terça-feira, 3 de novembro de 2009

Brownie de chá verde e chocolate


Apesar de viver rodeada de pintores, não entendo nada de arte mas, olhando para a foto acima fico com a sensação que até parece uma pintura um tanto ao quanto, aquelas pinturas que olhamos e não sabemos o que é. Por momentos, até consigo ver Guernica neste brownie :) Uma Guernica pacífica e docinha!!!
Mas isso sou eu, que tenho as vistinhas miúpes e a minha cabeça já não dá para muito mais!

Usei o último pózinho de matcha que a Si me enviou e, como não poderia deixar de ser, fiz esta receita dela.
Devo dizer que fechei esta saga de Matcha em grande, foi a minha primeira vez a fazer brownie e é uma receita fantástica, não tivesse ela queijo-creme que eu tanto gosto.

Por ser tão bom e ter resultado muito bem, com este brownie um tanto ao quanto artístico, brindo o Tertúlia de Sabores que está de parabéns por dois deliciosos anos de blog.
A Moira é um doce e a minha contribuição tem que ser docinha, de forma a retribuir toda a simpatia desta bloguista que tive o prazer de conhecer pessoalmente.
Agradeço-lhe a ela o convite e presto-lhe a minha sincera homenagem :)

Moira encantada, o embrulho de baixo é para ti! Espero que gostes e que continues a brindar-nos com as tuas deliciosas sugestões!



Ingredientes:
200 gr de chocolate
100 gr de manteiga/margarina
4 colheres rasas (sopa) de cacau em pó
4 ovos pequenos
160 gr de açúcar refinado
80 gr farinha de trigo

Para o creme de chá verde:
225 gr de queijo-creme/cream-cheese
80 gr de açúcar
1 ovo
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 1/2 colher (sopa) de chá verde/matcha

Aqueça o forno a 180º C.
Unte uma forma quadrada ou rectangular, forre-a com papel vegetal e volte a untar.
Pique o chocolate grosseiramente e derreta-o juntamente com a manteiga em banho maria ou no microondas.
Assim que estiver totalmente derretido misture o cacau em pó.
Bata os ovos e o açúcar durante 5 minutos.
Adicione a mistura de chocolate e cacau, misture e envolva em seguida a farinha.
Coloque o queijo-creme num recipiente e bata até estar cremoso, junte o açúcar e bata mais um pouco. Adicione o ovo e bata novamente por 2 minutos.
Finalmente, adicione a farinha e o matcha/chá verde, previamente peneirados. Envolva bem.
Despeje a massa de chocolate e a de matcha alternadamente e passe um palito para lhe dar um aspecto mármore.
Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos. Assim que estiver cozido retire do forno e deixe arrefecer coberto por um pano durante 10 minutos, antes de desenformar.
Corte os brownies apenas quando a massa estiver completamente fria.

Quem não tiver chá verde ou matcha, pode colocar corante, extracto de baunilha ou outro a gosto. Acho que também resulta muito bem!

Quero também lançar um desafio, que tal passarem no blog da Moira, escolher uma receita dela e publicá-la no vosso blog no dia 20 de Novembro? É o dia do blogoniversário do Tertúlia! Seria muito giro e estou a pensar fazer o mesmo quando o Canela Moída completar 2 anos :)

Podem ver a minha sugestão no Tertúlia de Sabores, clicando aqui. Garanto que lá está muito mais bonito :)

88 comentários:

Simone Izumi disse...

Ameixinha você é fantástica!!!
Que bela saga e homenagem ao matchá tu fizeste!Adorei tudo e imagino como tudo ficou delicioso...
Agora quem comprou um pacotinho sou eu...rsss e inspirada em vc, vou começar a por as minhas asinhas de fora.;D
bjocas,
si

Claudia Lima disse...

Ameixinha este brownie ficou realmente muito bonito. Uma verdadeira obra de arte, sem falar que parece ultra fofinho!
Bjs :)

Tati - Panelaterapia disse...

É a receita mais linda de brownie que eu já vi! Ficou maravilhoso!!!

Bjs

Dani Bros disse...

Fabuloso ameixinha, ficou muito lindo!

K disse...

Uma verdadeira obra de arte, a cozinha da ameixinha é mesmo fantástica
Beijo

conceicao disse...

Ficou bem bonito.
Bjs

Kláudinha disse...

que maravilhaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

sushibaby disse...

Ficou lindo esse brownie mas a mim parece mais um quadro de Dali.
Deve ser uma delicia.
Beijinhos

Isabel disse...

Que giro, Ameixinha! Está um brownie super original. Um brownie mármore de matcha!
Muito bom.
Bjs

Anónimo disse...

Little Plum, pincelaste uma tela abstractamente deliciosa! lol
Parece uma obra de arte desenhada à mão...pudesse eu provar! :)

Susana Gomes disse...

Que giro!
Ficou mesmo uma tela. :)
Já fui espreitar no Tertúlia.

Beijinhos.

Belinha disse...

chocolate e chá verde! aiai amei!!! tenho de ver por onde anda esse matcha eheheh bjoca*

PratosdaBela disse...

Ameixa onde compras este matcha?
Queria comprar e aqui não encontro...
quanto á receita amei...
tem um aspecto divinal...
Jinhos fofos

"Manjares da Manu" disse...

Olá, eu achei linda esta sua receita!!!deve ter ficado com um sabor incrível!!!
Uma ótima semana!!!

Bjs...

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Preciso encontrar esse matcha. Seu brownie está prá lá de apetitoso.
Beijo.

Margarida disse...

Esse brownie merecia lugar de honra. Acho que o Picasso ia render-se a tamanha criação! Ficou lindo! E que melhor presente para a nossa Moira?
beijoca

Marly disse...

Pois eu, o que vejo nesse brownie é um belo desenho de folhas! Fiquei também desejosa de fazê-lo, pois de aparência ele é muito convidativo!
Beijinho

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Adorei este brownie.. ficou mesmo a parecer uma tela.. lindo.. e aposto que também é uma delicia!
beijinhos (*.*)

Sandra G disse...

Ameixinha, ficou uma obra de arte.Lindo mesmo, o contraste do verde com o castanho está demais.
Acho que a Moira vai adorar e deliciar-se.

Bjs

Mari disse...

Ameixinha, vou atrás do matchá, só para fazer este brownie... como ficou lindo!!!! =D
Adorei a idéia de escolher uma receita da Moira e postar no dia do aniversário do blog dela.. você é genial mesmo.
Bjo grande,

Mari

Abóbora Amarelinha disse...

A esta hora o picasso já deu milhares de voltas no caixão, nem que ele se pinta-se de ouro, fazia uma obra de arte dessas.
Mulher, onde é que tu te inspiras?????

akombi disse...

concordo, está mesmo com um aspecto artistico, e muito delicioso tb.

tenho que me render e exprimentar essa tal "matcha", as tuas receitas são mesmo uma tentação.

Fátima disse...

Diferente, mas com certeza delicioso! fico só imaginando como deve ser gostoso, um dia quem sabe eu vou experimentar essa matchá!!!

ameixa seca disse...

Obrigada a todas! É de facto um brownie delicioso, não tivesse ele vindo do Chocolatria :) Também foi a Simone que me enviou o Matcha do Brasil, aqui nunca encontrei. Já agora, respondendo à Bóbora... inspiro-me e expiro-me he he É a única maneira de sobreviver ;)

Gina disse...

Pintura ou teste de Rorschach, seja lá o que for, ficou espetacular!
Bjs.

Salsa Verde disse...

HUUUMMMM que aspecto maravilhoso!! Esta tenho de experimentar, até porque tenho aqui um amigo escocês que adora brownies e vai amar este, de certeza!!
Beijinhos,
LIa.

Salsa Verde disse...

Só uma coisinha...
O que é o matcha? Desculpa a ignorância...
Lia.

Nani disse...

Você disse tudo, parece obra de arte mesmo!
Beijos e ótima semana!

Fabiana disse...

Ameixa,
Que lindo ficou o seu brownie!!!
Perfeito!
é de ficar admirando por horas....
Também deve estar delicioso!
bjs

Paladares da Isa disse...

Uma obra de arte a dobrar ;)
Melhor não podia ser!!!

Bjocas

Cinha disse...

Tens toda a razão terminaste mesmo em beleza!!!
Ficou tão lindo!!
Beijinhos grandes.

RUTE disse...

Que obra de arte!! Parece um quadro!!

Xico! Desta vez deixaste-me de boca aberta com a apresentação do bolo todo trabalhado em cima.

De boca aberta a ver se me tocava alguma coisa :(((

♥ mesa para 4 disse...

Se eu pudesse matchava já uma fatia ...ou duas :D , mesmo bonito .*

Unknown disse...

Bem,
Fiquei sem palavras...
Q delicia...

bjs

Unknown disse...

Tem um presentinho para vc no meu blog. Bjs!

Unknown disse...

Ja somos 2...Eu tambem nao pesco nada de arte. Mas realmente a primeira foto dava um belo quadro, os entendidos em arte ja se podiam inspirar no teu brownie para fazer obras primas. Ficou lindo o contraste do verde com o castanha. Tenho de ver se arranjo matcha.

Bjs

welze disse...

sou mais a sua Guernica que a do mestre Picasso

Romy Almeida disse...

Que lindo!!! O aspecto desses brownies deixaram-me com vontade de comer um LOL

Bjokas

A União Faz a Vida disse...

Vou fazer no fim de semana pra estreiar minha camera nova e comemorar teu aniversario aqui de longe.
:)
Pode ser?
Beijo

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

Já descobri como vou substituir o chá verde. Tinha uma caixinha de chá de hibisco liofilizado ali escondida no armário, acho que serve para este fim. Vamos lá ver como me vou sair com a minha obra de arte hehehe
Estou ansiosa que chegue sábado para experimentar.

www.culinariasaborecor.com disse...

Que coisa mais linda os seus brownie, mais eu não sei o que seria matcha, por aqui eu nunca ouvi falar. beijinhos

Noémia disse...

Concordo contigo, parece uma pintura sim senhora. A Guernica, não sei se será, mas outra pintura qualquer abstracta, sim!
É uma linda homenagem à Moira e deve ter sido bem bom come-la porque tem muito bom aspecto e devia estar óptima!:)

ameixa seca disse...

Gina, ficou com um aspecto super interessante :)
Lia e Suely, matcha é chá verde japonês em pó :)
Naninha, Fabiana, Isa, Cinha, Rute, Samma, Carlinha, Larissa, Romy, obrigada :)
Cacahuete, acho que não está fácil encontrar matcha em Portugal. Mas tenta porque vale bem a pena :)
Welze, a minha sempre dá para comer he he
Talula, claro que sim. Espero que gostem muito! Obrigada :)
Moira, nunca provei chá de hibisco mas não deve ficar nada mal. Espero que não fique :)
Noémia, achei que seria mesmo uma boa homenagem. Obrigada :)

Cláudia Marques disse...

Ficou lindíssimo, sem dúvida.
Já pensaste em oferecer um pedaço ao Paulo Bento? Ele anda tão desconsoladinho... aposto que se animava logo.

bjs

Lau Verrengia disse...

Parece mesmo uma pintura! Achei lindo e muito diferente. Adorei a idéia.

Beijinho!

Isabelocas disse...

Que grande artista!
Ficou lindo, muito original, foi uma excelente escolha, muitos parabéns.
Bjs

Vivian disse...

Ameixinha, vc sempre inspirada pra cozinhar né?


bjks

Unknown disse...

Amiga... que coisa mais linda!!!
Deve ser uma delicia, adorei mesmo.
Beijocas grandes

Unknown disse...

Só tu! Uma grande artista Portuguesa, concerteza!

Quando é que matchas até Leiria e me puxas para a cozinha para fazer coisinhas tão boas???

Beijocas***

ameixa seca disse...

Cláudia M., o meu verde não é clubístico. A minha alma continua azul he he
Lau, Isabelocas, Micas, obrigada :)
Vivian, eu tento :)
Cenourita, está complicado mas um dia destes tratamos disso ;)

Belocas disse...

Ficou realmente muito bonito.
Não conheço esse Chá verde/matcha, mas fiquei muito curiosa...
Já espreitei a Turtúlia de Sabores. Vou aceitar o desafio.
Bjs

Lu - Uma Casa no Norte disse...

Estes brownies estão simplesmente divinais!!! Que aspecto!
Beijinhos

Maria Vitamina disse...

O resultado final é bem giro, parece uma obra de arte com a mais-valia de ser única e deliciosa!
:)
Bjs

Cininha disse...

Tens toda a razão este brownie é de facto uma obra de arte e tal como tu consegui ver guernicas e companhia, ainda antes de ler o texto hehe
Parabens, ficou lindo.

Unknown disse...

Olá linda,
Obrigada pela resposta e por me elucidares, ehehe!!
Vou ver se arranjo, pois gostava mesmo de experimentar este brownie.
Beijinhos,
Lia.

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Uma verdadeira obra de arte!!!!!
E com certeza delicioso.
Fernanda

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que liiiiiiiiiiiiiinnndddoooooo... Realmente, usou o seu ultimo pózinho de matcha muito bem! Adorei a receita! Bjinhos Ameixinha!

carmencita disse...

Me encantei, parece pintura mesmo.Ficou lindo o efeito de cores e acredito delicioso.Espero fazer em breve. Bjss

ameixa seca disse...

Belocas, ainda bem que aceitas :)
Lu, Moonlight, Fernanda, Paula, Carmencita, obrigada :)
Alcina, ainda bem que também vês Guernica he he É que percebes de pintura e afinal eu não devo estar assim tão louca :)
Lia, se não encontrares aromatiza com algo do teu agrado :)

Tânia disse...

Que coisinha mais linda! Como disse - uma pintura!
beijinhos

Lourdes Sabioni disse...

Ameixa que pena não ter as conchonas por aí...Na verdade eu prefiro o recheio de espinafre com ricota bem temperada mas os filhos gostam desse. Acho um pouco enjoativo e só aguento comer um...
Bjs

Pierre Corneille disse...

Nossa, que idéia original! Adorei. Vou experimentar uma hora dessas.

argas disse...

Está lindo! Bem artístico! bjinho

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Dizer o que hein amiga??? mais uma vez a receita ótima e as fotos nota 10.

Pareec ser repetitivo, mas tu arrasa na cozinha miga! hehehehe :)

PS.: peitolas de plásticos, são uns silicones, em forma de sutiã, que servem como adesivos para realçar e levantar os seios... deve ter por aí também... aqui já teve sua época de febre, agora ta mais comum e bem mais barato1 ;)

Mary disse...

Olá,Canelinha,
Ficaram lindos esses brownie.
parece uma pintura do famoso "Picasso" :) lindos e devem ser deliciosos.


bjinhos

Sandra disse...

Estou fascinada com a tua obra e atravessada porque ainda não consegui encontrar esse matcha...
Gostei da tua ideia em fazermos uma receita da moura, até porque já ando à uns tempos para fazer uma receita dela e uma tua também... :(
Bjs

dannah5 disse...

Eu nunca provei esse cha,mas sabia q vc me deu vontade? Que brownie mais tentador!!!
Semana q vem recebo uma remessa de castanhas de caju, cupuaçu, açai... vou pensar numas coisas diferentes pra fazer! :D

Tudo de bom vc!!

beijocas

Susana Antunes disse...

Realmente uma obra de arte....
E com um aspecto de comer e chorar por mais.....
Obrigado por partilhares....
Beijinhos e boa semana....

ameixa seca disse...

Tânia, Argas, Familia Antunes, obrigada :)
Lourdes, acho que comeria até sem recheio he he
Pierre, espero que gostes :)
Anita, ahhh é capaz de existir apesar de nunca ter visto esses espécimes he he Obrigada :)
Mary, também achei que há algo de Guernica por ali :)
Sandraf, acho que não é fácil encontrar matcha em Portugal. A Moira ia gostar de ver a blogosfera apresentar no dia 20 algumas das receitas do Tertúlia :)
Dannah, aí é mais fácil encontrar matcha... acho eu! Apesar de não ser um produto barato :)

Natália Eleutério disse...

Vi um padrão mais parecia ser um pano super giro para uns cortinados, tal o espanto e era o bolo, sublime, bjs.

disse...

Parece bom.

Bjo

ameixa seca disse...

Nani, essa foi gira! Pano para cortinados :)
Má, e é :)

Carlota e a Turmalina disse...

Canelinha...mas ficou linda essa sua Guernica!!!! Que bom conhecer outros dotes seus :o)
Bjoss

Adriana disse...

Lindo...eu lembrei-me de fósseis!!!
Bjo.

ameixa seca disse...

Turmalina, obrigada :)
Adriana, também lembra fósseis :)

Helena disse...

Adorei os teus brownies e ainda nao arranjei o raio do chá!

PS-Tambem tinha uns simples para participar no aniversario do Tertulia,mas hoje consegui fazer outra coisa....

ameixa seca disse...

Canela, faz sem chá :) Quero ver o que preparaste para o Tertúlia!!!

cucchiaiopieno.com.br disse...

Que lindo, parece uma obra de arte feita de brownie!
Bjos
Léia

ameixa seca disse...

Léia, obrigada :)

Marinex disse...

já a algum tempo ando a namorar estes teus bolos verdes... diz-me lá onde compras o matcha???
tenho de experimentar...

beijokas kida, aparece mais nas receitas da amizade e aproveita conhece também a gaveta das receitas que ainda é uma gavetinha mais ainda chega lá... eheheh

beijokas

ameixa seca disse...

Marina, o matcha não foi comprado. Foi oferecido e veio do Brasil. Aqui está muito difícil de encontrar, infelizmente! O tempo não dá para tudo mas vou agora ver o que tens na gaveta :)

Paulo RT disse...

Muito interessante esta textura. Muito bonito.

ameixa seca disse...

Paulo, obrigada :)

Marinex disse...

ohhh que pena... assim nao posso fazer coisas verdes... eheheh

ameixa seca disse...

Marinex, podes substituir por agrião ou espinafres. Há meninas que já fizeram isso. Vê no blog Publicar para Partilhar :)

Marinex disse...

obrigada querida vou experimentar!!!

moranguita disse...

ja tinha visto no blog da moira.
adorei esta combinaçao de cor e sabores. bela prenda

ameixa seca disse...

Marinex, experimenta e depois diz alguma coisa :)
Moranguita, obrigada :)