terça-feira, 10 de novembro de 2009

Bolo de chocolate branco e cappuccino


Foi este o bolo do meu aniversário, feito por mim, para mim e para o pessoal cá de casa.
É um bolo pequeno que serve cerca de 8 pessoas. Como não convidei ninguém, decidi fazê-lo porque ao Domingo há sempre bolinho e também porque poderia aparecer alguém, mesmo sem ser convidado :)
As pessoas mais importantes lembraram-se, não gosto de convidar porque fico com a sensação que as pessoas sentem obrigação de trazer um presente. Como costumam dizer, quem quer dar presentes não precisa de ser convidado, dá e pronto!
Por isso tive apenas a visita de duas pessoas, mas duas pessoas queridas!
Quero também agradecer os votos e as mensagens que me deixaram.
Lamento não ter fotos do interior, mas acabamos de o comer no mesmo dia e a luz, quando o bolo foi cortado, já não era nada boa. Só não gosto deste tempo porque a luz não ajuda a quem tem uma máquina manhosa como a minha, como dá para ver nas fotos he he
Bolo de cappuccino, com a pitadinha de canela moída por cima... para que os próximos 365 dias tenham a intensidade do café, o aroma da canela e a doçura do chocolate :)

Para o bolo:
4 ovos
115 g de açúcar
1 colher (sopa) de café forte
1 colher (chá) de essência de baunilha
115 g de farinha
75 g de chocolate branco

Para o recheio:
120 ml natas
1 colher (sopa) de licor de café

Para a cobertura:
1 colher (sopa) de licor de café
1 quantidade de cobertura de chocolate branco*
raspas de chocolate branco (para decorar)
cacau em pó ou canela moída (usei canela)

1. Pré-aquecer o forno a 180º C e untar duas formas 18 cm (se a forma for alta, basta uma, depois cortam o bolo a meio, depois de frio) e forre o fundo com papel vegetal.

2. Coloque os ovos, açúcar, café e baunilha numa tigela à prova de calor. Coloque sobre uma panela com água a ferver e misture até ficar um creme pálido e espesso.

3. Junte metade da farinha à mistura anterior e agregue gentilmente. Junte a restante farinha com o chocolate branco picado.

4. Coloque nas formas e nivele. Leve ao forno por 20-25 minutos até estar firme e dourado. Desenforme, passe para uma grelha e deixe arrefecer completamente.

5. Faça o recheio: bata as natas com o licor de café até ficarem firmes. Coloque em cima de um dos bolos e coloque o segundo bolo por cima.

6. Junte o licor de café à cobertura. Espalhe fazendo círculos, no topo e lados do bolo. Salpique com chocolate branco e com cacau ou canela. Transfira o bolo para um prato de servir e reserve até a cobertura assentar.

*Cobertura de chocolate branco (dá para um bolo de 20cm, como este só tinha 18 eu diminuí quantidades)

175 g de chocolate branco (usei 100)
75 g de manteiga (usei 40)
115 g de açúcar em pó (usei 70)
90 ml de natas (não diminuí)

1. Derreta o chocolate com a manteiga numa tigela à prova de calor sob água a ferver. Remova e junte o açúcar, um pouco de cada vez, usando um fouet.

2. Bata as natas numa tigela separada até ganhar forma, depois envolva a mistura de chocolate.
Deixe arrefecer, mexendo ocasionalmente. Use imediatamente.

Esta receita foi retirada do livro "The chocolate and coffee bible".
Gostei muito do resultado, apesar de ser um bolo pequeno, mas o sabor é excelente para quem gosta de café e chocolate branco.
Um bolo para miúdas como eu, pequenas mas que tudo nelas está concentrado! É só agitar, mas não muito porque podemos sempre ficar enjoadas he he
Por incrível que pareça, soube-me mesmo a cappuccino :)

Boa semana a todos!!!

102 comentários:

Sylvia disse...

Parabéns , meio atrasado ja que seu aniversario foi no domingo. Ha pouco troxe meio kilo de chocolate branco do Brasil e ando meio sem ideia gostei muito de seu bolo, e aproveito para usar o chocolate. Também gostei do livro , vou ver se acho aqui.
Beijos

Helena Teixeira disse...

Hummmm,eu sou mais de chocolate preto ou com leite...mas o seu bolo tem um aspecto maravilhoso e super apetitoso.Ver se um dia experimento e consigo que fique assim como o seu na foto :)

Aproveito e reitero um convite:
Participe na Blogagem de Novembro do blogue www.aldeiadaminhavida.blogspot.com
O tema é: O meu Magusto.
Basta enviar um texto máximo 25 linhas e 1 foto para aminhaldeia@sapo.pt
Participe!

Jocas gordas
Lena

Anónimo disse...

Essa beleza com o aroma do café deve ser uma loucura...que aniversário tão guloso e docinho!:)

Margarida disse...

Já vi tantos bolos de capuccino por ai na net e aqui no teu blog mas por incrível que pareça nunca provei.. Dos males o menor, faço-o um dia destes e faço a prova. : )
Ficou muito bonito e mesmo á tua medida!
beijinho

Baú da Conceição disse...

Ameixinha este bolo está divino.
Beijocas.
Quando quiseres ir ao Corte Inglês diz que fica muito pertinho sais do comboio e entras no metro e sais á porta do dito.Beijinhos.

Unknown disse...

Também sou fã de chocolate branco e cappuccino. O bolo deve ser uma delícia. Vou um aniversário bem adoçicado com aroma a café e muita canela.

Bjs

Carla disse...

deve ser mt bom , eu adoro capuccino,bjsssssssss

Glau disse...

Querida, parabéns pelo seu aniversário.. o bolo ficou a coisa mais linda.

bjo e mta felicidade pra vc,
Glau

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Parabéns duplamente!!..
Primeiro pelo teu aniversário..espero que tenha corrido como desejas-te.. o mais importante é termos quem gostamos ao nosso lado e sermos mimados não é ;)
e em Segundo lugar pelo bolo..ficou lindo e devia ser uma delicia!
beijinhos (*.*)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Sou das que gostam de doces com sabor de café, ou capuccino. Muito bom seu bolinho.
bj

Mari disse...

Ameixinha querida,
Que bolo maravilhoso, e aposto que delicioso também... uma cozinheira de mão cheia como você não deixaria uma data especial como esta passar sem um bolinho muito gostoso e bem feito!
Bjo enorme,

Mari

Abóbora Amarelinha disse...

Se há coisa que eu gosto é de beber cappuccino, em casa, de inverno, há lareira, de pantufas, de "robio", e a ver o meu glorioso.
Mas porque é que não puseste mesmo cappuccino?
Eu fiquei cheia de agua na boca com esse bolinho, e esse chocolate todo...mas tem muita mão de obra, he he
Gostei de saber que precisas de ser agitada.

beijos

Marly disse...

Ameixinha,
Eu agora estou apressada e nem pude ler direito esse post. Mas chocolate com café devem resultar num bolinho muito bom, e o teu ficou também bonito! De de certo que já estou levando a receita!
Beijinho.

Anónimo disse...

Olaa minha linda!
Antes de mais parabéns pelo aniversário, pois ao fim de semana n visito o blogue... é mesmo pra descansar!
Que sejas mto feliz e concretizes os teus sonhos :D
Qto ao bolinho tb te posso desejar os parabéns... está com uma óptimo aspecto! nham, nham..
Beijinhos doces e uma boa semana**

PratosdaBela disse...

Amei já ia uma fatia...
Jinhos fofos

Su7i disse...

Bolos de café são os meus preferidos! Adoreia a ideia e o chocolate branco fica mesmo 'a matar'! Bjs

Sandra G disse...

Ai, Ameixinha com chocolate branco, que maravilha, adoro.Bolo de cappuccino nunca provei, tenho que experimentar.
Ficou muito bonito!!

Bjs

Adriana disse...

Parabnes pelo aniversario e pela receita acho que farei um para mim tbm ,...hiiihi eu mereço!

Susana Antunes disse...

Olá amiga.....
Bem vamos por partes.....
A primeira vem um pouco atrasada mas já sabes o que te vou dizer...o importante é a intenção...por isso...
Muitos Parabéns....e muitas Felicidades....
Que todos os desejos formulados neste dia tão especial se realizem... Tenho a certeza que este ano vai ser o "Tal"....por isso miúda... prepara-te...vêm aí muitas e deliciosas surpresas...
Lembra-te que as pedras mais preciosas são as mais pequenas....Podes ser pequenina mas és grande de coração...e isso sim é a maior dádiva que podemos receber...
Bem agora vamos ao delicioso bolo.... palavras para quê...a imagem fala por si....
Sem dúvida uma óptima sugestão para estes dias tão especiais....
Um grande beijinho desta família que está feliz de te ter conhecido....
Boa semana....

»¤Þ䵣䤫 disse...

Ameixa, meus parabéns, atrasado, mais com muito carinho! Muita saúde, paz e felicidades! Que Deus te conserve essa pessoas maravilhosa que vc é! Seu bolo ficou fantástico! Daria tudo por uma fatia! Bjinhos :D

Inês disse...

Como mais vale tarde que nunca, cá vão os meus parabens!! =) Fiquei deliciada com o aspecto desse bolinho! Delicia!! beijinho

Tangerina disse...

Muito Parabéns super atrasados ;) Espero que faças muitos e que sejam sempre "doces"!
O bolo tenho a certeza que era uma "pequena" maravilha ;)

Beijinhos,
Carlota

Sarah disse...

Essa combinação parece perfeita!! Adorei! Lindo bolo!

Bjo

Sónia Meirinho disse...

Muitos parabens!! Primeiro pelo teu aniversário que já passou, segundo pelo maravilhoso bolo que fizeste!!! Um beijo grande

Paladares da Isa disse...

Parabéns Ameixinha!!!
Desculpa o atraso...., mas não deixei escapar o bolo ;)
E que bolo :D

Bjocas

Carina disse...

Muitos parabéns!!!!
Espero que o teu dia tenha sido como desejavas!!!!
Quanto ao bolinho, está simplesmente fantástico!!!!

Beijocas :)

argas disse...

Espero que tenhas tido um dia feliz...és uma bela representante dos escorpiões :D

O bolo está lindo, bem ao meu gosto...adoro tudo!

bjinhos

Abelha Maia disse...

Um bolo ao meu gosto já que adoro chocolate branco.
Está lindo, parabens.
bjsss

Iliane disse...

querida..parabens..meio atrasado!!!..rssss..mas. ti desejo tudo de bom em sua vida..sempre!amei essa sua receita de bolo..e gostei por ser chocolate branco..que amo!receita separada para fazer!!!ah..adorei o tamanho do bolo..é ruim fazer bolo grande..as vezes sobra e fica rolando!!!..se bem que êsse...sei não...mesmo grande iria embora facil...bjus..

A União Faz a Vida disse...

Eu ando tão preguiçosa. Toda noite eu penso amanhã vou fazer um bolo pro Vicente... E nada.
:)

Manuela L. disse...

Ameixa este bolo é uma tentação!!!
Ficou lindooo!!
bjs

Tati - Panelaterapia disse...

Amiga esse bolo está com um aspecto delicioso!!! Ficou muito bonito mesmo!!!
bjs

Unknown disse...

Amiga este bolinho parece ter ficado uma delica. Beijinhos

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Parabéns atrasado. Que Deus continue a iluminando sempre, abençoando as suas invencionices na culinária, o seu dom com as palavras e a sua franquesa que nos contagia!!!!
Adorei o bolo! Lindo e com certeza delicioso.
Bjks,
Fernanda

Pierre Corneille disse...

Eu também tenho esse livro! É realmente muito bom!

sushibaby disse...

Mais uma vez parabéns.
Esse bolo deve de ser uma tentação adoro sabor a café/cappuccino.
Beijinhos

ameixa seca disse...

Obrigada a todos mais uma vez :)
Respondendo à Abóbora, o cappuccino é uma bebida preparada com café expresso e leite. O bolo levou café e chocolate branco que é feito com leite. Daí ser cappuccino :)

Unknown disse...

Nossa amei essa receita, vou fazer no fim de semana. Batí o olho na foto e salivei hehehe. Bjs!!!!
Obs: vc não vai participar do meu concurso da dona benta não mocinha???

a dona do tacho disse...

Parabéns pelo aniversário.
E o bolo fica nas receitas para experimentar.
Bjs

Marinex disse...

Que bolinho lindo amiga!! adorei...

beijokasssssssss

Luciana B. disse...

Chocolate branco é o meu predileto :-) Ficou bonito e deve ter ficado delicioso. Mais uma vez, querida, parabéns, e que pena que não pude pegar um floo powder para ir aí te abraçar e comer um pedacinho deste bolo...

Fabiana disse...

bolo de chocolate branco, eu nunca fiz, deve ficar delicioso.
O meu aniversário, também está chegando, não costumo fazer nada, só faço um bolinho para cantar com os meus filhos.
Ameixa, tem um selo para vc no meu blog.
Eu não entendo muito sobre esse negócio de selo, porque foi o meu primeiro selo, mas já deu para perceber, que alguns gostam daquelas regrinhas, etc....e outras não,portanto sinta se a vontade, de seguir ou não as regrinhas, o importante, é a homenagem que faço para você.
bjs

Alessander Guerra disse...

Os meus parabéns! Muitas felicidades! E mais um ano de vida recheado de muitas delícias!

bj
Alessander
www.cuecasnacozinha.com

sabor e saberes disse...

Parabens pelo seu aniversário e pelo bolo.

Bjs
Teresa

Marina disse...

Ameixinha, muitos Parabéns! Desejo-te muita saúde e que muitos anos se repitam e que sejas sempre a bem disposta que conheço!
O teu bolo só podia ser uma bomba! Ficou lindo e os aromas são um must!
Mais uma vez, muitos Parabéns!
Beijinhos.

"Manjares da Manu" disse...

Olá,parabéns atrasado!!!Me perdoe, só vi hoje!!!
Muita saúde e paz!!!

Bjs...Que lindo bolo!!!

Romy Almeida disse...

Adoro capuccino... e com chocolate é uma delicia :-P

disse...

parabens atrasados! lol
o bolinho ficou sopimba!
e de certeza que por dentro ainda ficou melhor!

Carolina Andrade disse...

Arrazou no bolitcho heim Ameixita, que delicia. Minha filha ama capuccino e chocolate branco, acho que iria adorar. Beijão

Claudia Lima disse...

Ameixinha amei este bolo! Vc tem muito bom gosto para bolos e este me encheu os olhos!
Vou ter que fazer! Meu marido faz aniversário domingo e talvez eu faça, mas fiquei com uma dúvida:
O bolo pode ser feito em forma de 20cm ou tem que ser de 18? Eu só tenho de 20cm.
Voltarei depois para conferir sua resposta.
Bjs :)

ameixa seca disse...

Muito obrigada a todos! O bolo é de facto muito bom mas é pequeno, não dá para servir se tiverem muitos convidados :)
Cláudia, dar dá, não sei é se vai ficar baixinho. Mas tenta, nem que não recheies... a cobertura foi a minha favorita :)

Noémia disse...

Lindo o bolinho, como a menina para quem foi feito.
Se eu fosse fada dizia-te que se tornem realidade os teus desejos de 365 dias intensos, perfumados e doces, PLIIIIIM!
Sentiste? Não? É porque não sou fada, sniiif. Mas o que conta é a intensão e energia positiva.:)

Drika disse...

Ai Ameixa, amei. Tá tão lindo e mimoso esse bolo... Parabéns novamente! Bjs!

Susana Gomes disse...

Querida, que bolo lindo!!!
Desejo-te verdadeiramente que os próximos 365 dias tenham mesmo todos esses sabores e mais algum: os sabores da alegria!!
:)

Beijinhos.

disse...

Hummmm, parece bem bom. Vou tentar fazer. Parabéns atrasado.

Bjo

Claudia Lima disse...

Ameixinha obrigada pela dica.
Talvez seja bom fazer uma receita e meia para 2 formas de 20cm. Melhor sobrar um pouco de massa do que faltar.
Bjs :)

Unknown disse...

Que lindo o teu bolo, deve ser delicioso - pelos ingredientes...
Beijinhos linda

Lourdes Sabioni disse...

Ameixinha, teu bolo ficou mimoso demais!!!
Não podia faltar a canela, não é mesmo?
Bjs

Fátima disse...

Ameixinha, esse auto-presente foi maravilhoso. Felicidades!

ameixa seca disse...

Senti todas as vossas boas energias :) Obrigada!!!

Helena disse...

Vinha aqui à procura de uma fatia,mas já não há...
Boa escolha,achei o bolo lindo à altura da ocasião.
Os sabores café,natas ,baunilha(já estou a babar)não podiam ser melhores.
Fiquei com vontade de fazê-lo.
Um beijo

Pracinha do tempo disse...

Uns parabéns muuuuuito atrasados, mas cheios de carinho para ti.

Já agora, não andes por aí a espalhar que gostas de ser agitada, porque ainda te aparece para aí algum maluco que te abana bem a sério e depois é que é o lindo!!!!

Beijinhos. Mónica

Carolina Macedo disse...

O bolo ficou mesmo lindo!!!!
E que sejam mais de 365 dias com canela =)
Beijocas*

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Apesar de não ser fã de café nos doces, esse bolo tem um aspecto tão tentador que estava capaz de o experimentar.
Ficou fantástico!
Beijinhos
Moira

ameixa seca disse...

Muito obrigada meninas. E se alguém resolver agitar-me, o máximo que vai acontecer é eu vomitar-lhe pra cima he he
Boa noite e até amanhã ;)

conceicao disse...

Só o aspecto fala por si. Deve ser uma delícia gosto muito de tudo que leve café.
Bjs

Cris disse...

Ameixinha linda, estou atrasada para o bolo e para soprar as velinhas, mas quero dizer que você é muito especial e um dia quero abraçá-la pessoalmente. Pelo jeito a comemoração foi com muito sabor. Beijinhos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Ahhhhhhhhhhh...eu tbem quero bolo de aniversário... :)

bjssssssssssssss

Bergamo disse...

Já te dei os Parabéns? Acho que não, né!!! Que vergonha!!!
Bom, PARABÉNS atrasado!!!! Continue sempre assim, produzindo essas delícias na cozinha.
Tudo de bom!!!!
Bj,
Bergamo

RUTE disse...

Se eu soubesse tinha aparecido, mais que não fosse para comer uma fatia desse bolo magnifico. Também ando há que tempos para experimentar o chocolate branco na cobertura.

Muitas beijokas de Parabéns e desejo-te muita saúde e mais dinheiro (que bem precisas).

ameixa seca disse...

Obrigada a todos :)
Rute, as nozes não estão esquecidas mas não têm aparecido e eu também queria para mim! Estou a pedir para que apareçam antes do Natal :)

Lua Limaverde disse...

Estou bem atrasada, mas te desejo tudo de bom, parabéns! :D

Nani disse...

Eu andava atrás de uma receita de bolo que nele fosse chocolate e cappucino, achei!!! EEEEEE
Querida estou atrasada, mas mesmo assim um feliz aniversário pra ti, feliz vida, com muita paz, saúde e amor!
Beijos

Raquel Alabaça disse...

Parabéns, atrasados ... mil desculpas.

Que óptimo aspecto o teu bolinho, eu não aprecio mto o chocolate branco, mas com o café em contraste talvez o devorasse :-)

Bjs

Dani disse...

Essa combinação deve ser perfeita..Amo os dois!

Margarete disse...

Parabéns atrasado!! muitas felicidades...Adorei este seu bolo... Bjs.

Natália Eleutério disse...

Como os olhos também comem, adorei o aspecto final, bjs.

Inside me disse...

Parabens , Parabens... Ameixinha

Que grande escolha... eu para esse oferecia-me de boa vontade para te fazer companhia e ajudar a dar cabo dele...

...Natas e chocolate branco...hummmm que delicia... Adoro essas cores de inverno :-)

Beijos e muitos e felizes aninhos pela frente.

ameixa seca disse...

Obrigada a todos. Nunca é tarde :)
O bolo merece ser feito e provado. Aprovado já vai de cada um he he

Isabelocas disse...

Mais uma vez parabéns, o bolo ficou lindo, essa combinação de chocolate e café parece-me perfeito.
bjs

Erva Doce e Canela disse...

Antes de tudo PARABÉNS atrasados! O teu bolinho está lindo!

Bjs

Marcia Rosa disse...

Parabéns!!! amei a combinação de café, chocolate e canela em forma de bolo!
bjs

Amélia Batista disse...

Amiga, não sabia que era o teu aniversário. Deixo-te aqui um beijinho de Parabéns, embora já com algum atraso, são de coração.
Quanto ao bolo, parece-me uma autentica maravilha.
Lindo e delicioso.
Beijinho e boa noite de Sâo Martinho

ameixa seca disse...

Obrigada mais uma vez :) Boa noite e até amanhã com nova sugestão culinária ;)

akombi disse...

muitos parabéns, que tenhas uma vida rica e muito doce.

que bolo mais delicioso.

justme disse...

Se não fosse a Abóbora o que seria de "nózes"? Desculpa, Ameixinha, não sabia que tinhas completado mais um ano: muitos parabéns e mutas felicidades. Não leves a mal que mesmo os amigos daqui já sabem que eu eu sou má em datas Mas mesmo atrasada faço questão de mandar beijinho.
O bolo tem um aspecto delicioso.Até um dia destes queagora ando assim entre o corridinho e o fast food. ;)

ameixa seca disse...

Kombi e Just me, obrigada :)

donabimby disse...

Parabéns atrasados e parabéns pelo teu bolo. Ficou com uma apresentação.....
E deve ser bem saboroso, já vai para os favoritos.


beijinhos

ameixa seca disse...

donabimby, muito obrigada :)

Salsa Verde disse...

Olá linda,
Obrigada pelas tuas sempre simpáticas e amáveis visitas.
Adorei o bolo com o chocolate branco, mas para a próxima, acho que vou aumentar um bocadinho a dose de chocolate..., não sei se deva, mas pareceu-me que podia levar um bocadinho mais para intensificar o sabor. Amanhã vou fazer o brownie. Obrigada pelas dicas. És uma querida.
Sabes, como és tão querida, se quiseres enviar-me a tua morada para o meu e-mail, terie imenso gosto em enviar-te um exemplar de cada: golden syrup, maple syrup e black treacle, ok?
Quanto a esta receita, parece ser dos Deuses e até estou com água na boca...
Beijinhos grandes,
Lia.

ameixa seca disse...

Lia, ora essa, é com prazer que o faço :) Acho que não há perigo de aumentar o chocolate branco! Se gostas de chocolate branco, então ias adorar a cobertura deste bolo he he

cucchiaiopieno.com.br disse...

Parabéns novamente!
Este bolo é realmente digno de aniversario pois é perfeito e a apresentaçao é muito bela.
Um abraço
Léia

ameixa seca disse...

Léia, muito obrigada :)

Anónimo disse...

Oi minha querida, aceite (atradíssimos) votos de muitas felicidades, saúde e muita prosperidade, continue sendo a pessoa muito simpática que és.
Me desculpe a demora, mas quero felicitá-la para mandar mais energia para uma pessoa tão querida.
Esse bolo tem tudo que adoro, e olhe que ficou lindo, farei em breve.Bjss

ameixa seca disse...

Carmen, estão aceites :) Muito obrigada!!

a Trofa tem cozinheira disse...

Que maravailha de bolinho!!! nhammmm que aspecto!!!! O meu tb foi assim.....tive pessoas queridas cmg!!! é tao bom!!!

ameixa seca disse...

Bombokita, obrigada :)

Priscila Beneducci disse...

Esse seu bolo me deu agua na boca! Parabens. Alias vc tem uma mão otima para bolos, todos me surpreendem. Beijos Pri

ameixa seca disse...

Priscila, muito obrigada :)

Adriana disse...

Engordo so de olhar...quero 3 fatias!

moranguita disse...

um grande beijinho atrasado de parabens:-)
que maravilha esse bolinho:-)

ameixa seca disse...

Adriana, que exagero he he
Moranguita, obrigada :)