quarta-feira, 22 de abril de 2009

Delícia de Natal?


Continuo sem saber quem dá os nomes (muito originais, por sinal) às receitas que se encontram neste site (decidi deixar de fazer publicidade gratuita). Não entendi o que esta receita tem que se assemelhe à época natalícia. Só se for por usar as claras que sobram dos doces natalícios que levam paletes e paletes de gemas, ou então por sugerirem que se decore com romãs.
Natal para mim tem que cheirar a canela ou erva-doce, senão não é Natal. Portanto, esta sobremesa passou a ser chamada de delícia e vai mudando de nome conforme a época e o meu estado de espírito. Hoje, para mim, é delícia de Páscoa porque repeti a receita na Páscoa e decorei-a com amêndoas fatiadas e amêndoas de chocolate. Esta com moranguinhos foi a primeira experiência :)
É um semifrio vistoso e delicioso que é óptimo para aproveitamento de claras! Nomes à parte, quem tiver muitas claras e não souber o que lhes fazer, aqui está algo fantástico para saborear ;)



Ingredientes:
2 latas de leite condensado (usei leite condensado cozido para poupar tempo e trabalho)
10 folhas de gelatina
0,5 dl de rum (usei whisky)
10 claras
200 g de palitos de champagne
2 dl de café
amêndoas em falhas (tostei durante alguns minutos no forno)
bagos de romã (usei morangos)

Preparação:
Ponha as latas de leite condensado na panela de pressão, cubra com a água e leve a cozer durante 1 hora. Depois de ter deixado escapar a pressão, retire as latas da panela e deixe arrefecer. Ponha as folhas de gelatina de molho em água fria. Abra as latas de leite condensado para uma tigela grande e bata com a varinha mágica até obter um creme. Escorra a gelatina e dissolva-a no rum bem quente. Junte a gelatina derretida ao leite condensado e continue a bater. À parte, bata as claras em castelo bem firme. Adicione 1/3 das claras em castelo ao creme de leite condensado e bata com a varinha até ligar bem. Depois, envolva suavemente as restantes claras, em castelo, na mistura anterior. Deite metade do preparado numa forma de mola (eu coloquei no fundo papel vegetal), por cima disponha, em raio, os palitos de champagne, previamente mergulhados no café. Cubra com o restante creme e disponha nova camada de palitos, desencontrados dos primeiros. Leve ao frigorífico até prender. Retire o aro da forma, coloque no prato de serviço e polvilhe com as amêndoas em falhas. Enfeite com bagos de romã ou morangos.

Sugestão
Esta sobremesa também é óptima servida como um gelado, nesse caso introduza-a no congelador e retire-a cerca de 30 minutos antes de servir.

Não provei como gelado porque o Tio B. ainda não trouxe a arca e o meu congelador não dá para tudo, mas acredito que fique muito bom!

66 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Já conhecia esse doce do site que indicaste e é mesmo óptimo para aproveitar as claras em excesso.
Gostei bastante mais da apresentação do teu do que o original!
Os meus parabéns!

Paula disse...

de natal dos dias da mae do pai seja la do q for :) uma delicia deliciosa :)))
yammmmmmmm yammmmmmmmmm beijinhos daqui de tao longe !onde o calor tenta espreitar timidamente !
olha laaaaaaaaaaa : por qto tempo cozes o leite condensado ? nao tenho panela de pressao " num gosto ::(((
e fui a primeira hoje ???aleluia ! :)

Paula disse...

prontusssssss.... fui a segunda !
nao interessa nada ! o importante eh dizer te que a tua sobremesa esta um espectaculo ! beijinhos grandes

Isabel disse...

Aposto que é uma delícia em qualquer altura do ano. Agora pode ser Delícia de Primavera, com moranguinhos, ficou lindo!
Bjs

Susana Gomes disse...

Pensei eu:"Ah, e tal, se é com claras, deve ser levezinho..."
2 latas de leite condensado e claro que só podia ser doce de natal, para se comer apenas 1 vez por ano!

É que com um aspecto como esse, apetece mas é seguir a máxima de fazer com que seja natal todos os dias! :)

Gina disse...

Está linda sua torta e o aproveitamento de claras é uma boa.
Bjs.

argas disse...

Tem excelente aspecto! Fica lindo em qualquer mesa...principalmente na de Natal...lol

Marta Cunha disse...

Com esse aspecto, o nome não interessa mesmo nada, e o que vinha mesmo a calhar era uma fatiazinha para eu provar!!! Mas o melhor, é mesmo eu experimentar...
Porque com o calor que hoje se faz sentir, ainda se estragava pelo caminho!!!lol...
Bjs

Rosane Vargas disse...

Ameixa, achei com cara tanto de Natal quanto de Páscoa. Lembra essas festas. Independentemente da data, me caía bem um pedaço na sobremesa.
Vi que estás estressada com a polenta. Tenho umas receitas lá no blog. Talvez te apeteçam.
Beijo

Cláudia Marques disse...

Pois, se leva 2 latas de leite condensado, está óptimo para mim! É uma das minhas 3 paixões comestíveis (e bebíveis): leite condensado, chocolate e café!

Está lindo, adorava provar, mas nunca tenho esse nº de claras. Talvez comece a juntar agora...

bjs

Nela disse...

Muito boa a sobremesa, adorei beijinhos.

Abelha Maia disse...

Se leva leite condensado está aprovada e pela foto não interessa o nome.
Delicia.
bjs

Delícias e Talentos disse...

Por mim chama-lhe o que quiseres, com esse aspecto deslizava numa fracção de segundos! :)
Mas como parece uma flor, acho que "Delícia Primaveril" lhe ficava muito bem!
Pena que flores dessas não crescem por aí...:)

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha quero lá saber se é ou não do Natal eu queria mesmo era um pouquinho para mim.Um beijinho...

Noémia disse...

Olha eu comia uma ou mais fatias dessa delícia seja lá qual for o nome!
Com leite condensado é para mim de certeza. Só há um problema nunca junto tantas claras...
Deixa-me dizer-te, a máquina desta vez portou-se muito bem, podes tirá-la do castigo. Este bolinho está de capa de revista!:)

Nana disse...

Uma sobremesa muito bonita amiga!
Parabéns, agora me responde, saiu bebada no final da festa?
kkkk tu tá chique para colocar wisky kkk
bjs

Isabelocas disse...

Eu também não entendi o nome, mas também não faz mal, o que eu gostava mesmo era de provar.
A decoração está linda e pelo o que dizes é mesmo uma delícia.

Abóbora Amarelinha disse...

Ameixinha, como gelado pode ser muito bom, mas não é melhor do que assim...cremoso, portanto, mesmo que lá o tio te dê uma arca, para mim é assim como esse.
beijinhos cremosos

Su7i disse...

Mais uma boa sugestão para aproveitar claras e também para aproveitar a ganhar uns quilinhos extra!!! eheheh Suzi Se7epecados

Baú da Conceição disse...

Ameixinha, isto é pura tentação, e eu que ando com a mania dos semifrios, vou ter que provar, achas que se puzer só uma lata de leite condensado fica bom, é que eu não gosto se ficar muito doce.

Beijinhos

carmencita disse...

Concordo, delícia pra fazer em ocasiões especiais, finíssima essa sobremesa, feliz idéia de amêndoas e morango, ainda tem um toque de café e whisky, pra mim é manjar dos deuses.
Tá tão bonita a decoração, que não se esqueça de participar de algum concurso que vá um desses ingredientes que vc ganha na certa.Bjss

Marly disse...

Bravo,ficou muito lindo! Isso é mesmo para mim, que gosto tanto dos semifrios (natalinos ou não!).
Já sei em que empregar as claras que tenho no congelador!
:)

Unknown disse...

Seja qual for o nome eu adoraria comer um pedacinho,rsrs. Ficou com um efeito muito lindo.


Beijinhos

Adriana disse...

Natal???Adorei!!!

Silvia Arruda disse...

Só pela foto, já fiquei com água na boca! E nem é preciso chegar o Natal para a gente devorar essa delícia!!!

Sylvie Luzio disse...

uauuuuuuu

grande espetáculo de bolo!

parabens.....:))

Paladares da Isa disse...

Isto é mias uma tentação!
Não pode ser natal todos os dias!
Ficou linda!
Bjos

ameixa seca disse...

Luísa, obrigada! Também acho que este ficou mais colorido e mais bonito :)
Paula, o leite condensado na panela de pressão demora 30 minutos. No fogão deve ser cerca de 1 hora mas não tenho certeza. Eu prefiro comprar já cozido que sai mais barato :)
Isabel, uma delícia primaveril com moranguinhos deliciosos ;)
Gasparzinha, comem-se coisas bem mais doces que esta. E é só mesmo de longe a longe senão tudo enjoa :)
Gina, sempre é mais saudável feito só com claras :)
Argas, em qualquer mesa e em qualquer altura :)
Marta, obrigada pela visita :) O melhor é mesmo experimentares!
Rosane, vai bem em qualquer altura... não é só no Natal! Não estou stressada com a polenta... apenas não gostei :)
Cláudia M, não é dificil de juntar claras. Fazendo leite creme ou receitas que só pedem gemas, vai-se juntando as claras no congelador :)
Nela, é mesmo!
Abelha Maia, e o whisky dá-lhe um toque fabuloso :)
Mary, se abrissemos o frigorifico e a delicia surgisse assim... isso é que era bom :)
Natércia, infelizmente não sobrou nada :)
Noémia, a minha máquina tem mau feitio... nunca sei para que lado está virada :)
Nana, foi pouquinho e ele nem se nota muito no meio da massa. Eu sou aquela que chega sempre bebeda às festas he he
Isabelocas, nessa parte do nome eles acertaram... é uma delícia :)
Bóbora, tem mesmo que ser assim e já não é mau :)
Suzi, dividido por muitos não se nota nada. Eu não notei :)
Conceição, eu não gosto de doces muito doces e não achei que este ficasse doce... é que não leva mais açúcar nenhum. Se diminuíres o leite condensado diminiu tudo o resto, experimenta :)
Carmencita, não tem nenhum concurso que eu saiba, mas se tivesse eu não hesitaria :)
Marly, aposto que vais gostar e com o teu jeito para decorar, ele vai ficar lindo :)
Ana, fica engraçadinho e é muito fácil de decorar :)
Adriana, eu acho que de Natal não tem nada... mas é muito bom :)
Silvia, acho que vai bem em todas alturas :)
Vivie, não é bolo mas é mesmo bom :)
Isa, Natal não é todos os dias mas é quando nós quisermos :)

Edy disse...

Oi querida...
Tem selo para voce la no jardim...Passa la para pegar!
Bjosss EDNA

Cininha disse...

O nome é como o natal é como uma mulher quiser hehe o aspecto é de babar, ficou linda e imagino o sabor!!!o tipo de coisa que me tenta :-)

Ana disse...

Olá Ameixa!
Passei pra te convidar p/ pegar um selinho no meu blog pra vc.
Uma ótima tarde,tudo de bom!

Ana.

Rita disse...

Realmente para natal não tem nada! Até porque é um semifrio coisa que geralmente (pelo menos eu) não como em alturas natalicias... Mas tem um aspecto optimo! Muito bom mesmo! E eu adoro sobremesas com leite condensado humm....

Beijinho

Karla disse...

Bem Ameixinhaaaaaa delícia mesmoooooooooooooooooo. Que loucura...o teu melhor bolo até agora, só de ver essa consistência...

beijinhos

Mari disse...

Nossa, Ameixinha... este doce tem uma carinha fanstástica!

Unknown disse...

Ameixinha
Natal pode ser todos os dias, certo???
Por isso, venha daí... não uma, nem duas, nem três fatias dessa delícia de todo o ano... que venha uma inteira ;)

Beijocas deliciadas***

raquel disse...

bem, mas q maravilha!! :D
de crescer agua na boca!***

ameixa seca disse...

Edna, obrigada!
Alcina, é tentador sim senhora :)
Anakoelho, obrigada. Depois passo lá :)
Rita, eu não como nenhum semifrio no Natal. Só me sabem bem no tempo mais ameno e quente :)
Karla, não é um bolo. É semi-frio e é bom sim senhora :)
Mari, o aspecto é bom e o sabor é melhor :)
Cenourita, pode sim senhora. Vai juntando claras he he
Raquel, vale a pena fazer :)

Claudia Lima disse...

Parece realmente maravilhosa. Eu gostei da decoração. O vermelho dos morangos deu um toque alegre.
Aqui comemos omelete de claras todas as manhãs, nunca temos sobrando.
As gemas eu jogo fora. Só guardo se vou fazer quindim.
Bjs :)

Ju disse...

Ameixa, que delícia, amo esses cremes q vai leite condensado cozido,hum .....
faz tempo q quero perguntar, natas, traduzindo pra Brasil vem a ser, seria o creme de leite fresco....??????
beijinhuss ;)

ameixa seca disse...

Cláudia, o nosso pequeno-almoço é mediterrânico e não engloba ovos. Por isso aproveitamos as claras para fazer outras coisas :) Eu vou juntando uma a uma!
Ju, penso que natas é o vosso creme de leite sim .)

K disse...

SE ES TÚ QUEM PREPARA, TENS O DIREITO DE CHAMAR COMO QUISER!
BEIJO E AI, AI, AI, VC ME DEIXA GORDA SÓ DE LER ESTE BLOG
KKKKKKK

Rivera disse...

De natal ou não, é muito tentador!!! :D

Catarina Santos disse...

É sem dúvida uma sobremesa vistosa e até eu fiquei com vontade de experimentar! Mas, e pelo facto de levar duas latas de leite condensado, não fica um pouco doce? Seja como for, parece-me deliciosa :)

Beijinhos e boa semana!!

moranguita disse...

uma optima forma de apriovitar claras e bem vistosa sm duvida. que delicia que dev ser ste docinho.
bijinhos

Sylvia disse...

Sempre tenho sobras de claras , que guardo na geladeira e no fim acabo jogando fora por nao saber o que fazer. A receita é muito boa, e já anotei para as proximas claras
Beijos

Nani disse...

Acho que deve ser natalina devido aos biscoitos que são bem caracteristicos dessa epoca.
É com certeza uma ótima receita!
Beijos

Natália Eleutério disse...

Temos artista também na arte da decoração, ficou linda e adorei a receita, bjs.

♥ mesa para 4 disse...

Já te devem ter dito que Natal é qd um homem quiser heheh aqui está...mas concordo contigo,de natal não tem nada, agora de delicioso isso já dá direito a outra conversa :-)

ameixa seca disse...

Karoline, a sorte é que olhar não engorda :)
Rivera, é mesmo, tive que fazer mesmo não sendo Natal :)
Catarina, eu não gosto de doces muito doces, achei que não ficou muito doce :)
Moranguita, como não me sai bem o molotof, tive que me virar para outras coisas :)
Sylvia, agora eu não deito nenhuma clara fora. Esta sobremesa é um óptimo aproveitamento de claras :)
Naninha, aqui estes biscoitos não são nada próprios dessa época. Por isso estranhei o nome. Mas nomes à parte, a sobremesa vele muito a pena :)
Nani, os morangos ficam bem em todo o lado. Não é preciso ter muito jeito :)
Samma, e é verdade. Por isso eu pus a mão na massa :)

Rico disse...

Ainda é um pouco cedo para o Natal, mas puxa nunca é cedo demais para esse doce maravilhoso que delicia. yum yum. :) jinhos e parabens.
Rico-Receitas

Drika disse...

Muito linda essa sobremesa.Parabéns!
Pois é, tudo o que leva ingredientes um pouco mais requintados, costumas adjetivar natalino...
Um abraço,

Raspas de Laranja disse...

Oi Ameixinha, desculpa a minha falta de notícias, mas tenho tido muito que fazer. Adorei a tua 'Delicia' e é sempre bom ter uma receita para aproveitar claras. Vistosa e deliciosa, já está no livrinho. Bjs

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Uma curiosidade: você realmente come todos esses doces maravilhosos que você faz?
Que delícia!
Beijos

Cinha disse...

Bem,eu andei a semana toda sem internet e como tal privada de ver esta delicia!!!
Quanto ao nome damos o nome que queremos,apesar de algumas pessoas não gostarem:D
Olha,tenha ele o nome que tiver eu comia na mesma!!!!!
Está magnifico,parabens!
Beijinhos.

Carolina Andrade disse...

Ameixa, não há importancia se não tiver por ai carne seca, gaça a sua própria. Compre um pedaço de filé mignon ou capa defilé, tem que ser um pedaço bem macio e sem gorduras ou fibras. Passe bastante sal em todo o pedaço, bastante meso. Coloque sobre uma peneira e esta sobre uma tigela. Cuba com filme plástico e leve a geladeira por 3 dias. No 4 dia, retire, lave bem bem o pedaço de carne para que não fique nenhum cristal de sal e sua carne seca made in own home está pronta!!!! O sal desidratará toda a carne deixando ela bem seca. Espero que lhe ajude. Bj

ameixa seca disse...

Ricardo, pessoalmente acho que é doce de Primavera-Verão e não de Natal... pelo menos, não é doce para Natais frios como os nossos :)
Drika, não tem nada de muito requintado nos ingredientes usados, são até muito simples. O melhor é esquecer o nome :)
Zé, sejas bem aparecida mulher! Quando experimentares vais ver como é bom :)
Heloísa, eu não como tudo porque somos mais pessoas aqui em casa mas acho que sou a que como mais :) Achas que eu não comia? Impossível he he
Cinha, eu vou optar por esquecer o nome :)
Carol, não sabia que dava para fazer. Bom saber disso :)

Helena disse...

Safa-se o 1º nome,delícia parece bem apropriado!
Gostei da decoração..

Manuela © disse...

Deve ser óptimo, é tipo uma baba de camelo mais consistente :)

Beijinhos

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Nooooooossa que linda, e com certeza uma delícia.
Bjks,
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Erva Doce e Canela disse...

Época Natalicia ou não esse bolo tem um óptimo aspecto e qualquer que seja a altura do ano, já ia! :))
Passei para te deixar um beijinho e dizer que tens um selo no meu blog.

Bjcs

ameixa seca disse...

Canela, o primeiro nome é o mais verdadeiro :)
Manuela, exactamente e mais enriquecida também :)
Fernanda, é sim senhora :)
Ana, obrigada. Vou lá passar :)

Rose Oliveira disse...

Querida Ameixinha,
que sobremesa deliciosa, queria um potinho desse agora no meu café da manhã, sniff...rss.
Vim te ofereçer um selinho, passe no meu blog de decoração.
Beijos :)

Maria Vitamina disse...

Pois... com uma delíca destas à frente o Natal é quando o Homem quizer! Bela sugestão. ;)

ameixa seca disse...

Moonlight, é mesmo :)

edinha disse...

Mas isto deve ser uma delícia
Beijinho

ameixa seca disse...

Edinha, tal como o nome indica, é mesmo :)