quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Maçanada

Devo dizer que adorei o nome :)
Se com marmelo se faz marmelada, com maçãs faz-se maçanada!

Como já tinha dito aqui, tive acesso a algumas maçãs caseiras e aproveitei para fazer outra compota com elas. Desta vez, inspirei-me n' O Livro de Pantagruel e saiu esta compota maravilhosa. Queria que tivesse ficado com uma consistência mais durinha, para que pudesse cortar à faca, mas não consegui. É que tenho a mania de usar menos açúcar e também, por já estar farta de estar como bruxa de volta do caldeirão a mexer a maçanada! Que maçada :)
Foi com a maçanada que servi as panquecas de maçã.

Ingredientes:
1 kg de maçãs-reinetas descascadas e descaroladas (usei outra variedade)
1 kg de açúcar (usei cerca de 600 gramas)
1 limão pequeno, raspa e sumo
1 pau de canela

Cozem-se as maçãs em pouca água, escorrem-se e passam-se pelo passe-vite (usei a varinha). Ferve-se a água da cozedura com o açúcar e o pau de canela até ponto de fio*, juntam-se o polme da maçã, a raspa e o sumo de limão e deixa-se fervinhar em lume lento até descobrir o fundo do tacho.

Como é natural, O Livro de Pantagruel não dá muitas indicações quanto ao tempo ou ao que fazer depois de estar a receita pronta. É um pouco impreciso! Coloquei a maçanada ainda quente em tigelas e tapei com rodelas de papel vegetal. Conserva-se muito bem mas acho que fica ainda melhor em frascos tapados.

Gostei muito do toque do limão, dá-lhe um sabor mais refrescante.

*Ponto de fio: Colocando uma gotinha de calda entre o polegar e o indicador humedecidos em água fria, unindo-os e afastando-os repetidamente, forma-se entre ambos um pequeno fio; 25 a 28º no pesa-xaropes (é um densímetro que se utiliza para densidades superiores à água).


A Paula e a Manu ofereceram-me este selinho com uns nenúfares fofinhos!
Pelos vistos, vinha acompanhado de uma espécie de inquérito acerca daquilo que nos apaixona na vida em relação a:

Internet: pesquisas, comunicar com amigos e familiares que estão longe, ver programação e instituto de meteorologia (páginas mais visitada), blogs e mais uma série de coisas.

Pessoas: os sorrisos sinceros, cheirinho agradável (mas não intenso ao ponto de intoxicar meio mundo), simpatia, honestidade, alegria (mas nada em demasia, que ser-se demasiado feliz é estranho he he), gosto de pessoas que gostam de animais, com educação e histórias de vida interessantes.

Vestuário: gosto de casacos e meias/collants

Cosméticos: cremes hidratantes, lápis, sombras e perfumes

Comida: é que nem começo. Não vale a pena!!!

Hobbies: ler, caminhar, jardinagem, ver tv.

A Manu também me ofereceu este! Acho que não tenho que responder a nada :)


Obrigada e, adiantando-me, boa sexta-feira e bom fim de semana!

66 comentários:

Cláudia Marques disse...

Foste tu que inventaste o nome, ou no livro chama-se mesmo maçanada? Realmente o nome é engraçado.

Está com um aspecto delicioso, para mim pode ser com bolachas de água e sal. :)

bjs

Margarida disse...

Quem tem Bimby não tem essa maçada de mexer os doces ao lume..eheehhh
Mas podes sempre fazer na mfp..
Como boa apreciadora tanto de doces como de maçã ia adorar concerteza esta maçanada. Lá terei que experimentar.. :)
beijinhos

Susana Gomes disse...

Que maçada não ter aqui essa maçanada!
:)
A cor está liiiinda.

Beijinhos.

Lourdes Sabioni disse...

Essa compota de maçãs já experimentei e é muito muito boa mesmo!
Agora o nome maçanada eu não conhecia...Escreva para algum escritor de dicionários para que eles incluam a sua invenção!!!
Ótimo fim de semana e bjs sabor maçã!!!

sushibaby disse...

Pode não ter saído exactamente como querias mas ficou com óptimo aspecto.
Beijinhos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Deve ser um doce bem delicado. Gostei.
bjs

Paladares da Isa disse...

Deixei escapar as panquecas, mas não deixei escapar este docinho maravilhoso ;)

Acho que foi o casamento perfeito;)

Bjocas

Anónimo disse...

O aspecto convida a passar a colher!
Uma maçanada bem o meu gosto!:)

Marly disse...

Essa maçanada (está mais do que correto esse nome, ora, pois!)com canela deve ficar saborosa!
Quando faço as minhas geléias (cuja medida do açúcar é metade da da fruta), eu não fico mexendo não! abaixo o fogo e só ocasionalmente vou lá dar uma espiada, para que não queime. Mas esse teu doce, com medida diferente, talvez não permita essa
'mamata'.
Ah, sim, antes que me esqueça: Eu coloco limão nas minhas geléias para realçar o sabor da fruta. Quando se trata de maçãs, ponho limão nelas praticamente em tudo que faço!

Beijinho, boa sexta e bom fim de semana!

Manuela L. disse...

Q delicia!
bjs

Unknown disse...

O nome é brutal! Tenho de experimentar a maçanada, para minha sorte não vai ser uma maçada pois a bimby, vai maçanar as maças por mim, lol!

Bjs

akombi disse...

gostei bastante, e o aspecto tb é mto inspirador, então para comer á colherada nham nham.....e o limão hummmm adoro limão, depois do chocolate.

carmencita disse...

Maçãs com um toque de limão ficam mesmo muito saborosa, assim mais molinhas ficam divinas pra rechear também, já pensou? delícia!Bjs

ameixa seca disse...

Cláudia M., não iria conseguir inventar um nome tão giro. Vem mesmo no livro :)
Margarida, na MFP tinha que fazer vários ciclos e não me apetecia :) Até porque acho que não ia ficar com consistência de cortar à colher.
Gasparzinha, fica clarinha e muito boa :)
Lourdes, não é minha invenção. Vem mesmo no livro :)
Sushibaby, mas ficou óptima para barrar as torradas que eu tanto gosto :)
Heloísa, ficou bom sim :)
Isa, ficou muito bom por cima das panquecas :)
Mary, ainda hoje lhe passei a colher :)
Marly, notei mais o limão do que a canela. O limão fica mais pronunciado mas a canela está lá :)
Manuela L, obrigada :)
Cacahuete, experimenta que vais gostar :)
Kombi, também deve combinar super bem com panquecas de chocolate he he Boa ideia!!!
Carmencita, fica excelente para rechear um rolo/rocambole. Claro que pensei mas ainda não fiz :)

Sandra G disse...

Ameixinha,maçanada, gostei do nome bem original.
Pois é a bimby tem essa vantagem, não precisamos de estar a mexer o panelão ;).
Eu vou adorar esa maravilha

Bjs

Fabiana disse...

Eu sou muito gulosa mesmo..rs..rs..
Sempre quando vejo a foto de uma receita, já penso em alguma coisa para acompanhar...rs...rs..
Olhando para essa sua maçanada, já imaginei sob um deliciosa torrada....nham nham...
bjs

Claudia Lima disse...

A geléia ficou com aspecto excelente!
Feito em casa é sempre muito mais saboroso.
Eu tb sempre diminuo o açúcar das receitas. Algumas possuem quantidades absurdas.
Bjs :)

saltapocinhas disse...

eu fiquei apaixonada foi pelas panquecas...
o doce de maçã a acompanhar tem mesmo de ser ou são boas sem nada?

bjs

Noémia disse...

Oh vizinha, maço?
Entre num maçanada!
Linda palavra. Não é tão linda como o doce da foto. Está mesmo com muito bom aspecto! É pena eu já não ter maçãs! :)

Álbum da Cozinha disse...

Olá Ameixa,
Faça o que fizer, tudo fica com a cara de muito bom.
Confesso que não fiz o doce de cenoura BUT a dona da revista me garantiu que o fez e q ficou ótimo.
Para você, também, um excelente findi.
Grande abraço

ameixa seca disse...

Sandra G, se fizeres na bimby depois diz como ficou :)
Fabiana, tenho comido nas torradas. Fica muito bom :)
Cláudia, o maior problema é que não gosto de doces muito doces porque enjoam-me depressa, então diminuo sempre o açúcar :)
Saltapocinhas, podes servir sem nada mas sugiro, pelo menos, uma pitadinha de açúcar e canela por cima das panquecas :)
Noémia, não maças nada, já sabes :) Belos trocadilhos he he
Noah, obrigada :)

Pauli disse...

Nunca comi doce de maçã, maçanada então nem se fala! rsrsrs
Deve ser muito bom!
Bjos

www.culinariasaborecor.com disse...

O nome faz juz, e essa compota de maça eu ja fiz, é uma delícia. beijinhos

Isabel disse...

Ai que maçanada tão apetitosa! O crepe com essa compota deve ficar mesmo delicioso. Já me deste ideias para uma sobremesa :)
Bjs

Karla disse...

Olá olá :P
esta é boa para mim...pq não gosto de marmelada.

beijinhos

Anónimo disse...

Adorei a sugestão linda :D
Adoro marmelada de maça e tenho aqui uma senhora q costumar dar a minha mãe e é óptima, fica durinha como a marmelada...
Parabéns pelos selinhos!
Beijinhos e um óptimo fim de semana**

Mangia che te fa bene disse...

Deve ser muito saborosa a maçanada! O nome é ótimo e a cor é linda! Um beijo e ótimo final de semana!

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha ficou uma boa maçanada com tu bem dizes...beijinho e bom fim de semana.

ameixa seca disse...

Pauli, tens que experimentar, é muito bom :)
Suely, ainda bem que corroboras a minha opinião :)
Isabel, ai sim? Então depois mostra o que vai sair da tua cozinha :)
Karla, é muito boa :)
Marlene, a minha não ficou durinha mas ficou muito boa. Mas também prefiro a durinha :)
Verena, muito obrigada e para ti também :)
Natércia, muito obrigada :)

micas disse...

ah que delicia!!
me deste uma optima ideia, pois eu tb tenho imensas maçãs, e não sei o que fazer com elas...
será que tambem dá para fazer a maçanada com bravo esmolfe???
foi mesmo na hora certa, genial, obrigada,ihihih
beijinhos e bom fim de semana

Iliane disse...

adorei o nome.. e doce de maçã é muito bom.. otimo com sorvete..para rechear bolo..bela dica..bjus

bio_geo_esds@ disse...

A cor está linda, apetece comer.

Já em tempos fiz marmelada de maçã, agora não teno feito. Na altura lembro-me que ficou dura, não tanto quanto marmelada, mas cortava-se. As maçãs reinetas verdes acho que ajudam e como são mais acres precisam mais de açúcar o que contribui para o ponto mais duro.

Cinha disse...

Digo-te, deve ser uma maçada comer essa maçanada!!!!
Ficou com uma cor deliciosa!!
Beijinhos grandes e bom fim de semana.

Abóbora Amarelinha disse...

Sai um maço de notas, para deixar de ser uma maçada, não ter maça para comprar as maçãs para as maçanadas, e as maças para fazer as sopas de maça.
estou a maçar? ou nem por isso?
lol lol
Nunca fiz doce nenhum, além...da marmelada, mas já pensei fazer a maçanada, aliás uma vez fiz "melaozada" e não gostei, ou então não soube fazer (o que não é de espantar)
Minha bruxinha eu já deixei de ser bruxa há volta do caldeirão há muitas épocas marmelais, cozo-os na panela de pressão, já com o açucar e muito pouca agua...
Essa coisa do: e mexe...remeche, já era

Pahhhhh, beijos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Ameixinha,
Também fiz outro dia, e a minha ficou de cortar à faca como a marmelada, mas acho que tem a ver com a quantidade de açúcar e o tempo de cozedura. É muito agradável, e já agora "perada" também é fixe hehehe
Beijocas e bom fim de semana

Cininha disse...

Também gostei do nome, maçanada é bem engraçado :-) o aspecto puxa mesmo é para comer á colher hehe
bjs

Ana Prazeres disse...

Acho a palavra maçanada o máximo!

Isso com as panquecas que comi hoje ao pequeno-almoço, vou-te dizer...

Beijo

Abóbora Amarelinha disse...

Pahhh! esqueci-me!
descascada e descarolada?!?!
As maças têm carola?
Não fazia ideia!!!
É só para não dizeres que leio atravessado, fica sabendo que leio as tuas coisinhas com muita atenção. tà?

Unknown disse...

Ameixinha, de certeza que ficou uma delica...já comia com umas tostinhas. Beijinhos e bom fim de semana.

Unknown disse...

Realmente q nome original HEHEHE...

Bjs

MARIA disse...

Ameixa ficou uma maravilha!!!beijinho:))

disse...

Via a foto e comecei a salivar. Huuuuummmm... Deve ter ficado uma delícia.

Bjo

Mónica Pinto disse...

Parece-me muito boa a tua maçanada, ficou com uma cor linda!
Bjs e bom fim de semana.

"Manjares da Manu" disse...

Quando vi este nome fiquei sem saber o que é!!!Depois lendo aí sim!!
Gostei deste nome!!!E mais ainda do doce!!!

Bjs... Bom fim de semana!!!

Smas disse...

Eh eh eh
só mesmo tu!
Adorei o nome, eu chamaria marmelada de maçã :)
Mas eu já comia, e com panquecas ainda melhor
Bjs

Su7i disse...

Com o tempo assim, apetece mesmo compota de inverno. A de maçã não é das minhas preferidas, mas que esta tua maçanada tem um aspecto delicioso, lá isso tem! Bjs

ameixa seca disse...

Micas, acho que sim. Eu não fiz com reineta e ficou bom :)
Iliane, fica bom no rocambole :)
Renato, pois deve ser isso. Mas tenho sempre tendência a diminuir o açúcar :)
Cinha, não é maçada nenhuma, pelo contrário :)
Bóbora, entendi-te perfeitamente :) Não maças nada! A PP é uma boa aliada na cozinha! Para mim é descaroçar mas no livro diz descarolar e eu pus igual :)
Moira, perada também não deve ser nada mau :)
Alcina, não consigo comer doces à colher mas no pão é uma maravilha :)
Anette, iam ficar umas panquecas ainda melhores :)
Sónia, Carlinha, Manuela, Má, Mónica, Manu, obrigada :)
Smas, a culpa não é minha. Nunca tinha ouvido este nome mas achei fantabulástico :)
Suzi, faço compota das frutas que tenho em excesso. É uma bela maneira de as aproveitar :)

welze disse...

sua maçanada está linda.Com uma torradinha, é tudo de bom.

Salsa Verde disse...

Olá,
O nome está muito bem pensado e o aspecto...
Yummy Yummy!!
Beijinhos e bom fim de semana,
Lia.

disse...

mas que belo aspecto... ficou mesmo fabuloso. apetitosoooo

Amélia Batista disse...

Gostei especialmente do nome: maçanada, sim senhor tem toda a lógica. Sabes que no meu também estive para por um pauzinho de canela mas como eu não gosto muito de canela, evitei. A minha macanada ficou mais apurada, daí mais escura!
Beijinho e bom fim de semana

ameixa seca disse...

Welze, Lia, Jú, obrigada :)
AB, para a próxima deixo a minha colar-se ao tacho he he

Unknown disse...

Adorei o nome " maçanada",rsrsrs.
tentarei fazer aqui em casa, o problema será colocar menos açúcar e conseguir o ponto certo do doce.


Obrigada pelo comentário que fez em meu blog sobre o sorteio do livro! Com certeza postarei muitas receitas e dicas do livro.

Beijos e ótimo fim de semana.

RUTE disse...

Marmelada de banana, bananada de goiaba, goiabada de marmelo, sitio do picapau amarelo...

Aqui é mais... maçanada de reineta :)) também adorei o nome e a originalidade.

Susana Antunes disse...

Sem dúvida que tem uma textura suave e um aspecto delicioso....
E com este tempo vem mesmo a calhar...
Beijinhos e bom fim de semana....

conceicao disse...

Adorei o nome. É muito bom cá em casa também faço.
Bjs

Isabelocas disse...

Que maravilha, ficou com uma linda cor, quando faço doce de maça o meu fica mais escuro.
Bjs

ameixa seca disse...

Ana, pra ficar o ponto certo tens que colocar 1 kg de açúcar mas, para mim, fica demasiado doce e não consigo comer :)
Rute, Família Antunes, Conceição, obrigada :)
Isabelocas, o meu também deveria ter ficado mas ficou pouco bronzeado :)

Salsa Verde disse...

Olá linda,
Obrigada pela sugestão, já corrigi mas é que há produtos que é mesmo difícil traduzir e entre eles estão o Golden Syrup, o Maple Syrup e o Black Treacle. Tenho uma receita fantástica para publicar, mas leva o black treacle e estou a ver se consigo a tradução para estes produtos.
Beijinhos e obrigada de novo,
Lia.

ameixa seca disse...

Lia, eu sei que há. Acontece-me muitas vezes quando traduzo as receitas inglesas he he Black treacle não é parecido com melaço? Acho que é qualquer coisa do género :)

a Trofa tem cozinheira disse...

o nome é bem giro sim!!! e tem um aspectooooooooo do melhor!!! UAU!! adorei!

ameixa seca disse...

Bombokita, obrigada :)

cucchiaiopieno.com.br disse...

Hehehe, adorei a logica da marmelada - maçanada! E pelo jeito ficou tao boa como a marmelada que amo.
Um abraço
Léia

ameixa seca disse...

Léia, ficou boa sim :) Obrigada!

Sónia disse...

Gostei bastante desta adaptação livre :) A maçanada tem um aspecto delicioso e combinada com panquecas de maçã... Que ideia excelente!
E porque este blogue é abundante em excelentes sugestões, deixei no meu um "doce" para ti.

ameixa seca disse...

Sónia, muito obrigada pelo comentário e pelo "doce" :)