quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Tarte fine aux pommes

Um nome pomposo para uma tarte super simples :)
Mais uma da Nigella e mais uma que fiz para o dia do meu aniversário! Comeu-se todinha porque, nesta casa, somos fãs incondicionais de tartes de maçã, sobremesas com maçã, maçanadas, maçãs cozidas, assadas e ao natural.
Dizem que uma maçã por dia mantém o médico longe. Não tem resultado muito mas, pode piorar se deixarmos de comer, então insistimos :)

Há algo que me agrada na Nigella, a praticidade das receitas. Conheço-a apenas do livro que tenho e não da Tv. Não sei se faz caras feias e estranhas ao cozinhar, sinceramente, pouco me interessa. O importante é que eu compre o livro, consiga fazer as receitas que lá estão e que me agradem.
A minha foto é uma vergonha ao pé da do livro... mas o sabor foi excelente!
Ora aí vai :)

Ingredientes:
2 maçãs Granny Smith grandes (ou 3 pequenas)
sumo de 1 limão
1 folha de aprox. 375 g (40x23 cm) de massa folhada comprada pronta, descongelada (usei refrigerada)
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
créme fraîche para servir, se desejar

1. Pré-aqueça o forno a 220 ºC /gás 7.

2. Retire o caroço às maçãs e corte-as ao meio. Deite o sumo de limão num prato grande e raso e acrescente um pouco de água fria. Mergulhe as metades de maçã na água com limão; isto impede-as de escurecerem.

3. Estenda a folha de massa folhada num tabuleiro de ir ao forno forrado e, com as costas de uma faca ou com uma régua de metal, marque um rebordo de 1 cm a toda do rectângulo. Deve marcar esta linha na massa folhada e não cortá-la. Isto permite que este rebordo suba acima do nível de recheio.

4. Retire as metades de maçã da água com limão e seque-as. Corte cada metade em quartos e fatie cada quarto o mais fino possível: imagine bolachas finas.

5. Polvilhe a base com uma colher de açúcar. Trabalhando a partir da margem interior, coloque as fatias de maçã, sobrepondo-as, dentro dos limites do rebordo. Forme linhas direitas de maçã até a massa estar coberta.

6. Aqueça a manteiga com a restante colher de açúcar numa pequena caçarola e deixe-a ferver alguns minutos, até ficar cor de caramelo-claro. Regue as maçãs com este xarope e coloque a tarte no forno.

7. Coza durante 20-25 minutos, altura em que um rebordo de massa folhada deve ter crescido à volta das maçãs e a fruta deve estar macia e levemente alourada. Corte em quadrados ou fatias.

É algo que agrada a toda a gente, não enjoa, fica bonito na mesa, não pesa muito na balança, logo não pesa na consciência, é impossível correr mal, ou seja, tem tudo para dar certo e ser apreciado :)
Não servi com créme fraîche, porque o Outono já está fresco o suficiente. Quem quis, comeu assim e ainda lambeu os dedos. É que a tarte tem um nome fino e pomposo mas sabe bem é comer à mão, lamber os dedos e os beiços no fim... mesmo à lambão, sem frescurices à mistura ;)

91 comentários:

PratosdaBela disse...

Amei...
Jnihos fofos

Elisabete disse...

Por mim acho que a massa flhada e a maça, são mais que suficientes para dar uma bela de uma dentada nessa tua tarte, o que é impossível porque, pela tua descrição já não há nadinha.
Ficou maravilhosa, super simples, linda, maravilhosa.
Fiquei fã.

Abóbora Amarelinha disse...

já venho!

RUTE disse...

Ulálá trés chic!

Tão simples e tão fina. Vou fazer essa tarte com creme de pasteleiro por baixo da maçã laminada! Ai vou vou.

Ana Rita disse...

Muittttaaaaaaa bom :)

Beijocas amiga****

Glau disse...

A aparência ficou incrível... tem que ter paciência pra cortar os pedaços bem bonitinho e arrumar deste jeito! :) bjos querida

Margarida disse...

Olha lá que parece de pastelaria! Está perfeitissima! As fatias de maçã alinhadas na perfeição. E como esse nome "fino".. Digna de um aniversário da Ameixa!
beijinho

conceicao disse...

Cá em casa faz-se muitas vezes, por ser rápida de fazer.
Bjs

Luisa Alexandra disse...

De nome francês e tudo, muito bem!!!!!
Ficou linda!

Autora do Blog disse...

Tarte de maçã é sempre uma delicía.
Essa está muito apetecível.
A simplicidade e rapidez com que se faz é outra das mais valias.

http://asvezescozinheira.blogspot.com

Unknown disse...

Parece ser de uma simplicidade em modo de preparação e uma rapidez em modo de comer, lol...Devia estar de lamber os dedos.

Bjs

Isabel disse...

Não sei como está a da Nigella, mas a tua está linda! Eu também comia e a seguir lambia os deditos hihihi

donabimby disse...

Que linda que ficou a tua tarte.
Cá em casa tb somos fãs de tudo o q leve maçãs e das receitas da Nigella.


beijinhos

Unknown disse...

NHAMI...
Quero uma fatia se faz favor :):):):)

Bjs

sabor e saberes disse...

Estou encantada com a tarte. é linda, e gulosa.

Bjs
Teresa

sushibaby disse...

Tambem adoro tartes de maçã são uma delicia, essa esta apetitosa.
Beijinhos

*-...-* Ana Anita *-...-* disse...

Estas maçãs em camadas estão lindissimas... eu tbem gosto de tarte de maçã, pelo sabor e suavidade... a sua está apetitosa!

bjsssssssssssssss

Adriana disse...

Oi, hum, que deliciosa.Vou tentar fazer, deu água na boca, beijinho!

Tati - Panelaterapia disse...

Uma tarte simples e linda! Como tudo que a Nigella faz e como tudo que você faz!!!
Bjs

Abelha Maia disse...

Rápida, simples e uma delicia, ficou perfeita.
bjsss

Abóbora Amarelinha disse...

Ó Ameixa Maria eu já gosto de tartes de maçã, agora com massa folhada...fico fora de mim.
Apesar de ter a sensação de que estava numa aula de arquitectura, cada vez é mais perfeitinha mulher!
Mas confesso que quando li pommes, me assustei, lembrei-me de quando a minha mãe me obrigava a esfregar os joelhos com pedras pommes de tão negros que estavam.

A próxima massa folhada que se andar a passear cá por casa, já tem destino.
beijooooooooos

Heloísa Sérvulo da Cunha disse...

Ameixa,
Simples e saborosa. E como você conseguiu fatiar tão bem as maçãs? Isso é coisa de profissional!
Beijo.

ameixa seca disse...

Bela, Titó, Teresa, Sushibaby, Abelha, Obrigada :)
Elisabete, não sobrou nada para contar história :)
Rute, já vai ficar menos fina e mais grossa he he
Glau, algumas fatias de maçã foram comidas por mim porque não ficaram perfeitinhas :)
Margarida, ficou bem giro este efeito tipo linha de combate he he
Conceição, rápida e barata, nada melhor :)
Luísa, traduzindo é tarte fina de maçã, fica bem mais simples e não menos chique :)
Autora do blog, simplicidade, rapidez e custo baixo... é do melhor :)
Cacahuete, foi mesmo isso :)
Isabel, a da Nigella tem só três fileiras de maçã porque ela usou as grandes e a foto dela está mil vezes melhor que a minha :)
donabimby, obrigada pela visita e pelo comentário :)
Carlinha, já não há :)
Anita, também gostei muito desta disposição das maçãs :)
Adri, espero que gostes :)
Tatiana, gosto dessa simplicidade na Nigella :)
Bóbora, só tu para ires buscar a pedra pommmes e trazeres para comparar com uma tarte tãooo deliciosa :) A pergunta que se impõe é: que raio andavas tu a fazer de joelhos para eles ficarem tão negros hein? Não me digas que é o que eu estou a pensar!? he he
Heloísa, com uma faquinha e com muita atenção :)

Susana Gomes disse...

Eu a foto do livro não conheço, mas esta deixou-me a salivar!!

Cá em casa tb somos dos que aderimos À receita de uma maçã por dia, mas o raio do médico não me sai cá de casa! :) :) :)

Beijinhos.

Figos & Funghis disse...

Que torta linda! E que blog gostoso de ler e de ver! Parabéns!
Bjos

♥ mesa para 4 disse...

Trés chic ma chérie :D aspecto delicioso :*

Sandra G disse...

Com um nome chic, mas de uma simplicidades, dá vontade de ir para casa fazer uma igual.

Está perfeita.

Bjs

Anónimo disse...

Que delíca :D
Nós cá me casa tb adoramos tudo q leve essa frua tão boa :D
Beijinhos doces**

disse...

Também gosto muito da praticidade e das receitas de Nigella e também nunca vi o programa.

Bjo

Gina disse...

Essa torta é das minhas! Ficou lindinha.
Bjs.

Marly disse...

Essa é a típica 'tarte aux pommes' francesa; as muitas receitas variam pouco. É simples e deliciosa! A sua ficou com uma aparência tentadora, huumm.
Beijinho

Natércia Ramalho disse...

Ameixinha que maravilha de tarte...um beijinho.

TUDO QUE EU GOSTO disse...

Amei a receita, super prática.
Vou ver se compro o livro dela, pelo que vi, vale mesmo.
Beijos

Dani disse...

Adorei a receita! Tbm sou louca por maçãs.. e pelas receitas da Nigella!

Bjos

Moira - Tertúlia de Sabores disse...

A foto até está linda, não sei como é a da Nigela, mas para mim foto e tarte estão perfeitas.
Bjs

Fátima disse...

A tarte ficou realmente com aparência apetitosa e fina também Ameixinha. :D

Cláudia Marques disse...

J'ai beaucoup aimé cette tarte, elle est très jolie et très appétible :))

Mais je pense que je ne serais pas capable de couper les pommes comme ça, je couperais un doigt :))

Mais toi, tu as des doigts de fée :)))

Salsa Verde disse...

Já cá tinha estado de manhã a cuscar esta apetitosa tarte mas como não tive tempo de comentar, aproveito para comentá-la agora.
Imagino que seja mesmo de lamber os dedos...
Beijinhos,
Lia.

Lu - Uma Casa no Norte disse...

O nome é pomposo mas perfeito para o aspecto, que, ao contrário do que dizes, não acho nada mal, antes pelo contrário!
Adoro maça de todas as maneiras!!
Beijinhos

»¤Þ䵣䤫 disse...

Ameixinha, tenho o livro da Nigella em casa, sou capaz de dizer que a sua ficou ainda mais linda que a dela! Um espetáculo! Parabéns! Bjinhos

ameixa seca disse...

Gasparzinha, se for um bom médico, quando te cansares dele, manda-o pra cá que estamos a precisar he he
Fabiana, obrigada pela visita e pelo comentário :)
Samma, Gina, Natércia, Fátima, obrigada :)
Sandra G, é tão fácil que faz-se num instantinho :)
Marlene, é como aqui em casa :)
Má, mas eu não me importava nada de ver he he
Marly, acho que esta variação é das mais simples que existem :)
Tudo que eu gosto, o livro que eu tenho dela é o Nigella Express :)
Dani, já somos duas :)
Moira, é melhor nem saberes, senão a minha foto vai parecer um monstro à beira da dela :) Obrigada!
Cláudia M., é nestas alturas que dou graças por ter aprendido francês na escola. Entendi-te perfeitamente e digo-te mais: se eu não cortei um dedo, tu também não hás-de cortar. Dedos de fada não tenho, acho que sou é malfadada he he
Lia, é uma tarte que fica bem em todas as ocasiões e é óptima para quando aparecem visitas inesperadas :)
Lu, um nome chic para uma tarte simples mas muito boa :)
Paula, mentir é feio he he Obrigada!

Fabiana disse...

Ameixa,
sua torta está tão linda!
Fico imaginando a paciencia que teve para enfileirar as fatias de maçãs.
Eu assisto ao programa, mas nunca consigo anotar as receitas, porque ou eu presto atenção na televisão e vejo o passo a passo, ou fico lendo as legendas e copio as receitas.
Estou pensando em comprar o livro dela, mas não sei qual..rs..rs..
bjs

Carolina Macedo disse...

Que nome chiquérrimo de facto!! Adorei! Adora tarte folhada de maçã... Ficou linda!

Beijos**

Vivian disse...

que espetáculo de torta e muito simples msm!!!
Me perdoe por ter perdido o seu aniversário!!!
Parabéns atrasado!!!!!!!


bjks

Paula disse...

ola n podia deixar de agradecer o comentario. concordo contigo mas n deixa de ser muito duro.
esta tarte tem um aspecto mesmo tentador n importa o nome mas sim o sabor.
bjs tudo de bom

Marinex disse...

tb sou maçã dependente... adoro tudo o que leva maça... aiaiaia manda uma fatia pa mim , mandas?
beijocassssssssss

Unknown disse...

Nunca ouvi falar da Nigela, nem preciso... basta conhecer a Ameixita e deliciar-me com esta tarte só de ver a foto.

Tartes de maçã, com maçã e tudo o que leve maçã, eu estou lá, pronta a lamber o dedinho!

Romy Almeida disse...

Que tarte fantástica :-P

Ficou divinal :-P

Bjokas

Tangerina disse...

Está Linda!!! Não imaginas a admiração que eu tenho pelas pessoas que cortam assim as maças fininhas... que paciência!!

Beijinhos,
Carlota

Anónimo disse...

Little Plum, sempre que precisar de fazer uma tarte de maçã é aqui que me venho inspirar! Tens um rico arsenal de receitas, e para todos os gostos! hehehe:)

R.correia disse...

que delicia ameixinha, e muito simples.....
bj e bom fim de semana

akombi disse...

tb gosto de tudo o que tenha maçã ( e limão), e realmente esta tarte é super fácil, parece deliciosa e super chique, ficou linda atua tarte.

beijocas

Claudia Lima disse...

Ameixinha adorei esta receita!
É fácil de fazer e deve ser muito saborosa.
Eu nunca usei massa folheada antes, mas pelo visto não tem segredos.
Bjs :)

ameixa seca disse...

Fabiana, é relaxante... eu tento ser perfeitinha em tudo que faço. No final, dá-me mais gozo saber que ficou como o original :)
Cuca, também adoro :)
Vivian, ora essa!! Mais que perdoada :) Obrigada!
Kikas, duro é pouco. Nem imagino a tua situação! E como dizes, o sabor é que diz tudo :)
Marinex, quem me dera agora uma fatia para mim :)
Cenourita, obrigada por acreditares num fruto seco he he
Romy, R.correia, Kombi, obrigada :)
Tangerina, é quase uma terapia. Se queremos as coisas o mais perfeitinhas possíveis, temos que ter muita paciência e, para isto, eu tenho :)
Mary, e tenho outra pronta a ser publicada he he
Cláudia, esta massa já vem pronta a desenrolar e ficar em rectângulo como tu vês. É super fácil :)

Helena disse...

Pois deixa que te diga que a tua tarte ficou bem bonita na foto!
Quem me dera prová-la!
Beijos

Susana Antunes disse...

Ainda não experimentei cá em casa a tarte com massa folhada mas pelo aspecto e rapidez será um sucesso garantido por estes lados....
Não terei é paciência para cortar assim tão bem as maçãs...
Obrigado pela sugestão...
Beijinhos e bom fim de semana...

Raquel Alabaça disse...

Eu tb adoro maçã, tudo mesmo, até shampoo de maçã eu uso.

Bem boa esta tua tarte, é sucesso garantido.

Bjs

cucchiaiopieno.com.br disse...

Amei esta receita da tarte de maça, tem razao de nao ter sobrado nadinha!
Parabéns pelo teu aniversario, que Deus a abençoe muito e voce continue com este maravilhoso talento.
Um grande abraço
Léia

Cláudia Marques disse...

Ameixinha, eu sabia que me ias entender! :)
Olha, não sei se tens aí Jumbo (de algum tio francês), se não tiveres diz qq coisa, "je t'envoie la pâte" :)))
(preciso de treinar o meu FR...)

bjs

Mangia che te fa bene disse...

Essa torta está muito linda e deve ser incrivelmente saborosa! Adorei o fato de ser muito fácil!
Um beijo!

ameixa seca disse...

Canela, muito obrigada :)
Familia Antunes, é tão simples! Experimenta que vocês vão gostar :)
Rachel, isso é que é gostar mesmo he he
Léia, obrigada pelos parabéns :)
Cláudia M., fica do outro lado da cidade mas tenho sim. Não te preocupes que qualquer dia vou pesquisar essa "pâte" :)
Verena, nos tempos que correm as receitas fáceis são uma bela ajuda :)

Fernanda, se preferir pode ser FER disse...

Ameixa do céu!!! Que torta mais linda!!!!!!
Tenha um lindo final de semana
Bjks
Fernanda

Smas disse...

Tem um óptimo aspecto e eu só lhe acrescentava uma pitada de canela (eh eh eh) pois adoro maçã e canela :)
Bjs

welze disse...

massa folhada é um absurdo de bom com maçã então está feita a festa.

Natacha Rodrigues disse...

O nome serve na perfeição, fica com um aspecto tao perfeitinho!! E deve ser uma maravilha!

Noémia disse...

Ficou muito bonita e pela foto até parece enorme e não só as medidas que dizes. Admira-me que tenham lambido os deditos, pois, imagino! :)

ameixa seca disse...

Fernanda, obrigada e igualmente :)
Smas, eu também não resisto a acrescentar a pitada de canela mas, desta vez, pedia caramelo e eu decidi manter-me fiel à receita :)
Welze, concordo :)
Verdinha, fica muito boa mesmo :)
Noémia, olha que 40 cm é grandinha. Fiz com uma placa de massa folhada do Lidl, nem sei bem quantos cm tem depois de estendida mas é grande :)

Renata disse...

Amei a torta ameixa!!! Amamos maçã aqui em casa também!!

Sempre vejo seus comentários tão carinhosos em outros blogs, espero você lá na minha casinha!!

Beijinhos!

Pierre Corneille disse...

Eu acho esse tipo de torta simplesmente uma delícia. E que linda a sua! um beijo grande e bom fim de semana!

Carlota e a Turmalina disse...

Que pecado...do bom....
Ai..ai.ai...vou manter-me fofa e roliça desse jeito :o)
Mas nem vou mentir, vou experimentar fazê-la assim que tiver a massa folhada...rssss....
Bjosssss

ameixa seca disse...

Renata, obrigada pela visita e pelo comentário. Quando tiver oportunidade eu passo na tua casinha :)
Pierre, também acho, resulta sempre muito bem. Obrigada :)
Turmalina, experimenta que vais gostar ;)

carmencita disse...

Também adoro tares de maçãs, depois do sucesso que fez por estas bandas a tora norueguesa de maçãs, essa também não me escapa.Bjss

Espaço do João disse...

Olá.
Gosto imenso de tarte de maçã, por acaso não me podes enviar via net um pouquinho? O se agridoce é maravilhoso. A minha meia laranja sabe que é das tartes que mais gosto, pese embora não admiro muito bolos.

Quanto aos tomates cereja, há de várias espécies. Esta espécie já a cultivo há muitos anos. São deliciosos, comidos partindo ao meio e, temperar só com sal e azeite. Esta espécie como já referenciei aguenta de um ano para outro sem alteração. Se entenderes, diz-me para onde enviar-te uns quantos e farei com muito gosto. Um abraço João.

edinha disse...

Além de boa fica bem bonita.
beijinho

"Manjares da Manu" disse...

Obrigada!!!E um beijão p/ sua mãe, muita saúde e paz!!!

bjs...

Tânia disse...

Não sou muito fã da Nigella, mas alguns pratos dela realmente me atentam...esta torta por exemplo, deve ter ficado deliciosa, ficou linda e muito fácil...
Bjinhos

Tiago Lopes disse...

Excelente a tarte de maçã. Nunca existirão variedades suficientes de tarte :P

argas disse...

Perfeita! Eu (de vez em quando) gosto assim, simples, com a fruta em destaque.

bjinhos

ameixa seca disse...

Carmencita, se gostas de maçãs, esta também vais gostar :)
João, eu sei que há e nem sei bem qual a espécie dos meus porque nasceram sem eu os semear he he Obrigada :)
Edinha, obrigada :)
Manu, muito obrigada e parabéns!!! Aqui já é dia 15 :)
Tânia, o importante é as receitas funcionarem e serem boas. Acho as receitas dela muitos boas mesmo :)
Tiago, concordo. É por isso que as experimento todas :)
Argas, são as minhas favoritas :)

Odete disse...

Concordo com voce, as receitas a Nigella sao na maioria simples e resultam bem. E gosto dela...mas tem gente que reclama, poe defeito, etc...mas quem sou eu...quem me dera cozinhar tao bem e com o charme dela...all right da pro gasto neh!
Ficou muito linda sua torta e creio, boa tbem!

ameixa seca disse...

Odete, não dá para agradar a Gregos e Troianos e ninguém é perfeito. Eu gosto de livros que tenham receitas boas e que resultem. Nisso, estou muito satisfeita com o da Nigella :)

a Trofa tem cozinheira disse...

UAU AMEIXINHA!!!! aniversários assim uau que maravilha!!! ADOREI ESTA TARTE!!! que aspecto MARAVILHOSOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!

ameixa seca disse...

Bombokita, obrigada :)

disse...

uauuuu está magnifico!!!!!
está mesmo fantastico. adorei esta receitinha.

ameixa seca disse...

Jú, obrigada :)

Unknown disse...

Como nessa data que você postou eu estava viajando, vim ver que tarte gostosa é essa.

Em primeiro lugar eu amo maçã e todos os pratos que podemos fazer com ela.
Hoje mesmo fiz um bolo de maçã que já está quase acabando,rsrs.

Sua tarte ficou super charmosa.

Beijos e ótimo domingo.

ameixa seca disse...

Ana, se gostas de maçã, então vais gostar muito desta tarte :)

moranguita disse...

ameixinha eu tambem adoro tartes de maça
e uma vergonha ainda nao ter colocado nenhuma no blog.
esta e bem simples vou levar comigo:-)

ameixa seca disse...

moranguita, acho que é das coisas que mais tenho publicadas cá no blog :)

Unknown disse...

Olá:)
que dizer?! está simplesmente divinal aos olhos e nem sequer quero imaginar ao paladar ....
bjus

gostava que visitasses o meu jovem espacinho..;)

ameixa seca disse...

Cila, obrigada pela visita :) Esta tarte é das coisas mais fáceis de fazer e agrada sempre!