sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Pão cacto - Kaktusbrot



Felicitações e muitos anos de vida ao Tertúlia de Sabores!!!
Moira, não te piques. Este pão é em tua homenagem :)
É certo que parece que me pico ás vezes, mas juro que não meto prá veia!
Por este pão até atravesso o deserto (estou a delirar, a ter alucinações, mas juro que não snifei nada. Além do mais, não sou eu que ando a fazer tráfico de pó branco!!!), levo com os espinhos e como tudo como se não houvesse amanhã.

O Tertúlia é "como pão para a boca", é o "pão nosso de cada dia", impossível deixar de lá ir! Caso aconteça, até fico de ressaca. É viciante, porque há blogs que são como droga pahhh! Depois não querem que eu diga coisas manhosas! Portanto, quando conheci o blog, tratei de o ver de cima a baixo e, este pão (cliquem para ver como é lindo), bateu-me forte e guardei a receita para fazer. O tempo foi passando e surgiu esta oportunidade para testá-lo. Está feito, provado e aprovado :)
Neste pão, pico-me com muito gosto!



Ingredientes (fiz meia receita, a receita completa está no Tertúlia):
450 g de farinha tipo 65
1,25 dl de leite morno
1,87 dl de água morna
1/2 pacote de fermento para pão
1/2 colher (sopa) de açúcar
1 pitada de sal

leite para pincelar
2 colheres de sopa de pevides de abóbora
2 vasinhos de barro (ainda tive que andar a esfregar o verdete dos meus he he Depois de os lavar em água corrente sem líquido da loiça, mergulhei-os em água a ferver para matar qualquer tipo de germes)

Preparação:
Numa taça, pôr a farinha, fazer um buraco no meio e pôr o fermento, adicionar os líquidos mornos e amassar cerca de 5/10 minutos. Deixe levedar 30 minutos num local aquecido.
Forre 2 vasos de barro com papel vegetal e coloque uma bola de massa grande e depois uma bola de massa pequena por cima. Pincele com leite e espete as sementes/pevides a imitar um cacto.
Leve ao forno por 25 minutos a 220º C.

Se não gostar de meter a mão na massa e tiver a MFP ao pé ou à mão, use-a. É só meter tudo lá dentro, seleccionar o programa "massa"e deixar até ao fim. Depois retire e molde as bolinhas, colocando-as nos vasos.

A massa fica bem aberta e o pão muito fofinho! Feito em forminhas de queques/muffins também deve ficar muito giro a decorar a mesa. Um pãozinho em cima de cada prato e vão achar que estamos em pleno Sahara :)

Só aparece um vaso na foto, porque o outro foi atacado por outro tipo de germes, nós mesmos, habitantes desta casa.
Desculpem as fotos, foi o melhor que consegui!

Bom fim de semana a todos e não se esqueçam que ainda vão a tempo de homenagear o Tertúlia ;)

71 comentários:

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ameixinha,
Que coragem! Ficou lindo e adorei as fotos :)
Beijinhos e obrigada por teres participado.
Moira

Calma que estou com pressa! disse...

olá ameixinha! pelo jeito esta receita deve ser ótima e tantas outas que vi por aqui! humm
bjs

Claudia Lima disse...

Ameixinha ficou lindo este pão!
Eu ainda não conhecia a receita e gostei muito.
Pena eu não ter visto o convite da Moira aos leitores, mas tudo bem. Fica para o próximo.
Bjs :)

Renata disse...

Que gracinha ameixa, amei! Ficou lindo seu pãozinho de cacto!

Beijinhos!

Smas disse...

Que belo pãozinho!!!!
Também quero eh eh eh
Bjs

Abelha Maia disse...

Parabens a ti tb,está excelente e lindooo.
bjssss

conceicao disse...

Ameixinha ficou lindo,desse cacto gosto.
Bjs

PratosdaBela disse...

Amei este cacto, masnda vir um...
Jinhos fofos

Isabel disse...

Tão giro esse cacto comestível, hihi Ficou super apetitoso!
Bjs

Anónimo disse...

A tua escolha foi giríssima...e não é que ficou super fofinho? Não me importava de ter vasinhos desses na minha varanda! hehehe:)

sabor e saberes disse...

Na minha opinião, este foi o pão mais bonito que vi. Parabéns

Bjs
Teresa

argas disse...

Ficou lindo! E tem de ar de ser muito bom! Bela homenagem! bjinho

a Trofa tem cozinheira disse...

Que giro!!!! Esta mesmo lindo!!! adorei

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha ficou lindo...beijinho.

disse...

eia algo que não se vê todos os dias!
de facto muito orginal!
lol

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Acho que desses espinhos ninguém irá fugir.
Beijo.

Fabiana disse...

Adorei o seu pãozinho e a criatividade.
vou lá visitar o blog indicado.
bjs

Isabel (pipoka) disse...

Ameixinha,

Belíssima homenagem à Moira e ao Tertúlia. Esse pão é mesmo giro.

Aliás tu andas inspiradíssima. A tua participação no aniversário com aquele fantástico brownie foi simplesmente espectacular. ;-)

beijoquinhas

Natacha Rodrigues disse...

Coisa lindaaaa! :)

Paladares da Isa disse...

Um cacto perfeito e delicioso!!! ;)

Bjocas grandes

Marly disse...

O pão ficou lindo! Havia me esquecido dele, apesar de o mesmo me ter encantado, na altura em que a Moira publicou a receita!

Beijinho e ótimo fim de semana!

disse...

Tem uma cara boa...

PArece bem fofinho.

Bjo

Abóbora Amarelinha disse...

Não metes pá veia!
tenho as minhas dúvidas!!!

Atão não havias de te picar com muito gosto, nessas sementes...são minhas!!!

E sabes que mais, o verdete nos vasos nesta altura do ano, fazia um sucesso, já que estamos no Natal, compunhas o ramalhete e dizias que era musgo.


O pãozinhos está uma maravilha e no vaso ficou super giro...adorei mesmo.

Bom fim de semana e beijocas

ameixa seca disse...

Obrigada a todas :)

Anónimo disse...

Esse pão é muito divertido, bem ao meu gosto! Vou anotar a receita e a idéia.
bj
Paula

Baú da Conceição disse...

Ameixa só tu para me fazeres rir.
Adorei o pão.
Beijinhos.
Bom fim de semana.

Sandra G disse...

Ameixinha, esse também foi uma das minhas hipoteses, mas quando vi a receita que escolhi, não resisti.

Ficou tão lindo, e apetitoso.

Bjs

Gina disse...

Ameixa, esse pão também me atraiu bastante, mas acabei por escolher outro menos elaborado, pois tive muitos contratempos essa semana.
Parabéns pela execução do pãozinho e pelo post, claro, sempre espirituoso!
Bjs.

Unknown disse...

Excelente receita, o paozinho ficou fantastico. Deve ser optimo!

Ate acho que para prenda de Natal e engracado.

Bjs e bom fds

bio_geo_esds@ disse...

Ficou bem bonito e muito fofo, e para além disso eu adora receitas picantes, lol

Drika disse...

Gostei muito da apresentação desse pão. Muito interessante! :)

Vivian disse...

ual, bem diferente do q costumamos ver por ai !!! genial a ideia !

bom fds

Noémia disse...

Eh pá, os teus pães são todos bons! Deve ser para condizer com a padeira,ehehehe!
É realmente muito bonito o pão, essa fotografia está um espectáculo! Se não estivesse no vaso bem que podia ser pão porco-espinho.:)

Elisabete disse...

Ai o que me riu ao ler os teus escritos. Magníficos, inspirador.
Adorei o pão, muito curioso, a soltar a imaginação que nos leva a pensar os sabores.
Parabéns pela participação.

Adriana Ferreira disse...

Mt giro, uma ideia brilhante, até para manjericos e eu que andei feita louca atras de uma ideia para enfeitar as mesas no Sªº Jõao e dou de caras com a ideia mais original e interessante e que tb deve ser aptitosa, parabens pela criatividade, beijinho.

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que pão lindoooooo... Parece ter ficado super fofo! Ai que delicia! Concordo com vc que tem blog que viciam o seu é um deles Ameixa! kkkkkkkk... Adoro passar por aqui amiga! Um grande beijo!

Adriana disse...

Muito bom aspecto...amo farinhas!!!

Amélia Batista disse...

Ameixinha, tu hoje estás muito picante!!!
Olha, achei o pão o máximo e quero experimentar breve, mas não entendi uma coisa o vaso é estritamente nessecário. è que eu não tenho vasos desses. Tenho ali uns de barro mas pintados (nunca serviram sequer) mas não sei se aguenta a temperatura do forno.
Bem... eu cá me hei-de arranjar.
Beijinho e bom fim de semana.

Vou espreitar a Tertulia.

Mari disse...

Super criativo!

Cláudia Marques disse...

Que espectáculo! Realmente esse pão tem um efeito visual incrível. E lembrei-me que há séculos que não como pevides...
bjs

ameixa seca disse...

Paula, espero que gostes :)
Conceição, Drika, Vivian, Elisabete, Adriana, Mari, obrigada :)
Sandra G, é tanta coisa boa que o difícil é escolher :)
Gina, vou lá ver :) Obrigada!
Cacahuete, desde que o pão seja feito no dia de Natal :)
Renato, essa é boa he he
Noémia, era bom era. Fosse eu um pão :) Porco espinho também é uma boa ideia!
Dita, no S. João podes fazer estes pães sem as sementes. Ficam giros :)
Paula, fica bem macio, muito fofo. Obrigada :)
AB, esta receita de pão cacto implica o vaso que é para se parecer com um cacto de verdade, mas podes fazer sem o vaso :)
Cláudia M., até me pareceste um piriquito a queixar-se que já não comia pevides há muito tempo he he

welze disse...

ameixaseca, adorei esse pão. de uma criatividade ímpar.

Helena disse...

Ameixinha
Tanta inspiração,nas palvras e no pão.
Lindo pão.Adorei e hei-de fazê-lo lá pra 2018......a não ser que haja desistencias....
Bom fim de semana!

Mari disse...

Ameixinha, maravilhosa tua participação na comemoração do segundo aniversário do Tertulia dos Sabores!! Achei este pão incrível, e deve ser delicioso também! Comia uma fatia agora mesmo... rs
Bjo grande

Mari

Dani disse...

Que vontaaaaaade que me deu de provar esse pão!!! :)
E em formato de cacto, ficou uma graça! =)

Bjos

ameixa seca disse...

Obrigada meninas. Quem puder, faça! Fica muito bonito... mesmo que seja em 2018 :)
Boa noite e até amanhã!

Mão na Massa disse...

ameixinha, adorei este pão! Já o tinha visto no blog da Moira, mas adorei o teu também!

Tenho seriamente de arranjar uma MFP!

Beijinhos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Genial a ideia...hehehehehehe

bjsssssssssssssss

Fátima disse...

O pão ficou com certeza delicioso e "plantado" nesse vasinho, ficou lindo! Bom final de semana!

Rachel disse...

Que maravilha, ficou lindo e parece fofinho também. Adorei o crespinho, boa idéia! Bjuss!!!

Susana Antunes disse...

Que delicia de pão....
E de uma originalidade de se tirar o chapéu....
Parabéns....
Obrigado por partilhares a versão tradicional....
é que para o natal ainda falta um bocadinho e não sei se este ano me portei bem.... :)
Beijinhos e bom fim de semana....

ameixa seca disse...

Obrigada a todas. Com a MFP é mais fácil para quem não gosta de pôr a mão na massa, mas a versão original é mesmo feita à mão :)

♥ mesa para 4 disse...

Olha estas almofadas de sogra...desculpa este cactos quero dizer ;) estão maravilhosos :*

Espaço do João disse...

Minha querida Ameixa
Com que então a menina anda a picar-se? Bem ! suponho que é por uma boa causa, Pois o bolo até parace mesmo um cacto. E que tal se levasse uma romanzinha sobre ele? Que pena não puderes passar por cá, pois tinhas romãs á fartazana. Atrevete e passa por cá pois levarás com algumas não na cabeça mas sim dentro da maleta. Um abraço e, fica com a água na boca.

justme disse...

Um pãozinho para o qual não é preciso a máquina? Estou mesmo tentadinha. Amanhã estou a pensar nuns profiteroles, com recheio de natas e molho de chocolate, ao tempo que não faço e vou ter uma visita que eu sei que gosta muito, mas assim que tiver um tempinho e os vasos, tenho que experimentar, com este tempo apetece.
E tou preocupada com vocês, sei que não tenho muito tempo ando sempre a correr e mesmo quando vos visito, saio caladita, mas chegar aqui e ver-vos falar em meter para a veia e andar metida no pó branco... fico preocupada, ai isso fico. Bjs.

Tati - Panelaterapia disse...

Adorei! Ficou muito original e parece bem macio!!!
Bjs

Paula disse...

ola boa noite vou experimentar adoro pao. bjs bom fim semana tudo de bom

saltapocinhas disse...

É lindo e original!
Parabéns à mamã!

ameixa seca disse...

Samma, essa agora foi boa :)
João, obrigadinha mas, desta vez, tenho romãzeira bem perto e ainda há pouco comi uma romã :)
Justme, não é preciso mas eu fiz porque, para mim, é mais fácil :) Experimenta que vais gostar!
Tatiana, Kikas, Saltapocinhas, obrigada :)

Marina disse...

Que pão tão giro!
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Marina, obrigada :)

Isabelocas disse...

Que giro que ficou o teu pão, eu escolhi por ser original e tinha muita curiosidade para saber como ficava um pão feito num vaso.
Beijinhos

ameixa seca disse...

Isabelocas, agora já sabemos que fica muito bom e bonito :)

Priscila Beneducci disse...

Amei seu cacto pão querida.

Muito original!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que pao maravilhoso, muito ludico, lindo! Adorei a criatividade.
Um abraço
Léia

Salsa Verde disse...

Já tinha bisbilhotado este pão que, além do formato fantástico e original, deve ser super saboroso!
Beijinhos,
Lia.

ameixa seca disse...

Priscila, Léia e Lia, obrigada :)

Susana Gomes disse...

Ando a por a leitura em dia e fiquei encantada com os teus espinhos!! :)
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Gasparzinha, meus salvo seja!! Eu cá sou uma gaja pacífica he he

moranguita disse...

ficou fantastico ameixinha
eu nao conseguiria fazer algo tao perfeito
beijinhos

ameixa seca disse...

moranguita, vais ver que se tentares ainda fica melhor que o meu :)