domingo, 22 de novembro de 2009

Colchão de noiva

A receita já está aqui mas, para quem ainda não conhece este bolo, transcrevo-a outra vez. Vale bem a pena! Na altura também não consegui tirar foto do interior, fica hoje a foto!
A minha mãe pediu especificamente este bolo para o aniversário dela, já tinha sido o de 2008 e voltou em força em 2009 para festejar mais um aninho. Desta vez, fiz o recheio e cobertura de creme custard, mas prefiro o que vem na receita original e é esse que vou deixar.
Decorei-o apenas com canela e ficou muito bom, bem ao nosso gosto e com a cara do blog :) Não amarelo de desespero mas com o aroma de canela, ok?

Ingredientes:
6 ovos
250g de açúcar (usei apenas 200)
100gr de fécula de batata
1 colher (sopa) de farinha
1 colher (chá) de fermento
sumo de meio limão

Batem-se as claras em castelo. Depois, sem bater, mistura-se o açúcar e a farinha. Depois de bem mexido juntam-se as gemas, o fermento, a fécula e o sumo de limão.
Vai ao forno em forma bem untada e polvilhada. Deixei em forno brando.

Creme:
3 gemas (usei 2)
150g de açúcar (usei 120g)
3 colheres (sopa) de maizena
1 pacote de açúcar baunilhado
1/2 l de leite

Coloca-se o leite ao lume com a farinha maisena e deita-se o açúcar. Mexe-se bem e quando o creme começar a ficar espesso, deitam-se as gemas e o açúcar baunilhado, mexendo sempre.
Depois do bolo estar pronto, corta-se ao meio e recheia-se, coloca-se por cima a outra metade do bolo e cobre-se a parte de cima e os lados deste com o resto do creme. Por fim decora-se com coco ralado.

Depois de rechear o bolo polvilhei com canela moída, usei o molde de biscoito em forma de coração para polvilhar com mais canela e salpiquei o resto do bolo também.

Bom Domingo a todos e bom início de semana!

78 comentários:

Isabel disse...

Bom dia Ameixinha!

Para além de ter um fabuloso blogue, o seu gesto só veio confirmar o que já tinha deduzido pela leitura deste: a Ameixinha é uma excelente pessoa. Muito Obrigada! Continue sempre a encantar-nos!
Um excelente Domingo!

Unknown disse...

Amiga e ficou um espanto. Ainda não fiz este bolo, mas acho que não me escapa por altura do Natal.
Beijinhos doces e bom domingo.

Dani disse...

Fiquei passeando pelo seu blog e quase comento em algum post antigo..hehe
Tantas receitas boas vc tem..dpois quero fazer uma daqui. Estou começando a achar q os melhores lugares para se encontrar receitas simples e gostosas são nos sites das amigas blogueiras. :)

Voltando ao que interessa, esse bolinho ficou lindo, todo amarelinho.. e parece mto bom! =D

Bjos!!

Anónimo disse...

Little Plum, com um colchão desses bem que apetece ser noiva! lol
Mimoso e irresistível! :)

Marly disse...

Ameixinha,
O colchão de noiva é um bolo
'Vintage': clássico, super fofo e apreciado por todos. É compreensível, pois, que a tua mãe o tenha escolhido (de novo!). Quanto ao recheio e cobertura, ele combina praticamente com tudo!

Beijinho e bom domingo.

Nana disse...

Gostei do bolo!!
Vc colocou aquele coração ficou romântico hehehe
Amiga, vou lavar prato na espanha, assim eu trabalho em gastronomia kkk
Bjsss

Abelha Maia disse...

Foi bolo que nunca fiz, apesar de já ter comido, parabens têm um aspecto excelente.
bjsss

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Que colchão fofo. Achei incrível você ter conseguido um amarelo tão lindo só com duas gemas.
Beijo.

conceicao disse...

Ficou um espectáculo!
Parabéns para a mãe.
Bjs

RUTE disse...

Bom dia bolinho :)
Ai! Não era bem assim!
Era mais...bom dia Ameixinha, mas o bolo prendeu a minha atenção, peço desculpa!
Pois bem, também ando para experimentar o bolo de fécula de batata há uns tempos.
Adorei a decoração simples que utilizaste. Lindissima e bastante sóbria. Bjinho.

Tati - Panelaterapia disse...

Allém de lindo parece delicioso e muito macio!!!
Bjs

ameixa seca disse...

Isabel, não tenho tanta certeza disso he he Obrigada e trata-me por tu, por favor :)
Sónia, faz que vais gostar :)
Dani, comentários podem ser feitos em qualquer postagem :) Muito obrigada!
Mary, trata disso e manda o convite de casamento ;)
Marly, é mesmo e não há quem não goste :)
Nana, sempre podes visitar Portugal :)
Abelha, já fiz três vezes e muitas mais se seguirão :)
Heloísa, este amarelo é do creme custard. Eu referi que não usei a cobertura original para este bolo que fiz, mas prefiro a original :)
Conceição, Tatiana, obrigada :)
Rute, tens que experimentar. Fica mesmo bom :)

Marina disse...

Ameixa, este bolo está lindo. Nuna experimentei fazer, mas gosto tanto....
Há fatia para mim?

Sobre a tarte de maçã, continuo na duvida... É mesmo assim como descrevi ou escapou-me alguma coisa?
Acho que ainda sou capaz de a "tentar" outra vez! É que dá jeito para reciclar a fruteira.

Beijinhos.

akombi disse...

realmente está com um aspecto delicioso.

que venham mais aniversários e mais bolos.

muitos parabéns ás duas

O blog... disse...

Com um bolo destes quem não ficaria contente. Óptimo aspecto e esse creme...Divino.

R.correia disse...

ficou lindo o teu bolo ameixinha, é um bolo que todos cá em casa gostam.....
bj e bom domingo

Isabelocas disse...

Muitos parabéns á mãe, eu também gosto muito deste bolo foi uma excelente escolha.
Bjs

Unknown disse...

Parabéns a sua mãe!!

Achei interessante a massa do bolo levar fécula de batata, deve ser ótimo.


Beijos e ótimo domingo.

Abóbora Amarelinha disse...

Ai Ameixita que bolo fofo.
agora bem que comia umas fatiazinhas.
ainda por cima com essa canela.
Tás a arranjar maneira de ter que fazer outra "omolete" lol.

Bom domingo

Leonor de Sousa Bastos disse...

Ameixinha,

A minha avó também fazia imensas vezes este bolo em aniversários! :)
Compreendo perfeitamente o porquê desse pedido da tua mami...o bolo é tão fofo que se desfaz na boca!Adoro!

Espero que o aniversário tenha sido maravilhoso e que para o ano haja um 3º colchão de noiva!:)

Beijo!

Cláudia Marques disse...

Que me lembre nunca comi esse "colchão", mas o aspecto é excelente, e parece-me um bolo de aniversário clássico (ou seja, bom!).
E o coração de canela está perfeito! :)
bjs

justme disse...

Lá se vai a minha dieta, vim descansar dos profiteroles e tu "mandas-me" com o colchão. Só de olhar já engordei (também comi uns camarões, receita da nossa Cozinha com a Anna que não ajudam, mas faz-se o que se pode), pena não poder tirar uma fatia, com o creme custard nunca provei, mas deve ficar bom. Beijocas, 'miga.

Claudia Lima disse...

Ficou ótimo! Ela deve ter adorado.
Outro dia fiz o creme custard. WOW! Como fica amrelinho. É muito interessante.
Bjs e parabéns a mamãe pelo aniversário! :)

Mangia che te fa bene disse...

Ameixa,
que coisa mais linda, nesta versão e na outra! Adorei o nome!
Vou experimentar e parabéns para sua mãe!
Um beijo e ótima semana!

Lourdes Sabioni disse...

Parabéns para tua mãezinha! Esse coraçãozinho de canela foi uma declaração de amor para ela? Ficou lindo!!!
Ótima semana e muitos beijos.

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Uma fatia por favor???

bjsssssssssss

Carina disse...

Mas que belo bolo de aniversário!!!!
Não me admira que a tua mãe te tivesse pedido novamente!!!!
A decoração ficou um mimo!!!!

Beijinhos :)

Paladares da Isa disse...

Não me importava nada de ter agora um colchão desses há minha frente, não para dormir, mas para comer ;)

Bjoca

Erva Doce e Canela disse...

Fiz este bolo há pouco tempo e desapareceu em 2 dias! É excelente!

Bjcs

Paula disse...

ola adorei o bolo esta com um aspecto divino.
boa semana para ti tb.
bjs

anna disse...

Eu também queria 1 bolinho destes para mim, mesmo sem fazer anos...
Beijinhos.

ameixa seca disse...

Marina, o bolo é do dia 15, já não há nada para ninguém há muito tempo :)
Kombi, Amélia, R.correia, Isabelocas, Carina, Isa, Ana, Kikas, obrigada :)
Ana, a fécula dá-lhe uma fofura óptima :)
Abóbora, omeletes dessas são sempre bem vindas :)
Leonor, é mesmo isso. É tão fofo que parece que se desfaz na boca :) Obrigada!
Cláudia M., tens que fazer :)
Justme, tu não precisas de dieta :)
Claudia, agora podes fazer toda as receitas que levam a farinha custard. Aproveita bem :)
Verena, espero que gostes :)
Lourdes, amor verdadeiro :)
Anita, só se for virtual :)
Anna, é só fazer :)

Aproveita também para dizer que este bolo está publicado para votação num concurso do Tigela de Yakissoba. Quem tiver gostado e quiser votar, aceda aqui http://tigeladeyakissoba.blogspot.com/

Helena disse...

Ameixinha
A tua mãe sabe o que é bom...esse bolo é maravilhoso,fofinho...
Ficou bonito com essa decoração.
Boa semana!

a Trofa tem cozinheira disse...

O teu bolo esta mto lindoooooooooooooooooooo!!! e eu que ja comi varias vezes sei que é MUITOOOOOOOOOOOO BOMMMMMMMMMMMM!!!!

ameixa seca disse...

Canela e Bombokita, obrigada :)

Rachel disse...

Ameixinha, quisera eu ter minha mãe por perto para poder confeitar um bolo para ela, faz muitos anos que ela está junto de Deus e a saudade é enorme.
Sua mãe deve adorar tamanho carinho!
Parabéns para as duas!
Bjuss!!!

Susana Antunes disse...

Na realidade nunca experimentei com fécula de batata....deve ser delicioso....
Quanto ao recheio esse é quase sempre....é que tenho uns manos e um marido muito gulosos...que estão sempre a perguntar "O que temos para sobremesa...?"
Beijinhos desde Girona e boa semana...

Baú da Conceição disse...

Ameixinha, Parabens atrasados para a tua mãe, quanto ao bolo, simplesmente delicioso.
Beijinhos

Isabel Seabra disse...

Assim de repente comecei a imaginar uma noiva deitada neste colchão...foi o que as minhas amigas me fizeram no dia do meu casamento...fui literalmente lambuzada com doce de ovos ...

A tua mãe tem bom gosto...

"Manjares da Manu" disse...

Lindo bolo!!!

Bjs...E uma ótima semana!!!

Isabel (pipoka) disse...

Não sei porquê mas embirro com o nome desse bolo, no entanto, parece-me ser delicioso, e um nome irritante não é impeditivo de o fazer ;-)

beijocas

Isabel disse...

Que bela prenda que deste à tua mãe, o bolo ficou muito bonito!
Parabéns à tua mãe e à excelente boleira que ela tem como filha :)

Ana Rita disse...

Bué bué bué bom :) quero uma fatia :)

Beijocas amiga e boa semana ***

SoraiaSilva disse...

Além de muito apetitoso parece-me super fofinho!!
Adoooooooooooooro este bolinho :p
Beijinhos*

ameixa seca disse...

Rachel, lamento. Por isso que temos que aproveitar bem o tempo em que temos as mães por perto :)
Família Antunes, tens que fazer, eles vão gostar!!! Boa viagem e boa semana :)
Conceição, Manu, obrigada :)
Borboleta, doce de ovos aproveita-se sempre e, se for para ser lambida por um gajo todo bom, ainda sabe melhor :)
Pipoka, também acho que devia ter outro nome mas a tradição é assim :)
Isabel, a minha mãe é um zero em doces. Só sabe fazer pudim de laranja e leite creme he he Eu tive mesmo que aprender a fazer bolos :)
Titó, também comia uma mas já não há :)
Soraia, não há quem não goste :)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que bom que tua mae pediu este maravilhoso no seu aniversario, é um espetaculo! Parece bem molhado e macio, hummmmmmmmmm....
Feliz aniversario para tua mae!
Abraços fraternais
Léia

Unknown disse...

Ate eu me deitava nesse colchao, lol! O bolo ficou lindo e a cobertura um must, devia estar uma maravilha. Por acaso nunca comi colchao de noiva, mas o teu abriu-me o apetite.

Bjs e boa semana

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha eu dormia um dia todo! ficou lindo um beijinho...

Unknown disse...

Ui q belo colchaozito ;)

Bjs

http://www.danigarlet.com.br disse...

aiiiii q tudooooooo
q agua na boca menina do ceu!!!!
;)

quero ir pra cozinha!!!!!

Salsa Verde disse...

Olá linda,
Já me fartei de rir com o teu comentário (ehehe)...
Não, o brownie não nos fez mal, aliás, fez mal à minha anca mas de resto e MARAVILHOSO, tal como este bolo o deve ser, pois tem um aspecto divino e a canela é mesmo o toque que adoro...
Esta semana vou tratar daquele assunto porque fui de fim de semana e daí nem ter actualizado o blog nem ter dito mais nada, mas assim que tiver novidades aviso, tá?
Beijinhos,
Lia.

turbolenta disse...

Mesmo atrasados parabéns à mãe. E se ela quis repetir a receita do bolo do ano passado, ela lá sabe porquê. E contra factos não há argumentos<: é porque ele deve ser mesmo muito bom. Pelo menos é bem melhor que a maior parte dos de compra, pois uma grande parte das pastelarias nem ovos utilizam na sua confecção. ESte tem ovos e...canela.Uma maravilha!
bjs

Smas disse...

Até tenho ali uma caixa de fécula de batata a precisar de ser usada...
Bjs

argas disse...

Esse bolo deve ser tão bom...nunca o fiz, pedem sempre bolos e chocolate :| Está lindo! bjinhos

welze disse...

meu pai, nosso querido morruga, adorava um bolo assim, que a gente chamava de bolo de fécula. adorei a lembrança

MARIA disse...

Amiga que bolo maravilhoso!!! um beijo:))

Amélia Batista disse...

Pois eu já o conhecia do teu post anterior e já o fiz e posso assegurar que é optimo. Uma delicia.
Agora só não o recomendo é como colchão para uma noiva!
Beijinho amiga, e obrigado pelas ideiasque nos vais deixando.
Boa semana

Sandra G disse...

Parabéns á mãe!!!
Esse bolo é muito bom, a tua mãe escolheu muito bem.
Ficou lindo.

Bjs

Fátima disse...

Ainda não conhecia esse bolo Ameixinha, vou seguir sua recomendação. :D

ameixa seca disse...

Léia, não é molhado mas é muito macio. Delicioso :)
Cacahuete, tens que experimentar :)
Natércia, Carlinha, Dani, Manuela, Sandra G, obrigada :)
Lia, como não publicaste mais nada, até achei que vos tinha feito mal he he Afinal tiraste 1 semana de férias. Fizeste muito bem :)
Turbolenta, e fica ainda melhor que os de pastelaria. Há anos que não compro bolos nas pastelarias :)
Smas, força nisso :)
Argas, a minha mãe não gosta de bolo de chocolate, prefere mil vezes este :)
Welze, boas lembranças fazem bem à alma ;)
AB, parece-me a mim que a noiva prefere outro tipo de colchão he he
Fátima, experimenta que vais gostar :)

Carolina Macedo disse...

Tens um miminho no meu blog!
Beijocas e boa semana*

Tânia disse...

Gosto de bolos com fécula de batata...acho que ficam bem fofinhos mesmo.
Bjinhos

Noémia disse...

Sempre achei piada ao nome deste bolo.Colchão de noiva!
Por ser fofo? Apetecível?
O teu ficou um espectáculo, ainda bem porque a mamã merece. Parabéns atrasados e um beijo para ela! :)

Cininha disse...

É um bolo famoso e delicioso, adoro ele, já fiz também para o meu aniversário um ano destes .-)
ficou bem bonito.
P.S. não sei é o que é que o amarelo tem a ver com desespero, é a cor mais alegre da paleta cromática :-)
bjs e parabens á mamã

♥ mesa para 4 disse...

Eu acho que a tua mãe a pedir tanta vez esse bolo hummm...e com esse nome sugestivo esta-te a querer dizer algo hehe que bonito ficou, um beijinho grande para a tua mãe hoje não mando para ti hi hi

Carlota e a Turmalina disse...

Ficou lindo e com muita canela, do jeito que eu gosto...
Bjossssss

saltapocinhas disse...

Vim aqui atrás do título! Mnhaaam!
não queres adoptar-me no meu aniversário??

Romy Almeida disse...

Adoro esse bolo... é fantástico e o teu ficou lindo e delicioso :-D

Bjokas

ameixa seca disse...

Cuca, já lá passei. Obrigada :)
Tânia, ficam super fofinhos :)
Noémia, não sei porque se chama assim, mas tem a maciez dos teus colchões he he
Alcina, não gosto nada de amarelo :)
Samma, achas que ela quer que eu fique noiva? Naaaa, a minha mãe quer o melhor pra mim he he
Turmalina, Romy, obrigada :)
Saltapocinhas, és sempre livre para aparecer :)

Ana Powell disse...

Fico sempre fascinada com esta receita.
Parabéns, captas-te o momento excelentemente bem.
Uma delicia x

Elisabete disse...

Que bolo mgnífico. Também já fiz mas estava no Norte, não tirei fotos e ainda não voltei a fazer. é um bolo fabuloso e o teu ficou magnífico.

ameixa seca disse...

Ana, Elisabete, obrigada :)

moranguita disse...

ameixinha eu fiz pela primeir vez o ano passado no meu aniversario e adorei este bolo.e tao bom mas tao bom.
tenho saudades e acho que farei de novo entretanto.
beijinhos

ameixa seca disse...

moranguita, também fiz a primeira vez o ano passado mas já repeti mais duas vezes :)

Mão na Massa disse...

Tenho uma amiga, que é celiaca, é alérgica ao glúten, então, para as festas de anos, ela coitada leva sempre o colchão de noiva dela (é um dos poucos bolos que pode comer!)

Mas toda a gente o adora!
O teu ficou com aspecto óptimo!

Beijinhos

ameixa seca disse...

Ana Maria, mesmo quem não é celíaco adora este bolo, tens razão :)

A Paixão da Isa disse...

belo bolo nao conhecia bjs isa

ameixa seca disse...

Isa, é muito bom :)