terça-feira, 24 de novembro de 2009

Maçãs assadas com Porto

Tão simplesmente a minha sobremesa favorita para comer no final de uma refeição.
Faço muita cena triste nos restaurantes (até parece que vou muitas vezes comer fora. No Verão até vou, é só montar a mesa no pátio de casa e já está!), quando vejo a carta das sobremesas!
Nunca me apetecem aquelas sobremesas enjoativas, com muitos ovos, muito açúcar, muito creme. Essas ficam para o lanche, para comer quando a barriga está vazia e a pedir qualquer coisinha. Fico tão indecisa no fim do almoço ou jantar, que a escolha cai sempre para o lado da bela maçã assada. É que com ela sei que vou ficar satisfeita :)

Há muito que não fazia em casa, a minha mãe habituou-se a fazer maçazinha assada no microondas, mas não fica igual, não aprecio muito. Para mim, maçã assada tem que ir ao forno! Aqui estão elas, muitas que é para matar as saudades :)

A receita é simples e a olho, descaroçar as maçãs, dar uns rasgos na casca para não rebentarem ao ir ao forno, deitar açúcar por cima, partir um pau de canela e colocar os bocadinhos no orifício das maçãs, deitar açúcar por cima e regar com um bocadinho de vinho do Porto. Levar ao forno até ficarem cozidas, retirar e comer quente ou frio. Como quiserem :)

Quero também dizer que o bolito colchão de noiva que eu fiz, está em votação no Tigela de Yakissoba, juntamente com outros bolos. Passem por lá e votem no vosso favorito, eu já votei! Se o vosso favorito for a minha sugestão, agradeço muito ;) A votação termina hoje, dia 24!

Finalmente, agradeço a todas as pessoas pelas declarações de afecto e amizade que me têm feito e ao meu blog. No fundo, não são os selinhos que me oferecem que contam, apesar de terem o seu peso, mas há certos gestos e palavras que valem muito mais e que alguns de vós me vão deixando nos comentários e e-mail. Tem sido um bocadito complicado visitar todos os seguidores e deixar comentários em todos os blogs. Portanto, quero agradecer a todas as visitas, a todos os seguidores que ainda não visitei e a todos aqueles que me têm acompanhado desde o início do blog.

Isto até parece uma despedida, mas acho que não é. Só se o computer der o berro, a máquina pifar, ou eu entrar em parafuso. Vamos lá ver qual destas vai ser a primeira a acontecer :)
Acho que o Natal já está a fazer-me mal!!!

69 comentários:

DONATELLA TALONE disse...

vou a eperimentar, deve ser deliciosa

argas disse...

Também gosto muito...e assim ficou decidida a sobremesa de hoje :)

bjinhos

Comsentido disse...

Adoro maça assim assada....

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Uma sobremesa como essa é ótima. Serve para todos os dias.
Beijo.

Abóbora Amarelinha disse...

Tambem gosto muito de maçã assada no forno.E asso muitas vezes.
Que conversa foi essa ao fim?
O computador até pode dar o berro, mas tu! livra-te de nos deixar abandonadas. Achas que blogar sem ti, era a mesma coisa?
Nem que vás para a net pública que existe no meio das praças da républica (acho que todas as terras têm uma praça da republica)

Luisa Alexandra disse...

Em casa da minha Mãe temos sempre maçãs no forno, aromatizadas com baunilha ou com canela, para sobremesa.
Já faz parte das tradicionais refeições em família e sem dúvida que sabe sempre muito bem.

Autora do Blog disse...

Também adoro maçã assada ou pera "bebada" mas, confesso-me gulosa assumida razão pela qual nunca me faço rogada a nenhuma sobremesa.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Tânia disse...

Nunca fiz assadas no forno. Certamente tem outro sabor e vou provar.
Bjinhos

Dani disse...

Eu tbm não consigo comer aquelas sobremesas típicas de restaurante depois de ter almoçado.. só se estiver sem nada na barriga mesmo. Nunca fiz maçãs assadas, mas como adoro maçã..acho q vou amar essa receita. =) Beijos

Unknown disse...

Adoro maçãs assadas, são uma delicia.
Entendo perfeitamente que não possas visitar todos os blogs, acontece-me o mesmo, o tempo nem sempre dá para tudo, é o trabalho, a familia, as responsablidades enfim vamos fazendo o que podemos...
Beijinhos linda

PratosdaBela disse...

bem boas, quero uma...
Jinhos fofos

Natacha Rodrigues disse...

Ahhh delicia!! Faço muitas vezes e tenho uma receita para postar no blog hehehe, mas as minhas estão assim para o lado do desfeitas heheh :)

Unknown disse...

eu amo suas receitas... bjs!!!!

Fátima disse...

Nunca comi maçã assada com vinho do porto, gosto de ambos, então deve ficar muito bom! :)

Unknown disse...

Ora aqui esta uma sobremesa que ja nao faco a imenso tempo, acho que ate ja me tinha esquecido que existia, lol! Com vinho do porto nunca experimentei, mas parace-me ser bem bom, tenho de fazer, agora que me reavivas-te a memoria. Pois o Natal ja esta ai a porta...

Bjs

Ameixinha disse...

Donatella, benvenuti! Grazie per la visita e commento :)
Argas, faz bom proveito :)
Fátima, obrigada pela visita e pelo comentário :)
Heloísa, cai sempre muito bem :)
Abóbora, já dormi e hoje estou ,melhorzinha. O Natal deixa-me sempre triste e desamparada :) Mas sabendo que ias sentir a minha falta, já estou mais tranquila ;)
Luísa, é uma excelente tradição :)
Autora do blog, ando para experimentar pêras bêbedas, acho que também vou gostar muito :)
Tânia, eu adoro :)
Dani, já somos duas. Ainda por cima não gosto de doces muito doces :)
Micas, isto aos poucos vai :)
Bela, anda buscar he he
Verdinha, para te ser sincera, adoro as desfeitas he he
Larissa, muito obrigada :)
Fátima, tens que experimentar :)
Cacahuete, e o Natal é um exagero de doces. Uma maçã cai sempre bem e sempre desenjoa :)

Margarida disse...

Essa é sem dúvida a forma como mais gosto de comer maçãs.. Perfeitas!
beijinho

Isabel disse...

Olá Ameixinha!

Eu também fico rendida a uma boa maçã assada e claro que tem de ser no forninho...Primeiro porque realmente não tem nada a ver com o sabor das assadas no microondas e depois também porque o meu pifou...lololol Pois é..os electrodomésticos andam numa onda má cá por casa...Só rezo para que não seja a gripa A dos aparelhos domésticos...pois se houver uma epidemia, a minha ameixinha deixa de nos brindar com a sua boa disposição (podendo o seu computer engripar), o que não pode de modo algum acontecer!

»¤Þ䵣䤫 disse...

Deve ficar deliciosa essa maça assada! Tem uma declaração de afeto la no meu blog para vc! (mais uma de muitas né) ihihi... Dada com muito carinho! Bjinhos

Helena disse...

Adoro maçã assada e faço-as sempre no forno como tu.Só ponho mel em vez de açúcar.
Agora comia uma,ou 2...
Beijinhos

PS-Até me assustei com a tua conversa....Estiveste outra vez a ler a Biblia?!

Belinha disse...

k boas!!!ADOROOOOO

Tati - Panelaterapia disse...

Ótima escolha para depois da refeição. Leve e deliciosa!!!
Bjs

Sandra G disse...

Tens razão não há nada melhor que fruta como sobremesa.
E as maças assadas é uma excelente ideia.

Bjs

ameixa seca disse...

Margarida, são viciantes :)
Isabel, aqui pifou o exaustor. Espero que não avarie mais nada :) Eu inclusive!
Canela, agora ri-me alto e bom som. A Biblía? he he Acho que tenho que ler para ver se animo um bocadinho. Vou é ignorar a parte do Apocalipse :)
Paula, Belinha, Tatiana, Sandra G, obrigada :)

Drika disse...

Ameixa, definitivamente acho que você é a pessoa que conheço(pena que só virtualmente, hehe) que mais gosta de maçã. heheh
Antes era a minha pequena, mas ela já não gosta tanto...:)
Um abraço,

Baú da Conceição disse...

Menina que é isto, maça assada com vinho do porto, á quanto tempo que não como, adoro, guarda uma para mim.

Beijinhos.E vê se te animas.

welze disse...

para mim é sempre um prazer passear por qui, o que não a torna obrigada a visitar meu blog. Estou aqui porque gosto. essas maçãs, são uma sobremesa incrível, além de serem até digestivas se saboreada com a casca. adorei.

Noémia disse...

Oh linda, mais outra coisa que temos em comum,ehehe. Também adoro maçãs assadas só que eu não estou com a trabalheira de as meter no forno, vão ao microndas mesmo!:)

Natércia Ramalho disse...

AMEIXINHA TAMBÉM GOSTO MUITO...UM BEIJINHO...

MARIA disse...

Ameixa as minhas filhas adoram maçãs assadas!um beijo:))vou passar lá no teu bolo.

Marly disse...

Eu também amo essas frutas assadas; não apenas as maçãs mas também os pêssegos, o abacaxi, as bananas, huumm. Com o toque do vinho do Porto deve ficar ainda mais saborosos!
Beijinho!

Susana Antunes disse...

Cá em casa adoramos maçãs assadas assim desse jeito mesmo....
E são deliciosas.....
Quanto ao resto só tenho mais uma coisa a dizer... depois de te conhecer é impossível não voltar....
Espero que tudo volte rápido à normalidade....
Beijinhos e até breve.....

Romy Almeida disse...

Faz um tempão que não faço maçã cozida. Gostei da lembrança eheh

Obrigada e bjs

anna disse...

Esta é a sobremesa preferida da minha Alex... Ai se ela passa por aqui!
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Drika, tudo que leva maçã eu adoro. Não resisto :)
Conceição, também já não comia há algum tempo e sabem muito bem quentinhas agora no frio :)
Welze, ainda bem que gostas de estar por aqui :) Eu como sempre com a casca. É a parte que mais gosto :)
Noémia, não sou grande fã de maçãs no microondas, acho que só ficam cozidas, prefiro assadas :)
Natércia, obrigada :)
Manuela, ainda bem que as tuas filhas gostam. As maçãs fazem muito bem :) Obrigada!
Marly, só experimentei maçã, pêra e ananás assado. Qualquer um é delicioso :)
Familia Antunes, muito obrigada pelo carinho :)
Romy, esta é assada mas cozidas também são boas :)
Anna, fazes-lhe uma maçazinha. Não é assim muito difícil :)

a Trofa tem cozinheira disse...

NAda como umas maçazinhas com POrto...Mnahmmmmmmmmm!!!

PS: vou tratar de ir ver essas votações!

Natália Eleutério disse...

Que ricas ficaram, adoro também no forno, bjs.

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ameixinha,
Essa também é a minha sobremesa preferida nos restaurantes, creio que das únicas que não podem ser abreviadas com pós instântaneos que deixam tudo com ar de farinha de custarda.
Quanto à tua conversa final, andaste a fazer o Teste de Rorschach às escondidas e a interpretá-lo sózinha? Olha que isso não é bom, que tu és miúda para ver vampiros e fantasmas nas folhas todas (risos)Isso nem parece teu, vamos lá a levantar o astral e qualquer coisa que precises, nem que seja uma conversa lamechas dá-me um toque para o tlm. que eu ligo-te.
Ah! E já votei no teu colchão e adicionei a tigela ao meu reader (isto parece conversa em código hehehe)
Um grande beijo
Moira

Leonor de Sousa Bastos disse...

Ameixinha,

Ao contrário de ti, e apesar de ser louca por maçãs, nunca fui fã de maçã assada!
Infelizmente, os menús de sobremesas nos restaurantes portugueses deixam muito a desejar...entre pudim, mousse de chocolate, natas do céu e torta de noz...que venha a maçã assada!!

Beijo!

Carolina Andrade disse...

Ameixa, já sou o contrário, sou das sobremesas doces e melosas depois das refeições...Maças assim só se for com sorvete!! Que fazer se sou formiga?? Beijão

Fabiana disse...

rs..rs...
Ameixa, também sou como a Carol, adoro doces doces..rs..rs.
mas suas maças devem ter ficado uma delicia hummmmm...
Também comeria com uma calda de chocolate ou sorvete...
bjs

Paladares da Isa disse...

È mesmo do melhor, também gosto bastante de uma maçã assada :)

Bjocas

Carolina Macedo disse...

Oh rapariga, tu não fiques sem net, nem sem computador!! Que isto por aqui sem ti nem era a mesma coisa!!
Maçãs assadas fazem-se muito cá em casa porque o meu avó gosta muito!
Beijocas*

ameixa seca disse...

Bombokita, cai sempre bem :)
Nani, Isa, obrigada :)
Moira, tens razão. As maçãs e outras frutas são a única coisa que não leva cenas esquisitas :) Não andei a fazer nada he he Mas eu vejo coisas manhosas em tudo e mesmo assim consigo rir-me delas. A minha sorte é conseguir rir de todas as desgraças :) Muito obrigada pelo carinho!!!
Leonor, estamos a precisar de ti he he Tens razão, as cartas de sobremesas sao todas a mesma coisa. Pudins, mousses, babas de camelo e etc :)
Carol, com sorvete também é boa ideia :)
Fabiana, é algo a experimentar :)
Cuca, se acontecer vão ter que se habituar à minha ausência :)

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

nahm, nahm, nahm!!!! Adoro maças de qualquer jeito!!! rsrsrsrs.
Bjks
Fernanda

akombi disse...

tb gosto mto de maçã assada e tal como dizes como sobremesa só mesmo frutas os doces de colher só mesmo em lanche.

PS é mto complicado a minha relação com a sogra imaginas casares após 5 anos de namoro e grávida de 4 meses, e vires viver para a casa que o marido herdou do pai que já estava divorciado da mulher e com os bens para ele pq esses bens já era dele antes de casar com a minha sogra ( no divorcio ela só deve direito á habitação direito que ela recusou com medo do meu sogro e só após a morte dele é que veio para cá).

Como a casa é de rc e 1º andar independentes ela ficou com o 1 piso e nós com o outro, ao longo dos 10 anos do meu casamento tenho lutado para comprar mos a nossa casa mas está dificil, e se assim fosse tb não podia ter tomado adecisão de não trabalhar e dedicar me ás minhas filhas.

Ao longo destes anos, talvez por ela estar sózinha tem se intrometido em coisas sem jeito ( se tenho vasos no quintal, nos habitamos aparte de baixo, ela mexe neles, assim como na minha roupa estendida, se recebemos alguém em casa enfim, a gota de água é que começou atratar me mal, chama me nomes, nomes feios, penso que tem ciúmes da vida que levo, diz que foi engana que a casa é dela, que vivemos de favor, enfimmm tá a ser complicado viver assim, optei po deixar de lhe falar e as coisa têm resultado, não nos temos chateado, a sorte é o marido ser mto desligado dela, apesar de filho único, passa dias sem querer saber dela, e se há confusão nunca toma partido).......uiii que já me alonguei :D

Simone Izumi disse...

Simples e tudo!!
Eu aceitaria desde esta maça a mais gorda das sobremesas, após um jantar...hahahha...incorrigível até todo o sempre.
bjocas,
si

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

estas maçãs são realmente uma otima pedida... as de micro tbem ja tentei e não gostei do sabor...

quanto a votar, estou indo la...

bjsssssssssss

Carlota e a Turmalina disse...

Que post mais gostoso!!!
Temos um fraco em comum: as maças...até agora não fiz aquela massa folhada de outro dia.E já estou babando com essa nova versão.

Isabelocas disse...

Eu também gosto muito, faço todas as semanas, a primeira vez que fiz no microondas rebentaram, ficou em puré.
Bjs

disse...

Neste caso sou como tu...
se o restaurante tiver maçã assada é isso que peço... senão tiver não como nada...
adoro maça assada!

Sylvia disse...

Ameixinh, estou apaixonada por essas macas ainda mais com vinho do Porto que adoro.
Bjs

ameixa seca disse...

Fernanda, já somos duas :)
Kombi, entendo perfeitamente. Se soubesses o que se passou cá em casa por causa dos pais do meu pai... até deitavas as mãos à cabeça. Até deu origem a processo crime e condenação. Imagina tu :) O melhor a fazer é não ligar, mas sei que é um verdadeiro stress ter que ouvir e calar!
Simone, se for uma das tuas sobremesas eu também aceito. Mas aqui as sobremesas são sempre a mesma coisa :)
Anita, nada como ligar o forno :)
Turmalina, não faltam boas receitas com maçãs :)
Isabelocas, não gosto no micro. Maça assada tem que ser no forno :)
Jú, ora aí está :)
Sylvia, experimenta. Fica super bom :)

dannah5 disse...

Hum..... que delicia!!!!!!
Simples e delicioso, quer coisa melhor?
Eu preciso comprar uma garrafa de vinho do porto, ultimamente tenho visto receitas maravilhosas que levam mas eh carooo, ate desanima!hehe
ai ai, que delicia!

E ja vi no twiter que vai fazer biscoitos, aqui ando assando amanteigados com goiabada, uma tentaçao!

beijocas em vc e no gatinho!

Anónimo disse...

He pá, já não chego a tempo de votar...ora porrita! :)
Bom, mas ainda venho a tempo de apreciar as tuas maçãs, que, embora não adore, como com prazer!
E volta e meia lá despacho umas quantas perdidas, desta forma simples e gostosa...
Que tal chamars-te Maçãzinha em vez de Ameixinha?
Se bem que soa melhor "Little Pum", do que "Little Apple"...hehehe:)

Gina disse...

Também cheguei tarde para o voto.
Tenho metade da semana bem sobrecarregada e tenho chegado atrasada nas visitinhas.
Maçã assada tem um sabor muito especial.
Com relação à massa de pastel, ela não é folhada e a de compra pode ser substituída por essa receita:
http://nacozinhabrasil-gina.blogspot.com/2009/06/pluft-e-o-pastel-de-vento.html
Só precisa de pinga, para deixar sequinha e fazer aquelas bolinhas crocantes.
Bjs.

DrooDroo disse...

eu fazia algo assim quando eu ia acampar com maca recheado de leite condensado embrulhado no papel aluminio na brasa do fim da fogueira.

Letícia disse...

Ameixinha, faz tanto tempo que não passo por aqui e vc sempre dá uma olhadinha lá no blog. Passei para deixar um bjo. Ah, adorei essas maçãs, pena que meu Porto acabou, ai como adoro Porto....
Bjão

ameixa seca disse...

Ellen, os biscoitos ficaram óptimos apesar de uns stresses he he Vinho do Porto bom é caro mas vale bem o dinheiro :)
Mary, não faz mal! Fiquei em segundo lugar :) Little Pum não que é perigoso, Little Plum tudo bem ;)
Luciana, ainda bem que estás de volta :)
Gina, obrigada. Pinga acho que é aguardente, né?
DrooDroo, acampar não é comigo mas adoro maçã de qualquer maneira :)
Letícia, és sempre bem vinda :)

Nani disse...

Sou louca pra comer essa delicia! Eu nunca testei, parece-me deliciosa!
Beijos

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que vontade de dar uma bela mordida nessas maças! Nunca comi assim, parece divina!
Bjim
Léia

ameixa seca disse...

Naninha, super simples de fazer. Tens que experimentar :)
Léia, tens que experimentar, ficam deliciosas :)

Pauli disse...

Fiquei tentada a experimentar essa receita. A mistura maça com canela me agrada muito.
Bjos

ameixa seca disse...

Pauli, experimenta. Se gostas de maçã e canela, vais adorá-las assim no forno :)

Gina disse...

Ameixinha, pinga é aguardente sim. Ainda hoje fiz uma massa dessas e recheei com molho de carne moída. Além disso, fiz com banana, açúcar e canela.
E o melhor foi minha disposição em começar isso às 21 h, com a filha e o marido participando com uma conversa gostosa.
Bjs.

Unknown disse...

Amiga, infelizmente não pude votar no seu bolo. Ando tão ocupada com as coisas da vida que estou "indo devagar",rsrs. o que importa é que você é boa em tudo que faz e com certeza será uma vencedora.

Desejo melhoras a sua família e a seu gatinho.

Beijos

ameixa seca disse...

Gina, obrigada! Com conversa fica sempre melhor :)
Ana, não faz mal. Obrigada :)

moranguita disse...

e uma bela escolha como sobremesa.
mas eu sou gulosa depende mesmo do espirio do dia:-)
beijinhos

ameixa seca disse...

Moranguita, eu inclino-me mais para a fruta à sobremesa :)