segunda-feira, 6 de abril de 2009

Folar da Páscoa

Domingo de Ramos, não tenho madrinha nem sou madrinha de ninguém! Mas a B. vem toda contente com dois raminhos de oliveira na mão. Um para a madrinha e outro para a substituta, eu mesma!
Mas ela ainda não sabe o significado da Páscoa e perguntou à mãe. Foi-lhe explicado que era um dia em que os padrinhos davam o folar aos afilhados! Resposta dela: "Mas eu já comi folar na casa da madrinha!" Aqui não existe a tradição de oferecer folar destes de comer, ou é uma nota ou um presente!
Ora pois claro, a miúda tem razão! Que raio de explicação lhe foram arranjar!?
E porque raio é que os padrinhos levam com um ramo de oliveira e os afilhados com um folar? Por acaso temos cara de quem come raminhos de oliveira? Eles vão todos contentes com o folar e nós alimentámo-nos de folhagem? Tá mal!!!

Esta massa de folar é excelente e já a fiz na MFP integralmente e, desta última vez, foi a cozer ao forno. Ficou um folar enorme... devia ter dividido mas achei que não ia crescer muito no forno! Enganei-me e ainda bem. A massa fica bem abertinha. Da primeira vez que fiz na MFP não consegui tirar foto da massa por dentro, foi rapidamente comido! Agora mostro como fica por dentro, fofinho e delicioso! O toque da aguardente permite que a massa fica mais macia e eu usei aguardente caseira de lavrador. UIII, que potência que aquilo tem :) Até fiquei tonta quando cheirei a dita, mas não se nota no resultado final!
Baseei-me na receita da Belinha e noutra que vi na net e cheguei a estes ingredientes:

1 dl de leite morno
100 g de manteiga amolecida
3 ovos
1 colher de chá de canela
1 colher de chá de erva doce
100 g de açúcar
600 g de farinha (podem usar 1/3 de farinha integral, foi o que usei para fazer os meus folares)
20 g de fermento fresco
1 colher de sopa de aguardente/brandy

Preparação:

Colocar os ingredientes na MFP, primeiro os líquidos depois os sólidos. Devem diluir o fermento fresco no leite morno. Seleccionar o programa "massa" para quem quer levar o folar ao forno ou seleccionar o programa "sandes" para ser feito integralmente na MFP.

Para o folar ir ao forno:
Depois do programa amassar, retire a massa, amasse-a durante alguns minutos e retire uma pequena porção para decorar o folar. Faça uma bola e coloque no tabuleiro. Estenda o resto da massa e, usando um cortador de biscoitos em forma de coelho, corte alguns coelhinhos. Coloque-os por cima da massa do folar. Deixe levedar a massa por 30 minutos e depois leve ao forno brando por 25-30 minutos ou até que, ao espetar um palito, saia limpo.
Leve ao microondas duas colheres de sobremesa de geleia de alperce e barre o folar com ela.

Pormenor dos coelhos que, entretanto, foram desaparecendo à medida que a massa do folar foi crescendo. Ficaram parecidos com coelhones pré-históricos mas fica um efeito engraçado para quem não quiser colocar ovos cozidos por cima, como eu.

Boa semana a todos!!

68 comentários:

anna disse...

Belo folar!!! Eu não percebo nadinha de preparar massas e de me safar bem da tarefa, lol!
Gostei muito dos coelhitos...
Beijinhos.

Cinha disse...

Que folares mais apetitosos!!!
Estão mesmo com bom aspecto!
Beijinhos grandes e boa semana.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ameixinha,
Com aguardente caseira, mesmo como eu gosto ;)
Os coelhinhos até ficavam engraçados, pena a massa estragá-los ao crescer, mas pela cor interior deve ter ficado fantástico.
Bjs
Moira

Raspas de Laranja disse...

Que bela receita. Se passar a Páscoa em casa, vou fazer. Os raminhos das oliveiras, é para abençoar a casa das madrinhas! Dah!:)

liliana barroqueiro-blog doce tentação disse...

esse folar esta super aptitoso adorei!!
lindo como tudo que fazes
bjs

RUTE disse...

ah ah ah comer folhagem :-))

Se calhar é porque as madrinhas antigamente eram vegetarianas LOLOLOL

Eu gosto de folar com ovinhos cozidos no meio mas há regiões onde não põem ovos. Beijinhos.

Paladares da Isa disse...

Gostei da tua pequena história do folar e do raminho ;)
Fartei-me de rir......
Quanto ao folar, ficou perfeito!
Bjos

O blog... disse...

Também gosto muito de fazer folares mas tenho um problema ficam bons no dia mas ficam um duros no dia a seguir. Esta tua receita fica fofa no dia seguinte?

Isabelocas disse...

Que maravilha, adoro folar com erva-doce e canela, este ficou perfeito.
Feliz Páscoa.

Margarida disse...

Eu também preferia levar com um flora! : )
Também uso aguardente caseira "da pura e dura" nos meus folares, ficam óptimos. Hei-de experimentar essa receita, já tenho mais duas pra testar. Esta Páscoa vai ser produtiva vai..
bj

Delícias e Talentos disse...

A tradição do folar e do raminho, são iguais na minha terra...é tudo muito giro enquanto somos nós as afilhadas, mas quando os papéis se invertem...ai...ai! :)
Nunca fiz folar em casa, talvez tente este ano, tenho visto muitos e bonitos por aqui!
O teu ficou lindo, bem aromático e eu juntava jeropiga, também caseira e potente! hehehe
O efeito da geleia está 5 estrelas!
Só não percebi bem a estória dos coelhones...
Nota 10!:)

Abóbora Amarelinha disse...

Acho que aqui na minha zona não há nada disso... das trocas de raminhos e folares com as madrinhas e os afilhados, aqui é mais o coelhinho da páscoa e os ovos de páscoa, que eu tambem não percebi muito bem, desde quando é que os coelhos começaram a pôr ovos!
Mas, todos os anos como folar, feito pela minha vizinha, tambem sem ovos, e esse teu Maria Ameixa Canela, bem que podia vir aqui parar...tá com um aspecto que até doi...
beijos

ameixa seca disse...

Anna, a MFP dá uma grande ajuda com as massas :)
Cinha, são excelentes. Eu adoro :)
Moira, ficam bem molinho com a aguardente. Acho que os coelhones ficaram meios embriagados e, por isso, manhosos :)
Zé, sem dúvida que tenho sido muito abençoada :)
Lili, obrigada :)
Rute, não me admirava nada he he Eu não gosto de ovinhos, por isso foi coelhones :)
Isa, tenho ramos que nunca mais acabam... há 4 anos que levo com um :)
Amélia, tanto o que é feito integralmente na MFP como no forno ficam bons no dia seguinte. Acho que o segredo é mesmo a aguardente. Os meus aguentam-se bem :)
Isabelocas, também gosto do sabor da erva doce com a canela :)
Margarida, ainda tenho que experimentar o de Olhão. Já comprei a banha e tudo :)
Mary, crescer não tem piadinha nenhuma he he Sem dúvida que fica bem melhor com a geleia por cima :) Os coelhinhos eram pedacinhos de massa de folar que coloquei para decorar, mas cresceram tanto na levedação e no forno que não ficaram nada parecidos com coelhinhos!
Bóbora Marelinha, também não entendo essa dos ovos e dos coelhinhos. Tadinhos :) Maria Ameixa Canela é windo. Se te disser que são exactamente as iniciais do meu nome verdadeiro, vais ficar impressionada he he

Abóbora Amarelinha disse...

Olha impressionada fiquei eu agora, mas não te conto, amanhã vai servir de post...ha ha ha ha estou em pulgas, não sei se aguento, depois dizem que eu só faço postagens malucas...e eu tenho culpa?!

Mónica Teodoro disse...

Que lindo folar, deve ter ficado uma delicia. Isto das tradições já não são como antigamente e só servevm para gastar dinheiro, mas mesmo assim os afilhados dão-nos o ramo porque estão a olhar pela nossa linha...hehehehe...
Beijinhos.

Axly disse...

Não conhecia essa tradição do folar, por aqui temos missa de ramos, mas também não conhecia essa de padrinhos e ramos.
Adorei esse folar!
Pena que teus coelhinhos se deformaram... kisss^^

K disse...

E ME DIGA UMA COISA MIÚDA? QUEM NÃO TEM MPF, FAZ COMO, MISTURA COMO SE FOSSE PÃO E SOVA?

PARABENS PELO DESAFIO, MERECIAS GANHAR A TEMPOS
BEIJINHO

Paula disse...

Ver estas imagens a esta hora é terrível...
Ai que fome!!

Abraços e o blog tem óptimo aspecto...

;)

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha ficaram deliciosos para mim pode ser pelo menos dois.Um beijinho...

Mari disse...

Que pão mais lindo, Ameixinha.

Anna disse...

Muito legal , mas me diga o folar tem varíos formatos; como o da Anna que fica aberto e podemos ver os ovos e tem este fechado.
Qual a difença de Folar , a massa são todas iguais , só o formato é diferente?
Folar é o nome do doce,certo?
Beijos
Deixei um selinho para você

Susana Gomes disse...

Que folar(ão)!

O truque é dividir em 2: vai metade para a afilhada, a metade maior :) fica com a madrinha.
:) :):)

Para os coelhos não serem tão engolidos, devem ser colocados por cima da massa depois dela levedar, mesmo antes de ir ao forno.

Ameixinha, estás uma folarona de mão cheia!! :)
Beijinhos.

Joanissima disse...

Agora que tive que comprar uma MFP nova não lhe quero dar descanso... tenho que experimentar este folar!!!
Este fds experimentei fazer compota de morango mas ficou muito (demasiado) liquida, embora o sabor esteja divino.
Tens sugestoes?

beijo, 'meixinha!!!

Nela disse...

Ficaram bonitos todos eles, eu confesso que faço mas em bolo, pq cá em casa nunca os comem, vamos a ver se esta semana tenho um pouco de tempo para fazer um, tb, me é habitual ficarem bem quando os fazia, e tens razão eu desde pequenita até ao ano passado levo sempre com o folar, e como a minha madrinha é ´de baptismo e casamento, são 2 rsrs beijocas.

bio_geo_esds@ disse...

A Páscoa já chegou. Está bonito e apresenta-se bem.
Por aqui os folares levam ovos em cima e ficam mais corados.
Acabei de fazer o meu, já tirei fotos, amanhã publico.
Os ingredientes são semelhante e o sabor da canela e erva-doce também.

bio_geo_esds@ disse...

Os coelhones são realmente uma boa substituição :)

ameixa seca disse...

Bóbora Marelinha, já nem vou dormir de noite com tanto medo! É que de ti nunca se sabe o que vai sair :)
Mónica, está tudo comercializado e eu não acho piada nenhuma! Mas sempre preferia que me dessem um folarzinho destes :)
Axly, os coelhinhos foram comidos na mesma, não escaparam he he
Karoline, sim mistura como outro tipo de pão. Se procurares na net encontras receitas feitas integralmente à mão :)
Paula, obrigada pela visita e pelo comentário. Ver blogs à hora do lanche é mesmo tortura :)
Natércia, impossível comer só duas fatias he he
Mari, é mesmo muito bom :)
Anna, o folar é redondo. As pessoas é que fazem como querem. Eu não gosto de ovos cozidos por isso não usei. Existem várias rceitas, logo as massas não são iguais! Como o título do post indica, folar é o nome dele sim :) Obrigada pelo selo!
Gasparzinha, pois e eu pensei dividir em dois mas vi tão pouca massa! Depois é que cresceu desalmadamente :) Pensei fazer isso aos coelhones mas fica para a proxima!
Joanissima, recomendo este folar. Se gostares dele mais doce coloca pelo menos 200gr de açúcar. Quanto à compota vê aqui http://paobolosecia.blogspot.com/2008/04/doce-de-morango-na-mfp.html
Nela, aqui em casa nada escapa. E este foi igual... foi-se :)
Renato, não coloquei ovos porque não gosto! Aqui também levam os ovinhos :)

Adriana disse...

Ficaram lindos e apetitosos!

Natália Eleutério disse...

Também não conhecia este costume da oliveira e do folar, na minha terra não é assim, e não dou oliveira mas sim flores.
Bem falemos do folar que me parece muito bem, a aguardente puxa e bem pela massa, bjs.

edinha disse...

Ficou bem bonito e os coelhitos até ficaram giros :)
Beijinho

Amélia Batista disse...

Bela sugestão essa dos coelhinhos" prés-históricos". Eu evito sempre os ovos porque depois ninguém os come e a massa naquele sitio fica estragada pelas cascas dos ovos.
Boa semana.

Karla disse...

Ahhhh eram coelhos :P sabes que na pré-história o coelho era um símbolo de fertilidade hehehe vá-se lá a saber porquê...
O folar ficou maravilhoso...vou copiar e como sou preguiçosa faço todo na MFP...

beijocas

Anónimo disse...

Eheheh estamos em sintonia! :D Andamos a fazer as mesmas receitas. Os teus tambgém ficaram lindos. Adorei o folar estava espectacular, mas estou com um problema. Acho que já não vai haver folares cá em casa na páscoa (pelo menos feitos na MFP). A minha mãe fez o favor de fazer desaparecer a pá da máquina. Não sei onde está...ou melhor...deconfio que foi para o lixo. :( Vamos ver se encontro outra à venda.
Beijocas

Luciana disse...

Querida obrigada pela força!!!!
Gostei da receita!!!
beijos
Lu

fátima.carrapa disse...

Gostei muito do aspecto do teu Folar da Páscoa, e de saber mais algumas das nossas tradições.Para mim, o Folar da Páscoa traz-me lembranças mais "salgadas"... A minha Avó fazia o Folar à moda de Trás os Montes, com carnes diversas, presunto e frango.Era muito saboroso, quase uma refeição! Tenho uma irmã que aprendeu com ela e que às vezes ainda faz.Mas como sou gulosa, gosto muito de Folares como o teu e estou com vontade de experimentar. Obrigada pela receita. Bjs. Bombom

♥ mesa para 4 disse...

LOL :-D eu cá tou safa dessas cenas de madrinha versus afilhado não tenho nem sou ;-)mas o teu folar tá mesmo lindinho... e aí fazem o compasso ?

Cininha disse...

Ficou muito bonito o teu folar, eu nunca fiz por causa do amassar, mas este ano com a maquina de fazer pão sou capaz de me aventurar :-)
Quanto a essas tradições lá na minha terra não é nada assim, os padrinhos dão o folar é nos santos!!!vá-se lá saber porquê, mas também não é o bolo, mas sim a notita hehe
Ramo também nunca recebi!!apesar de ter montes de afilhados :-)
bjinhos

Marly disse...

Huummm, a coisa está muito boa por aqui ultimamente. Só o nome desse pão, 'folar', já vinha me perseguido muito, nos últimos dias (e eu estava à espera da oportunidade de pesquisá-lo). Daí eu chego aqui e o que encontro?
Esse folar está bem convidativo e, cheirando a cravo e canela....tentação!
(Ah, também já dei as minhas risadas 'canela moída' de hoje!).
Beijinho

Helena disse...

A tradição já não é o que era.....
Esse folar cresceu e bem,amanha vou fazer uma receita muito parecida,mas com azeite e muita erva doce...
Nunca experimentei na mfp.

Gina disse...

Também prefiro com os coelhos.
Somos duas fãs de canela!!! Gosto das tradições culinárias e esse folar me apetece.
Já decidi que dessa semana não passa o meu retorno à fase de padeira.
Bjs.

ameixa seca disse...

Adriana, obrigada :)
Nani, aqui do raminho ninguém se livra. Mas há quem dê raminhos de flores ou vasos... eu preferia receber um desses :) Mas eu não sou madrinha, portanto!
Edinha, podiam ficar melhor :)
AB, por isso não coloco os ovos... a massa nem cresce direito :)
Karla, claro que era. Não sabes porquê? he he
Susana, já não és a primeira a quem isso acontece. O problema é que não sei onde se arranjam essas peças e deve demorar tempo infinito a chegar. Paciência :)
Luciana, de nada. Obrigada eu :)
Bombom, também há os salgados mas a Páscoa também se quer docinha he he
Samma, eu também estou safa mas alguém me intitulou de sub-madrinha porque a cachopa gosta tanto de mim que olha... lá levo eu com o ramo :) Claro que fazem compasso... todos os anos levo com água benta na tromba. Olham para mim e devem achar que sou muito pouco católica he he
Alcina, também só fiz porque tenho ajuda da MFP, não gosto de meter a mão na massa :)
Marly, cravo não tem mas a erva-doce é bem melhor :)
Canela, na MFP fica bem bom :)
Gina, deixa o espírito de padeira baixar em ti e põe mãos à obra. Folar é mesmo bom :)

Carlota e a Turmalina disse...

Que lindo...nunca tinha ouvido falar em folar, mas adorei!!!
Tentarei por aqui :o)
Bjossss

Isabel Salvador disse...

ameixinha minha princesa ficou lindooooooooooo,maravilhoso,ainda bem que gostaram,depois se não te importares se me deres a tua fotinha,para por no meu blog,jinhosss

Natural Naturalmente disse...

Ameixinha querida, adorei os seus coelhinhos,ficaram lindos.
Quando era novinha, na pascoa o Coelhinho escondia os ovos no quintal e eu e minha irmã íamos procura-los assim que acordávamos.
Querida preciso "falar" contigo. Pode ser? email: naturalnaturalmente@gmail.com.
beijos
Márcia

Baú da Conceição disse...

Ameixinha começar o dia a ler teu blog, é começar o dia muito bem disposta, e com fome,este folar está de dar água na boca.
Eu sou madrinha mas nunca recebi ramos de oliveira, mas sim umas plantinhas bem janotas, sou sortuda, e meus afilhdos também nunca levaram destes folares, mas sim umas prendinhas mais ao gosto deles e uns ovinhos. Aqui não é tradição estes folares, mas eu gosto e tenho feito nos ultimos anos, agora vou experimentar na MFP, bem mais facil.
Beijinhos

Mary disse...

Mas que folar lindo,e deve estar uma delicia.

bjs

moranguita disse...

adorei o teu folar, este fim de semna tambem fiz um mas correu mal. mas de sabor ate gostei.
esta um abeleza o teu.
beijocas

cupido disse...

Esse folar é completamente diferente dos da minha zona, feitos com manteiga, açucar e (muita) farinha, no forno de lenha. Confesso que só gosto deles fatiados, ligeiramente tostados e barrados com manteiga.

Pelo Porto aparecem muitos com os ovos cozidos (também não gosto, ficam sempre cascas agarradas à massa).

Esse que fizeste parece bom para comer "a solo". Pelo menos pelos ingredientes e aspecto parece.

Nani disse...

Aqui não temos essa tradição, mas é bem interessante e amei a aula de cultura!
O folar ficou lindo!
Beijos

ameixa seca disse...

Turmalina, são doces tradicionais portugueses e são bons :)
Belinha, depois diz-me por mail que fotos queres ok? Tenho medo de me esquecer :)
Márcia, nunca fiz isso de procurar ovinhos mas acho engraçado :) Já enviei mail :)
Conceição, pelo menos sinto-me útil assim ao saber que alguém começa bem o dia ao passar cá :) É mais fácil na MFP e igualmente bom!
Mary, fica mesmo bom! Obrigada pela visita :)
Moranguita, eu ando com sorte... tudo que faço na MFP tem ficado excelente :)
Cupido, este não necessita ser barrado com nada. A receita original pedia 250 gramas de açúcar mas cheguei à conclusão que 100 g é mais que suficiente e eu, que gosto de manteiga, acho que não combina com este folar :)
Naninha, é para ficares a conhecer um bocadinho mais do meu país :)

Maria L Filipe disse...

Oiiii :)
Olha nunca tinha ouvido essa do folar e do ramo de oliveira :D
Eu sou madrinha 2x e tenho madrinha...nunca recebi nada disso :))
Nem nunca dei :)

Vim confirmar a cor do Matias..ele é mais clarinho k a Nina!! E ela é tigrada
é uma mistela de cores ...ihihi

Ai ai os bolinhos deste bloguinho :))) nham nham
Sou mesmo gulosa!!!

Jinhux
MaluXa

Marly disse...

Ameixinha,
Voltei para copiar a receita do folar e acabei rindo demais,com a minha confusão com os 'temperos'. É que ontem tivemos problema com a nossa conexão, por causa de uns ajustes realizados pela empresa (a conexão caía bem no meio do texto).
Tentei várias vezes postar o meu comentário aqui, mas só o consegui quando já estava caindo de sono, e aí, deu no que deu!
Beijinho (e desculpe a "cochilada")

Sylvia disse...

Nao conhecia essa tradicao, que linda e interessante. A receita do folar esta linda e deliciosa
Beijos

Cláudia Marques disse...

Eu não queria ser desmancha-prazeres, mas não vejo coelhos... vejo peixes!! Estou mesmo mal, não?
Juro que não bebi aguardente...

Bicharada à parte, o folar está apetitoso, sim senhora!

(A minha afilhada vive na Holanda, já me safei!)

Bjs

Espaço do João disse...

Não vou pôr em causa a receita. Deve até ser muito saboroso, mas por estas paragens costuma-se colocar um ou dois ovos com casca que vai a coser juntamente com a massa. As cascas dos ovos ficam á vista. Claro que os ovos são bem lavados antes de serem colocados no forno e ficam encastrados no mesmo. Feliz Páscoa.

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Para mim, folar é novidade. Obrigada por me apresentar.

ameixa seca disse...

Maluxa, Portugal é pequeno mas as tradições são muitas :)
Marly, não tdem problema nenhum. Nao te enganes é na hora de fazer :)
Sylvia, é mais uma tradição a assimilar :)
Cláudia M., é o que quiseres. Peixinhos também não é mau :)
João, aqui tambem se usa os ovos, mas como disse no post eu não gosto e não coloquei :)
Heloísa, e é novidade boa :)

Kláudinha disse...

olá amiga....
ainda nao consigo falar.. mas posso teclar :d
adorei este folar... tb já prometi à belinha que o fazia mts bjinhos cheios de saudades

Vina disse...

Eu não tenho o costume de fazer ou comer folar da Páscoa, mas com o aspecto deste teu quase que mudo de idéias!! Tem um aspecto tão fofinho!! Deve ser óptimo com um pouquinho de manteiga ou marmelada! E tenho também de ver se cravo um MFP a alguém... deve ser cá uma amigalhaça!! Beijinhos e uma feliz e doce Páscoa para ti e tua família.

Emília disse...

Menina vou ter que fazer esse folar, vi em tantos blogs que vou ter que provar!!rss
Beijinhos

Inside me disse...

Hummm

...venham eles....

...os folares da Pascoa...

... Cá estamos para os... comer... :-)


Beijocas e Boa Pascoa ameixinha

ameixa seca disse...

Kláudinha, isso passa. O que interessa é que fiques boa :) O folar é mesmo bom, se fizeres vais tirar a prova :)
Vina, a MFP adianta e muito o trabalho de fazer estas coisinhas. Fica excelente :)
Emília, acho que vais gostar :)
2dmim, tens que pôr a mão na massa ;)

Cor de Chá disse...

Parece delicioso! Adoro estes pães doces :) bj ^^

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!!!

Já não me lembro de comer folar... Em minha casa nunca ouve essa tradição e também não me parece que ficasse muito contente se a minha madrinha me desse um folar pela Páscoa..eheheh!

O teu folar ficou com uma cor maravilhosa e devia estar muito bom! Um dia tenho que me aventurar com um folar!...:)

Um beijinho!

ameixa seca disse...

Cor de Chá, é mesmo muito bom :)
Leonor, aqui em casa não era costume. Agora passou a ser :)

fátima.carrapa disse...

Passei por aqui agora para copiar este receita de Folar porque estou com muita vontade de experimentar. Vamos lá ver se ficam tão bonitos como o teu! Bjs. Bombom

Noah disse...

Ameixa,
Tu és uma seca "fofa"
_**_** •
_**___**
_**___**_________****
_**___**_______**___****
_**__**_______*___**___**
__**__*______*__**__***__**
___**__*____*__**_____**__*
____**_**__**_**________**
____**___**__**
___*___________*
__*_____________*
_*____0_____0____*
_*___/___@___\___*
_*___\__/*\__/___*
___*_____W_____*
_____**_____**
_______******_____
Feliz Páscoa pra ti guria

ameixa seca disse...

Bombom, já sei que não ficou igual mas se conseguiram comer é porque ficou bom :)
Noah, muito obrigada he he Adorei o coelhinho :) Boa Páscoa!