sexta-feira, 3 de abril de 2009

Bolo de chocolate e nozes pecãs

Um bolo delicioso com pedacinhos de nozes pecãs pelo meio. Muito fácil de fazer e mais fácil de comer. Ainda bem que tirei a fotografia logo, o meu pai apanhou as nozes todas de cima dos quadrados do bolo. No fim, levou um raspanete, não se faz isso! É como tirar a cereja do topo do bolo ora :)

Tirei a receita do livrinho da Anne Wilson "Bolos - Rápidos e saborosos". Do mesmo livro de onde tirei a receita do bolo de cenoura e nozes pecãs, um dos melhores bolos que já fiz até hoje. Nem preciso de dizer mais nada, pois não? São bolos, são rápidos e são saborosos, podem confiar!

Ingredientes do bolo:

200 g de manteiga sem sal
150 g de chocolate preto, em pedaços
1 1/2 chávenas de farinha de trigo com fermento
3/4 chávena de açúcar refinado
2 ovos ligeiramente batidos
3/4 chávena de leite
1/2 chávena de nozes picadas (usei pecãs)

Preparação:
1. Aqueça previamente o forno a 180ºC. Unte um tabuleiro de bolo raso, de 28 x 18 cm, com manteiga. Forre com papel vegetal.
2. Coloque a manteiga e o chocolate num tacho pequeno. Mexa em lume brando até derreter e a massa estar homogénea. Retire do lume.
3. Coloque a farinha, a mistura de manteiga, o açúcar, os ovos e o leite na tigela e bata até que a mistura esteja lisa. Acrescente as nozes com uma colher de metal e misture.
4. Deite a mistura na forma preparada. Alise a superfície. Coza durante 55 minutos ou até que um palito saia limpo quando inserido no centro do bolo. Deixe o bolo na forma 5 minutos, antes de virar sobre uma rede para arrefecer.

Cobertura rica de chocolate:

60 g de manteiga sem sal
100g de chocolate preto, em pedaços
1 colher de sopa de natas (usei leite)

Misture a manteiga, o chocolate e as natas numa tigela pequena à prova de calor. Leve a tigela a banho-maria, mexa até a manteiga e o chocolate derreterem e a mistura ficar homogénea. Deixe arrefecer ligeiramente ou até que a mistura fique pronta para ser espalhada. Espalhe a cobertura sobre o bolo, utilizando uma faca larga. Decore com nozes pecãs picadas ou metades.


A votação das receitas doces do desafio da Páscoa Italiana termina hoje no Ragazze. A minha tarte de ameixa está lá. Se gostaram, visitem e deixem o vosso voto nos comentários :) Obrigada a todos que votaram no meu pão de tomate seco. Não ganhei :)
Mas, eu quero uma cesta cepêra... pronto admiti! E ainda nenhuma atravessou o Atlântico. Acho que está na hora :) Também pode ir para a Macau ter com a Smas que eu não me importo, desde que atravesse o Atlântico! ;) Não é por achar que as outras participantes não merecem, mas tenho que puxar a brasa para a minha tarte, ok?
Obrigada à Risonha e à Téia que já votaram mesmo sem eu dizer nada. Umas queridas :)

Boa sexta feira e bom fim de semana!

80 comentários:

Susana Gomes disse...

Epá, eu só voto se me deres um quadradinho desses... :)

Noah disse...

Arriei

Paula disse...

eu ate voto em quadriplicado se me deres um quadradinho nas vesperas da big trip :)
olha la......... isto ate me deu vontade de ir pa cozinha e fazer uma tb :)))) isto nao se faz a eu !!!
outro olha la : keres uns postalinhos da big aple ? estive a ver on line a loja do Macys e ate ja sei o k vais ganhar de presente! mas pra tal : a tua moradinha sff
bye bye beijocas novaiurcanas e um montao de carinho tb

cupido disse...

eu só boto um selo de qualidade no teu bolo. parece bem...

Nana disse...

Babei aqui minha amiga, adoro chocolate e nozes ai ai
bjs

Lourdes Sabioni disse...

Ahhh... tadinho do pai...ele tem todo o direito!!!Até eu roubava todas as nozes antes da foto!kkkkk
Bjos

Gina disse...

Ameixa, gostei desse bolo com noz pecã. Ainda bem que salvou alguns para a foto.... hehe!
Beijos.

Dani disse...

Ver esse bolo estando na tpm e desejando chocolate é sacanagem...rs

Bjs

Claudia Lima disse...

Ameixinha esta bolinho maltratou. Deve ser maravilhoso! O meu grande favorito!
Eu tb não ganhei o prêmio da Cepera se serve como consolo. Vamos continuar participando, que o que vale mesmo é a brincadeira.
Bjs :)

K disse...

VOU VOTAR EM TÍ SIM... JÁ HAVIA VOTADO NO PÃO DE TOMATE SECO... FIZ O PÃO COM TOMATES SECOS QUE EU MESMA PREPAREI
FICOU MUITO BOM

MAS VAMOS FALAR DO BOLO...
INSISCUTIVELMENTE PAIXÃO DO MEU PAÍS DE CHOCOLATE, DELICIA
TO AQUI DISFARÇANDO A VONTADE DE COMER O BOLO COM UNS PEDACINHOS DE CHOCOLATE QUE HAVIAM NA GELADEIRA... SIM, NA GELADEIRA POR CAUSA DAS DITAS FORMIGAS
BEIJO AMEIXINHA E BOA SORTE

Sylvie Luzio disse...

muito lindo""

Helena disse...

Lindo bolo e pelos ingredientes deve ser delicioso.....
O teu pai é como as crianças pequenas...:)

winnie disse...

sem dúvida que esse bolo deve ser dos melhores que há!

Ezequiel Coelho disse...

Isto não se faz!!!!
Aliás... Não se faz... sem se poder comer!!!!
Bom Fim de Semana!
Bjs

Vânia Costa disse...

Uma delicia... Uma tentação gigante... Chocolate! aiii.

Beijo*

Cinha disse...

Já votei!!!!
E agora voto neste também,pois tem tudo o que eu mais gosto,chocolateeeeee!!!!
Beijinhos grandes e espero que ganhes.

argas disse...

Já votei...ganho um quadradinho?? :)

Isabel (pipoka) disse...

"Fácil de fazer e ainda mais fácil de comer".... é comigo mesmo! ;-)

bjs

Abóbora Amarelinha disse...

Aaaaaai senhooooora!
que belos quadradinhos de chocolate, e o que deviam ser bons!
ainda por cima com nozes, eu tambem depenico os frutos secos dos bolos, é mais forte que eu!
Adoro frutos secos
beijikonas

Noémia disse...

3 horas.
Só há 3 horas é que escreveste e olha-me só a catrafiada de gente que já comentou!
Eu bem digo que tens que ser patrocinada.:)
Ainda por cima com uns bolos espectaculares como este. Eu sou testemunha que o teu bolo de cenoura e pecãs é das coisinhas melhores que andam por aí. Cá em casa foi sucesso e toda a gente que o provou queria a receita. Tenho que experimentar este!

Delícias e Talentos disse...

Mais um bolinho delicoso, com uma combinação de arraso!
Rendeu bastante, mas já não há nada para contar a estória, de certeza!
Um FDS bem docinho!:)

ameixa seca disse...

Gasparzinha, és uma chantagista pahhh. O que vale é que eu cedo a chantagens :)
Noah, não sei bem o que queres dizer com isso mas espero que seja bom :)
Paula, estou à espera do voto! Depois mando o quadradinho :)
Cupido, já é bem :)
Nana, então este bolo é a tua cara :)
Lourdes, mas as pessoas tem direito a comer o quadrado com a noz em cima :)
Gina, depois da foto desapareceu tudo que era noz do topo do bolo :)
Dani, obrigada pela visita! Não é sacanagem, é um incentivo para fazer :)
Cláudia, pois é! Por isso temos que incentivar o pessoal a votar!!! Receber uma cestinha com produtos alimentares deve ser o máximo :) Mereces tanto como eu, acho que nós as duas sempre participamos das sfidas!
Karoline, já fizeste o pão? Espero que tenhas gostado mesmo :) Obrigada pelos votos!
Vivie, obrigada!
Canela, acabaste de descrever na perfeição o meu pai. Boys will be boys :)
Winnie, muito bom, não fica muito doce porque o chocolate usado é negro. Uma delícia :)
Ezequiel, impossível fazer e não comer :)
Vânia, põe tentação nisso :)
Cinha, muito obrigada :)
Argas, virtual, pode ser? Obrigada :)
Pipoka, é com muitas de nós he he
Abóbora, é ainda mais forte que tu. Já te tinha como uma gaja violenta... é melhor mesmo não me meter contigo :)Obrigada pelo voto!
Há 3 horas não. Publiquei por volta da meia noite :) Srm dúvida que este livrinho tem receitas espectaculares como tu comprovaste com o bolo de cenoura :)
Mary, depois do senhor ter tirado as nozes de cima, tivemos que comer o bolo mais depressa. É que parecia mal :) Obrigada pelo voto!

Paladares da Isa disse...

Tenho a impressão que o teu pai é como eu!
As nozes "machavam" logo, só que essas eu não consigo arranjar aqui em Lisboa !!! :(

Bjos

Natália Eleutério disse...

Já votei, espero sinceramente que ganhes, adorei os quadradinhos, com que então tens um ratinho aí em casa que "rouba" as nozes,, eheheh.

Paula disse...

e ja votei :)
beijinhos e que ganhes menina !e olha que estou de pratinho na mao , garfo e guarnapo ah espera do quadradinho ( faz favor de enviar plo menos dois que o F. tb eh gente )

Téia disse...

Ameixinha do meu coração, estava querendo uma receita de bolo de nozes com chocolate. Esta vai me agradar demais, vou fazer e te conto.Ah, amei aparecer no teu post, simplesmente achei sua receita demais, nota 10. Assim como você, sou louca por ameixa e sua torta me fez babar. Boa sorte e bj grande.

Marly disse...

Ameixinha,
Esse bolo é um verdadeira provocação; um atentado a qualquer pretensão de dieta (já estou copiando a receita!). O povo aqui também tem essa mania de tirar todas as guarnições dos pratos, principalmente dos bolos (e isso às vezes é chato, pois desfigura o prato, não é mesmo?). Estou indo contribuir para que você ganhe a cesta. Beijinho

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha ficou mais que bom eu adorei.Um beijinho...

Nela disse...

Belo bolo, mesmo como eu gosto de chocolate, bem o provava!boa sorte para o desafio, bom fim de semanas beijinho.

turbolenta disse...

Só a aparência já dà vontade de fazer. Costuma dizer-se que os olhos também comem e é bem verdade!
E se os meus pudessem não deixavam nem um quadradinho.
E cá em casa o meu Chocodependente do meu filho, se lhe põe a vista em cima não me larga até que o não faça.
Ficou com um aspecto tão fofo que reconheço poder ser num tempo próximo mais um dos meus "estraga dietas"
lol lol
bom fim de semana

Baú da Conceição disse...

Eu também gosto de depenicar os frutos secos, e essas nozes são tão boas.
Beijinhos

Drika disse...

Adoro bolo de chocolate e gosto de nozes também. Essa combinação deve ter ficado ótima! Já dei meu voto. Bjs!

Neyma disse...

Ameixa querida,
Esate bolo esta uma tentação...hummm...que vontade que dá!!
beijinhos

♥ mesa para 4 disse...

Ficou um bolo lindo e perfeito para uma mesa de festa...não podes é deixar o teu pai ir à festa :-D

ameixa seca disse...

Isa, eu só as consigo arranjar no Lidl. Aí deve haver Lidl, tens que estar atenta às promoções :)
Nani, é mais para o esquilo he he Obrigada pelo voto!
Paulinha, não sejas exigente! Poupa-me, podias dividir o teu quadradinho com o Fernando :)
Téia, modéstia à parte a minha tarte de ameixa ficou linda e deliciosa. Se fizeres vais perceber :) Muito obrigada pela gentileza!!
Marly, desfigura completamente... fica feio! Experimenta o bolo, é uma delícia :) Obrigada pelo voto!
Natércia, muito obrigada :)
Nela, este sabe mesmo a chocolate, fica muito bom :)
Turbolenta, faz uma surpresa ao teu chocodependente com este bolinho :)
Conceição, são as minhas favoritas :)
Drika, combina na perfeição. Obrigada pelo voto :)
Neyma, é tãooo bom :)
Samma, ora nem mais ;)

Raspas de Laranja disse...

Nao comento.

edinha disse...

Estes quadradinhos tiram qualquer um do sério,pelo menos quem é doido por chocolate como eu :)
Beijinho

Mónica Teodoro disse...

Que bolo espectacular, mas tadinho do teu pai, eu compreendo-o perfeitamente pois eu faria exactamente o mesmo.
Já votei na tua torta, espero que ganhes.
Beijinhos.

Noémia disse...

Olha então o meu computador anda maluco porque indicou-me que tinhas escrito há três horas atrás!
Mas também nem que fosse há 5m, já apanhava uma "bicha" como no autocarro! :)

Leonor de Sousa Bastos disse...

Olá Ameixa!

Esses quadradinhos de chocolate estão de babar...

...eu também seria tentada a roubar as nozes...ehheeh! ;)

Adriana disse...

Não vou olhar mais a foto, não quero bolo, não me apetece.
Amuei!!!


P.S:Comentario de mulher a dieta. ; )

Bom fim de semana

Adriana disse...

ah! amuada e tudo deixei o meu voto para a tua tarte de ameixa.

Manuela © disse...

O teu pai até foi simpático, porque se fosse eu acho que te deixava a travessa vazia lol

moranguita disse...

ameixinha vou fazer chatagem contigo. eu voto mas fazes-me um bolinho destes:-)
esta uma maravilha
bom fim de semana

ameixa seca disse...

Zé, és uma má. A tua sorte é que gosto de ti assim :)
Edinha, ficam uma delícia. Gosto de os cortar assim aos quadradinhos, é só pegar e andar :)
Mónica, é tudo contra mim! Mas assim quem vier comer bolo já não leva a noz. É injusto :) Obrigada pelo voto!
Noémia, há sempre espaço para mais um comentário :)
Leonor, saíram-me todos um bando de ladrões de nozes he he
Adriana, um quadradinho ao fim de semana até faz bem :) Obrigada pelo teu voto!
Manuela, é o que eu digo! Vocês são piores que esquilos he he
Moranguita, assim não vale :) Obrigada!

anavoly disse...

"São bolos, são rápidos e são saborosos, podem confiar!"
Confio, confirmo e acrescento que tb são perigosos!
Um atentado às dietas, mas uma benção à barriga e tb à alma (porque não?).
Têm um ar divino! Com ou sem nozes, já marchava!
Bjs.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Delícia...

Bom seriamos dois...eu e seu pai roubando as nozes...hehehehehe

bjsssssssssssss

Priscila Beneducci disse...

Ameixinha das lindas mãos, delicias mesmo! Esse seu bolinho ficou com uma cara otima! O miolo do seu pão de leite ficou perfeito, até um franguinho ao estilo jamie oliver com limão dentro vc fez. Parabéns! Beijos da Pri (Brasil - MG)

Catarina Santos disse...

Eu acabei de deixar lá o meu voto! E, apesar das horas, penso que ainda será considerado válido, a ver vamos! Não sei porquê, mas acredito que seja desta que ganhas a cestinha :)

Quanto a este bolo de chocolate tem tudo para ser delicioso, desde os ingredientes à excelente aparência! O teu pai parecia uma criança, que não consegue resistir ao ver uma guloseima :)

Beijinhos e bom fim de semana!!

Emília disse...

Seu pai é muito danado!rss
Com certeza deve ter ficado delicioso!!
Beijinhos

ameixa seca disse...

Ana Mac, é isso mesmo. Também temos que tirar a barriga de misérias de vez em quando :)
Anita, não sobrou nenhuma noz para contar história :)
Priscila, obrigada :)
Catarina, também me parece que será desta! Vamos lá ver se a cesta chega cá inteira :) Obrigada!
Emília, o pior é que tirou as nozes todas às escondidas he he

anna disse...

Achas que faz mal usar nozes normalzitas??? Já vi que pecãs há no Lidl, mas nunca as vi... compreendo tão bem a tentação de roubar as nozes, o meu problema é mais ao descascá-las - desaparecem...
Beijinhos.

Ameixinha disse...

Anna, podes sim senhora! A receita pede nozes normais, eu é que usei as pecãs! Também costumo comer as nozes quando estou a descascar para algum bolo he he

Karla disse...

Oláaaaaaaaaaaa até que enfim consegui vir aos blogues!!!
Ora pois que tenho ali um saco de nozes pecãs escondidas do meu pai...senão voam... e não é quen não goste do teu bolo de chocolate...mas fui relembrar o de cenoura e acho que é para aí que vão as nozes...

beijocas

Delícias e Talentos disse...

Parabéns, Ameixinha!
You're the winner! Arriba! hehehe:)

Nani disse...

Essa so vou achar a foto bonita como realmente está, chocolate não é comigo amiga!
Beijos

Natural Naturalmente disse...

Estou com a Gasparzinha, eu também quero um quadradinho.
Minha filhotinha esta melhorando, já estamos em Portugal, ela veio passar umas curtas ferias, depois volta pois os exames da faculdade estão a porta. Certezas só daqui a 6 semanas.
Beijocas
Márcia

Paula disse...

PARABENS !!!!!! es a winner ! fiquei muito feliz por ti minha querida
beijinhos

ameixa seca disse...

Karla, finalmente apareces! Acho que com o bolo de cenoura vais muito bem servida :)
Mary, finalmente pahhh. Graças a vocês consegui trazer uma cesta para o lado de cá :)
Naninha, e nozes não? Sempre podes roubar as de cima do bolo he he
Márcia, tomara que tudo corra bem com ela. Fico a torcer para tudo dar certo :)
Paula, ainda não foste de viagem? I'm the winner! Thank you very much! Já estou quase expert para ir ter aos States contigo he he

Os Olhos de Alice disse...

Hum que delicia de bolo e parabéns. A grande vencedora do Sfida Della Nostra Cucina torta de ameixa seca
vc merece
grande beijo

Susana Gomes disse...

Parabéns! Já vi que foste a vencedora da cesta. :) :)
Beijinhos.

Isabel de Miranda disse...

Parabéns pelo prémio da Sfida Della:)beijinhos com muito carinho

ameixa seca disse...

Obrigada minhas queridas! Se não fossem vocês... não era possível :)

Filipa disse...

Ameixa, ao tempo que eu não vinha aqui mas hoje lá conseguir arranjar um tempinho :)

Adoro a combinação chocolate/ nozes pecã e este bolo deve ser fantástico!

beijinhos

Rosane Vargas disse...

Fiquei a imaginar teu pai pegando as nozes hehehehehe. Ficou lindo o bolo e entendo teu pai perfeitamente.
Abraço

bio_geo_esds@ disse...

Realmente essas nozes estão aí para serem beliscadas, nada mais.
Gosto muito de bolos e chocolate com frutos secos, combina muito bem.
Aos quadradinhos o bolo desaparece mais depressa, não sei bem porquê.

Já andei de olho nesse bolo, mas esperava que o testasses antes. agora já posso ;)

Rose Oliveira disse...

Oi Ameixa, espero que ganhes a cesta de produtos, seu bolinho me parece delicioso, tambéms fiz um de chocolate e postei, estamos em sintonia, rs...bjos :)

Cininha disse...

Excelente aspecto, essas nozes é que nunca provei e andam sempre a mostrar-se por aqui, a atentar os espiritos mais fracos hehe
bjinhos

ameixa seca disse...

Filipa, és sempre bem vinda! Este bolo é muito rápido de fazer e muito bom :)
Rosane, tem que se resistir à tentação :)
Renato, mas é para serem beliscadas enquanto se comem o bolinho... não é só para uma pessoa beliscar :) Podes testar à vontade! Eu garanto!
Rose, eu ganhei mas ainda demora a chegar. Estou bem longe do Brasil :)
Alcina, sempre que o Lidl tem, eu vou lá buscar um saquinho :)

SusanaG disse...

Aiiii!!!! Que coisa maravilhosaaaaa! Ainda não fizeram ecrans em que a malta possa ir dar uma trinca numa fatia! :)

Ana Rita disse...

Chocolate e noz . . . Que bela combinação :)

Bjs grandes***

ameixa seca disse...

SusanaG, se esses ecrans existissem não sei o que seria de todas nós. Não andavamos... rebolavamos he he
Titó, amarra-te aos bolos e deixa o que te faz mal :p

Espaço do João disse...

Podes fazer-me um favorzinho?
Gosto desse bolo e, em especial por ter nozes.Pelo próximo comboio manda-me um bocadinho. Desde já fico muito grato. Um beijo João.

ameixa seca disse...

João, já não tenho bolinhos nem docinhos em casa. Fica para a próxima :)

Erva Doce e Canela disse...

Ai ameixa!! Esses quadrados de chocolate ficaram excelentes! Manda me um :P

Bjcs grandes!

ameixa seca disse...

Ana, eram muito bons mas não há mais :)

Avental da Micas disse...

Ameixinha, acabei por não conseguir registar um comentário esta semana qdo cá vim (porque estava tão lento para entrar que saí antes que ele me deixasse)e vi o teu rico bolo de chocolate (entretanto roubado ;)) e reparei que, sem querer, fiz uma receita parecidissima com a tua na mesma altura, mas por pura coicidência!!!

Na verdade obrigo-me a fugir dos bolos de chocolate para não me tentar, de forma a que o corpito não se canse de tanto alargar e encolher, mas a verdade é que sem o leite de coco para fazer umas tartes de coco, acabei de dar de caras com este brownie e deixei para trás das costas as calorias!
de qq forma, um beijo grande.

ameixa seca disse...

Micas, de vez em quando um bolinho de chocolate dá vida a uma pessoa :) Não podemos viver escravas das roupas he he

Rico disse...

Não podes continuar a fazer estas coisas deliciosas...pois as minhas asas de homem e peitos de homem se estão a queixar...pois eles dizem que não e eu digo que sim..irresistível especialmente as pecas. :) jinhos
Rico-Receitas

ameixa seca disse...

Ricardo, as pecãs são as minhas nozes favoritas :)