse folar está espantásticamente delicioso, e cá na Tasca adoramos o folar tipico do Algarve bem como o de carnes como fez a Karla.

Beijocas e Boa Páscoa

ameixa seca disse...

Leonor, comemos com os olhos e temos que fazer folar logo a seguir. Eu sou aasim :)
Emília, o da Nani ficou lindo, eu tive que inventar para o meu ficar, pelo menos, engraçado :)
Isabelocas, eu deitei pouco açúcar no meu e não achei muito doce. Gostei :)
Cinha, ovos estrelados. Isso faz-me lembrar o meu molotof he he
Zé, este folar é diferente. A massa é mais estaladiça :) Já começei o post do encontro ;)
Margarida, espero ir aos Algarves provar o folar :) O meu afundanço é que falhou mas o sabor é bom! O relato é para breve. Podes ir ver fotos ao blog da Ana (Eu Mulher)
Kombi, se o fizeres diz se gostaste :)
Suzi, é mesmo isso! Fica super estaladiça :) Também gostei muito!
Titó, obrigada! Para ti também :)
Renato, concordo em absoluto! Espero não perder o sentido de humor nunca :)
Canela, és uma mulher viajada e bem que podias ter ido para os nossos lados. Foi tão bom :) Este folar é muito bom!
1000Íris, é uma delícia!!! Boa Páscoa :)
Bombom, entre este e o que fizeste... que venha o diabo e escolha. São muito bons :)
Turmalina, espero que fique bom e que vocês gostem :)
Cenourita, a Páscoa está a ser pior que o Natal!!! É só delícias :)
Boa Páscoa a todos!!!

edinha disse...

Este folar é muito original.Também o vi no blog da Nani e fiquei com vontade de experimentar.
Pelos vistos vale a pena fazer.
Beijinho

Gina disse...

Para a Páscoa de 2010 já tenho novidades para experimentar: os folares!
Fui lá conferir o relato da Noemia, adorei.
Ameixa, você não faz ideia de como gostaria de ter conhecido vocês! A Alcina virá ao Brasil e, infelizmente, estou a mais de 800km do Rio... e não poderei conhecê-la. Já tive a felicidade de participar de 4 encontros de blogueiras e foram muito legais.
Aguardo seu relato.
Bjs.

Edy disse...

Querida...
Feliz Páscoa para voce e sua família...Que tudo se faça novo em sua vida!!!
Bjossss EDNA

Rosa Eliza disse...

Oi querida amiga,vim deixar o mimo da PÁSCOA,e desejar que este domingo seja cheio de paz e harmonia.
Bjss no seu coração.
Gosto muito de suas receitas

Ana Powell disse...

Muito famoso no Algarve.
Para o ano terei que fazer um.
Votos de uma Páscoa muito feliz x

Carla disse...

Ameixinha, consegui ler tudo o que tens postado. Copiei a receita da tarte de ameixa seca e pipocas caramelizadas, espero que não te importes ;)

Desejo-te uma Santa Páscoa para ti e para a tua família, bjs

ameixa seca disse...

Edinha, vale bem a pena. É uma delícia :)
Gina, quando voltares a Portugal, já sabes :)
Edna, muito obrigada. Para ti também :)
Rosa, muito obrigada! Foi um Domingo cheio, repleto de muita alegria e convívio familiar :)
Ana, depois de fazer entendi porque é famoso :) É muito bom!
Carla, não podias ter escolhido melhores receitas. Depois de fazeres vais perceber porquê :) Espero que a tua Páscoa tenha sido tão espectacular como a minha ;)

PratosdaBela disse...

Gostei, é algo a fazer...
Tem um bom aspecto, Jinhos da Bela

Nani disse...

Encontros assim são tão gostosos né?! Se eu pudesse faria ao menos um por mês.
E que receita ótima essa tua.
Beijos

Nela disse...

Querida espero que tenhas passado uma boa Páscoa, junto da tua familía, e obrigada por iguais votos que me desejas-te, eu tb não estive por cá desculpa, quanto ao folar interessa é que tenha ficado gostoso, e hei-de experimentar fazer claro, gulosa como sou só podia. Boa semana beijitossss.

Cláudia Marques disse...

Imagina que já se passou a Páscoa e nem provei folar! Tb não é daqueles doces que me atraiam muito, pelo menos aqueles + tradicionais, mas pelo que tu dizes desta massa, já era capaz de gostar mais...

Entretanto andei noutras comilanças... bolo de mel, bolos folhados... tb não foi nada mau!

Bjs

cupido disse...

Ainda bem que não tens comentadores espanhois. Era engraçado ver que perguntas sairiam :)

Mónica Pinto disse...

Espero que a tua Páscoa tenha sido boa!
Eu não sou fã da MFP mas sou tua fã concerteza, por isso aqui estou eu para te dizer que pelos ingredientes que leva, esse folar deve ser bem bom!
Como sabes já li a postagem da Noémia que não conheci pessoalmente com muita pena minha e gostei muito.
Fico agora, a aguardar os relatos do encontro no Porto, que contados por ti vão ser divertidos de ler com toda a certeza.
Bjs

"Manjares da Manu" disse...

Adorei a sua receita!!!

Boa semana.

Bjs...

ameixa seca disse...

Bela, e não é preciso ser Páscoa! Eu vou repetir para ver se fica mais direitinho também ;)
Naninha, são encontros deliciosos :)
Nela, a minha Páscoa foi uma diversão... rodeada de família :) Espero que a tua também tenha sido boa!!
Cláudia M., foi tando doce que até enjoou :)
Cupido, a lingua portuguesa já é traiçoeira o suficiente. Com o espanholito é que seria a desgraça completa :)
Monica, este folar pode ser feito à mão... demora é mais tempo mas acredito que até fique melhor :) Para a próxima vais conhecer a Noémia, ela é fantástica!
Manu, obrigada e igualmente :)

Carolina Andrade disse...

Nossa ameixa, acho que jamais vou conseguir se a primeira a comentar aqui. rsrsrs. Caramba!! Esse pão parece bom demais, nunca tinha ouvido falar. Ainda vou comrpar minha máquina de pão. Bjão

Pimenta disse...

que giro também fiz um folar de folha parecido com este nesta pascoa, podes passar pelo meu blog para ver como saiu, é sem dúvida muito saboroso

Odete disse...

Linda, espero que sua Pascoa tenha sido "Divina"!!
Nao sei o que qeria mais, uma fatia desse folar ou ter estado nesse encontro lindo de voces ai em Portugal. Os dois bom demais. ;>)

ameixa seca disse...

Carol, primeiro ou ultimo não tem importância :)
Pimenta rosa, obrigada pela visita :) Já fui ver o teu folar, sem dúvida mais perfeitinho que o meu :)
Odete, a minha Páscoa foi um dia divertidíssimo! Espero que para o próximo ano seja assim também :) O encontro foi tão doce quanto o folar! Demais ;)

Carlota e a Turmalina disse...

Inspirada única e exclusivamente por vc, nesta Páscoa tb fiz o meu folar :o)
Tá lá no blog...rs...
Bjosss

ameixa seca disse...

Turmalina, já lá fui ver! Ainda bem que gostaram do resultado, é mesmo muito bom :)

Luciana Macêdo disse...

Ficou com um visual bem interessante, não conhecia, vou experimentar.
Bjs!

ameixa seca disse...

Luciana, eles costumam ficar mais bonitos que o meu. Ele ficou todo tortinho he he Mas o sabor é excelente!

Rico disse...

WOw esse folar ta tão bonito parece ter explodido. tão leve e suave. boa
:) xxx
Rico-Receitas

ameixa seca disse...

Ricardo, parece mesmo ter acontecido um terramoto he he