sábado, 28 de novembro de 2009

Beijos de chocolate

Que nome romântico não é? Lamechas que eu ando e nem sequer me apareceu um gajo bom pela frente ;)
O desenvolvimento desta receita foi tudo menos romântico. Comecei por queimar os dedos da mão esquerda ao pegar na tigela no microondas com o chocolate derretido. Depois, o chocolate branco não derreteu, queimou. Fenómeno que me era desconhecido mas que me traumatizou.
O chocolate branco não derretia no microondas, começou a ficar acastanhado. Levei-o ao fogão e quando dei conta, a pega que tinha na mão para segurar o tacho, estava a queimar-se he he Tive que a sacudir no ar para o lume apagar!
O chocolate branco derreteu à força, transformou-se em pedra e soltou um líquido parecido com manteiga. Julgo que era a manteiga de cacau.
Apesar de tudo, resolvi continuar e fazer tudo com o chocolate preto.

A receita é bastante simples mas, às vezes, os ingredientes e as cozinheiras complicam :)
No final, obtive uns biscoitos que nunca tinha provado, nem os de compra são assim. Para quem gosta de biscoitos que se desfazem na boca, biscoitos que parecem uma fatia de bolo... esta é a receita!
Saiu de um livro chamado "The chocolate and coffee bible", está tudo dito não acham? Façam que não se vão arrepender! Cuidado com o chocolate branco ;)

Com esta sugestão participo da comemoração do aniversário do blog Chocolate em Pó. Como não tenho nem nunca tive um caderno de receitas, resolvi concorrer e tentar ganhar o que a Luciana está a oferecer. Mas tenho certeza que muitas mais receitas deliciosas vão aparecer por lá. Portanto, resta-me prestigiar o blog, a bloguista e o chocolate com esta receita que aqui vos deixo.


Ingredientes para 24 unidades:
75 g de chocolate semi-amargo (usei um com 70% cacau)
75 g de chocolate branco (usei um do Lidl que costuma derreter bem, este passsou-se da mona)
115 g de manteiga amolecida
115 g de açúcar
2 ovos
225 g de farinha
açúcar em pó para decorar

1. Derreta o chocolate preto e o branco em tigelas separadas e reserve.
2. Bata a manteiga com o açúcar até ficar pálido e fofo. Junte os ovos um a um. Envolva a farinha e misture bem.
3. Divida a massa e misture-a às tigelas onde estão os chocolates derretidos. Mexa bem até a massa ficar mole. Envolva as massas separadamente em película aderente e leve ao frigorífico por 1 hora. Pré-aqueça o forno a 190ºC.
4. Forme bolas de massa com a ajuda de uma colher de sopa. Role as bolinhas entre as palmas das mãos para lhes dar a forma. Coloque-as num tabuleiro untado ou no tapete de silicone e leve ao forno por 10-12 minutos.
Polvilhe com açúcar em pó e deixe-as arrefecer numa grade.


Não sobra migalhinha destes biscoitos!
Alguns deles rolei-os no que me sobrou de 100 gramas de chocolate branco e gostei do resultado.
Obtive mesmo 24 biscoitos. Uma receita fiável, portanto!
Não deixem passar mais de 12 minutos no forno. Os biscoitos ainda vão estar moles ao toque mas, depois de os retirarem, eles vão endurecer ligeiramente.
Mornos são uma verdadeira perdição :) Estava capaz de jurar que me parecem brownies em forma de biscoito!
Só me resta esperar que alguém faça e confirme, ou desminta, o que estou a dizer :)

Bom fim de semana a todos!!!

75 comentários:

Dani disse...

Bom diaaa!! Que maldade acordar de manhã e já dar de cara com esses biscoitinhos de chocolate..aiai Queriaaaaa..hehehe
Me diz uma coisa.. depois q vc separou os chocolates em duas tigelas.. vc junta os dois de novo? Ou vc fez um de chocolate branco e outro de preto?
Achei bem convidativa a receita, depois quero fazer. =)

Beijos

ameixa seca disse...

Dani, não se juntam. A massa é dividida pelas duas tigelas e ficas com biscoitos de chocolate branco e biscoitos de chocolate preto. Mas como o meu chocolate branco não derreteu, eu não dividi a massa. Fiz tudo com o chocolate preto :)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Acho que vai ser difícil aparecer alguém que consiga desmenti-la. Parecem ser, de verdade, uma perdição.
bjs

Margarida disse...

Olha que com beijos desses não sei se algum gajo ainda não te bate à porta a pedir um! : ) Mas deixa lá que às vezes é bem melhor um beijo desses do que dum "caramelo" chato.
Quanto ao chocolate branco eu costumo derretê-lo num tachinho. Quando a água ferver desligo o lume e coloco a dentro o tachinho com o chocolate em pedaços e mexo sem bater. Ainda não tive problemas.
Vou experimentar decerto essa receita que só pela tua descrição já me conquistou. Depois comprovo a teoria do biscoito brownie. ehehe
beijokas e bom fim-de-semana

Unknown disse...

Estes beijos foram dificeis de "arrancar", lol! Ainda nunca me aconteceu nada disso com o chocolate branco, mas acidentes desses acontecem a qualquer um. Ficaram lindos e super apeteciveis, espero que ganhes o prémio.

Bjs

Nana disse...

Tadinha, hehehe conseguiu fazer um grande desastre na cozinha!!!
Beijosss de chocolate para ti amiga rs

Carlota e a Turmalina disse...

Espero que seus dedos já estejam bem...
Nossa...essa receita tem a cara do meu filhote!!!
Vou fazer nas férias escolares, que é logo mais :o)
Bjos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Hum............ Que deliciaaaaaaaaaaaa... Essa ultima foto ficou de matar hein! Nossaaaaaaaaaa... Eu quero! Bjinhos e um ótimo final de semana!

Manuela L. disse...

Que lindos que ficaram!
amei!
bjs

anna disse...

Com beijinhos destes não há quem resista e deixe o mau feitio de lado...
Beijinhos não de chocolate.

Manuela © disse...

Hello! Que delícias :)
Parece-me que esse prato de madeira veio do mesmo sítio do meu :P

Beijinhos

MARIA disse...

Ameixa ficaram maravilhoso!um beijo:))

Isabel disse...

Ameixinha...Se com uns beijinhos quase incendeias tudo à tua volta incluindo tu própria...Não deviam faltar gajos bons à volta de uma mulher tão fogosa!
Eu já me rendi a essa perdição! Receita anotada!
beijinhos

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha tu e as tuas histórias!!!ficaram lindos um beijinho...

Luciana B. disse...

Amei estes biscoitinhos... parecem bem macios e cremosos por dentro, mesmo. Qualquer hora vou fazer, sim! Um beijo,

Unknown disse...

Ui... que delicia. Já aqui levo a receitinha. Beijinhos

Paladares da Isa disse...

Não me importava nada de "beijar" um beijinho desses ;)

Bjocas

Cláudia Marques disse...

Podes ter a certeza que vou fazer, esse aspecto já me conquistou :)
E aposto que vai ser para confirmar o que dizes. Vou ter cuidado com o chocolate branco, não me lembro de alguma vez o ter derretido.
As melhoras do bichinho :)
bjs

Fabiana disse...

Ameixa,
Adorei essa receitinha!
tirando a parte do acidente com a mão e o probleminha com o chocolate branco,saiu perfeito!!!!!
gostei da foto do biscoito por dentro, porque sempre fico na dúvida de como fica a textura.
beijinho de chocolate para vc.

Sarita disse...

UAU Ameixinha que linda apresentação!Têm optimo aspecto.
Bjinhos e bom fim de semana.

Gina disse...

Ameixa, fazem bonito numa caixinha de presente, hein?
O chocolate em barra não tem comparação com chocolate em pó. Até eu que não idolatro o chocolate, abro uma exceção para tudo que é feito com o meio amargo ou ao leite.
Ficou com uma carinha ótima!
Bjs.

Abóbora Amarelinha disse...

Ameixinha da minha vida, as cozinheiras ás vezes é que complicam!
onde é que eu já ouvi isto?

O chocolate branco a deitar liquido...é á moda do arroz doce de uma gaja que eu conheço.

Se os gajos soubessem que os teus beijos até fazem labareda...ai menina!!!

Ficaram com um aspecto, e ainda por cima tipo bolo, só achei estranho, foi endurecerem depois de retirar,mas pronto!

beijinhos e bom fim de semana

argas disse...

Que lindos esses beijinhos, e parecem ter mesmo uma textura bem gulosa! :D bjinhos

Su7i disse...

Eu candidato-me para confirmar o teu resultado! Chocolate, cookies, epá! Tocaste-me! Beijinhos

Marly disse...

Ameixinha,
Ai, meu computador está conspirando contra mim, pois as atualizações de alguns blogs estão aparecendo com horasssss de atraso!
Esse beijos estão com um aspecto deliciosos; a última foto, então, está de fazer salivar!
O derretimento do chocolate branco é mais trabalhoso e delicado do que o do escuro. O melhor método é mesmo o do banho-maria, com o fogo bem brando e o chocolate previamente ralado (sim, ralado ou moído, isto é, tão fino quanto pó).
O seu provavelmente queimou (quero dizer, foi submetido a temperatura muito alta) pois a separação da "massa" da gordura é prova disso.
Beijinho e ótimo fim de semana (do que resta dele, claro, rs)

Carla disse...

Biscoitos perfeitos para o chá Ameixinha. Vou copiar a receita!

bom fim-de-semana e as melhoras para o Matias

ameixa seca disse...

Heloísa, Espero que ninguém me desminta :)
Margarida, hoje não estou pra beijos. Mas quem sabe amanhã? Para a próxima faço como tu para derreter o branco. Fiz sempre no microondas e nunca me correu mal! Estes biscoitos ficam molinhos como os de alfarroba. Até já pensei em usar esta receita e fazer com alfarroba. Vou ver se funciona :)
Cacahuete, os beijos bons não podem ser fáceis he he
Nana, nunca me dou por vencida :)
Turmalina, acho que o teu filhote vai adorar. Aqui não sobrou nenhum :)
Paula, apesar da luz estar má, a foto até saiu bem :)
Manuela L., Manuela, Natércia, Sarita, Obrigada :)
Anna, estou a precisar de mais biscoitos destes. O meu mau feitio está em alta :)
Manuela C, deve ter vindo e é lindo :)
Isabel, acho que eles têm medo do fogo he he Não me digas que tem que ser um bombeiro? ;)
Luciana B., super macios. Faz que vais gostar :)
Sónia Alexandra, espero que gostes :)
Isa, beijar é o primeiro passo :)
Cláudia M., acho que vocês vão adorar! O bichinho, infelizmente, não melhorou. Estou farta de chorar!
Fabiana, no livro de onde tirei a receita também não dá para ver. Fiquei surpreendida porque ficaram mesmo como eu gosto :)
Gina, fazem super bonito. Parece que me adivinhaste o pensamento. Estou a ver se encontro caixinhas para oferecer biscoitos de presente :)
Abóbora, és tão porca e eu gosto tanto he he Deviam endurecer ao entrar mas estes são especiais ;)
Argas, são os melhores que já comi até hoje :)
Suzi, fico à espera do resultado e da tua opinião :)
Marly, obrigada pelas dicas. Acho que é melhor assim como dizes. Vou ter mais cuidado da próxima vez :)
Carla, estes nem esperam pelo chá :)


Aproveito para dizer que vou andar meio ausente. Vou tentar ver os blogs, mas o meu gatinho foi internado hoje de urgência. Tem que ser algaliado e fazer uma ecografia para sabermos o que ele tem. De manhã esteve muito mal e tive que o levar ao veterinário. Só o vou buscar na segunda feira. Fiquei arrasada por ter que o deixar lá. Não sei o que vai acontecer daqui para a frente, não sei o que ele tem. Mas quero agradecer a todas as pessoas que, de uma maneira ou de outra, me têm ajudado :)
Bom fim de semana!

Claudia Lima disse...

Ficaram com um aspecto realmente maravilhoso!
Eu tb tenho medo de chocolate branco...
Boa sorte!
Bjs :)

Isabel disse...

Ameixinha, sei o quanto gostas de animais (daí só poderes ser uma boa pessoa!), e calculo que deves estar muito triste. Desejo sinceramente as melhoras rápidas para o teu gatinho lindo Matias e que a tua ausência seja curta pois fazes falta aqui á malta!
beijinhos

Helena disse...

Espero que o teu gato recupere e regresse rapidamente a casa.
Gostei dos teus beijinhos,ficaram tão lindinhos!
Beijinhos para ti tambem.

Anónimo disse...

Little Pum, depois de ler a mensagem sobre o Matias, até perdi a vontade do xiclate...
Fico a torcer para que o teu peludinho mais fofo fique bem e dedico-lhe estes beijinhos de chocolate...
depois dá-nos notícias!******

Elisabete disse...

Ameixinha, tu fazes-me rir com os teus post, fico bem disposta, fgosto de vir aqui, ler e ver a tua receita.
Que biscoistos magníficos. Vou ter que fazer com toda a certeza, mas sem duvidar que são verdadeiramente irrisitíveis. Também participei do sorteio, achei engraçado e gosto destes desafios.
Beijinhos

Marinex disse...

ai que bom... como é possivel, uma pessoa baba sempre que vê as tuas maravilha!!

olha hoje pensei em ti e no teu bolo de tiramisu... ehehe hoje fiz mais um, apesar de ser um pouco diferente, desta vez foi tudo a olho, sem medidas, amanha vamos papar uma bela sobremesa lol assim espero... da ultima vez todos adoramos e acho que vai ser uma das sobremesas de natal!!

beijocas querida

Belocas disse...

Que beijinhos deliciosos...
No Natal que me aguardem os meus convidados vão ter beijinhos de chocolate.
bjs

Sandra G disse...

Ameixinha, espero que o o teu gatinho recupere depressa e volte para casa.Compreendo perfeitamente se tivesse que deixar a minha cadela no veterenário também me ia custar.

Quanto aos beijinhos, ficaram bem lindos.Vou experimentar,mas vou ver se compro um chocolate branco sem estar passado da mona. :)
Beijinhos grandes

ameixa seca disse...

Cláudia, eu não tinha mas fiquei :)
Isabel, estou triste e sinto-me muito sozinha. Nos próximos dias não vou ter quem me aqueça os pés na cama :)
Canela, não sei se já tens o livro mas a foto que lá está não mostra o quanto bons eles são :)
Mary, eu ando com muito pouco apetite e também perdi a vontade de cozinhar. Vou ver se amanhã faço alguma coisa para ver se distraio :)
Elisabete, espero que gostes tanto destas bolachinhas, como nós gostamos :)
Marinex, vou fazer bolo de tiramisu na semana que vem para o aniversário do meu irmão :) Acho-o magnífico!
Belocas, este biscoito ainda morno com uma bola de gelado... 5 estrelas :)
Sandra G, sempre tive animais de estimação e nunca tive que os deixar no vet. Está a custar-me muito mas sei que é para o bem dele :) Ai se desse para saber quais os chocolates que estão passados da mona he he

Susana Gomes disse...

Eu quero confirmar em breve! Adoro beijinhos. :) :): )

espero que o Matias se recomponha!
:)

Beijinhos.

gintoino disse...

Provavelmente nunca os irei provar (fazer doces n é comigo), mas o aspecto é verdadeiramente delicioso. Já tens novidades do Matias? Se precisares de alguma coisa "apita".

Susana Antunes disse...

Olá ameixinha....
Espero que tudo se componha rapidamente para te ver-mos com um sorriso bonito na tua cara bonita....
Quanto aos beijinhos têm sem dúvida um aspecto delicioso...
Esta tua aventura com o chocolate branco já me aconteceu algumas vezes e sempre quando tenho visitas...puxa vida....agora ao ler os comentários já aprendi como se derrete chocolate branco.... :)
Um grande beijinho e boa semana....

Bir Dut Masalı - nUnU disse...

veryyy goooddd...... :))
very delicious.
good wekeends

Cininha disse...

Ena tanta coisa boa por aqui, tenho andado meio ausente, porque o meu negocio agora deixou de ser a cozinha para ser numeros e letras e ditongos hehe
Muito bom aspecto o destes biscoitinhos, essa coisa do chocolate não derreter no microondas para mim já não é novidade, aliás eu prefiro demorar mais um bocadinho e derreter mesmo á moda antiga, porque já me aconteceu também com chocolate do normal, ficar meio "empedernido" e com um soro!!
Bjinhos

ameixa seca disse...

Gasparzinha, experimenta. Eu vou fazer amanhã outra vez :)
Gintoino, pena estares na outra ponta do país. Dava-me um jeitaço ter um veterinário à mão e sempre levavas uns docinhos ;) O Matias foi algaliado, fizeram a análise à urina e descobriram muitos cálculos. Vai ter que mudar a alimentação e ficou lá em observação. Amanhã vou vê-lo :)
Familia Antunes, obrigada! Vai melhorar e eu não perdi a vontade de sorrir. Estou triste mas ainda consigo mostrar os dentes :)
Birdutmasali, thank you very much :)
Alcina, é uma ausência compreensível ;) Eu quis cortar caminho e lixei-me. Prá próxima tenho que ter mais cuidado com o chocolate :)

Thais disse...

Que gostoso!!!!!!!!
Delícia esses beijinhos! :)
Amei a receita!
bjs

Isabelocas disse...

Que maravilha, ficaram fantásticos.
Que o teu gatinho recupere rapidamente, e que venham melhores dias.
Beijinhos

Abelha Maia disse...

Espero que estejas melhor da tua queimadura, estes beijos são uma delicia de aspecto, parabéns pela participação.
bjssss

Marina disse...

Destes beijinhos ainda não dei nem recebi! Mas a receita vai fazer sucesso por aqui! Somos todos uns beijoqueiros!

As melhoras do teu gatinho.
Beijinhos.

Mangia che te fa bene disse...

Que coisa mais maravilhosa! Amei e se tem textura de bolo deve ser divino! E o nome é ótimo! Beijos e ótima semana!

RUTE disse...

Txiiii que estrago que esses beijos faziam cá em casa. Acho que transformavam o meu homem num beijoqueiro (coisa que ele não é!).

São maravilhosos, só pode!

Ana Rita disse...

Sem dúvida que é mesmo romêntico e aposto que são deliciosos :)

Beijinhos de chocolate com amizade para ti :)

saltapocinhas disse...

beijos é bom, chocolate também...
as duas coisas juntas deve ser de ir ao céu!!

Carina disse...

Mas que lindos e doces beijinhos!!!!
Adorei!!!!

Beijinhos:)

ameixa seca disse...

Thais, Titó, Carina, obrigada :)
Isabelocas, melhores dias estão a caminho. Tenho fé nisso :)
Abelha, hoje queimei-me na outra mão a tirar outros biscoitos do forno. Ando muito distraída :)
Marina, então beijem-se com estes beijos :)
Verena, textura de bolo e sabor de bolo :)
Rute, não é beijoqueiro com uma gaja toda boa em casa? Dá-lhe uns biscoitos e diz-lhe que por cada um tem que dar um beijo :)
Saltapocinhas, não dá asas mas eleva a moral :)

Noémia disse...

Lamechas ou não esses beijinhos estão lindos, lindos!
É que têm mesmo bom aspecto!:)

Tânia disse...

Mesmo que seja beijo de um chocolate só, deve ser delicioso!!
Beijinhos e ótima semana

Isabel disse...

Estão lindos e parecem mesmo deliciosos! Já fiquei a babar por um biscoitinho desses, hihi, que maldade fazeres isto às pessoas!!
Bjs

Abóbora Amarelinha disse...

desafio no meu blog
mas só para quando tiveres paciência...mas faz!
beijinho

ameixa seca disse...

Noémia, lindo e bons é o pacote completo :)
Tânia, imagina se eu tivesse conseguido derreter o chocolate branco? he he
Isabel, quando tiveres tempo, faz estes biscoitos. Não te vais arrepender e são bem fáceis :)
Bóbora, ok. Obrigada ;)

Anónimo disse...

ola, vi uma receita sua no petitchef e gostei, entao dissidi ver o seu blog e adorei vou ja adiciona-la ao meu, e vou m tornar sua seguidora
deixo aki o meu caso keira ver beijinho
http://scafsky.blogspot.com/

a Trofa tem cozinheira disse...

Txiiiiiiiii Tanta divergencia deu a origem a bolinhos tao LINDOS e de nome tao POMPOSO!!! eu ADOREI!!! uma boa escorpiona de vez em qd anda lamenchas...mas sem dar mto a entender né?! eu ADOREI os bolinhos...estao LINDOS! beijokas e bom feriado!

Chocolateria disse...

Olá vi o seu blog atraves do Chocolatria e sitio das delicias ja estou a lhe seguir so estava faltando oportunidade para contactar. E quando vi esses beijos de chocolate...disse esse é o momento. Que delicia de receita...vou faze-los! É de dar água na boca.E a apresentacao tambem está linda...Parabens!

Beijos.

Romy Almeida disse...

Os acidentes acontecem e não há ninguém que não os tenha. Só lamento as queimaduras pois sei que não são nada fáceis.
No final ficaram uns bolinhos lindos e apetitosos.
O nome é bastante romântico, adorei :-)

Bjokas

Isabel disse...

Ameixinha, e o gatinho, como está? Espero que tenhas boas notícias!
Um beijinho.

Unknown disse...

LINDOS, LINDOS ficaram mesmo fabulosos, parabens.
Beijinhos linda e boa semana

ameixa seca disse...

Scaf, Micas, obrigada :)
Bombokita, agora ainda mais lamechas ando... credo, isto está difícil de passar :)
Luisa, obrigada. Espero que gostes destas bolachinhas :)
Romy, o nome combina muito bem :) Valeu a pena ter saído com os dedos queimados he he
Isabel, vim de lá agora. Está tristinho mas acho que está bem. A algália faz-lhe muita impressão e está com um funil na cabeça :) Ainda fica lá mais dois dias!

Erva Doce e Canela disse...

Olá

gostei muito do aspecto destes bolinhos!

Bjcs

cucchiaiopieno.com.br disse...

E' muita delicia para uma mesma receita! Imagino mesmo que não sobra migalhinha destes biscoitos!
Bjim
Léia

♥ mesa para 4 disse...

Ele há beijos tão bons :d olha como estes :*

ameixa seca disse...

Ana, obrigada :)
Léia, não sobra e dá vontade de fazer outra fornada a seguir :)
Samma, e quem não tem de outros tem que se contentar com estes que nem falam nem chateiam he he

carmencita disse...

Eu não gosto muito quando tenho receita que vai chocolate branco, pois acho que demora pra derreter, fica com grumos tem que bater bem com a colher pra ficar liso, tá certo que o resultado é uma delícia,mas dá um trabalho...
Adorei essa receita,já está anotadinho, se for meio brownie então melhor ainda.Bjss

Natália Eleutério disse...

Excelente participação. Verdadeira delícia!!!!

ameixa seca disse...

Carmencita, foi a primeira vez que me aconteceu. Mas correu tão bem só com o chocolate preto que até vou evitar o chocolate branco :)
Nani, obrigada :)

telegrama disse...

mmmmmmmmmmmmmm!

vou experimentar!

obrigado

(http://c-o-i-s-a-s.blogspot.com)

ameixa seca disse...

Telegram, espero que gostes :)

Dani Bros disse...

Coisa mais linda!

ameixa seca disse...

Donna Dani, obrigada :)