terça-feira, 17 de novembro de 2009

Pão três cereais

Quando vi este pão no Figo Lampo, tive que o fazer. A primeira tentativa não correu muito bem, culpa da padeira! Mas, se não vai à primeira, vai à segunda e cá está ele com todos os benefícios das sementes e a recomendação da Margarida :)
O gajo até ficou de crista ao alto, sinal que o pão dá uma certa energia he he
Tal como a Margarida me tinha dito, este pão torrado, fica da ponta da orelha... magnífico :)

Ingredientes:
310 ml de água
1 1/2 colher (chá) sal
450 g de farinha 65 (usei 350 de farinha 65 e 100 de farinha integral)
1 1/2 colher (chá) de fermento seco (podem usar fermento fresco)
30 gr de sementes de linhaça
20 gr de sementes de sésamo
20 gr de sementes de papoila

Coloque pela ordem na MFP, seleccione Programa Pão Branco, tostagem média e ligue a máquina.
Deliciem-se!!!

Notas: Poderá ser necessário ajustar a quantidade de líquido ou farinha. Eu diminuí um pouco a quantidade de água.
Diminuí também a quantidade de sementes.
Tal como a Margarida sugere, podem ser usadas outras sementes.

Não há nada como pão quente em dias frios :)
Bom resto de semana e até dia 20, com uma receita para homenagear o Tertúlia de Sabores!

75 comentários:

Unknown disse...

Entao tambem fiquei de olho nesta pao quando o vi no site da Margarida. O teu apesar de levantado ficou com uma textura interior muito boa. Deve ser tao bom com manteiga.

Bjs

PratosdaBela disse...

Muito bom aspecto...
Gostei, mesmo...
Jinhos fofos

Margarida disse...

Ora cá está ele! Esse miolo diz tudo. : ) E com essa crista ficou ainda mais bonito. Querem ver que esse pão dá mesmo "pujança"?! eheheh
beijinho e obrigada por testares e publicares

Margarida disse...

ahh já me esquecia.. vi que usates 100gr de farinha integral e lembrei-me que há umas semanas atrás fiz 50/50 farinha de trigo e farinha de trigo integral.. Maravilha!

Unknown disse...

Está com uma cor deliciosa!

Raspas de Laranja disse...

Muito bom aspecto. Também fiz um parecido so que levava nozes e avelas, uma maravilha!
Boa receita, está no livrinho. Bjs

Iliane disse...

que pão lindo..e os ingredientes maravilhosos..otima receita..bjus..

Luisa Alexandra disse...

Ficou com uma cor mesmo espantosa!

Mari disse...

Ameixinha, o aspecto do pão ficou muito lindo! Uma pena não termos mais sementes de papoula no Brasil... quando eu for fazer essa receita, terei de usar outra semente no lugar delas... :)
Bjo grande

Mari

Janinha disse...

Deve ser 1 delícia :)

Abóbora Amarelinha disse...

Por amor de Deus, pão que dê "pujança" não pode ser comido por esta miuda, pujança demais já ela tem.
Estou desconfiada com essas sementes de papoila (para levantarem a crista e dar energia) serão papoilas daquelas? que os malucos fumam!
Bom! adiante, caso não saibas a minha MFP ainda não mora cá em casa, por isso recuso-me a ver esses pães (fogo pahhhhhhhhhhh)uma pessoa esforça-se para não se lembrar, e depois vem cheia de boas intenções ver os blogues e depara-se com estes cenários "pãozais" não é justo.


Beijos e até dia 20 (tanto tempo)

ameixa seca disse...

Cacahuete, tens que o fazer :)
Bela, Empresária de sucesso, Iliane, Luísa, Janinha, obrigada :)
Margarida, pão é energia he he Eu ponho quase sempre farinha integral ou de centeio no pão. Fica muito bom :)
Zé, também deve ficar bom :)
Mari, é mesmo pena. Não entendo isso! Tens que substituir por outras :)
Bóbora, eu pujança? Sou pacífica he he As sementes podem dar efeitos secundários manhosos :) Tu também nunca estás bem com a palha pahhh! he he

Paladares da Isa disse...

Olá Ameixinha!!!

Esse pão está uma verdadeira delicia!!!
Fofinho, fofinho, mesmo como eu gosto......

Bjocas

Abóbora Amarelinha disse...

Ham???
qual palha?

Tânia disse...

Amo pães assim....e esta receita me parece que fica bem fofinho...Vou levar...
Bjinhos

Susana Antunes disse...

Este pão tem mesmo um bom aspecto....
A minha cara metade adora pão....por isso não pode faltar cá em casa...
Ainda não tenho MFP mas creio que este ano vou pedir uma ao Pai Natal....
E como tu dizes...pãozinho quente nestes dias frios sabe mesmo bem....
Beijinhos e boa semana....

P.S. Cuidado com o frio....

Tati - Panelaterapia disse...

Além de magnífico é super saudável!!!
Bjs

Baú da Conceição disse...

Canelinha o pão tem um aspecto optimo, eu cá também tenho andado numa de pão de sementes, mas mais preguiçosa uso o vital da nacional, mas coloco 300 de farinha vital e 200 de farinha t65 para 300ml de água fica muito bom.
Vou copiar esta tua para um dia destes fazer.
Beijinhos

Fátima disse...

ameixinha, com o calor que tem feito por essas bandas, estou desanimada de acender o forno, mas logo que passar essa onda farei esse pão porque realmente ficou show!

Carina disse...

Adoro pão com cereais!!!!
Este tem um aspecto óptimo!!!!

Beijinhos :)

Carolina Macedo disse...

O teu pão ficou com óptimo aspecto!! Parece tão fofo... Eu não aprecio muito pão integral, mas o teu ficou com tão booom aspecto! Marchava uma fatia com manteiga... =)
Beijocas*

ameixa seca disse...

Isa, fofinho por dentro mas com a côdea bem crocante :) Adoro!
Bóbora, costuma dizer-se a quem nunca está bem... se não está bem com a palha do ninho (alusão aos burros) he he
Tânia, espero que gostes :)
Familia Antunes, acho que fazes bem pedir ao pai Natal. Não são caras e dão cá um jeitaço :)
Tatiana, tudo de bom :)
Claudia, fui lá visitar e agradecer a visita :)
Conceição nunca usei essas farinhas. Como tenho todos os ingredientes em casa, é fácil :)
Fátima, imagino. Aqui sabe bem porque já está frio :)
Carina, se gostas também vais gostar deste :)
Cuca, a receita original é sem farinha integral. Podes fazer com farinha normal :)

Luciana disse...

Oiiiiiiiiii, vale sim, só vai demorar mais para o correio entregar, mas vale sim!!!
Vou adorar ter você por lá!!!
Como é o primeiro sorteio, estou super ansiosa para ver as pessoas enviando as receitas.....
Te espero por lá!!!
beijossssssssss

Fabiana disse...

Ameixa * A minha primeira tentativa de fazer um pão deu errado, pois ficou crua por dentro.
Deveria ter insistido mais como você.
Sempre uso farinha de linhaça no feijão.
bjs

Abelha Maia disse...

Este pão é uma delicia, ficou mesmo com um aspecto excelente.
bjsss

argas disse...

Que belo pãozinho! Bem saudável! bjinhos

Marly disse...

O pão ficou com um aspécto super convidativo! Eu compro pão de cereais e já acho bons os de compra, imagine o que não acharia do caseiro! quando houver oportunidade, vou experimentar essa receita!

Anónimo disse...

Ameixinha,
a falta de tempo tem-me mantido um pouco afastada do teu blog, mas vim agradecer os teus comentários no meu.
Voltarei aqui sempre que poder, pois as tuas experiências culinárias são sempre saborosas. Este pão deve sre óptimo.
Beijinhos.
Susana B.

Helena disse...

Olá Ameixinha
Que belo pão e o formato ficou bem engraçado!
Beijinho

akombi disse...

essa receita vem mesmo a calhar é que acabei de comprar a minha mfp, foi uma grande indecisão pq tinha um vale de desconto de 30€ na worten estava para trazer a da tefal a xxl ( com o desconto ficava a 70€) mas depois a mulher da loja deu me a volta e trouxe a clatronic que com o desconto paguei só 30€ agora estou para ali afazer qualquer coisa, é que aquilo ainda me parece dificil,vamos ver como corre, agora essa tua receita já tá anotada.

o pão ficou mesm,o com um aspecto tentador, e eu que adoro sementes.....

beijocas

Sandra G disse...

Ameixinha, não podemos desistir se não sai á primeira vai ter que sair á segunda ou até mesmo á terceira.

Gostei muito, faço um parecido, mas trituro as sementes.

Bjs

Carlota e a Turmalina disse...

Hummm...eu gosto de pães assim....
Bjosss

a Trofa tem cozinheira disse...

GRANDE PAO!!!! UAU!!! deve ser tao bom!

ameixa seca disse...

Luciana, conta comigo :)
Fabiana, a MFP ajuda bastante... ela faz tudo e nada sai cru :)
Abelha, Argas, Canela, Turmalina, Bombokita, obrigada :)
Marly, não há nada como pão caseiro mesmo sendo feito na máquina :)
Susana B., não precisas agradecer! Obrigada :)
Kombi, a senhora deu-te uma boa sugestão. A minha MFP é Clatronic e adoro-a. Se precisares de alguma ajuda, diz, ok? :)
Sandra G, gostei das sementinhas assim mas já li que a linhaça deve ser triturada para ser melhor absorvida :)

Noémia disse...

Huuummm!Pãozinho bom. Até parece que sinto aqui o cheirinho e que bem que deve saber.:)

Odete disse...

Parece mesmo bem fofinho e adorei os cereais que leva.
Estou determinada a fazer paes nesse inverno. ;>)

Renata disse...

Ameixa, querida, muito obrigada pela visitinha!

Amei o seu pãozinho, mas nunca deu muito certo comigo.. :(

Apareça mais, viu?! Vou ficar esperando!

Beijinhos!

Rachel disse...

Belíssimo pão!!!
BJUSS!!!

conceicao disse...

Gosto muito deste tipo de pães, são uma delícia.
Bjs

Mary disse...

Olá,
Ficou com um aspecto excelente,esse pão.Tb faço desse pãozinho e é uma delicia.



bjs

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Deve ser muito bom este pão..tem aspecto disso.. já se comia uma fatiazita.. assim torrada e tal com um bocadinho de manteiga a derreter por cima..:D
beijinhos (*.*)

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Mais uma ideia boa.
Muito obrigada pelas felicitações que você deixou no meu blog, no dia do meu aniversário.
Beijos.

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Uma verdadeira obra de arte!!!!Huuuummmmm!
Fernanda

Vivian disse...

Ameixa, pra mim pão quente vai bem em qualquer estação do ano !!! Esse pão de sementes além de gostoso faz bem pra saúde, né?


bjks

Unknown disse...

Belo paozinho.
Essa mistura de sementes é optima :)

Bjs

Su7i disse...

Que belo pãozinho! Sabes, a mim também me apetece mais estes pães no inverno! Bjs

carmencita disse...

Ficou perfeito, e um charme a crista rsrs, é tudo que preciso, esses grãos integrais além de fibras varrem o mal colesterol, essa receita veio em boa hora.Bjss

ameixa seca disse...

Noémia, experimenta este na tua MFP :)
Odete, este pão dá energia para enfrentar as temperaturas frias :)
Renata, tens que comprar uma MFP, de certeza que dá certo :)
Rachel, Conceição, Mary, Fernanda, Carlinha, Suzi, obrigada :)
Sofia, acredita que é mesmo muito bom :)
Heloísa, não precisas agradecer :)
Vivian, pois é... faz muito bem :)
Carmencita, aproveita. A linhaça diz que ajuda muito :)

Anónimo disse...

Ameixinha, este pãozinho tem um aspecto super fofo, é a considerar sem dúvida...o teu ficou igualmente convidativo! Bjókas :)

disse...

que belissimo pão!
está bem bonito.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Esse pãozinho está irresistível.

Raquel Alabaça disse...

Também acabei de publicar um belo pãozinho.

O meu marido ontem é que fez um de cereais, mas a minha pinipona de 4 anos não gosta dos cereais..esquisita!!

Beijocas

turbolenta disse...

Adorei o aspecto deste pão. Sensacional, diria mesmo. Cá em casa não gostamos de qualquer pão. Somos exigentes mesmo! posso dizer que de minha casa à padaria que elegi como a melhor são 2 km para cada lado.
E isto porque ainda não me decidi a comprar uma máquina de pão. Apesar de apreciadores de pão, não o comemos em excesso e um pão com o formato que sai das máquinas é muito para a nossa barriga. Mas como vem o Natal, pode muito bem ser que alguém tenha essa feliz ideia.
lol lol
bjs

Rose Oliveira disse...

Oi Ameixa,
seus pães são sempre nutritivos.
E ler seus textos é sempre muito divertido rss,
bjos :)

Unknown disse...

Que lindo e delicioso pãozinho!
Beijinhos linda

ameixa seca disse...

Mary, Jú, Moira, Rose, Micas, obrigada :)
Rachel, também não gosto de certos cereais no pão :)
Turbolenta, este pão é o tamanho mais pequeno e não o acho muito grande. O melhor de tudo é que o pão feito na MFP não se estraga :)

Cláudia Marques disse...

Está lindo, e olha que realmente a crista dá-lhe um ar espectacular!

Já o imaginaste numa loja, com a etiqueta "pão de crista"? Ia ser um sucesso! :)

bjs

Dani disse...

Que delícia de pão! E ainda com todos esses grãos.. o nosso organismo agradece! =)

Beijo

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Ameixa, tu judia de nós com estes pães maravilhosos... afffff

bjsssssssssssssss

Luciana disse...

Amo pão de cereais, mas nunca dá muito certo....vou tentar este...
Tem um selinho para você lá no blog...
Beijos
Lu

Pierre Corneille disse...

Anotado! Com certeza vou fazer. Beijo grande.

ameixa seca disse...

Cláudia M., olha que ia ficar bem na montra :)
Dani, por isso merece ser feito :)
Anita, eu partilho para vocês poderem fazer também :)
Luciana, tenta! Obrigada :)
Pierre, espero que gostes :)

A União Faz a Vida disse...

Ando vasculhando receitas pra fazer um bom pão integral por aqui.
:)

Patrícia Nascimento disse...

Que pão mais apetitoso!
Foste nomeada no meu blog, passa lá!

Bjinhos

Tangerina disse...

Olá!! Estive aqui à procura do teu mail pr te mandar uma mensagem mas não tens à vista, pois não? Podes substituir o Tahini por óleo de sésamo... o sabor não fica muito diferente, tens é de diminuir a quantidade de azeite.

Beijinhos,
Carlota

P.S Adorei o pão com crista :))

ameixa seca disse...

Talula, este é bem integral :)
Patrícia, obrigada :)
Carlota, até tenho dois à vista :) Estão por baixo do meu perfil he he Obrigada pela dica, tenho uma receita de tahini caseira mas o óleo de sésamo sempre é mais fácil!

Carolina Andrade disse...

Pão delícia, pena não ter a máquina,. Desculpe a ausência Amexita, to com problemas no pc. Beijão

risonha disse...

nada como o pão feito em casa... até quase que dá para sentir o aroma daqui.

Natália Eleutério disse...

Só me faltam as sementes de linhaça, adorei a receita, bjs.

PEPERMINT... disse...

amiga por este tempo todo de amizade tens um miminho no meu blog

ameixa seca disse...

Carol, tens que pedir no Natal :)
Risonha, não tem comparação :)
Nani, podes substituir ou omitir :)
Pepermint, obrigada :)

Salsa Verde disse...

Pão...
A minha desgraça...
Não posso ver uma receita de pão que fico logo a salivar...
Beijocas,
Lia.

ameixa seca disse...

Lia, já somos duas. Eu adoro pão :)

moranguita disse...

sou doida por pao.
este ta o maximo.
tenho guardada a recita desde que vi no blog da margarida,
beijocas

ameixa seca disse...

moranguita, faz que não te vais arrepender :)