quarta-feira, 1 de abril de 2009

Arroz de tamboril e camarão

A Mary deu o mote para um novo desafio. Convidou algumas blogueiras para publicarem, quinzenalmente, uma receita que tenha como cor principal a que foi escolhida. O primeiro desafio envolveu a cor de laranja. Não preparei nada de propósito, mas no sábado fiz este arroz de tamboril, que é mais de camarão porque o tamboril encolheu tanto que mal se vê, e fui verificar se era cor de laranja. Não sou daltónica pois não? É cor de laranja, certo?

Então cá está um arroz feito num instante e, pela primeira vez provei tamboril. O bicho é feio mas "a boniteza não se põe na mesa", como é costume dizer! Sei que este arroz é diferente de todos os que comi. À primeira vista é, em tudo, semelhante a um arroz de marisco, mas o sabor é melhor. Esta receita é para 4 pessoas, mas eramos três à mesa e não sobrou um arrozeiro. Sugiro que aumentem, pelo menos no arroz que sempre sai mais baratinho :)
Comprei tamboril dos pobrezinhos, que são os lombos congelados e encontrei-os no Intermarché. Quero ver quem vai ser o "Moscãoteiro" que me vai patrocinar desta vez he he

Ingredientes:
1 dl de azeite
2 cebolas
2 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
1 malagueta
2 tomates (maduros)
1 dl de vinho branco
900 g de tamboril em postas
1 colher (chá) de colorau
250 gramas de arroz
6 dl de caldo de peixe (usei quase o dobro, vão espreitando o arroz)
1 raminho de coentros (teve que ser salsa)
sal e pimenta q.b. (não usei pimenta, a malagueta deu o picante necessário)
600 g de camarão cozido (descascar e deixar apenas a cabeça dos bichinhos, alguns saíram decapitados he he)

Preparação:
Num tacho, leve o azeite ao lume e refogue a cebola, os dentes de alho, ambos picados, o pimento, cortado em cubos, a malagueta e o tomate, sem pele e sem sementes.
Quando o preparado anterior estiver refogado, regue-o com o vinho branco e, assim que levantar fervura, acrescente-lhe as postas de tamboril. Tempere a seu gosto com sal, pimenta e deixe estufar por 10 minutos.
Acrescente ao peixe o colorau, o arroz e o caldo de peixe. Rectifique os temperos e aguarde que cozinhe, durante 12 minutos (quanta precisão!), em lume brando. Acrescente os camarões e misture. Retire do calor e sirva polvilhado com os coentros picados.

Receita retirada daqui:

A foto é minha mas não me apeteceu espetar o logo do blog por cima :)

Votação aberta no Ragazze. As receitas estão à espera de ser votadas. Passem lá para dar uma vista de olhos e deixem a vossa opinião :) O meu pão de tomate seco está lá e a votação termina hoje!!

62 comentários:

Cris disse...

Que maravilha, tudo de que gostamos aqui neste arroz! Boa sorte na votação. Bjs!

Abóbora Amarelinha disse...

A decapitares cabeças dessa maneira é normal ainda não teres quem te aqueça os pés...
Quem é que quer uma cozinheira que separa a tola do corpo do camarão?!
Mas olha que o teu arrozinho, devia estar mesmo bom, o texto nem se fala... como sempre cheio de humor.
beijocas encolhidas á moda do tamboril.

Baú da Conceição disse...

Ai Ameixinha, hoje almocei tão mal que já comia uma pratada deste arrozinho que eu adoro.

Beijinhos

Nana disse...

Amiga, obrigada, mas já estou para finalizar a votação rs
agora no horário do almoço!
O que é tamboril?
bjs

Cláudia Marques disse...

Não sei se acredite em tudo o que aqui se lê hoje... mas de qualquer modo esse arroz está com belíssimo aspecto, e por mim é cor-de-laranja sim senhora!
Bjs

RUTE disse...

Laranja, laranjinha, o arroz ficou mesmo no tom!

O dia laranja está em força. Julgo que receita salgada é a tua a primeira. Toda a gente pensou em sobremesas ;-)

Beijinhos.

Raspas de Laranja disse...

O peixe é feio, mas é uma delicia, experimenta em filetes com arroz do mesmo e verás. Mas com camarao? Isto está a correr bem, falas de nós, mas aí também se vive bem (lol). pena que já foi no sabado, senão ía aí jantar. Ficou mesmo apetecivél, e é laranja sim.
Muito bom mesmo. Bj
Another matter:
Tudo combinado para hoje a oito?
Estive no NorteShopping à hora do almoço, e não encontrei o que queria :(
Depois falamos ... xau

Delícias e Talentos disse...

Ameixinha, esse molhinho é do mais laranjinha que há!
Bela participação!
Já temos doces e prato principal, só nos falta a sopinha! :)
É maravilhosamente saboroso, sou louca por arroz de tamboril (ainda por cima com camarões)!hehehe
Olha que mesmo assim, acho o cherne mais feioso! LOL
Vou votar, sabes que votos é comigo, né? Bjókas*****

Letrícia disse...

Ameixa, tive a oportunidade de ver uma foto do tamboril e quase morri de susto. É um pesadelo. Que bom que ele fica com cara de sonho nesse seu prato :-)

Beijos!

cupido disse...

É bem, sim senhora, e alaranjado...
Em relação à salsa-em-vêz-de-coentros, para mim é uma mais valia (pelo menos, neste prato)

Susana Gomes disse...

A minha mãe tb faz cá um arrozinho de tamboril... :)

Fica apetitoso como o teu.
Tb lhe falta é o patrocínio... :)

:)

Cinha disse...

Já não como arroz de tamboril bastante tempo!!
Agora deste-me uma vontade...tenho mesmo de fazer!
Parabens tá mesmo com bom aspecto.
Beijinhos.

Mónica Teodoro disse...

É bem laranjinha esse teu arrozinho. O tamboril é um peixe tão feio que dá vontade de fugir mas o sabor é excelente só é pena ser tão caro.
Em relação ao arroz deve estar uma delicia, para não variar.
Beijinhos.

anna disse...

Até parece uma foto do meu arroz de tamboril... mas eu não troco os coentros por salsa...
Está lindo!
Beijinhos.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Cor de Laranja e perfeito!
Dificil, dificel é se alguém escolher a cor azul, hehehe
Bjs
Moira

raquel disse...

Este arroz é uma delícia!! =)

Isabel Salvador disse...

xiiiiiiiiiiiiiiiii é hoje não éeeeeeeeeeeeeeee,ficou lindooooooooooooo,jinhosss

Su7i disse...

Mais uma participação! Está a ficar giro! O teu arroz tem um excelente aspecto, adoro arroz de tamboril! Bjs, Suzi

Noémia disse...

É laranja...é lindo...e é muito bom!
Gosto muito deste prato, bem feitinho,chhluuup,com uma calda bem apuradinha,chhluuuup,o arroz no ponto certo,chhlluuupp,e os camarões e o tamboril bem durinhos...chhlluuupp...;)
É só água na boca!

fátima.carrapa disse...

Foi uma ideia muito engraçada essa das Cores! E o teu arroz ficou magnífico e com uma cor óptima.Parabéns. Bjs.Bombom

saltapocinhas disse...

faço muitas vezes arroz de tamboril, eu compro um que vem em cubinhos.
não gosto muito, acho o peixe com pouco sabor, mas o meu marido gosta muito. ando há séculos para experimeentar com peixe fresco, mas quando olho para ele assusto-me.
agora só vou fazer de novo quando os meus coentros crescerem (e já estão bem lindinhos!)

ah, e vou já votar em ti, que tu mereces!

Natália Eleutério disse...

Por acaso é dos nossos pratos favoritos, adoramos tamboril tanto em arroz como em filetes.
Ficou um prato maravilhoso, bjs.

Karla disse...

Muito bem...que prendada sim senhora...eu realmente para comer esse bicho só congelado em filetes porque o animal é feio que dói :P

beijinhos

ameixa seca disse...

Cris, é impossível não gostar deste arroz :) Obrigada!
Abóbora, sou uma espécie de guilhotina ambulante. Mas eu não lhes tirei as cabeças, eu deixei ficar SÓ as cabeças he he Elas é que quiseram sair por elas :)
Conceição, tens que compensar ao jantar :) Há dias assim!
Nana, já respondi né? Lindo o tamboril he he
Cláudia M., a única pessoa que enganei foi a Ana ao dizer-lhe que me chamava Andrioleta he he Não disse mais nenhuma mentira :)
Rute, eu fiz sem pensar neste dia e calhou bem. Até porque prefiro salgados :)
Zé, tinha um talão de 20% de desconto do tio Belmiro. Aproveitei... agora vou pedir esmola para ir ter convosco ao Porto he he
Mary, ainda não provei cherne também... fica para quando ganhar o totoloto he he Obrigada pelo voto!
Letrícia, é por isso que também o comprei congelado he he
Cupido, ainda não provei coentros. Os meus não crescem, a salsa também não cresce, eu também não cresci quase nada... falta adubo nesta casa :) A salsa é fornecida pelo único pé que nasceu num monte de areia grossa, achas normal?
Gasparzinha, falta sempre alguma coisa :)
Cinha, eu comi a primeira vez e não sei quando vai ser a segunda, mas vai ter que ser :)
Mónica, é tão feio que até dói he he Mas é bom!
Anna, fiquei esclarecido que esta foto é minha he he Mas o teu arroz também deve ficar uma delícia :)
Moira, tem que ser algo feito com blue coraçao :) Mas eu não faço!
Raquel, é mesmo :)
Belinha, é hoje e há mais daqui a quinze dias :)
Su7i, não sei bem quem participou... só vi duas receitas além da minha. Vou procurar :)
Noémia, estava tudo como tu dizes... até a lingua estalou :)
Bombom, também achei :) Obrigada!
Saltapocinhas, também acho que o peixe em si tem pouco sabor mas dá um sabor especial ao arroz. Apesar de pouco sabor eu gostei muito, até da textura. Os meus coentros nem os vejo... esfumaram-se todos :)
Nani, ainda não provei em filetes mas também deve ser bom :)
Karla, põe feio nisso mas é bom :)

Flavinha disse...

Nunca vi esse tal de tamboril...

Mas este prato ficou de comer com os olhos! Fiz um risoto de camarão (usei os últimos que eu tinha, comprados na praia, durante as férias) que também ficou laranja, pena que eu ando tão sumida da blogosfera que nem sabia do desafio!

Mas confesso que esse seu arroz parece mais elaborado e apetitoso!

Beijocas

Isabelocas disse...

Adoro arroz de tamboril, mas esse ficou com uma bonita cor.
Bjos

Helena disse...

É laranja sim senhora o bonito prato que apresentas.
Li há pouco o desafio,vou tentar participar.

♥ mesa para 4 disse...

Canelinha, o teu arroz arroz ficou maravilhoso :-) que delícia nos trazes hoje...

Vivian disse...

eu nao sei o que é tamboril, mas o aspecto está ótimo

bjks

Unknown disse...

Oh menina Andrioleta Guilhotina...
"andemos" numa de tamboril... o teu arroz está um must, muito parecido com o que eu faço, só que eu boto-lhe coentros em vez de salsa.

Beijocas cor de laranja :)

Cininha disse...

Pois para prato principal é uma excelente escolha, adoro este arrozinho e a cor dele está mesmo apetitosa :-)
bjinhos

Isabel Pisoeiro disse...

Muito bom aspecto tem esse arroz, ficou fantástico!! :P

Martuxa disse...

Adoro! O teu está bem laranjinha sim e apetitoso, só trocava mesmo a salsa pelos coentros!
Já podes ver no hi5 se acertaste na foto ou não hehehe
Beijocas

ameixa seca disse...

Flavinha, se pesquisares no google encontras imagens do tamboril. O desafio não foi muito publicitado, é normal ter passado ao lado :)
Isabelocas, ficou super fotogénico ;)
Canela, bonito e bom :)
Samma, obrigada :)
Vivian, é um peixe muito feio mas muito bom :)
Cenourita, que belo cognome he he Era para ser coentros mas aqui em casa nada cresce... só as despesas :)
Alcina, esperei muito tempo para provar mas valeu a pena :)
Isabel, ficou mesmo :)
Martuxa, não devo ter acertado né? Depois vou ver :)

Marly disse...

Nunca comi tamboril mas esse prato, com caldinho, é do tipo que me apetece (no meu prato,costumo por até mesmo o caldo do feijão para conseguir esse efeito). E com frutos do mar ... huuuumm.

K disse...

NUNCA NEM TINHA OUVIDO FALAR EM TAMBORIL, MAS FUI PESQUISAR E VOU FALAR: QUE BICHO FEIO
MAS TEU ARROZ ESTÁ MUITO LINDO, MAS CONFESSO QUE SÓ OS CAMARÕEZINHOS JÁ ME FARIAM FELIZ

JÁ VOTEI NO SEU PÃO E SÓ TÔ ESPERANDO O DIA DE CHEGAR TOMATE SECO, CÁ NESSE LUGAR DISTANTE, PRA FAZER O PÃOZINHO POR AQUI TBEM
BEIJINHO

Catarina Santos disse...

Também nunca experimentei tamboril, mas já ouvi dizer que apesar de ser um peixe muito feio e difícil de preparar, é uma delícia! Tenho que o ir procurar na secção dos congelados :)

Estive a espreitar o blog da Mary e achei a ideia das cores muito engraçada, é claro que eu também quero aderir! Como ainda não tenho nenhuma receita em tons vermelhos a aguardar por ser publicada, tenho de arregaçar as mangas e meter as mãos à obra :)

Beijinhos e boa semana!!

Lourdes Sabioni disse...

Ai,ai ai, isto mais me parece um risoto "ao mare" > Que delícia!!!bjus

Erva Doce e Canela disse...

huuum esse arroz de tamboril e camarão tem um aspecto óptimo :))
Tens um desafio no meu blog.

bjcd

Maria Vitamina disse...

Ameixinha, este arroz está apetitoso demais! Adoro arroz de peixe, de marisco, de pato, de grelos, de cenoura...etc, devo ter um "costela chinesa" :)

edinha disse...

Gosto muito,mas sem o pimentinho :)
Beijinho

Manuela © disse...

Esse teu arroz ficou com um aspecto delicioso! E esses camarões mesmo decapitados estão irresistíveis :)

Nela disse...

Belo arroz, e de tamboril que eu tb tanto adoro, beijonhossss.

Paula disse...

ola lindinha! vim ver o teu e outros blogs e deparei me com um arrozito que ca por casa tb se faz ! gosto e muito e este teu esta yammm yammmmmmmmm e laranjinha tb :)
espero k estejas muito bem e q td te corra muitissimo melhor na tua vida es uma miuda simpatica we amorosa mereces o melhor!
ate breve , qdo regressar lerei estes n blogs com tts delicias !
fiquem todas bem e ate qq dia se Deus quizer
se aqui nao voltar antes : boa Pascoa entupidinha de ovinhos de " xiculate " e muitas amendoas e tb com as lindas cores e cheiros da Primavera

Téia disse...

HUUUUUUUUMMMMMMMM, que arroz maravilhoso....lindo...colorido...laranja e adoraria comê-lo hoje no almoço...ou no jantar. Bj grande amiga.

ameixa seca disse...

Marly, o arroz com caldo é chamado de malandrinho e é uma delícia :)
Karoline, ele é mesmo feio he he Obrigada pelo voto. Tomate seco é mesmo bom :)
Catarina, se comprares o peixe manda arranjá-lo na peixaria. Eles arranjam, é muito bom :) O desafio das cores é engraçado. Eu já tenho receita para postar!
Lourdes, risotto é diferente mas este não é menos bom que um risotto :)
Ana, obrigada, depois passo para ir buscar :)
Moonlight, eu gosto de comer arroz malandrinho de vez em quando mas sou mais batateira :)
Edinha, já sei que sim ;)
Manuela, decapitados ou não... nenhum se ficou a rir, foram todos comidos :)
Nela, é impossível não gostar :)
Paula, já estás na big apple? Sortuda, aproveita muito! Obrigada pela visitinha e pelas palavras maravilhosas, agradeço-te muito :) Volta rápido!
Téia, também não me importava de comer hoje novamente :)

Margarida disse...

Este arroz é dos meus favoritos, este e o de marisco. se substituires o arroz por cotovelinhos também fica óptimo e ficas com a versão massada de tamboril e camarão. São pratos muito tipicos aqui no Algarve. E os rabos de tamboril são uma boa opção, mais em conta. Sei que os do continente são bons.
bj

disse...

Humm que arrozinho fabuloso!

ameixa seca disse...

Margarida, pois é :) Nem me tinha lembrado desse pormenor. Vou fazer para a próxima!
Jú, é mesmo :)

Sandreane disse...

Oie!!
Dá um pulinho no Tigela, pois deixei um presentinho para você lá,ok?
Abraços!

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Entrei na Wikipedia para ver o tamboril e vi que, realmente, ele é horrível.
Acho que por aqui não temos esse peixe. Resta saber por qual peixe ele pode ser substituído, pois a receita parece ser ótima.
beijo

ameixa seca disse...

Sandreane, muito obrigada. Já lá passei :)
Heloísa, é feio né? Isso agora é que eu não sei por qual pode ser substituído. Vou perguntar para ver se alguém sabe :)

turbolenta disse...

Cá em casa adoramos! É um delicioso prato de peixe e muito fácil de fazer.

ameixa seca disse...

Turbolenta, é mesmo fácil, rápido e delicioso :)

Ana Powell disse...

Esta é um das melhores receitas de arroz de tamboril que jamais vi.
Adorei.
Parabéns pela participação, achei excelente.
Esta receita fica pendente para fazer na minha próxima ida a Portugal.
Feliz fim de semana

moranguita disse...

hum que bom arroz de tamboril eu gosto muito.
beijinhos

ameixa seca disse...

Ana, não sei se é das melhores. Eu adorei o resultado mas não tenho termo de comparação porque não provei mais nenhum arroz. Espero que gostes tanto como nós :)
Moranguita, bem vinda ao clube :)

Tina disse...

Vim espreitar a tua participação no desafio e ...que delicia é esta?!
Adoro arroz de tamboril!!! E o teu tem um aspecto :)))
bjinhos tina

Nani disse...

Certo amiga é laranja, rs
E tenho muita curiosidade de provar esse arroz, sempre vejo nos blogs portugueses mas nunca fiz, parece-me ser muito bom.
Beijos

ameixa seca disse...

Tina, obrigada pela visita! Arroz de tamboril é mesmo muito bom :)
Naninha, é delicioso. Tens que vir cá para provar :)

Rico disse...

Também adoro fazer arroz de marisco mas esse ai esta insuperável. -parabéns. :) xx
Rico-Receitas

ameixa seca disse...

Ricardo, ficou mesmo com um aspecto delicioso e fiz este fim de semana novamente :)